PDA

Ver Versão Completa : INFILTRAÇÃO EM MOTOR



CARLOS MOREIRA
01/04/2005, 11:09
Bom dia Pessoal.
Tenho um ENGESA FII 92 com motor Q20B.
Na última trilha, perdi potência, a luz do óleo acendeu e eu parei....
Ao abrir o motor, havia um depósito de areia dentro do carter. Nem preciso contar o prejuizo ...
A ajuda que peço é a seguinte. Existe a possibilidade deste material ter entrado pelo retentor do girabrequim???? Tem, fora o filtro, outro modo disto acontecer???

Eduardo Chaves
01/04/2005, 14:03
Carlos,

Seja bem vindo ao nosso fórum... :lol:

Tb tenho um F1 com Q20B, acredito que o tubo da vareta do óleo se não for vedado tb pode ser culpado, o respiro do motor pode ser tb, etc...

Aki em minha cidade já aconteceu com 2 Willys e ninguém descobriu o quê e como aconteceu... :shock:

Deve ser algum Saci solto nas trilhas... hehehe... :P

[]'s...

CARLOS MOREIRA
01/04/2005, 14:56
Sací do pé sujo, Eduardo.....
Estou fazendo estas perguntas pq o mecânico veio com esse papo de retentor. Eu particularmente não acredito pq a pressão é de dentro p/ fora, mas ...
Aqui já tivemos a mesma situação duas vezes no mesmo Ford Willys, depois o dono trocou a gaxeta por retentor e acabou o problema ...

[]´s

Luca
01/04/2005, 15:08
... havia um depósito de areia dentro do carter....Existe a possibilidade deste material ter entrado pelo retentor do girabrequim?... Nãããooo.
Carlos, penso que o Edú já falou as possibilidades. Em mecânica, num tem mágica. E tem mais, a ventilação do cárter é positiva, isto é, os gases existentes no cárter tendem a sair por si só, devido a própria compressão do motor, que, residualmente escapa para a parte de baixo, e à evaporação de frações mais leves do lubrificante. Acho que falta algum detalhe a ser examinado no seu motor.[]´s

CARLOS MOREIRA
01/04/2005, 15:38
Acho que falta algum detalhe a ser examinado no seu motor


Caro Luca. Concordo com seu ponto de vista.
Eu acredito que essa "areinha" passou para o interior do motor pelo filtro, antes da instalação do snorkel, e foi fazendo o serviço. Vc acha possível??
[]´s

Eduardo Velo
01/04/2005, 17:42
Qual fitro de ar vc usa ??
O respiro do motor volta para a admissão por uma mangueira com um filtro separador , o seu está assim ???, pode até entrar areia pela tampa de óleo do motor se não estiver com pressão a a junta estiver vencida , o motor vai ter pressão positiva até o resfriamento ae fica negativa por um tempo ...

Tinha muita areia ?? alguém poderia ter jogado areia pela tampa do óleo ??

CJ que usa gaxeta na saida do motor pode até acontecer de entrar areia por estar sem gaxeta , mas num Q20B é retentor , teria que estar sem ele , pq só por passagem não teria como isso acontecer ...

[]s...

haundrich
01/04/2005, 22:34
tinha que nos dizer de como é essa areia, se muito fininha...
Se entrasse por falta de filtro de ar, tinha que ferrar primeiros os cilindros e os pisitões, anéis, estou enganado?
E que filtro de ar vc utiliza? de papel seco, ou em banho de óleo?

Flávio Schurt

CARLOS MOREIRA
04/04/2005, 08:45
Uso o filtro de papel sêco. A areia é bem fina. Aqui na região chamamos de "saibro", e quando chove vira um barro com areia com bastante pegada.
Eduardo comentou:


O respiro do motor volta para a admissão por uma mangueira com um filtro separador

Não, está ligado direto na mangueira da entrada de ar, entre o filtro e a turbina.
Quanto a ter jogado pela tampa de óleo, não acredito, pois a viatura está sempre comigo. Trabalho com ela.

[]´s

Eduardo Velo
04/04/2005, 09:02
Carlão , a admissão que falo é a entrada de ar mesmo , ( adm. de ar)

Pelo que vc relatou , poderia ser a passagem de impurezas pelo filtro , mas aí a turbina tbm teria problemas e a areia teria que que passar pelos anéis para depositar no fundo do carter ...

Como estava a pressão de óleo ?? , tem que ter uma passagem pela tampa do balancim , tampa de óleo , vareta de nível ...

[]s...

