PDA

Ver Versão Completa : Projeto 6x6 caixa transferência engesa



hugosm
30/09/2010, 11:40
Possuo uma caixa de transferência ENGESA, ela estava em uma caminhão 6x6 do exército e ainda possui saída para guincho mecânico. Deste então venho sonhando em montar um 6x6 estilo pinzgaeur para expedições.

Já olhei aqui no forum uma Rural e um jeep 6x6 para ter uma idéia, mas todos eles utilizam 2 caixas de tranferências para deslocar o cardã para o último diferencial traseiro.

Desta forma, gostaria de receber orientações sobre quais seriam as configurações que se edaptariam bem para esta caixa de transferência.

Existe alguma possibilidade de utilizar 3 diferenciais dianteiros da ranger 4x4 para deixar tudo independente???

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-153785025-diferencial-da-ranger-4x4-dianteiro-dana-relaco-41-por-9-_JM


Irei utilizar um motor 6cc chevrolet
Caixa de marcha da C20

MOLOKO+
30/09/2010, 19:38
Ja bolei um projeto assim para uma rural 6x 6 que utilizaria uma cx desta da maior que acabei usando numa Wagoneer 1971 mas com motorizacao V8 diesel. 215hp. Acho fraco o Gm 6 cili para 3 diferenciais So Essa cx Pesa pacas e existem salvo engano 3 tamanhos. picape ate os caminhoes mais pesedos.O grande desafio e passer a transmission para o ultimo eixo melhor usar Rockwell que passa os car dans por cima ou usar cardans Cv passando por cima do eixo do meio.A suspensao pode ser Boomerang tipo os caminhoes pivotadas no meio da feixe de molas ou mesmo um par de feixos para cada differencial trabalhando paralelas uma por fora do chassis e outré por baixo ads longarina ou mesmo por dentro pesquise mais que vai achar a solucao um esquema tanbem tipo eixos de omega,e suspensao pneumatica.sucesso. Sds Pedro

hugosm
01/10/2010, 10:09
Esta caixa de transferência estava num caminhão militar chevrolet D65 com motor chevrolet 6cc. Fiquei sabendo que fazia 600 metros/litros !


Sobre os diferenciais rockwell, eles são estão fora do meu orçamento.

Como é que posso fazer isso utilizando 3 diferenciais de caravan 6cc ?

MOLOKO+
01/10/2010, 10:24
Esta caixa de transferência estava num caminhão militar chevrolet D65 com motor chevrolet 6cc. Fiquei sabendo que fazia 600 metros/litros !


Sobre os diferenciais rockwell, eles são estão fora do meu orçamento.

Como é que posso fazer isso utilizando 3 diferenciais de caravan 6cc ?
Conforme disse melhor usar tres eixos de Omega com relação C&P para o 6 cilindros 4.1 o dianteiro trabalha de cabeça para baixo invertido tendo que bolar como os eixos de manga se encaixariam no munhão,não esquecendo que teria se uma suspensão independente nas 6 rodas
Pesquisa que é o caminho SDS Pedro

hugosm
01/10/2010, 11:02
Esta foto é de uma F350 6x6. Este sistema é o CV a que você se referia que permite que se incline o diferencial para receber o cardã ?

VictorMedeirosRN
01/10/2010, 18:42
Esta caixa de transferência estava num caminhão militar chevrolet D65 com motor chevrolet 6cc. Fiquei sabendo que fazia 600 metros/litros !


Sobre os diferenciais rockwell, eles são estão fora do meu orçamento.

Como é que posso fazer isso utilizando 3 diferenciais de caravan 6cc ?

Amigo,
Possuo um dito cujo Chevrolet C-65, posso te garantir duas coisas, o consumo é algo parecido com isso:), na real 4~5KM/L, e outra coisa não falta torque no motor não viu. O Bichão é bruuuuuuuto!

Abraços, Victor

MOLOKO+
01/10/2010, 18:51
Esta foto é de uma F350 6x6. Este sistema é o CV a que você se referia que permite que se incline o diferencial para receber o cardã ?

