PDA

Ver Versão Completa : Fumaca branca ao ligar frio - Hilux D4D

-mlot-
25/09/2010, 13:31
Minha Hilux SW4 (motor D4D 2006), esta fazendo uma baita fumaceira branca ao ligar. Depois de 10 segundos para. Se desligo e ligo nao faz mais fumaça. Porem se andar com ela, desligar e deixar esfriar, faz novamente um montao de fumaçao ao ligar. A agua nao esta baixando, mas o oleo baixou um pouco nos ultimos 1000 km.

A primeira desconfiança do mecanico foi de que aquilo estava acontecendo porque o tempo estava frio, que era normal e que iria parar quando o tempo ficasse quente. Nao foi o caso, pois ate com 40 graus de temperatura ambiente o problema esta acontecendo.

Fizemos entao um roteiro com as possiveis causas do problema para ir cercando item a item (pelos mais simples primeiro). Estamos seguindo item a item para descobrir o problema. Se alguem puder comentar agradeço.

1) Agua no Combustivel (Water in fuel) - Foi realizada sangria no sistema mas o problema persiste. Proximo passo, troca do filtro de Diesel

2) Velas de pre-aquecimento com funcionamento deficiente. Verificar funcionamento e substituir se necessario.

3) Vazamento de oleo pela sede das valvulas ou pela junta - (Oil Leaking from valve slen seals) - Retirar cabeçote, verificar residuos de vazamento de oleo e/ou trincas. Fazer retifica ou substituição do cabeçote / troca da junta.

4) Vazamento (gotejamento) nos bicos injetores (Fuel Injector Leaking).
Foi utilizado Onyx ON-029 Potent Diesel (Tratamento para Diesel) na proporção de um frasco de 200 ml por tanque, em dois reabastecimentos em posto com diesel de qualidade comprovada. O problema persiste. Como ultimo item a ser tentado devido ao alto preço dos bicos injetores, fica a verificação e substituição dos bicos injetores.

elvis
25/09/2010, 18:50
Minha Hilux SW4 (motor D4D 2006), esta fazendo uma baita fumaceira branca ao ligar. Depois de 10 segundos para. Se desligo e ligo nao faz mais fumaça. Porem se andar com ela, desligar e deixar esfriar, faz novamente um montao de fumaçao ao ligar. A agua nao esta baixando, mas o oleo baixou um pouco nos ultimos 1000 km.

A primeira desconfiança do mecanico foi de que aquilo estava acontecendo porque o tempo estava frio, que era normal e que iria parar quando o tempo ficasse quente. Nao foi o caso, pois ate com 40 graus de temperatura ambiente o problema esta acontecendo.

Fizemos entao um roteiro com as possiveis causas do problema para ir cercando item a item (pelos mais simples primeiro). Estamos seguindo item a item para descobrir o problema. Se alguem puder comentar agradeço.

1) Agua no Combustivel (Water in fuel) - Foi realizada sangria no sistema mas o problema persiste. Proximo passo, troca do filtro de Diesel

2) Velas de pre-aquecimento com funcionamento deficiente. Verificar funcionamento e substituir se necessario.

3) Vazamento de oleo pela sede das valvulas ou pela junta - (Oil Leaking from valve slen seals) - Retirar cabeçote, verificar residuos de vazamento de oleo e/ou trincas. Fazer retifica ou substituição do cabeçote / troca da junta.

4) Vazamento (gotejamento) nos bicos injetores (Fuel Injector Leaking).
Foi utilizado Onyx ON-029 Potent Diesel (Tratamento para Diesel) na proporção de um frasco de 200 ml por tanque, em dois reabastecimentos em posto com diesel de qualidade comprovada. O problema persiste. Como ultimo item a ser tentado devido ao alto preço dos bicos injetores, fica a verificação e substituição dos bicos injetores.

Amigo! pela experiência que tenho com minha ex hilux 2.8 93 já tive um problema parecido, eram as velas aquecedoras, mas nesse caso ela demora pra pegar e fica injetando diesel e esse excesso que causa a fumaça, se a sua pega no ato não são as velas.
quanto aos bicos, são caros mas duram bastante e eles tem regulagem, um bom bombista tira e testa na máquina se o bico estiver mijando ele tenta regular, fiz isso na minha hilux e custou 100,00 foi tão rápido que esperei no local e melhorou muito.
abraço!

-mlot-
26/09/2010, 04:44
Valeu pelas dicas Elvis.
Dentro de 1 semana devo ter mais noticias.
Abraco
-mlot-

-mlot-
10/10/2010, 22:48
Depois de tirar o intercooler e mais agumas peças descobrimos o problema.
Dois aneis de vedação do bico injetor (de latao) estavam gastos e deixando passar oleo para dentro do cilindo. Os orings estavam esfarelando de tão resecados. Trocamos os aneis dos 4 bicos assim como orings, limpamos tudo e o carro esta perfeito.

-mlot-
10/10/2010, 22:51
Dois aneis de vedação do bico injetor (de latao) estavam gastos e deixando passar oleo para dentro do cilindo. Os orings estavam esfarelando de tão resecados. Trocamos os aneis dos 4 bicos assim como orings, limpamos tudo e o carro esta perfeito.

Vale a pena dizer tambem, que hoje já existe refil para os bicos do motor Toyota D4D 3.0 Turbodiesel e Intercooler. Aqui em SJCampos a limpeza de um bico e regulagem do mesmo fica em R$ 150,00 e a troca dos lementos internos se necessario em R$ 500,00. Na concessionaria um bico novo fica em R$ 3000,00

-mlot-
10/10/2010, 22:54
O Conserto da Brigitte, ficou bem em conta, R$ 400,00 de mao de obra e R$ 200,00 de peças, os aneis de latao, orings e filtro de ar e combustivel que foram trocados. Estranhei ter acontecido este problema com apenas 40 mil Km, mas agora o carro esta perfeito e espero com muito folego pela frente.

francaclayton
11/10/2010, 08:25
Maravilha agora he bota a branquinha na estrada...
Ja tive uma desse modelo ano 2002 fiquei 1,ano com ela, show de bola.... mecanica? nem pensar... so alegria....

Luca
11/10/2010, 20:19
... Estranhei ter acontecido este problema com apenas 40 mil Km, ... mlot,
Eu também tô achando estranho. Vc tem ela desde zero km? Tem certeza da kilometragem? Eventualmente pulverizaram o motor com algum tipo de solvente, que atacou os o´rings. Nada justifica, eu sei, mas explica. De toda forma, parabéns pela persistência e pela solução. Sinceramente, meu palpite era o de no. 3, retentores de válvula.
Vou-me lembrar do defeito que vc encontrou. Vez ou outra tem alguém aqui no Fórum, com problema semelhante.
[]´s

edwint
15/10/2010, 19:37
fumaça branca é geralmente agua no diesel...

