PDA

Ver Versão Completa : Mais uma Ranger 3.0 com problemas de desempenho...



CDaniel88
26/09/2010, 00:20
Já li diversos tópicos aqui de Rangers 3.0 com problemas de desempenho, peneira da bomba entupida, bicos com problema, sensores, etc.
Mas o meu caso até então parece ser diferente.


O caso é o seguinte: comprei uma Ranger XLT CD 4x4 2006/2007 com 75 mil km nos semonivos da Ford Slaviero em Curitiba. Como ela estava muito boa de andar, justinha, firme, nem me preocupei em fazer um test-drive muito extenso, só uma volta na região central, e não tive oportunidade de esticar bem, ver que velocidade alcançava.

Enfim, comprei o carro e só então percebi que o desempenho dela estava bem abaixo do que deveria ser. Nunca tinha andado em outra Ranger com a mesma motorização pra comparar.
No plano ela não passa de 150 km/h e mesmo assim demora pra chegar nisso. Observando o comportamento do motor, a turbina começa a encher aos 2000rpm e aos 2500rpm chega no auge (dá aquela empurradinha gostosa), mas aos 3000rpm parece que perde um pouco do fôlego e vai assim meio molenga até os 4000rpm.
O computador de bordo mostra todas as barrinhas do turbo encherem, normal, o barulho da soprada do turbo parece normal também, não parece ter ar vazando em falso.
Além do desempenho fraco, também notei que o ponteiro do combustível oscilava muito (não dava pra saber se o carro estava com o tanque vazio ou tinha um quarto ainda), mesmo parado e no plano.

Bom, deixei o carro na concessionária e detectaram que a oscilação do ponteiro era devido a bomba de baixa pressão, que estava com defeito.
Então trocaram a bomba do tanque e trocaram também o tanque de combustível inteiro (porque segundo eles o encaixe da bomba no tanque estava empenado e poderia vazar). Como eles mesmo estão pagando, por mim tudo bem.
Isso matou o possível problema da peneira da bomba estar entupida, e também do tanque ter sujeira. Inclusive eu tinha certeza de que isso ia resolver também o problema do desempenho fraco.
Mas não resolveu. Agora por último trocaram um sensor de pressão de ar e me devolveram o carro para que eu pudesse usar esta semana. Ainda não está bom e vou deixar o carro na Slaviero de novo segunda-feira.

Troquei também o óleo do motor (usei o Urania Turbo LD, que atende as especificações exigidas, SAE 15w40 e API CI-4) e também os filtros de diesel e de óleo (esses usei Mahle/Metal Leve, que o mecânico recomendou, já que não achei os genuínos International).

Alguém tem uma mínima idéia do que pode ser isso? O carro está na garantia da loja, mas eu não estou confiando muito na oficina deles. A próxima aposta (minha) são os bicos injetores, ou algum outro sensor.

Ah, hoje, notei algo que não tinha notado antes: a luz do óleo pisca bem fraquinho acima de 2500 rpm (bem na faixa que a turbina enche) e permanece piscando até os 4000 rpm. Isso é bem nítido em 1ª, 2ª e 3ª marchas, em 4ª não acontece.
Algumas considerações minhas sobre isso:
Como a luz só acende (na verdade pisca) em rotações mais altas (em marcha-lenta não acende e quando liga ela apaga normalmente), isso me leva a crer que deve ser um defeito do sensor de pressão de óleo.
Eu creio que essa luz só acende se a pressão de óleo cair de 1 bar, não faz sentido ter 1 bar de pressão em marcha-lenta e menos que isso em rotação mais alta, acho até que já teria riscado bronzina ou camisa com pressão assim tão baixa.
Eu acho que isso começou só agora, eu sou meio neurótico com luzes no painel (tive um Marea 2.4 por 3 anos), com certeza teria visto isso antes, ainda mais que estou direto testando o motor e olhando pro painel pra ver se a turbina está enchendo direito.

Uma última consideração: o consumo no computador de bordo está marcando por volta dos 8 km/l em trecho urbano. Aquilo é confiável ou tem um erro grande?


Muito obrigado a todos os colegas, abraços!

SAPO-BOMBA
26/09/2010, 00:50
Carlos Daniel, já passaram scanner no teu carro pra verificar os parâmetros?

Nele, é possível ver inclusive os códigos de erro gerados pela central e facilitar a busca pelo problema e consequente solução...

Em todo o caso, saiba que não é muito incomum os bicos dos NGD 3.0 darem alterações na injeção, e isso afeta diretamente o desempenho e consumo. Ao contrário, como já mostrei recentemente os bicos costumam dar problema sem aviso, independente da kilometragem ou diesel usado, tirei uma foto de uma caixa lotada de bicos defeituosos de Ranger, Hilux, Ducato, Sprinter... todos bicos de motores eletrônicos CR...

Abraços

NGDaniel
26/09/2010, 08:10
Bem, se vc ja deu uma passada no forum ja deve ter percebido que a primeira coisa que vc deveria ter feito era passar um Scanner.. problema no sistema de injeção da no scanner na lata...

mas, lendo o que vc escreveu,.. Tem alguma coisa errada ai...

Vc tem experiência com picape ou é a primeira que vc pilota ???

Pergunto isso pq, até entao as incongruências, ao meu ver, estão na velocidade maxima, mas muito pouco tambem, ela nao vai MUITO mais que isso na reta nao, no manual fala em 165km/h de vel maxima... e nessa faixa de rpm descrita.. Vc ja mediu essa velocidade no GPS pra ver se o velocimetro esta correto ?

Sobre a relação turbina/rpm, parece parece que ela esta enchendo um POUQQUINHO atrasada... ja que entra no apice POTENCIA/TORQUE COM 2200... entendidos e experientes em mecanica do forum poderao florear a informação... (hj a tarde vou buscar essa inf., na pratica)

Raramente, mas MUIIIITTOOOO raramente mesmo consigo chegar a 4000 giros... no maximo, andando na boa, vc vai a 3000 giros.. isso pq, na 5a marcha, nessa faixa vc deve estar beirando os 150 km/h :shock:

Acho que vc deveria passar um Scanner, em 1o lugar, e, se der tudo OK, vc deveria pegar uma S10, uma Frontier, com MWM, e outra Ranger 3.0, fazer um test drive, e dar uma esticada nelas.. quem sabe o problema não está na sua percepção.. picape diesel é MUITO diferente de carro a gasolina....

Walter L. L. Casitta
26/09/2010, 08:48
Acho até engraçado como que o pessoal indica scanner com se fosse a coisa mais simples e corriqueira do mundo.

Pessoal, scanner na mão de quem entende é coisa rara e cara. :putz:

Imperador!
26/09/2010, 09:20
Acho até engraçado como que o pessoal indica scanner com se fosse a coisa mais simples e corriqueira do mundo.

Pessoal, scanner na mão de quem entende é coisa rara e cara. :putz:
Mas é pra isso que existem as autorizadas, não?

Meu amigo, deixe eu lhe dar uma dica: há quanto tempo você comprou o carro? Se foi menos de 7 dias, você tem o direito de receber seu dinehiro de volta de acordo com o art. 49 do CDC (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8078.htm)

Além disso, no direito civil, existem os vícios redibitórios, que são vicios ocultos da coisa, que você adquire sem saber que pagou. Assim, você pode pleitear o abatimento no preço referente aos defeitos apresentados ou a dissolução do negócio. (art. 441 e ss. do Código Civil - http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/2002/L10406.htm)

Digo isso porque, ao que parece, você está com o carro há pouco tempo, então pense comigo: se nesse pouco tempo, ela já me deu tanto trabalho, como vai ser daqui pra frente?

Bem, mas se quer resolver seu problema, é fundamental forçar a concessionária a resolver seu problema. Eles tem dinheiro e técnicos para isso. Você está no seu direito de exigir a solução para o seu problema. Além do que seu carro está provavelmente na garantia ainda.

Outra coisa, quanto à parte mecânica, tem algo errado aí. A turbina é pra ficar com a "barra cheia" por volta de 2200~2300 rpm, então realmente deve estar um pouco atrasado, fazendo com que ela fique "xoxa" em altas rotações. Uma coisa que pode estar acontecendo (não sei realmente) é que a tua viatura não esteja no tempo certo, e isso pode causar inúmeros efeitos. Talvez na hora da montagem o mecânica tenha esquecido de travar o motor no PMS, não sei.

Sobre a pressão do óleo, duas coisas podem estar acontecendo: ou o sensor está ruim e precisa ser substituído ou a ECU está interpretando as informações erradas, fazendo com que a luzinha acenda no painel.

Então, no meu ver, a solução deve começar a partir de uma analisada parte eletrônica do motor (ECU e sensores - todos eles -) e partir depois para a parte mecânica.

Walter L. L. Casitta
26/09/2010, 09:41
Entrar numa concessionária com uma picape com 5 anos de uso pra reclamar que não passa dos 150Km/h.... Essa eu queria estar lá pra ver.:pipoca:

Maranguas
26/09/2010, 10:05
Bom... ele veio de um Marea 2.4... Bixo problemático, mas quando está bom, ninguém pega.

Acho que ele está estranhando essa diferença. Ja tive uma Ranger 2008 e não passava muuuito disso ai não... ate pq nao costumo correr tanto. Mas conselho eu lhe dou: Manera o pé... 4.000 rpm pra ranger é pedir pra estourar a turbina...

