Ver Versão Completa : NGD 3.0E.Perigo na troca do elemento filtrante!
Diegowillys
30/09/2010, 20:35
Amigos!
O filtro de óleo desempenha ação fundamental que garante a longevidade do motor MWM International 3.0E. Porém, devido às características de seu projeto, cuidados devem ser tomados durante a troca do elemento. Os fatores responsáveis por inúmeros acontecimentos serão descritos a seguir:
1)A posição do filtro voltado para cima favorece a decantação de impurezas na base
2)Quando acontecer a troca do elemento, o filtro estará abastecido de óleo e, ao remover o elemento, as impurezas decantadas entram em contato com a parte pó-filtragem
3)Se a linha principal estiver contaminada, provavelmente com abrasivos, exporá o motor a consequencias graves
4)As inúmeras restrições calibradas existentes na linha principal de lubrificação ficam comprometidas, a ponto de, em alguns casos, obstruir a lubrificação
5)Os componentes que ficam comprometidos pelo óleo contaminado são os tuchos hidráulicos, as válvulas de retenção, as bronzinas e os eixos
6)Portanto se não puder remover a unidade completa para a limpeza e troca do elemento filtrante, utilize uma ferramenta guia(tarugo) de nylon para bloquear a passagem do óleo contaminado em direção às galerias do motor
Esta ferramenta é de confecção simples. É um tarugo de nylon de forma cilindrica com comprimento total de 22cm e diâmetro de 36mm, sendo que 3cm do comprimento total(uma das ponta) devem ter menor diâmetro de 32,9mm para encaixar no buraco, fechando assim a passagem do óleo contaminado para as galerias.
Obs:este texto foi transcrito do curso "Motor MWM International 3.0E, segredos da montagem, Controle dimensional"
Abraços
Imperador!
30/09/2010, 20:46
Interessante, troquei o óleo e filtros da minha semana passada, mas não prestei muita atenção na realização do serviço.
Vou ficar atento para a próxima vez.
Tinha como mostrar uma fotos?
Cachoeira
30/09/2010, 22:28
Interessante, troquei o óleo e filtros da minha semana passada, mas não prestei muita atenção na realização do serviço.
Vou ficar atento para a próxima vez.
Tinha como mostrar uma fotos?
Também gostaria de entender melhor sobre isso!
Anthoniusnikos
30/09/2010, 23:06
Diego, os filtros(são os "rins" da viatura) mesmo muito saturados, fazem com que as impurezas não retornem ao motor(a não ser que estourem, o que é muito difícil). Portanto, não vai importar se estão virados para cima ou para baixo(minha opinião técnica).
Os das Ranger 2.5L e 2.8L são voltados para baixo(óleo motor e diesel). O importante é trocá-los entre 5 mil e máx de 8 mil Km. Eu troco com 5 mil, mesmo usando diesel de boa qualidade.
Anthon
Deivid/silveira
30/09/2010, 23:17
Não tinha prestado atenção nessa teoria:pensativo:
Diego... mas esse tarugo é só para a NGD??
Diegowillys
01/10/2010, 07:43
Diego, os filtros(são os "rins" da viatura) mesmo muito saturados, fazem com que as impurezas não retornem ao motor(a não ser que estourem, o que é muito difícil). Portanto, não vai importar se estão virados para cima ou para baixo(minha opinião técnica).
Os das Ranger 2.5L e 2.8L são voltados para baixo(óleo motor e diesel). O importante é trocá-los entre 5 mil e máx de 8 mil Km. Eu troco com 5 mil, mesmo usando diesel de boa qualidade.
Anthon
Talvez eu não tenha conseguido explicar direito, mas no 3.0 power stroke aconteçe exatamente o que tentei mostrar. Tanto que esta ferramenta foi desenvolvida pelo pessoal do senai, os quais ajudaram a criar este curso sobre o motor NGD 3.0E de onde tirei estas informações.
Abraço
Diegowillys
01/10/2010, 07:49
Não tinha prestado atenção nessa teoria:pensativo:
Diego... mas esse tarugo é só para a NGD??
Amigo
A utilização desta ferramenta de nylon(tarugo) é abordada em um curso só sobre o motor NGD 3.0E desenvolvido com a ajuda do senai e com o suporte do fabricante MWM International. As medidas desta ferramenta são expecíficas para este motor.