Potência
13/03/2011, 02:27
Prezados, boa noite! Inicialmente gostaria de parabenizar a todos pelo espaço e agradecer as orientaçòes a respeito deste intrigante problema. Tenho uma hilux 2006 D4D 3.0 com o mesmo problema, ou seja, fumaça branca ao ligá-la, independentemente da ocasião, sendo que passados cerca de 10 segundos ela para. Porém, além desta fumaça, ela passou a fazer um barulho horrível ao dar a partida, parecido com uns estalos acompanhados de um corte de "energia" em algumas ocasiões. Hoje, seguindo a sugestão do amigo mlot procedi as substituições dos aneis e dos oringis. Acompanhei tudo de perto! Findo os serviços, dei a partida e senti um leve estalo vindo do motor e saiu um pouco de fumaça. Acreditamos que era devido a restos do óleo que estava no cilindro e que logo desapareceria. Mas não tive a mesma sorte. Ao ligá-la hoje a noite, tive o desprazer de escutar os estalos, acompanhados de corte da força/energia, e ao funcionar soltou a malsinada fumaça branca. Estou muito preocupado. Se possível, mandem orientações/sugestões. Agradeço antecipadamente.

ZZ Top
13/03/2011, 04:17
Prezados, boa noite! Inicialmente gostaria de parabenizar a todos pelo espaço e agradecer as orientaçòes a respeito deste intrigante problema. Tenho uma hilux 2006 D4D 3.0 com o mesmo problema, ou seja, fumaça branca ao ligá-la, independentemente da ocasião, sendo que passados cerca de 10 segundos ela para. Porém, além desta fumaça, ela passou a fazer um barulho horrível ao dar a partida, parecido com uns estalos acompanhados de um corte de "energia" em algumas ocasiões. Hoje, seguindo a sugestão do amigo mlot procedi as substituições dos aneis e dos oringis. Acompanhei tudo de perto! Findo os serviços, dei a partida e senti um leve estalo vindo do motor e saiu um pouco de fumaça. Acreditamos que era devido a restos do óleo que estava no cilindro e que logo desapareceria. Mas não tive a mesma sorte. Ao ligá-la hoje a noite, tive o desprazer de escutar os estalos, acompanhados de corte da força/energia, e ao funcionar soltou a malsinada fumaça branca. Estou muito preocupado. Se possível, mandem orientações/sugestões. Agradeço antecipadamente.

O barulho continua depois do motor esquentar ? se parar, pode ser velas aquecedoras, como ja mencionado antes. Se ainda nao verificou essas velas, fica aí minha sugestão.
Abs.

Potência
17/03/2011, 16:13
Olá, Japa! Primeiro, grato pela atenção. Então, ela não faz essa fumaceira sempre que a ligo. Observei que o problema aparece principalmente quando fica parada por algumas horas. O que mais chama a atenção é que ao liga-la escuto um "estalo" vindo do motor que chega até a cortar a partida. Aí é batata: sai uma fumaça branca com cheiro de borracha queimada que me mata de vergonha. As velas podem acasionar estes sintomas todos?? Valeu!

ZZ Top
17/03/2011, 17:33
Ola amigo Potência,
Olha, quando as velas aquecedoras nao funcionam o carro fica ruim de pegar na primeira partida do dia qto está frio, e nos dias mais frios fica pior ainda, tendo que forçar a partida até o motor pegar, e sai a fumacera nos primerios segundos ou minutos até que a temperatura nos cilindros aumente e para de fumacear. Porém esses estalos que mencionou, provavelmente pode ser outro problema, e como tenho poucas informaçoes, nao dá pra chegar a um diagnostico mais preciso. Mas alguns itens como regulagem de bomba(presao e ponto), valvulas, correia dentada( se nao trocou ainda), bicos entre outros vele a pena fazer uma revisão, e com isso pode solucionar o prolema da fumaça, agora muito cuidado com este estalo ! pois se for muito forte, tipo barulho de ferro batendo pode ser coisa séria, nao demore a verificar este problema, pois pode causar prejuizos maiores. Procure um mecanico de confiança e verifique.
Abs.

Tadi
20/03/2011, 12:05
Nos veiculos apartir de 2006, o bico injetor é lubrificado com o oleo do motor. Nele existe dois anéis, um de borracha e outro de latao. Geralmente o anel de borracha parte ao meio e no anel de latao fica passando a compressao do motor para o oleo e o oleo passao para o pistao. Entao quando o motor é funcionado pela primeira vez ou quando o mesmo está frio ocorre esta fumaça demasiada. É necessario trocar os dois anéis do bico injetor.

Potência
21/03/2011, 01:34
Olá, Tadi! Primeiro, agradeço a atenção dispensada ao meu caso. Na verdade estou muito aflito em razão deste problema. Vamos lá! Na verdade já troquei os anéis e os oringis, mas não resolveu. Basta o carro ficar parado por um tempo que a fumaceira branca com cheiro de borracha queimada aparece. Tenho percebido também uns barulhos estranhos vindos do motor quando eu ligo a caminhonete. Não é sempre e só quando dou a partida. Parece uns estalos. Sou leigo no assunto e não tenho muitas opções de mecânico aqui em Belém. Qualquer ajuda será muito bem vinda. Abç

Potência
21/03/2011, 01:44
Olá, Japa! Scaneamos o motor na Toyota e não encontraram nada. É, claro, a informação que me passam. Mas a bendita fumaceira não para. Como disse troquei os anéis e os oringis dos bicos e nada. Falei sobre a bomba e as velas aquecedoras mas descartaram. Não sei mais o que fazer!! Será que esse motor está batido/fundido? Aqueles estalos (acompanhados de ausência de energia para a partida) a que fiz menção só surgem quando dou a partida. O carro fica fraco no inicio e depois é que desenvolve bem e diminui a fumaça branca. Caso fique parado por algum tempo, volta tudo. Estou no escuro! Grato.

RONIE_VALIM
25/03/2011, 22:20
Assinando o tópico...

Boa sorte na solução do problema e não deixe de postar aqui :concordo:

ZZ Top
25/03/2011, 22:52
Olá, Japa! Scaneamos o motor na Toyota e não encontraram nada. É, claro, a informação que me passam. Mas a bendita fumaceira não para. Como disse troquei os anéis e os oringis dos bicos e nada. Falei sobre a bomba e as velas aquecedoras mas descartaram. Não sei mais o que fazer!! Será que esse motor está batido/fundido? Aqueles estalos (acompanhados de ausência de energia para a partida) a que fiz menção só surgem quando dou a partida. O carro fica fraco no inicio e depois é que desenvolve bem e diminui a fumaça branca. Caso fique parado por algum tempo, volta tudo. Estou no escuro! Grato.

