PDA

Ver Versão Completa : Acidente - Mitsubishi Motorsport - ITAIPAVA-RJ

maisoffroad
27/09/2010, 19:21
Alguem sabe mais detalhes sobre o acidente na
Etapa Mitsubishi Motorsport Itaipava-RJ, que ocorreu dia 25/09/2010 ?

wdoc
27/09/2010, 19:36
Infelizmente no ultimo MMS ocorreu um acidente fatal e perdemos o amigo Roberto Rivelino Reis de Almeida de Juiz de Fora-MG.

http://www.tribunademinas.com.br/geral/geral30.php

"Tragédia com jipe
Um jipeiro e professor de matemática de Juiz de Fora morreu na manhã de ontem, ao se acidentar com o veículo que pilotava na etapa do Rally Mitsubishi Outdoor em Itaipava (RJ). Após cerca de dez minutos de prova, Roberto Rivelino, 39 anos, teria perdido o controle da direção do carro, caído em um rio e morrido afogado. O navegador do automóvel sofreu ferimentos leves, foi encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Três Rios (RJ) e liberado logo em seguida. Segundo um dos sócios de Roberto, Sebastião Rezende, outros jipeiros e a equipe de socorro da prova tentaram socorrer o juizforano, mas não conseguiram retirá-lo com vida. Ainda de acordo com Sebastião, o enterro deve acontecer hoje no Parque da Saudade."

wdoc
27/09/2010, 19:40
"Texto do tribuna de Minas"
Tragédia com jipe
Um jipeiro e professor de matemática de Juiz de Fora morreu na manhã de ontem, ao se acidentar com o veículo que pilotava na etapa do Rally Mitsubishi Outdoor em Itaipava (RJ). Após cerca de dez minutos de prova, Roberto Rivelino, 39 anos, teria perdido o controle da direção do carro, caído em um rio e morrido afogado. O navegador do automóvel sofreu ferimentos leves, foi encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Três Rios (RJ) e liberado logo em seguida. Segundo um dos sócios de Roberto, Sebastião Rezende, outros jipeiros e a equipe de socorro da prova tentaram socorrer o juizforano, mas não conseguiram retirá-lo com vida. Ainda de acordo com Sebastião, o enterro deve acontecer hoje no Parque da Saudade."

Amigos meus estiveram no resgate mas não houve chance.....

Felipe Marx
27/09/2010, 19:45
Putz .. que pena !!
Mais um off roader que se vai.

meus sentimentos aos amigos e familiares.

FEP
27/09/2010, 21:13
Será que vão noticiar isso nos anúncios da motorsport da tv? Deviam não deviam?

AKPG
27/09/2010, 21:36
Isto dai vai ser abafado... Imagina o mkt negativo que isto trará...

Davi Gonçalves
27/09/2010, 21:40
Isto dai vai ser abafado... Imagina o mkt negativo que isto trará...
X2 as palavras do AKPG...

E meus sentimentos aos familiares...

Adriano Rocha
27/09/2010, 21:46
Será que vão noticiar isso nos anúncios da motorsport da tv? Deviam não deviam?

As notícias sobre a prova no site da Mitsubishi chegam a soar como desaforo. Para eles a prova foi excelente. Inclusive, com alguns depoimentos de competidores (do tipo: "prova foi excelente, bem medida, de organização perfeita") que acredito ainda não sabiam do acidente quando falaram.

Infelizmente, é mais um que se vai. Off-road é uma atividade de risco e como tal deve ter a questão da segurança tratada ao extremo. Enquanto isso não for levado realmente a sério, vai continuar acontecendo.

Abraços,

negreira
27/09/2010, 21:57
em seus 31 anos de existência.....
o rally dakar tirou a vida de mais de 50 pessoas......
inclusive duas crianças em 2006.....e todo ano tem e é
sucesso....não vejo porque a mit seria abalada.....
é chato falar sobre isso.... melhor sofrer em silencio....
off road é perigoso.... todos nós sabemos.......
mas esse tópico não foi criado para isso....

meus respeitos a família....

:(

drbart
27/09/2010, 22:01
Mas o Mitsubishi Outdoor não é de estragégia? canoagem , rappel, cavalgada, natação etc? Como ele teria perdido o controle do veículo?

wdoc
27/09/2010, 22:04
Defendo que a morte dele nao pode ser em vao, a mit nao vai divulgar nada do que houve, apesar de ter prestado toda a asssistencia nos preparativos e ter pago alguns custos (nao sei ao certo quais) mas empresa alguma divulgaria
Podemos e devemos exigir que as regras mudem, obrigue-se a usar pneus mud, capacetes e outros itens de seguranca para que ocorreu nao volte a acontecer
Sempre mantenho meus carros 100% ao custo que for pois seu que um dia precisarei do recurso e se ele falhar o inesperado pode acontecer

Seguranca ja essa deve ser a licao deixada pelo Roberto

wdoc
27/09/2010, 22:07
Ele estava na categora motorsports graduados e nao como divulgado na outdoor

Rodolfo Ourique
27/09/2010, 22:33
Fiquei sabendo do acidente ontem mesmo por amigos, pois moro aqui em Petrópolis, ao procurar notícias em grandes sites da imprensa e na própria Mitsubishi nada encontrei. É lamentavel que a organização não tenha divulgado nenhuma nota oficial, com certeza não iria denegrir a imagem da marca, já que é uma das poucas que apóia os usuários e clientes, porém tratar o fato com desdém é inaceitável.
Estamos em luto pelo companheiro e que como citado anteriormente nos sirva de alerta.

FDeotti
27/09/2010, 22:36
Infelizmente no ultimo MMS ocorreu um acidente fatal e perdemos o amigo Roberto Rivelino Reis de Almeida de Juiz de Fora-MG.

http://www.tribunademinas.com.br/geral/geral30.php

"Tragédia com jipe
Só para reforçar, a matéria cita erroneamente o Outdoor, na verdade ele estava no carro 26 na categoria graduados do Motorsports. O piloto era bastante experiente.

O trecho onde aconteceu o acidente não apresentava grande dificuldade, a estrada margeava o rio, estando o mesmo a certa distância. Comenta-se que ele sofreu um mal súbito, infarto ou algo assim.

wdoc
27/09/2010, 23:07
Pela autopsia confirmou a causa como afogamento, descartado infarto ou outras possiveis. Continua sem explicacao.

lealrenato
27/09/2010, 23:44
foi tudo noticiado no evento, antes da premiação, a qual nao houve em respeito ao corredor.

quem tava la, sabe !!!!

LUIZ MOTTA
28/09/2010, 00:05
Imagino que todos nós que participamos dessa etapa em Itaipava tenhamos ficado muito consternados com o lamentável ocorrido. O clima não era de festa na entrega dos prêmios, que foi muito simples e rápida, em respeito ao corredor.

Entendo que talvez a Mit esteja aguardando informações conclusivas sobre o ocorrido para que seja feita a sua divulgação correta, sem especulações.

A nós, demais participantes, cabe rezar pelo nosso colega que se foi e apresentar os profundos sentimentos a seus amigos e familiares.

Be Trindade
28/09/2010, 09:17
Concordo com o Luiz!
Não só foi falado na hora pela organização, um amigo do piloto pediu a palavra a organização e comentou sofre esse fato lastimável!!
Infelizmente acidentes acontecem, e como foi falado, agora temos que lutar para que novas regras como, capacete, pneus mud entre outas passem a ser obrigatorios.

