PDA

Ver Versão Completa : Óleo da caixa da Ranger 3.0



CDaniel88
27/09/2010, 23:23
Acabei de comprar uma Ranger 3.0 2007 4x4 (inclusive abri um outro tópico reclamando de problemas com desempenho).

Agora minha dúvida recai sobre o óleo do câmbio.

Essa Ranger eu comprei com 75 mil km da concessionária Ford Slaviero e a oficina dessa concessionária trocou todos os óleos do carro logo antes de me entregar.

Foi colocado o 80w90 no diferencial dianteiro e 75w90EP + aditivo no diferencial traseiro.
Até aí tudo bem, certinho conforme o manual, até melhor, pois o manual recomenda trocar só com 100 mil km.

Porém, trocaram também o óleo das caixas de mudança e de transferência, e usaram óleo 75w90EP em ambas, quando o recomendado pelo manual é usar ATF MERCON III na caixa de câmbio e MERCON ATF na caixa de transferência.

Questionei o mecânico que estava mexendo na Ranger sobre isso, e ele disse que em todas as Rangers que eles trocam o óleo das caixas eles sempre colocam o 75w90, é procedimento padrão deles.

O carro não rodou nem 500 km ainda depois dessa troca, mas pelo que eu percebi o acionamento e o funcionamento do câmbio me pareceu impecável.

E agora? É realmente aceitável ignorar o que diz o manual e usar o 75w90 no lugar do ATF?
Qual a diferença do ATF MERCON III para o ATF MERCON normal?

Alex-RJ
28/09/2010, 01:49
a caixa da linha fiesta, focus, ka, usa essa especificação 75w90, é meio difícil encontrar esse oleo. eu até quero ver se encontro ele. e sei que custa uma grana o litro.

mas estou também na pesquisa, para substituir o 75w90

Leonardo Dic
28/09/2010, 17:33
Amigo, troca de mecanico o mais rapido possivel, e troca esse óleo q ele colocou aí na transferencia e cambio. De jeito nenhum ignore o q o manual esta falando, tenho um centro de troca de óleo e ja vi muita gente perder cambio por colocar esses oleos em lugar do ATF indicado, chega a comer engrenagem e principalmente os aneis sincronizadores q em algum casos tem uma especie de lona na sua composição, que não aguenta esses 80w90 / 75w90.

Mercon é a designação de ATF usada pela ford e Dexron, normalmente usada pela gm, vc pode usar tanto um ATF Mercon III como um Dexron III na transferencia e cambio. Mais não demore a fazer isso.

Abraço

Imperador!
28/09/2010, 22:26
Amigo, troca de mecanico o mais rapido possivel, e troca esse óleo q ele colocou aí na transferencia e cambio. De jeito nenhum ignore o q o manual esta falando, tenho um centro de troca de óleo e ja vi muita gente perder cambio por colocar esses oleos em lugar do ATF indicado, chega a comer engrenagem e principalmente os aneis sincronizadores q em algum casos tem uma especie de lona na sua composição, que não aguenta esses 80w90 / 75w90.

Mercon é a designação de ATF usada pela ford e Dexron, normalmente usada pela gm, vc pode usar tanto um ATF Mercon III como um Dexron III na transferencia e cambio. Mais não demore a fazer isso.

Abraço
Concordo.

Além disso, que se recomenda ATF tem que usar ATF. Esse óleo tem um sistema de lubrificação especial que atinge as partes "mais menores" da peça num menor espaço de tempo, garantindo lubrificação uniforme.

Usar óleo não recomendado causará a má lubrificação do sistema, quem sabe até a corrosão, como falou o colega acima

CDaniel88
28/09/2010, 23:57
Bom, vou exigir que coloquem o ATF correto nas caixas e guardar a nota de serviço que mostra que eles colocaram o 75w90 anteriormente, caso eu tenha algum problema no câmbio no futuro.

Nava
29/09/2010, 14:35
Vai na autopeças e pede o BR75W90. R$8,00 o litro.