Cara se for pensar no pior, pode estar com folga nos aneis e pistões e perdendo compressão e na hora de retificar, mas com qts km esta seu carro ? pelo ano pelo menos se foi bem cuidado nao era pra já ter este desgaste não.

jean fernandes
26/09/2011, 18:31
parabens é bom quando vemos final feliz

Fabricio Barbosa
13/12/2011, 02:22
Pessoal! Estou com o mesmo problema: na primeira partida do dia ( motor frio ), custa 3,4 seg pra pegar e quando pega: tremedeira e fumaça branca por mais 4,4 segundos e aquele cheiro de queimado.
Aí troquei as velas aquecedoras. Nada.
Troquei os bicos injetores. Nada.
O que pode ser?
obs.: há 3 meses foi feita uma revisão caprixada: correias, filtros(diesel,ar,óleo).
Vou trocar os filtros novamente na esperança de que o carro esteja assim por ter ficado muito tempo sem revisão.
Quem sabe não grudou alguma crosta no sistema de combustível?

ZZ Top
13/12/2011, 09:25
Fabricio, vc ja verificou o funcionamento das velas aquecedoras ? tipo, se elas estão esquentando ? , pois mesmo trocando as velas por novas, se estiver com problemas no rele, ou fusivel queimado etc, as velas não funcionam ! Isso é a primeria verificação para fazer! se verificar que as velas estão funcionando direito, então deve continuar investigando para tentar descobrir o problema. Verificar bomba inj. e bicos, mas como disse que trocou os bicos, então acho que os bicos pode ser tirado da lista de possiveis causas.
Boa sorte.

Fabricio Barbosa
13/12/2011, 10:03
Infelizmente nao é rele nem fusível..foi td verificado. agora é partir pra investigação na bomba injetora..

José Tito de Lima Neto
13/12/2011, 16:01
Infelizmente nao é rele nem fusível..foi td verificado. agora é partir pra investigação na bomba injetora..

Boa tarde Fabricio, a melhor alternativa nestas situações é realmente levar a uma oficina especializada em bombas injetoras e ficar esperto com o orçamento deles. Fiz o motor da minha japa 98 recentemente, para completar fiz a bomba também, com uuma especializada de joinville. o primeiro orçamento foi de 1790,00 (orçamento anexo). Depois verificando o orçamento percebi que a solenoide não estava com defeito e que poderia conseguir bicos mais baratos na faixa de 380,00 posto aqui. O orçemento final foi reduzido para 670, entre peças e mão de obra mais 380 dos bicos.
Bomba é uma coisa que devemos sempre estar revisando, principalmente por conta da qualidade do diesel que utilizamos, os efeitos de uma bomba mal calibrada são nefastos, primeiro pelo consumo exagerado de diesel, junto com a poluição causada depois pelo desgaste direto na cabeça dos pistões ocasionado pelo excesso de diesel, conforme estas duas páginas de um catalogo de defeitos de pistão mahle (arquivos anexo).
Com bomba não se brinca, se faz td para que ela funcione como deveria.
324722324723

Fabricio Barbosa
13/12/2011, 20:38
Com certeza Jose Tito. Muito interessante os anexos e realmente não tem como brincar com a bomba injetora, ainda mais que a minha hilux 98 nunca viu uma revisão de bomba. Troquei óleo, filtros(ar,diesel,óleo), correia(direcao,ac,alternador,etc), bielas, pastilhas de freio, tambores, enfim, mexi no básico e agora chegou a hora de abrir o motor. To até com receio, mas é o típico caso que é melhor prevenir do que remediar, ainda mais que mesmo com a troca das velas aquecedoras e dos bicos injetores a caminhonete continuou fumegando branco quando fria.
Vou levar numa autorizada toyota de São José dos Campos - SP, perto da cidade onde meus pais moram.
Ao que devo ficar atento? Você fez o motor todo na autorizada? Além dos bicos, o que mais pegou por "fora"?
Abraço

José Tito de Lima Neto
13/12/2011, 22:52
[QUOTE=Fabricio Barbosa;1589780]Com certeza Jose Tito. Muito interessante os anexos e realmente não tem como brincar com a bomba injetora, ainda mais que a minha hilux 98 nunca viu uma revisão de bomba. Troquei óleo, filtros(ar,diesel,óleo), correia(direcao,ac,alternador,etc), bielas, pastilhas de freio, tambores, enfim, mexi no básico e agora chegou a hora de abrir o motor. To até com receio, mas é o típico caso que é melhor prevenir do que remediar, ainda mais que mesmo com a troca das velas aquecedoras e dos bicos injetores a caminhonete continuou fumegando branco quando fria.
Vou levar numa autorizada toyota de São José dos Campos - SP, perto da cidade onde meus pais moram.
Ao que devo ficar atento? Você fez o motor todo na autorizada? Além dos bicos, o que mais pegou por "fora"?

Boa noite Fabricio, quantos km tem a tua sw4, deve ter bem menos que a minha (370.000). Depois é bom verificar quais sinais que está dando que precisa fazer motor. Está baixando óleo?, soprando (soprando óleo lubrificante pelo suspiro do motor, baixando água ou batendo a parte de baixo do motor.
Se não estiver fazendo nada disso pode ser somente a bomba injetora. Fumaça branca, dificuldade de pega e alto consumo, são sinais de bomba.
Quanto a fazer motor acho muito dificil na concecionária, pois cobrarão quase o valor do veículo. Para vc ter uma idéia coteo o jogo de bicos na concecionária e ficavam por 830 cada bico. (impossível).
Faz o seguinte leva na concecionária para fazer os testes medir as folgas e fazer orçamento das necessidades. Depois é buscar alternativas.
Para fazer o motor com retífica do eixo, pistões anéis e jogo de juntas mais a bomba ficou por R$ 8.500,00. ( detalhe o cabeçote estava bom, na verdade novo).
Segue cópia das NF do serviço realizado para vc ter uma ideia dos custos. Agora estou amaciando o motor indo para a revisão de 1000 km. Espero ter ajudado, qualquer coisa meu email é jose.tito@hotmail.com

boa sorte

324808324809Abraço[/QUOTE

Fabricio Barbosa
13/12/2011, 23:24
A minha tá com 180.000km. Quanto ao óleo, não está baixando. Não sei se está soprando. Água está baixando em torno de 500ml por semana. Não sei se a parte de baixo do motor está batendo.
Está com dificuldade de 2,3 seg pra pegar -quando frio - e quando pega solta fumaça branca enquanto treme por mais uns 10 seg.
Acredito que está cedo pra fazer o motor. Vou seguir a idéia de ir a autorizada e analisar o orçamento. Se muito caro e muitas coisas, corro atrás das coisas por fora.
Brigado pelas informações, com ctza vou comparar os preços.
Att,

Vittorassi
07/02/2012, 00:26
Olá pessoal, quero contribuir na solução do problema descrito. Tenho uma Hilux 2007 3.0 D4D, a qual me deu muita dor de cabeça com essa FUMAÇA, tinha o seguinte problema: Quando eu deixava ela parada com a frente mais alta que a traseira por algumas horas desligada, ao ligar ela fumaceava, e dava umas falhadas, tinha dia de quase dar uns contras no motor. Se a dianteira ficasse para baixo, ela não tinha esse problema.