Abraço
Será que as concessionárias FordE e Troller tomam este cuidado ao trocar o filtro???
Amigos!
O filtro de óleo desempenha ação fundamental que garante a longevidade do motor MWM International 3.0E. Porém, devido às características de seu projeto, cuidados devem ser tomados durante a troca do elemento. Os fatores responsáveis por inúmeros acontecimentos serão descritos a seguir:
1)A posição do filtro voltado para cima favorece a decantação de impurezas na base
2)Quando acontecer a troca do elemento, o filtro estará abastecido de óleo e, ao remover o elemento, as impurezas decantadas entram em contato com a parte pó-filtragem
3)Se a linha principal estiver contaminada, provavelmente com abrasivos, exporá o motor a consequencias graves
4)As inúmeras restrições calibradas existentes na linha principal de lubrificação ficam comprometidas, a ponto de, em alguns casos, obstruir a lubrificação
5)Os componentes que ficam comprometidos pelo óleo contaminado são os tuchos hidráulicos, as válvulas de retenção, as bronzinas e os eixos
6)Portanto se não puder remover a unidade completa para a limpeza e troca do elemento filtrante, utilize uma ferramenta guia(tarugo) de nylon para bloquear a passagem do óleo contaminado em direção às galerias do motor
Esta ferramenta é de confecção simples. É um tarugo de nylon de forma cilindrica com comprimento total de 22cm e diâmetro de 36mm, sendo que 3cm do comprimento total(uma das ponta) devem ter menor diâmetro de 32,9mm para encaixar no buraco, fechando assim a passagem do óleo contaminado para as galerias.
Obs:este texto foi transcrito do curso "Motor MWM International 3.0E, segredos da montagem, Controle dimensional"
Abraços
Tem algum tópico com fotos da sua ranger com pneus 35? Fiquei curioso...
Abraço.
Diegowillys
01/10/2010, 18:41
Será que as concessionárias FordE e Troller tomam este cuidado ao trocar o filtro???
Acho muito difícil eles terem este capricho ao trocar o filtro, daria muita mão de obra e além do mais não é imprescindível. Te dou um exemplos de um procedimento que também não é imprescindível mas acho que vale a pena, como este da troca do filtro de óleo do motor: Ao reformar um motor é capricho buretar as câmaras de combustão e equalizá-las para que a taxa de compressão fique igual em todos os cilindro, isso traz ótimos resultados minimizando vibrações e aumentando alguns Hp's, mas dificilmente alguém faz isso pois o motor também vai funcionar se não o fizer e além do mais dá muito trabalho. Como diz o ditado "O que abunda não atrapalha!"
Diegowillys
01/10/2010, 19:08
Tem algum tópico com fotos da sua ranger com pneus 35? Fiquei curioso...
Abraço.
Loyer!
Não criei nenhum tópico dela, mas tem algumas fotos no tópico "Fotos de Ranger" do amigo Samukanvas. As fotos estão na página 10.
Abraço
JEFFCATUNDA
01/10/2010, 19:36
Interessante...
Mas se ninguém repara nisso, nem a propria autorizada...estão todos condenados a estragar por conta disso?
Diegowillys
01/10/2010, 20:50
Interessante...
Mas se ninguém repara nisso, nem a propria autorizada...estão todos condenados a estragar por conta disso?
Estragar ou não, vai depender de inúmeros fatores tais como o estado do óleo a ser trocado se está contaminado com impurezas(abrasivos) ou não, se as impurezas irão realmente entrar para o sistema de lubrificação ou não, etc.... Só sei que eu não vou pagar pra ver. Este procedimento e a ferramenta para fazê-lo foram inventados pela equipe técnica do setor de treinamento diesel do Senai em virtude dos vários relatos de defeitos ocasionados por entupimentos, tais como:
1)Tuchos entupidos que não enchem, fazem com que as válvulas não tenham a abertura(lift)correta e ocasiona a chamada batida de válvulas
2)Válvula de retenção da caixa de distribuição entupida, faz com que na partida falte òleo(pré-carga) no tensor superior da corrente de distribuição ocasionando ruido
3)A válvula do jet cooler entupido, faz com que não refrigere o pistão
Estes são apenas alguns dos inúmeros problemas que impurezas(abrasivos) contidos no sistema de lubrificação podem provocar.
Espero ter ajudado.
Abraço
Imperador!