Adriano Rocha
28/09/2010, 09:50
Imagino que todos nós que participamos dessa etapa em Itaipava tenhamos ficado muito consternados com o lamentável ocorrido. O clima não era de festa na entrega dos prêmios, que foi muito simples e rápida, em respeito ao corredor.

Então, Luiz. Por isso achei estranho, não o fato de nada ter sido noticiado no site da Mitsubishi (o que já esperava), mas as declarações dos competidores.
Pelo texto e depoimentos, foi uma grande festa!

Mas isso são coisas menores. Mais importante agora é rezar e desejar força aos familiares e amigos do Roberto.

Abraços,

Felipe Marx
28/09/2010, 10:00
Tao imortante quanto isso é determinar as reais causas dessa fatalidade e tomar medidas que minimizem esse risco, assim como evitar que falhas de segurança (se é que foi isso que houve) voltem a acontecer.

Pelo que eu entendi .. ele caiu na agua e se afogou, certo ?
se for esse mesmo o caso, um meio de evitar um acidente desse seria algum tipo de contensão que segurasse o carro pra ele nao cair lá ..

Estou falando apenas baseado no que eu vi aqui .. nao sei a fundo o que aconteceu.

Bom .. precisando de uma força .. estamos ai.

fverna
28/09/2010, 10:41
É... como nós humanos somos pouco evoluidos né?

Ouvimos dizer algo sobre uma tragédia e vamos logo metendo o pau sem saber de fato como aconteceu. Já li diversos relatos aqui mesmo neste forum e não consigo mais me surpreender com NOSSAS atitudes, acho que devemos tentar ao menos evoluir 1% neste quesito. Eu estive presente em um evento que aconteceu um problema, presenciei tudo e depois que caiu no telefone sem fio, fud.. já era outra historia, parecia que estava lendo sobre outro acontecimento.

Por isso meus amigos, acho que podemos ter mais uma lição com o infeliz acontecimento que é não falar e nem julgar aquilo que não participamos, pq só quem estava lá é que TALVEZ saiba o que realmente aconteceu.

Que a alma do nosso colega vá para o céu de 4x4 e que faça muitas trilhas nos belos campos de Deus e nós réis mortais, que consigamos bloquear 100% nosso veneno e prezar pela segurança nossa e de terceiros acima de tudo.

Bom dia a todos!

Flávio

Knoxville
28/09/2010, 11:22
O Flávio falou tudo.
Que esse irmão da Nação 4x4 esteja em paz.

Marcos Basaglia

É... como nós humanos somos pouco evoluidos né?

Ouvimos dizer algo sobre uma tragédia e vamos logo metendo o pau sem saber de fato como aconteceu. Já li diversos relatos aqui mesmo neste forum e não consigo mais me surpreender com NOSSAS atitudes, acho que devemos tentar ao menos evoluir 1% neste quesito. Eu estive presente em um evento que aconteceu um problema, presenciei tudo e depois que caiu no telefone sem fio, fud.. já era outra historia, parecia que estava lendo sobre outro acontecimento.

Por isso meus amigos, acho que podemos ter mais uma lição com o infeliz acontecimento que é não falar e nem julgar aquilo que não participamos, pq só quem estava lá é que TALVEZ saiba o que realmente aconteceu.

Que a alma do nosso colega vá para o céu de 4x4 e que faça muitas trilhas nos belos campos de Deus e nós réis mortais, que consigamos bloquear 100% nosso veneno e prezar pela segurança nossa e de terceiros acima de tudo.

Bom dia a todos!

Flávio

Adriano Rocha
28/09/2010, 11:32
Eu estive presente em um evento que aconteceu um problema, presenciei tudo

Bom dia, Flávio

Você tem mais informações sobre o ocorrido?
Pode nos passar detalhes sobre o local, as condições do terreno, o carro etc.
Pq o carro caiu em um rio? Pq o Roberto não conseguiu sair do carro?
Quanto mais informações deste tipo, melhor. Ajudam a evitar novos casos.

E ainda temos acompanhando aqui, o Felipe que trabalha com isso. Para ele, informações precisas são fundamentais para melhorar ainda mais o seu trabalho com segurança no off-road.

Estava cobrindo uma prova de indoor (já faz bem uns 7 anos) e um competidor tombou o jipe dentro de um córrego. Era bem baixo o riozinho e o piloto saiu inteiro, mas já foi um susto danado tanto para o piloto como para quem estava lá.

Abraços,

fverna
28/09/2010, 11:45
Bom dia, Flávio

Você tem mais informações sobre o ocorrido?
Pode nos passar detalhes sobre o local, as condições do terreno, o carro etc.
Pq o carro caiu em um rio? Pq o Roberto não conseguiu sair do carro?
Quanto mais informações deste tipo, melhor. Ajudam a evitar novos casos.

E ainda temos acompanhando aqui, o Felipe que trabalha com isso. Para ele, informações precisas são fundamentais para melhorar ainda mais o seu trabalho com segurança no off-road.

Estava cobrindo uma prova de indoor (já faz bem uns 7 anos) e um competidor tombou o jipe dentro de um córrego. Era bem baixo o riozinho e o piloto saiu inteiro, mas já foi um susto danado tanto para o piloto como para quem estava lá.

Abraços,

Olá Rocha,

Bom dia!

Infelizmente não tenho mais informações sobre o ocorrido.

O que quis dizer é que o tópico estava metendo o pau na Mit (q por sinal eu tb faço as vezes) e colocando os acidentados como vitimas da Mit, o que eu não concordo. Colocaram que a Mit não fez nada em respeito ao falecido e na premiação fizeram sim uma homenagem e não festejaram a entrega do premio como de costume. A Mit não fica feliz com o que aconteceu, só que já foi e não podem mudar o acontecido e consumado esta! Agora é muito facil eu com a bunda na cadeira ler e falar que isso ou aquilo, não tenho este direito e por isso me manifestei não a favor da Mit e sim a favor da justiça, só isso!

Espero ter sido claro.

Abraço,

Flávio

Felipe Marx
28/09/2010, 11:53
Nao vi dessa forma nao ...
pelo que eu entendi .. o que todos estranharam é a falta de divulgação do caso ..

Pesquiso e trabalho com TRAUMA e Emergência a 8 anos ...
Infelizmente, o unico meio de combater o Trauma é a Prevenção.

E pra ter prevenção ... a informação é essencial.

Quem tiver mais infos sobre o caso .. e quiser ajudar, é só postar.
Mais uma vez, perdemos um companheiro 4x4 .. Então, que ao menos essa perda nos ensine a evitar que outros sigam o mesmo caminho.

Lembrando que esse nao é o primeiro acidente divulgado esse ano, e ele, infelizmente, nao foi a unica vitima.