Pra encurtar a história. O qua aconteceu foi um pequeno amassadinho entre o anel de latão e o cabeçote do 4º bico. Por esse motivo so fazia fumaça quando a frente tava alta: o óleo passava pela minúscula fissura e enchia a camisa do pistão com óleo de motor.

Soluçao: Foi dado um passe onde fica assentado os bicos e trocado os anéis de latão e retentores de válvulas.
Espero que nunca passem por esse problema! Pois dava ate vergonha de ligar a camionete... hehehe espalhava qualquer aglomero de pessoas, sem contar a catinga de borracha queimada!

Espero ter contribuido, Abraços

calibralabor
08/02/2012, 13:31
Experimentem mandar regular as válvulas mas com o motor frio. Já tive esse problema com um motor mercedez 912, e a regulagem de válvulas resolveu.

Tadi
17/02/2012, 22:08
Potencia
Nestes motores está acontecendo este tipo de problema. O anel oring dos bicos quebra e deixa passar o óleo para a ponta do bico e do bico para cima do pistão. Então quando o motor entra em funcionamento este óleo que está em cima do pistão é queimado e forma esta fumaça somente na virada. Deverá ser substituído os anéis oring e os anéis de latão dos bicos.

Marcelo Melo
22/02/2012, 04:47
Pessoal, acabo de passar por esse problema.
Minha viatura (hilux 2.8), estava consumindo muito e tinha umas falhas em lenta ou queria apagar. Resolvi trocar os bicos, já que o restto estava em dias. Como não tinha original na cidade e eu tinha que viajar logo, coloquei uns paralelos (260,00). O Mecanico não recomendava. O carro ficou uma beleza... por uns 5 dias. Em seguida, começou a demorar para pegar e essa fumaceira doida pela manhã. Resultado: quando cheguei da viagem (5,7 mil km) coloquei 4 bicos originais (600,00). Tá uma beleza. Só falta ver o consumo.

Boa sorte.

Marcelo Melo
22/02/2012, 18:46
Pessoal, acabo de passar por esse problema.
Minha viatura (hilux 2.8), estava consumindo muito e tinha umas falhas em lenta ou queria apagar. Resolvi trocar os bicos, já que o restto estava em dias. Como não tinha original na cidade e eu tinha que viajar logo, coloquei uns paralelos (260,00). O Mecanico não recomendava. O carro ficou uma beleza... por uns 5 dias. Em seguida, começou a demorar para pegar e essa fumaceira doida pela manhã. Resultado: quando cheguei da viagem (5,7 mil km) coloquei 4 bicos originais (600,00). Tá uma beleza. Só falta ver o consumo.

Boa sorte.

Pois é, "Tá uma beleza" coisa nenhuma. Depois de dois dias parada, foi ruim para funcionar (uma mastigação danada). Resultado: Limpeza na bomba. Depois veremos o resultado. É culpa desse diesel miser.... que tem por aqui.

Até,

Marcelo Melo

Gugu7
02/03/2012, 20:02
Pois é, "Tá uma beleza" coisa nenhuma. Depois de dois dias parada, foi ruim para funcionar (uma mastigação danada). Resultado: Limpeza na bomba. Depois veremos o resultado. É culpa desse diesel miser.... que tem por aqui.

Até,

Marcelo Melo

E aí Marcelo, consertou a vtr???
:concordo:

Marcelo Melo
03/03/2012, 22:13
E aí Marcelo, consertou a vtr???
:concordo:

Sim companheiro, era a bendita bomba mesmo. Morreu em 800,00:parede:. Surgiu algo que não tinha antes, a tradicional fumacinha preta ao trocar de 2ª p/ 3ª. Agora estou testando o consumo. Aí pergunto: essa bendita fumaça representa que tipo de desregulagem? Afinal, foram 800 pctas!

Gugu7
04/03/2012, 18:13
Sim companheiro, era a bendita bomba mesmo. Morreu em 800,00:parede:. Surgiu algo que não tinha antes, a tradicional fumacinha preta ao trocar de 2ª p/ 3ª. Agora estou testando o consumo. Aí pergunto: essa bendita fumaça representa que tipo de desregulagem? Afinal, foram 800 pctas!
O pessoal mais entendido fala que é o débito da bomba.Ou seja: uma regulagem deixaria sem a fumaça preta mas andando um pouco menos.
Se não for muita essa fumaça, e onde vc morar não tiver a inspeção anual "Controlar" do Detran, deixa assim mesmo!
Os mais experientes podem ajudar melhor.
OBG pela atenção dispensada.

heron
26/10/2012, 23:57
ola pessal,

Após longa peregrinação encontrei hilux 2011/2011 com apenas 13mil km rodados e desde então estou fazendo todas revisões na autorizada. Hoje fiz a revisão de 30 mil km e me recomendaram fazer a limpeza dos bicos injetores. Percebi aqui neste forum alguns relatos que sugerem problemas na bomba e etc, e que preventivamente podem ser retardados com a manutenção dos sistema de injeção.
Fiquei meio desconfiado na recomendação dos mecanicos. Será mesmo que já preciso fazer tal limpeza?
Ando com hilux 95% em terreno pavimentado e apenas 5% estrada de terra. Procuro usar diesel de procedência, ultimamente venho usando muito o diesel S50.

Pesquisei em vários locais sobre o preço da revisão da toyota hikux diesel automática 4x4 e nao encontrei. Assim, deixo aqui os valores que paguei para revisões de 20 e 30 mil:

20mil - 598,00 Kuruma Vila Velha ES (atendimento muito bom - só falta de carregarem no colo)
30mil - 533,00 Kuruma Vila Velha ES

arlindosw493
05/05/2013, 10:15
Olá, Japa! Primeiro, grato pela atenção. Então, ela não faz essa fumaceira sempre que a ligo. Observei que o problema aparece principalmente quando fica parada por algumas horas. O que mais chama a atenção é que ao liga-la escuto um "estalo" vindo do motor que chega até a cortar a partida. Aí é batata: sai uma fumaça branca com cheiro de borracha queimada que me mata de vergonha. As velas podem acasionar estes sintomas todos?? Valeu! Prezados, a minha japa sw4 93 motor 3L começou assim, pouca fumaça e foi aumentando com o tempo. somente ao ao ligar depois de um tempo parada, em uma viagem ocorreu a seguinte situaçao, a poila que comanda as correias somplesmente cizalhou as duas chavetas e começou a roletar na ponta do virabrequim. ao desmontar a frente do motor percebi que havia uma folga na polia da correia dentada que ja estava começando a cizalhar a chaveta tb, o que ocasionou uma folga final de quase dois dentes na correia, ao trocar as chavetas e as polias sumiu a fumaça completamente, espero de alguma forma ter ajudado.

TCHEIGOR
05/05/2013, 13:59
deu muita sorte de ter descoberto antes de tomar um baita prejuízo!

