PDA

Ver Versão Completa : Body lift L200 HPE 2003



Weissfhuder
01/04/2005, 05:44
Este final de semana vou fazer "body lift" na minha L200, já estou usando pneus BF ALLTERRAIN 33, tive de mexer nas lameiras originais da frente porque estava raspando, levantei a suspensão dianteira nas barras de torção mais não gostei... perdi curso de balança! Conclusão é necessário mexer nos calços... Aqui na minha cidade tem um cidadão que faz muito bem esta transformação! Depois coloco aqui o que rolou, vou fotografar tudo e depois mostrar o resultado os calços em polipropileno terão 7 cm de altura alem da altura normal! Mangueira do radiador superior talvez tenha de ser trocada deve ficar curta, mangueira do tanque também ficará curta ate o tanque, os para choque terão de sofrer algumas adaptações na fixação tanto o dianteiro como o traseiro que tem guincho farei em torneiro as adaptações nada de soldas e etc., tudo torneado a adaptado, a alavanca do cambio é que me preocupa, vamos ver o que terá de ser feito, talvez tenha de aumentar o buraco do console... Aqui tenho minhas duvidas somente durante o processo que vou saber oque que terei de fazer!Quem sabe alongar a alavanca com uma peça torneada que se encaixe na rosca original da bola de cambio ??¿¿
Se alguém já fez e tem dicas agradeceria muito!
Vlw

Weissfhuder
10/04/2005, 23:16
Bom, esta feito!
Ficou sensacional !
Estou fotografando e logo coloco aqui !

Pavani
11/04/2005, 17:56
E aí?!?
COmo ficou coloca as fotos e os vusto, se possível.
Abraço
Pavani

v6911097
15/04/2005, 11:04
Oi Weissfhuder;
Estou esperando ansiosamnete as fotos e a descricao de como rolo tudo. Como voce sabe tenho o mesmo modelo e ano de picape que voce e estou interesadisimo em saber todos os detalhes.
Voce esta no Rio? Por que voce nao aparece em um dos encontros de jiperos no Rio eu normalmente freqüento o encontro da Jipe-net e o do jipe Clube do Rio de Janeiro.
Gostaria de ver pessoalmente como fico....
Saludos
José Manuel
L200 HPE 2003 "Burrita"

JLoureiro
23/04/2005, 16:26
Amigo quanto você gastou com a modificação?? O resultado foi bom, quero dizer, estabilidade, performace dos amortecedores em erosoes, velociade...

Obrigado!

JairoM
11/05/2005, 13:55
Weissfhuder,

Manda logo a dica pra gente. Inclusive o nome do cidadão que fez o serviço, telefone, endereço...

Eu tambem estou no Rio de Janeiro, e tenho uma L-200 esperando por algumas modificações...

[ ]s

Weissfhuder
14/07/2005, 14:20
Amigos, desculpe a falta de retorno...estive muito enrolado..!
Fiz o Body Lift e ficou sensacional...foi tirar fotos e mandar...
RECOMENDO A TODOS....

Weissfhuder
14/07/2005, 16:10
Amigos, desculpe a falta de retorno...estive muito enrolado..!
Fiz o Body Lift e ficou sensacional...foi tirar fotos e mandar...
RECOMENDO A TODOS....

Weissfhuder
14/07/2005, 16:41
Quem conhece a L200 HPE sabe que ela pelo fato de ter 8 amortecedores tem uma otima estabilidade,o carro não balança para os lados e com o Body Lift nada mudou... os pneus BF 33 aumentaram a estabilidade da PickUp, venho usando 23 libras de pressão e esta otimo, conforto nas ruas e estabilidade nas estradas quebra molas...é so pular direto ¦-)))
O torque sem o HPE ligado ficou levemente prejudicado em ralação ao diamentro do pneu original..mais nada que atrapalhe se for o caso de mais torque em baixa, é so apertar os botão do POWER e pronto, mais volto a dizer que é insignificante em relação ao pneu original.

Weissfhuder
14/07/2005, 16:47
Como este Body Lift que fiz na minha L200, foi o que levanta a carroceria do chassi nada foi alterado sa suspenção...ela continua com as mesmas medidas! estou com a torção das barras da dianteira em meia bomba, ainda posso levantar um pouco a dianteira mais já esta alta pra kct e tenho 100% de curso para cima como 100% de curso para baixo nas balanças! A coluna agradece nas estradas esburacadas... ¦-)

JairoM
14/07/2005, 16:51
Weissfhuder,

Ficou muito boa mesmo.
Agora conta pra gente quanto $$tempo$$ levou, e quem fez o serviço .....

[ ]s
Jairo

Weissfhuder
14/07/2005, 17:04
Um detalhe que me preocupou muito antes de fazer o Body Lift foi o fato de que com a carroceria mais alta em relação ao chassi a coluna de direção que fica na pratica presa na carroceria tivesse que ser alterada (esticada) eu não iria levantar o carro se tivesse que alterar o conjunto original... Pois bem para minha felicidade e a de todos que quiserem fazer este levantamento, a coluna tem recurso suficiente para levantar oito cm ou quem sabe ate uns a mais sem problemas... A mesma tem duas cruzetas que de maneira original fazem um joelho em situação original e que quando esticada permitem o levantamento sem problemas... não sei se me fiz entender mais quem quiser fazer abra o capo e simulem visualmente a carroceria subindo e a mecânica que é montada no chassi ficando imóvel....as mangueiras do tanque de combust'vel tanto respiro como a de combustível, tiveram que ser substituídas por maiores...a mangueira do hidrivácuo tb teve de ser substituída por uma mais longa, aquela que sai de traz do alternador e vai até a cuíca... A tubulação de combustível que vem do tanque em direção ao motor teve de ser re-colocada soltando as braçadeiras e escorregando para frente nada que comprometa a originalidade dos tubos apenas dar linha para frente, hehehe, o filtro de combustível fica preso na carroceria em frente ao motorista... É só conferir... o mangote do hidráulico da embreagem tem que ser solto ao lado pistão e redirecionado para cima dando assim encaixa perfeito e original na carroceria...a coifa do radiador que circunda as hélices tem que ser cortada no meio de sua circunferência pois como a carroceria sobe e o motor não se n for feito o corta na coifa de plástico a hélice pega na coifa... As mangueiras de radiador ficam intactas a de cima se estica tranquilamente e a de baixo se curva um pouco... A mangueira do aquecimento interno tb se acerta sozinha... bom espero ter respondido algumas duvidas
abraço !