01/10/2010, 21:21
É uma dica interessante, mas fico pensando: se nem a International pensou nisso (colocando nos manuais técnicos), será que é realmente preciso?
JEFFCATUNDA
02/10/2010, 01:00
É uma dica interessante, mas fico pensando: se nem a International pensou nisso (colocando nos manuais técnicos), será que é realmente preciso?
Pois é... A gente fica em dúvida!
Anthoniusnikos
02/10/2010, 02:07
Coloca uma foto desse tarugo aí !
Uma coisa é certa, trocar o filtro de óleo lubrificante dos NGD3(desatarraxar) são muito mais fáceis que os das 2.5 e 2.8. Além do que são ecologicamente melhores, uma vez que se troca apenas o elemento filtrante de papel.
Agora, faz sentido, pela posição dele(em pé), um pouco de sujeira decantada no papel cair no copo e voltar para o motor. Mais seguro seria se fosse de ponta cabeça como os antigos.
Será esse mais uma falha de projeto das Ranger que vai para a lista ? INOVAÇÃO SEM MUITA PENSAÇÃO ! :parede::parede::parede:
Anthon
JEFFCATUNDA
02/10/2010, 09:23
Mas se quando retiramos o elemento filtrante não existe sujeira anterior a ele, ela já foi capturada ou retornou para rodar em todo o óleo... E vai ser absorvida pelo novo filtro instalado.
Será que a preocupação não seria em evitar que alguma SUJEIRA EXTERNA venha a entrar durante o processo da troca?
Outra coisa:
1)Tuchos entupidos que não enchem, fazem com que as válvulas não tenham a abertura(lift)correta e ocasiona a chamada batida de válvulas
2)Válvula de retenção da caixa de distribuição entupida, faz com que na partida falte òleo(pré-carga) no tensor superior da corrente de distribuição ocasionando ruido
3)A válvula do jet cooler entupido, faz com que não refrigere o pistão
Estes são apenas alguns dos inúmeros problemas que impurezas(abrasivos) contidos no sistema de lubrificação podem provocar.
Em 20 mil km trocamos de 2 a 4 filtros... Será que esses estragos todos ai são por esse motivo?
Diegowillys
02/10/2010, 11:50
Coloca uma foto desse tarugo aí !
Uma coisa é certa, trocar o filtro de óleo lubrificante dos NGD3(desatarraxar) são muito mais fáceis que os das 2.5 e 2.8. Além do que são ecologicamente melhores, uma vez que se troca apenas o elemento filtrante de papel.
Agora, faz sentido, pela posição dele(em pé), um pouco de sujeira decantada no papel cair no copo e voltar para o motor. Mais seguro seria se fosse de ponta cabeça como os antigos.
Será esse mais uma falha de projeto das Ranger que vai para a lista ? INOVAÇÃO SEM MUITA PENSAÇÃO ! :parede::parede::parede:
Anthon
Amigo!
Por mais absurdo que possa parecer, neste curso que fiz sobre o NGD 3.0E ensinam que o procedimento correto para a troca do filtro de óleo é remover a base do filtro antes de sacar o elemento filtrante. Vou transcrever para vocês:
O filtro e a base devem ser desmontados de seus alojamentos sempre que o elemento filtrante for substituido. Proceda da seguinte forma:
*Após ter o óleo drenado, fixe o filtro em uma morsa e abra-o com ferramenta específica;
*Depois, o elemento deve ser sacado a as impurezas na base totalmente removidas;
*Em seguida, o anel da tampa deve ser avaliado e, se estiver ressecado, deve ser substituído;
*As válvulas de retenção e by pass localizadas na placa do cabeçote do filtro devem ser avaliadas;
*Instale o elemento e monte a unidade
O procedimento correto é este, mas pra quando não quiser ou não puder desmontar tudo eles inventaram esta ferramenta que mostrei pra vocês. Vou postar somente o desenho da ferramenta pra que possam entender. Minha Ranger está com apenas 2500Km, não troquei óleo nem filtro ainda, ainda não confeccionei a ferramenta mas vou com certeza faze-la. Vou sempre trocar óleo e filtro com 5000Km pois uso meu motor de forma extrema e estou com +/-240Hp.