Alex-RJ
29/09/2010, 14:37
Vai na autopeças e pede o BR75W90. R$8,00 o litro.

onde vc viu isso?

CDaniel88
29/09/2010, 14:47
Vai na autopeças e pede o BR75W90. R$8,00 o litro.

Quando troquei o óleo de caixa do Bandeirante do mei pai a uns meses o óleo SAE 90 era mais caro que isso, na autopeças mais barata que achei. O 75w90 é no mínimo o triplo disso.

E esse óleo é o incorreto para a caixa da Ranger. É o que está atualmente, que é novo.

Rau
29/09/2010, 22:23
Troquei oleo do motor, câmbio e diferencial da Ranger na Concessionária, sendo q no câmbio usaram o que prescreve o manual do proprietario, esse ATF...que é o mesmo da direção hidráulica.

RANGER FEDERAL
07/01/2011, 15:49
Alguem sabe me dizer que aditivo é esse que vai no eixo traseiro?
Fiz as trocas do óleos do motor, eixo dianteiro, caixa de marcha e eixo traseiro.

Faltou realizar troca da caixa de transferencia, pois na hora não sabia qual colocar, uma vez que apenas lendo o manual não fala lá na última página qual óleo devo usar, mas lendo aqui vi que MERCON é a mesma coisa de DEXRON III, estou certo. O mesmo óleo que vai na caixa de marcha, vai na caixa de transferência (4x4)?

E esse aditivo quer vai no eixo traseiro é importante colocar? Pois não achei para vender nem na autorizada, aliás na autorizada eles nem sabiam desse aditivo.

Leonardo Dic
07/01/2011, 18:27
Se pede o aditivo no manual é porque o diferencial é autoblocante. Então se não achar, compra o oleo pra diferencial autoblocante. Eu tenho usado o da Ipirança q é recomendado pro troller. O LS. Tem tb da Texaco.

PY5KJ
08/01/2011, 08:54
Puxa vida!!!

Ao amigo da Ranger:, como disseram alguns dos que responderam sua chamada, substitua urgentemente o fluído.
De forma nenhuma os fluídos da caixa de câmbio e transferência deverão ter densidade superior ao equivalente ao SAE 10.
O objetivo é justamente para penetrar em pequenos orifícios que levam a lubrificação em pontos de atrito, como rolamentos como mencionou outro colega.

Te recomendaria do total que é 2,7 litros +-, adicionar 300ml de algum bom aditivo. Porém, como já inseriram um óleo com densidade elevada e ele não será retirado por completo, a não ser que se desmonte a caixa (algo impensável), basta apenas completar, após a retirada, com o MERCON ATF ou similar. Procure algum outro, caso você não queira usar o da Ford (motorcraft) similar (ATF ou sae 10 - por sinal o mesmo da direção hidráulica).

Outra coisa, a partir de agora, tome cuidado com esse mecânico e protocole uma reclamação por escrito junto a agência do fato ocorrido, visando uma cobrança de responsabilidades futuras - isso é um direito seu!!!

Apenas o diferencial trazeiro é que necessita o óleo para "tração positiva". O aditivo citado pelo manual, raramente se consegue. Basta você utilizar um óleo próprio para esse sistema e não tem erro.

Recomendaria a você substituir os fluídos a cada 50000km (água, freio, etc.) menos o motor, claro.

Saudações

Marco

CDaniel88
08/01/2011, 22:43
Bem, o meu caso acabou que a oficina da concessionária disse que se equivocou apenas na hora de passar para a nota fiscal sobre o óleo usado nas caixas. Então eles simplesmente mudaram a nota fiscal e pronto. Por outros problemas que tive com o carro (que estão no tópico "Mais uma Ranger com problemas de desempenho"), acabei devolvendo o carro para a loja e acabei sem saber se realmente o erro da oficina foi realmente apenas no papel ou foi no uso do óleo errado mesmo. Isso agora é problema de outra pessoa.

