Ver Versão Completa : MQG - v1- "Dicas Mecânicas"
Olá para todos,
Ficou pronta e edição 58 do MQG vol I - "Dicas Mecânicas" (para motores 300 TDI).
Interessados em ter uma cópia devem me escrever (murilo.galvao.queiroz@gmail.com) , por fora do Forum, solicitando uma.
Sds,
mg
Olá para todos,
Ficou pronta a edição nr 071 do MQG-Dicas Mecânicas (para os Defender 300TDI). Interessados em receber uma cópia, fv enviar o pedido diretamente para meu email.
Abç,
Murilo,
Coloque o arquivo livremente na rede, do mesmo modo que colocamos livremente a informação que você utiliza para o guia.
Abs
Clemente
Prezado Clemente,
Tudo bem ?
Já tivemos a oportunidade de discutir este assunto e conhecemos bem a opinião de cada um a respeito. A informação/ o manual é totalmente livre , como você sugere. Sempre que há atualizações, estas são disseminadas nos foruns adequados e que possuem interesse pelo assunto. Como pode ser percebido nestes anos todos do trabalho, não há qualquer interesse pessoal envolvido. Sobre a forma da distribuição, prefiro que continue como sempre foi, pelas razões que já lhe expliquei. Sei que você não concorda mas lhe peço que a aceite.
Abraços,
mg
Murilo,
mesmo discordando de você, tenho todas as minhas livres e gratuitas contribuições incluídas no seu guia de distribuição limitada. Solicitar o envio de um e-mail para então receber de volta as informações não é certo, ainda mais com aqueles que lhe ajudaram escrevendo toda a informação que você sequer cita a fonte como manda o código dos direitos de autor, diga de passagem, por falta de bom senso, é uma lei na maioria dos países e uma regra definida no Brasil.
Lamentável e sempre que você oferecer seu manual, lhe lembrarei disso.
Quer fazer, faça certo!
Esta é a beleza deste fórum e da livre internet. Você infelizmente está na contramão da lei e da proposta da rede.
Sem mais
Clemente
Prezado Clemente,
Tudo bem ?
Já tivemos a oportunidade de discutir este assunto e conhecemos bem a opinião de cada um a respeito. A informação/ o manual é totalmente livre , como você sugere. Sempre que há atualizações, estas são disseminadas nos foruns adequados e que possuem interesse pelo assunto. Como pode ser percebido nestes anos todos do trabalho, não há qualquer interesse pessoal envolvido. Sobre a forma da distribuição, prefiro que continue como sempre foi, pelas razões que já lhe expliquei. Sei que você não concorda mas lhe peço que a aceite.
Abraços,
mg
Murilo,
mesmo discordando de você, tenho todas as minhas livres e gratuitas contribuições incluídas no seu guia de distribuição limitada. Solicitar o envio de um e-mail para então receber de volta as informações não é certo, ainda mais com aqueles que lhe ajudaram escrevendo toda a informação que você sequer cita a fonte como manda o código dos direitos de autor, diga de passagem, por falta de bom senso, é uma lei na maioria dos países e uma regra definida no Brasil.
Lamentável e sempre que você oferecer seu manual, lhe lembrarei disso.
Quer fazer, faça certo!
Esta é a beleza deste fórum e da livre internet. Você infelizmente está na contramão da lei e da proposta da rede.
Sem mais
Clemente
================================================== ================
Prezado Clemente e demais interessados no assunto,
Procurei evitar, por não gostar delas, qualquer polêmica sobre este assunto. Entretanto, em atenção aos mais novos participantes deste Forum que não acompanharam nossas discussões anteriores, fico na obrigação de esclarecer alguns pontos levantados pelo Clemente.
- ele afirma que o processo de distribuição "não é certo". Baseado em que se pode afirmar isto ? Qual lei ou norma estarei descumprindo ? Apresentem-me uma que irei considerá-la com toda a seriedade. Creio que o Clemente mistura opinião e preferência pessoais com o conceito do certo x errado. Lamento por isto.
- transcrevo parte da msg do Clemente : " você sequer cita a fonte como manda o código dos direitos de autor ...".