Fred Almeida
28/09/2010, 12:26
PessoALL,
Eu estive no evento, trabalhando para organização levando um cinegrafista.
Faço isso já a pelo menos 6 anos e até de Gol Bolinha, num momento que estava sem 4x4, percorri todo o percurso da Motorsport. O grau de dificuldade é ZERO, até mesmo para a categoria Graduados.
Passei no local uns 50 minutos depois do ocorrido. A média de velocidade era de 45 Km/h. Eu estava andando a 50/55 Km/h e mesmo assim, com total segurança.
O local foi em uma reta, piso seco e não existia nenhum obstáculo que pudesse fazer o carro cair no rio, que passava a algo em torno de 30 metros abaixo da estrada em uma declive pouco acentuado. Ainda não existe a informação oficial, que o piloto tenha morrido afogado. Alguns falaram em mau súbito e por isso ele perdeu o controle do carro e caiu no rio.
A verdade é que qualquer piloto correndo na categoria Graduado, em condições normais, não teria perdido o controle do carro daquela maneira.
Apenas o meu relato do que presenciei.
Abs

Felipe Marx
28/09/2010, 12:45
Existem meios de minimizar o risco de "mau subito" tb ...
Quando tiver informações oficiais me passa ?

Vamos ver se eu consigo bolar algo que evite isso ou então que eu consiga apontar uma solução ja existente.

TANIA ALMEIDA
30/09/2010, 13:52
Sou irmã do jipeiro Roberto Rivelino Reis de Almeida, o qual se acidentou no MMS Itaipava, e acabou falecendo. A família está indignada por tantas omissões, principalmente no que diz respeito ao acontecido, ninguém é humano o bastante para admitir que houve falha humana, mas a todo momento o que ouvimos é que a culpa foi do próprio Roberto, o qual estava na função de piloto.
No próprio site é afirmado que o piloto era experiente e que a estrada não oferecia tantos perigos, desta forma concluem que não há explicações.
Sendo assim, por tudo que ouvimos e que aos poucos estamos desvendando é que saíram da rota, e não estando tal pista dentro desta, a organização do evento não realizou qualquer preparação, sendo o caminho perorrido uma surpresa para o piloto.
Outro questionamento, que pode ser feito é quanto a uso do capacete, não seria de uso obrigatório? E por ser o esporte de risco não teria que haver meios de socorrer a vítima?
A família não quer nenhum tipo de indenização, por que nada trará o nosso ente querido de volta! Apenas exigimos respostas e a verdade!
Por gentileza, aguardo resposta!
Grata,
Tânia Almeida

maisoffroad
30/09/2010, 15:30
Boa tarde, Tania gostaria se possivel de entrar em contato com nossa redação no tel. 11-4332-463 ou pelo e-mail: jornal@maisoffroad.com
fico no aguardo

Ronaldo Amancio
Jornal Mais Off-Road

Sou irmã do jipeiro Roberto Rivelino Reis de Almeida, o qual se acidentou no MMS Itaipava, e acabou falecendo. A família está indignada por tantas omissões, principalmente no que diz respeito ao acontecido, ninguém é humano o bastante para admitir que houve falha humana, mas a todo momento o que ouvimos é que a culpa foi do próprio Roberto, o qual estava na função de piloto.
No próprio site é afirmado que o piloto era experiente e que a estrada não oferecia tantos perigos, desta forma concluem que não há explicações.
Sendo assim, por tudo que ouvimos e que aos poucos estamos desvendando é que saíram da rota, e não estando tal pista dentro desta, a organização do evento não realizou qualquer preparação, sendo o caminho perorrido uma surpresa para o piloto.
Outro questionamento, que pode ser feito é quanto a uso do capacete, não seria de uso obrigatório? E por ser o esporte de risco não teria que haver meios de socorrer a vítima?
A família não quer nenhum tipo de indenização, por que nada trará o nosso ente querido de volta! Apenas exigimos respostas e a verdade!
Por gentileza, aguardo resposta!
Grata,
Tânia Almeida

Tigerburning
30/09/2010, 17:19
se nao me engano tem aquele termo de resposabilidade que assina tirando a culpa da direcao de prova pelos acidentes. Off road eh um esporte que envolve riscos e ele com certeza sabia disso.

eu sempre corria de capacete, mesmo em rallys em q nao eram obrigatorios. Pelo que andei lendo, o carro dele caiu em um rio e ele morreu afogado

arlei_vitara
30/09/2010, 17:27
Apenas como reflexão ok.............

Somos todos adultos, conscientes de nossas decisões e sabedores dos riscos associados. Quando alguém decide praticar um esporte, está consciente dos riscos. Se decido pular de paraquedas, preciso estar ciente de que o paraquedas pode falhar ou eu me ferrar na aterrisagem.
Por isso não acho legal, nem acho que resolva nada, ficar procurando "culpados", nada resolverá a situação nem trará a pessoa querida de volta.

Eu mesmo estou no estaleiro, afastado do trabalho e tudo o mais, com uma fratura da perna esquerda, desde o inicio do ano. Foi um acidente enquanto eu fazia umas das coisas que eu mais gostava, um hobby como praticar rally, eu estava viajando de moto. Foi uma fatalidade. Não posso culpar a estrada, nem o motorista distraido que não conseguiu desviar de mim. Eu estava (estou) ciente, ao colocar um capacete e dar a partida na moto, dos riscos assumidos.

Infelizmente muitos eventos não contam com a devida organização e assistencia medica etc etc...mas se aceitamos competir ou participar mesmo assim,tbem somos "coniventes" e estamos aceitando, mesmo que de forma tácita, esta falta de organização não ?

Enfim...............somos seres dotados de uma coisa maavilhosa chamada "livre arbitrio", que nos permite avaliar e decidir. Ninguém me obrigou a estar em cima de uma moto no dia que me acidentei. Poderia estar no meu muito mais seguro jipe, ou ainda em casa, assistindo TV.

E segue a vida.....

Felipe Marx
30/09/2010, 18:07
Lamento .. mas a organizaçao é sim responsavel civil e criminalmente pelo ocorrido e até onde eu sei, a policia pode abrir inquérito para identificar as causas do acidente.

Se determinado que a culpa foi do proprio piloto, fica o caso resolvido.

Fernando Massad
30/09/2010, 19:01
Lamento .. mas a organizaçao é sim responsavel civil e criminalmente pelo ocorrido e até onde eu sei, a policia pode abrir inquérito para identificar as causas do acidente.

Se determinado que a culpa foi do proprio piloto, fica o caso resolvido.

A responsabilidade criminal NÃO se transfere da pessoa do ofensor. A Organização NÃO será responsabilizada criminalmente, a menos que tenha contribuído, de qualquer forma, para a ocorrência do acidente. Para haver responsabilização criminal de alguém da organização deve haver NEXO CAUSAL entre a conduta desta pessoa e o fato (acidente), ou seja, deve restar claro que uma atitude de algum organizador é que provocou o acidente, seja na elaboração do roteiro, seja na falta de alguma advertência, etc.
Em competição os acidentes são absolutamente PREVISÍVEIS E ACEITÁVEIS PELO COMPETIDOR, o que, em última análise, também pode excluir inclusive a responsabilidade civil, dependendo do caso.
Quanto ao inquérito, a polícia DEVE (e não "pode") instaurar Inquérito Policial, como é o caso de TODO acidente com vítima fatal. É obrigação da autoridade policial, nestes casos, promover diligências com o fim de alcançar a verdade.
Acho prematuro culpar a organização do evento, notadamente porque ninguém aqui do fórum ainda conhece a verdade, o que realmente ocorreu. Pelo menos ninguém ainda afirmou "ocorreu isso" ou "ocorreu aquilo".
Juridicamente, não se trabalha com meras especulações, mas com fatos devidamente provados.