Sobre o aditivo do eixo traseiro, se me recordo bem ele é chamado de aditivo modificador de atrito Sturaco (vendi o carro então não tenho mais o manual), e deveria ter em todas as concessionárias da Ford, nas que mexem com Ranger pelo menos. Acho que a embalagem que vai no diferencial traseiro da Ranger custa em torno de 20 reais.

Daniel.Shimomoto
08/01/2011, 23:01
Esse povo são todos doentes. Esses mecanicos devem sofrer de algum disturbio de leitura. Tenho verdadeiro HORROR a isso ainda mais que se você contesta, o cara ainda vem te dar aula e vem com alguma teoria sem base alguma do ouvi falar no cafezinho do curso que fez que é tudo a mesma coisa.

ATF é ATF, SAE75W90 é SA75W90!

São completamente diferentes a começar pelo cheiro. Enquanto um lubrificante é obtido a partir do refino comum do petroleo (o 75W90 excepcionalmente é sintétco), o ATF é um lubrificante extra-refinado e mais elaborado.

Apenas para ilsutrar:

DEXRON III é uma especificação da GM/Alisson para lubrificantes da classe ATF
Ford Mercon é uma especificação da Ford para a mesma classe de lubrificantes.

Por ser mais comum, utiliza-se a DEXRON como referencia mas geralmente a norma Ford Mercon para ATF equipara-se com a DEXRON III.

Tempos atrás a pedido do Sergio Hollanda aqui do Forum pesquisei e escrevi um pouco sobre lubrificantes de motor e transmissao. Procurem lá no Blog do Serjão que está tudo lá.

Abs!!!

TylerNTL
09/01/2011, 08:06
...Sobre o aditivo do eixo traseiro, se me recordo bem ele é chamado de aditivo modificador de atrito Sturaco (vendi o carro então não tenho mais o manual), e deveria ter em todas as concessionárias da Ford, nas que mexem com Ranger pelo menos. Acho que a embalagem que vai no diferencial traseiro da Ranger custa em torno de 20 reais.

Uns meses atrás troquei todos os óleos dos diferenciais, CT e CM da viatura, tive dificuldade exatamente em encontrar os óleos do DD e DT. Acabei batendo na porta da concessionária procurando especificamente o óleo indicado no manual. Exceto por uns modelos com LSD são os mesmos óleos desde a Ranger 1998 até hoje, certo?

Não tem. E quando chega? Não sei tem que pedir...

Quando necessário o que será que eles colocam nos diferenciais das Ranger?

Alexandre ranger 2005 xls
25/03/2019, 09:22
olá no meu manual pede este oleo para caixa de mudanças 4x2, suspeito ser o câmbio 7045E especificação ford WSA-M2C195-A, seria mesmo o óleo do câmbio? Qual a alternativa a este óleo no mercado?

rg2012
21/08/2020, 23:26
(olá no meu manual pede este óleo para caixa de mudanças 4x2, suspeito ser o câmbio 7045E especificação Ford WSA-M2C195-A, seria mesmo o óleo do câmbio? Qual a alternativa a este óleo no mercado?)

Resposta:

- A alternativa que atende a especificação do fabricante é o Texaco Texamatic 7045E, ele atende os requisitos da Ford WSA- M2C195-A, e Ford Mercon. Você pode comprar pela internet no Mercado Livre (nos anúncios oficiais das grandes lojas), e no site das Lojas Americanas.

O folheto técnico está disponível na internet, no site da Texaco:

"https://www.texaco.com.br/wp-content/uploads/2017/09/Texamatic-7045E_BR-PT_12jan2015.pdf"

- Para você saber qual o óleo indicado, verifique no câmbio por baixo do carro, na direção do assento do motorista, existe uma etiqueta metálica com o modelo do câmbio. O seu provavelmente é fabricado pela Eaton, e a própria fabricante do câmbio vende o óleo específico para cada modelo de câmbio e são classificados por cores, basta pesquisar na internete por "óleo para câmbio eaton". Se o seu câmbio for o modelo FSO2405, o óleo é o vermelho, que custa cerca de R$ 40,00 o litro.