Conectar

Ver Versão Completa : O que pode ter acontecido no motor, quando a correia dentada quebrou...?

diegomullinari
28/09/2010, 22:56
Olá pessoal, o que pode ter acontecido, quando a correia dentada do meu suzukinho quebrou, depois de recolacar uma correia nova, e coloca-lo no ponto, acho que ficou com um barulho estranho, uma batidinha a mais... me ajudem por favor, a força e torque do motor, continua o mesmo, mais o barulhinho... é chato...

diego... :parede:

Marco-Maga
28/09/2010, 23:04
Olá pessoal, o que pode ter acontecido, quando a correia dentada do meu suzukinho quebrou, depois de recolacar uma correia nova, e coloca-lo no ponto, acho que ficou com um barulho estranho, uma batidinha a mais... me ajudem por favor, a força e torque do motor, continua o mesmo, mais o barulhinho... é chato...

diego... :parede:

Diego,

Pode ter entortado valvula..

É o que geralmente acontece quando quebra a correia dentada.

Abs.

diegomullinari
28/09/2010, 23:18
Diego,

Pode ter entortado valvula..

É o que geralmente acontece quando quebra a correia dentada.

Abs.

valeu Marco... vou ter mesmo que abrir o cabeçote para ver... mais tem uma coisa, com válvula impenada, o motor perde rendimento...? porque o meu ta do mesmo geito... rsrs

mairo
29/09/2010, 07:42
valeu Marco... vou ter mesmo que abrir o cabeçote para ver... mais tem uma coisa, com válvula impenada, o motor perde rendimento...? porque o meu ta do mesmo geito... rsrs

Cara, até hj ainda nao abri o motor de meu vitara, vou abrir semana que vem! nao sei se as valvulas sao com tucho hidraulico ou normais, se forem normais, leva no mecanico e pede pra ele tentar da uma regulada antes de tirar as valvulas, é bem facil, só abrir a tampa de valvulas e ir regulando com a pastilha, nao perde oleo, nem maiores preocupaçoes! ai se nao der certo (o barulho de maquina de costura nao sair) vc tira elas pra ver se estao empenadas!!!!
OBS: nem sempre empena valvula!

Rodrigo-PG
29/09/2010, 11:03
Prezados Colegas,

Segundo informação de um Colega que trabalhou na concessionária Suzuki em Curitiba durante anos, o motor suzuki (pelo menos do vitara), mesmo que arrebente a correia dentada, tem um sistema que evita outros danos ao motor.

Ou seja, se arrebentar a correia dentada, basta troca-la e tudo estará resolvido.

Att,

RicardoM
29/09/2010, 12:34
Se o motor estiver grilando após troca da correia, pode ser ponto.

mauricio_silva
29/09/2010, 13:03
Uma (ou mais de uma) das válvulas pode ter entortado. Pode ter marcado a cabeça de um (ou mais) pistões. Antes de abrir o cabeçote, verifique a taxa de compressão dos cilindros. Pode ser somente regulagem do ponto de abertura e fechamento.
Abraços.

arlei_vitara
29/09/2010, 13:20
:discordo: :discordo: :discordo:

O motor do Vitara, ao menos o 1.6 8V, não danifica valvulas, pistões, nada, na eventualidade de rompimento da correia dentada do comando.
Tive uma correia rompida (era uma correia nova, trocada a pouco mais de 10.000km) , estava na estrada rodando com velocidade estavel de uns 80km/h........o motor apagou e só.

O caso do amigo ai, do barulho, deve ser resolvido com uma revisão e regulagem da folga das valvulas, assumindo que a correia nova foi instalada corretamente e o motor está no ponto de ignição correto.

CGAUER
29/09/2010, 16:05
Talvez seja como no motor dos Corollas até 2001 (7A-FE).. Aliás, excelente motor, 16V com MUITO torque em baixa rotação.

São chamados de motores "non-interference" ou seja sem interferência, onde as válvulas não encontram os pistões na eventualidade do comando de sair de sincronia.

Genial!