JairoM
23/07/2005, 13:36
Weiss,
Estou prestes a trocar os pneus da minha L200 GLS 2000. Como voce acabou de faer o Body Lift da sua (que ficou lindo), e disse que esta com BF33, e que gostaria de colocar os BF 35 ......

Voce ja tinha os BF 33 antes do body-lift ? Eles " pegavam" na lataria ou no chassi? Eu tenho hoje os originais, 255/75r15 e gostaria de colocar os BF 33/12,5 .... em vez do tradicional BF 31/10,5, mas só se voce me confirmar que não pega em nada na suspensão original.... porque tão cedo nao levanto a minha...

Obrigado, e um forte abraço,
Jairo

Weissfhuder
12/12/2005, 02:41
Junior me desculpe eu viajei e n tive oportunidade de olhar o forum..os 33 raspam na longarina na frente se vc levantar na barra de torção resolve mais o carro perde curso na balança, não coloque os 33 se vc fizer isso vai ficar doido com a aparencia da L200 e fará o Body Lift de qualquer maneira, hehehe voltar para o 31 jamais!
Abraço!

dero
04/02/2006, 18:34
Tô de boca aberta so de olhar, ficou bonita, agressiva até :twisted:

Só uma curiosidade, gastou qto?

valeu

Weissfhuder
05/02/2006, 17:43
Tô de boca aberta so de olhar, ficou bonita, agressiva até :twisted:

Só uma curiosidade, gastou qto?

valeu

DERO meu amigo, somando tudo que foi gasto tipo:

1- Parafusos maiores de feixe de molas para levantar a carroceria do chassi
2- mangueiras de combustível e respiro do tanque
3- mangueiras de combustível (pedaço do tubo que vem do tanque que é fixo no chassi e que vai ate o filtro de diesel na frente do motorista dentro do capo).
4- manguei ira do hidrovácuo maior
5- soldas nos suportes de fixação dos para choques dianteiro e traseiro

*--- + ou - uns R$ 500 para fazer!

Da para fazer em casa com um macaco jacaré e preguiças!

Fora os pneus claro!

Abraço!

dero
05/02/2006, 18:37
Wf,

Show de bola :concordo:

jeisonk
02/03/2006, 18:23
Weiss

Quanto ao problema da alavanca do cambio que tu mencionou lá no começo, teve algum enrosco?

Ficou muito bonita a picape, linda mesmo.
Com uns 35 então deve ficar show.

Abraços

Weissfhuder
03/03/2006, 13:33
Olha amigo JeisonK, agora q esta tudo funcionando te afirmo que depois de pronto o bodylift, é facil adaptar a alavanca no buraco da carroceria...o console tem que mudar um pouco de lugar e é necessário alargar um pouco o buraco da carroceria poiso curso da alavanca de marchas aumenta, mais nada complicado!
O que realmente me queimou um pouco a mufa foi bolar uma bolsa para fazer o guarda pó articulado para n deixar o ar quente do motor entrar na cabine, a borracha original fica pequena, pois a mesma tem que ser colocada virada para o lado de baixo, fiz em couro de boa qualidade e ficou otimo! Já vi que existem coifas tipo as de homocinéticas com aquele formato sanfoda do propria MMC que dariam perfeitamente como a minha ficou otima em couro é já esta lá...quem sabe um dia eu troque !
¦-)))
De resto, eu gostaria muito de ver alguem levantando sua L200 tb aqui e postando as pictures !hehehe
vlw

jeisonk
03/03/2006, 18:24
Valeu Weiss, obrigado. :concordo:

Edintruder
03/03/2006, 19:11
Nos Body Lift vendidos, a única diferença é que o Radiador é reposicionado mais para baixo na carroceria. De resto é igual. Ficou Perfeita! Parabéns.

Weissfhuder
26/03/2006, 20:01
Nos Body Lift vendidos, a única diferença é que o Radiador é reposicionado mais para baixo na carroceria. De resto é igual. Ficou Perfeita! Parabéns.

Sim, na época que eu estava fazendo eu vi que o radiador poderia ser rebaixado sem problemas, porém, no meu caso não ficaria prática a abertura da tampa do radior pois a mesma ficaria paralela e não acima da etrutura da frente da pick-up, na hora de girar a tampa iria bater no painel da estrutura dianteira, usar espassador nem pensar a helice ficaria muito proxima da colméia do radiador!
Vlw !
Weiss

Marcello Ladeira
18/05/2006, 18:28
Caro Weissfhuder, será que é possível instalar o mesmo kit na L200 Sport HPE? se for você sabe onde posso adquiri-lo? Tem o telefone do cara que fez para você? Depois deste tempo todo você notou algum incoveniente?

[]s

Marcello Ladeira

Weissfhuder
18/05/2006, 18:53
Marcello acredito que possa ser feito sem problemas...no meu caso não usei um Kit, contei com ajuda de uma pessoa aqui de minha cidade que "dizia" saber fazer.Tive que trocar os parafusos as mangueiras e outras coisas que foram colocadas de maneira bem amadora por esta pessoa que fez aqui o serviço na minha negona prefiro não citar nomes por uma questão ética e tb não indicar.
Sinceramente recomendo vc mesmo fazer este BodyLift, nada do outro mundo!
Se vc quizer te dou as dicas e indico os materiais!
abraço!
Vc tem msn ?
Weiss

Marcello Ladeira
18/05/2006, 18:56
Tenho MSN sim Weissfhuder... se quizer colocar segue ai... prometo não ficar lhe enchendo muito de perguntas... heheh

marcello.ladeira@ibest.com.br

bom achei no seu "dizia" um tom meio insatisfeito, mas como você adorou o resultado acho que você acabou se virando ai neh?

A sua tá com 33, eu to usando o pneu original, 265, que acho ser +/- a mesma coisa do 31 certo?

[]s

Marcello Ladeira

THOR
17/08/2006, 17:45
Olá, e parabéns pela máquina!

Estou querendo levantar a minha tb, e queria saber que tipo de calços vc usou (de qual carro?) na cabine e na caçamba, e de quantos centimetros eles são?
Abraço
Thor

Weissfhuder
21/08/2006, 14:48
Olá, e parabéns pela máquina!

Estou querendo levantar a minha tb, e queria saber que tipo de calços vc usou (de qual carro?) na cabine e na caçamba, e de quantos centimetros eles são?
Abraço
Thor
Thor,antes de mais nada obrigado pelo elogio...
Usei polipropileno para fazer os calços,é vendido tipo um salaminho vc corta no tamanho que vc quer usar é duro como rocha, eu particularmente fiz com 8 centimetros e n ficou feio!!
vc tem msn..se tiver me chama te passo mais dicas se quizer!!

