PDA

Ver Versão Completa : Tração 4x4 da Tracker não funciona.

JHCB1209
25/09/2010, 18:56
Amigos do fórum, sou novo no mundo das 4x4 e comprei uma tracker ha cerca de 4 meses. Pois bem, nunca tinha precisado usar a tração antes e logo quando precisei, a mesma não funcionou. Não acende a luz indicativa no painel e tb não traciona o carro nas 4 rodas, apenas na tração traseira. Gostaria de saber se existe algum dispositivo que possa estar desligado, ou se possivelmente a caixa esteja quebrada. Gostaria de algumas dicas pra tentar solucionar o problema antes de efetivamente levar ao mecânico. Obrigado a todos.

fhilipe
25/09/2010, 20:02
ja viu se nao é só a mangueirinha preta por baixo do carro esta solto ?
da uma busca no forum que tem gente que só encaixar de volta a normalmente

Elver
27/09/2010, 17:19
A mangueirinha que ele se refere é a do compressor que liga o 4x4, esse crompressor fica atras do parachoque dianteiro, e, dependendo do caso, ela pode escapar...

Leva num posto de combustível durante o dia e solta 10 reais na mão do frentista que ele levanta o carro pra você dar uma olhada, deve ser isso.

Se não tiver nada solto, só no mecanico mesmo :(

nagata
28/09/2010, 08:13
Como Elver citou, verifique as mangueiras se não estão soltas ou furadas, caso negativo, retire a mangueira na entrada do diferencial e acione a 4x4 e verifique se está tendo pressão, caso negativo, é o compressor que está ruim, no meu uma vez deu problema no compressor, abri e uma limpeza resolveu, foi problema de "osmar":mrgreen:, se a tração não funcionou depois disso tudo, pode abrir o diferencial que com certeza o diafragma interno furou. Ou faz que nem eu fiz,arranca toda essa tranqueira e coloca cx satélite do vitara e roda livre e seja feliz!!!!:mrgreen:

Giovanni Morano
28/09/2010, 20:16
Amigos, me tirem uma dúvida, o meu 4x4 esta acionando normal, so que estou reparando de uns tempos para ca, o 4wd do painel esta piscando!
O que pode ser!?

JHCB1209
27/10/2010, 10:22
O problema da minha tração era a referida mangueirinha do compressor que tava obstruída! Valeu galera!

Giovanni Morano
28/10/2010, 16:57
O problema da minha tração era a referida mangueirinha do compressor que tava obstruída! Valeu galera!

te cobraram quanto?

Elisson
12/09/2012, 15:09
Vamos lá......motor funciona, luz acende, a caixa reduz e tração dianteira não funciona.

O diafragma furou???

Antes a luz piscava. Revisei o motor com um eletricista da cidade e o bixo ficou filé. Uma trilha da plaquinha que tem dentro dele tinha rompida. Um relé duma centralzinha que fica do lado esquerdo do motorista junto da caixa de fuziveis também queimou e ele consertou. Depois de tudo consertado a luz ficou acesa direta, mas o diferencial não arma.

E agora?!?!?!! Eu acho o diafragma onde??? E quanto?? Será que vale a pena consertar o diafragma ou é melhor partir pra roda livre manual?!?!?1

LFC
12/09/2012, 18:21
Vamos lá......motor funciona, luz acende, a caixa reduz e tração dianteira não funciona.

O diafragma furou???

Antes a luz piscava. Revisei o motor com um eletricista da cidade e o bixo ficou filé. Uma trilha da plaquinha que tem dentro dele tinha rompida. Um relé duma centralzinha que fica do lado esquerdo do motorista junto da caixa de fuziveis também queimou e ele consertou. Depois de tudo consertado a luz ficou acesa direta, mas o diferencial não arma.

E agora?!?!?!! Eu acho o diafragma onde??? E quanto?? Será que vale a pena consertar o diafragma ou é melhor partir pra roda livre manual?!?!?1

Acho melhor vc verificar com o Edvaldo lá na Suzucar para ver se o preço compensa. Se vc partir para a roda livre, lembre que vai ter que travar o diferencial, como o Nagata fez.
Boa sorte.
Abs,
LFC

Neto Bezerra
13/09/2012, 11:30
Elisson e demais colegas,

tive a infelicidade de o meu mortorzinho de acionamento da tração 4x4 pifar em outubro/2011 e busquei algumas soluções como comprar um motor/compressor usado etc e não foi legal a experiência, um novo fica na casa de R$900 à R$1500, alguém já daptou os da L200 Triton, com uma pequena adaptação mudando o conector dá certo, eu já testei e fica bom, só que eu acho (isso é uma opinião pessoal) que esse motor é algo bastante frágil então optei por travar dentro do diferencial e usar a Roda Livre Manual AVM 538.

Já estou usando o carro à quase um ano com roda livre manual e nunca mais tive problemas (eu disse NUNCA mais tive problemas), então para mim compensou, é chato descer e ligar a roda livre manual? É, mas a Manual custa na faixa de R$250 e a automática na faixa de R$900, o que também não impede de você deixar a original, só que lembre que o diferencial travado irá rodar as engrenagens, por isso se opta mais pela manual.

