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Ver Versão Completa : Barulhos diferentes na troca de marcha Grand cherokee 1998 Limited



Wilsonaa
30/09/2010, 18:14
Caros amigos, antes de mais nada eu gostaria de comentar sobre a minha satisfação de der uma maquina como esta a mais de um ano e ate hoje só tive alegrias :dance:
sempre que tive duvidas encontrei a resposta e solucionei os defeitos com as dicas encontradas aqui e agora o bicho pegou , procurei em todas as 48 paginas e nada:parede:
Então vai!!
quando saio com a cheroka e piso um pouco mais fundo ( apos aquecê-la é claro) surge um barulho muito estranho quando ela troca as primeiras marchas tipo $%@ como é difícil explicar barulho,mas vai!!
experimenta raspar o dedão da Mao direita em uma mesa da direita para a esquerda ; é um barulho de vibração e depois para é só na hora de trocar as marchas em aceleração um pouco mais forte ou ladeira e la esta o barulho que chega a assustar , já troquei tudo quante óleo e filtros e nada, como ate hoje não precisei de mecânico para nada ainda não consultei um e espero poder resolver por aqui pois só quem tem uma maquina dessas sabe o que e a emoção de pisar fundo para sentir o motor:palmas:
Abraço a todos
Obrigado

padua
30/09/2010, 22:47
Olá Wilson,

A minha 98 Laredo está com um problema meio parecido (isto é, se eu entendi bem a sua descrição do barulho heheheh :mrgreen: )


Quando estou parado e arranco um pouco mais forte, elá dá umas "travadas". Se eu aliviar o pé, e acelerar de novo, não acontece mais.

Segundo meu mecânico é porque o câmbio está "ferrado".
Mandei ele abrir o câmbio logo depois que comprei a cherokee, e tinha até pedaço de dente das engrenagens rolando junto no meio da transmissão.

Segundo ele, é isso em conjunto com uns discos patinando, que dá essas travadas.



Não sei se o seu caso é o mesmo.
Espero que não - porque eu vou ter que gastar uma grana pra arrumar a minha transmissão.

[]s

Glaicon
01/10/2010, 07:11
Caros amigos, antes de mais nada eu gostaria de comentar sobre a minha satisfação de der uma maquina como esta a mais de um ano e ate hoje só tive alegrias :dance:
sempre que tive duvidas encontrei a resposta e solucionei os defeitos com as dicas encontradas aqui e agora o bicho pegou , procurei em todas as 48 paginas e nada:parede:
Então vai!!
quando saio com a cheroka e piso um pouco mais fundo ( apos aquecê-la é claro) surge um barulho muito estranho quando ela troca as primeiras marchas tipo $%@ como é difícil explicar barulho,mas vai!!
experimenta raspar o dedão da Mao direita em uma mesa da direita para a esquerda ; é um barulho de vibração e depois para é só na hora de trocar as marchas em aceleração um pouco mais forte ou ladeira e la esta o barulho que chega a assustar , já troquei tudo quante óleo e filtros e nada, como ate hoje não precisei de mecânico para nada ainda não consultei um e espero poder resolver por aqui pois só quem tem uma maquina dessas sabe o que e a emoção de pisar fundo para sentir o motor:palmas:
Abraço a todos
Obrigado

Wilson, a minha mesa é de vidro; então, não vibrou nada:mrgreen:
Pergunta: chegastes a observar a cor do óleo que foi retirado do câmbio na hora da troca?
Amarronzado e translúcido ou muito escuro e opaco?
Se foi a segunda opção é bem provável que já tenhas problema com ele, precisando repará-lo.
O histórico correto sobre a periodicidade das trocas é fundamental.
E boa sorte:concordo:

Wilsonaa
01/10/2010, 08:31
Caros amigos
Obrigado por se interessar com o meu problema!!:palmas:
Na ultima troca levei a um loja especialista em troca de óleos e o cara me disse que estava tudo normal e que não precisava nem ter trocado o óleo pois o cheiro e a coloração estavam normal e as faixas reguladas troquei tudo quante óleo diferencial motor etc mandei o cara dar uma geral e o barulho continua continua:parede: ,ontem eu fui fazer alguns testes e subi um barranco de aprox 45gr e quando fui colocar em 4x4 percebi que a luz no computador acendia em dois lugares, entre 4x4 full time e neutro e também quando engatava acendia mas a alavanca escapava e voltava para neutro quando eu colocava em D,2ou 1, depois de insistir ela entrou e subiu tranqüila e sem barulhos, cheguei a cavucar ate quase o assoalho e nada de barulho,percebi também que ela volta para trás mesmo engatada em full time e em D , é normal?:putz:
Outra coisa o barulho parece que migra hora na parte da frente hora na parte de trás ou estou ficando louco?
Eu gostaria de fazer alguns testes antes da cirurgia, pois a bagaça é muito comple$$a e preciso de umas dicas do que posso fazer para tentar diagnosticar de onde vem o barulho:?:
Obrigado

Wilsonaa
01/10/2010, 10:03
Caros Padua e Glaicon
Novidades , Hoje eu descobri que o barulho só ocorre quando a tração dianteira e acionada que será eu pode ser ??

MARCELOLUCHESI
01/10/2010, 11:24
Wilsonaa, A Minha mesa também é de vidro não ouvi ou senti vibração alguma:).

Realmente fica um pouco dificil de descobrir sem andar andar com o veiculo, eu iria por eliminação, Dêe uma verificada, nas Cruzeta de cardã, veja se não apresenta alguma folga, isso pode dar vibração também, até pneus/Rodas tortas. Não acredito que possa ser caixa de cambio. Faça teste tente pisar em uma marcha só, ou em 1 ou 2 para você ter ideia dessa vibração será que é só no momento da troca que faz vibra ou faz o barulho, ou é quando está "esticando a marcha" com o pé no fundo se for este caso acho que primeiro verifique cardã desbalanciado luva espiga do mesmo, folga em cruzetas, rodas/pneus tortos.
abs
Marcelo

Wilsonaa
01/10/2010, 14:34
E ai Marcelo!!! como vai? Espero bem !!!
Eu percebi que é só na arrancada ou quando se exige um pouco de esforço a mais da maquina, quando parto devagar nada acontece, sem vibração e trocando as marchas tranquilinha, com relação aos pneus não acredito que seja pois não sinto nada no volante, mandei alinhar e balancear estes dias e se arranco devagar e depois vou desenvolvendo velocidade nao faz barulho, quantos aos outros testes vou verificar e depois aviso.
valeu muito
obrigado

Glaicon
02/10/2010, 10:12
Caros Padua e Glaicon
Novidades , Hoje eu descobri que o barulho só ocorre quando a tração dianteira e acionada que será eu pode ser ??

Tens que olhar ou abrir a caixa de transferência.
Esse problema lembrou a minha sportage, cujo sistema de engate da tração dianteira era à vácuo, e ficava tentando entrar o 4X4 sozinho.
Lógico que na Cherokee não tem nada à vácuo.
Antes de abrir, porém, talvez seja até a regulagem da alavanca de mudança de tração, que marca uma determina posição, mas deve estar meio que intermediária entre uma e outra (4X2, FULL, PART ou N).
Tente isto.
Quanto à troca de óleo do câmbio, mesmo sem necessidade, isto só faz bem.
Não considere como despesa desnecessária, mas como uma boa limpeza do sistema.
E boa sorte.:concordo:

Wilsonaa
02/10/2010, 11:16
E ai Glaicon BLZ !!
Hoje levei o meu filho 7 anos,apaixonado pela cheroka,mais do que eu para dar uma volta e acredite ele me descreveu o barulho como se fosse uma cadeira ( sem Rodas ) arrastando, com relaçao a alavanca Quadra-Trac eu regulei e agora esta entrando normalmente 4x4alltime Neutro e 4 LO, outra absevaçao e que quando mudo a outra alavanca de N para D
sinto um leve tranco, já quando mudo de N para R ela entra normal sem tranco.
No aguardo
Abraço

Glaicon
02/10/2010, 18:45
E ai Glaicon BLZ !!
Hoje levei o meu filho 7 anos,apaixonado pela cheroka,mais do que eu para dar uma volta e acredite ele me descreveu o barulho como se fosse uma cadeira ( sem Rodas ) arrastando, com relaçao a alavanca Quadra-Trac eu regulei e agora esta entrando normalmente 4x4alltime Neutro e 4 LO, outra absevaçao e que quando mudo a outra alavanca de N para D
sinto um leve tranco, já quando mudo de N para R ela entra normal sem tranco.
No aguardo
Abraço

A cadeira está em cima da mesa?:mrgreen:
Não tenho opinião.
Próximo!