Marcelo-HPE
26/09/2010, 10:34
O melhor é o amigo levar esse carro numa autorizada MWM international, peça para retirarem os bicos ( se eles conseguirem né ) e colocar numa máquina de teste, para verificar os paramentros de funcionamento dos mesmos ( pressão , formato do spray ) etc .
aproveite e peça para medir a compressão dos cinlindros .

RoadRunner
26/09/2010, 10:50
Alguma chance de ser mangueira furada ou abraçadeira solta? (turbo intercooler)

:pipoca:

SAPO-BOMBA
26/09/2010, 16:09
Marea foi carro problemático nas mãos de dono porco, que ao invés de colocar óleo sintético só faltava colocar óleo de máquina de costura no motor.

O motor Fivetech roda há anos na Europa, e só veio dar tanto xabu aqui pq brasileiro "apaixonado por carros" é porco por natureza em manutenção de carros.

Compram carro de 100 mil reais e ficam choramingando pelos cantos pq o carro ou bebe muito combustível ou tem revisões caras. Se não aguenta, pra que compra? :mrgreen:

Agora, sobre a Ranger e seus 150km/h... Sei não, até os 120km/h eu noto que ela chega até rápido. O problema é que a quarta e quinta marchas são longas pra cacete e isso obviamente influi no tempo que o carro leva pra alcançar velocidades mais altas...

NGDaniel
26/09/2010, 19:08
Marea foi carro problemático nas mãos de dono porco, que ao invés de colocar óleo sintético só faltava colocar óleo de máquina de costura no motor.

O motor Fivetech roda há anos na Europa, e só veio dar tanto xabu aqui pq brasileiro "apaixonado por carros" é porco por natureza em manutenção de carros.

Compram carro de 100 mil reais e ficam choramingando pelos cantos pq o carro ou bebe muito combustível ou tem revisões caras. Se não aguenta, pra que compra? :mrgreen:

Agora, sobre a Ranger e seus 150km/h... Sei não, até os 120km/h eu noto que ela chega até rápido. O problema é que a quarta e quinta marchas são longas pra cacete e isso obviamente influi no tempo que o carro leva pra alcançar velocidades mais altas...


x2, se o turbo nao estiver cheio, na 5a marcha ela demora a embalar mesmo... marchas alongadas e coisa e tal..

acontece...

abs,

Imperador!
26/09/2010, 20:14
É assim na minha, que considero que anda bem:

Se você quer andar no "sapatinho", passa a 5ª com 90 km/h e ela demora um bocadinho pra entrar nos 120km.... mas depois embala...

Agora a 4ª dá uma margem bem boa pra você encher a turbina e passar a 5ª com 130 ou 140 tranquilamente. Fazendo assim, chega nos 150 rapidinho.

Agora eu vi que não ficou bem claro o que ele quer dizer com demorar a dar 150km, depende muito do modo como ele dirige. A minha para comparação, no plano, e sem mudanças (por enquanto), tá 160 brincando. Nunca fui mais que isso por medo mesmo :)

Carlos A. C. Azevedo
26/09/2010, 21:04
Cara, se o carro tem problema ou não, pouco importa, não sei como é sua vida, mas andar a 150 km:parede::parede: numa picape é loucura na certa, não estou falando que a ranger tenha algum problema de estabilidade, alias, nenhuma picape foi feita pra andar em alta velocidade, a não ser se seu trabalho necessitar, fora isso, o carro tem algum problema pra andar na cidade? se tiver realmente precisará resolver, mas um conselho, ande no maximo a 120, é muito mais seguro, MAS É APENAS UM CONSELHO....

CARLOS-BSB
26/09/2010, 21:59
CDaniel88, ví que você está registrado no 4x4brasil desde jan/2008. Percebo então que você já vinha acompanhando a bastante tempo o site. Também estou lá no CDM - Clube do Marea. Já tive um 2.4 2001\2002 só que era automático. Marea é um senhor carrão!! Mas definitivamente eu não curtí câmbio automático. Meu tópico de despedida do Marea foi esse: http://www.clubedomarea.com.br/forum/index.php?showtopic=63406

Quanto a sua dúvida sobre a Ranger 3.0 já falaram bastante aí. A galera aquí manja mesmo! Assim como pessoal do CDM também manja do carro lá.
O computador de bordo não é preciso. Eu estava acostumado com o do Palio 1.8R que é muito preciso. Batia encima o consumo de combustível tanto no CB quanto na calculadora. Vez ou outra difereça de 200m.
Na Ranger dá boa diferença de até 1km! Ex. no meu último abastecimento o CB mostrou 12,9km/l enquanto na calculadora deu 12,33km/l.
Também não aconselho andar na velocidade do Marea com a Ranger. ...Quando eu comprei a minha em junho desse ano, na garantia dei uma esticada até o Rio de Janeiro só pra testar. Deu fácil 180km/h nas infinitas retas da BR 040 entre BSB e BH e vice versa. A 3.0 é bruta e anda muito mesmo, mas só para tiros rápidos. Não é velocidade compatível com a finalidade da caminhonete.

Imperador!
26/09/2010, 22:47
Falou tudo, Carlos-BSB

Deivid/silveira
26/09/2010, 22:57
É sempre o mesmo assunto...

Passar dos 140 com a picape é loucura... quer velocidade meu irmão fica concerteza com o marea, mas que essa ranger está com um detalhe está ...não é normal demorar tanto para a turbina responder.

E quem quer velocidade compra um porche Cayene ou bmw X6 :twisted::twisted::twisted:

abs

CDaniel88
27/09/2010, 00:09
Primeiro quero agradecer a todos pelas respostas, ao contrário de outros fóruns, todas foram construtivas, positivas e com conteúdo!

Bom, agora respondendo meio que individualmente o que foi levantado nos posts:

O scanner foi passado em todas as ocasiões, a Slaviero parece ter bastante ferramental e equipamentos para diagnóstico, o chefe de oficina e o mecânico que está mexendo também parecem entender bastante da Ranger. Pelo que me falaram, os erros apresentados na memória da central se resumiam a um ou outro sensor, que posteriormente foram trocados. Por último não havia mais nenhum erro registrado.

Eu realmente já estou registrado aqui a algum tempo, já sabia que esses motores Diesel eletrônicos costumam ser bastante problemáticos com o sistema de injeção, só não tinha reparado que a grande maioria desses problemas ocorre com o NGD 3.0.

Eu não costumo andar a 150 km/h, longe disso, nem com o Marea eu andava assim. Eu ando no máximo a 120 km/h, que não é muito longe do limite da estrada. Usei a velocidade máxima que a Ranger consegue atingir apenas como parâmetro para medir o desempenho fraco. É complicado chegar para o mecânico e dizer "o carro está fraco". Ele vai tentar me convencer que é assim mesmo, até porque é mais difícil de perceber um problema no desempenho apenas esticando 1ª, 2ª e 3ª.
Então pra frisar e deixar bem claro, 150 km/h não é e nunca foi minha pretensão de velocidade de cruzeiro, é apenas para ter uma referencia do fraco desempenho do motor. Eu lembro de ter feito um test-drive assim que a Ranger lançou e também vejo todos falarem que ela vai fácil nos 180 km/h no painel (os 165 km/h do limitador). Entretanto a minha Ranger sofre visivelmente pra chegar nos 150 km/h e não passa disso de jeito nenhum. No GPS marca 139 km/h, testei hoje no Garmin.

Outro ponto importante que eu não comentei foi que ela perde muito em subidas pouco íngremes. Qualquer inclinaçãozinha e os sofridos 150 km/h que eu vinha mantendo já caem pra 120 km/h (sempre com pé no fundo). Se inclinar um pouco mais já sou obrigado e puxar uma 4ª marcha.

Sobre a turbina, acredito que ela não apresente problema, hoje prestei bem atenção no comportamento dela e ela começa a encher acho que em uns 1900 rpm (em 1800 já mantém mais ou menos na subida e já dá pra ouvir o assovio) e em pouco mais de 2300 rpm já estão todas as barrinhas cheias.

Eu tenho como parâmetro a S10 de trabalho de um conhecido (que além de ter supostos 21 cvs a menos também tem bomba injetora eletrônica, ou seja, a pegada em baixa rotação é pra ser ruim igual (se comparada ao mesmo motor com bomba mecânica)) e também uma Frontier 2004 de um amigo mecânico, porém esse Sprint com bomba mecânica, mais torcudo em baixa rotação.
Ambas as picapes com o MWM tem a pegada muito mais violenta em todas as faixas de rotação. Não dá nem pra colocar a culpa na relação de transmissão da Ranger porque a S10 nem é tão mais longa assim, nem a Frontier. Meu mecânico também dirigiu minha Ranger e comentou que se emparelhasse as duas caminhonetes a dele provavelmente daria um pau na minha (e foi a mesma impressão que tive).