Espero ter ajudado
Abraço
Anthoniusnikos
03/10/2010, 23:40
Diego, levando-se em conta que o filtro é trocado juntamente com a troca de óleo, será que é mesmo preciso retirar a carcaça do filtro do cabeçote ?
Talvez, removendo o elemento filtrante por cima(com um grifo) e, após removido e esgotado o óleo do carter, fazer a substituição sem problemas de contaminação. Costumo, antes de colocar o óleo novo, fazer um enxague com um litro do mesmo óleo e captá-lo em um frasco limpo e transparente. Se estiver limpo volta pro motor.
Não esquecer de verificar se há limalhas metálicas na base imantada da tampa.
Anthon
JEFFCATUNDA
04/10/2010, 02:22
Um presente para os colegas:
http://www.scribd.com/doc/6697588/Apostila-de-Treinamento-Motores
Cachoeira
04/10/2010, 18:56
Um presente para os colegas:
http://www.scribd.com/doc/6697588/Apostila-de-Treinamento-Motores
Para quem não conseguir no site acima, no site da MWM também tem um manual ano 2008 para ser baixado
Sds.
Cachoeira
04/10/2010, 19:01
Anthon
Oi colegas,
Se eu não estou enganado, tenho a minha (Ranger XLT 3.0 09/10 - Power Stroke) também tem o filtro de óleo para baixo. Alguém confirma?
Sds.
Cachoeira
05/10/2010, 16:22
Oi colegas,
Se eu não estou enganado, tenho a minha (Ranger XLT 3.0 09/10 - Power Stroke) também tem o filtro de óleo para baixo. Alguém confirma?
Sds.
Fui lá olhar, é um filtro para baixo e acho que não corre os riscos em pauta.
Anthoniusnikos
07/10/2010, 15:29
Risco, não ! Se quiser saúde pra viatura é trocá-lo a cada 5 mil Km juntamente com o óleo. (máx. de 7 mil) !
Anthon
Cachoeira
08/10/2010, 09:30
Risco, não ! Se quiser saúde pra viatura é trocá-lo a cada 5 mil Km juntamente com o óleo. (máx. de 7 mil) !
Anthon
Oi colega
Você tem razão ao citar tais cuidados.
Os riscos aos quais me referi foi sobre a contaminação citada no ato de troca dos filtros e que sendo um filtro comum não tem.
Sds.
Imperador!
08/10/2010, 09:54
Oi colega
Você tem razão ao citar tais cuidados.
Os riscos aos quais me referi foi sobre a contaminação citada no ato de troca dos filtros e que sendo um filtro comum não tem.
Sds.
Tem sim. O mesmo "risco" de todos os NGD 3.0.
Diegowillys
08/10/2010, 13:52
Amigos
No motor MWM 3.0 Power Stroke o elemento filtrante do óleo do motor é retirado por cima.
Abraços
Cachoeira
08/10/2010, 15:04
Amigos
No motor MWM 3.0 Power Stroke o elemento filtrante do óleo do motor é retirado por cima.
Abraços
Oi Imperador, diegowillysjimny e demais foristas...
Agora me bateu uma grande dúvida.
Se eu consultar o site da MWM, vejo que ela fabrica motores para aplicações leves SÉRIE NGD 3.0E, SÉRIE POWER STROKE e outros...
Voltando a nossa atenção apenas aos NGD e POWER STROKE encontramos no mesmo site o seguinte:
Série NGD 3.0E:
- Euro III/Proconve P5 com aplicações em caminhões leves/ Mini ou Microônibus / picapes / SUV's, com filtro de óleo ecológico e de 140-185CV (dentre outras características - encontradas em "especificações técnicas")
- Euro IV para as mesmas aplicações, com filtro de óleo ecológico e de 190 CV.
Série Power Stroke: com aplicações em picapes (lá não cita outras) com bloco em ferro fundido com filtro de óleo (não encontrei a palavra ecológico) e resfriador integrados, com 163CV.
O A tampa de carroceria da minha, consta POWER STROKE 3.0 e portanto, se refere à série STROKE.
Baixei a "Apostila de treinamento do NGD 3.0 Eletrônic" (no site MWM - tamhanho 23,7MB - infelizmente lá não tem do POWER STROKE disponível) e verifiquei que em sua página 42 consta o desenho "Módulo de óleo / filtro de óleo lubrificante" em que realmente tem uma tampa de filtro PARA CIMA de onde seria retirado ou inserido um elemento filtrante (não sei se estou certo, mas parece-me que a palavra ecológico vem do fato de se trocar apenas um tipo de "refil").
