PDA

Ver Versão Completa : Motor EE34



pgknunes
27/09/2010, 23:10
Eu tenho um Engesa EE34 ano 81 com motor Perkins. Não sei se é o Q20b ou 4236. Ele veio com uma bomba injetora CAV reformada mas não sei se esta bomba é de uso agrícola ou veicular pois o motor não tem muita força na subida e nem solta fumaça preta (acredito q o débito da bomba agrícola seja menor, por isso não solta fumaça preta). Há como saber se esta bomba é veicular ou agrícola? Se for agrícola, tem como abri-la para injetar mais diesel?

sallespickup
28/09/2010, 13:20
posta uma foto de cada lado do motor que é bem facil de te dizer que motor é o seu

a disposição

carlos sallespickup

SAPO-BOMBA
28/09/2010, 14:54
Esse motor é de injeção indireta ou direta? A bomba CAV ( Lucas ) que está acoplada ao motor aparenta ser original dele?

Esse motor pode ser 3 coisas: Perkins 4236 de injeção indireta, Perkins 4236 "mexido" pra usar essa bomba ou o velho e conhecido Perkins 4203... usado em tratores!

lucciano amaral
29/09/2010, 19:53
Acredito que se for original do ano desse ee34, seja o mesmo da d10 81, ou seja 4236. coloque umas fotos ai, abraços

pgknunes
29/09/2010, 23:50
Então, eu acredito que seja o 4236... eu vou colocar umas fotos mas não agora pois estou sem camera... quando o comprei, a bomba injetora (CAV) estava apenas colocada no lugar, mas a engrenagem era de Bosch. Eu acredito q trocaram a bomba original Bosch por uma CAV. O problema é q eu estou achando este motor meio fraco e atribuo isto a bomba CAV q acredito ser agricola pois o motor não solta fumaça preta. Portato, eu gostaria de saber se há numeração da bomba agricola ou veicular no corpo da bomba para que eu possa conferir no meu carro.

sallespickup
01/10/2010, 16:01
por fora numero algum, mas mande fotos nem que for de celular dos dois lados do motor que é mole saber

carlos sallespickup

pgknunes
03/10/2010, 20:28
por fora numero algum, mas mande fotos nem que for de celular dos dois lados do motor que é mole saber

carlos sallespickup

tudo bem, aqui estão as fotos...

RogérioNunes
04/10/2010, 00:07
Seu motor é um legítimo 4236 veicular.
A bomba injetora CAV veicular tem uma válvula de avanço na parte inferior da carcaça como aparece na foto que vc postou.
Não sei de onde vc tirou que por ser veicular o motor tem que soltar fumaça preta.O excesso de fumaça preta sob regime normal de funcionamento denuncia bomba e/ou bicos desregulados/desgastados,entupimento na linha de alimentação de combustível(baixo rendimento) ou filtro de ar estrangulado por sujeira e ambos os casos provocam perda de rendimento e fumaça preta.
Dependendo do ano de fabricação do seu motor, ele saiu originalmente com bomba CAV e não Bosch e essa bomba qdo devidamente regulada não tem desempenho ruim.
Procure primeiramente fazer uma revisão minuciosa dos sistema de alimentação de combustível,filtros primário e secundário,filtro da bomba auxiliar de combustível, regulagem de válvulas e se depois não preceber melhora então mande regular/reparar bomba e bicos.




tudo bem, aqui estão as fotos...

sallespickup
04/10/2010, 09:26
nunes,

é um 4236, bomba CAV original da D10, veicular sim, agora vc pode ter problemas de bomba ou bico, mas nada de agricola, vc sempre achou ele fraco??? pega bem de manhã e depois de quente??

carlos sallespickup

lucciano amaral
25/09/2011, 14:22
Amigo PGKNUNES estou inciando a reforma do meu ee34, estou juntandio informações para fazer a reforma o mais original possivel, se vc pudeer me mande fotos do seu ee34, do interior e da parte externa, grato