CARLOS MOREIRA
04/04/2005, 09:14
Ok Eduardo, o que eu quis dizer é que não tem um filtro separador ...Como relatei no começo, assimque perdeu potência, a luz indicadora de pressão de óleo acendeu, mas aí já era tarde.
O motor foi inteiro, pistão, anéis, passe no girabrequim, ...Pelo menos vai ficar novo de novo.
[]´s

Eriksom Teixeira Lima
04/04/2005, 15:20
Carlos

Você disse

"está ligado direto na mangueira da entrada de ar, entre o filtro e a turbina"

Pergunto: O sistema de lubrificação da turbina para o cárter está em boas condições (mangueiras de entrada e de retorno, tubos, braçadeiras etc)?

Eriksom

"A primeira resposta/pergunta a gente jamais esquece" :lol:

Eduardo Velo
04/04/2005, 15:48
Esse problema que vc tem com areia fina acontece com motores estacionários em campo aberto tb , Gerador , Bomba ... , pra evitar isso existe um pré filtro a base de feltro que mede uns 50 x 50 cm que seria impraticável pra uso em auto ...

Tem que estudar uma nova posição pra mangueira de admissão de ar , dentro da vtr faz um barulho infernal , mas seria mais ou menos essa a solução ...

[]s...

CARLOS MOREIRA
04/04/2005, 16:17
Pergunto: O sistema de lubrificação da turbina para o cárter está em boas condições (mangueiras de entrada e de retorno, tubos, braçadeiras etc)?

Sim, é tudo zerado.
E se tracar o filtro sêco por um de óleo? Existe esta possibilidade, não?
Se sim, alguem tem alguma especificação, ou já fez esta adaptação?

[]´s

Luca
04/04/2005, 18:23
... E se tracar o filtro sêco por um de óleo? Existe esta possibilidade, não?

Carlos,

Um bom filtro de ar, sistema cartucho, já resolve muito bem. O filtro de ar a banho de óleo é mais para usos intensos em locais poeirentos (obras, mineração, etc.), o que, penso eu, não é o caso. A longo prazo, acaba saindo mais barato este tipo de filtro. É mais eficiente, pois não entope com o passar do tempo. O filtro de papel, fica saturado, aumentando o gasto de combustível.
Se puder ter filtro a banho de óleo, melhor. Mas filtro cartucho de papel, desde que trocado periodicamente, dentro da especificação, dá conta do recado.
Eu não acho que teu motor foi pro espaço por que vc estava usando filtro de papel. Tem algum "furo", literalmente, que tá deixando a poeira passar. Esmerilhar um motor inteiro somente numa trilha, haja areia.
Obs.: Pela sua descrição, a respiração do cárter, tá correta, isto é, depois do filtro e antes da turbina.
[]´s

CARLOS MOREIRA
05/04/2005, 09:56
Caro Luca,

Acredito que não foi só numa trilha. Acho que foi acumulando este material em várias trilhas, sei lá, 4 ou 5, ANTES da instalação do snorkel, até que foi pro s..
A grande mancada minha foi não esgotar o óleo filtrando, nem dar manutenção periódica no sistema de admisão de ar, principalmente filtro.


Tem algum "furo", literalmente, que tá deixando a poeira passar.

Não acredito nisso, já examinei bem detalhadamente ... O motor era STD, zerado mesmo.
Qto ao sistema de filtro, depois dessa, acho que vou dar mais atenção :( ...

[]´s

Eduardo Velo
05/04/2005, 11:56
Carlão , da uma olhada nesse filtro de ar da nova Hilux , é mais ou menos assim os pré filtros de motores estacionários , só que esse está acoplado ao cabeçote ...

http://www.4x4ecia.com.br/ed_140/impressoes.php

[]s...

Eriksom Teixeira Lima
05/04/2005, 13:01
Carlos

Um motor tem, por assim dizer, 3 partes estanques, que não se comunicam.
A primeira é a parte da combustão, que inclui entrada de ar, entrada de combustivel e saída dos gases.

A segunda é a parte de lubrificação, que inclui cárter, bombas de óleo, tubulações internas, esguichos e dutos superiores de lubrificação de válvulas. O ponto de contato entre essa é a anterior seria através dos anéis de segmento. Se eles estiverem OK, nenhum contato físico, só troca de calor (calor mecânico, veja bem :lol: )
Mas note que essa parte se comunica com o exterior através da tampa de óleo e de eventuais outras partes imperfeitas, como juntas rasgadas, mangueiras ruins, tubos rachados, e até mesmo retentores ruins. :( Claro que primeiro vaza pra fora, mas, dependendo do resfriamento, "vaza pra dentro" (pense nos respiros dos seus diferenciais imersos na água para entender como pode "vazar para dentro")

A terceira é a parte do arrefecimento, no caso dos nossos motores feita à água. Se a água entrar em contato com óleo, por qualquer parte interna no motor, é fácil perceber :wink:

Voltando a Segunda parte, se entrou areia (literalmente) no seu motor, ela foi aspirada por ele, jamais "caiu" dentro dele por problemas de filtragem de ar para combustão. Para "cair" através da camara de combustão, os anéis de segmento deveriam estar totalmente estourados, e você perceberia antes pela quantidade de fumaça que estaria sendo expelida (óleo do motor "não raspado" por anel de segmento ruim sendo queimado na camara de combustão). Por pior que seja o mecânico, ele perceberia fácil esse problema, pois as camisas dos pistões e os próprios estariam muiiitttooo danificados (quando entra areia, dói ...... :lol: )

Logo, se "caiu" areia dentro do motor, ela "caiu" através das "janelas" citadas: tampa do óleo, mangueiras do turbo (ela tem pressão negativa em alguns momentos), juntas diversas, mangueiras de retorno do respiro pro cárter, outras mangueiras de retorno (minha Camper tem freio a ar, logo tem um retorno de óleo pro cárter, do óleo que refrigera o compressor de ar), ..... quem sabe até através do retentor do virabrequim.
[pense aquele monte de poeira impregnada na borra de óleo que deveria estra vazando, com o resfriamento do óleo no cárter, surge pressão negativa, e a poeira começa a se mover para dentro :( ]

Não descarte também o óleo que você comprou no posto ter sido adulterado. Muitos postos ganham dinheiro fazendo esse tipo de adulteração. Falo isso por que coloquei na minha DH óleo Dextron III, o melhor, e o fdp do posto devia ter batizado ele com diesel (foi-se a caixa de DH). Hoje, só compro óleo em casas especializadas em venda de óleo (de preferência em recipientes de 5litros, mas bem vedados pelo fabricante)

O mal já foi feito, então o importante é que você ponha atenção em TODAS essas partes para evitar novos prejuízos.

Eriksom

CARLOS MOREIRA
05/04/2005, 15:19
Eriksom, obrigado pela aula. Prometo tomar mais cuidado..... :oops:
De qualquer forma, agradeço a todos pela colaboração :lol: :D :)
Acho que já tirei as dúvidas necessárias para cuidar melhor do RINO(ceronte).

[]´sssss

Eriksom Teixeira Lima
09/04/2005, 11:44
Carlos

Hoje fui saber o estado final da reforma de minha Camper, e lembrei do seu caso. Perguntei ao Chico, meu mecânico-relojoeiro, e ele lembrou a possibilidade que faltava. Como eu não uso (meus freios são a ar), logo, esqueci.

Ele disse que provavelmente a mangueira da cuíca de freio do seu Engesa pode estar em más condições ou com deficiência de vedação nas anilhas, falha no rosqueamento etc. Isso aliado a um possível rasgo no circunsor ("bomba de vácuo") do motor, fez entrar areia.

Isso QUASE aconteceu com outra Camper que eu tive, que hoje está com o Paulo Lyra, amigo de BSB (equipada com S4T). A membrana do circunsor parece uma fibra e quando rasga, seu freio dimunui (falta de vácuo). Porém, a bomba continua aspirando (gera pressão negativa, a maldita chupa e engole :evil: ), se houver uma rasgo no sistema mangueiras/cuícas, ela aspira ar e..... a areia que você encontrou. :cry:

Ou seja, mais 1 dica para você manter seu Engesa 100%.
:D

[]s

Edintruder
09/04/2005, 23:34
Mal pergunte, como está o anel de vedação da tampa do óleo do motor? A tampa tem que ficar be justinha para andar em lama ou saibro. A vareta de óleo fica bem firme no lugar? Se ela se deslocar um pouco para cima com a vibração é outro ponto crucial para antrada de pó ou barro.

CARLOS MOREIRA
13/04/2005, 11:27
Bom dia Pessoal, desculpem a demora da resposta, estava fora ...


mangueira da cuíca de freio do seu Engesa pode estar em más condições ou com deficiência de vedação nas anilhas, falha no rosqueamento etc.

Ainda não analisei esta possibilidade, assim que tiver um parecer respondo, mas acho que está em ordem ...
Qto as perguntas do Edintruder, estas estão Ok.
Independentemente do motivo, o motor já está pronto e ficou bala. Tudo novo, inclusive turbina e bomba de óleo. Brincadeirinha não ficou barata, mas ficou excelente :mrgreen: Isso que importa.

A propósito, acho que vou por a venda o RINO...
Conhecí uma tal de MARIA BONITA (CAMPER) e me apaixonei....
Dêem uma olhada na página http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=2850
É brincadeira pessoal.... :shock:

[]´s
Carlão

CARLOS MOREIRA
15/04/2005, 15:17
Caro Erikson, dei uma geral no sistema de freio e está tudo ok. De qualquer forma, agradeço a dica. Continuo achando que a areia foi "aspirada" pelo filtro de ar antes da colocação do snorkel.

[]´s