Sobre a questão legal para devolução do carro: comprei o carro a exatamente um mês, porém dei um outro carro na troca que já foi vendido. Entretanto, nesses 30 dias 22 o carro passou na oficina da concessionária, a maioria na espera de peças como o tanque de combustível, que precisou vir da fábrica, e a bomba de baixa pressão que não sei de onde veio. Também demoraram um pouco pra diagnosticar uma folga numa planetária do diferencial traseiro, que gerava um estalo incômodo raras vezes que arrancava.
Vontade de desfazer o negócio não falta, o que me dói é que embora eu tenha pago um preço muito bom na Ranger, meu carro entrou por um preço muito baixo. Então no caso de uma dissolução do negócio eu vou perder uma boa grana. Entretanto se for pra parar de me incomodar, melhor que seja assim.
Ainda não tenho do que reclamar com relação a disposição da concessionária para resolver o problema, estão trocando todas peças necessárias sem economia nem reclamação. O porém é que as peças demoram pra chegar e o diagnóstico parece um pouco mais lento do que deveria ser. Também, enquanto o carro fica lá parado eu estou a pé, pois não quiseram me emprestar um carro enquanto isso (embora eu tenha dado o meu carro na troca). Não briguei pra me emprestarem um carro ainda, não sei se tenho esse direito.

Continuando a responder os comentários, eu não estou usando o Marea 2.4 de parâmetro, até porque já vendi ele a mais de um mês e desde então venho usando um Fusca Itamar de 54cvs pra quebrar o galho. Sei que ele é bem fraquinho, mas ainda assim não serve de parâmetro, ele tem muita força em rotação bem baixa.

4000 rpm não é corriqueiro, estou nessa rotação porque serve de referência pra saber se o desempenho está legal ou não. Estou ciente de que rotação muito elevada não presta pra motor nenhum. Mesmo com ela fraca eu não sinto necessidade de passar dos 2500 rpm.

Se eu comprei um carro de um distribuidor Ford, que era pra estar em perfeitas condições e tem apenas 75 mil kms (teoricamente quase nada pra esse motor), o mínimo que eu poderia exigir era que o carro passasse com facilidade dos 150 km/h, pois é isso que todas as outras Rangers 3.0 em perfeito funcionamento fazem com facilidade.

Infelizmente não posso levar numa autorizada MWM International, eu comprei o carro de uma concessionária Ford a um mês, ainda tenho garantia por no mínimo mais 2 meses.
Tirar os bicos eles vão conseguir sim hahaha, eu vi pelo menos outras duas Rangers 3.0 lá com os bicos fora do lugar, aguardando pra instalar outros.

Mangueira furada e abraçadeira solta eu acho que não, porque se manter ali nos 2300-2800 rpm ela até que empurra legal o tempo todo, com a barrinha cheia. Se bem que pode ter um vazamento de ar que só ocorre em rotações mais elevadas mesmo. Vou levantar essa questão com a oficina amanhã.

Comprei o Marea 2.4 com 78 mil km e vendi com 133 km sem ter problemas, inclusive fui 2 vezes no inverno para o Chile, pegando muita neve, gelo e estradas de chão (até quebrei o cárter num descuido idiota). Tenho algumas fotos da última viagem nesse álbum, que foi em julho de 2010 agora.
http://picasaweb.google.com/cmontagna/Neve2010
Porém não posso discordar que o Fivetech é realmente mais sensível e delicado que o normal, não tolera porquisse na manutenção. Porém o 2.4 pelo menos é inacreditavelmente econômico pelo desempenho que tem, que todos sabem que também é muito bom.

Sobre o tempo que leva pra chegar em 150 km/h eu já comentei antes, mas de novo eu digo, além de demorar muito, ainda perde muita velocidade com inclinações pouco íngremes. Ela demora pra chegar nos 150 km/h mesmo esticando a 4ª até 140 km/h. Eu tentei chegar nos 150 km/h com a 5ª engatada desde os 90 km/h, mas não consegui encontrar reta suficientemente comprida pra isso.

Carlos, eu lembro do seu tópico no CDM de quando você comprou a Limited! Naquela época eu já tinha intenção de no futuro partir pra uma Ranger 3.0. Você é só mais um de muitos que está me provando que minha Ranger não está andando legal. E fique tranquilo que estas velocidades são só pra teste em tiros rápidos mesmo e que eu ando muito mais devagar que isso normalmente! Meu nick no CDM é Carlos Daniel mesmo.

Não quero altas velocidades com a Ranger, mas quero que ela desenvolva como deveria!

Mais uma vez muito obrigado pelas respostas! Nesta segunda pela manhã vou deixá-la na Ford de novo. Eu voltarei neste tópico diversas vezes ainda, inclusive para dar o testemunho final.

Abraços!

Jera
27/09/2010, 04:10
cara, ja teve algumas pessoas aqui no forum aparentemente com o mesmo problema.
alguns deles foram resolvidos com a troca dos bicos. e se nao me engano, outros com a troca do chicote completo do carro.
e outra, pede o historico do carro na slaviero.....75milkm pra uma 2006 é pouca km. é só colocar a placa ou o chassis no computador q mostra tudo oq ja foi feito dentro de qq concessionaria do brasil.
eu rodei 160milkm em 3 anos e nunca tive problemas com a ranger.

NGDaniel
27/09/2010, 07:07
Fiquei convencido.. realmente vc tem um problema..

Pq, a minha so perde velocidade em subida se for uma BAAAIIITTAA subida.. raramente, MUITO raramente tenho de baixar pra 4a marcha..
E quando fiz test drive na frontier e na s-10 MWM comparando com a ranger, quando fui comprar a minha, era como comparar um jato com um teco teco (sem querer ofender ninguem)...

Por fim, esticando bem a 4a marcha, chega nos 150 facil facil...

Estranho mesmo esse teu problema...


ahh, esses relatos ocorrem utilizando ar condicionado ?

abs,

Imperador!
27/09/2010, 10:01
Agora eu acho que ficou parecido com algum problema de alimentação do carro...
Tem que olhar os bicos... Será que esse motor tá no ponto certo?

Maranguas
27/09/2010, 10:26
Marea foi carro problemático nas mãos de dono porco, que ao invés de colocar óleo sintético só faltava colocar óleo de máquina de costura no motor.

O motor Fivetech roda há anos na Europa, e só veio dar tanto xabu aqui pq brasileiro "apaixonado por carros" é porco por natureza em manutenção de carros.

Compram carro de 100 mil reais e ficam choramingando pelos cantos pq o carro ou bebe muito combustível ou tem revisões caras. Se não aguenta, pra que compra? :mrgreen:

Agora, sobre a Ranger e seus 150km/h... Sei não, até os 120km/h eu noto que ela chega até rápido. O problema é que a quarta e quinta marchas são longas pra cacete e isso obviamente influi no tempo que o carro leva pra alcançar velocidades mais altas...

O probelma do marea nao era propriamente o motor e sim nossa gasolina. Principalmente no 2.0 20v. Ja tive um, revisoes sempre na concessionária e sei bem onde o calo aperta nele. Gosto nem de lembrar... O 2.4 de fato era bemmm melhor.

Quanto a Ranger ngd 3.0 tb já tive uma 2008... acredito em duas hipoteses bicos ou intercoler. Muito provalvelmente e para sua sorte será o intercoler. O turbo enche mas não solta o carro e não vai aparecer nunca no scanner. Peça uma revisão em todo o sistema do turbo compressor juntamente com o intercoler que vai está ai o problema. Aproveite e verifique minuciosamente qualquer vazamento de oleo na parte da turbina ou nas juntas do motor, pois pode está havendo descompressão... mas acho mais provável que seja o intercoler mesmo. A rotação sobe, tudo normal mas o carro não anda... não tem muita opção. Só pode ser algo ligado ao conjunto turbo e intercoler, pois se fose outra coisa ligado a injeção a central teria entrado em modo de segurança e ai sim ele nao andava nem a 100 km/h.

CDaniel88
27/09/2010, 10:54
O carro tem histórico condizente com a km do carro, tem todas as revisões e sempre feitas na Slaviero de Cascavel na km mais ou menos certa e em datas espaçadas normalmente. O carro estava no nome de um Slaviero (teoricamente é único dono), pelo que eu sei era o carro que algum funcionário usava em uma das fazendas deles. Por um lado isso é legal porque o carro sendo deles não tem porque negligenciar uma revisão, por outro lado, é facinho pra eles inserir um histórico falso de revisões no sistema.

Estes relatos são todos com o ar-condicionado desligado, se ligar o ar piora bastante (normal).

Deixei a Ranger hoje de manhã na Slaviero, mas antes gravei um vídeo pra ter uma noção, estou subindo ele no Youtube.

Abraços!

Pequeno jr
27/09/2010, 10:56
Daniel,

Ainda bem que como poucos aqui, você está mantendo a calma para resolver a situação e, além disso, a concessionária não está medindo esforços para resolver (coisa rara no meio, basta ver os inúmeros problemas que alguns foristas aqui tem em todas as marcas). Comentaram ai para cima que o motor é problemático .. ai vai da sua interpretação quanto aos que comentam. .... eu já acho completamente diferente disso e dos motores com o sistema C.R sinceramente é hoje o mais barato para manter. Quem não acha isso é porque ainda não teve a amarga experiência de fazer uma manutenção dos motores com C.R das demais montadoras.

Você questionou se teria direito a um carro enquanto o seu está arrumando, pois bem se o pessoal da concessionária for gente boa e você puder conversar com eles e mostrar o que está passando sem a viatura na sua garagem ... acho que eles arrumam um carro para vc sim. ....

Você poderia era pedir para a Slaviero verificar no Scanner e ver com quantos Km/rodados esse motor está. Algo me diz que esses 75.000 podem ser 275.000 e ai a porca torce o rabo. Eu torço para não ser isso.