Johnmartins
05/04/2013, 22:28
Seu motor é um legítimo 4236 veicular.
A bomba injetora CAV veicular tem uma válvula de avanço na parte inferior da carcaça como aparece na foto que vc postou.
Não sei de onde vc tirou que por ser veicular o motor tem que soltar fumaça preta.O excesso de fumaça preta sob regime normal de funcionamento denuncia bomba e/ou bicos desregulados/desgastados,entupimento na linha de alimentação de combustível(baixo rendimento) ou filtro de ar estrangulado por sujeira e ambos os casos provocam perda de rendimento e fumaça preta.
Dependendo do ano de fabricação do seu motor, ele saiu originalmente com bomba CAV e não Bosch e essa bomba qdo devidamente regulada não tem desempenho ruim.
Procure primeiramente fazer uma revisão minuciosa dos sistema de alimentação de combustível,filtros primário e secundário,filtro da bomba auxiliar de combustível, regulagem de válvulas e se depois não preceber melhora então mande regular/reparar bomba e bicos.
ola colegas to fazendo meu 4236 perkins pretendo colocar um turbo nele me ajudem

RogérioNunes
06/04/2013, 00:27
Olá John, seja bem vindo!
No que puder ajudar, estamos aí!
Qual a dúvida que tem sobre a reforma do motor?

ola colegas to fazendo meu 4236 perkins pretendo colocar um turbo nele me ajudem

Johnmartins
06/04/2013, 22:37
vou colocar o turbo tenho que trocar os pistões bielas e tudo mais?

Johnmartins
10/04/2013, 01:55
Olá John, seja bem vindo!
No que puder ajudar, estamos aí!
Qual a dúvida que tem sobre a reforma do motor?


ola este e meu primeiro motor diesel por uma cagada queimei o cabeçote tive que abrir já fis o meno que segundo o cara serve pro turbo só que ele fez com as medidas originais serve enfim to perdido.
a entrei em contato com a bodipasa sobe kit pistões + anéis + sede kit por 826 ou 856 reais com ou sem colarinho o que por deus é isto.rsrssrsrssrrsrsrrrsrrssrsrsrrs

RogérioNunes
10/04/2013, 08:54
ola este e meu primeiro motor diesel por uma cagada queimei o cabeçote tive que abrir já fis o meno que segundo o cara serve pro turbo só que ele fez com as medidas originais serve enfim to perdido.
a entrei em contato com a bodipasa sobe kit pistões + anéis + sede kit por 826 ou 856 reais com ou sem colarinho o que por deus é isto.rsrssrsrssrrsrsrrrsrrssrsrsrrs

Afinal de contas você reformou só o cabeçote ou o motor inteiro está aberto?
Colarinho se refere a um tipo específico de camisa mas isso vc só vai mexer se for reformar o motor todo.

guilhermeabreu
10/04/2013, 20:51
Pelo o que estou vendo o JOHNMARTINS esta mais perdido do que cego em tiroteio .

John , vc não esta sabendo nem perguntar as suas dúvidas , vc tem dado informações muito curtas e truncadas .

Sugiro a vc falar tudo o que aconteceu e tudo o que foi feito e tudo o que vc quer , o ROGERIO entende muito deste motor , mas vejo que ele não esta conseguindo te explicar nada por falta de informação sua.


Vejo que vc é novo aqui no forum e deve esta meio tímido em falar/perguntar sobre suas dúvidas , qto mais vc falar mais detalhado é melhor , não precisa de economizar palavras , fique a vontade pq aqui todo mundo tem prazer em ajudar as pessoas com menos experiencia .

Abração

Johnmartins
11/04/2013, 21:43
ola amigos meu cabeçote ferveu tirei o danado a mandei para a retifica foram trocadas as sedes e as válvulas de ad e escap
mais umas coisas que ta na nota que eu não sei disser o que é.
a veroca ta parada quero turbiná-la mais quero fazer direito para não ter que mexer de novo já cotei os pistões da Q20b a ideia e fazer tudo inclusive as sedes dos pistões quero um motor pra pisar bemmmmmmmmmmmmmmmmmm.
realmente colegas to pior que sego em tiroteio, já ouvir falar tanta coisa. e as formas de injeção do diesel qual devo usar