PDA

Ver Versão Completa : Utilidade Pública - Motor Pinado - Cuidado



Eteval
01/04/2005, 15:51
Desculpem o tamanho do relato, mas precisamos nos precaver para evitar passar por essa desagradável experiência. :?


================

Caros ALLmigos,

Um cidadão comum na maioria das vezes fica totalmente refém dos espertalhões que se aproveitam da incompetência de determinados órgãos “competentes”, tendo em vista que esses órgãos “competentes” não têm competência suficiente para executar seu trabalho com a devida acurácia, de maneira a evitar que os cidadãos que pagam pela manutenção desses órgãos “competentes”, tenham prejuízos financeiros e/ou principalmente passem por constrangimentos desnecessários.

Como a maioria sabe, passei um longo tempo procurando por um Engesão diesel que se enquadrasse no meu gosto/orçamento. Finalmente encontrei, negociei, vi fotos, e fui visitar o proprietário em Londrina, para constatar o achado.

Bom, chegando em Londrina, fui verificar a viatura e checar todos os detalhes relativos a documentação. O dono me apresentou a nota fiscal do motor, onde comparei o número constante do documento com o impresso no motor, não verifiquei nada de anormal, tudo ok!!

Ainda com um certo receito, tendo em vista que conheço a rigidez da Cordenadoria de Polícia Especializada aqui de Brasília (CPE), que é o primeiro lugar onde se tem que levar um veículo de outro estado que esteja sendo transferido para cá, pensei vou combinar com o proprietário para fazermos logo uma vistoria no motor ainda em Londrina para fazer constar o nr. do motor no documento e transferir o carro logo para o meu nome antes de levar para Brasília, assim, se houver qualquer problema, o Detran de Londrina juntamente com o INMETRO (órgão “competente” que fez a inspeção) irão logo recusar a transferência.

Fiz as devidas vistorias, e já sai de Londrina com o carro no meu nome e o nr. do motor constando no documento do carro, dessa forma voltei para casa feliz da vida, curtindo o novo companheiro.

O pesadelo começou no dia 18/03/05, quando resolvi transferir o carro para Brasília. Levei o BRUTU na CPE para a vistoria preliminar, ao terminal a vistoria o agente me entregou uma Intimação para que no dia seguinte eu trouxesse o carro às 08:00h para uma Perícia e disse o seguinte “se o senhor não vier nós iremos buscá-lo”.
Às 07:00h eu estava lá aguardando o meu horário e, após a perícia o outro agente me pediu as chaves do carro e me informou que o veículo estava apreendido porque o NIV tinha 2 números rebatidos, além do motor e eixo posterior gravados por puncionamento manual em superfície-suporte submetida a lixamento e que eu deveria me dirigir junto com o escrivão à presença do delegado da DRFV (Delegacia de Repressão ao Furto de Veículos) para que esse arbitrasse se eu teria idoneidade suficiente para ficar com o carro como “Fiel Depositário”.

Apresentei ao delegado todos os documentos que possuía da transação inclusive as cópias autenticadas da nota do motor e do laudo técnico do INMETRO de Londrina. Com isso provei ser, como eles dizem, um “terceiro de boa fé” e me foi concedido um prazo de 60 dias para ficar com o carro, depois deveria entregar o motor e o eixo na CPE. Durante esse período a CPE iria investigar todo processo de licenciamento do veículo e verificar se poderia continuar rodando ou deveria ser definitivamente recolhido.

Bem, a análise é a seguinte, quanto ao NIV (chassi), não é problema, pois como todos sabem, os Engesas eram feitos artesanalmente, de forma que esse tipo de falha é totalmente admitido, como o próprio perito admitiu.

Com relação aos números regravados em superfície lixada, eu afirmo que a ‘olho-nú’ não dá para constatar a irregularidade, somente após a aplicação de um produto que o perito utilizou e a sobreposição de uma lente de aumento foi possível ver as ranhuras provocadas pela lixadeira.

Constatou-se, então que houve uma falha na perícia realizada pelo INMETRO de Londrina, já que, além da remarcação, o número gravado refere-se ao ano de 1995, enquanto que no n° de lote diz que o motor foi fabricado em 1992.

Dessa forma, segundo instrução do delegado eu poderia inclusive entrar com uma ação por perdas e danos e inclusive por danos morais contra o Detran e Inmetro de Londrina. Mas como todos sabem, uma ação desse tipo iria rolar durante décadas, e não tenho saco para isso.

