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Ver Versão Completa : SW4 1KZT 120.000km acendeu a lampada da correia dentada



fgibin
26/09/2010, 18:45
Boa tarde a todos,

Na minha SW4 acabei de passar os 120.000 km e no exato momento que o odometro passou deste ponto acendeu a lampâda no painel que indica de trocar a correia dentada.
Tendo a procedência completa do carro, sei que o proprietário anterior trocou a correia com 78.000 km.
Estou confuso, porque o manual não manda trocar a correia com 120.000 km, mas com 150.000 km.
A lampada acesa me incomoda, mas me incomoda mais não saber porque acendeu exatamente quando o odometro passou dos 120mil.
Agora:
1 - Alguem tem ideias sobre o motivo dela acender com esta kilometragem?
2 - A minha SW4 é 98 com o painel analogico. Ví em alguns topicos como "zerar" a lampada de alerta dos paineis digitais e aaqueles que tem o furinho do lado do odometro, mas não achei nada sobre os paineis como o meu.

Agradeço desde já pela ajuda!

Um grande abraço

feitosac
27/09/2010, 12:03
É quase certo que deram um "tombo" de 30.000 km no velocímetro, o real dela é 150.000km neste momento, como voltaram 30 acendeu com 120.
Quanto a zerar a sua, eu não sei, a minha é digital.
Abraços.

guilhermeabreu
27/09/2010, 12:38
FGIBIN

NÃO FIQUE EM DÚVIDA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

TROQUE A CORREIA DENTADA + ESTICADOR DA CORREIA + ROLAMENTO DO ESTICADOR = TUDO ORIGINAL .

Na dúvida amigo , age com segurança , ao trocar a CORREIA+ ESTICADOR + ROLAMENTO TUDO ORIGINAL vc terá a certeza que vc trocou . O amigo FEITOSA deve ter matado a charada de ter acendido com 120.000 km .

OUTRA DICA :

No manual do seu carro manda trocar a cada 150.000 km , MAS É DE CONSENSO GERAL AQUI DE TODOS QUE ESTA TROCA SEJA FEITA A CADA 100.000 .

Qto a vc apagar esta luz que tanto te encomoda , a meneira não é tão simples qto a da minha SW4 93 .

Na sua vc terá que retirar o painel e atras dele tem um pequeno parafuso parafusado e ao lado dele tem outro orifício com rosca , VC TERÁ QUE RETIRAR O PARAFUSO DA POSIÇÃO QUE ELE ESTA E COLOCAR ELE PARAFUSANDO NESTE LOCAL AO LADO QUE ESTA VAZIO E PRONTO ( a luz se apaga ) , qdo vc rodar mais 150.000 km ela vai acender novamente , e o procedimento é o mesmo , SÓ QUE VC RETORNA O PARAFUSO A POSIÇÃO INICIAL ONDE ELE SE ENCONTRA AGORA .

Só que como disse , caso vc troque a correia a cada 100.000 km a luz irá acender numa hora que não coincidirá com a troca , vc tem que anotar a troca da correia e a cada 100.000 trocar novamente , e qdo a luz acender vc apaga da manera que falei .

ABRAÇO

LeoZon
27/09/2010, 20:48
É quase certo que deram um "tombo" de 30.000 km no velocímetro, o real dela é 150.000km neste momento, como voltaram 30 acendeu com 120.
Quanto a zerar a sua, eu não sei, a minha é digital.
Abraços.

Se o seu odômetro é digital, segue um procedimento em anexo para vc apagar a luz e reprogramá-la para acender novamente.

righi
27/09/2010, 23:06
pelo manual do motor kzt, a troca é a cada 100 mil km, então o carro deve ta com 200 mil e voltaram 80 mil, correto??

Caio Rivetti
28/09/2010, 08:57
A troca pelo manual é com 150.000 mesmo, mas realmente é recomendado trocar com 100.000, por experiencia propria posso falar que sai bem mais barato, pois a minha estourou com 120.000, se tivesse trocado antes teria saido bem mais barato.