Abraços

Clemente

Prezados Colegas,

Segundo informação de um Colega que trabalhou na concessionária Suzuki em Curitiba durante anos, o motor suzuki (pelo menos do vitara), mesmo que arrebente a correia dentada, tem um sistema que evita outros danos ao motor.

Ou seja, se arrebentar a correia dentada, basta troca-la e tudo estará resolvido.

Att,

diegomullinari
30/09/2010, 14:15
Selva pessoal... agradeço a todos... mesmo, estive olhando, e me toquei, deve ser ponto cara, quando mexo na regulagem do mesmo, o barulho diminui, quase não escuto, mas assim mesmo vou abrir o cabeçote...., daí vem a pergunta, abrindo o cabeçote, tudo bacana, daria rebaixa-lo, pois escutei que carros com cabeçote rebaixado, tem um pouquinho mais de torque, é viável, é lucro, ou é uma grande besteira...

com referência á correia dentada... valeu pela ajuda pessoal :concordo:.... abraços

Cláudio Faria
05/10/2010, 19:02
Cara... Rebaixar cabeçote sem necessidade vc corre o risco de se arrepender...
Pode começar a bater pino.:discordo:

junior lins
15/05/2012, 08:05
alguem pode me dizer qual a regulagem das valvulas do vitara 3portas 1.6 8v ano 93? Meu carro parado ta lindo o funcionamento mas quando ando ta sem força...

Fabil
16/05/2012, 07:46
o motor do samurai os pistaos nao atropelam as valvulas quando arrebentam correia nao.

deixa o ponto a 6º e veja se o barulho para

Buno Ventura
18/05/2012, 13:03
No 16v não atropela, amenos que o cabeçote tenha sido rebaixado demais ai tem de compensar na cabeça do pistão...

rogeriomasih
19/05/2012, 21:04
já descobriu o problema?

rodrigo.hoffman
15/12/2013, 21:28
Bom

To bem desconfiado que fui vitima de uma correia dentada arrebentada.. Sábado estava andando com a viatura, e de uma ora pra outra o carro apagou.. Não houve falhas, estouros ou algo do tipo.. Simplesmente apagou e não pega mais.. Tentei fazer pegar algumas vezes e vi que o barulho do motor mudou.. Parece estar girando estranho..

A pergunta é.. O motor do Vitara tb é de não interferência ou devo esperar alguma surpresa com válvulas atropeladas??

Amanha vou buscar o carro com um amigo (que é o mecânico) e encostar na oficina pra ver o estrago..

Abraços

mairo
16/12/2013, 11:26
Bom

To bem desconfiado que fui vitima de uma correia dentada arrebentada.. Sábado estava andando com a viatura, e de uma ora pra outra o carro apagou.. Não houve falhas, estouros ou algo do tipo.. Simplesmente apagou e não pega mais.. Tentei fazer pegar algumas vezes e vi que o barulho do motor mudou.. Parece estar girando estranho..

A pergunta é.. O motor do Vitara tb é de não interferência ou devo esperar alguma surpresa com válvulas atropeladas??

Amanha vou buscar o carro com um amigo (que é o mecânico) e encostar na oficina pra ver o estrago..

Abraços

exatamente, o motor do vitara não sofre danos quando rebenta a correia! o que pode ter acontecido é ter pulado um dente!
aconteceu exatamente comigo, pode ser devido a correia velha, esticador velho, no meu caso os dentes da polia estavam cheios de barro, pulou um dente e não pegou mais (sai fora de ponto) ja aproveita e troca a correia e o esticar, eu não sei as marcações de ponto original do vitara!

rodrigo.hoffman
17/12/2013, 08:50
exatamente, o motor do vitara não sofre danos quando rebenta a correia! o que pode ter acontecido é ter pulado um dente!
aconteceu exatamente comigo, pode ser devido a correia velha, esticador velho, no meu caso os dentes da polia estavam cheios de barro, pulou um dente e não pegou mais (sai fora de ponto) ja aproveita e troca a correia e o esticar, eu não sei as marcações de ponto original do vitara!

