PDA

Ver Versão Completa : Espirrando Óleo

monge
07/09/2003, 07:44
Fala Gente... :D

Meu jeep começou uma falhação anormal. :roll: Até æ tudo bem, cheguei cabos de velas, velas, platinado, distribuidor, bobina, tudo aparentemente normal. :roll:

Depois das lixadinhas aqui, e ali, ele continuou falhando, como se estivesse com uma vela molhada. Mas na urgência que eu estava, tive que sair assim mesmo, falhando muito. :roll:

Rodei uns 50 km e quando cheguei em casa e fui rever tudo de novo, havia óleo espirrado pelo motor, saindo na junta do coletor de escapamento. Nas 2 "bocas" iniciais, sairam óleo, nas 2 do meio sairam água. :x

Agora isso pode ser o que? junta do cabeçote queimada? Motor indo pro saco?

Como no motor não tive a felicidade de mexer ainda, vou precisar de ajuda, e muita por sinal. Alguém tem alguma idéia do que seja? E preparem-se para o tanto que msgs que virá.... :D :D

[]'s

Eugênio

Eugênio

Danniel Pizatto
07/09/2003, 12:10
PALPITE:

Tire as duas primeiras velas, se tiver óleo pode ser os anéis do pistão..

Mas seria muito difícil acontecer em dois simultâneamente, e ainda tem a questão da água..

Então só encare como palpite mesmo.. :lol:

Giovani
07/09/2003, 13:38
...havia óleo espirrado pelo motor, saindo na junta do coletor de escapamento. Nas 2 "bocas" iniciais, sairam óleo, nas 2 do meio sairam água. :x

Agora isso pode ser o que? junta do cabeçote queimada? Motor indo pro saco?

:D Grande Monge!!!

:D Palpite: Junta do cabeçote! Só desmontando para ver... :wink: Quanto ao motor indo pro saco, posso dizer o seguinte: só reforme quando ele chegar lá... :lol: :lol: Se está indo é porque ainda não chegou... :lol:
:D Com o meu 3000 rodei mais de 300 Km com anéis quebrados em 4 pistões! 120 de ida, uns 60 de trilha e novamente 120 de volta, trazendo nessa volta outro jeep no reboque... :wink: Alguém aí duvída desse motor ainda??? :lol: :lol: :lol:
[]'s
[]'s

Thiago Rodeghel
07/09/2003, 14:10
Concordo com a Galera

Já aconteceu no meu Hurricane 4c isso :roll: . Foi somente a junta do cabeçote. Aparentemente no seu pode ser isso. Agora se estiver jogando óleo nas velas compre espaçadores de velas, coloquei no meu ontem q estava jogando óleo nelas, e resolveu :lol: . É bem barato, dá pra economizar umas Lata$ antes da retífica :lol:

Falou :lol: :lol:

Mauricio Mei
08/09/2003, 08:51
Monge

recentemente o meu BF161 deu o mesmo problema....ela ja estava queimando um "pouco" de oleo e apos um atoleiro parou de vez...quando voltou a funcionar estava espirrando oleo pelo coletor....e sem querer te desanimar...o resultado foi a instalacao de um Opala 4cc que por sinal ficou espetacular. A retifica deste motor nao compensava era muito cara.

Apenas tome cuidado para nao gastar dinheiro tapando o sol com a peneira.....

Boa sorte

Pedro Bachir
08/09/2003, 13:37
Concordo com a Galera

Já aconteceu no meu Hurricane 4c isso :roll: . Foi somente a junta do cabeçote. Aparentemente no seu pode ser isso. Agora se estiver jogando óleo nas velas compre espaçadores de velas, coloquei no meu ontem q estava jogando óleo nelas, e resolveu :lol: . É bem barato, dá pra economizar umas Lata$ antes da retífica :lol:

Falou :lol: :lol:

E ae?

O BF do jeep tb ta fumando, e eu tb coloquei os espaçadores e parou de molhar as velas.

