PDA

Ver Versão Completa : Curso do amortecedor



Raphael Diniz
01/04/2005, 16:45
All,

Estou reformando um jeep 72 comprado em Leilão do exército....já reformei o chassi e eixos completos, porém coloquei um Jumelo pouca coisa maior que o original (comprados na Jeepbrás) com buchas de poliuretano. Consequentemente o jeep ficará um pouco mais alto......gostaria de saber se posso manter os mesmos amortecedores originais do jeep ou se tenho que adquirir outros com curso maior.....

Agradeço a resposta ou sugestão antecipadamente.....

Abraços tracionados,

Fabio Cortez
01/04/2005, 17:37
Boa tarde,

Acredito que vc naum terá problemas. Somente a mudança no tamanho do Jumelo não influencia no curso da suspenção a ponto de dar fim de curso.
Sds,

Sergio Rocha
01/04/2005, 18:10
All,

Estou reformando um jeep 72 comprado em Leilão do exército....já reformei o chassi e eixos completos, porém coloquei um Jumelo pouca coisa maior que o original (comprados na Jeepbrás) com buchas de poliuretano. Consequentemente o jeep ficará um pouco mais alto......gostaria de saber se posso manter os mesmos amortecedores originais do jeep ou se tenho que adquirir outros com curso maior.....

Agradeço a resposta ou sugestão antecipadamente.....

Abraços tracionados,

Fala Raphael

Cada centimetro de acrescimo no tamanho do jumelo, representa 1/2 cm na altura.
Como, os jumelos novos deve ser 5 ou 6 cm mais altos, vc não vai ter problemas com os amortecedores.

[]'

leopoldo
01/04/2005, 18:29
Uma OVA Fabio !

O curso fica alterado para + em pelo menos 1/2 do aumento proporcionado pelo jumelo.

Mas preste atenção:

Nem só os jumelos fazem diferença.

Veja que se uma suspensão estiver com as molas arqueadas demais, poderá dar fim de curso no amortecedor e consequentemente danificando-o ou aos suportes no chassis ou podendo danificar o chassis, trincando o mesmo.

E

Tão importante como o casamento do curso demola com o do amortecedor, está o simples e eficiente BATENTE de mola, aquela coisa de borracha que muitos acham dispensável.

Esse coisinha evita o choque direto do chassis com o eixo.

A melhor forma de verificar o curso da sua suspensão, afinal não sabemos o que está instalado lá é a seguinte:

1º parte - A EXTENSÃO:

Remova os amortecedores.

Macaqueie o jeep pelo chassis de forma a deixar os eixos dependurados nas molas.

Abra o amortecedor e veja se ele entra com pelo menos 1" de folga.

Deu? OK ! ........ não deu? vai ter que achar amortecedores um pouco + compridos.


2º-parte - A COMPRESSÃO:

forma 1:

remova de novo os amortecedores e feche-os totalmente.

tire o jeep do macaco, puxe o freio e calce as 4 rodas na frente e atras.

solte os feixes dos suportes no chassis (só remova os parafusos) e solte os jumelos, deixando o peso do jeep livre.

veja se os eixos encostam nos batentes.

se não, tente cuidadosamente por pessoas em cima ou sacos de areia até os eixos encostarem nos batentes.

tente colocar os amortecedores.

os amortecedores devem entrar e ainda sobrar pelo menos 1" para fechar totalmente.

Deu? ok..........não deu? voce terá que por um calço entre o batente e o chassis para evitar que o eixo ao subir esmague os amortecedores e quebre-o ou aos suportes ou trinque o chassis.

IH ! mas tá muito difícil fazer assim.

Forma 2:

Com o jeep fora do macaco, coloque os amortecedores e tire-os de novo mas não feche e nem abra-os. Só mantenha a abertura dele natural.

Meça a distância entre o eixo e os batentes e medindo a diferença com uma trena, tire esta diferença no comprimento, fechando o amortecedor o tanto necessário.

DEu? Não deu? leia acima.

Forma 3:

Usando cintas de carga com catraca.......do tipo dessas usadas em caminhões plataforma, laçe o eixo e o chassis e catraqueie a cinta até o eixos encostarem no chassis.

Veja a forma 1 de calcular a distância e o fechamento dos amortecedores.



Bom, como sei que todo mundo faz isso quando troca os amortecedores por maiores e/ou alteram as suspensões 8) :lol: tenho certeza que nunca tiveram amortecedores quebrados por ter dado batimento nem aberto e nem fechado :lol:

CERTO ????:shock: :lol:

nem suportes entortados :lol: nem chasssi com trincas :lol: e ninguém sabia o porque :wink:

Não se esqueça que as modificações de suspensão implicam em AVALIAR os cursos dos terminais de direção e flexíveis de freio. :roll:

Aumento de jumelo causa aumento de angulo do caster que pode levar ao shimmy. esse é bom! :oops:


Agora, a grande verdade é que numa suspensão muito pouco alterada como um jumelo pouco maior, a alteração é quase que desprezível.

Sergio Rocha
01/04/2005, 18:51
Fabio

Aproveite a aula do mestre Leopoldo, que ela é bem completa e precisa.

REPETINDO o q falei antes.

'Cada centimetro de acrescimo no tamanho do jumelo, representa 1/2 cm na altura.
Como, os jumelos novos deve ser 5 ou 6 cm mais altos, vc não vai ter problemas com os amortecedores. "

REPETINDO O MESTRE:

"O curso fica alterado para + em pelo menos 1/2 do aumento proporcionado pelo jumelo. "
"Agora, a grande verdade é que numa suspensão muito pouco alterada como um jumelo pouco maior, a alteração é quase que desprezível."


Como vc, pelo menos assim me pareceu, só vai alterar o tamanho dos jumelos, comprados na Jeepbras , não terá nenhum problema

[]'