Ocorre que na minha Ranger eu não localizei nenhum módulo semelhante ao do desenho. Não sou expert em motores e, portanto, não sei até que ponto o NGD 3.0E e o POWER STROKE são semelhantes (ou diferentes...). Por outro lado, constatei que por baixo (bem embaixo) no lado esquerdo da minha pickup (estando o observador olhando de frente para o motor) encontra-se um filtro de óleo de aparência comum semelhante ao que eu tenho na minha Quantum - e outros carros em geral - (aquele filtro do "tipo uma lata" que você enrosca/desenrosca para instalá-lo). Por isso fiquei em dúvida sobre a aplicabilidade do bastão de nylon sugerido no início deste topico com relação aos POWER STROKES (se é que eu entendi direito).
Também conto com a experiência de vocês para ajudar a solucionar este "mistério". Gostaria de ter, próximo, um troller para dar uma olhada já que, pelo no site da MWM, ele seria um veículo que usa o NGD 3.0E para poder comparar (as rangers o site aponta como POWER STROKE mesmo, não NGD 3.0E)
Aguardo :pensativo: e agradeço...
galera, tenho quase certeza do q vou falar.
nas rangers 2005-2006 o filtro era tirado para cima.
a partir de 2007 ou 2008 colocaram o filtro pra tirar por baixo.
Não sei quanto ao ano, mas na minha o filtro é do tipo ANTI-ecológico (já que o outro era chamado de ecológico, hehehe) com carcaça de metal e tudo. Ele fica virado para baixo mesmo.
Diegowillys
08/10/2010, 18:46
Pessoal
O jera tem razão. Deve ter acontecido que após constatarem o "problema", os engenheiros mudaram o projeto do filtro de óleo e inverteram para baixo, passando a não ser mais ecológico. Não sei precisar o ano das Ranger que viera com este problema mas vou pesquisar. Sempre que o filtro for ecológico é pra cima. Na minha 2011 graças a Deus é anti-ecológico(pra baixo). Isto confirma que realmente se trata de um problema que felizmente foi sanado nas mais novas Ranger. O negócio é o seguinte: quem tiver o filtro virado pra baixo beleza, quem tiver o filtro virado pra cima cuidado!
Dúvidas: Será que em todos os motores desta família NGD 3.0 foi solucionado este "problema" e não tem mais o filtro ecológico ou somente nos Power Stroke modernos? Então estas Ranger que tem o filtro ecológico(virado pra cima) não são Power Stroke? Então como o Troller não é Power Stroke se presumi que tenha o filtro ecológico(para cima) e portanto todos os Troller tem o "problema" e as mais novas Ranger não?
Alguém se habilita a ajudar?
Obrigado
Walter L. L. Casitta
08/10/2010, 19:15
2008 já vem com o filtro deitado...
Cachoeira
08/10/2010, 22:47
Pessoal
O jera tem razão. Deve ter acontecido que após constatarem o "problema", os engenheiros mudaram o projeto do filtro de óleo e inverteram para baixo, passando a não ser mais ecológico. Não sei precisar o ano das Ranger que viera com este problema mas vou pesquisar. Sempre que o filtro for ecológico é pra cima. Na minha 2011 graças a Deus é anti-ecológico(pra baixo). Isto confirma que realmente se trata de um problema que felizmente foi sanado nas mais novas Ranger. O negócio é o seguinte: quem tiver o filtro virado pra baixo beleza, quem tiver o filtro virado pra cima cuidado!
Dúvidas: Será que em todos os motores desta família NGD 3.0 foi solucionado este "problema" e não tem mais o filtro ecológico ou somente nos Power Stroke modernos? Então estas Ranger que tem o filtro ecológico(virado pra cima) não são Power Stroke? Então como o Troller não é Power Stroke se presumi que tenha o filtro ecológico(para cima) e portanto todos os Troller tem o "problema" e as mais novas Ranger não?
Alguém se habilita a ajudar?