Quero aqui externar meus sentimentos à família do nosso colega, lamentavelmente falecido nesse episódio, deixando claro que o que disse está longe de querer atribuir culpa à sua conduta, mas que também não devemos atribuir culpa a outrem se desconhecemos a verdade.

Felipe Marx
30/09/2010, 19:29
A responsabilidade criminal NÃO se transfere da pessoa do ofensor. A Organização NÃO será responsabilizada criminalmente, a menos que tenha contribuído, de qualquer forma, para a ocorrência do acidente. Para haver responsabilização criminal de alguém da organização deve haver NEXO CAUSAL entre a conduta desta pessoa e o fato (acidente), ou seja, deve restar claro que uma atitude de algum organizador é que provocou o acidente, seja na elaboração do roteiro, seja na falta de alguma advertência, etc.
Em competição os acidentes são absolutamente PREVISÍVEIS E ACEITÁVEIS PELO COMPETIDOR, o que, em última análise, também pode excluir inclusive a responsabilidade civil, dependendo do caso.
Quanto ao inquérito, a polícia DEVE (e não "pode") instaurar Inquérito Policial, como é o caso de TODO acidente com vítima fatal. É obrigação da autoridade policial, nestes casos, promover diligências com o fim de alcançar a verdade.
Acho prematuro culpar a organização do evento, notadamente porque ninguém aqui do fórum ainda conhece a verdade, o que realmente ocorreu. Pelo menos ninguém ainda afirmou "ocorreu isso" ou "ocorreu aquilo".

Juridicamente, não se trabalha com meras especulações, mas com fatos devidamente provados.

Quero aqui externar meus sentimentos à família do nosso colega, lamentavelmente falecido nesse episódio, deixando claro que o que disse está longe de querer atribuir culpa à sua conduta, mas que também não devemos atribuir culpa a outrem se desconhecemos a verdade.

Exato ...
Se a organização ofereceu segurança e nao teve nenhuma participaçao, mesmo que involuntária, em qualquer atitude que pudesse gerar o acidente, ela nao tem com que se preocupar.
Inquérito policial para apurar o caso deve acontecer mesmo .. e este dirá qual a responsabilidade de cada um.

Se for determinado que ouve imprudencia, impericia ou negligencia a qualquer risco que pudesse gerar a morte desse piloto (independente da gravidade do acidente), pode-se configurar o Nexo Causal e responsabilizar a organizaçao .. o que nao me parece ser o caso até agora.

Esse é o problema de nao se divulgar oficialmente e de forma clara esses incidentes .. fica essa especulação e "achismo" que só atrapalha e nao leva a lugar nenhum.

Continuo interessado nas informações a respeito para tentar ajudar a encontrar uma solução de prevenção para que riscos em casos como esse sejam minimizados.

Tchê 4x4
30/09/2010, 21:49
Acabei de assistir a MitTV na BandSports e nada de falarem sobre o acidente e a morte do piloto...

Sei que acidentes acontecem e acredito que a Mit jamais imaginaria que o mesmo fosse acontecer, mas ao meu ver deveria ter explicado a sua versão, fazendo no mínimo uma homenagem ao piloto (Nem que fosse nos créditos finais) que faleceu fazendo o que gostava e sob autorização da organização da prova.

Meus pesames a familia do Roberto e que o ocorrido pelo menos sirva de alerta aos organizadores de eventos 4x4.

Fernando Massad
30/09/2010, 22:12
Acabei de assistir a MitTV na BandSports e nada de falarem sobre o acidente e a morte do piloto...

Sei que acidentes acontecem e acredito que a Mit jamais imaginaria que o mesmo fosse acontecer, mas ao meu ver deveria ter explicado a sua versão, fazendo no mínimo uma homenagem ao piloto (Nem que fosse nos créditos finais) que faleceu fazendo o que gostava e sob autorização da organização da prova.

Meus pesames a familia do Roberto e que o ocorrido pelo menos sirva de alerta aos organizadores de eventos 4x4.

ELES, da Mit, não falarem nada é até compreensível, até porque não têm obrigação legal.............. mas têm obrigação MORAL.......

O que causa mais indignação é o fato da IMPRENSA estar toda calada. Tá todo mundo de boca amarrada............ Porque?????

Joga no Google o fato e não sai nada....

Há pouco tempo tivemos um acidente semelhante, que graças a Deus não resultou em morte(s), mas envolveu toda uma família, fato exaustivamente discutido aqui no fórum. Naquele episódio uma série de reportagens foram feitas e veiculadas, e trazidas pra cá também.

De fato, nesse triste episódio causa estranhesa o silêncio, não da organização, mas da imprensa de uma forma geral, porque não houve nenhuma divulgação do ocorrido.

A indignação da família, neste aspecto, além de compreensível, é absolutamente LEGÍTIMA.

Qual a razão do silêncio??????

Mauro.SB
30/09/2010, 22:32
:pensativo: Talvez o próprio desejo da família ? Conheço várias que se puderem pagar para não aparecer o fariam...

Entendo a preocupação de todos, mas creio que o melhor seja atuar pra frente e exigir deste tipo de organização mais segurança, sob o risco de boicote se nada for feito.

Infelizmente discutir o passado não vai adiantar, Brasileiro tem memória curta... O melhor a fazer é exigir muito mais deles daqui pra frente para que isso não ocorra mais, e principalmente não se bote em risco mais vidas valiosas.

Esse tipo de prova é uma diversão, por mais que exista competição a intenção não é um evento para 100% de pilotos profissionais, por isso cabe cada cuidado com segurança que for preciso... Mas só os participantes unidos poderão impôr isso !

Abraço,

Davi Gonçalves
30/09/2010, 22:40
ELES, da Mit, não falarem nada é até compreensível, até porque não têm obrigação legal.............. mas têm obrigação MORAL.......

O que causa mais indignação é o fato da IMPRENSA estar toda calada. Tá todo mundo de boca amarrada............ Porque?????

Joga no Google o fato e não sai nada....

Há pouco tempo tivemos um acidente semelhante, que graças a Deus não resultou em morte(s), mas envolveu toda uma família, fato exaustivamente discutido aqui no fórum. Naquele episódio uma série de reportagens foram feitas e veiculadas, e trazidas pra cá também.

De fato, nesse triste episódio causa estranhesa o silêncio, não da organização, mas da imprensa de uma forma geral, porque não houve nenhuma divulgação do ocorrido.

A indignação da família, neste aspecto, além de compreensível, é absolutamente LEGÍTIMA.

Qual a razão do silêncio??????
Exatamente...
No caso do acidente com a familia de Jundiai na cidade de Serra Negra foi o maior alvoroço com as TVs (BAND SBT EPTV(globo)).
Prefiro nem comentar os bastidores deste acidente de serra negra (participei de alguns momentos burocraticos).
Mas neste caso de Itaipava que infelizmente houve uma vitima fatal cade a midia?? cade o sensacionalismo que fizeram no caso de Serra Negra???
Sera que Mit. não esta tentando abafar o caso??
Esta mais do que na hora de expor o que ocorreu com nosso colega para evitar que outros colegas ou até nos mesmos não soframos graves acidentes como estes.