Graças a Deus, comprei o carro de uma pessoa de boa índole, e que está se desdobrando para resolver os problemas, mas fica o alerta para todos nós, muito cuidado ao comprar carro com o motor trocado, principalmente se for transferir para Brasília.



Grande Abraço Enlameado

Eduardo Chaves
01/04/2005, 16:09
:shock: Caracas... :shock:

[]'s solidários...

NeRo
01/04/2005, 17:35
Bão... no frigir dos ovos... o cara de londrina tem que te dar outro motor. :roll:

Eteval
01/04/2005, 18:02
Bão... no frigir dos ovos... o cara de londrina tem que te dar outro motor. :roll:

É isso aí Grande Nero, o cara vai morrer em uns 10 k, pois vai comprar outro motor e outro eixo. :shock:
Mas ainda tem o problema do número do chassi que estou resolvendo, acho que descobri onde fica a marcação de segredo, depois em informo aqui quando tiver certeza.

Grande Abraço Enlameado

haundrich
01/04/2005, 21:41
Eteval

Valeus pelo seu importante relato.
Em oportunidade darei uma checada nos números de meu engesa.
Que motor tem o Musgão? E onde fica seu número?

[ ]'s
Flávio Schurt

V8
02/04/2005, 00:59
eU ACHO QUE O mUSGÃO TEM O MOTOR S4T.... SE FOR ESSE MESMO, ESTANDO DE FRENTE PARA O JIPE, FICA À SUA DIREITA LOGO ABAIXO DOS BICOS INJETORES...

ESSA NUMERAÇÃO E A DO CHASSI, FOI A PRIMEIRA COISA QUE EU OBSERVEI... ATÉ AS SEGURADORAS NÃO ACEITAM SE TIVER ALGUMA "RASURA"

PESSOAL, A COISA É SÉRIA... IMAGINO COMO FICOU A CABEÇA DO NOSSO AMIGO ETEVAL... PESSOAS DE BOA INDOLE, COM UM NEGOCIO DESSES, NÃO CONSEGUEM NEM DORMIR....

QUE DOR DE CABEÇA HEIN ETEVAL!!!

BOA SORTE AMIGO!!!

UM ABRAÇO,
FLAVIO

Eduardo Chaves
02/04/2005, 14:07
PessoALL,

Aqui em minha cidade, o ciretran tb é bastante criterioso, qdo troquei o motor, apresentei a NF para legalizá-lo, o documento demorou alguns dias para ser liberado até ser feita uma consulta da numeração e procedência do motor...

Agora, o procedimento do Eteval foi corretíssimo, é isto que costumo fazer e que oriento para amigos, antes de efetivar a compra, certificar-se da numeração de chassis e motor, o que não contamos é que um orgão em que depositamos total confiança, cometa um erro grave destes permitindo prejuízos aos envolvidos...

Ou seja, naum tem o que fazer, é comprar e rezar... Brasilzão !!!!

[]'s...

kauedeoliveira
02/04/2005, 14:45
Bom aqui na minha terra, o delegado assina sem nem ver o carro em qulaquer vistoria.

Eteval
04/04/2005, 18:08
Eteval

Valeus pelo seu importante relato.
Em oportunidade darei uma checada nos números de meu engesa.
Que motor tem o Musgão? E onde fica seu número?

[ ]'s
Flávio Schurt

Flávio o motor do MUSGÃO é o S4T e o número fica onde informou o seu chará (logo abaixo dos bicos).

Grande Abraço Enlameado

Eteval
11/04/2005, 07:25
Mas ainda tem o problema do número do chassi que estou resolvendo, acho que descobri onde fica a marcação de segredo, depois em informo aqui quando tiver certeza.


PessoALL,

Através de informação do Sr. Rosnel (ex engenheiro da Engesa) encontrei a marcação de segurança do número do chassis dos F1.
na sexta (08/04) levei o MUSGÃO na CPE para eles checarem essa marcação e foi aprovado.

Bom, como é uma marcação de segurança, serve exatamente para nós proprietários e admiradores dos Brutos nos protegermos, assim, me pediram lá para não divulgar, a não ser que alguém precise. Dessa forma, fica o registro, se algum companheiro tiver problemas com a numeração do chassis me mande uma MP que passo a informação. Ou, caso o pessoal do forum discorde disso e ache que deva sim ser digulgado abertamente é só gritar que posto aqui. :roll:

Agora é só trocar o motor e eixo, o que o proprietário anterior já está providenciando.