Obrigado
Oi pessoal,
Conforme eu relatei anteriormente, também tenho essa dúvida e chegou-se novamente no ponto que eu "cutuquei". Preocupado com a questão do bastão de nylon, verifiquei que na minha ranger 09/10 era o filtro "anti-ecológico". Isso me levou a buscar as diferencas entre o Power Stroke e NGD3.0, o primeiro, segundo o site, para as rangers e o segundo para os Troller. No manual do NGD, fala-se o filtro ecologico. Esta palavra não é citada (pelo menos não vi) em nenhum momento nos Power Stroke. Mas não sei se isso é uma "lei universal". Alguém já me falou que os dois são basicamente o mesmo, mas há mudanças superficiais devido as diferenças de espaço onde se coloca um motor em um troler e em uma ranger. Mas isso para mim parece meio incompleto ...
Sds. a todos
Imperador!
08/10/2010, 23:13
Oi Imperador, diegowillysjimny e demais foristas...
Agora me bateu uma grande dúvida.
Se eu consultar o site da MWM, vejo que ela fabrica motores para aplicações leves SÉRIE NGD 3.0E, SÉRIE POWER STROKE e outros...
Voltando a nossa atenção apenas aos NGD e POWER STROKE encontramos no mesmo site o seguinte:
Série NGD 3.0E:
- Euro III/Proconve P5 com aplicações em caminhões leves/ Mini ou Microônibus / picapes / SUV's, com filtro de óleo ecológico e de 140-185CV (dentre outras características - encontradas em "especificações técnicas")
- Euro IV para as mesmas aplicações, com filtro de óleo ecológico e de 190 CV.
Série Power Stroke: com aplicações em picapes (lá não cita outras) com bloco em ferro fundido com filtro de óleo (não encontrei a palavra ecológico) e resfriador integrados, com 163CV.
O A tampa de carroceria da minha, consta POWER STROKE 3.0 e portanto, se refere à série STROKE.
Baixei a "Apostila de treinamento do NGD 3.0 Eletrônic" (no site MWM - tamhanho 23,7MB - infelizmente lá não tem do POWER STROKE disponível) e verifiquei que em sua página 42 consta o desenho "Módulo de óleo / filtro de óleo lubrificante" em que realmente tem uma tampa de filtro PARA CIMA de onde seria retirado ou inserido um elemento filtrante (não sei se estou certo, mas parece-me que a palavra ecológico vem do fato de se trocar apenas um tipo de "refil").
Ocorre que na minha Ranger eu não localizei nenhum módulo semelhante ao do desenho. Não sou expert em motores e, portanto, não sei até que ponto o NGD 3.0E e o POWER STROKE são semelhantes (ou diferentes...). Por outro lado, constatei que por baixo (bem embaixo) no lado esquerdo da minha pickup (estando o observador olhando de frente para o motor) encontra-se um filtro de óleo de aparência comum semelhante ao que eu tenho na minha Quantum - e outros carros em geral - (aquele filtro do "tipo uma lata" que você enrosca/desenrosca para instalá-lo). Por isso fiquei em dúvida sobre a aplicabilidade do bastão de nylon sugerido no início deste topico com relação aos POWER STROKES (se é que eu entendi direito).
Também conto com a experiência de vocês para ajudar a solucionar este "mistério". Gostaria de ter, próximo, um troller para dar uma olhada já que, pelo no site da MWM, ele seria um veículo que usa o NGD 3.0E para poder comparar (as rangers o site aponta como POWER STROKE mesmo, não NGD 3.0E)
Aguardo :pensativo: e agradeço...
O motor da Ranger e do Troller é o NGD 3.0E.
Isso sem dúvidas: http://www.mwm.com.br/default.asp?su=3&pa=subSeries&idSubSerie=37
Na verdade, pelo site o PS e o NGD são o mesmo motor(claro, ambos 3.0 CR). Ou seja, acredito que é +- assim: O motor é um Powerstroke NGD 3.0 (quase como tem no adesivo que fica na traseira). Talvez o site traga o NGD e o Powerstroke para facilitar a pesquisa dos usuários, porque poucos sabem que o motor é o NGD, mas todos vão lembrar que tem escrito Powerstroke no carro.
Tanto é verdade que o motor é o NGD que se você pegar o manual dele pelo site, vai ver que é exatamente o mesmo motor que você tem.
A questão ser PowerStroke ou não, eu já acho que é questão de marketing da Ford que a International incorporou.
Powerstroke é usado pela Ford.
tanto q nos EUA a International deixou de fornecer motores para a Ford mas o nome Powerstroke continua.
NGD=PS