Pelo visto você está bem assessorado .... não deixe de atualizar as informações que você recebe da sua viatura ok!???

OBS: Veja esse último questionamento do Imperador, pois foi isso que ocorreu em outra Ranger que teve aqui no forum no início deste ano.

Walter L. L. Casitta
27/09/2010, 11:08
Daniel,

Ainda bem que como poucos aqui, você está mantendo a calma para resolver a situação e, além disso, a concessionária não está medindo esforços para resolver (coisa rara no meio, basta ver os inúmeros problemas que alguns foristas aqui tem em todas as marcas). Comentaram ai para cima que o motor é problemático .. ai vai da sua interpretação quanto aos que comentam. .... eu já acho completamente diferente disso e dos motores com o sistema C.R sinceramente é hoje o mais barato para manter. Quem não acha isso é porque ainda não teve a amarga experiência de fazer uma manutenção dos motores com C.R das demais montadoras.

Você questionou se teria direito a um carro enquanto o seu está arrumando, pois bem se o pessoal da concessionária for gente boa e você puder conversar com eles e mostrar o que está passando sem a viatura na sua garagem ... acho que eles arrumam um carro para vc sim. ....

Você poderia era pedir para a Slaviero verificar no Scanner e ver com quantos Km/rodados esse motor está. Algo me diz que esses 75.000 podem ser 275.000 e ai a porca torce o rabo. Eu torço para não ser isso.

Pelo visto você está bem assessorado .... não deixe de atualizar as informações que você recebe da sua viatura ok!???

OBS: Veja esse último questionamento do Imperador, pois foi isso que ocorreu em outra Ranger que teve aqui no forum no início deste ano.

O hodômetro da ECU pode ser zerado por um scanner...

SAPO-BOMBA
27/09/2010, 12:46
Vc pode zerar o hodômetro do painel, alterar e fazer o que bem entender, mas mesmo com scanner, não dá pra zerar o hodômetro total da ECU não. Acho que vc quis dizer o contrário...

Walter L. L. Casitta
27/09/2010, 13:34
Vc pode zerar o hodômetro do painel, alterar e fazer o que bem entender, mas mesmo com scanner, não dá pra zerar o hodômetro total da ECU não. Acho que vc quis dizer o contrário...

A ECU tem no mínimo 2 hodômetros. Um geral e outro que conta os Kms após a última vez que a memória de códigos de e erros foi zerada.

Todos podem zerados...

CDaniel88
27/09/2010, 14:29
Não acho que a km tenha sido adulterada, o aspecto do interior do carro está condizente, até melhor do que deveria, considerando que quem dirigia não era dono do carro.
Acho pouco provável que a km da central seja passível de adulteração facilmente, porém se houver como fazer, a concessionária pode ter feito e não me adiantaria de nada saber a km da central nesse caso.

Me informaram que estão tirando os bicos para teste, vou perguntar da hipótese de algum vazamento de ar ou obstrução na pressurização da turbina/intercooler.

Aqui está o link do vídeo, pra ter uma noção de como o carro está. Foi gravado no plano e com o pé no fundo desde os 1600 rpm em 2ª, só tirei o pé pra passar pra 3ª.

http://www.youtube.com/watch?v=-ECZ3-lfZkk

SAPO-BOMBA
27/09/2010, 14:44
Tua Ranger de fato está com algum problema, o giro está demorando pra subir na segunda marcha antes de trocar pra terceira...

CDaniel88
27/09/2010, 22:18
Passei na oficina hoje, e parece que resolveram os problemas, mas acharam outros.

Colocaram 4 bicos de outra Ranger que estava lá e dizem que ficou perfeito, agora tem que esperar chegar a encomenda dos bicos, porque eles não tem em estoque.
A luz do óleo eles não conseguiram ver acendendo, então trocaram o sensor pra garantir que não vai acender mais, já que ele é a peça com maior probabilidade de estar ocasionando este defeito.

Porém agora eles identificaram que o arranque está muito lento. A bateria é praticamente nova, então vão tirar e revisar o motor de arranque.
Também identificaram que a hélice da ventoinha estava com um problema no acoplamento, já efetuaram a troca do mecanismo.

Agora só resta eu mesmo averiguar se o desempenho ficou realmente bom, porque da última vez já tinham me dito que tinha ficado bom.

E pra fechar me surgiu uma última dúvida, dessa vez com relação ao óleo da caixa.
Mas essa dúvida eu vou tirar criando um novo tópico, pra não poluir mais esse.

Abraços!

NGDaniel
28/09/2010, 06:47
Passei na oficina hoje, e parece que resolveram os problemas, mas acharam outros.

Colocaram 4 bicos de outra Ranger que estava lá e dizem que ficou perfeito, agora tem que esperar chegar a encomenda dos bicos, porque eles não tem em estoque.
A luz do óleo eles não conseguiram ver acendendo, então trocaram o sensor pra garantir que não vai acender mais, já que ele é a peça com maior probabilidade de estar ocasionando este defeito.

Porém agora eles identificaram que o arranque está muito lento. A bateria é praticamente nova, então vão tirar e revisar o motor de arranque.
Também identificaram que a hélice da ventoinha estava com um problema no acoplamento, já efetuaram a troca do mecanismo.

Agora só resta eu mesmo averiguar se o desempenho ficou realmente bom, porque da última vez já tinham me dito que tinha ficado bom.

E pra fechar me surgiu uma última dúvida, dessa vez com relação ao óleo da caixa.
Mas essa dúvida eu vou tirar criando um novo tópico, pra não poluir mais esse.

Abraços!


Putz.. tá batizado heim ??

Agora, curiosidade, como é que da pau em bicos e nao aparece no scanner ????? sera que a central nao ta com pau tambem ?

abs,

Maranguas
28/09/2010, 08:52
digo e repito... mais provavel ser no conjunto turbina e intercoler. O turbo simplesmente encher não quer dizer que o sistema está funcionando como deveria. E isso não aparece no scanner. Vi o video e achei um delay no indicador do turbo enchendo...

CDaniel88
28/09/2010, 11:25
Eu acho que se os bicos não estão em pleno funcionamento mas estão, vamos supor, 80% do que deveriam ser (sei lá se com problema de vazão, pressão, leque), não aparece no scanner mesmo.

Considerando o que o pessoal falou da rpm que a turbina funciona, realmente, parece que tem um atraso de 100-200 rpm. Vou refrisar isso hoje lá na oficina.

Abraços!

Walter L. L. Casitta
28/09/2010, 11:48
O pessoal viaja com essas estória de scanner. O scanner é muito bom para ler os censores, mas com os atuadores com os bicos principalmente ele não tem nenhuma utilidade...

Imperador!
28/09/2010, 22:33
Forçassão de barra, né, Walter?

sandrogian
03/10/2010, 01:51
Carlos Daniel, já passaram scanner no teu carro pra verificar os parâmetros?

Nele, é possível ver inclusive os códigos de erro gerados pela central e facilitar a busca pelo problema e consequente solução...

Em todo o caso, saiba que não é muito incomum os bicos dos NGD 3.0 darem alterações na injeção, e isso afeta diretamente o desempenho e consumo. Ao contrário, como já mostrei recentemente os bicos costumam dar problema sem aviso, independente da kilometragem ou diesel usado, tirei uma foto de uma caixa lotada de bicos defeituosos de Ranger, Hilux, Ducato, Sprinter... todos bicos de motores eletrônicos CR...

Abraços
é isso aí mesmo, devem ser problemas com os injetores!!!!

sandrogian
03/10/2010, 01:54
o mais indicado pr vc é experimentar colocar outros injetores (peça para a concess providenciar ) provavelmente resolverá o problema...

CDaniel88
05/01/2011, 16:24
Sinto que fiquei devendo um desfecho pra essa história.

Depois de 2 meses sem o carro e sem a concessionária que me vendeu se coçar pra arrumar o carro, resolvi devolver o carro, pois a última conversa é de que eu deveria ficar com o carro assim mesmo. Quiseram me devolver um valor menor (pois eu dei um outro carro na troca, que acho que pra diminuir a incidência de imposto, colocaram um valor ridículamente baixo). Após engrossar o tom de voz e advogado no meio, pagaram o que deveriam, mas ainda fiquei no prejuízo, já que fiquei 2 meses a pé praticamente.

Então, acabou que não sabia ao certo como se resolver esse problema.

Entretanto, continuando a historinha, o carro depois que voltou para a concessionária, não foi colocado a venda nos seminovos deles novamente, foi repassado para um lojista. A Ranger apareceu em um anúncio da loja e ficou por duas semanas, até que sumiu. Quando eu fiz o seguro da picape, me obrigaram a instalar um rastreador por conta deles, e quando eu cancelei o seguro, não tiraram o rastreador, que continua na Ranger até hoje. Hoje fui olhar no site do rastreador onde o carro está, e imaginem minha surpresa ao ver que o carro ficou alguns dias parado na loja e agora está parado em uma oficina desde novembro? Suponho que até agora ainda não acharam o defeito.

Hoje estou com um Bandeirante Jipe Longo 1998, cogitando comprar uma Ranger XLT CD 4x4 0km.