Ness figura a cx de transferencia ja teem a segunda saida acima da primeira o que facilita e observe qu o ultimo eixo esta rodado pro alto par aliviar o angulo de trabalho da segunda parte da transmissao deste eixo.Pode usar uma Cv ou mesmo um mancal uma cruzeta intermediaria para este ultimo eixo carda.SDS

mauriciof
01/10/2010, 20:59
primeiro, não daria pra você usar a saida do guincho dianteiro e colocar mais um cardã pra então fazer um veiculo 8x8?

acredito que a melhor saida mesmo é rockwell, pra cada eixo que você tiver que adaptar e usinar peças vai aumentar o custo, principalmente dependendo do tipo de eixo que tu vai conseguir encontrar que também dê pra adaptar alguma coisa.

tirando a opção do rockwell, imagino que você poderia também pensar em duas coisas: 1) adaptar um sistema parecido aos caminhões 6x4, que no primeiro eixo da tração possuem ou um furo para passar o cardã do lado, ou um tipo de mancal onde o cardã é preso, levando o cardã pro segundo eixo. Mas aí você ainda precisa achar um eixo desses, pois o deferencial dianteiro é deslocado. 2) você mesmo deslocar os berços dos deferenciais para direita e esquerda: pegando dois def do jeep mesmo, cj, você deixa um como está, e no outro você arranca os tubos da carcaça e inverte eles, invertendo as pontas de eixo, deslocando o berço para o lado oposto, assim fica um do lado direito, e outro do lado esquerdo, aproveitando as mesmas pontas de eixo. Mas aí teria que saber a aplicação e se os eixos de cj irão aguentar o tranco.

sallespickup
01/10/2010, 21:47
bom o motor 6cc desde que se use por exemplo o cambio da D20 240 v dá e sobra, os diferenciais, para dar uma ideia em que carro pretende instala-los??? pickup, jeep quer rodagem simples dupla, esclareça ai para podermos dar pitacos com um pouquinho de conhecimento e consciencia

carlos sallespickup

hugosm
02/10/2010, 09:00
bom o motor 6cc desde que se use por exemplo o cambio da D20 240 v dá e sobra, os diferenciais, para dar uma ideia em que carro pretende instala-los??? pickup, jeep quer rodagem simples dupla, esclareça ai para podermos dar pitacos com um pouquinho de conhecimento e consciencia

carlos sallespickup


Colega, pretendo construir algo como um pinzgauer (mas não com suspensão independente, para diminuir a Mão de Obra), efim, um pequeno caminhão para expedições.
Será rodagem simples

hugosm
02/10/2010, 09:09
Quando ao fazer um 8x8, não está nas minha prioridades agora, pois teria que fazer uma modificação na caixa de tranferência, que me sairia uma nota só de torneiro.

Quando aos eixos rockweel, acho que não são uma opção para mim, pois são bem pesados, parrudos e caros.

Até ogora a idéia que me vem mais clara, é levar o cardam da caixa de tranferência até imediatamente o final do penultimo eixo por um mancal e depois colocar outro cardam inclinado que se ligará ao último eixo, tal como o MOLOKo+ sugeriu...

"Pode usar uma Cv ou mesmo um mancal uma cruzeta intermediaria para este ultimo eixo carda.SDS"

hugosm
02/10/2010, 09:16
Colega já tinha assitido os vídeos do teu D65 General (belíssimo!!!), foi depois disso que eu achei que o chevrolet 6cc aguentaria sem problema. Sei que o consumo é alto, mas... o ford Ka de um colega meu faz 5 km/l na cidade e uma ranger 6cc 4.0 faz 6km/l...então acho que é vantagem. Alem do mais, o motor está tracionando um caminhão e não um ford Ka !!