Prezados, a minha japa sw4 93 motor 3L começou assim, pouca fumaça e foi aumentando com o tempo. somente ao ao ligar depois de um tempo parada, em uma viagem ocorreu a seguinte situaçao, a poila que comanda as correias somplesmente cizalhou as duas chavetas e começou a roletar na ponta do virabrequim. ao desmontar a frente do motor percebi que havia uma folga na polia da correia dentada que ja estava começando a cizalhar a chaveta tb, o que ocasionou uma folga final de quase dois dentes na correia, ao trocar as chavetas e as polias sumiu a fumaça completamente, espero de alguma forma ter ajudado.

Roberto_pescador
14/05/2013, 11:22
Bom dia amigos!!
Li todo o tópico e percebi que a minha pode estar com algum problema.
Toda vez que funciono minha SW4 93 2.8D solta uma fumaça branca, não é muita, mas da para perceber saindo a fumaça branca e o cheiro ruim. Coloquei o dedo no escapamento e está com aquela sujeita preta mas meio molhada, desculpem a ignorância, mas é meu primeiro carro a diesel, nos carros a gasolina sei que suja, mas é uma sujeira seca, motores a diesel é normal essa sujeira ser pegajosa?
Ela não está difícil para pegar quando fria, claro que não pega como pega com o motor quente, mas pega tranquilo, só reparei na fumaça branca que antes não fazia e a sujeira pegajosa no escapamento.
Outra coisa que acredito ser muito importante, ela baixa na faixa de 1,5 ltr. de óleo em 5.000 km, isso é normal?
Estou com o carro a 9 meses e o mecânico onde o ex-proprietário sempre a levou me informou que fez o motor a pouco tempo, só não soube me informar com quantos km foi feito, disse que o motor está zero, hoje com 365.000km.
Desde já, agradeço pela ajuda.
Abraços!!!

HERICK
14/05/2013, 11:38
Bom dia amigos!!
Li todo o tópico e percebi que a minha pode estar com algum problema.
Toda vez que funciono minha SW4 93 2.8D solta uma fumaça branca, não é muita, mas da para perceber saindo a fumaça branca e o cheiro ruim. Coloquei o dedo no escapamento e está com aquela sujeita preta mas meio molhada, desculpem a ignorância, mas é meu primeiro carro a diesel, nos carros a gasolina sei que suja, mas é uma sujeira seca, motores a diesel é normal essa sujeira ser pegajosa?
Ela não está difícil para pegar quando fria, claro que não pega como pega com o motor quente, mas pega tranquilo, só reparei na fumaça branca que antes não fazia e a sujeira pegajosa no escapamento.
Outra coisa que acredito ser muito importante, ela baixa na faixa de 1,5 ltr. de óleo em 5.000 km, isso é normal?
Estou com o carro a 9 meses e o mecânico onde o ex-proprietário sempre a levou me informou que fez o motor a pouco tempo, só não soube me informar com quantos km foi feito, disse que o motor está zero, hoje com 365.000km.
Desde já, agradeço pela ajuda.
Abraços!!!

Dá uma olhada aqui Retifica do bloco do motor. Fique atento! @ Clube do Diesel (http://www.clubedodiesel.com.br/?p=1460) será que o motor ainda tá na garantia? Boa sorte!

Roberto_pescador
14/05/2013, 12:27
Dá uma olhada aqui Retifica do bloco do motor. Fique atento! @ Clube do Diesel (http://www.clubedodiesel.com.br/?p=1460) será que o motor ainda tá na garantia? Boa sorte!

Não está mais na garantia, já faz 9 meses que estou com ela e o ex-proprietário havia feito o motor a 1 ano mais ou menos antes de eu comprá-la, então quer dizer que não é normal baixr óleo?

Roberto_pescador
14/05/2013, 14:22

Herick,
Acabei de olhar o site que me mandou, putz, será que meu bloco foi retificado. Quando comprei ela não apresentava essa fumaça branca, nunca esquentou, temperatura sempre um pouco abaixo do meio, fumaça preta só quando subia um pouco a rotação, sempre ando em 2.500 RPM pra baixo. Será que não é uma desrregulagem.
Esqueci de avisar, fiz umas 3 trilhas nos últimos 2 meses, andei muito com a reduzida engatada, lavei o motor a umas 2 semanas atrás, eu mesmo lavei com uma mangueira comum sem jato d´água, e foi justamente a umas 2 semanas que começou com essa fumaça branca. será que fiz alguma coisa errada tanto na trilha como ao lavar o motor?
Desculpem a ignorância galera, mas como eu disse, é meu primeiro carro a diesel.

dorderf
14/05/2013, 14:59
Herick,
Acabei de olhar o site que me mandou, putz, será que meu bloco foi retificado. Quando comprei ela não apresentava essa fumaça branca, nunca esquentou, temperatura sempre um pouco abaixo do meio, fumaça preta só quando subia um pouco a rotação, sempre ando em 2.500 RPM pra baixo. Será que não é uma desrregulagem.
Esqueci de avisar, fiz umas 3 trilhas nos últimos 2 meses, andei muito com a reduzida engatada, lavei o motor a umas 2 semanas atrás, eu mesmo lavei com uma mangueira comum sem jato d´água, e foi justamente a umas 2 semanas que começou com essa fumaça branca. será que fiz alguma coisa errada tanto na trilha como ao lavar o motor?
Desculpem a ignorância galera, mas como eu disse, é meu primeiro carro a diesel.

Carro a diesel, ainda mais esses sem eletrônica, podem ser lavados sem estresse algum.

Como está a água no radiador? Se estiver no nível correto, pode ser água acumulada no tanque de combustível ou até mesmo no filtro do diesel.

Comece pelo mais barato. Troque o filtro, depois lave o tanque pra só depois comece a se preocupar com cabeçote.

Quando fiz o motor do meu carro deu a mesma bronca, pouco tempo depois. Refiz e parou o problema.

Roberto_pescador
14/05/2013, 15:06
Carro a diesel, ainda mais esses sem eletrônica, podem ser lavados sem estresse algum.

Como está a água no radiador? Se estiver no nível correto, pode ser água acumulada no tanque de combustível ou até mesmo no filtro do diesel.

Comece pelo mais barato. Troque o filtro, depois lave o tanque pra só depois comece a se preocupar com cabeçote.

Quando fiz o motor do meu carro deu a mesma bronca, pouco tempo depois. Refiz e parou o problema.

Pois é Dorderf,
Confiro a água quase todos os dias, não baixa uma gota se quer, e verifco tanto o radiador como o reservatório ao lado.
Vou começar pelo filtro do diesel, mas e quanto ao óleo, o correto é não baixar nada em 5.000km?

dorderf
14/05/2013, 15:20
Pois é Dorderf,
Confiro a água quase todos os dias, não baixa uma gota se quer, e verifco tanto o radiador como o reservatório ao lado.
Vou começar pelo filtro do diesel, mas e quanto ao óleo, o correto é não baixar nada em 5.000km?

Mesmo caso do meu carro. Na primeira vez que fiz o motor baixava óleo que só a p... Coisa de mais de litro em 2 k km. Refiz e agora, com mais de 2 k km, não baixou uma gota.