Paulo Eduardo
05/09/2006, 00:06
Opa,

pessoal, eu fiz o body lift na L200 duns camaradas aqui, ela é mais antiga, ano 96 ou 97 se não me engano. Basicamente foi muito próximo do trabalho do Weissfhuder, com exceção da coluna da direção, que eu tive que aumentar, foram 15mm, mas não teve jeito.
Os calços usados foram pedaços de recape de pneu de patrola, com gomos bem altos e lonados. Eu torneei os gomos pra ficarem com um acabamento um pouco melhor, o PU é mais fácil de trabalhar e mais bonito, porém mais duro. E o cara não quis ga$$tar muito. As bolachas em tecnil são somente arruelas, pra prender direito o calço inferior. Os parafusos são todos allen com acabamento bi-cromatizado.

umas fotos:

manguira do Hidrovácuo, que teve de ser trocada por maior
L200 no guindaste hehehe
atuador da embragem com o terminal já virado pra cima
calço com as borrachas torneadas e a bolacha de tecnil
coluna de direção, com solda interna MIG e tubo de reforço ( fator cagaço )

[]´s

Paulo Eduardo
05/09/2006, 00:16
mais umas fotos:

novos suportes do quebra mato, o para choques traseiro tb foi levantado mas não tirei fotos dos suportes...

ah claro, foi levantada em 12cm e usa Bf´s 33"

[]´s

Juninho
06/09/2006, 00:21
Pra HIlux CS é o mesmo procedimento ??

Apenas calços de carroceria e Pneus maiores já dão aparência de mais alta ??

O BL importados estão muito longe dos meus QSJ´s ...portanto ..soluções "caseiras" são bem vindas !!!

[s]

Weissfhuder
03/10/2006, 15:24
Amigo Paulo Eduardo,parabens ficou igual ao que eu fiz aqui...suas fotos tb ficaram otimas exemplificam mais ainda o Body Lift nas L200!
Um probleminha que tenho aqui ate hj,e aproveito para pedir uma dica, é com relação as mangueiras de entrada de combustivel no tanque logo abaixo do bocal do tanque e do respiro(retorno),que mangueiras vc usou?
Eu aqui achei uma de mesmo diametro para o bocal é uma mangueira lonada para agua de radiador.Estou usando uma mangueira de vácuo para o respiro(retorno), porem esta mangueira n suporta o contato com o combustivel(Diesel) e cresce e acaba estourando...
Qual foi a sua solução para este detalhe.
Abraço
Weiss

JairoM
03/10/2006, 19:26
Paulo Eduardo,

Pelo que que eu entendi, voce fez isso "comercialmente". Estou certo ?

De uma ideia do custo, M.O.+ materiais..... e uma estimativa de tempo pro serviço completo.

Assim, eu, que estou no Rio de Janeiro, poderia me animar de ir até sua oficina, pra voltar "mais alto" algumas polegadas. É claro que aproveitaria uma viagem de ferias, que gostyaria de fazer para o interior do Paraná (estaria proximo de voce).

Voce tem fotos do trabalho finalizado? Posta pra gente ver.

Um abraço,

PericlesFreitas
12/06/2007, 19:46
Olá Weisfhuder....

Você acredita que as adaptações que implementou na sua L200 seriam viáveis na L200 GL 2002...
E aí, o que acha?

Abraço...

Marcello Ladeira
12/06/2007, 22:25
Péricles sei de uma oficina aqui em BH que faz bidy lift em pkp... caso tenha interesse me avise que dou um jeito de lhe passar o telefone.

[]´s,

PericlesFreitas
13/06/2007, 07:34
Olá Marcelo.

Indicações de oficinas de confiança serão sempre muito bem vindas:concordo:. Caso possa me passar o telefone e um nome de contato agradeceria muito.
Abraço.

Victor 4x4
02/12/2009, 19:30
Este final de semana vou fazer "body lift" na minha L200, já estou usando pneus BF ALLTERRAIN 33, tive de mexer nas lameiras originais da frente porque estava raspando, levantei a suspensão dianteira nas barras de torção mais não gostei... perdi curso de balança! Conclusão é necessário mexer nos calços... Aqui na minha cidade tem um cidadão que faz muito bem esta transformação! Depois coloco aqui o que rolou, vou fotografar tudo e depois mostrar o resultado os calços em polipropileno terão 7 cm de altura alem da altura normal! Mangueira do radiador superior talvez tenha de ser trocada deve ficar curta, mangueira do tanque também ficará curta ate o tanque, os para choque terão de sofrer algumas adaptações na fixação tanto o dianteiro como o traseiro que tem guincho farei em torneiro as adaptações nada de soldas e etc., tudo torneado a adaptado, a alavanca do cambio é que me preocupa, vamos ver o que terá de ser feito, talvez tenha de aumentar o buraco do console... Aqui tenho minhas duvidas somente durante o processo que vou saber oque que terei de fazer!Quem sabe alongar a alavanca com uma peça torneada que se encaixe na rosca original da bola de cambio ??¿¿
Se alguém já fez e tem dicas agradeceria muito!
Vlw


Cara, tenho uma L200 gls 2001 com 8 amortecedores e gostaria de levanta-la tamben.

quanto q saiu toda essa brincadeira?

não tenho muito dinheiro p/ investir...:(:(

abs

NilsinhoRox
03/12/2009, 01:50
Cara, tenho uma L200 gls 2001 com 8 amortecedores e gostaria de levanta-la tamben.

quanto q saiu toda essa brincadeira?

não tenho muito dinheiro p/ investir...:(:(

abs

Victor...

Um kit Body Lift de 2" + mão-de-obra devem ficar proximo ha uns R$2.000,00

Vc pode levantar a frente na barra de torção, a minha levantei 2" só na barra, a frente fica bem dura, parecendo as viaturas de coompetição...



[]'s

PauloLimited
03/12/2009, 02:23
Victor...

Um kit Body Lift de 2" + mão-de-obra devem ficar proximo ha uns R$2.000,00

Vc pode levantar a frente na barra de torção, a minha levantei 2" só na barra, a frente fica bem dura, parecendo as viaturas de coompetição...



[]'s

Já a minha eu velantei tb na barra de torção e num fico dura, e ta alto viu.

Perto das outras Sport ta diferente, mas num sei se cabe o pneu 285.

Pequeno jr
03/12/2009, 11:13
So tenham cuidado com as homocinéticas de vcs ...