Edson Zanelli
05/01/2011, 16:38
Amigão tenho uma igualzinha a sua posso te afirmar que vc esta cometendo um erro na sua anlise.." claro que as marchas mais pesadas dão impresão de poder ao veiculo " isso num significa correr " o cambio da maioria das camionetes são longas a marchas finais..pr isso se quer testar a sua maquina quanto a pressão da turnina faça um teste repido e basico ...quando ela estiver fazendo aquele barulho do intercooler vc de um pouco de giro em terceira marcha.." vai dar a sensasão de estar com menas potencia" outro detalhe importante analise o filtro de ar e tambem coloque o filtro de diesel original..vai sentir melhoras ..abraço

CDaniel88
05/01/2011, 19:49
A primeira coisa que fiz quando comprei o carro foi trocar óleo e todos os filtros, por genúinos.

Não cometi erro nenhum em minha análise do carro, se andar nessa Ranger e em outra, é nítida a diferença de potência em qualquer situação.

Imperador!
05/01/2011, 20:13
A primeira coisa que fiz quando comprei o carro foi trocar óleo e todos os filtros, por genúinos.

Não cometi erro nenhum em minha análise do carro, se andar nessa Ranger e em outra, é nítida a diferença de potência em qualquer situação.
É...
Pelo seu relato ficou claro que não foi culpa sua o que aconteceu...

Você foi mais uma vítima de carro maquiado pelas concessionárias.
Ainda bem que deu tudo certo e você conseguiu receber seu dinheiro de volta.

Pequeno jr
05/01/2011, 20:17
Daniel, realmente você fez o caminho correto. O negócio é que essa Ranger tinha um buraco a mais.

Para mim, essa bixa estava bemmmm mais rodada do que todos nós imaginavamos e deve ter tomado uma surra daquelas do ex proprietário.

Ela deve ter sido hiper maquiada para a venda ... e como é de praxe nas concessionárias e revendedoras de carro .. eles nem sabem qual o histórico da viatura.

Por isso que eu digo .. carro usado se compra é direto com o dono .. sem intermediários, sabendo o histórico, olhando na cara do dono e sabendo de tudo.

Vcs podem se perguntar, e se der problema? A lei é clara, garantia seja por revendedor ou por P.F é a mesma coisa. São 3 meses.

POr isso ao comprar ou vender um carro, faça o termo de compra e venda colocando as clausulas pertinentes para a negociação. Há varios modelos na internet.

Alagoano
05/01/2011, 20:46
Por isso que eu digo .. carro usado se compra é direto com o dono .. sem intermediários, sabendo o histórico, olhando na cara do dono e sabendo de tudo.

Vcs podem se perguntar, e se der problema? A lei é clara, garantia seja por revendedor ou por P.F é a mesma coisa. São 3 meses.


Depende Pequeno...não é bem assim...

O Código de Defesa do Consumidor estabelece que fornecedor é tanto PF como PJ que desenvolvem atividade de produção, montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços [...]

No caso da PJ, isso já é inerente...fácil de se deduzir, mas no caso da PF é diferente. Para a PF ser considerada fornecedora, tem que haver "habitualidade" no negócio que pratica e, por exemplo, uma PF que vende o seu carro particular com o objetivo de trocar o carro ou somente se desfazer do bem...sem fazer disso um "comércio"...sem auferir "lucro", não pode ser considerado fornecedora, sacou?

Então, nesse caso específico, não se aplica o prazo legal de 90 dias estabelecido no Código de Defesa do Consumidor. Apesar de existir, a solução jurídica para esse caso é muito difícil e onerosa...existe a figura do "vício oculto" que pode ser alegado, mas provar é muito difícil e nem vale a pena...

Por todos esses motivos que falei, aconselho somente a comprar carro de particular se for de um conhecido....um amigo, colega ou pessoa de muita confiança. Caso contrário, recomendo que NÃO compre, pois se der problemas depois...não tem garantia, pode até haver uma batalha judicial, mas o custo pode até superar o valor do carro!!

Quer segurança na compra do seminovo?? Só em Loja Pessoa Jurídica, melhor ainda se for concessionária, pois tem mais poder econômico pra arcar com o prejuízo ou até devolver a grana no caso do nosso colega que abriu esse tópico....

Abs!!

CDaniel88
05/01/2011, 20:56
O pior é que na teoria eu comprei o carro de pessoa física único dono, pois estava no nome de um dos acionistas da concessionária (um Slaviero qualquer). Na prática eu fiz o pagamento para a pessoa jurídica da concessionária.

As revisões estavam todas carimbadas na própria concessionária com datas e kms convincentes, o estado interno do carro estava excelente, não dava pra acreditar que era mais rodado do que mostrava o hodômetro.

Eu atribuo esse problema todo ao diesel de péssima qualidade que sempre deve ter sido usado no carro, já que ele era um carro de usar em uma das fazendas do pessoal lá e não deveriam haver postos de qualidade nas proximidades. Isso bate com o problema na bomba de baixa pressão e com a troca prematura do tanque de combustível.

Alagoano
05/01/2011, 21:09
O pior é que na teoria eu comprei o carro de pessoa física único dono, pois estava no nome de um dos acionistas da concessionária (um Slaviero qualquer). Na prática eu fiz o pagamento para a pessoa jurídica da concessionária.


Sua sorte foi ter feito o pagamento à concessionária, independente de como tivesse sido feito o negócio, a recibo em nome da loja seria uma prova concreta do negócio e vc teria resguardada a garantia dos 90 dias...

Concessionária é como posto de combustível....se achar uma de confiança, fique com ela! Há quase 10 anos fazemos negócio numa concessionária FORD daqui (Cycosa) e todos os problemas que tivemos foram resolvidos prontamente...só comprei uma única vez carro de particular, foi de uma tia da minha namorada...conhecia bem o carro...

Pequeno jr
05/01/2011, 23:32
Alagoano, por isso falei sobre fazer o contrato de compra e venda e estabelecer as cláusulas.

Carlos A. C. Azevedo
05/01/2011, 23:38
Falando nisso, apareceu algum caso recente em NGD com estes mesmo problemas? fora o do arcondiconado/ancora?:pensativo:

Alagoano
06/01/2011, 00:14
Alagoano, por isso falei sobre fazer o contrato de compra e venda e estabelecer as cláusulas.

É uma saída, um contrato deixa o negócio bem amarrado....mas te digo que nunca vi isso por aqui, comprar carro de particular é só transferir a grana pra conta do ex dono e pegar o carro com o documento de compra e venda do veículo assinado....

Mas...mesmo fazendo contrato, só se for um carro de valor muito alto que justifique a briga na justiça, nosso judiciário é um dos mais onerosos de mundo, eu preferiria sem sombra de dúvidas pagar os 3 ou 4 mil reais a mais que uma concessionária pede num seminovo, em relação ao mesmo modelo vendido por um particular...e ter o prazo legal do CDC garantido...

Abs!

Imperador!
06/01/2011, 10:14
Falando nisso, apareceu algum caso recente em NGD com estes mesmo problemas? fora o do arcondiconado/ancora?:pensativo:
Rapaz, parece que o povo começou a aprender a usar esses motores eletrônicos.

Os últimos problemas que eu fiquei sabendo da Ranger pelo fórum foram a quebra do diferencial com 3000km rodados e esse problema no ar condicionado. Um vizinho comprou uma Ranger Ltd que apresentou problema nos bicos (talvez algum lote ruim) e foram trocados com 1.200km rodados.

Em relação aos NGD usados, nunca mais ouvi nada relacionado a motor/diesel.

CDaniel88
06/01/2011, 10:19
Vejam bem, eu já comprei diversos carros de particular, muitos outros de lojas de picaretas e nunca tive problema nenhum com os carros. Aí eu compro numa concessionária grande um carro que é de um dos donos e me acontece isso. Acho que o negócio e continuar comprando de particular mesmo hahaha.

Minha sorte foi ter pago para a concessionária e a transferência do veículo ter sido feito direto de pessoa física para mim. Acho que eles não devem ter recolhido os impostos incidentes sobre essa transação e caso isso fosse pra justiça, ia feder pra eles.

Alagoano
06/01/2011, 19:03
Os últimos problemas que eu fiquei sabendo da Ranger pelo fórum foram a quebra do diferencial com 3000km rodados e esse problema no ar condicionado.

Confesso que estou bem INsatisfeito com o AC da Ranger...em uso prolongado, tenho que ficar constantemente pondo na opção "ventilador" pra poder descongelar o sistema e o ar voltar a circular normalmente, isso não é normal nem aqui nem na china...

E também o consumo....que saudades do consumo do 2.8 PS...

Fernandes Kappes
06/01/2011, 19:42
Tive esse mesmo problema na s10 após a troca do compressor, a caixa do condensador congelava, o pessoal que substituiu o compressor teve que colocar um termostato na caixa do ar pra desativar o compressor antes de congelar. Mas no teu caso que o carro é novo é provavel que o termostato esteja desregulado ou com problema. Sds

Imperador!
06/01/2011, 19:52
Confesso que estou bem INsatisfeito com o AC da Ranger...em uso prolongado, tenho que ficar constantemente pondo na opção "ventilador" pra poder descongelar o sistema e o ar voltar a circular normalmente, isso não é normal nem aqui nem na china...

E também o consumo....que saudades do consumo do 2.8 PS...
Cara, manda verificar isso que está errado.

Eu uso AC na minha praticamente 100% do tempo e nunca congelou.
Pode ser o termostato com defeito.

Quanto era o teu consumo com o PS 2.8 e qual é o com o 3.0?