Peço a qualquer um que possua uma das edições do Manual que confira :
a) página 02 do vol I, por exemplo : " Manual Quebra-Galho - As informações contidas neste Manual foram obtidas de diversas fontes e colaboradores, em sua maioria, de participantes das listas LROA, Clube Land Rover e Forum 4x4 Brasil. "
b) página 541 do mesmo volume : Capítulo " XII – Colaboradores - Participantes das listas Clube Land Rover (CLR), Land Rover Owners Association (LROA) e do Forum Brasil 4x4"
Estarei omitindo algo ou temos problemas na forma ?
Infelizmente sou obrigado a voltar ao passado. Até mais ou menos um ano e meio atrás, nesse Capítulo XII referido acima, eu colocava nominalmente os colaboradores. Já tive oportunidade de explicar ao Clemente várias vezes que o número de páginas cresceu muito (hoje são quase 550 só no vol I) e aquela citação estava me tomando muito tempo no processo de transcrição, escolha do local, ajustes de forma e conteúdo, indexação, correçao ortográfica e, por fim, voltar à página correspondente para acrescentar (ou não) o nome do autor de cada mensagens. E, lembrando, um dado tópico muitas vezes gera mais de uma dúzia de respostas e assim, multiplica-se o trabalho desse vai-e-vem. Por isto, resolvi facilitar o trabalho substituindo a relação nominal pela citação genérica como hoje consta de todos os volumes. Foi uma forma de simplificação para que eu tivesse mais tempo para prosseguir no trabalho.
E foi aí que só o Clemente não gostou. Vários outros colaboradores, que contribuem com quantidade e qualidade, tanto ou mais ou melhor do que o Clemente, ninguém se importou quando avisei que passaria a ser daquela forma.
Mais uma vez só posso lamentar a posição do Clemente que me parece estar colocando seu ego e traços de vaidade sobre o coletivo. Ou, pelo menso, não aceitando me dar uma "colhe de chá" no trabalho exaustivo que é fazer tal montagem. Para fazer, "faça bem feito", já disse ele e continuará repetindo, eu sei. Acontece que não busco a perfeição, típica dêle, e creio que tal generalização não diminui a qualidade do Manual distribuído cheio de outras falhas, reconheço, frutos de minhas limitações.
- "bom senso", cita êle. Lessem os ingleses esta afirmação certamente a achariam engraçada. Para eles, o que é o "bom senso", senão algo pessoal ? Naquela ilha costumam usar o "senso comum" (common sense), muito mais apropriado. E, neste caso, me parece que o Clemente está sendo atingido no SEU "bom senso" que pode (e parece) não ser o dos demais. Entendo que o nosso "senso comum" até hoje não viu nada de errado na forma da citação dos colaboradores e na forma de distribuição do manual.
Clemente, será sempre o seu direito me lembrar que VOCÊ ACHA que eu estou agindo erradamente. Continuarei respeitando sua opinião mas, infelizmente, esta será a última vez que discutirei este assunto em público com você. Cansei.
Agora, se você acha mesmo tão importante a citação nominal, pequemos pelo excesso. Faça-nos a seguinte contribuição : monte um arquivo .doc com todos os participantes da LROA, do CLR e deste Forum que eu, sem problemas, o transcreverei no Manual.
Por fim, um comentário. Em 1997 comprei meu primeiro LR e passei a frequentar as listas sobre off-road de então. A primeira foi a JIPENET e outras vieram, inclusive a primeira sobre os LR que logo depois, por brigas internas, se dividiu nas duas listas , CLR e LROA, que existem até hoje. Naquela ocasião, criei um site, chamado "BRAZIL com S" onde comecei a catalogar dezenas de informações sobre o mundo off-road. O site cresceu muito e me faltou conhecimento técnico e tempo para continuar com ele. Por conta das minhas longas viagens de então, levei para o papel muitas daquelas informações que me ajudaram bastante nos passeios, viagens e expediçoes que fiz. Novamente o volume das informações cresceu muito e migrei para arquivos no computador. Então, eu coletava as informações e as organizava para meu uso pessoal.