Grande Abraço Enlameado!

Eduardo Velo
11/04/2005, 07:33
Acho melhor em MP ...
E tinha mesmo remarcação ??? a marcação no chassi do meu F3 está bem apagada e teria que remarcar qdo licenciei mesmo meio apagado foi considerado , mas não sei se vou ter problemas psteriores , teve um Xarope no Detram que queria que eu remarcasse , fui em outro dia e não precisou ...
Se for plaqueta , sei onde é , são 2 (int. e ext.) e infelizmente a ext. esta um pouco amassada ...

[]s...

Eteval
11/04/2005, 07:48
Acho melhor em MP ...
E tinha mesmo remarcação ??? a marcação no chassi do meu F3 está bem apagada e teria que remarcar qdo licenciei mesmo meio apagado foi considerado , mas não sei se vou ter problemas psteriores , teve um Xarope no Detram que queria que eu remarcasse , fui em outro dia e não precisou ...
Se for plaqueta , sei onde é , são 2 (int. e ext.) e infelizmente a ext. esta um pouco amassada ...

[]s...

Fala Eduardo,

Bom, havia dois dígitos que tinha um rebatido, como se o cara houvesse errado na martelada e refeito, na marcação de segurança estava perfeito.

Grande Abraço Enlameado!

NeRo
11/04/2005, 20:22
Bão... como você disse, se postar, acabou o segredo. Melhor deixar como está, mas não esqueça de passar a informação pros seus filhos, e estes pros seus netos e por aí vai... :mrgreen:

Eteval
12/04/2005, 08:44
Bão... como você disse, se postar, acabou o segredo. Melhor deixar como está, mas não esqueça de passar a informação pros seus filhos, e estes pros seus netos e por aí vai... :mrgreen:

É isso aí Nero, ninguém é eterno e como você pode constatar eu já estou bem idoso e em final de carreira :twisted: . Vou passar MP para alguns aqui no forum, pois em algum momento podemos também não poder contar mais com o Sr. Rosnnel. :oops:
Quem precisar da informação grita no forum que com certeza alguem irá responder em MP. Belê?? :wink:

Grande Abraço Enlameado!

Eteval
09/08/2005, 14:06
PessoALL,

é com grande alívio que informo o final feliz desta novela.
Depois de muita aporrinhação, finalmente consegui regularizar
totalmente o MUSGÃO.

O proprietário anterior se mostrou uma pessoa de muito caráter
e palavra, disse que assumiria todos os ônus do "embrolho" em que
me meteu e cumpriu.

Me mandou outro eixo (Camper) e outro motor Maxion S4T ZERO e é
claro pagou as despesas de desmontagem e remontagem do Brutu.
Pelas minhas contas ele teve que desembolsar mais de 10K latinhas
com essa brincadeira.

A única coisa que ele não pode me restituir foram o cabelos que
perdi e os que embranqueceram heheheh (até já consigo dar risada da
situação - é bom ter mais uma história interessante/bizarra para contar
e ficar olhando as caras de desconfiança dos interlocutores).

Bom, quero agrader o apoio moral que recebi de diversos colegas aqui do
forum, foi importante para que eu segurasse a onda, por vezes quiz
chutar o balde e devolver o carro, mas a paixão pelo ENGESA não permitiu e hoje sei que foi a melhor decisão.

Ah, lembrei de mais um detalhe. No retorno à CPE para nova vistoria, o
'puliça' observou (do alto da sua sapiência) que o número do chassis não
batia com o ano do carro, ou seja, conforme a marcação do chassis o
ano e modelo do carro deveria ser 1985 e não 1986, e decretou:
"DETRAN CORRIGIR O ANO E MODELO DO VEÍCULO DE 1986 PARA 1985".
KAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAAKAKAKAKAKAKAKA, isso é demais, tá até me dando um "nó nas tripa" de tanto rir. :twisted:

Bom, agora eu sou o feliz proprietário, talvez do primeiro F1 Diesel fabricado (o motor original era um Q20B). É só alegria.

Olha o MONSTRO aí!!

paulohflyra
09/08/2005, 18:41
SHOW DE BOLA !