NGDaniel
06/01/2011, 20:10
Confesso que estou bem INsatisfeito com o AC da Ranger...em uso prolongado, tenho que ficar constantemente pondo na opção "ventilador" pra poder descongelar o sistema e o ar voltar a circular normalmente, isso não é normal nem aqui nem na china...

E também o consumo....que saudades do consumo do 2.8 PS...


Vc nao anda usando o ventilador no minimo náo ?? Se for, uma soluçao facil é diminuir um "cadim" a temperatura no outro botáo, de termostato...

de qq forma, acho que vc deveria bater o pe na ccs.. zero bala nao era pra dar problema msm nao..

Agora com relação ao consumo... que estranho, primeira vez que ouço algo parecido..

como é que ta dando o consumo da sua ???

Alagoano
06/01/2011, 20:19
Fernandes e Imperador, valeu pela dica...assim que tiver tempo vou na CCS mandar fazerem uma revisão completa no AC e vou dar o toque do termostado, quando fizer isso, passo o relato aqui...

Sobre o consumo, na 2.8 com os pneus originais cheguei a fazer uns 1300/1400km com um tanque e meio, numa viagem a Natal....uma média de 14km/l com 100% de AC ligado e picape vazia...

Com a nova viatura, apesar de termos trocado os pneus pelos BF AT, resolvemos não colocar os grandões, colocamos um jogo que são pouquíssima coisa maiores que os originais Pirelli da Ranger....Bom, ainda não tive tempo de marcar na bomba, mas na cidade o CB ta marcando 10km/l...mas acho q está desregulado, pois o ponteiro do combustível tá descendo rápido. Lembro que a 2.8 não baixava dos 10km/l na cidade com AC, medido diretamente na bomba...acho que o NGD deve tá tazendo uns 7km/l, sinceramente? Isso é o consumo do nosso Fiesta 1.6 Flex, e, na minha opinião...é inadmissível.

Meu pai abasteceu hj até o gogó (só abastecemos assim), não acho certo fazer esse tipo de medição...mas a viatura fez todo tipo de rodagem: cidade, estrada e off roado subindo e descendo o morro da fazenda do meu tio umas 4 vezes na reduzida....quase todas bem carregada de gente....o consumo exato nesse período de uns 10 dias ficou em 6,88 km/l...

Me perdoem os ambientalistas...mas esse sistema common rail ainda não me provou sua eficiência, só prejuízo....

NGDaniel
06/01/2011, 20:27
Parceiro..

Vc ta zerando o CB no abastecimento ??? é imprescindível para uma leitura correta da media.. pq esse CB so faz MEDIA.. e bate 100%...

a minha faz isso na cidade com ac e até menos.. mas na estrada, acredito que uma zerinha devia ta batendo esses 14 facil facil..

A sua 2.8 é tgv nao é ?? acho que na cidade deve ser melhor que a 3.0, uma suposiçao minha...


Mas ela ta com quantos kms ?? nao ta nova de mais nao ?? de repente ainda nao deu aquela amacidada no common.. hehe...

Pequeno jr
06/01/2011, 20:56
Fernandes e Imperador, valeu pela dica...assim que tiver tempo vou na CCS mandar fazerem uma revisão completa no AC e vou dar o toque do termostado, quando fizer isso, passo o relato aqui...

Sobre o consumo, na 2.8 com os pneus originais cheguei a fazer uns 1300/1400km com um tanque e meio, numa viagem a Natal....uma média de 14km/l com 100% de AC ligado e picape vazia...

Com a nova viatura, apesar de termos trocado os pneus pelos BF AT, resolvemos não colocar os grandões, colocamos um jogo que são pouquíssima coisa maiores que os originais Pirelli da Ranger....Bom, ainda não tive tempo de marcar na bomba, mas na cidade o CB ta marcando 10km/l...mas acho q está desregulado, pois o ponteiro do combustível tá descendo rápido. Lembro que a 2.8 não baixava dos 10km/l na cidade com AC, medido diretamente na bomba...acho que o NGD deve tá tazendo uns 7km/l, sinceramente? Isso é o consumo do nosso Fiesta 1.6 Flex, e, na minha opinião...é inadmissível.

Meu pai abasteceu hj até o gogó (só abastecemos assim), não acho certo fazer esse tipo de medição...mas a viatura fez todo tipo de rodagem: cidade, estrada e off roado subindo e descendo o morro da fazenda do meu tio umas 4 vezes na reduzida....quase todas bem carregada de gente....o consumo exato nesse período de uns 10 dias ficou em 6,88 km/l...

Me perdoem os ambientalistas...mas esse sistema common rail ainda não me provou sua eficiência, só prejuízo....

Alagoano, no CB todo abastecimento você necessita zerar o hodometro.

Sobre o consumo, vcs ja trocaram os filtros? quando eles estão no limite deles, o consumo sobre é normal.

Não sei se essa sua viatura é zero ou não .. não tinha visto que vcs trocaram a 2.8, mas se for zero km, só depois dos 5000km/rodados é que o consumo padroniza.

Imperador!
06/01/2011, 21:37
Alagoano,

O consumo da sua confere com o da minha. E eu acho o consumo ótimo.
Mas realmente não dava pra comparar com seu antigo PS2.8.

Mas o consumo do NGD é +- esse mesmo:
Entre 7~9 na cidade (dependendo do trânsito); entre 10 e 13 na estrada (dependendo do pé, do trânsito e da geografia).

Alagoano
06/01/2011, 22:03
Pessoal, só pra esclarecer...

A viatura é uma Ranger Limited 3.0 4x4 2010 Pretona, foi adquirida com 11.000km rodados (já com a revisão dos 10mil feita).

Está com pneus BF AT, apesar de não lembrar a medida, são pouca coisa maiores que os originais.

Eu to ligado nessa questão de zerar o CB, sabe como é que é final e início de ano né? Não tive tempo ainda pra parar e fazer as coisas do jeito certo, sou bem metódico rsrsrs...Mas aquela média de 6,88 foi real, medida na bomba, achei um consumo pífio...mas tudo bem...

Mas eu vou ter uma real noção de como tá o consumo dela agora no fim deste mês, vou a Salvador...e vou fazer tudo como manda o figurino: calibragem dos pneus, tanque cheio até o gogó e CB zerado...aí vou saber exatamente o que o NGD tem pra me oferecer rsrsrs...vou manter velocidades entre 110 e 120km/h, pq 100km/h é praticamente impossível manter com a estrada livre (vou de madrugada), tem q ter muito saco pra ficar dosando o pé...chagarei já com o dia claro na linha verde, mas não importa, posso considerá-la uma autoban nordestina rsrsrsrsrsrs, pois não existe muito tráfego...

Daniel, a antiga 2.8 que só nos deu alegrias (e o ar sempre fez nevar sem problemas) era WG...quem pegou ela se deu muito bem, era uma 2004 XLS Storm 4x4 com 130 mil rodados, pneus BF 31" novinhos e NADA a fazer....pagou 37k...essa desvalorização no mercado de picapes que deu por aqui doeu na carne...

PY5KJ
07/01/2011, 08:07
O consumo de uma ranger equipada com o motor 3.0 NGD é como vc´s estão relatando, entre 9 e 12,5 km/l, pelo menos é o que sempre obtive. Como reboque, a média diminui e vem para níveis assustadores de 8km/l...até parece uma F250.

Esses dias comentei que havia chegado uma 2010/2011 aqui que seria a minha. Pois bem, ela não quiz pegar de forma nenhuma. Isso foi antes do natal e até onde sei, até agora não conseguiram resolver o problema. Está estaleirada na concessionária, bem escondida num canto para evitarrem especulações. Mas sabem como é, cidade pequena, mecânicos conhecidos, então a coisa espalha...eheheh

Me parece que o problema está no gerenciamento eletrônico. Ela simplesmente não injeta, claro, não teria outra forma de fazê-la pegar...

Saudações

Marco

fse
07/01/2011, 10:24
Em relação ao consumo a minha ta fazendo uma media de 10km/l, tanto no CB como na bomba. Mas confesso que fico assustado depois que o ponteiro passa da metade. Parece que desce mais rapido. Mas o marcador não é confialvel (pelo menos na minha), pq quando encho sempre tem mais diesel do que esta marcando.
A ultima vez ja tava na reserva e tinha rodado uns 30 km assim até que o começou aquela chiadeira de pouco combustivel e o CB mostrou autonomia 0 km. Parei num posto enchi o tanque até o talo mesmo e deu 65L. A minha é uma Ranger XLT 10/11 peguei zero mes passado. Agora ta com 5300 km. Espero que quando ela estiver mais amaciada fique um pouco mais economica.

Alagoano
07/01/2011, 11:13
Putz, na reserva e só entrou 65 lts?? O tanque da Ranger diminuiu?? Pow, na nossa antiga 2004, também na reserva, cheguei a colocar até o gogó 77 lts...

As picapes diesel mereciam tanques de 100 lts, principalmente essas eletrônicas beberronas...salvo engano, a Triton Flex tem um tanque de 90 lts, se eu tivesse uma Triton diesel trataria de instalar esse tanque rapidinho...

Se houvesse uma opção de tanque maior para a Ranger, sem fazer gambiarra, dependendo do preço eu faria fácil esse serviço...

Pequeno jr
07/01/2011, 11:38
O tanque não mudou, continua de 72 a 80 litros

fse
08/01/2011, 09:31
Tambem estou achando um pouco estranho esse tanque "pequeno".