MARIO ALMEIDA
30/09/2010, 22:56
Moça ???? Nossa, que ridículo esse cara. Meu Caro, críticas e busca de respostas são formas de encontrar maneiras de se evitar novas ocorrencias e minimizar sofrimentos futuros, são caminhos e ações a serem tomadas pelos responsáveis e organizadores destes eventos afim de evitar que pessoas como o Roberto morram ou no mínimo saiam feridos de um evento que deveria ser de festas e comemorações. Tbem Sou irmão do Roberto e nossos questionamentos não são feitos para tirar proveitos dos erros e com isso sair beneficiados de alguma forma disso tudo, se é que isso é possível, mas sim tentar de alguma forma confortár-nos diante de tantas interrogações como: O Sr Lourival Roudan disse a Polícia no local do acidente ( eu estava lá ) que a prova possia médicos, mas Kd ???? A estrada no local do acidente não tinha marcas de jeep, considerando que já haviam passado 25, afinal o Roberto era o 26º. Quem deu o óbito ao meu irmão ??? Foi ele ou foi o navegador ??? eles tem autorização e habilitação pra isso ??? O corpo ficou das 9 hs até as 16 hs no Sol, Kd o resgate ??? A Mit, como chama um dos que postaram ( ridículo ), mas a Empresa tem conhecimento de todos os fatos ??? SERÁ QUE O LOCAL DO ACIDENTE ERA MESMO ROTA DA PROVA ??? Dúvidas como essa tem que ser esclarecidas, é o mínimo que se pode fazer e não ficar como Sr Lourival, no local da tragédia, ao lado meu irmão morto no meio do mato, onde eu também estava, sem saber de nada e dizendo: "Eu cheguei depois, não sei, não sei, cheguei e não entendi". Ultima pergunta: Que organizador é este ??????????
Obrigado pelo espaço e por permitir que em nome da família sejam feitos estes questionamentos e desabafos. Não queremos nada, apenas a clareza e transparencia dos fatos, pois se estas respostas troxessem meu irmão de volta, iria onde quer que fosse pra buscá-las. Somos nós que vendo o sofrimento de Mãe, Pai, Irmãos, filhos e esposa, no risco de perder mais pessoas diante de tanta tristeza. Por favor, sejam humildes suficientes pra usar dos erros uma forma de otimizar futuras competições. Já fui navegador e sei o que estou dizendo. Um afogamento talvez não seria possível o salvamento, pois o óbito é rápido, mas em outras situações um profissional qualificado pode salvar vidas, inclusive dos que criticam o post de minha irmã.

Fernando Massad
30/09/2010, 23:57
Mário, quem já passou por dor semelhante sabe bem o que vcs da família estão sentindo, e sabe tb o quanto é difícil aceitar essa situação.

Mas pode ter certeza que a unanimidade do fórum preferiria que este tópico não existisse, que não existisse a situação que o originou.

Lembre-se de que não cai uma folha de uma árvore sem que seja da vontade de Deus.
Seu irmão cumpriu a missão dele e hoje, tenha certeza, está bem melhor que ontem.

Sinceramente, desejo que Deus dê forças a todos vocês da família para superarem, com amor no coração, esse momento que a gente sabe, tão difícil...

Théo_Augusto
01/10/2010, 00:51
Moça ???? Nossa, que ridículo esse cara. Meu Caro, críticas e busca de respostas são formas de encontrar maneiras de se evitar novas ocorrencias e minimizar sofrimentos futuros, são caminhos e ações a serem tomadas pelos responsáveis e organizadores destes eventos afim de evitar que pessoas como o Roberto morram ou no mínimo saiam feridos de um evento que deveria ser de festas e comemorações. Tbem Sou irmão do Roberto e nossos questionamentos não são feitos para tirar proveitos dos erros e com isso sair beneficiados de alguma forma disso tudo, se é que isso é possível, mas sim tentar de alguma forma confortár-nos diante de tantas interrogações como: O Sr Lourival Roudan disse a Polícia no local do acidente ( eu estava lá ) que a prova possia médicos, mas Kd ???? A estrada no local do acidente não tinha marcas de jeep, considerando que já haviam passado 25, afinal o Roberto era o 26º. Quem deu o óbito ao meu irmão ??? Foi ele ou foi o navegador ??? eles tem autorização e habilitação pra isso ??? O corpo ficou das 9 hs até as 16 hs no Sol, Kd o resgate ??? A Mit, como chama um dos que postaram ( ridículo ), mas a Empresa tem conhecimento de todos os fatos ??? SERÁ QUE O LOCAL DO ACIDENTE ERA MESMO ROTA DA PROVA ??? Dúvidas como essa tem que ser esclarecidas, é o mínimo que se pode fazer e não ficar como Sr Lourival, no local da tragédia, ao lado meu irmão morto no meio do mato, onde eu também estava, sem saber de nada e dizendo: "Eu cheguei depois, não sei, não sei, cheguei e não entendi". Ultima pergunta: Que organizador é este ??????????
Obrigado pelo espaço e por permitir que em nome da família sejam feitos estes questionamentos e desabafos. Não queremos nada, apenas a clareza e transparencia dos fatos, pois se estas respostas troxessem meu irmão de volta, iria onde quer que fosse pra buscá-las. Somos nós que vendo o sofrimento de Mãe, Pai, Irmãos, filhos e esposa, no risco de perder mais pessoas diante de tanta tristeza. Por favor, sejam humildes suficientes pra usar dos erros uma forma de otimizar futuras competições. Já fui navegador e sei o que estou dizendo. Um afogamento talvez não seria possível o salvamento, pois o óbito é rápido, mas em outras situações um profissional qualificado pode salvar vidas, inclusive dos que criticam o post de minha irmã.

A decisão de escrever este post não foi fácil, visto que envolve sentimentos e pensamentos muito discrepantes entre todos nós.

Tinha decidido não me manifestar, mas achei isto impossível diante das dúvidas da família. Então a decisão de escrever este post é, primeiro, de tentar ajudá-los a entender a perda de um ente da família. Se eu conseguir isto, mesmo que de forma superficial, acho que cumpro um pouco da obrigação que todos nós temos com relação ao respeito ao próximo e à verdade.

Eu estava na prova. Era o carro 17.

Há quase 5 anos participo de provas da MMS. E, APENAS para que meus comentários não pareçam - ou sejam recebidos como de alguém inexperiente, digo que sou o atual campeão da categoria Graduados, e pratico este esporte desde 1989.

As afirmações abaixo são fatos:

O trecho do acidente fazia sim parte da prova, visto que os carros de trás percorreram o mesmo trajeto, e em função da topografia não existia outra possibilidade de trajeto;
Choveu muito durante a noite;
O trecho alternava entre seco e muito liso (especialmente curvas);
Naquele momento a prova era muito sinuosa. Não posso afirmar especificamente do trecho do acidente;
O trecho 32 (proximidade do acidente) foi mostrado no briefing de sexta (obrigatório para as duplas), inclusive com a foto da referência;
O ultimo pc registrado pelo gps do Roberto foi no trecho 30 (PC no. 7) Média 48. km=3,740.
O Roberto passou perto de 1 segundo atrasado.
O Roberto não passou no PC no. 8. km=4,306.
O GPS pode dizer exatamente qual a velocidade/local na hora do acidente;
Pela afirmação de outro carro, que vinha pouco atrás, existia uma marca na estrada.
Mostrava um rastro em direção ao barranco, uma rodada e apontava para o rio;
Entretanto existe a possibilidade de ser da pajero que parou para ajudar;
Este mesmo competidor avisou uma picape da organização que estava logo a frente gesticulando, com o braço esquerdo para fora do vidro, que alguém tinha rodado lá atrás;

A partir de agora são considerações minhas, diferente do relatado acima.