PARABENS ETEVAL !

[]'s Paulo Lyra
Camper 92 S4TD Tartaruga

NeRo
09/08/2005, 20:37
Grande Eteval.
Fico feliz pela solução deste seu problema. :D
E felicito também o antigo proprietário do Engesa por resolver com honestidade o problema.

Eliseu
10/08/2005, 08:43
Eteval, acompanhei a tua história, e me preocupei, pois quando fui transferir o meu para SMaria(vinha de Farroupilha/RS) os cara do Detran acharam que estava remarcado e não queriam transferir, isso que era dentro do estado. Agora estou para tranferir ele para Brasília, e já estou vendo o que vai acontecer. :( Por isso gostaria de saber se tu me manda a localização desta marcação secreta, para já chegar nos homem prevenido. Tb tenho S4T e eixo dianteiro não original. Abraços!

Eteval
12/08/2005, 14:14
Eteval, acompanhei a tua história, e me preocupei, pois quando fui transferir o meu para SMaria(vinha de Farroupilha/RS) os cara do Detran acharam que estava remarcado e não queriam transferir, isso que era dentro do estado. Agora estou para tranferir ele para Brasília, e já estou vendo o que vai acontecer. :( Por isso gostaria de saber se tu me manda a localização desta marcação secreta, para já chegar nos homem prevenido. Tb tenho S4T e eixo dianteiro não original. Abraços!

Eliseu,

os meus 2 Engesas vieram de fora de Brasília e nos dois a marcação do chassis teve que passar por perícia da CPE e os dois foram considerados aceitáveis.
No MUSGÃO precisei mostrar a marcação de segurança que fica.....(SUPRIMIDO A PEDIDOS).
Quanto ao motor e eixo, aconselho se precaver muito bem com todos os documentos fiscais, recibos e baixa do motor, pois se holver qualquer indício de problemas pode ter certeza que a CPE achará.
Estou a disposição para auxiliá-lo no que for necessário, conte comigo. :concordo:


Grande Abraço Enlameado.

Eliseu
17/08/2005, 11:58
Obrigado, Eteval, valeu pela força. Vou aproveitar que o amarelão tá baixado para revisão e vou conferir o tal nr. Só sugiro retirar esta sua ultima resposta, tendo em vista não divulgar a localização do nr de segurança..... :D

Marcos Arcosy
17/08/2005, 15:19
E felicito também o antigo proprietário do Engesa por resolver com honestidade o problema.


Difícil hoje em dia encontrar pela frente uma pessoa correta e de caráter como este sujeito que lhe vendeu o Engesa. :palmas:

Parabéns pelo veículo e pelo final feliz da novela :concordo:

Abraços,

Eliseu
17/08/2005, 15:26
Concordo com o Marcos. Hoje tá cada vez mais difícil achar pessoas honestas como este, e parabéns pelo equipamento. Só faltam as fotos para nós curtirmos! :roll:

Eteval
18/08/2005, 13:40
.... Só sugiro retirar esta sua ultima resposta, tendo em vista não divulgar a localização do nr de segurança..... :D

Eliseu,

essa informação já não é mais segredo, pois consta inclusive em outros 2 tópicos. :!:


Grande Abraço Enlameado

NeRo
18/08/2005, 19:31
Eu juro que não fui eu! :mrgreen:

Eliseu
24/11/2005, 17:51
.... Só sugiro retirar esta sua ultima resposta, tendo em vista não divulgar a localização do nr de segurança..... :D

Eliseu,

essa informação já não é mais segredo, pois consta inclusive em outros 2 tópicos. :!:


Grande Abraço Enlameado
Não achei o tal número. Pode me mandar novamente em MP a localização? Abraços!

Eteval
25/11/2005, 13:02
Não há porque mandar MP.
O número fica sobre o último suporte do chassi para fixação da carroceria, do lado direito (passageiro).
Você terá que soltar todos o parafusos de fixação deste lado para poder levantar a corroceria uns 15 centímetros de maneira que consiga fazer uma limpeza prévia no local, possivelmente terá que passar uma estopa com tiner para remover a tinta.
Esclareço, porém que esta localização foi definida, segundo o Sr. Rosnel, apenas para o F1, se o seu carro é um F2 ou F3, sugiro que tente entrar em contato com ele (Rosnel).