Boa Mairo..

Assim já fico mais tranquilo... O mecânico ainda não abriu pra ver, mas já andei procurando as peças.. A cooreia achei por R$ 95,00.. O esticador e mais complicado, mas se não achar vou partir pra adaptação do uno, que dizem ser bem tranquila..

Vamos ver

Abraços

rodrigo.hoffman
17/12/2013, 18:58
Noticias do "Pinto pequeno".. e não são boas

Não foi a correia dentada que quebrou.. O que quebrou foi o comando de válvulas :parede:.. Partiu ao meio

Alguém ai já ficou sabendo de algum caso parecido.. Minha duvida agora é como é que quebrou essa porra..

Alem de suzucar e alternativa alguém conhece alguma loja que possa ter o bendito do comando..

Abraços

mairo
18/12/2013, 08:42
rodrigo, na TRAÇADO 4X4 - ESPECIALIZADA EM PEÇAS SEMI-NOVAS DE VEICULOS 4X4 (http://www.tracado4x4.com.br) tem usado!!!

Buno Ventura
18/12/2013, 11:50
Pro comando quebrar tem algo travado ae e melhor arrancar o cabeçote e fazer ele todo para não ter mais surpresas....

rodrigo.hoffman
26/12/2013, 14:51
Rapaziada...

Não tá fácil achar um comando.. Os preços estão absurdamente caros.. To começando a cogitar a possibilidade de partir pra um AP..

[ ]´s

Nava
27/12/2013, 00:06
Como quebrou um comando? Karaca.

mairo
27/12/2013, 08:29
Rapaziada...

Não tá fácil achar um comando.. Os preços estão absurdamente caros.. To começando a cogitar a possibilidade de partir pra um AP..

[ ]´s

cara, eu vendi o que prestava do motor do vitara e tirei praticamente a grana pra um AP, hoje tem peça até na padaria!

rodrigo.hoffman
27/12/2013, 08:30
Como quebrou um comando? Karaca.

Boa pergunta Nava..

Se fosse culpa minha eu até ficava meio que conformado.. Agora quebrar numa descida, sem estar acelerando e partir assim no meio é de matar...

Sei que os duendes estão atormentando minha cabeça já... Eu nao achei que por causa de um comando ia passar tanto trabalho..

Se alguem souber ai quem tenha o comando pra vender, da uma toque ai..

[ ]´s

rodrigo.hoffman
27/12/2013, 08:35
cara, eu vendi o que prestava do motor do vitara e tirei praticamente a grana pra um AP, hoje tem peça até na padaria!

Pois é Mairo..

O pior que o motor é bom.. Cabeçote foi recem fieto, não por mim mas pelo antigo dono.. Nao baixa oleo, agua, nada.. Sempre foi um reloginho..

To amadurecendo a ideia..

[ ]´s

rodrigo.hoffman
09/01/2014, 09:42
Rapazes..

Só para registrar que a quebra do comando foi por causa do cabeçote.. Ta empenado.. Consegui um comando e qd fomos montar o comando trava no cabeçote a ponto de não virar.. Tá difícil..

Acho que o "Pinto Pequeno" vai ganhar um coração novo mesmo..

[ ]´s

rodrigo.hoffman
27/01/2014, 09:16
Bom..

A bagaça tá funcionando denovo..:euforico:

Depois de uns dias na UTI acho que tá praticamente curado..

Agora é rodar um pouco e ir pegando a confiança novamente.. Sendo assim o "transplante" ta suspenso, pelo menos por enquanto..

[ ]´s

RMORELLI
27/01/2014, 09:44
Bom..

A bagaça tá funcionando denovo..:euforico:

Depois de uns dias na UTI acho que tá praticamente curado..

Agora é rodar um pouco e ir pegando a confiança novamente.. Sendo assim o "transplante" ta suspenso, pelo menos por enquanto..

[ ]´s

Rodrigo

Bom dia, estou com mesmo problema, cabeçote zerado mas o comando está ruim ou o cabeçote. Oque foi feito colocou outro cabeçote?