Pesquisem no forum q há relatos da quebra delas devido a colocarem a barra de torção no talo.

leobnaval
03/12/2009, 12:58
Pessoal é off-topic. mas alguem saberia me dizer se existe L200 GLS de 2002/... com 8 amortecedores.

Vi num anúncio uma GLS 2003 e o dono dizia ter 8 amortecedores.

Que eu sabia 8 amortecedores sairam nas:
GLS 2000 a 2002 em algumas era como um opcional (se não me engano)
GLS HPE 2002 a 2003
Savanas 2004 a 2006

Fora as de competições como R1, R2, R3, RS, TRITON RS.

Abraços, Leo

Geist
03/12/2009, 15:23
so tenham cuidado com as homocinéticas de vcs ...

Pesquisem no forum q há relatos da quebra delas devido a colocarem a barra de torção no talo.
como que funciona isso da barra ai? Quebra a homocinética?
Se colocar no talo quebra mais fácil? E ouvi falar que tem
uns caras ai que fazem uma barra com mais regulagem?
Funciona?
Valeu...

leobnaval
03/12/2009, 23:58
A questão é a seguinte as homocinéticas foram fabricadas para trabalharem com um ângulo e com a modificação da suspensão (aumentar a altura) as homocinéticas consequentemente trabalham com outros ângulos, desde que dentro do batente original não é tão prejudicial, porém reduz a vida útil das peças envolvidas, como terminais de dir., buchas, homocinética entre outros.

Se você pensar pelo fato de quando estiver rodando em 4x2 o eixo não esta tracionando e nem as homocinéticas estarão em movimento pelo fato da roda livre, isto não é tão prejudicial, mas não podemos dizer que não aumenta as chances de quebra e desgastes precoce.

Quanto a aumentar a regulagem da barra não entendi, se o limite vai ser o batente...

Abraços, Leo

Pequeno jr
04/12/2009, 00:11
Na transaAmazônica 2009 a Xterra quebrou foi a barra de torção completa devido a bixa estar mais do que no talo.

TEm alguns relatos ai no forum de quebra de homocinetica em L-200, Ranger e não me recordo se foi uma Frontier ou Hilux devido a barra de torção no talo.

Pode-se aumentar ali tranquilo .. até deve .. mas não até o fim do curso

leobnaval
04/12/2009, 00:14
Pode-se aumentar ali tranquilo .. até deve .. mas não até o fim do curso

X2 !!!!

Lembrando que a barra de torção é praticamente uma mola, e quebra por fadiga especilamente se ela estiver cansada e for compensando a altura na regulagem aí a chance de quebrar a barra aumenta ainda mais.

Abraços, Leo

adams
04/12/2009, 00:40
Graças que a triton, hilux e frontier assim como a nova Explorer e f150 nos estados unidos ja abandonaram a mola de torção.

Geist
04/12/2009, 08:17
X2 !!!!

Lembrando que a barra de torção é praticamente uma mola, e quebra por fadiga especilamente se ela estiver cansada e for compensando a altura na regulagem aí a chance de quebrar a barra aumenta ainda mais.

Abraços, Leo
ah galera agora entendi, eu ja ia coloca a minha barra de torção no talo este findi, e dai grande chance de quebrar então, e isso tem a ver com maciez também? molejo?
quanto mais baixa deixar, melhor? mais curso, maciez?

leobnaval
04/12/2009, 10:38
Geist, mais ou menos isso.

Quando se deixa a barra de torção "no talo" a susp. fica sem curso para baixo, com isso perde-se em dirigibilidade, durabilidade, estabilidade, conforto, etc.

O jeito é erguer um pouco a camionete mas não deixar chegar no batente da susp., o pior é que tem gente que ergue da batente e mesmo assim continua a apertar a regulagem aí a susp. praticamente nem trabalha devido a um carga muito alta nas barras de torção.

Nem muito baixa nem muito alta esse é o ponto certo para a susp. ter curso tanto para estender quanto para comprimir. Vai do gosto do freguês se ele quer uma susp. mais alta problema nenhum só vai perder um pouco de curso na extensão porém vai ter mais curso na compressão (mas devido a pressão da mola ou barra dificilmente se aproveita esse curso extra devido a carga no sistema).

Abraços, Leo

adams
04/12/2009, 11:40
Como digo aqui na firma:
"Calça de veludo ou B.. de fora".
Ese negocio de mexer em carro sem grana custa caro...
Ta cheio de inventores que depois de 20 mil kms não tem mais pneus na dianteira.
Resultado da teoria de regular as barras de torção...

Geist
04/12/2009, 11:56
Como digo aqui na firma:
"Calça de veludo ou B.. de fora".
Ese negocio de mexer em carro sem grana custa caro...
Ta cheio de inventores que depois de 20 mil kms não tem mais pneus na dianteira.
Resultado da teoria de regular as barras de torção...
tem que fazer tudo o que da,
mas tudo dentro do limite de segurança,
bem como isso ai, eu n sabia que dava tanto problema,
agora jamais vou colocar a barra no talo.

leobnaval
04/12/2009, 12:12
Bem lembrado Adams, quem mecher nas barras de torção tem que fazer alinhamento, inclusive cambagem, pra não perder os pneus e agravar ainda mais a falta de estabilidade (devido a nova altura).

Geist
04/12/2009, 12:26
não é o lugar certo, mas como entrou no assunto.... como que faz esta cambagem, por que ela ocorre quando mexe na torçao? e como faz dai pra acertar?

leobnaval
04/12/2009, 17:27
Geist procura no google ou aqui no forum tem muito material sobre cambagem principalmente da ranger que vinha sem umas arruelas de regulagem e o pessoal tinha que comprar na agência pra poder fazer a cambagem dela.

Nem todo alinhador sabe arrumar cambagem, portanto procure um lugar bom.

Walter L. L. Casitta
04/12/2009, 17:40
Graças que a triton, hilux e frontier assim como a nova Explorer e f150 nos estados unidos ja abandonaram a mola de torção.

A futura Ranger/Mazda continuará com a barra de torção...

PauloLimited
29/12/2009, 23:12
Qual material é mais apropriado para ser usado nos calços de um Body Lift, para q a pick-up num perca sua capacidade de carga ?

AKPG
29/12/2009, 23:13
Paulo,
Tenta entrar em contato com o Adams aqui do fórum. Ele trabalha com isto.
Abraço,

Walter L. L. Casitta
29/12/2009, 23:17
Qual material é mais apropriado para ser usado nos calços de um Body Lift, para q a pick-up num perca sua capacidade de carga ?