Achei que seria meu dever compartilhar aquilo com os demais das listas e foruns de onde provinham os dados. Assim nasceu o MQG que continuou crescendo e hoje chegamos a cerca de duas mil páginas de informações mecânicas, comerciais e sobre viagens, encontradas nos quatro volumes principais da série que anuncio e distribuo, sempre fiel à idéia de compartilhar aquilo que as listas e este Form me fornecem como informações e aprendizado.
Já disse e repito que não gosto de polêmicas embora delas não fuja. Esta, entretanto, me incomoda bastante pois este trabalho enorme que tenho o faço por prazer que não quero que seja atingido por tais polêmicas. Lamento muito a falta de compreensão ou concordância, seja lá o que for, do Clemente, um único na centena de participantes do Forum e das listas do Yahoo. Não se trata de ameaça mas uma simples constatação e desabafo pessoal : a continuar nesta trilha de aborrecimentos para mim, ficar tentando explicar tudo isto, mais fácil será eu voltar ao início : coleto as informações e as guardo para meu único uso. Será esta a melhor forma de resolver isto ?
Abç,
mg
Murilo,
alguns pontos importantes
Ego
Com todo respeito e transparência; é exatamente o que penso sobre você quando tenho que solicitar via e-mail o recebimento de cada nova edição do guia. Guia que por sua vez contém material escrito por todos nós.
Não lhe cobro as citações por ego, mas sim por respeito, isso vale para todos aqueles que de alguma maneira, você copia o conteúdo. Tudo que aprendi aqui foi graças as contribuições dos demais foristas e bastante tempo lendo material sobre o assunto. Não tenho nenhum problema em assumir isso e sempre que copio uma informação de outro site, cito devidamente.
Eu tenho enorme prazer em contribuir de maneira livre, desde que os demais tenham acesso direto ao que escrevo, sem ter que enviar um e-mail.
Acredito que a internet seja uma das maneiras mais inteligentes de se compartilhar conteúdo, elevando assim o conhecimento de todos que dela participam.
Tenho o repositório de PDFs e vídeos no iTunes U, mas devido as regras do sistema tenho que manualmente aprovar a inscrição das pessoas no "curso". Meu "curso" não é vinculado a uma universidade, do contrário seria púbico e de livre acesso. Não tem nada que posso fazer, o sistema é feito feito desta maneira, motivo pelo qual não escrevo absolutamente nada por lá. Quero que todos encontrem o que eu e os demais escrevem em um lugar público e de livre acesso, esteja a pessoa usando um 386 ou Android.
Sé é para contribuir, que seja livre e imediato.
Esta foi a idéia da internet, da qual tive o imenso prazer de levar às casas das pessoas já em 95 de maneira ilimitada pela primeira vez no Brasil, através de um pequeno provedor de internet que trabalhava. Apesar de extinto, éramos e ainda somos idealista sobre a rede.
Este fórum poderia ser muito bem um fórum fechado e pago, mas não, é aberto. Diferente do que acontece com as listas de e-mail Clube Land Rover e LROA.
Aliás, faz tempo que não vejo suas contribuições no Clube LR, geralmente eram bastante criticadas por serem muitas vezes apenas: "consulte a edicação XX do MQG". Confesso que compartilhava da antipatia que os demais tinham com esta específica maneira de contribuir, sempre remetendo a própria "criação".
Como citar a fonte
Não lhe peço nada complicado e burocrático como acontece no universo acadêmico e escolar, onde todos seguem sistematicamente as conhecidas normas ABNT. Gostaria que você ao menos citasse que pessoa escreveu determinado texto.
Peço uma gentileza.
Um simples nome no rodapé, como é feito pelos escritores em geral, nada complicado, um curto control-c control-v como você faz com o restante da informação.
Não é justo com todos aqueles que contribuíram e com aqueles que lêem, apresentar de maneira genérica nas últimas páginas a origem da informação.
Se os outros não se importam, paciência, pois deveriam.
Porque citar a fonte
Saiba que para muitos a grande motivação e combustível em fazer a pesquisa, debruçar as mangas e então se aventurar na mecânica de seus próprios carros é justamente poder compartilhar a experiência, reservando-se ao direito de ter sim a autoria divulgada e então merecidamente colher as críticas, sejam elas positivas ou negativas.