OBS: Tinha feito um texto gigante, com mais detalhes, mas apartei sem querer a tecla "voltar", e ja era o texto. Quando esiver menos stressed posto novidades.

Alagoano
08/01/2011, 11:45
OBS: Tinha feito um texto gigante, com mais detalhes, mas apartei sem querer a tecla "voltar", e ja era o texto. Quando esiver menos stressed posto novidades.

Putz...isso já aconteceu comigo, dá vontade de quebrar tudo...

Cara, faz esse texto novamente, fiquei curioso...só que dessa vez, digite no word e depois ctrl c ctrl v...:odedo:

PY5KJ
09/01/2011, 08:43
Essa diferença na capacitade do tanque, relatado para a ranger, se deve ao fator segurança na variação volumétrica e da expansão dos gases. No entanto, nunca dei bola para isso quando abastecia minha Ranger e agora a Amarok. Sempre deixo no gargalo, o que sempre vai de 10 a 15 litros depois que deu a primeira afogada.
O que necessita é paciência do frentista, começando por um horário de baixo movimento para ele e você não terem pressa.

Na Ranger, cheguei colocar 72 litros e na Amarok já foram 71 litros +-. Na minha opinião, quanto maior for a capacidade do tanque da picape, maior serão os problemas com sujeira e deposição de água.
Como hoje em dia temos postos a cada 100km, no mínimo e regiões desenvolvidas, não vejo necessidade um tanque maior. Quem vai para regiões onde não tem essa disponibilidade de postos, basta levar um suprimento extra. Além do mais, tínhamos camionetas com uma média de consumo em torno de 10 km/l. Hoje, com a tecnologia destes motores, acima de 11,5 km/l, claro andando civilizadamente. Isso já é um acréscimo acima de 10% e acho que vão melhorar ainda mais isso.

Saudações

Marco

Alagoano
09/01/2011, 12:01
Pessoal,

Acho que o NGD está normal, meu pai fez uma pequena viagem nesse fim de semana e acabou de chegar, o consumo na bomba foi de 11,33 km/l com AC. E olha que o velho é complicado na direção viu....trocas as marchas no tempo errado (rpm muito baixo) oq influi para um consumo maior e tem uma mania horrível e insuportável que eu ODEIO...que é essa merda de banguela, já disse mais de 1000 vezes que isso é uma prática irresponsável e inútil, apesar dele ter melhorado....de vez enquando "esquece"...

Marco, eu prefiro tanques grande....prefiro ter a segurança da autonomia, até pq não adianta ter vários postos se a maioria não presta, principalmente em estradas de pouco movimento...

Outra coisa, acho q vc se equivocou quando falou em consumo....os motores diesel mecânicos são mais econômicos que os eletrônicos, isso é fato. Com algumas exceções claro....como a L200 que sempre teve consumo alto...

NGDaniel
09/01/2011, 17:55
Pessoal,

Acho que o NGD está normal, meu pai fez uma pequena viagem nesse fim de semana e acabou de chegar, o consumo na bomba foi de 11,33 km/l com AC. E olha que o velho é complicado na direção viu....trocas as marchas no tempo errado (rpm muito baixo) oq influi para um consumo maior e tem uma mania horrível e insuportável que eu ODEIO...que é essa merda de banguela, já disse mais de 1000 vezes que isso é uma prática irresponsável e inútil, apesar dele ter melhorado....de vez enquando "esquece"...

Marco, eu prefiro tanques grande....prefiro ter a segurança da autonomia, até pq não adianta ter vários postos se a maioria não presta, principalmente em estradas de pouco movimento...

Outra coisa, acho q vc se equivocou quando falou em consumo....os motores diesel mecânicos são mais econômicos que os eletrônicos, isso é fato. Com algumas exceções claro....como a L200 que sempre teve consumo alto...

Cara, com relação ao tanque, tambem penso assim, sou até mais ignorante, queria por mais um tanque de igual tamanho pra nao ter de abaastecer em outro posto senao o que eu sempre abasteço, mass.....


Agora, com relação às banguelas, te falo que, muito ao contrário do que vc postou, nao é INDIFERENTE, mas por incrível que pareça BANGUELA = MAIOR CONSUMO... eu era um bangueleiro de carteirinha, do tempo dos MBs, que os caras chegavam a desligar o motor.. mas depois que passei a fazer testes, percebi que é uma coisa absurda o que o motor consome em ponto morto com relação ao feio-motor... é so verificar o CB que vc vai perceber, no freio-motor o consumo no CB diminui gradativamente, enquanto que com freio motor AUMENTA.. é FATO!!!

Consumo entre mecanica e eletronica, nao sei.. mas acho que vc ainda vai mudar de opnao e ver melhora no seu.. media do NGD é 7-8, cidade e 14, estrada..... so diminui isso na cidade com ar...

abs,

Imperador!
09/01/2011, 18:35
Sobre o consumo das eletrônicas, precisamos ver que os motores mecânicos estiveram aí por cerca de 100 anos... enquanto que as picapes eletrônicas (ao menos no Brasil) estão entrando no sexto ano.

É claro que as picapes eletrônicas ainda vão melhorar muito. E tem espaço pra isso.

PY5KJ
10/01/2011, 07:34
Alagoano, de forma nenhuma, os motores com bomba rotativa, ditos "mecânicos" são mais eficientes (econômicos). Sua eficácia, no quesito consumo é bem inferior aos modernos, ditos "eletrônicos". Neste último, tudo ocorre no tempo certo, o que muda conforme as condições monitoradas, diferentemente dos "mecânicos" onde isso depende somente do PMS (ponto morto superior) onde têm-se a máxima compressão e o sistema injeta, dependendo do ponto da bomba injetora.

Outra coisa, eu até acho que o pai do nosso amigo que troca de marchas com rotação baixa está correto, ou melhor, mais correto do que aqueles que "esticam" o giro do motor. A melhor rotação para troca de marchas é a do torque máximo, que normalmente é baixa (menor que a 1/2).

Em relação a capacidade do tanque, de fato tem os prós e contras...respeito a opinião dos amigos.

Saudações

Marco

Alagoano
10/01/2011, 10:19
Alagoano, de forma nenhuma, os motores com bomba rotativa, ditos "mecânicos" são mais eficientes (econômicos). Sua eficácia, no quesito consumo é bem inferior aos modernos, ditos "eletrônicos". Neste último, tudo ocorre no tempo certo, o que muda conforme as condições monitoradas, diferentemente dos "mecânicos" onde isso depende somente do PMS (ponto morto superior) onde têm-se a máxima compressão e o sistema injeta, dependendo do ponto da bomba injetora.

Outra coisa, eu até acho que o pai do nosso amigo que troca de marchas com rotação baixa está correto, ou melhor, mais correto do que aqueles que "esticam" o giro do motor. A melhor rotação para troca de marchas é a do torque máximo, que normalmente é baixa (menor que a 1/2).

Em relação a capacidade do tanque, de fato tem os prós e contras...respeito a opinião dos amigos.

Saudações

Marco

Sobre o consumo, pode ser assim na teoria...mas na prática não, fazia 10...10,5km/l no 2.8 (cidade AC ligado), no NGD ainda não vi ninguém conseguir isso aqui, quando eu medir na cidade passo o consumo.

As trocas de marchas, pelo menos no NGD devem ser feitos em torno de 2000 rpm, não quis dizer q tem q se esticar...não costumo fazer isso, mais aos 2000 rpm tem-se um melhor comportamento do motor nas trocas..

Acontece q meu pai em menos de 50km/h já quer meter uma 4ª...e no NGD não é assim q a coisa funciona, 4ª só acima de 60km/h. Ele não espera nem atingir os 1500 rpm pro turbo entrar...o motor fica se tremendo todo....pedindo marcha...isso não é bom...

Abs!

PY5KJ
10/01/2011, 13:34
Bom, não sei te precisar qual é a rotação adequada neste caso, mas seguramente será aquela onde o torque máximo se apresenta... isto é física e não jeito.

Quanto aos motores "mecânicos x Eletrônicos", quero ver um motor antigo te proporcionar a potência que temos hoje nesses modernos e oferecer o mesmo consumo. Não tem possibilidade disso.

Sou do tempo do Perkins 4236, depois o Q20B e por último, os já com a marca Maxion, S4T, etc. (falando somente da linha GM para não se alongar no saudosismo)

Esses motores, começando com o Q20B ofereciam +-100cv e o consumo era em torno de 10 km/l. O Maxion S4T já gerava 140 cv e dificilmente passava de 10 km/l. Todos eles com uma cilindrada acima de 4 litros.

Então, qual a cilindrada que temos hoje? muitos aqui, que postaram sua opinião, se bem me lembro estavam e/ou estão criticando o "motorzinho" 2.0 da Amarok...
Mas, no entanto ela proporciona acima de 12,5 km/l, assim como a ranger 3.0 que faz facilmente 12 km/l, ou ainda o 2.8 da S10 que faz também 12 km/l e gera 140 cv...

Existem projetos, como os da MIT, que raramente fazem acima de 10km/l. Me refiro o projeto da Triton, que é dito "eletrônico"- common rail. Se analisarmos esse conjunto, está mal dimensionado, na minha opinião, pois eu acho que ele poderia render mais em se tratando de economia.