Wilsonaa
02/10/2010, 20:21
Não vai ter jeito não:odedo:, Aqui ta chovendo pra caramba e chegou o fim de semana, vou pra lama de qualquer jeito, o que não tem remédio remediado está ,depois nós vê no que dá, nem que vorte o cheque :putz:

Wilsonaa
05/10/2010, 01:23
A cadeira está em cima da mesa?:mrgreen:
Não tenho opinião.
Próximo!
cara voce nao vai acreditar a loja em que troquei o oleo só faz isso e ainda me colocaram o oleo errado eu deixei o manual para ele e me colocaram os seguintes oleos
Ipiranga Isamatic Dextron 3 = R$ 20,00 o ltr
Lubrax Tecno15W40 B.S =RS 18,00 o ltr
Lubrax Gold-Sae 75W90B.B.S= R$35,00 o ltr Nao tinha que ser 75W140 ?

Estou indo amanha cedo trocar e gostaria de saber o que pode acontecer por causa disso ?

MARCELOLUCHESI
05/10/2010, 09:52
Ta tudo certo me querido não te apavora:):):)!!!

O Oleo da Caixa automatica deve ser semelhante a dexron II ou Acima(III).

Esse oleo Lubrax 15 40w é oleo para motor (devem ter trocado o oleo do motor também).

o 75w 90 ou 75w 140 é oleo para diferencial. ATENÇÃO: NÃO USE ESSE OLEO NA CAIXA AUTOMATICA.

O oleo da caixa automatica na verdade é um fluido é o mesmo utilizado no Setor Hidraulico (dir. hidraulica)

Wilsonaa
06/10/2010, 07:04
Galera é o seguinte
Ontem retornei a loja e pedi para que fosse trocado o óleo novamente para 75W140 e o cara muito gente boa e gosta de 4X4 tem uma Rural lindona preparada para trilhas foi dar uma volta comigo para escutar aquele barulho esquisito que mencionei no inicio.:lol:
Levantamos a vtr de novo e descobrimos o possivél problema;
Estou com as buchas dos braços da suspensão traseira estouradas e o coxim do cambio baixo( cansado ):p, já encomendei as peças e logo que chegar iremos trocar, nós mesmos.
Alguém tem algum macete para isto:?::pensativo:
Abraços

Wilsonaa
19/01/2011, 23:12
Troquei as Buchas e o coxim do cambio e nada , Depois de ter me acostumado com o barulho fui mandar trocar o oleo e o filtro novamente e conclusao, a VTR nao sai do lugar a nao ser de ré , percebi que o Mec nao sabe o que fazer:parede: Ele nao falou nada a nao ser deixar o oleo esfriar e depois vai ver o que fazer e que, pelo menos do jeito que ela entrou vai ter que sair :putz:, O que pode ter Acontecido ? alguma dica?
Obs: Nem 4x4 Full Time entra mais!!

Carloshts
21/01/2011, 15:47
Vc ja deveria ter parado a bicha. Ta judiando da coitada.[]

Wilsonaa
21/01/2011, 15:54
Valeu !!Carloshts Agora ja esta parada por força maior, cuidado ao trocar o oleo da sua veja o post http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=85483

Eu só descobri depois da caca:oops:

Wilsonaa
03/02/2011, 23:43
Caros amigos , Hoje eu troquei o óleo da CA na intenção de resolver o problema que relatei a alguns dias , estou indo por eliminatórias, a historia é a seguinte :
Ao voltar da praia, após percorrer 120km , ouvi um barulho estranho vindo debaixo do carro, hora na frente,hora no meio, hora atrás , levei em um mecânico que me disse que poderia ser as buchas da suspençao e o coxim do cambio, Comprei as peças e trocamos, aproveitamos e trocamos também pastilhas e discos de freios, o barulho continuou,levei ate uma troca de óleos e trocamos o óleo do motor ,diferenciais e apenas trocamos parte do óleo da CA, e o barulho continuou, pensei então que fosse por que não tinha trocado o filtro, lá vai eu comprei o filtro e óleo e trocamos tirando a tampa do carter , saíram apenas cinco litros , completamos e o problema Piorou , agora a VTR não saia nem do lugar, pesquisando em vários tópicos , inclusive gringos, um em especial http://www.aa1car.com/library/atf.htm
http://www.allpar.com/fix/trans.html

