Ver Versão Completa : Caixa de direcao do Defender tem regulagem?
Eduardo Lopes
27/09/2010, 15:37
Vi em um site os caras comentando sobre "afinar a regulagem da caixa de direcao" alguem ja fez isso? Qual seria a regulagem certa da caixa, apertada, frouxa? Dizem tambem que esse 'e um fator diretamente ligado ao Shimmy, assim como as molas de tamanhos diferentes tambem atuam para agravar esse problema. Um abraco a todos.
Eduardo
Defender 110 05/05
Sir Ernest
scadufax
30/09/2010, 22:18
Eduardo, eu já desmontei e montei uma caixa de direcao (apesar de não ser mecanico) ... a minha Defender 110 estava com shimmy, o problema estava no sem fim da caixa e neste caso a regulagem nao resolveu.
Para regular voce usa uma chave ali e uma boca/estrela. A chave ali fica fixa e com a outra vc aperta ou solta.
Eduardo Lopes
02/10/2010, 13:49
Puxa, que pena não ter regulagem, teve que trocar a caixa de direção? e só a troca já resolveu o shimmy? abraço.
Eduardo :pensativo:
rafaelfernandez
13/02/2011, 20:32
Amigos,
A land tá com um pequeno vazamento(esta melando apenas)na porca com trava da caixa de direção(aquela que fica bem no meio em baixo). Vou ficar devendo a foto, mas se acharem necessario, tiro uma e posto.
Minha duvida é: Dá pra soltar a trava e dar um aperto na porca? Isso pode acarretar em algum dano? Poderia resolver o vazamento?
[]´s
Rafael
Sim, tem um parafuso na parte superior com contra porca.
Os modelos mais antigos é allen e os novos torx. Com a direção na absoluta reta vá virando o parafuso sentido horário enquanto vira o eixo do volante com a mão direita. Vá apertando até sumir 99% da folga. Seguro o parafuso e aperte a contra porca.
Se apertar demais destrói o setor da caixa.
Eeee. Obviamente só faça isso depois de garantir que todo o resto está 100%.
Coloque aluguem forte no volante e fale para ficar virando o volante como americano dirigindo em filme, ida e volta 5cm para cada lado, mas com força. Enquanto isso deite no chão e com a mão vá rastreando eventuais folgas nos terminais, munhões, buchas da barra panhard (diagonal)..
Verifique a folga dos rolamentos de roda, balançando o carro no chão com muita força pela parte superior dos pneus. Se sentir um tuc-tuc é folga. Não adianta fazer com a roda no ar, como se faz em carrinhos, não vai sentir nada.
Veja se o pneu não esta com gasto irregular (escamas), ou rodas levemente irregulares. Verifique também o balanceamento e se as barras de direção não estão empenadas, mesmo levemente, pois assim flambam virando molas e não ligações firmes entre uma roda e outra.
Abraços
Clemente
Vi em um site os caras comentando sobre "afinar a regulagem da caixa de direcao" alguem ja fez isso? Qual seria a regulagem certa da caixa, apertada, frouxa? Dizem tambem que esse 'e um fator diretamente ligado ao Shimmy, assim como as molas de tamanhos diferentes tambem atuam para agravar esse problema. Um abraco a todos.
Eduardo
Defender 110 05/05
Sir Ernest
rafaelfernandez
16/02/2011, 14:47
Amigos,
Pesquisando nos foruns gringos achei alguma informação a respeito do vazamento. Parece que é bem comum acontecer. Tem um kit de reparo para sanar o vazamento, mas o serviço tem suas manhas. Aparentemente o melhor a fazer é levar em uma oficina especializada em Direção Hidraulica para efetuar o reparo. Como a minha esta somente melando e nem mesmo baixando o nivel, vou pesquisar um pouco mais a respeito e vamos ver no que dá.
[]´s
Rafael
jvmuhlen
28/06/2014, 20:31
Olá, acho que achei o dito parafuso de regulagem. Mas como é que eu acesso ele? O alternador está logo acima, não dá espaço para trabalhar acessando por cima...
Olá, acho que achei o dito parafuso de regulagem. Mas como é que eu acesso ele? O alternador está logo acima, não dá espaço para trabalhar acessando por cima...
Estou com a mesma duvida que você!
Estou com a mesma duvida que você!
Por acaso alguém saberia como regular esse parafuso da caixa de direcção sem ter que remover o alternador? Existe essa possibilidade?
Obrigado!
Eduardo Tescarollo
23/09/2015, 09:47
Bom dia! Solta a correia e um parafuso do alternador, assim puxa ele para cima sobrando mais estaço. O bom mesmo e retira-lo.
Att.
Em caso de shimmy o primeiro ponto a verificar é a pré carga e estado dos rolamentos do munhão, depois o resto.
[QUOTE=Eduardo Tescarollo;2316893]Bom dia! Solta a correia e um parafuso do alternador, assim puxa ele para cima sobrando mais estaço. O bom mesmo e retira-lo.
Att.[/QUOTO]
Obrigado pela dica!!!
Em caso de shimmy o primeiro ponto a verificar é a pré carga e estado dos rolamentos do munhão, depois o resto.
Obrigado pela dica!!
Alberto Gemal
24/09/2015, 16:11
SOCORRO! Minha caixa de direção esta vazando! uso 200 ml de óleo no reservatorio POR semana e não acho o vazamento. Alguem me de um help! Mecanico em Niterói ou no RJ.
ALEXANDRE_CUMMINS_99
05/10/2015, 16:21
tb me ajudou bastante esse post!! agradecido
E ai tudo bem pessoal,
Alguem já usou caixa de direção recondicionada, preciso trocar a minha e a nova esta muito cara, encontrei caixa recondicionada com garantia de 6 meses a 1.800reais, mas estou em dúvidas.
CassyFLU
22/10/2015, 13:09
Eu tive um problema muito sério de shimmy.
Troquei todos os retentores da caixa de direção, troquei o braço pitman e nada resolvia.
Quando eu coloquei o carro pela terceira vez para alinhar, fui para debaixo do carro com o técnico. E quando fomos verificar item por item, o que estava com problema era a bucha do braço panhard!!! Que eu tinha trocado há menos de 2 meses, e estava estourada!!!
Troquei ela por uma original comprada na autorizada e nunca mais tive o problema.
Sobre o vazamento da caixa, tente trocar todos os retentores, isso deve amenizar e muito o problema.
Talvez isso ajude os Irmãos.
Alberto Gemal
15/10/2023, 08:41
SOCORRO! Minha caixa de direção esta vazando! uso 200 ml de óleo no reservatorio POR semana e não acho o vazamento. Alguém me de um help! Mecânico em Niterói ou no RJ.
Acabei trocando por uma nova! Fiz o trabalho na Land Oeste. Ficou perfeito! Nunca mais vazou ou deu problemas!