Flw

mr.robles
08/09/2003, 23:07
Olá pessoal!!! :D

Aprendi uns macetes legais para avaliar um pouco melhor o motor antes de fazer uma " retífica" !!!! :wink:

Aos que já sabem me perdoem, e se eu estiver errado me falem ok?! :wink:

Vamos lá:

Primeiramente devemos medir a compressão do motor, para isso devemos retirar TODAS as velas, medir a compressão de cada cilindro por vez com o instrumento correto e com o auxilio de uma outra pessoa para rodar o motor com uma chave ou dar um toque na partida. Não me lembro a pressão correta do BF-161 porém isto tem no manual do mecânico. OBS: deve-se medir com o motor quente, ou seja, antes de retirar as velas deixe o motor funcionando até a temperatura correta.

Bem, caso a pressão esteja baixa devemos identificar por onde, sendo assim, pingue um pouco de óleo na câmara de compressão e meça novamente a compressão. Caso a compressão melhore muito, isso indica que os aneis, pistão ou cilindros precisam de reparo. Caso essa melhora não seja muito grande ou nenhuma, possivelmente a parte de cima, ou seja válvulas de admissão ou de descarga. 8)

Outra forma tbm interessante é construir um tubinho de 1/4" com na ponta um conector soldado com a rosca da vela. Essa ferramenta é conectada no lugar da vela e do outro lado conecta-se uma mangueira de ar comprimido. Quando se abre o ar pode-se verificar se há escapamento de ar para a parte debaixo do motor (cilindro, anéis, pistão), ou de está saindo para o coletor de descarga (válvula de descarga) ou pelo carburador/coletor de admissão (válvula de admissão). 8)

Daí em diante já dá pra saber o que fazer!!!

Abraços e espero ter ajudado!!! :D

monge
09/09/2003, 01:56
Fala gente... :D

Hoje coloquei um prolongador de vela. :D

Melhorou, mas andei uns 10 metros voltou a falhar :cry:

Comprei uma vela nova e coloquei, não deu mais problema. :D

Ainda não abri o motor, mas pelos sintomas, estou achando que deve ter quebrado o anel. :cry:

Vou continuar rodando assim até o motor morrer de vez. :shock:

Tenho um amigo que está com um BF 161 praticamente jogado fora, enquanto meu motor rodando eu vou desmontando o BF dele pra aprender a mexer, e já ir retirando as peças que eventualmente eu precisar. :D

Mas... como sei que retificar este motor não compensa, já vou começar a cotar motores, e se vou ter que trocar mesmo, vou partir para um motor mais parrudo, tipo o 4.1 mpfi ou então o V6 da F-250 :shock:

Para estes motores, a idéia é colocar uma clark 3 ou 4 marchas, que ainda não cotei por aqui, mas segundo me falaram hoje são baratas aqui pros lados que eu moro. :D

Minha dúvida é quanto a adaptacão do motor - caixa e caixa - redução. Não conheço o clark de pertinho. A caixa de redução do willys vai aguentar o novo motor e caixa?

Mas ainda não tenho tempo $uficiente pra fazer esta troca, então vou rodar completando com óleo e trocando vela quando necessário.

[]'s de motor querendo abrir o bico.

Eugênio

Giovani
09/09/2003, 20:34
Mas... como sei que retificar este motor não compensa, já vou começar a cotar motores, e se vou ter que trocar mesmo, vou partir para um motor mais parrudo, tipo o 4.1 mpfi ou então o V6 da F-250 :shock:
Minha dúvida é quanto a adaptacão do motor - caixa e caixa - redução. Não conheço o clark de pertinho. A caixa de redução do willys vai aguentar o novo motor e caixa?

:D Grande Eugênio!!