Roberto_pescador
14/05/2013, 15:38
Mesmo caso do meu carro. Na primeira vez que fiz o motor baixava óleo que só a p... Coisa de mais de litro em 2 k km. Refiz e agora, com mais de 2 k km, não baixou uma gota.

Vixi,
Pelo jeito então vou ter que refazer, porque o meu ta baixando de 1,5 a 2 ltr. em 5.000 km.
Putz.

dorderf
14/05/2013, 16:04
Vixi,
Pelo jeito então vou ter que refazer, porque o meu ta baixando de 1,5 a 2 ltr. em 5.000 km.
Putz.

Carro novo (motor novo) o normal é baixar óleo quase que de forma imperceptível. O problema maior não é a fumaça branca e sim esse consumo de óleo. Se teu motor não tivesse sido feito, acho que vc poderia esperar, mas com motor feito, com várias peças novas, acho negócio abrir pra mexer.

Outra questão, talvez na hora de fazer o motor do teu carro só tenham feito a parte de baixo, esquecido o cabeçote (embora esse cabeçote da 2.8 não seja problemático, já que é de ferro).

Roberto_pescador
14/05/2013, 16:40
Carro novo (motor novo) o normal é baixar óleo quase que de forma imperceptível. O problema maior não é a fumaça branca e sim esse consumo de óleo. Se teu motor não tivesse sido feito, acho que vc poderia esperar, mas com motor feito, com várias peças novas, acho negócio abrir pra mexer.

Outra questão, talvez na hora de fazer o motor do teu carro só tenham feito a parte de baixo, esquecido o cabeçote (embora esse cabeçote da 2.8 não seja problemático, já que é de ferro).

É,
A primeira coisa que vou fazer agora é procurar o mecânico que fez e tentar puxar toda história do motor, o que foi feito, a data exata de quando foi feito e as peças que foram trocadas, bem como o motivo do motor ter de ser feito. Depois de conseguir isso eu posso traçar uma estratégia para poder sanar e vou postando o resultado.
Valeu Dorderf e Herick, me ajudaram bastante.
Abraços!!

Brantes
25/08/2013, 19:48
Olá pessoal, quero contribuir na solução do problema descrito. Tenho uma Hilux 2007 3.0 D4D, a qual me deu muita dor de cabeça com essa FUMAÇA, tinha o seguinte problema: Quando eu deixava ela parada com a frente mais alta que a traseira por algumas horas desligada, ao ligar ela fumaceava, e dava umas falhadas, tinha dia de quase dar uns contras no motor. Se a dianteira ficasse para baixo, ela não tinha esse problema.

Pra encurtar a história. O qua aconteceu foi um pequeno amassadinho entre o anel de latão e o cabeçote do 4º bico. Por esse motivo so fazia fumaça quando a frente tava alta: o óleo passava pela minúscula fissura e enchia a camisa do pistão com óleo de motor.

Soluçao: Foi dado um passe onde fica assentado os bicos e trocado os anéis de latão e retentores de válvulas.
Espero que nunca passem por esse problema! Pois dava ate vergonha de ligar a camionete... hehehe espalhava qualquer aglomero de pessoas, sem contar a catinga de borracha queimada!

Espero ter contribuido, Abraços

Obrigado pelo post Vittorassi. Contribuiu e muito! A Maria Preta é do mesmo ano que a sua e o problema é idêntico. Comentei com diversos mecânicos sobre o problema ocorrer somente quando ela fica desnivelada e nenhum deles parece ter acreditado muito. Vira pesado como se um dos pistões está sob calço hidráulico, faz um estalo no motor e solta uma fumaceira branca de dar inveja a qualquer fumacê. Mas somente quando fica algumas horas estacionada em declive. Já estava dando como certo morrer na compra de novos bicos mas agora vou investigar com mais calma a possibilidade dos anéis. Assim que resolver voltarei a postar os resultados.

gilmarlc
23/09/2013, 07:41
Olá, tinha o mesmo problema, a sw4 2006 fumaçando quando ficava inclinada. Os mecânicos achavam engraçado. Pois eu fiz o teste numa oficina, e só assim o cara acreditou. Abriu, limpo o coletor, muita sujeira, acho que nunca tinha sido limpado, corpo da borboleta, muita sujeira. Fez os teste nos bicos, dois deles com retorno muito alto, acima dos 10% aceitáveis, troquei os dois. Mas o problema da fumaça era que no primeiro bico, a ruela de vedação que é de cobre, tinha rompido, por onde vaza óleo pra dentro do cilindro e provocando a fumaça. Carro arrumado, beleza total. Recomendo para todos que a cada 70 mil faça uma limpeza geral no sistema de admissão e coletor.

guilhermeabreu
23/09/2013, 14:06
Já vi vários motores com este problema de sujeira de uma lama preta no coletor de admissão ( problema causado pela VÁLVULA EGR ) , e meu irmão tem uma picape 2006 com 300.000km todas as revisões na CCS e falei para ele comentar na CCS que na próxima revisão para eles verificarem como estra o coletor de admissão e ele me respondeu que só pedirá isto o dia que elea acusar algum mal funcinamento , a dele esta ainda funcionando 100% desde o dia em que ele a pegou 0K .

Mas ele já esta sabendo do problema que pode dar e a solução .

pedroemax
26/04/2014, 16:35
Possuo uma Hilux 2005/2006 3.0 D4-D e ela está com mesmo problema de fumaça branca na hora da partida.
Dando uma verificada percebi que no radiador do intercooler havia um pouco de oleo e tambem
tinha oleo na mangueira que sai do radiador do intercooler e vai para a turbina, notei tambem que ela esta abaixando de 1litro a 1litro e meio de oleo por troca.
Não e sempre que ela apresenta a fumaça branca.
KM = 190.000

Muito obrigado pela atenção

460623460624460625460626

guilhermeabreu
26/04/2014, 17:17
Possuo uma Hilux 2005/2006 3.0 D4-D e ela está com mesmo problema de fumaça branca na hora da partida.
Dando uma verificada percebi que no radiador do intercooler havia um pouco de oleo e tambem
tinha oleo na mangueira que sai do radiador do intercooler e vai para a turbina, notei tambem que ela esta abaixando de 1litro a 1litro e meio de oleo por troca.
Não e sempre que ela apresenta a fumaça branca.
KM = 190.000

Muito obrigado pela atenção

460623460624460625460626

Este problema é pq esta passando óleo pela turbina , e se continuar assim vai aumentando a passagem de óleo até a turbina disparar , aí vc perde o motor .
CASO ISTO ACONTEÇA : do seu carro ter a turbina disparada , ele vai acelerar sozinho , mesmo se vc desligar na chave o motor funciona em auto giro , A SOLUÇÃO EM CASO DISTO OCORRER É VC FREAR O CARRO ENGRENADO ATÉ MATAR O MOTOR , " NUNCA COLOCA EM NEUTRO " senão é perda certa do motor .