Disendo que não se deve usar dextron , Hoje troquei todo ou quase todo o óleo, naquela famosa técnica ninja, tirei a grade frontal e no radiador pequeno do lado esquerdo tem uma curva, soltei a abraçadeira e conectei uma mangueira para a saída e outra para a entrada, conforme ia saindo o sujo ia entrando o novo, dose litros saíram e dose entraram , no começo o que saia já estava bastante sujo e nao tinha rodado nenhum quilometro se quer , coloquei o ISAMATIC Mercon V (Recomendado e aprovado nas especificações DEXRON III da GM, Allison C-4, Voith G607, ZF TE ML
14B, Sperry Vickers, Denison, Sundstrand.) é um lubrificante com formulação sintética,
Igual ao ATF 4 indicado nos links acima, conclusão continua amesma coisa a VTR nao sai do lugar , parece que esta em ponto morto , com ela engatada em 1 eu consigo empurrala na minha garagem , engata a 4X4 , sinto que a rotação do motor muda, aparece na tela LO , mas so anda para trás e quer me puxar junto , estou desconfiado que o probelma seja na CT a qual será o meu proximo Passo, alguém tem alguma dica , minha mulher já esta quase me largando, pois se não estou mexendo na VTR estou aqui na frente do comp, tentando resolver esta encrenca , :parede: valeu .

Da uma olhada neste vídeo e reflitam sobre Óleos Sintéticos e minerais.

Abraços a todos

Carloshts
07/02/2011, 22:40
Ainda acho que vc esta perdendo tempo e jogando dinheiro fora. Lamento que a CA tenho ido pro saco. Vc so vai se livrar dessa angustia depois que abrir essa caixa e vai encontrar uns discos de aço cobertos de composite, empenados e riscados. Gaste sua energia procurando um bom lugar pra consertar sua CA. Tiete é longe da capital? Se for pesquise pra encontrar um bom mec especializado em CA nas redondezas. Veja qual é o modelo de sua CA e começa a procurar um master kit. Nos USA nao é caro e vc pode importar facil na rockauto.com, e chega bem rapido. Depois que consertar tudo tera um bom carro por anos e o caro vai ficar barato. Sorte!
Em tempo aqui perto da minha casa tem um excelete mec de CA. Ele usa direto Dexron III em Cherokees e carros que usam esse oleo como especificado. As Toyotas e outros usam atf4. Cada carro com a sua especificaçao. O que quebrou sua CA nao foi a troca do oleo, nem o uso do dexron III e sim a falta de troca no prazo adequado com o uso da mesma.

Wilsonaa
08/02/2011, 01:47
Ainda acho que vc esta perdendo tempo e jogando dinheiro fora. Lamento que a CA tenho ido pro saco. Vc so vai se livrar dessa angustia depois que abrir essa caixa e vai encontrar uns discos de aço cobertos de composite, empenados e riscados. Gaste sua energia procurando um bom lugar pra consertar sua CA. Tiete é longe da capital? Se for pesquise pra encontrar um bom mec especializado em CA nas redondezas. Veja qual é o modelo de sua CA e começa a procurar um master kit. Nos USA nao é caro e vc pode importar facil na rockauto.com, e chega bem rapido. Depois que consertar tudo tera um bom carro por anos e o caro vai ficar barato. Sorte!
Em tempo aqui perto da minha casa tem um excelete mec de CA. Ele usa direto Dexron III em Cherokees e carros que usam esse oleo como especificado. As Toyotas e outros usam atf4. Cada carro com a sua especificaçao. O que quebrou sua CA nao foi a troca do oleo, nem o uso do dexron III e sim a falta de troca no prazo adequado com o uso da mesma.