Eu uso polipropileno que é barato ou então Nylon se estiver a fim de gastar um pouco mais. Não vá colocar nada flexível...

PauloLimited
29/12/2009, 23:18
Paulo,
Tenta entrar em contato com o Adams aqui do fórum. Ele trabalha com isto.
Abraço,

Se ele num aparecer por aq, vai ser o jeito.

PauloLimited
29/12/2009, 23:19
Eu uso polipropileno que é barato ou então Nylon se estiver a fim de gastar um pouco mais. Não vá colocar nada flexível...

É madeira ?

Walter L. L. Casitta
29/12/2009, 23:22
É madeira ?

De jeito nenhum http://pt.wikipedia.org/wiki/Polipropileno

PauloLimited
29/12/2009, 23:28
De jeito nenhum http://pt.wikipedia.org/wiki/Polipropileno


Obrigado, pela ajuda e desculpa pelo acento q deu outro sentido na frase.

leobnaval
30/12/2009, 10:35
Paulo somente prensados não poderiam estra, pela foto eles estão parafusados, em caminhões geralmente são fixadas madeiras entre chassi e carroceria com grampos tipo grampo de feixe de mola e inclinados...
Eu não aconselharia você usar madeira para fazer seu body lift o adams usou mas só na caçamba e pode ver que não e um toquinho e sim uma régua de maderira.

Body lift o mais recomendado é nylon, PP (poliestireno), poliuretano, borracha, aço, etc.
Pode usar vários materiais desde que bem dimensionado e instalado.

Abraços, Leo

PauloLimited
30/12/2009, 13:02
Paulo somente prensados não poderiam estra, pela foto eles estão parafusados, em caminhões geralmente são fixadas madeiras entre chassi e carroceria com grampos tipo grampo de feixe de mola e inclinados...
Eu não aconselharia você usar madeira para fazer seu body lift o adams usou mas só na caçamba e pode ver que não e um toquinho e sim uma régua de maderira.

Body lift o mais recomendado é nylon, PP (poliestireno), poliuretano, borracha, aço, etc.
Pode usar vários materiais desde que bem dimensionado e instalado.

Abraços, Leo

Então, to a procura de um material q aguente peso, pq eu ando com a L200 carregada as veses por causa da fazenda. Agora se BL não combinar com peso, infelismente vo ter q desistir da idéia.:parede:

leobnaval
30/12/2009, 16:51
Paulo pense o seguinte sua camionete esta fixada no chassi por alguns pontos com borracha (buchas, devido a torção do conjunto e para dar maior conforto) e parafusos.
O body-lift nada mais faz do que erguer estes suportes a altura você escolhe 2",3"4", etc.
Já vi gente não recomendadando mais que 2" pelo fato de sofrer muita alavanca nos suportes originais em acelerações e frenagens, mas desde que bem feito pode-se usar bem mais alto que 2".

Se sua camionete tem 8 pontos de apoio da caçamba com o chassi (hipótese) ela vai continuar com esses 8 pontos porém um pouco mais alto, não altera a capacidade de carga do veículo porém altera o CG (centro de gravidade) que vai ser mais elevado, porém leva vantagem sobre erguer na suspensão.

Leia o tópico desde a 1ª pág. caso já não o tenha feito, que vai entender bem o que é body-lift.

Abraços, Leo

PauloLimited
30/12/2009, 17:52
Paulo pense o seguinte sua camionete esta fixada no chassi por alguns pontos com borracha (buchas, devido a torção do conjunto e para dar maior conforto) e parafusos.
O body-lift nada mais faz do que erguer estes suportes a altura você escolhe 2",3"4", etc.
Já vi gente não recomendadando mais que 2" pelo fato de sofrer muita alavanca nos suportes originais em acelerações e frenagens, mas desde que bem feito pode-se usar bem mais alto que 2".

Se sua camionete tem 8 pontos de apoio da caçamba com o chassi (hipótese) ela vai continuar com esses 8 pontos porém um pouco mais alto, não altera a capacidade de carga do veículo porém altera o CG (centro de gravidade) que vai ser mais elevado, porém leva vantagem sobre erguer na suspensão.

Leia o tópico desde a 1ª pág. caso já não o tenha feito, que vai entender bem o que é body-lift.

Abraços, Leo

Olha, eu so apaixonado por pick-ups, num sendo rebaixada, gosto de pick-up com rodão, com sonsão, porém hj meu gosto ta mais voltado para pick-ups com o visual off-road. Uma camionete com BL e pneus 33" pro meu gosto fica tão bonita quanto uma com rodão, só q pra mim a l200 com bl e pneus maiores fica muito mais útil, já q eu rodo toda semana em estrada de chão, viajo de Uberaba a Palmas/TO nás férias e as estradas nem sempre são boas e agora enquanto eu to de boa vendo o fórum a L200 ta na fazenda dando assistencia pro trator carregando tambor de oléo, saco de semente e outras coisas, por isso q eu to preucupado em relação aos calços, num quero me arrepender depois por q o BL foi pro saco por causa do peso q as veses a pick-up carrega.

dudarj
30/12/2009, 19:25
Olha, eu so apaixonado por pick-ups, num sendo rebaixada, gosto de pick-up com rodão, com sonsão, porém hj meu gosto ta mais voltado para pick-ups com o visual off-road. Uma camionete com BL e pneus 33" pro meu gosto fica tão bonita quanto uma com rodão, só q pra mim a l200 com bl e pneus maiores fica muito mais útil, já q eu rodo toda semana em estrada de chão, viajo de Uberaba a Palmas/TO nás férias e as estradas nem sempre são boas e agora enquanto eu to de boa vendo o fórum a L200 ta na fazenda dando assistencia pro trator carregando tambor de oléo, saco de semente e outras coisas, por isso q eu to preucupado em relação aos calços, num quero me arrepender depois por q o BL foi pro saco por causa do peso q as veses a pick-up carrega.

Ja tive diversos carros com BL e se você quer levar peso não coloque. O BL já vai alterar a força que cada apoio/parafuso terá que suportar, imagina isso com mais 500kg em cima!! Seria irresponsabilidade (minha opiniao). Além do que, o BL não vai te ajudar em absolutamente nada na estrada de chão.

Agora, se não for colocar a pickup para trabalhar, recomendo sim, pois irá possiilitar colocar uns pneus maiores.

Se quiser melhorar a dirigibilidade, melhore a suspensão. (amortecedores e molas)

juliano muller
30/12/2009, 22:15
Amigão, por experiencia propria, coloque o Body Lift sem medo!

