Ver Versão Completa : F-75 mais veloz
Cleviland Alencar
27/09/2010, 23:21
Olá, Minha Jubiraca, uma F-75 6cc 4x2 modelo 1973, possue uma caixa de três machas da C-10. e verifiquei que a relação entre caixa e diferêncial está fazendo com quê a velocidade mostrada no velocímetro é bem diferente da aferição feita pelo GPS, se aproximando dos 33% a menor do que se mostra. O que posso fazer para a velocidade fique igual a mostrada no painel, tornando-a um pouco mais veloz.
jonhjp26
28/09/2010, 09:36
Fazer como eu fiz, comprei um odometro digital da guster, aferido e hoje ele marca igual ao GPS.
Se quiser personalizar todo o painel digital, não é tão caro e fica fantástico.
O meu odometro parcial pedi para fazer marcação de 10 em 10 metros e ficar no formato 000,00
entra no www.visumais.com.br
João Luis
Robertux
28/09/2010, 10:51
Olá, Minha Jubiraca, uma F-75 6cc 4x2 modelo 1973, possue uma caixa de três machas da C-10. e verifiquei que a relação entre caixa e diferêncial está fazendo com quê a velocidade mostrada no velocímetro é bem diferente da aferição feita pelo GPS, se aproximando dos 33% a menor do que se mostra. O que posso fazer para a velocidade fique igual a mostrada no painel, tornando-a um pouco mais veloz.
Esse problema normalmente é causado por pneus maiores que o original ou por relação mais longa no diferencial.
A caixa de marchas não influencia, já que a velocidade é medida pela rotação do eixo cardan.
A forma de corrigir é trocando o pinhão do cabo do velocímetro. No caso do 4X2 deve ficar na caixa de câmbio, onde se conecta o cabo do velocímetro.
Procure uma oficina especializada em velocímetros ou espere que alguém que saiba como fazer dê as dicas aqui, eu sei o que tem que ser feito mas nunca fiz.
sallespickup
28/09/2010, 13:16
Alencar
vamos por partes, para acertar o velocimetro a ideia do john é perfeita, porem para fazer o carro andar um pouco mais, real, ou aumenta o diametro (tamanho) do pneu, ou coloca um cambio da C20 5 marchas (que tem a sobre marcha, over drive) ou aumenta a relação do diferencial, lembrando que a aferição do velocimetro deve ser feita apos todas as modificações
carlos sallespickup
Robertux
28/09/2010, 13:56
Cleviland Alencar a velocidade mostrada no velocímetro é maior ou menor que a indicada no GPS?
Inicialmente eu entendi que a velocidade indicada no velocímetro era menor que no GPS, o que é mais comum, já que a tendência do pessoal é colocar pneus cada vez maiores.
Se a velocidade mostrada no velocímetro for maior que a indicada no GPS provavelmente você deve estar com rodas/pneus menores que o original. Troque por rodas / pneus maiores, você terá um ganho na velocidade mas perderá força nas arrancadas e subidas.
Como o pessoal costuma dizer, não existe almoço grátis, para ganhar alguma coisa você sempre perde outra.
Veja a medida de seus pneus e poste aqui, assim a gente pode orientar melhor
Cleviland Alencar
03/10/2010, 21:13
Roberto,
Desculpeme pela resposta da postagem. Em relação a referência dos pneus da Jubiraca, ela possue Firestone 225/75 R-15, ou seja a velocidade mostrada no velocìmetro é maior do que indicada no GPS.
antonio umino
03/10/2010, 22:18
Cleviland Alencar........Veja alguem que conserta velocimetro . ou o Tacografo de caminhão. (oficina de Velocimetros) geramente o que não está dando certo é que vc está usando o cambio de c10 3 marchas e usa o velocimetro da F 75.
Tem um tal de W. que é o sistema de engrenagens que está atras do mostrador do velocimetro então este tal w. faz com que se acerte a velocidade e a quilometragem, fazendo com que marque mais ou menos.
No seu caso acho que vc vai ter que observar o w. que está no velocimetro da rural
e o w do velocimetro da c 10. e no ultimo caso colocar o mecanismo da c 10 no velocimetro do F 75. acho que é isso vamos ver o que dizem os amigos foristas.