Saudações !!

hugosm
02/10/2010, 10:55
Pessoal, o que eu quero fazer é mais ou menos o que está na foto abaixo, no entando eu não queria utilizar nenhum diferencial deslocado, apenas centrais.

lucciano amaral
08/10/2010, 14:47
Amigos preciso de uma ajuda de vc's. Tenho um reo que esta sem a caixa de tansferencia, contudo eu tenho uma caixa de transferencia do engesa ee34, Pergunto se esta caixa de transferencia aguentaria o reo 6x6. valuewwww

sallespickup
08/10/2010, 15:19
Pessoal, o que eu quero fazer é mais ou menos o que está na foto abaixo, no entando eu não queria utilizar nenhum diferencial deslocado, apenas centrais.

vou te dar uma ideia, use só diferenciais de ranger ou s10, o que vc achar mais forte e barato eé claro, sendo que o primeiro diferencial é o traz completo, ja o de traz (segundo) poe o dianteiro, só o meio bem alto preso fixo no chassi, poe os semieixos originais e se quiser sistema independente poe a suspenção completa dianteira pois as bandejas são barras de torção e ai é mole, mas tem um pulo do gato, nesta minha ideia, tem que ver se da para inverter o sentido que gira o cardam que ira pra esse 2 dif, pois é só pensar ele trabalha no carro voltado pra traz, e como lhe sugeri ele ficara pra frente, resultado se o cardam dele não virar no sentido contrario ao do primeiro um ira pra frente e o outro pra traz,

cara não sei se foi viagem minha, mas ficaria com um custo bem em conta

carlos sallespickup

ai pessoal se alguem me achar louco, nem precisam falar viu rsrsrsrs!!!

sallespickup
08/10/2010, 15:22
Amigos preciso de uma ajuda de vc's. Tenho um reo que esta sem a caixa de tansferencia, contudo eu tenho uma caixa de transferencia do engesa ee34, Pergunto se esta caixa de transferencia aguentaria o reo 6x6. valuewwww

se for a do ee34 que tem reduzida aguenta sim, pois ela é praticamente a mesma do reo, porem a carcaça é menor (do ee)

carlos sallespickup

lucciano amaral
13/10/2010, 07:57
se for a do ee34 que tem reduzida aguenta sim, pois ela é praticamente a mesma do reo, porem a carcaça é menor (do ee)

carlos sallespickup

Amigo Salles, a minha caixa de transferencia é do engesa ee34 sim, valeuwwww

edwint
13/10/2010, 08:11
Amigo Salles, a minha caixa de transferencia é do engesa ee34 sim, valeuwwww

que otimo!!!

hugosm
15/10/2010, 09:06
Estou aos poucos desenhado a máquina, mas estou com dúvida com realção aos cardans...

coelgas, qual seria o desvio/ángulo longitudinal e lateral limite do cardan em relação ao diferencial ???

Vi em alguns sites, o valor de 3º, mas vejo em vários vaículos que este valor é ultrapassado e em muito tanto logitudinal quanto lateralmente!!!

hugosm
16/10/2010, 09:43
Sobre o ãngulo do cardan, achei a infromação que precisava. Achei o negócio bem crítico, pois como na quinta macha a relação é muito próxima de 1:1 e o motor deve está trabalhando entre 3500 - 4500 rpm deve ter um ângulo máximo de 2 - 3 º !!!! Putzz é muito pouco.. mas quem manda é a mecânica !!

Segue recorte que tirei do catálogo da INEP

hugosm
16/10/2010, 09:45
Não consegui postar o recorte, então postei todo o catálogo. O gráfico RPM x ângulo está na página 19.

mauriciof
16/10/2010, 11:57
use mais do que 1 cardan, em geral os caminhões usam 3, quando o entre-eixos é maior, até 4 cardans, e você vai trabalhando o angulo entre eles pra não deixar um só muito inclinado

Luciano de Castro Teixeir
17/10/2010, 18:34
Que tal usar eixos de Toyota Bandeirante, sendo o do meio dos mais antigos com a bola central, e o último dos menos antigos, com a bola do lado? Instala no eixo central, o mancal onde passará o cardã para o último eixo. Com a cx Engesa 6x6, acho a solução mais fácil e econômica. Não esqueça de instalar tiras limitadoras na suspensão, se não, numa passagem por obstáculos, um eixo desce, outro sobe, os cardãs escapam e é uma cag@ada só.
Já tive REO e Ford 6x6, prefiro um bom 4x4 com guincho e correntes nos pneus, menos peso, menos peças para quebrar.
Boa sorte no projeto.