Com relação ao que o Fred disse: que percorreu o trecho em um gol, andando a 50/55km/h: Parabéns!!!! Pela primeira vez, em quase 5 anos, ouvi o piloto dizer que "tiraria o pé", pois estava "receoso" pois nosso carro teimava em escorregar para bem perto (centímetros) do barranco/rio. Tração e reduzida ligadas.

Quando chegamos no evento, parecia tudo normal: almoço e música rolando.

Particularmente acho que a prova deveria ter sido cancelada a partir do momento da confirmação da tragédia. Para ser honesto com minha consciência, me retirei.

Ainda com relação ao que já foi dito aqui: SIM! estamos a toda hora sujeitos aos riscos, seja quando atravessamos a rua, ou quando andamos em rodovias. Seja quando pulamos de para-quedas ou quando estamos nestes rallys....

Mas acredito que estes riscos não precisam ser potencializados!!!! Não é porque vamos pular de para-quedas que vou sem capacete ou vou desprezar os ventos...

Não é porque já estou numa rodovia perigosa que vou andar sem cinto...

Não é porque estou num rally que preciso passar num trecho liso e com pirambeira de mais de 30m.... E todos que praticam este esporte sabem: quando o totem apita, não importa o que está do lado.

Acredito que ser diretor de prova carrega consigo muito mais responsabilidades do que levantar, medir e colocar pc´s. Muito mais do que fazer "pegadinhas" para testar os navegadores... Muito mais do que fazer briefing ou analisar recursos....

Ser diretor de prova também é apropriar os riscos, mas principalmente, tentar minimiza-los... Deixando apenas aqueles intrínsecos ao esporte, analisando-os levando em conta até mesmo os fatores externos (choveu muito a noite)...

Se não fosse a tragédia, afirmaria que a prova estava ótima! E não perderia nada se eventualmente tivessemos trechos de deslocamento com radar sempre que se vislumbrasse risco sério aos competidores.... Embora pareça fácil este discurso neste momento dificilimo, estou tranquilo com minha consciência porque sempre cobro muito das provas que participo, o aspecto segurança.... Existem muitas provas por aí que pareça que querem medir a coragem dos participantes, e não a regularidade. Não estou falando da MMS!

Pois é necessário lembrar que, nos últimos tempos, a MMS vinha aprimorando seus quesitos de segurança nas provas, em especial os "bumps", as saídas "cegas" ou médias reduzidas nos cruzamentos....

Também é forçoso lembrar que o diretor de prova sempre foi um defensor do uso de capacete, e a não-obrigatoriedade vem de fatores não diretamente a ele ligados, segundo contam os boatos....

Entretanto, obviamente que a MMS não vai sair por aí alardeando o acontecido, ninguém aqui é inocente a ponto de acreditar ou mesmo cobrar isto dela...

Mas segunda feira abri o site da MMS, esperançoso em ver ao menos uma nota ou sinal de luto, mas não encontrei nada disto....

Me confortava achando que a MMS estava dando todas as respostas possíveis à família, mas também pelo que vi, as coisas não estão assim....

Particularmente acho que ela esta equivocada, mas não sou ninguém apto para julgar sua politica de marketing ou de relacionamento/respeito com o consumidor....

Este post, como já afirmei, está sendo dificil de ser escrito, pois tenho receio do caminho que posso tomar este esporte, mas achei que precisava externar minha opinião e meu relato dos fatos que vi...

Meus sinceros pêsames à família.

Théo

FDeotti
01/10/2010, 03:21
A decisão de escrever este post não foi fácil, visto que envolve sentimentos e pensamentos muito discrepantes entre todos nós.

Tinha decidido não me manifestar, mas achei isto impossível diante das dúvidas da família. Então a decisão de escrever este post é, primeiro, de tentar ajudá-los a entender a perda de um ente da família. Se eu conseguir isto, mesmo que de forma superficial, acho que cumpro um pouco da obrigação que todos nós temos com relação ao respeito ao próximo e à verdade.

Eu estava na prova. Era o carro 17.

Há quase 5 anos participo de provas da MMS. E, APENAS para que meus comentários não pareçam - ou sejam recebidos como de alguém inexperiente, digo que sou o atual campeão da categoria Graduados, e pratico este esporte desde 1989.

As afirmações abaixo são fatos:

O trecho do acidente fazia sim parte da prova, visto que os carros de trás percorreram o mesmo trajeto, e em função da topografia não existia outra possibilidade de trajeto;
Choveu muito durante a noite;
O trecho alternava entre seco e muito liso (especialmente curvas);
Naquele momento a prova era muito sinuosa. Não posso afirmar especificamente do trecho do acidente;
O trecho 32 (proximidade do acidente) foi mostrado no briefing de sexta (obrigatório para as duplas), inclusive com a foto da referência;
O ultimo pc registrado pelo gps do Roberto foi no trecho 30 (PC no. 7) Média 48. km=3,740.
O Roberto passou perto de 1 segundo atrasado.
O Roberto não passou no PC no. 8. km=4,306.
O GPS pode dizer exatamente qual a velocidade/local na hora do acidente;
Pela afirmação de outro carro, que vinha pouco atrás, existia uma marca na estrada.
Mostrava um rastro em direção ao barranco, uma rodada e apontava para o rio;
Entretanto existe a possibilidade de ser da pajero que parou para ajudar;
Este mesmo competidor avisou uma picape da organização que estava logo a frente gesticulando, com o braço esquerdo para fora do vidro, que alguém tinha rodado lá atrás;

A partir de agora são considerações minhas, diferente do relatado acima.

Com relação ao que o Fred disse: que percorreu o trecho em um gol, andando a 50/55km/h: Parabéns!!!! Pela primeira vez, em quase 5 anos, ouvi o piloto dizer que "tiraria o pé", pois estava "receoso" pois nosso carro teimava em escorregar para bem perto (centímetros) do barranco/rio. Tração e reduzida ligadas.

Quando chegamos no evento, parecia tudo normal: almoço e música rolando.

Particularmente acho que a prova deveria ter sido cancelada a partir do momento da confirmação da tragédia. Para ser honesto com minha consciência, me retirei.

Ainda com relação ao que já foi dito aqui: SIM! estamos a toda hora sujeitos aos riscos, seja quando atravessamos a rua, ou quando andamos em rodovias. Seja quando pulamos de para-quedas ou quando estamos nestes rallys....

Mas acredito que estes riscos não precisam ser potencializados!!!! Não é porque vamos pular de para-quedas que vou sem capacete ou vou desprezar os ventos...

Não é porque já estou numa rodovia perigosa que vou andar sem cinto...

Não é porque estou num rally que preciso passar num trecho liso e com pirambeira de mais de 30m.... E todos que praticam este esporte sabem: quando o totem apita, não importa o que está do lado.

