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Ver Versão Completa : SW4 2.6 ferve só o liquido do recepiente externo. SOCORRO



José Carlos F.da Silveira
26/09/2010, 16:58
Oi pessoal, sou novo no fórum e estou precisando de ajuda.
Comprei uma Toyota sw4, 2.6, 150cv, 97-98, gasolina e estou querendo resolver um problema:
Quando subo uma rampa bem íngreme por uns 500 metros e com cinco pessoas o marcador de temperatura fica normal e um pouco abaixo do meio e a água do reservatório plástico ferve e sai toda.
Troquei a válvula termostática (original) e a água com aditivo e continuou com o mesmo problema. Sugeriram-me trocar a tampa do radiador. Troquei a tampa e não sei se por coincidência a pressão da água foi tão grande que soltou a mangueira da parte de baixo do radiador vazando toda água.
O problema continua e não sei o que fazer.
Alguém pode me dar uma luz
Obrigado pela atenção

SAPO-BOMBA
26/09/2010, 18:05
Teu problema é bem característico de vazamento de compressão pro sistema de arrefecimento.

Resumindo: Ou é junta queimada ou cabeçote empenado...

beni-rj
26/09/2010, 18:39
José Carlos

Complementando a suposição do Sapo-Bomba, aliás bem provável, Há uma maneira fácil de verificar se está escapando compressão do motor. Abra a tampa do radiador, cuidado para não se queimar! acelere fundo verificando se saem bolhas de ar dentro do radiador.
Caso positivo fica configurado o problema do cabeçote, ou na melhor das hipóteses junta queimada.

boa sorte!

José Carlos F.da Silveira
26/09/2010, 18:56
Caros SAPO-BOMBA e beni-rj, obrigado pela força. Agora tenho outro ponto de partida mais confiavel.
Obrigado

righi
26/09/2010, 20:20
é isso que mesmo que o pessoal falou, porém vc pode fazer o teste com o motor frio, ponha água até o talo do radiador, mande alguém ligar o carro e você vai ver a água transboradando a cada acelerada e algumas bolhas (tomara que não veja!!). Agora o estouro da mangueira deve ser oriundo desse acumulo de pressão no sistema, porém veja se não comprou tampa errada, ela tem um apressão certa, o correto é aagua extravasar pelo bujão plástico, onde a resistência é menor. Falei besteira??

SAPO-BOMBA
26/09/2010, 21:05
Como ele citou que a mangueira se soltou pela pressão, fica caracterizado de certa forma um excesso de pressão dentro do sistema de arrefecimento, que é típico de problemas com vazamento de compressão dos cilindros para a água.

Por outro lado tb, ninguém sabe ao certo como a mangueira estava apertada, se a braçadeira estava em bom estado, etc etc etc...

O ideal tb é mandar dar uma checada no estado geral do radiador e se necessário, mandar varetá-lo e testar vazão e pressurização tb.

José Carlos F.da Silveira
27/09/2010, 10:41
Então pessoal eu fiz o teste: enchi o radiador e com o carro frio acelerei e saiu uma grande golfada de água que testando novamente continuou a mesma coisa. Em seguida coloquei a tampa do radiador, abri o recipiente lateral, abri a tampa e tirei a mangueirinha pra fora e acelerei da mesma forma anterior. Não aconteceu nada. Achei que iria sair água por lá...
Deixei o motor aquecer. Na marcha lenta não acontece nada e quando acelero aparentemente não aparecem bolhas de ar e sim sobe água.
Agora, por favor, qual a seqüência que eu devo de seguir

righi
27/09/2010, 11:15
acabei de sair dessa, calma que não dó tanto!!
levei o carro pro mecânico
já arranquei o radiador e mandei varetar em outro lugar 200 reais
junta de cabeçote na concessionária (isso é importante) 250 reais
junta da tampa de válvulas 55 reais concessionária
cabeçote novo 1780 reais (na Imperial em SP)
comprei um de um amigo já recondicionado (sei que não é recomendável) mas paguei 1000 reais, o meu tava trincado
Mão de obra 700 reais
válvula termostática nova 80 reais mercadocar

abr~ços, ha o carro ta jóia agora

SAPO-BOMBA
27/09/2010, 13:20
A dele é gasolina... Apesar do problema ser parecido, o custo das peças ( por ser menos comum de se ver ) do modelo gasolina, se duvidar, vai ser mais caro. Isso SE ele encontrar as peças pra vender sem ter que encomendar e ficar dias esperando...

José Carlos F.da Silveira
27/09/2010, 13:54
Pois é, andei telefonando atrás do cabeçote e só encontrei na TOYOTA: $ 4.939,77 e somente encomendando.
Eu não tô com grana pra isto tudo.
Como eu faço pra verificar se é o cabeçote ou somente a junta. Tem que retirar tudo?

righi
27/09/2010, 14:51
pra verificar tem que tirar os dois e verificar o cabeçote, a junta se nem verifica, abriu tem que trocar pois não vale a pena aproveitar a mesma. Não se assuste com o preço da concessionária, é 3 vezes o comércio paralelo, procura na IImpério, ela anuncia aqui no 4x4 brasil, procura também na Gamacar, tokio peças, etc. tenho certeza que vão te cobrar no máximo 2 paus.

mecamaniaco
27/09/2010, 16:05
Olá colega, você já verificou se o radiador está esquentando?! Isso pode ser problema na valvula termostática ou na bomba d'agua, dê uma olhada....

Você já fez os testes iniciais de bolhas na água etc etc... Agora faça esse teste de temperatura do radiador e tire o resto das suas dúvidas!!!!! Se ele não estiver QUENTE PACAS é prq vc tem algum problema nas peças citadas anteriormente!

righi
27/09/2010, 16:58
Amigo meca, acho importante toda e qualquer verificação, mas tava com minha sw4 kzt com cabeçote trincado, fumaçando branco e rodando que era uma beleza, sem aquecimento, rendendo normal etc, único problema era que tava indo água no óleo e mais ou menos hora ia me ferrar ainda mais o motor.