Sugiro a vc procurar solucionar o mais breve possível este problema , no seu caso de baixar óleo de uma troca para outra não quer dizer que seu motor esteja ruim , O MAIS PROVÁVEL como disse é este óleo estar sendo consumido pelo motor como combustível , pois ele passa pela turbina e vai para a queima junto com o óloe díesel , é por isto que falei que se aumentar muito esta passagem de óleo pela turbina ela vai disparar , JÁ ACONTECEU COMIGO e eu não sabia como parar o motor ,e acabei perdendo o motor por auto giro e consumo de todo óleo do cárter .

No seu caso pela manhã qdo vc liga tem óleo lubrificante na câmara de combustão daí a fumaça branca .

E prepara para a porrada$$$$$$ pq turbina não é barato não e SUGIRO A VC não recondicionar a mesma , POIS FOI ASSIM QUE PERDI O MEU MOTOR , recondicionei a turbina e após rodar 70 km a turbina recondicionda disparou e o cara não assumiu o prejú . Vai morrer aí numa grana arrumada .

jorge.duarte
26/04/2014, 19:47
Pode ser turbina assim como pode ser Motor! Verifique o respiro que sai do motor e vai até a turbina...se estiver dando passagem tá aí o problema, o tubo é aquele preto da primeira foto, ele vem lá de cima do motor e entra na turbina lado do filtro. Abs

calhiandro
26/04/2014, 20:16
Se for motor, a fama de durabilidade desses carros cai por terra, acho 190.000 kms muito pouco para um motor desses já estar ruim. De qualquer forma é bom investigar a causa.

Clandio
26/04/2014, 21:14
Essa km (190.000) é muito pouco, tanto para o motor como para a turbina. Tem que ver se essa quilometragem é original, se as manutenções foram feitas corretamente e se o modo de conduzir a VTR foi condizente com motor diesel turbinado.

gagliardiluis
03/05/2014, 15:49
Ola pessoal acabei de me registrar no fórum muito obrigado nao sei se e aqui mas me
ajudem por favor estou muito chateado meu filho saiu com o carro em seguida me avisou que o
carro estava fumaciando branco qdo vi bom peguei o carro e vindo para casa fazia um barulho
como se fosse uma turbina aberta parei hoje de manhã fui conversar com um mecânico e fomos dar partida o motor estava e esta
travado alguém teve problemas como este me ajudem Abraços Luís

calhiandro
03/05/2014, 17:44
Será que disparou a turbina? Se sim bateu o motor. Pois nesse caso a turbina consome todo óleo do carter até travar o motor.
Boa sorte.

guilhermeabreu
03/05/2014, 21:03
Ola pessoal acabei de me registrar no fórum muito obrigado nao sei se e aqui mas me
ajudem por favor estou muito chateado meu filho saiu com o carro em seguida me avisou que o
carro estava fumaciando branco qdo vi bom peguei o carro e vindo para casa fazia um barulho
como se fosse uma turbina aberta parei hoje de manhã fui conversar com um mecânico e fomos dar partida o motor estava e esta
travado alguém teve problemas como este me ajudem Abraços Luís

CARO GAGLIARDILUIS

Seja muito bem vindo a este forum , vc não falou qual é o carro mas independente de que carro for , este sinal que vc falou é o clássico BATEU O MOTOR/TRANCOU O MOTOR , ou seja o motor travou pq quebrou tudo por dentro grande prejuízo pela frente , se for motor díesel prepara aí uns 10.000 contos pra arrumar , SUGIRO a vc fazer com peças ORIGINAIS e deve passar dos 10kpaus , e se fizer com peças do paralelo a chance de ficar ruim aumenta para 90% , vai gastar aí uns 7.000paus com peças do paralelo e vai ter outro prejuízo pq não vai duarar nem 10.000km , e outra sugestão que é a que eu faria : vender o carro como esta e comprar outro , NUNCA MAIS FAÇO MOTOR EM MEUS CARROS .

Vc fazendo o motor não é garantido que fica bom e vai gastar uns 10 paus , e se vender como esta vc deve vender ele por uns 10 paus a menos do que ele vale , ou seja vc perde 10 paus do memso jeito , só que vc vendendo vc poderá comprar outro que esteje bom e vc consertando vc gasta os 10 paus e PODE ficar insatisfeito e com mais prejuízos , este meu relato é de um cara que já passou por tudo isto e enchi o saco com este negócio de motor BATIDO .

Espero tr ajudado em alguma coisa .

Abraço triste com seu prejuízo .

calhiandro
04/05/2014, 10:07
Eu faria o motor com certeza, acho que vale a pena temos exemplos de pessoas que fizeram o motor e ficou muito bom. Se fosse tão ruim e não compensasse fazer o motor, não teríamos caminhões da decada de 1980 rodando até hoje. Os caminhões são so um exemplo aqui por exemplo na minha cidade tem diversas vans de transporte de passageiro que vez por outra precisa retificar o motor e estão rodando a contento, inclusive esse cara que faz o motor dessas vans é o mecânico do meu carro. E por último, acho que fazendo o motor do carro é bem maisfàcil de vender depois, vai haver mais interesse de compra que um carro parado com o motor batido.
Boa sorte e aguardamos notícias.

pedroemax
26/07/2014, 16:19
Prezados, boa tarde.

Gostaria de agradecer as repostas dos colaboradores, guilhermeabreu, joao.duarte, calhiandro e Claudio.
Até hoje ainda não fiz o reparo na Hilux porem tenho novidades
levei a caminhonete em uma pessoa indicada por um conhecido e o mesmo me informou que seria preciso retificar
o motor e se eu não ficasse satisfeito precisaria ainda trocar os bicos e a turbina, estimando assim
um gasto por volta de 13.000 contos. Não satisfeito com este orçamento levei a Hilux a uma concessionaria
autorizada TOYOTA de BH e lá me cobraram o valor de 239 reais para fazer o scanner e detectar os problemas.

Na concessionaria ela ficou o dia todo e ao final do dia me passaram o seguinte resultado: O motor está
ótimo porem o turbocompressor está com problemas pois óleo vindo do motor esta passando por dentro dele jogando no intercooler.
Na concessionaria o orçamento para resolver o problema trocando o turbocompressor, juntas, mangueiras, anéis e etc fica em 7100 contos
fora mais 1200 da manutenção.

Estou pesquisando o valor da turbina original e estou encontrando valores entre 1500 a 3000 reais, porem turbinas são paralelas e a base de troca também.
não estou querendo turbinas recuperadas nem paralelas e sim a original.
Eu mesmo vou realizar a troca, pois tenho alguma experiência com mecânica e estou estudando este motor a muito tempo.

Alguém teria uma indicação confiável e com bom preço para eu entrar em contato.

Desde Já Agradeço a Todos.