Acredito que ser diretor de prova carrega consigo muito mais responsabilidades do que levantar, medir e colocar pc´s. Muito mais do que fazer "pegadinhas" para testar os navegadores... Muito mais do que fazer briefing ou analisar recursos....

Ser diretor de prova também é apropriar os riscos, mas principalmente, tentar minimiza-los... Deixando apenas aqueles intrínsecos ao esporte, analisando-os levando em conta até mesmo os fatores externos (choveu muito a noite)...

Se não fosse a tragédia, afirmaria que a prova estava ótima! E não perderia nada se eventualmente tivessemos trechos de deslocamento com radar sempre que se vislumbrasse risco sério aos competidores.... Embora pareça fácil este discurso neste momento dificilimo, estou tranquilo com minha consciência porque sempre cobro muito das provas que participo, o aspecto segurança.... Existem muitas provas por aí que pareça que querem medir a coragem dos participantes, e não a regularidade. Não estou falando da MMS!

Pois é necessário lembrar que, nos últimos tempos, a MMS vinha aprimorando seus quesitos de segurança nas provas, em especial os "bumps", as saídas "cegas" ou médias reduzidas nos cruzamentos....

Também é forçoso lembrar que o diretor de prova sempre foi um defensor do uso de capacete, e a não-obrigatoriedade vem de fatores não diretamente a ele ligados, segundo contam os boatos....

Entretanto, obviamente que a MMS não vai sair por aí alardeando o acontecido, ninguém aqui é inocente a ponto de acreditar ou mesmo cobrar isto dela...

Mas segunda feira abri o site da MMS, esperançoso em ver ao menos uma nota ou sinal de luto, mas não encontrei nada disto....

Me confortava achando que a MMS estava dando todas as respostas possíveis à família, mas também pelo que vi, as coisas não estão assim....

Particularmente acho que ela esta equivocada, mas não sou ninguém apto para julgar sua politica de marketing ou de relacionamento/respeito com o consumidor....

Este post, como já afirmei, está sendo dificil de ser escrito, pois tenho receio do caminho que posso tomar este esporte, mas achei que precisava externar minha opinião e meu relato dos fatos que vi...

Meus sinceros pêsames à família.

Théo
X2, Théo, X1000. O assunto é delicado, mas precisa ser abordado e discutido, principalmente pelos participantes mais experientes que conseguem falar com mais propriedade.

Reforço dizendo que esperava da Misubishi uma homenagem ao Roberto, algumas palavras que honrassem o atleta que prestigiou a competição e marcou o campeonato com sua vida. Ao final me senti constrangido em saber que estava competindo uma prova em que aconteceu acidente de tal gravidade. A prova deveria ter sido cancelada de imediato.

FDeotti
01/10/2010, 03:43
E sobre o navegador, notícias dele? Espero que esteja bem, e que possa esclarecer as dúvidas que restam (porque perderam o controle, como foi o resgate).

Outra coisa: não resta dúvida que mudanças precisam ser realizadas, há um risco no esporte que precisa ser minimizado. A prova é realizada segundo regulamento da CBA, e é esta entidade que deve regulamentar o esporte e definir as regras de segurança. As medidas devem afetar não somente o MMS, mas todo campeonato de regularidade.

Quanto às medidas de segurança, acho que a importância do uso de capacete é inquestionável. E um ponto a discutir é a realização das provas em circuito fechado, como nas outras modalidades de rally. Isto traria maior controle sobre a prova, mais visibilidade e maiores possibilidades de resgate rápido. Em circuito aberto, o resgate rápido é uma questão de sorte. Por outro lado, temos de lembrar da população das localidades por onde passamos, a segurança precisa se extender também a estas pessoas.

MARIO ALMEIDA
01/10/2010, 07:47
Pessoal, volto aqui para esclarecer algumas coisas: Não quetiono a vontade de Deus, acredito muito nele e trago a certeza de que meu irmão está num lugar muito melhor agora, é a Fé que trago juntamente com minha família que nos conforta neste momento, Deus sabe o que faz. A ÚNICA coisa que esperamos é clareza das informações, apuração dos fatos de uma forma mais presente.
Chegar no local do acidente e deparar com aquela situação foi algo sem palavras e só esperamos algum pronunciamento no sentido de esclarecer a situação, o que não pode é ver os organizadores e pessoas que também estavam lá calados. Não recebemos nenhum telefonema, absolutamente nada e estamos utilizando essa forma de contato pra pronunciar nosso indignação diante de tanta omissão. Estou com a planilha da prova em mãos e vou voltar ao local, fazer toda a prova novamente e assim tentar entender melhor os acontecimentos. Mas teria que ser eu ??? Será que é preciso o irmão e irmã "Berrar" neste post a procura de rspostas que deveriam ser dadas sem buscas e sem tanto desgaste ??? Repito, não queremos nada, só entender. Meu irmão tinha uma marca na testa ( Laudo do IML JF ), pode ser que o mesmo tenha batido a cabeça, afinal, naquela curva tinha um buraco e por isso ter saido da estrada, imaginamos isso, mas será que vamos ficar somente na imaginação...
Obrigado a todos que fazem seus comentários, mas as dúvidas ainda permanecem.

FDeotti
01/10/2010, 08:10
Mario, todo competidor carrega 2 rastros, que é um rastreador GPS que grava a posição do carro a cada segundo, com coordenadas, horário e velocidade. Você precisa conseguir este arquivo. Com ele você conseguirá compreender o que houve. Talvez diretamente com a Totem, que fornece o rastro. Se alguém daqui tiver contato na Totem e puder ajudar a conseguir o rastro, acho que será uma grande ajuda à família.

Outro ponto é avaliar o carro, inspecionar a tração, pneus etc.

Mais um detalhe, acho que alguém já citou, é a possibilidade de animal na estrada, nesta prova isto aconteceu bastante, e foi até avisado pelo Lourival na véspera. Mas tenho a impressão de que não era o caso deste trecho, não sei, mas de toda forma vale verificar se há alguma pastagem próxima ao local do acidente.

Esta referência à marca na testa confirma a necessidade do capacete.

Théo_Augusto
01/10/2010, 08:33
Bom dia...

apenas para esclarecer um ponto que ficou martelando minha mente nesta noite insone..

Afirmei que em mais de 5 anos esta foi a primeira vez que realmente "aliviamos"...
Isto certamente representa muito mais acertos do que - talvez - erros...

Ainda, do mesmo modo que o Mario, irmão do Roberto, não questiono a vontade de Deus e acredito incondicionalmente nos seus atos... Neste momento, esta Fé é a única consolação.

Cabe lembrar que, diante disto, nenhuma ação, de nós, mudaria o fim daquele dia.

Esta é a diferença entre ACIDENTE (RISCOS) e FATALIDADES.

Como já disse é um momento muito delicado.

Finalizo por aqui minha participação, em respeito ao momento....

Théo

MARIO ALMEIDA
01/10/2010, 11:46
"FDeotti, muito obrigado pelas dicas, por quais caminhos devo percorrer pra tentar encontrar alguma explicação sobre tudo, mas tenho a resposta para algumas de suas duvidas. O GPS indicava 32Km/h e o Roberto estava 1 s atrasado. Isso foi verificado na perícia realizada no carro em JF. Verificaram também barra de direção, freios, pneus, enfim, nada foi encontrado.