Lula

hugosm
18/10/2010, 11:30
Que tal usar eixos de Toyota Bandeirante, sendo o do meio dos mais antigos com a bola central, e o último dos menos antigos, com a bola do lado? Instala no eixo central, o mancal onde passará o cardã para o último eixo. Com a cx Engesa 6x6, acho a solução mais fácil e econômica. Não esqueça de instalar tiras limitadoras na suspensão, se não, numa passagem por obstáculos, um eixo desce, outro sobe, os cardãs escapam e é uma cag@ada só.
Já tive REO e Ford 6x6, prefiro um bom 4x4 com guincho e correntes nos pneus, menos peso, menos peças para quebrar.
Boa sorte no projeto.

Lula

Obrigado pela dica Luciano, muito boa mesmo!!! Mas ainda tenho a seguinte dúvida, a relação utilizada no diferencial (Band) mais antigo é a mesma do diferencial mais novo ?

Cia do Jeep
25/08/2011, 01:12
Caixa de Transferência Engesa

Boa noite a todos
Alguém consegue identificar de qual Engesa é esta T-Case?

Plaqueta informa:
Tipo: M
Código: 1525.210.568
Número: GXE.06771206
Lista: R01.140.M1

valmirjunior
16/12/2011, 19:32
vamos desenterrar...

e se usar uma caixa como do dodge t-rex

http://www.cardomain.com/ride/2647357/1998-dodge-ram-3500-mega-cab
Parque4x4 - Dodge Ram 6x6: T-Rex, excelente preparación (http://www.parque4x4.com.ar/articulos/dodge6x6/index.html)
Stan Prueitt's Dodge T-Rex 6x6 (http://www.rme4x4.com/showthread.php?51856-Stan-Prueitt-s-Dodge-T-Rex-6x6)

Sérgio L. Seus
27/06/2013, 11:18
Umas caixas eu multipliquei , outras eu adptei . Fiz uma para o meu F600 militar 4x4 com saída para quincho dianteiro e traseiro e mais para tração do reboque . Posso te dar todas as dicas , é só entrar em contato . um abraço .
Possuo uma caixa de transferência ENGESA, ela estava em uma caminhão 6x6 do exército e ainda possui saída para guincho mecânico. Deste então venho sonhando em montar um 6x6 estilo pinzgaeur para expedições.

Já olhei aqui no forum uma Rural e um jeep 6x6 para ter uma idéia, mas todos eles utilizam 2 caixas de tranferências para deslocar o cardã para o último diferencial traseiro.

Desta forma, gostaria de receber orientações sobre quais seriam as configurações que se edaptariam bem para esta caixa de transferência.

Existe alguma possibilidade de utilizar 3 diferenciais dianteiros da ranger 4x4 para deixar tudo independente???

Diferencial Da Ranger 4x4 Dianteiro - MercadoLivre Brasil (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-153785025-diferencial-da-ranger-4x4-dianteiro-dana-relaco-41-por-9-_JM)


Irei utilizar um motor 6cc chevrolet
Caixa de marcha da C20

valmirjunior
06/07/2013, 19:03
Umas caixas eu multipliquei , outras eu adptei . Fiz uma para o meu F600 militar 4x4 com saída para quincho dianteiro e traseiro e mais para tração do reboque . Posso te dar todas as dicas , é só entrar em contato . um abraço .

Sergio, voce tem um email para eu tirar algumas duvidas sobre estas caixas de engesa?

Valmir

Feijoó
14/04/2020, 18:37
Sergio, voce tem um email para eu tirar algumas duvidas sobre estas caixas de engesa?

Valmir

Boa tarde/Noite... Faz anos q colocaram essa última mensagem... O projeto andou? Pinzigauer Brasileiro deu certo? Abraços

ccfm0310
05/11/2023, 22:29
Bom dia/tarde/noite!

Estou querendo transformar um CJ3A 1952 em 6x6.

Como ficou a expertência final do projeto?

Abs!