Isso é motivador, ainda que você prefira chamar de vaidade e ego e nos faz busco/buscar sempre a melhor informação possível, para beneficiar o próximo, seja o melhor preço de um filtro ou dica de como se prevenir antes de ter gastos refazendo um motor, por ex.
Não só isso; é importante saber quem escreveu cada texto, qual o viés da contribuição; um dono de oficina, um leigo ou um expert do ramo.
Você deve se lembrar que o próprio Luiz recomendava bujões de plástico alegando serem os fusíveis do sistema de arrefecimento. Debates surgiram e hoje o consenso, como no resto de todo mundo, é de que os bujões metálicos são os melhores. Afinal que fusível era este, que quando estourava fundia o motor imediatamente?! BTW, o Luiz hoje instala bujões metálicos.
Seria pedir muito? Me desculpe se sou chato em cobrar, mas acredito que todos devemos ser civilizados em relação aos direitos autorais. Sou um apaixonado pelo Creative Commons, inclusive participei ativamente da fundação em 2001.
CC em resumo, danem-se os custos dos direitos autorais, cite a fonte e viva um mundo melhor.
Trabalho
Murilo, você se engana ao acreditar que o trabalho pesado é apenas seu.
E todos aqueles que reuniram as pessoas, criaram e hoje administram os fóruns e as listas, escreveram cada uma das linhas e que finalmente você copia? Apenas ego e vaidade?
Aliás, se excesso de trabalho é um problema, compartilhando o MQG livremente lhe dará muito menos trabalho...
Valor do MQG
É enorme! Inclusive saí em sua defesa perante as pedradas que levaste no Clube LR. O MQG é especialmente importante para quem está off-line na estrada, logo não concordo com as suas sistemáticas ameaças em cessar a distribuição por conta das minhas críticas, isso sim é uma medida um tanto egoísta. O dono da bola deve ser SEMPRE o último a sair do campo...
Minha proposta
Comece a compartilhar o MQG livremente, mesmo com os erros de citação. É isso que sempre insisti.
Se corrigir o passado é tão trabalhoso a ponto de sempre me ameaçar com a descontinuação do guia, ao menos passe a citar os foristas a partir de hoje. Garanto que o maior trabalho você já tem, que é ler e copiar tudo aquilo que nós escrevemos.
Comece a fazer o MQG no Google Docs, para assim podermos contribuir diretamente.
Entenda tudo que aqui escrevi como uma crítica construtiva.
Clemente
================================================== ================
Prezado Clemente e demais interessados no assunto,
Procurei evitar, por não gostar delas, qualquer polêmica sobre este assunto. Entretanto, em atenção aos mais novos participantes deste Forum que não acompanharam nossas discussões anteriores, fico na obrigação de esclarecer alguns pontos levantados pelo Clemente.
- ele afirma que o processo de distribuição "não é certo". Baseado em que se pode afirmar isto ? Qual lei ou norma estarei descumprindo ? Apresentem-me uma que irei considerá-la com toda a seriedade. Creio que o Clemente mistura opinião e preferência pessoais com o conceito do certo x errado. Lamento por isto.
- transcrevo parte da msg do Clemente : " você sequer cita a fonte como manda o código dos direitos de autor ...".
Peço a qualquer um que possua uma das edições do Manual que confira :
a) página 02 do vol I, por exemplo : " Manual Quebra-Galho - As informações contidas neste Manual foram obtidas de diversas fontes e colaboradores, em sua maioria, de participantes das listas LROA, Clube Land Rover e Forum 4x4 Brasil. "
b) página 541 do mesmo volume : Capítulo " XII – Colaboradores - Participantes das listas Clube Land Rover (CLR), Land Rover Owners Association (LROA) e do Forum Brasil 4x4"
Estarei omitindo algo ou temos problemas na forma ?