:D Bom, a caixa de tração Willys não agüenta nenhum desses motores!!! Alguns usam, mas é só uma questão de tempo... :wink: Teria que usar uma caixa de Toyota Bandeirante... :wink:
:D Por tudo isso, câmbio + cx. de tração + adaptação + recortes na lataria, é que achei viável reformar o 3.000!!! :wink:
[]'s

walter.andreis
11/09/2003, 01:32

Monge,
Como vc sabe, eu acabei de colocar o 4.1, e estou utilizando a cx. de transferência willys.... realmente ela é mais frágil que a da Bandeirantes, por este motivo vou colocar um kit PROLONG, que dá um melhor suporte à engrenagem de entrada da cx. de transferência, que geralmente é a primeira a abrir o bico... não lembro quem me passou o site do fornecedor deste kit PROLONG, mas na 4x4&cia deve ter alguma coisa, ou então quando eu for pra Umuarama te passo o endereço certinho...

[]'s com 4.1MPFI e cx. de transferência Willys...

Eduardo Chaves
11/09/2003, 16:18
Ae pessoALL,

Esse é o link com apresentação do kit e telefones:

http://www.minas4x4.com.br/artigo01.htm

[]'s mal desfazendo as malas e já dando palpites...

Giovani
11/09/2003, 20:20
...por este motivo vou colocar um kit PROLONG...

:D Grande Walter!!!

:D Hummmm... Esse "kit" vc encontra em sex-shops... :lol: :lol: :lol:
[]'s

monge
13/09/2003, 01:19
Fala Gente... :D :D

Aqui tá o cara mais azarado do mundo escrevendo novamente... :D

Como comecei o tópico dizendo que meu motor tá subindo no telhado :cry: , já estou cogitando a troca, e então acabei que encontrando numa oficina de um amigo dois câmbios Clark 5 marchas. :roll:

O clark 5 marchas é tão parrudo como o de 4 marchas? :o

Vale a pena colocar 5 marchas? Em breve quando meu motor resolver parar definitivamente, ele vai receber um outro motor 6 cilintros, que pode ser carburado ou injetado, vai depender do que eu achar na época. :) E preferencialmente à alcool. :D :D

Posso já reservar o cambio pra mim? Ele vai aguentar bem? :wink:

[]'s sonhando com o clark... mas cheio de azar...

Thiago Rodeghel
13/09/2003, 14:07
Fala Gente... :D :D

Aqui tá o cara mais azarado do mundo escrevendo novamente... :D

Como comecei o tópico dizendo que meu motor tá subindo no telhado :cry: , já estou cogitando a troca, e então acabei que encontrando numa oficina de um amigo dois câmbios Clark 5 marchas. :roll:

O clark 5 marchas é tão parrudo como o de 4 marchas? :o

Vale a pena colocar 5 marchas? Em breve quando meu motor resolver parar definitivamente, ele vai receber um outro motor 6 cilintros, que pode ser carburado ou injetado, vai depender do que eu achar na época. :) E preferencialmente à alcool. :D :D

Posso já reservar o cambio pra mim? Ele vai aguentar bem? :wink:

[]'s sonhando com o clark... mas cheio de azar...

Fala Monge

Azarado, não acho não :roll: , apenas um problema técnico :lol: q a maioria de nós já passamos ou estão passando, q é meu caso.

Eu também estava nessa, clark 5m é bom ou não é? Será q vai aguentar :? mais q um clark 4m ou 3m?
Acabei comprando um clark 2215A (ré sincronizada) 5m da C20 96, por 500,00 Lt$. Revisei todo ele, trocando todos os rolamentos, sincronizados, anéis, calços. Mais 260,00 Lt$, apenas peças originais da GM. Se o modelo q vc acho for o clark 2205 da 1m até a 4m é todinha igual, mais a ré, a um modelo clark 4m, apenas com a inclusão da 5 overdrive, excelente para quem viaja muito :wink: . Se for o 2215A vc tem mais um sincronizado para engatar a ré. Mas as engrenagens do cambio são todos iguais do 5m e 4m, acho q muda somente a relação. Inclusive algumas peças são utilizadas dos caminhões D40 :shock: .

Espero ter ajudado
FLW :lol:

monge
13/09/2003, 19:09

Azarado e pé frio estou sendo ultimamente, não só em relação ao jeep... mas tudo está dando errado comigo... :cry: :cry: :cry: :cry:

Bom, já que o assunto virou pra caixa, pra instalar a caixa de transferência do jeep é plug and play? :P

Tá certo, já vi os kits da prolong e da deeptec. Mas minha dúvida é se é plug and paly :shock:

[]'s

Já quase retirando meu motor e caixa...