Na duvida troque a correia novamente, e faça a cada 100.000 a partir dessa troca.

righi
28/09/2010, 09:24
consultei o manual ainda ontem, antes de postar a msg, vamos dar uma checada de novo, se alguém tiver detalhes nos ajude. O meu manual sw4 97 kzt diz em duas páginas diferentes, 100 mil km.

fgibin
28/09/2010, 23:27
Olá pessoal!
Agradeço todos pela ajuda.
Concordando com o Feitosa, é bem possivel que o "tombo" de 30.000 seja o motivo para acender 30.000 km antes do devido segundo o manual (verifiquei, a troca é prevista cada 150.000 km).
Tenho certeza que a troca já foi realizada a 78.000 km.
Fazendo as contas incluindo o "tombo", a proxima troca deveria ser feita a 78.000+150.000=228.000 - tirando 30.000 deveria ser realizada a 198.000.
Sendo que agora esta marcando 120.000, a situação deveria estar ainda bem tranquila.
Acho que vou apagar a luzinha e trocar nos proximos 20.000 para ficar mais tranquilo.
Alguem tem idéia dos valores das peças (correia+esticador+rolamento) originais Toyota?
Mais uma vez muito obrigado!

feitosac
28/09/2010, 23:39
Fgibin,
Comprei minha SW4 a 2 meses, o dono garantiu que tinha trocado a correia e esticador fazia 10.000km , como vou fazer uma expedição, pedi para o mecanico abrir e conferir, trocar ele trocou mas colocou o pior paralelo do mercado, resumindo troquei de novo por material original, não vale a pena correr risco, se possivel troque, custa caro fazer um motor deste pra economizar 500,00.
Compra as peças na America auto peças (67) 3431-3641 , preços imbativeis para peças originais, procura Cassio ou Thiago.
Abraços.

Caio Rivetti
29/09/2010, 10:26
Rigui,
acho que a toyota mudou a kilometragem para a troca da dentada entre 99 e 2001, se a sua for mais antiga realmente deve ser 100, a minha esta 150 no manual.

righi
29/09/2010, 11:16
ela mudou a kilometragem para a troca pelo manual e também deve ter trocado o tempo que a lãmpada acende?? temos que checar bem este tópico para uma solução pois o barato é importante. O meu manual sw4 97 diesel fala 100 mil km.

feitosac
29/09/2010, 22:07
Pelo que soube de um meca de autorizada, quando a Toyota mudou o aro de 15 para 16, (acho que 99/00) ela alterou a troca para 150.000km, a minha é 2000/2001 e no manual esta 150.000km.
Abraços.

regisJ
29/09/2010, 22:44
Pessoalmente não acredito em um sensor de correia dentada. Creio que a luz acende seguindo criteriosamente o odometro. Se estiver acesa com 198000 , realizar a troca e apagar a luz... Ao virar os 200 000 vai acender de novo . A sua deve ter dado um pane de instrumento; Entretanto se nunca trocou, troque, só assim você passa a ter sua marcação e confiança própria. O espaçamento entre as trocas provavelmente deve-se ao grande numero de trocas com 100.000 e os conjuntos retirados e analisados apresentarem-se em boas condições.
regis

Fernando César Ximenes
30/09/2010, 19:07
Na minha ex 2001, a previsão de troca era para 150.000. Troquei com 100.000, usando peças originais.

fgibin
01/10/2010, 18:47
Olá pessoal!
Antes de tudo agradeço a todos pelo suporte e a gentileza!
Acabei de voltar de uma viagem para Paraty com a tal de T-BELT acesa.
Foram 500km de anseio...
Não sei se a correia foi trocada, não sei se a luz acendeu ao 120.000 por erro, não sei se o odometro foi mexido, resumindo não me sinto tranquilo.
Sendo assim, já falei com o meu meca, segunda vai pegar o Nerone, comprar as peças originais e fazer a troca de correia, esticador e rolamento.
Eu gosto de carro no ponto, não adianta ter um carro que aguenta qualquer tranco e dirigir com o coração apertado por causa de uma luzinha.
Em seguida, vou mexer no painel e apagar o treco.
O que acho importante (e que ainda não descubri) é se a tal de luz é ligada somente no odometro (se fosse assim, acho que mesmo mexendo no odometro ela deveria acender quando o odometro indicar 150.000 ou 100.000 que seja dependendo do ano do carro). Estou pesquisando nos manuais que tenho, mas por enquanto nada sobre a T-BELT light.
Não vamos deixar cair a peteca, quem tiver info sobre o assunto poste.
Eu vou continuar a pesquisa...