Caro amigo, apesar de vários mecânicos me falarem que a transmissão foi pro Saco , eu ainda não estou convencido, sei que sou bastante teimoso e gostaria de eliminar outras possíveis causas antes de abrir , aja visto que ele é muito complexo e talvez uma simples falha em um solenóide possa ter o mesmo sintoma.
Outra coisa que me causa estranhesa é o fato da maioria das CA s apresentarem problemas Justamente após a troca de óleo, acredito eu que existe algum macete guardado a sete chaves na hora da troca do óleo, o que me fez pensar isto foi uma matéria que li , relacionado a outro tipo de CA, mas nada impede que seja aplicada nas nossas, a matéria diz o seguinte :
Após o reparo de todos veículos VW automáticos, em muitos casos o TCM (modulo da
transmissão automática) e/ ou o ECM (modulo do motor) não funcionarão dentro dos
parâmetros corretos, um a vez que ambos podem perder os ajustes de referencia tanto de
motor como câmbio, e muitas vezes perder até o histórico.
Estes sintomas podem ir desde um comportamento incorreto do câmbio até cair em
emergência sem explicação. Isto se chama dirigibilidade. Muitos já devem ter ouvido falar
em Aprendizado do Módulo, e é disto exatamente do que estarem os falando agora.
Apenas para reforçar e não cair no esquecimento, todos os códigos de erro anteriores
devem ser limpos da memória, sejam eles soft-codes ou hard- codes.
Isto não é um a opção mas um a necessidade e deve ser feito com um scanner do tipo
simples ou completo. Desligar a bateria NÃO apaga os código de erro, além de perder um a
série de informações importantes inclusive códigos de rádio e alarme.
Se você estiver em dúvida, este procedimento deve ser feito se foi feita a :
1- Troca do ECM ou TCM.
2- Troca do motor.
3- Troca do corpo de válvulas (VB)
4- Troca da borboleta ou ajuste da borboleta (TPS) .
5- Troca dos solenóides do Corpo de Válvulas.
6- Reforma da transmissão.
Esta rotina é válida para os câmbios da série 096, 097, 098, 01M, 01N e 01P, JF- 506E e
serve para recalibrar o TPS e Kick-Down.
1) Gire a chave de ignição, não ligue o motor .
2) Coloque a alavanca na posição “D”
3) Pressione o acelerador at é o fundo e segure por 30 segundos (cuidado com
tapetes e jornais no assoalho)
4) Após 30 segundos volte a alavanca para “P” sem soltar o acelerador.
5) Solte o acelerador.
6) Desligue a chave de ignição.
7) Dirija o veiculo por um tempo até que sejam feitas pelo menos, três mudanças seqüências de todas as marchas para cima e para baixo. Não esquecer tambémde fazer alguns kick-downs. Esta rotina deve se feita em alta, baixa e média aceleração.
8) Importante: O sistem a poderá ser considerado recalibrado somente após dirigir-se o veículo pelo menos por 100 Km


Eu acredito que o problema pode estar por ai , alguma regulagem que esta faltando apos a troca do oleo e do filtro



aproveitando, você ou alguém sabe me dizer o que significa aquela nota na pagina 108 do manual que diz o seguinte :
Sempre que o fluido for verificado, especialmente quando o veiculo for usado para serviços pesados , o estado do fluido devera ver ( esta escrito VER )observado. Se ele apresentar uma cor escura e cheiro forte , devera ser trocado e as FAIXAS Ajustadas.
Note que diz faixas , eu queria saber que faixas são estas ,pois da a entender que existem faixas para serem reguladas, não seriam as cintas , outros podem entender que é da vareta do óleo,mas na outra pagina diz nível do fluido e se fosse para regular o nível diria o nível ajustado.
Conforme já disse antes eu sei que o meu cambio não e novo e já esta bem rodado, mas acho que ainda consigo uns 20.000 quilômetros a mais.
Outra perguntinha, já estou ate ficando vesgo e não consegui achar o manual de manutenção de ZJ em português, alguém tem alguma pista de onde posso encontrar, se eu não arrumar o cambio pelo menos fico sabendo um pouco mais .
Abraços a todos e por favor continuem rezando por nós