Eugênio

Giovani
13/09/2003, 19:15
Bom, já que o assunto virou pra caixa, pra instalar a caixa de transferência do jeep é plug and play? :P

Tá certo, já vi os kits da prolong e da deeptec. Mas minha dúvida é se é plug and paly :shock:

:D Grande Eugênio!!!

:( Que pena... Logo o 3000 vc vai trocar... :cry:
:shock: Com os kits da Deep Tec, é só montar! Essa outra não conheço... :wink:
[]'s

Thiago Rodeghel
13/09/2003, 19:26

:D Grande Eugênio!!!

:( Que pena... Logo o 3000 vc vai trocar... :cry:
:shock: Com os kits da Deep Tec, é só montar! Essa outra não conheço... :wink:
[]'s

E aí Monge e Giovani :lol:

É verdade mesmo q o Giovani disse, comprei a flange da Deep Tec para acoplar o Clark na reduzida do Jeep. É plug & play, sem problemas, depois é só vedar com silicone. Já vem um manual junto com o Kit ( É um pouco confuso mas tem as fotos para acompanhar :? ) Sem problemas ou dificuldades. O problema mesmo são as Latinha$... 640,00 lt$$$ :shock: . E o cara é ruim pra negociar :roll:

Beleza FLW

monge
13/09/2003, 20:47

Antes da DeepTec, como eram feitas estas adaptações.. eu não estou querendo gastar 640 na adaptação toda.. contando caixa nova e motor novo...ehehehehehe :D :D :D :P :D

O problema é a dó de tirar o motor 3.000 que estou nela... mas hoje eu fiz uma trilhazinha básica, aproveitando a chuva que cai por aqui, não vai ter jeito mesmo. :?

Espirrou óleo por tudo enquanto é lado no cofre do motor, e ainda na minha caixa de marchas, a primeira e a ré tá indo pro saco novamente... As engrenagens do Walter não aguentaram o motor 3.000 não.... :P

Então quero aproveitar que já vou mexer mesmo, e arrumar tudo.... fazer o trem de acordo. :D

[]'s

Eugênio

Giovani
13/09/2003, 23:55
Antes da DeepTec, como eram feitas estas adaptações.. eu não estou querendo gastar 640 na adaptação toda.. contando caixa nova e motor novo...ehehehehehe :D :D :D :P :D

:D Grande Eugênio!

:D Antes da Deep Tec, e até hoje, se leva as caixas à um torneiro mecânico profissional, que fará uma flange e vai cortar e soldar o entalhado, se fôr preciso. :wink: Aí, às vezes, custa menos da metade... :wink:
[]'s

Thiago Rodeghel
14/09/2003, 00:15

Então quero aproveitar que já vou mexer mesmo, e arrumar tudo.... fazer o trem de acordo. :D

[]'s

Eugênio

Beleza Monge :lol:

Não sei se a galera já conhece, mas tem outro lugar q adapta esses câmbios na reduzida do Jeep, ou da Toyota é a Piradiesel, o site é www.piradiesel.com.br . Nunca cheguei a ver um Jeep com o sitema deles :shock: , mas... parece ser bom :)

Rua: Piratininga 184 - Brás - São Paulo - SP
CEP: 03042-000
Fone: 3207-57-17
Fax:3208-3051

Cobrança: cobranca@piradiesel.com.br

Dúvidas: duvidas@piradiesel.com.br

Cadastro: cadastro@piradiesel.com.br

Pedro Bachir
14/09/2003, 19:46
E ae Monge?

esse cara que adaptou a cx da C- 10 na F- 75, ele faz os flanges, tudo direitinho, e não é muito careiro não, se vc quiser me da um toque que eu te passo o tel dele.

obs: Ele é especializado em adaptações em 4x4, tem experiência, todos daqui levam nele.

Flw :)