Obrigado mais uma vez!

Fabrizio

fgibin
20/10/2010, 21:28
Olá pessoal.
Só para fechar, mandei trocar a correia, rolamento e tensionador, tudo com peças originais Toyota.
A correia não precisava ser trocada imediatamente e rolamento e tensionador estavam ainda em bom estado (mesmo não sendo originais mas paralelos).
Resumindo, com R$900 (peças + m.o.) estou tranqüilo para mais uns 100.000 km.
Agora só falta desmontar o painel para apagar a tal de luzinha braba!

Um abraço a todos!

fgibin
22/10/2010, 09:57
Aqui vão as fotos das peças trocadas.
Quem tinha trocado a correia pela primeira vez não tinha usado correia e impulsor originais e montou o rolamento paralelo no suporte antigo.
Resumindo: um serviço porco.:twisted::twisted:
Agora está tudo Toyota e vai durar até os próximos 100.000 vencerem.:dance:

http://picasaweb.google.com/fgibin/Nerone#5530834882733515058

http://http://picasaweb.google.com/fgibin/Nerone#5530834886473407298

http://picasaweb.google.com/fgibin/Nerone#5530834894347826418

http://picasaweb.google.com/fgibin/Nerone#5530834902868636098

http://picasaweb.google.com/fgibin/Nerone#5530834914081923618

http://picasaweb.google.com/fgibin/Nerone#5530836394860633266

http://picasaweb.google.com/fgibin/Nerone#5530836396493893026

Tadi
23/10/2010, 18:04
consultei o manual ainda ontem, antes de postar a msg, vamos dar uma checada de novo, se alguém tiver detalhes nos ajude. O meu manual sw4 97 kzt diz em duas páginas diferentes, 100 mil km.
Vc está certo, a troca deste veiculo ano 97 a 2000 é com 100000km e apartir de 2001 a troca é com 150000km. Trabalhei 8 anos na Concessionaria Toyota.

righi
24/10/2010, 13:54
Valeu Tadi, agora se poderia aparecer mais por aqui ne????? vc é um arquivo vivo rsrsrrs, que tem a falar pra gente dos problemas de cabeçote, principalmente das hilux 97 a 99 com radiador menor????? isso é o principal assunto das calorosas diuscussões por aqui

dpab
24/10/2010, 16:25
Vc realmente anda sumido !!!
A mudança na quilometragem ocorreu à partir das SW4 1999, quando houve uma reestilização de alguns detalhes estéticos e mecânicos. Naquele ano aumentaram a capacidade do radiador de 7 para 10 litros, trocaram os aros de 15" por 16" e, salvo engano, mudaram tb a relação do diferencial traseiro. Posso afirmar isso pq a minha viatura é justamente 1999, e no manual já consta a troca da correia sincronizadora a cada 150.000 Km.
Mas mesmo assim, troquei o conjunto (correia, esticador e rolamento) quando comprei a minha SW4, aos 68.000 Km, e pretendo trocar sempre a cada 100.000 Km, pois na minha humilde opinião, o custo não é tão alto que justifique esperar tanto e correr riscos.
Um abração, Delfim.

franca_PE
14/02/2011, 08:12
Olá pessoal.
Só para fechar, mandei trocar a correia, rolamento e tensionador, tudo com peças originais Toyota.
A correia não precisava ser trocada imediatamente e rolamento e tensionador estavam ainda em bom estado (mesmo não sendo originais mas paralelos).
Resumindo, com R$900 (peças + m.o.) estou tranqüilo para mais uns 100.000 km.
Agora só falta desmontar o painel para apagar a tal de luzinha braba!

Um abraço a todos!

Gostaria de saber se mesmo após troca da correia dentada é preciso de mexer no painel para apagar a luz do T-BELT? ou tem outro modo para apagar a mesma?:?::pensativo:

Obrigado da atenção de todos.

guilhermeabreu
14/02/2011, 20:34
Gostaria de saber se mesmo após troca da correia dentada é preciso de mexer no painel para apagar a luz do T-BELT? ou tem outro modo para apagar a mesma?:?::pensativo:

Obrigado da atenção de todos.

Nas mais antigas tem um orifício tampado com uma borrachinha no painel , não precisa desmontar o painel , nas mais novas , acho que de 97 em diante tem que retirar o painel , existe um tópico só para ísto .