Abraço

Elisson
14/11/2012, 11:02
Elisson e demais colegas,

tive a infelicidade de o meu mortorzinho de acionamento da tração 4x4 pifar em outubro/2011 e busquei algumas soluções como comprar um motor/compressor usado etc e não foi legal a experiência, um novo fica na casa de R$900 à R$1500, alguém já daptou os da L200 Triton, com uma pequena adaptação mudando o conector dá certo, eu já testei e fica bom, só que eu acho (isso é uma opinião pessoal) que esse motor é algo bastante frágil então optei por travar dentro do diferencial e usar a Roda Livre Manual AVM 538.

Já estou usando o carro à quase um ano com roda livre manual e nunca mais tive problemas (eu disse NUNCA mais tive problemas), então para mim compensou, é chato descer e ligar a roda livre manual? É, mas a Manual custa na faixa de R$250 e a automática na faixa de R$900, o que também não impede de você deixar a original, só que lembre que o diferencial travado irá rodar as engrenagens, por isso se opta mais pela manual.

Abraço

Saudações Neto, me tira umas dúvidas pois estou prestes a fazer o mesmo.

1 - Como foi efetuado travamento?? Por arruelas ou flange??
2 - O diferencial ficou travado somente pra 4x4 ou ficou BLOQUEADO rodando ambas simultaneamente???
3 - O acionamento pode ser feito como veiculo em movimento da 4x4 high??
4 - Quanto te custou só o serviço da trava sem a RL??

Grato desde já.

PAULO RAPAKI
21/06/2013, 08:56

Acabei de comprar uma Tracker 2008 com 37000 Km tudo 0Km como nova ,mas fui testar a traçao dianteira e nao aciona e agora vou tentar achar este compressor e verificar como está a situaçao dele. Obrigado pelas informaçoes aqui no Forum , abraços.T+

Eduardo Velo
21/06/2013, 09:41
Se a luz acende não é compressor , o compressor aciona a luz pq pressuriza o sistema e o pressostato fecha contato ...
Como vc fez o teste pra ver se a tração está ou não funcionando ?

abs ...

PAULO RAPAKI
21/06/2013, 16:36
:campeao: TRAÇÃO DIANTEIRA NÃO FUNCIONAVA:

Problema resolvido ,entrei para baixo do carro e já de primeira avistei a mangueira dobrada do compressor e daí para aproveitar já saquei fora e dei uma testada no motorzinho do compressor e uma limpada e depois fui subir umas dunas de areia na praia para testar o 4X4 e ficou 100%.

...Coisa parecida como esta já tinha me acontecido em 1999 quando eu tinha uma S-10 2.5 4X4 com 5.000KM de ficar atolado no banhado e ter que ser puxado por outro carro para sair do atoleiro, e como a S-10 tinha saído de uma revisão de 5.000KM da autorizada no outro dia eu levei para reclamar do "ATOLADO" e depois o mecanico sisplesmente me disse que esqueceram de engatar a mangueirinha de vácuo de tração da dianteita de caixa.

Novamente agradeço pela informação e ajuda que obtive aqui no forum. Abçs.T+
PCRAPAKI

Adriano Amaral da silva
17/04/2017, 22:08
Boa noite , minha tracker funciona quando quer a traçao, já verifiquei se é magueira dobrada ou furada e nada testei a bombinha fora e funciona normal mais não chega sinal pra ativar , existe outra coisa que pode ser.

LFC
18/04/2017, 11:50
Boa noite , minha tracker funciona quando quer a traçao, já verifiquei se é magueira dobrada ou furada e nada testei a bombinha fora e funciona normal mais não chega sinal pra ativar , existe outra coisa que pode ser.

A cebolinha (interruptor) da 4x4, que fica na caixa.
Abs,
LFC

LFC
18/04/2017, 12:07
Tem muita informação no título abaixo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/66383-tracao-4x4-grand-vitara-nao-aciona.html
Abs,
LFC

João Paulo Bezerra
20/05/2020, 13:07
"
O problema da minha tração era a referida mangueirinha do compressor que tava obstruída! Valeu galera!"
No meu caso o problema era só mal contato elétrico. Em baixo da alavanca de câmbio está as conexões que ativam a tração, coloca uma chave teste e verifica se está tudo ok.
Minha solução foi só mão de obra. Gastei R$80,00.

joelvolpini
05/11/2023, 21:30
Boa noite. Minha Tracker 2008 ao acionar a 4x4 a luz dompainel acende mas a tração não entra, somente a roda traseira puxa. Ontem não consegui subir um morro molhado a roda dianteira não puxa..hoje entrei debaixo do carro e percebi que o semieixo dianteira está jogando na altura da coifa da homocinética junto a roda. E a esquerda está firme. Minha duvide é se ele pode estar quebrada e se ela interfere no engate da 4x4?