Saudações

Marco

NGDaniel
10/01/2011, 15:49
Sobre o consumo, pode ser assim na teoria...mas na prática não, fazia 10...10,5km/l no 2.8 (cidade AC ligado), no NGD ainda não vi ninguém conseguir isso aqui, quando eu medir na cidade passo o consumo.

As trocas de marchas, pelo menos no NGD devem ser feitos em torno de 2000 rpm, não quis dizer q tem q se esticar...não costumo fazer isso, mais aos 2000 rpm tem-se um melhor comportamento do motor nas trocas..

Acontece q meu pai em menos de 50km/h já quer meter uma 4ª...e no NGD não é assim q a coisa funciona, 4ª só acima de 60km/h. Ele não espera nem atingir os 1500 rpm pro turbo entrar...o motor fica se tremendo todo....pedindo marcha...isso não é bom...

Abs!



NGD, na minha opnião, vc nao pode passar marcha antes de 2.200 rpm NO MÍNIMO do mínimo.. isso pra andar beeeeemmmm tranquilo...

o ideal é entre 2.200 e 2.500, pra andar TRANQUILO, utilzando bem o torque e o turbo e etc...

lembrando que o torque máximo é obtido com 2200... potencia, salvo engano com 3800... :shock:

abs,

Alagoano
10/01/2011, 22:53
Marco, concordo com vc....realmente não tem como comparar a potência dos motores atuais, são bem mais fortes e, pelo que vc demonstrou, passaram a consumir menos relativamente falando...é pq minha visão é mais em relação aos imediatos antecessores dos common rail...como o 2.8 PS da Ranger, mas, como já foi dito aqui...a tecnologia é recente e ainda está em processo de evolução...paciência..

No caso da Triton, concordo mais uma vez com vc...no início de 2010 fiz uma viagem com uma turma pra Salvador, foram 600km....a nossa ex Ranger 2.8 com o tanque cheio até o gargalo fez a viagem com o ponteiro antes de chegar em meio tanque....a Triton AT de um colega fez o mesmo percurso com 01 tanque inteiro...

Daniel, é mais ou menos por aí....troco marchas entre 2000 2200 rpms....

Alagoano
12/01/2011, 21:19
Bom pessoal, sobre o problema do Ar Condicionado...

A viatura passou hj o dia inteiro na CCS em testes, o técnico chegou à conclusão que o q tava provocando o congelamento do sistema era o excesso de gás do AC, tinha mais do que deveria...

Então foi retirado todo o gás do sistema e recolocada a quantidade certa. Então, só vai dá pra ver se realmente era esse o problema, na próxima viagem...

QQ novidade...aviso....

Carlos A. C. Azevedo
12/01/2011, 23:42
Olha, como o papo é consumo, estive fazendo algumas contas sobre como a L200 aqui ta rendendo, marquei 3 consumos, rodando somente na cidade com transito pesado de vez em quando, dirigindo do meu jeito, troca a 2000, 2500 rpm, arcondicionado algumas vezes, 3000 rpm só em caso de urgencia, e velocidade maxima 80km/h e assim vai. e incrivelmente o carro fez na primeira 10,69 km/l, na segunda 11,08 km/l e 11,56 km/l. eu fiquei besta quando terminei os calculos. :dance::dance::dance:

Imperador!
13/01/2011, 00:03
Olha, como o papo é consumo, estive fazendo algumas contas sobre como a L200 aqui ta rendendo, marquei 3 consumos, rodando somente na cidade com transito pesado de vez em quando, dirigindo do meu jeito, troca a 2000, 2500 rpm, arcondicionado algumas vezes, 3000 rpm só em caso de urgencia, e velocidade maxima 80km/h e assim vai. e incrivelmente o carro fez na primeira 10,69 km/l, na segunda 11,08 km/l e 11,56 km/l. eu fiquei besta quando terminei os calculos. :dance::dance::dance:
Tá muito bom o consumo - especialmente por ser só na cidade!
Parabéns!

Carlos A. C. Azevedo
13/01/2011, 00:11
Tá muito bom o consumo - especialmente por ser só na cidade!
Parabéns!

Nunca vai chegar nem perto do consumo do NGD, mas foi uma tentativa :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen::dance:

PauloLimited
13/01/2011, 00:34
Em Uberaba onde eu moro, a L200 faz de 7 a 7,5 km/l, nunca passo disso e na estrada msm andando a 100km/h nunca fez mais de 9,5 km/l

Imperador!
13/01/2011, 09:53
Nunca vai chegar nem perto do consumo do NGD, mas foi uma tentativa :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen::dance:
Que é isso?!
Não sei a quantas anda o trânsito de Belém, mas aqui em Fortaleza, cujo trânsito vem piorando a cada dia, a minha Ranger faz pouco mais de 8 na cidade.

Já na estrada... :dance:

fse
13/01/2011, 19:29
Acabei de chegar de uma viagem de 3000km, Floripa até o Parauapebas com a Ranger. Durante a viagem na estrada tiveram 3 tanques que foram sofriveis, um 510km outro 530km e outro 520km, sempre abastecia quando quando a luz de reserva aparecia, e quando abastecia pedia pra encher até o talo. A media não foi nem um pouco animadora, mas foi condizente com a velocidade que estava andando. O ultimo tanque que abasteci logo depois que cheguei na cidade (ja estava na reserva) tinha rodado 676 km. Agora andando na cidade com mais calma o CB esta marcando 11,8km/l, mas como ja havia escrito antes, ele não é muito confiavel. Mas espero que a media fique proximo a isso.

Alagoano
13/01/2011, 21:24
Pessoal, uma dúvida sobre o CB...

Após zerar o CB depois de um abastecimento, caso a viatura seja desligada e ligada no dia posterior, vai continuar valendo a mesma média de CB desde o momento q ele foi zerado no dia anterior?

Digo isso pq vou abastecer até o talo um dia antes da fazer uma viagem....

Imperador!
13/01/2011, 21:38
Pessoal, uma dúvida sobre o CB...

Após zerar o CB depois de um abastecimento, caso a viatura seja desligada e ligada no dia posterior, vai continuar valendo a mesma média de CB desde o momento q ele foi zerado no dia anterior?

Digo isso pq vou abastecer até o talo um dia antes da fazer uma viagem....
Você pode explicar melhor?

Carlos A. C. Azevedo
13/01/2011, 21:49
Que é isso?!
Não sei a quantas anda o trânsito de Belém, mas aqui em Fortaleza, cujo trânsito vem piorando a cada dia, a minha Ranger faz pouco mais de 8 na cidade.

Já na estrada... :dance:

Cara, aqui é uma bagunça só, qualquer coisinha engarrafa tudo, digo engarrafa tudo por que tem carro pra caralhooooooooo e só uma via de entrada e saida :parede::parede::parede: então, na br mal dá pra passar de 90 km/h, na cidade, engarrafamento é quase comum.. então só tem um jeito andar na manha..

Alagoano
13/01/2011, 21:49
Vou viajar numa sexta de madrugada, pretendo pegar a estrada por volta das 3h30....e vou completar o tanque na quinta à noite....vou completar o tanque, zerar o CB e vou pra casa....durmo um pouco, acordo e pego a estrada.....sacou?? Quando eu sair pra pegar a estrada, tenho que zerar novamente o CB ou o "zeramento" q fiz quando completei o tanque no dia anterior estará valendo?? rsrsrsrs...entendeu agora?

Imperador!
13/01/2011, 22:33
Vou viajar numa sexta de madrugada, pretendo pegar a estrada por volta das 3h30....e vou completar o tanque na quinta à noite....vou completar o tanque, zerar o CB e vou pra casa....durmo um pouco, acordo e pego a estrada.....sacou?? Quando eu sair pra pegar a estrada, tenho que zerar novamente o CB ou o "zeramento" q fiz quando completei o tanque no dia anterior estará valendo?? rsrsrsrs...entendeu agora?
Entendi... se você quiser uma média mais confiável, deverá zerar sim.
Mas se o posto for perto de casa nem vai precisar disso não.

PY5KJ
14/01/2011, 06:51
Gurizada, um trocadilho ao Rangeiros...a Amarok possui dois CB para o usuário realizar esse tipo de teste. Em cada um deles você parametriza algumas informações (reset nas leituras).
Achei muito interessante isso também

Acredito que nos modelos mais novos da Ranger, deverão contemplar esse tipo de recurso. Vejam o Edge...tecnologia e interação que não acaba mais. Isso é ótimo.


Saudações

Marco

NGDaniel
14/01/2011, 08:41
Entendi... se você quiser uma média mais confiável, deverá zerar sim.
Mas se o posto for perto de casa nem vai precisar disso não.


Eu zero a cada completada de tanque.. assim, se vou viajar, completo e zero, dai quando chego de viagem a media do CB é bem proxima senao em cima da média na caneta..

Imperador!
14/01/2011, 12:23
Eu zero a cada completada de tanque.. assim, se vou viajar, completo e zero, dai quando chego de viagem a media do CB é bem proxima senao em cima da média na caneta..
Pelo que eu entendi, ele ia fazer o seguinte:

Abastecer e dirigir pra casa. Aí ele perguntou se deveria zerar o CB duas vezes.

Então dei aquela resposta.

Alagoano
14/01/2011, 18:34
Pelo que eu entendi, ele ia fazer o seguinte:

Abastecer e dirigir pra casa. Aí ele perguntou se deveria zerar o CB duas vezes.


Exatamente isso.