Já tive duas picapes com BL e pode ter certeza que vc não sentira diferença alguma com relaçao a estabilidade, desempenho...pelo contrario, se vc pensa em usar pneus 33"pol., é o melhor que vc pode fazer, pois o centro de gravidade vai continuar o mesmo(chassi/mecanica/suspensao, tudo original)...

Tenho dois amigos que tem L200 com BL e ficaram muito boas, uma usa um com 3"pol e a outra com 2"...A que esta com BL de 3"pol ficou bem melhor esteticamente!

Bem, e com relaçao ao material usado nos BL que ja fiz, te recomendo usar o aluminio, pois a diferenca de preço para os de nylon é pequena e a durabilidade e acabamento nao se compara!

E quanto ao peso sobre os calços, nao esquenta a cabeça, pois estarão sobre os pontos de apoio originais da pick-up! É claro que se vc colocar um peso superior ao que a caçamba dela permite, as travesas iram entortar, com ou sem BL!

Mas, se vc fizer alguns calços a mais e colocar de apoio nas travessas da caçamba aonde nao há parafusos e nem coxins(segunda foto), é claro que a caçamba ficara bem mais reforçada, mas vc tera que analisar bem, como vc ira fixar os calços, de preferencia fixando-os na caçamba e fazendo rosca neles, deixando-os apenas apoiados sobre o chassi. E pra nao haver contato entre o chassi e o aluminio, vc pode fazer arroelas de borracha e colar nos calços, mas apenas nos calços que ficarao sob a caçamba...

Bom, nao sei bem como sao os pontos de fixaçao da L200, pois sempre fui adepto das Ford e minha experiencia é com Rangers, pois ja tive algumas, mas a ideia é a mesma... hoje to de Explorer V8 e com um Bl de 4"pol a caminho!:shock:

Boa sorte na empreitada!:concordo:
Abraço...

leobnaval
31/12/2009, 00:32
pois o centro de gravidade vai continuar o mesmo(chassi/mecanica/suspensao, tudo original)...


O centro de gravidae é alterado sim ou a cabine, caçamba, latas e tudo que fica no interior da caçamba não pesa...
Porém é a forma que menos altera o CG se comparado com modificações de suspensão e indiretamente tambem vai alterar pelos pneus maiores. (nada que tenha que se preocupar para quem quer ganhar desempenho off-road)



Bem, e com relaçao ao material usado nos BL que ja fiz, te recomendo usar o aluminio, pois a diferenca de preço para os de nylon é pequena e a durabilidade e acabamento nao se compara!

Recomendo o nylon pois é de fácil usinibilidade, e resiste a impactos, agentes químico, não transmite vibração como o alumínio, mais leves, a durabilidade é tão boa quanto os de aluminio, não gera ruído, etc...



E quanto ao peso sobre os calços, nao esquenta a cabeça, pois estarão sobre os pontos de apoio originais da pick-up! É claro que se vc colocar um peso superior ao que a caçamba dela permite, as travesas iram entortar, com ou sem BL!


X2 !!!! E os parafusos pode usar os de resistência 12.9 superiores aos originais para compensar o comprimento extra.

Lembre-se que tam várias peças que necessitam de adaptação e ajustes conforme o Adams citou...

Abraços, Leo

Walter L. L. Casitta
31/12/2009, 09:54
Que viagem em pessoal? Coloca o BL normal com polipropileno e com parafusos 10.9 mesmo que vai aguentar numa boa.

juliano muller
31/12/2009, 12:00
O polipropileno tem vida util, e com o tempo racha! Principalmente em lugares com brusca variaçao de temperatura!:stop:

Quando der posto fotos de calços de poliprop. rachados de um BL feito à uns 5 anos atrás! Uma beleza!!!:putz:

Se economiza 150,00 e mais tarde tem que trocar todos...:parede:

Abraço...

Walter L. L. Casitta
31/12/2009, 13:30
O polipropileno tem vida util, e com o tempo racha! Principalmente em lugares com brusca variaçao de temperatura!:stop:

Quando der posto fotos de calços de poliprop. rachados de um BL feito à uns 5 anos atrás! Uma beleza!!!:putz:

Se economiza 150,00 e mais tarde tem que trocar todos...:parede:

Abraço...

Não estamos falando da mesma coisa. Os meus instalei em 2003 e nunca aconteceu nada disso, nem na minha Ranger nem na S10 que o meu irmão tinha e nem da Ranger que ele tem hoje...

Polipropileno é mesmo material dos BLs fabricados no USA sendo que os de lá são injetados e aqui a gente faz usinando em tarugos maciços...

juliano muller
01/01/2010, 23:23
Essa vc venceu!:putz:

Me equivoquei com relaçao ao material usado nos calços do BL!:oops:

Os calços de um amigo meu que racharam NÃO são de POLIPROPILENO(nylon) e sim de POLIURETANO(borracha)...

Realmente o nylon é bem resistente e funciona muito bem como calços de BL! Eu é que viajei nessa!

Abraço...:concordo:

Joao Nogueira
02/01/2010, 21:21
Senhores seguem especificações de alguns produtos usados em BF.


POLIPROPILENO HOMO e COPOLÍMERO
Um dos plásticos de menor peso específico e com a maior resistência química disponível. Produzidos em HOMOPOLÍMERO e COPOLÍMERO (excelente resistência ao impacto). Impermeável a líquidos e gases. A baixa absorção de água confere-lhe boa estabilidade dimensional.
Principais características :
- baixo peso específico: 0,91 g/cm3.
- absorção de água: menor que 0,03 %
- boa resistência ao impacto o HOMOPOLÍMERO.
- excelente resistência ao impacto o COPOLÍMERO
- soldável e moldável.
- atóxico.
- anti-aderente.
- temperatura de trabalho – 10 ºC a + 95 ºC.
- bom isolante elétrico e térmico.
- boa resistência química.
- cor de identificação: AMARELO OURO

Algumas aplicações: cepos para balancins de corte, tanques para produtos químicos, tanques de
galvanoplastia, flanges, válvulas, conexões, aparelhos ortopédicos, rotores, etc.