Infelizmente sou obrigado a voltar ao passado. Até mais ou menos um ano e meio atrás, nesse Capítulo XII referido acima, eu colocava nominalmente os colaboradores. Já tive oportunidade de explicar ao Clemente várias vezes que o número de páginas cresceu muito (hoje são quase 550 só no vol I) e aquela citação estava me tomando muito tempo no processo de transcrição, escolha do local, ajustes de forma e conteúdo, indexação, correçao ortográfica e, por fim, voltar à página correspondente para acrescentar (ou não) o nome do autor de cada mensagens. E, lembrando, um dado tópico muitas vezes gera mais de uma dúzia de respostas e assim, multiplica-se o trabalho desse vai-e-vem. Por isto, resolvi facilitar o trabalho substituindo a relação nominal pela citação genérica como hoje consta de todos os volumes. Foi uma forma de simplificação para que eu tivesse mais tempo para prosseguir no trabalho.
E foi aí que só o Clemente não gostou. Vários outros colaboradores, que contribuem com quantidade e qualidade, tanto ou mais ou melhor do que o Clemente, ninguém se importou quando avisei que passaria a ser daquela forma.
Mais uma vez só posso lamentar a posição do Clemente que me parece estar colocando seu ego e traços de vaidade sobre o coletivo. Ou, pelo menso, não aceitando me dar uma "colhe de chá" no trabalho exaustivo que é fazer tal montagem. Para fazer, "faça bem feito", já disse ele e continuará repetindo, eu sei. Acontece que não busco a perfeição, típica dêle, e creio que tal generalização não diminui a qualidade do Manual distribuído cheio de outras falhas, reconheço, frutos de minhas limitações.
- "bom senso", cita êle. Lessem os ingleses esta afirmação certamente a achariam engraçada. Para eles, o que é o "bom senso", senão algo pessoal ? Naquela ilha costumam usar o "senso comum" (common sense), muito mais apropriado. E, neste caso, me parece que o Clemente está sendo atingido no SEU "bom senso" que pode (e parece) não ser o dos demais. Entendo que o nosso "senso comum" até hoje não viu nada de errado na forma da citação dos colaboradores e na forma de distribuição do manual.
Clemente, será sempre o seu direito me lembrar que VOCÊ ACHA que eu estou agindo erradamente. Continuarei respeitando sua opinião mas, infelizmente, esta será a última vez que discutirei este assunto em público com você. Cansei.
Agora, se você acha mesmo tão importante a citação nominal, pequemos pelo excesso. Faça-nos a seguinte contribuição : monte um arquivo .doc com todos os participantes da LROA, do CLR e deste Forum que eu, sem problemas, o transcreverei no Manual.
Por fim, um comentário. Em 1997 comprei meu primeiro LR e passei a frequentar as listas sobre off-road de então. A primeira foi a JIPENET e outras vieram, inclusive a primeira sobre os LR que logo depois, por brigas internas, se dividiu nas duas listas , CLR e LROA, que existem até hoje. Naquela ocasião, criei um site, chamado "BRAZIL com S" onde comecei a catalogar dezenas de informações sobre o mundo off-road. O site cresceu muito e me faltou conhecimento técnico e tempo para continuar com ele. Por conta das minhas longas viagens de então, levei para o papel muitas daquelas informações que me ajudaram bastante nos passeios, viagens e expediçoes que fiz. Novamente o volume das informações cresceu muito e migrei para arquivos no computador. Então, eu coletava as informações e as organizava para meu uso pessoal.
Achei que seria meu dever compartilhar aquilo com os demais das listas e foruns de onde provinham os dados. Assim nasceu o MQG que continuou crescendo e hoje chegamos a cerca de duas mil páginas de informações mecânicas, comerciais e sobre viagens, encontradas nos quatro volumes principais da série que anuncio e distribuo, sempre fiel à idéia de compartilhar aquilo que as listas e este Form me fornecem como informações e aprendizado.
Já disse e repito que não gosto de polêmicas embora delas não fuja. Esta, entretanto, me incomoda bastante pois este trabalho enorme que tenho o faço por prazer que não quero que seja atingido por tais polêmicas. Lamento muito a falta de compreensão ou concordância, seja lá o que for, do Clemente, um único na centena de participantes do Forum e das listas do Yahoo. Não se trata de ameaça mas uma simples constatação e desabafo pessoal : a continuar nesta trilha de aborrecimentos para mim, ficar tentando explicar tudo isto, mais fácil será eu voltar ao início : coleto as informações e as guardo para meu único uso. Será esta a melhor forma de resolver isto ?
Abç,
mg