Vou voltar ao local do acidente e vou verificar a possibilidade de animal na pista, vou considerar todas as hipóteses possíveis, talvez assim encontremos algumas respostas, mais uma vez obrigado !!!

Realmente, sempre que participei usamos capacete, estranho isso não ser uma exigencia desta vez, espero que se torne uma regra daqui pra frente. Não queremos outras famílias sofrendo no futuro, é muito doloroso.

MARIO ALMEIDA
02/10/2010, 22:36
Sr Theo, não acredito muito que vc tenha participado da prova, pelo menos não é o que parece diante de algumas considerações suas, tenho novidades sobre o acontecido e em breve mencionarei as mesmas neste post. Sou irmão do Roberto, algumas pessoas achavam que eu iria me calar sem antes ter certeza dos acontecimentos ???? Engano destes, logo trarei novidades bombásticas... Mentiras são sempre desmascaradas...

FDeotti
02/10/2010, 23:02
Sr Theo, não acredito muito que vc tenha participado da prova, pelo menos não é o que parece diante de algumas considerações suas, tenho novidades sobre o acontecido e em breve mencionarei as mesmas neste post. Sou irmão do Roberto, algumas pessoas achavam que eu iria me calar sem antes ter certeza dos acontecimentos ???? Engano destes, logo trarei novidades bombásticas... Mentiras são sempre desmascaradas...
Mário, eu tb estava na prova e acho que o Théo não falou nada de errado, sendo mesmo solidário com você e o restante da família. Se bem que não tive dificuldade no trecho, mas era de outra categoria, quando passei havia sol, e os graduados passaram mais cedo, a terra devia estar mais escorregadia mesmo.

dkrabbe
03/10/2010, 12:50
X2, Théo, X1000. O assunto é delicado, mas precisa ser abordado e discutido, principalmente pelos participantes mais experientes que conseguem falar com mais propriedade.

Reforço dizendo que esperava da Misubishi uma homenagem ao Roberto, algumas palavras que honrassem o atleta que prestigiou a competição e marcou o campeonato com sua vida. Ao final me senti constrangido em saber que estava competindo uma prova em que aconteceu acidente de tal gravidade. A prova deveria ter sido cancelada de imediato.
Prezados, boa tarde.

(Gostaria de maneira breve e sem muito tumulto manifestar minha opinião).

Não fui a prova em virtude de ter de viajar no mesmo dia à serviço e com isto fiquei sabendo da notícia através de um competidor amigo meu. Não me recordo de vários dias tristes em minha vida, mas confesso que naquele dia do acidente, ao saber da notícia, sem mesmo conhecer o mesmo, fiquei deveras triste e gostaria de manifestar meu pesar à família !

De maneira geral, ao chegar ao meu destino de viagem e abrir a página do MMS, fiquei MUITO decepcionado com o departamento de Marketing da Mitsubishi e ainda não sei se vou mandar um e-mail formal ou não a eles (e nem quero incentivar ninguém aqui a isto), mas confesso que esperava uma notícia do tipo:

".......Nação 4x4 em luto ! Acidente com competidor durante a prova, em situação ainda não devidamente identificada, levou ao óbito o competidor........etc..etc. A Mitsubishi, em respeito aos competidores, esclarece que vai procurar avaliar com as autoridades competentes o caso e atuar de maneira pertinente ao mesmo"!

Ao invés disto, tivemos as notícias divulgadas no site, que foram as mais idiotas que já ví !!! A Mitsubishi perdeu sim com isto !

Um abraço à todos

DKrabbe

Waldir Carlos
03/10/2010, 13:46
Inicialmente, meu respeitoso cumprimento à família enlutada. Lamento profundamente! Apesar de nunca ter participado do MMS [... tenho uma Pajero V6 para trilhas e recentemente comprei uma Full DI-D], sou igualmente um brasileiro apaixonado e tenho muitos amigos que "correm" no MMS SE. O DanDan, o Marcello Ladeira, o Jorge Thirige, o Leal e outros.

Por prudência e responsabilidade prefiro não emitir opiniões a respeito do trágico e lamentável acidente. Primeiro porque estou a dois mil quilômetros de distância de Itaipava e, principalmente, por não ter experiência nesse tipo de evento. Entretanto, independente da "culpabilidade" quero me somar aos que cobraram um posicionamento público da MitsubishiMotors!

Seria ingênuo esperar um alarde na mídia, mas concordo com a manifestação do Daniel. Independente das reais causas que motivaram o acidente! A família não terá a vida do Roberto de volta, mas o sucesso desse maravilhoso e apaixonante esporte só se materializa porque existe SER HUMANO dedicado, comprometido, apaixonado, que enfrenta riscos potenciais e sobretudo que possibilita o BRILHO em eventos dessa natureza.

Finalizando, reitero meu abraço de conforto à família enlutada. :cry::cry:

[]s

Flavio bisi
08/10/2010, 02:02
Eu sou o FLAVIO SE EU PUDER DE ALGUMA FORMA AJUDAR.. flabisi@hotmail.com eu estava com o Roberto
Mario se quizer me encontrar e ate ir no local eu me disponho.

FDeotti
08/10/2010, 09:10
Eu sou o FLAVIO SE EU PUDER DE ALGUMA FORMA AJUDAR.. flabisi@hotmail.com eu estava com o Roberto
Mario se quizer me encontrar e ate ir no local eu me disponho.
Flávio, espero que esteja bem, se puder ajudar em alguma coisa, estou à disposição.

Quando passei no trecho, 58 minutos após depois de vocês, não achei escorregadio. Quando vocês passaram, ainda estava molhado?

Flavio bisi
08/10/2010, 15:28
Flávio, espero que esteja bem, se puder ajudar em alguma coisa, estou à disposição.

Quando passei no trecho, 58 minutos após depois de vocês, não achei escorregadio. Quando vocês passaram, ainda estava molhado?

Disculp pela franquesa.... sem mais de longa .
que que todos saibam que nao vim aqui para descutir nem relatar. e se alguem quiser saber relato pode me ligar no meu telefone ou ate mesmo no meu email que eu conto como foi e tiro as duvidas de quem quer ouvir .
meu telefone e 32 84047296 email flabisi@hotmail.com e msn tambem.
no mais isso e dolorozo essa discurçao sem pe nem fundamneto queram saber o relato que ti conto.
EU GOSTARIA QUE DESSE O FIM DO ASSUNTO .PELO LADO ESPECULADOR QUE ESTA SENDO.

TANIA ALMEIDA
17/10/2010, 19:33
Primeiramente, gostaria de agradecer a todos que não criticaram o meu post e de meu irmão e principalmente pela solidariedade, apoio e respeito. Espero sinceramente que a morte de meu irmão não tenha sido em vão, e que nos próximos rallys sejam adotadas novas medidas de segurança e possam minimizar os riscos para que outros competidores não percam a vida e suas famílias não carreguem o mesmo sofrimento.(OBS: Não faço menção especificamente ao MMS Itaipava, mas a qualquer rally, porque estão em jogo VIDAS)
Agora, aqueles que me criticaram provavelmente desconhecem a dor de perder um irmão, que ótimo! Espero que não passem pela mesma dor que a minha família tem passado, pois a saudade é incalculável.

Obrigada!