Tarugo de Nylon, também conhecido como TECHNYL RHODIA, um plástico de engenharia de alto desempenho nas aplicações mecânicas, elétricas e químicas.Toda linha de chapas e tarugos em nylon.
-Tarugo denylon Preto, Tarugoa de Nylon diversas medidas.
- baixo peso específico: 1,14 g/cm3.
- permite aditivação: pigmentos de cores, silicone, grafite, MoS2, anti-estático, proteção ultra-violeta, etc.
- alta resistência à abrasão.
- baixo ruído.
- auto-extinguível.
- facilidade de usinagem proporcionando ótimo acabamento.
- temperatura de trabalho – 30 ºC a + 110 ºC.
- auto lubrificante.
- excelente isolante elétrico e térmico.
- boa resistência química.
- cor de identificação: DOURADO (ouro metálico)
Algumas aplicações: engrenagens, cremalheiras, roldanas, parafusos, buchas, chavetas, anéis, lâminas de raspadores, chapas de desgaste, placas deslizantes, etc.


Tarugo de poliuretano pertence a um grupo de materiais que aliam características de elastômero com possibilidade de transformação como termoplástico devido à grande variação de durezas possíveis de se estabelecer na sua formulação. Possui alta resistência à tração e compressão, e é ideal na produção de peças que exijam grande durabilidade.

APLICAÇÕES : Junta de vedações, substituições de molas, revestimento de roldanas, acoplamentos, gaxetas, batentes, moldes, placas de desgaste, retentores, telas para mineração, peças técnicas em geral.


Fonte - www.famal.com.br (http://www.famal.com.br)

Walter L. L. Casitta
02/01/2010, 21:38
Senhores seguem especificações de alguns produtos usados em BF.


POLIPROPILENO HOMO e COPOLÍMERO
Um dos plásticos de menor peso específico e com a maior resistência química disponível. Produzidos em HOMOPOLÍMERO e COPOLÍMERO (excelente resistência ao impacto). Impermeável a líquidos e gases. A baixa absorção de água confere-lhe boa estabilidade dimensional.
Principais características :
- baixo peso específico: 0,91 g/cm3.
- absorção de água: menor que 0,03 %
- boa resistência ao impacto o HOMOPOLÍMERO.
- excelente resistência ao impacto o COPOLÍMERO
- soldável e moldável.
- atóxico.
- anti-aderente.
- temperatura de trabalho – 10 ºC a + 95 ºC.
- bom isolante elétrico e térmico.
- boa resistência química.
- cor de identificação: AMARELO OURO

Algumas aplicações: cepos para balancins de corte, tanques para produtos químicos, tanques de
galvanoplastia, flanges, válvulas, conexões, aparelhos ortopédicos, rotores, etc.


Tarugo de Nylon, também conhecido como TECHNYL RHODIA, um plástico de engenharia de alto desempenho nas aplicações mecânicas, elétricas e químicas.Toda linha de chapas e tarugos em nylon.
-Tarugo denylon Preto, Tarugoa de Nylon diversas medidas.
- baixo peso específico: 1,14 g/cm3.
- permite aditivação: pigmentos de cores, silicone, grafite, MoS2, anti-estático, proteção ultra-violeta, etc.
- alta resistência à abrasão.
- baixo ruído.
- auto-extinguível.
- facilidade de usinagem proporcionando ótimo acabamento.
- temperatura de trabalho – 30 ºC a + 110 ºC.
- auto lubrificante.
- excelente isolante elétrico e térmico.
- boa resistência química.
- cor de identificação: DOURADO (ouro metálico)
Algumas aplicações: engrenagens, cremalheiras, roldanas, parafusos, buchas, chavetas, anéis, lâminas de raspadores, chapas de desgaste, placas deslizantes, etc.


Tarugo de poliuretano pertence a um grupo de materiais que aliam características de elastômero com possibilidade de transformação como termoplástico devido à grande variação de durezas possíveis de se estabelecer na sua formulação. Possui alta resistência à tração e compressão, e é ideal na produção de peças que exijam grande durabilidade.

APLICAÇÕES : Junta de vedações, substituições de molas, revestimento de roldanas, acoplamentos, gaxetas, batentes, moldes, placas de desgaste, retentores, telas para mineração, peças técnicas em geral.


Fonte - www.famal.com.br (http://www.famal.com.br)

O poliuretano é muito flexível. Não é recomendado.

leobnaval
03/01/2010, 12:39
Coloca o BL normal com polipropileno e com parafusos 10.9 mesmo que vai aguentar numa boa.

X2!! Walter, mas é que o duda falou pra não por BL que estourava nos suportes e nos parafusos.

Originalmente os parafusos de fix. carroceria/chassi da minha L200 são os 8.8, mas aqui dificilmente se acha os 10.9 na medida desejadas só os 8.8 ou 12.9, por isso citei eles...

O poliuretano não é recomendado para fazer os calços mas pode ser usado como bucha nos suportes do BL, que originalmente usa borracha (que tambem resseca...)

Abraços, Leo

Walter L. L. Casitta
03/01/2010, 18:36
X2!! Walter, mas é que o duda falou pra não por BL que estourava nos suportes e nos parafusos.

Originalmente os parafusos de fix. carroceria/chassi da minha L200 são os 8.8, mas aqui dificilmente se acha os 10.9 na medida desejadas só os 8.8 ou 12.9, por isso citei eles...

O poliuretano não é recomendado para fazer os calços mas pode ser usado como bucha nos suportes do BL, que originalmente usa borracha (que tambem resseca...)

Abraços, Leo

Se o original é 8.8 então blz. Outros de 8.8 no BL também vão aguentar tranqüilo...

adams
03/01/2010, 19:46
Os originais são 10.8 ou 10.9 não lembro.
Os 8.8 são paragusos de aço normalmente comercializados.

dudarj
03/01/2010, 20:40
X2!! Walter, mas é que o duda falou pra não por BL que estourava nos suportes e nos parafusos.

Originalmente os parafusos de fix. carroceria/chassi da minha L200 são os 8.8, mas aqui dificilmente se acha os 10.9 na medida desejadas só os 8.8 ou 12.9, por isso citei eles...

O poliuretano não é recomendado para fazer os calços mas pode ser usado como bucha nos suportes do BL, que originalmente usa borracha (que tambem resseca...)

Abraços, Leo


Leo, falei para não por BL "SE" o rapaz for carregar peso, que é o caso.

O Adams é fabricante/vendedor de BL e pelo que vi por fotos e relatos de clientes tem produtos de qualidade e os kits são completos. Acredito que seja único nesse segmento, portanto posso fazer uma pergunta:

Trabalho com construção e transporto diariamente cerca de 900kg por vez de cimento na caçamba por estradas de terra na minha L200 2003.
Tenho interesse na compra dos BL de 3" feitos por voce em Nylon/Polipropileno. Você se responsabiliza por qualquer acidente que venha ocorrer devido a ruptura ou quebra dos calços/parafusos?

Não precisa nem responder!! Tenho certeza que irá projetar um produto diferente para este caso e não somente aumentar o grau do parafuso utilizado.....e caso não consiga projetar/fabricar, irá me desaconselhar devido ao uso.

Desculpe se citei você mas acho que hoje você é um dos que mais entende desse assunto nesse fórum.

Como eu disse anteriormente, APOIO aos que querem colocar BL para ficar com o veiculo mais bonitão e NÃO vai utilizar o veículo para transporte de carga pesada ou trilhas pesadas (trilhas pesadas não é o caso de nenhum aqui com picapes)

leobnaval
03/01/2010, 23:50
Os originais são 10.8 ou 10.9 não lembro.
Os 8.8 são paragusos de aço normalmente comercializados.

Adams se quiser tiro uma foto e posto aqui a especificação esta no parafuso 8.8 e é o original.

Abraços, Leo

leobnaval
04/01/2010, 00:05
Leo, falei para não por BL "SE" o rapaz for carregar peso, que é o caso.

O Adams é fabricante/vendedor de BL e pelo que vi por fotos e relatos de clientes tem produtos de qualidade e os kits são completos. Acredito que seja único nesse segmento, portanto posso fazer uma pergunta:

Trabalho com construção e transporto diariamente cerca de 900kg por vez de cimento na caçamba por estradas de terra na minha L200 2003.
Tenho interesse na compra dos BL de 3" feitos por voce em Nylon/Polipropileno. Você se responsabiliza por qualquer acidente que venha ocorrer devido a ruptura ou quebra dos calços/parafusos?

Não precisa nem responder!! Tenho certeza que irá projetar um produto diferente para este caso e não somente aumentar o grau do parafuso utilizado.....e caso não consiga projetar/fabricar, irá me desaconselhar devido ao uso.

Desculpe se citei você mas acho que hoje você é um dos que mais entende desse assunto nesse fórum.

Como eu disse anteriormente, APOIO aos que querem colocar BL para ficar com o veiculo mais bonitão e NÃO vai utilizar o veículo para transporte de carga pesada ou trilhas pesadas (trilhas pesadas não é o caso de nenhum aqui com picapes)

Concerteza duda, além do mais a L200 a partir de 99 que foram nacionalizadas já saem com um BL :-D de fabrica porém ele foi feito no próprio chassi da camionete e portanto muito bem projetado e com os suportes com fixação acima do modelo anterior.

E quanto ao parafuso a diferença de preço no final é irrisória e a segurança muito maior, alem de a força exercida será muito maior afinal tem o efeito alavanca devido a distância ser maior.

E outra se eu vende-se ou fabrica-se BL não teria que fazer um especifico para o seu uso, mas sim um especifico para o seu veiculo que no caso é uma L200 e tem capacidade de carga pouco acima de 1Ton. então todos os kits deverão no mínimo suportar o que a camionete originalmente suporta.:concordo:

Mesmo assim o pessoal que usa BL tambem carrega peso e usa normalmente a pick-up eu aconselho o uso, mas não garanto afinal não foi eu quem fabriquei, nem eu que instalei, caso contrário eu garantiria numa boa.

O Adams vende e instala ele vai te responder melhor suas dúvidas quanto ao produto dele, mas se ele vende concerteza ele te garante.

Abraços, Leo

leobnaval
04/01/2010, 01:50
Concordo com o que o Adams disse e mais fizemos um ensaio de tração na Facul com um corpo de prova com aço 1020 e diâmetro da área de rompimento de 10,2 mm tudo de acordo com a anorma ABNT e o material só rompeu depois de atingir um pico de tensão de 4,5 ton., daria pra suspender 2 L200 só com um parafuso estando a força no sentido do seu comprimento.

O ponto mais "frágil" no BL, é a própria lata da carroceria e/ou os suportes onde se parafusa que pode aparecer trincas especialmente em alturas exageradas de BL, mas mesmo assim nunca ouvi ninguém dizer que trincou algum suporte ou lata por causa de BL.

Realmente os kit do Adams são muito bem feitos.

Abraços, Leo

dudarj
04/01/2010, 14:42
Obrigado Sandro!

Essa foto que você postou, mostra que um BL pode ser muito mais complexo do que simplesmente um parafuso reforçado e um tarugo de nylon. Você criou uma travessa para servir de base para os apoios da caçamba e ainda colocou um tirante preso no chassis para dar mais apoio e em caso mais exigente, sugeriu o uso de cabo de aço tracionado para ter mais estabilidade e confiabilidade.

Você está de parabéns pela seriedade do seu trabalho.

adams
04/01/2010, 17:01
Calma duda

a foto é de um kit importado.

tentei te mostrar que da pra reforçar o meio com uma travessa metalica.

Os tirantes ali ja ficam por conta da esperteza de quem vende.
Porque de fato não tem grande função pratica.
A maior delas seria diminuir a maneabilidade que o chassis apresenta por ter a distancia aumentada pelo bl em relação ao assoalho.
Ma minha concepção quanto mais maleavel o chassis fica mais facil andar na terra.
Vide os suvs como explorer e blazer que por não serem articulados (caçamba e cabine) vibram em acesso ao se andar em estradas não pavimentadas.

Mas são so opiniões.

Um abraço

marzsc
19/01/2011, 09:48
Bom dia amigo, estou pensando em fazer o mesmo na minha. Estou com os pneus mas ainda não consegui usar. Vc poderia me dar algumas dicas, do tipo tel da oficina que levantou e material usado, onde comprou o material, quanto gastou? Vc disse no outro post que talvez trocase duas mangueiras, foi necessario? Usou as buchas de 7 cm ? Quem meche no meu carro aqui em Niteroi é o chapeu, não sei se vc conhece. Aguardo retorno seu e obrigado.
marzsc@hotmail.com
Marcelo Carvalho.

helio bruno lopes
07/10/2014, 22:07
Thor,antes de mais nada obrigado pelo elogio...
Usei polipropileno para fazer os calços,é vendido tipo um salaminho vc corta no tamanho que vc quer usar é duro como rocha, eu particularmente fiz com 8 centimetros e n ficou feio!!
vc tem msn..se tiver me chama te passo mais dicas se quizer!!

Ola, sou novo por aqui!
parabens pelo servico, ficou 10.

onde eu acho o polipropileno????

edubaja
19/09/2020, 19:22
Perfeita explicação, comecei a desmontar pra fazer na minha e já sei onde mexer. Muito obrigado pelos esclarecimentos.