Hilux = 2005/2006 D4D 3.0 Turbo Diesel Intercooler
KM = 200.000

AroldoMoreira
26/07/2014, 17:07
Caro Pedroemax,
Veja neste site:
original toyota hilux d4d 17201 turbine | eBay (http://www.ebay.com/sch/i.html?_trksid=p2050601.m570.l1313.TR0.TRC0.H0&_nkw=original+toyota+hilux+d4d+17201+turbine&_sacat=0&_from=R40)

A vantagem de comprar a peça e fazer o serviço na CSS, está na garantia de um ano que é fornecida. Como o motor está ótimo, vc mesmo disse, pense na possibilidade de investir um pouco mais e ter certeza de resolver o problema.
Boa sorte, abs.

guilhermeabreu
26/07/2014, 18:27
CARO PEDROEMAX

Não existe turbina original do paralelo , ou é original ou é do paralelo .

Turbina original por R$1.500,00 a R$3.000,00 vc esta comprando gato por lebre , ou turbina RECONDICIONADA o que não recomendo , ainda mais que ele fala em base de troca , se é base de troca é pq ele vai recondicionar a sua e vender para outro como se fosse nova .

Eu compraria uma turbina do paralelo de boa marca como é a GARRET , mas não sei se a GARRET FABRICA TURBINA PARA ESTE MOTOR D-4D , porque se comprar do paralelo que não seja específica para este motor terá que fazer adaptação , aí É OUTRA HISTÓRIA , longa e complicada e se for uma turbina que seja retirar uma e colocar outra , da pra fazer em casa tranquilo .

SUGIRO A VC COMPRAR TURBINA ORIGINAL NOVA OU MESMO QUE SEJA DO PARALELO DA MARCA GARRET CASO ESTE FABRICANTE FABRIQUE PARA ESTE MOTOR COM A BASE IGAUL A ORIGINAL , AÍ É PLUG&PLAY .

dorderf
26/07/2014, 21:15
Eu aconselho recondicionar. Estou com a minha faz 2 anos recondicionada e graças a Deus nunca deu pro. Agora se existir paralela para esse modelo, vá com fé e mande a Toyota para o inferno pelo que cobra pela turbina.

Glaicon
27/07/2014, 08:12
Prezados, boa tarde.

Gostaria de agradecer as repostas dos colaboradores, guilhermeabreu, joao.duarte, calhiandro e Claudio.
Até hoje ainda não fiz o reparo na Hilux porem tenho novidades
levei a caminhonete em uma pessoa indicada por um conhecido e o mesmo me informou que seria preciso retificar
o motor e se eu não ficasse satisfeito precisaria ainda trocar os bicos e a turbina, estimando assim
um gasto por volta de 13.000 contos. Não satisfeito com este orçamento levei a Hilux a uma concessionaria
autorizada TOYOTA de BH e lá me cobraram o valor de 239 reais para fazer o scanner e detectar os problemas.

Na concessionaria ela ficou o dia todo e ao final do dia me passaram o seguinte resultado: O motor está
ótimo porem o turbocompressor está com problemas pois óleo vindo do motor esta passando por dentro dele jogando no intercooler.
Na concessionaria o orçamento para resolver o problema trocando o turbocompressor, juntas, mangueiras, anéis e etc fica em 7100 contos
fora mais 1200 da manutenção.

Estou pesquisando o valor da turbina original e estou encontrando valores entre 1500 a 3000 reais, porem turbinas são paralelas e a base de troca também.
não estou querendo turbinas recuperadas nem paralelas e sim a original.
Eu mesmo vou realizar a troca, pois tenho alguma experiência com mecânica e estou estudando este motor a muito tempo.

Alguém teria uma indicação confiável e com bom preço para eu entrar em contato.

Desde Já Agradeço a Todos.

Hilux = 2005/2006 D4D 3.0 Turbo Diesel Intercooler
KM = 200.000
Fico feliz que uma concessionária tenha sido mais honesta e barata que oficinas paralelas.
Por se tratar de componente tão importante que é a turbina, eu faria o serviço na concessionária, obtendo a garantia necessária.
Além disto, creio que até o ajuste da turbina exija um trabalho técnico apurado, inclusive na verificação dos sensores eletrônicos, que novamente necessitarão do o uso do scanner.
Não faça essa troca pessoalmente, pois correrás o risco de não ficar bom.
Pelo sim, pelo não, coloque aqui o resultado depois de feito.:concordo:

Betinho Caetano
01/12/2014, 12:43
Boa Tarde, Amigo pedroemax, me registrei no fórum agora, pois também, estou passando pelo mesmo problema que o seu, minha hilux também é D4D, 05/06 3.0, e está fazendo a mesma fumaça e também encheu o intercooler de óleo, gostaria de saber se resolveu o problema com a sua.
Grato

FelipeFS
05/02/2015, 17:18
Obrigado pelo post Vittorassi. Contribuiu e muito! A Maria Preta é do mesmo ano que a sua e o problema é idêntico. Comentei com diversos mecânicos sobre o problema ocorrer somente quando ela fica desnivelada e nenhum deles parece ter acreditado muito. Vira pesado como se um dos pistões está sob calço hidráulico, faz um estalo no motor e solta uma fumaceira branca de dar inveja a qualquer fumacê. Mas somente quando fica algumas horas estacionada em declive. Já estava dando como certo morrer na compra de novos bicos mas agora vou investigar com mais calma a possibilidade dos anéis. Assim que resolver voltarei a postar os resultados.

OLá Brantes, tudo bem?
Hoje tive uma experiência dessa com minha Japa 96 CD, ela ficou parada quase o dia todo em desnível pro lado direito e quando fui ligar ela pegou de primeira, a vela aquecedora apagou no tempo normal, mas de repente deu uma certa tremedeira e quando olhei no retrovisor vi uma quantia de fumaça branca. Desliguei o motor e ao religá-lo percebi que a luz do óleo demorou pra acender em relação à luz da vela aquecedora. Não apareceu mais nada de fumaça e nem tremor...mas pela sua experiência neste problema oq pode indicar? Grato Abraços

Glaicon
06/02/2015, 07:11
OLá Brantes, tudo bem?
Hoje tive uma experiência dessa com minha Japa 96 CD, ela ficou parada quase o dia todo em desnível pro lado direito e quando fui ligar ela pegou de primeira, a vela aquecedora apagou no tempo normal, mas de repente deu uma certa tremedeira e quando olhei no retrovisor vi uma quantia de fumaça branca. Desliguei o motor e ao religá-lo percebi que a luz do óleo demorou pra acender em relação à luz da vela aquecedora. Não apareceu mais nada de fumaça e nem tremor...mas pela sua experiência neste problema oq pode indicar? Grato Abraços
Não há inclinação suficiente à justificar alguma falha no motor.
Fumaça branca é água na câmara de combustão.
Verificar cabeçote se não está trincado ou se o radiador está perdendo água.
E boa sorte.:concordo:

AlonsoFausto
09/02/2015, 11:40
A minha é 2002, motor 1KZ-TE, e também de vez em quando faz a fumaça branca na partida. Em dias menos quentes ou até mesmo em dias frios é certeza que faz. Não tenho percebido consumo de óleo alto, coisa de 500ml em 5000Km. O sistema de arrefecimento não baixa 1ml... Será que é a turbina que está deixando passar óleo? Mas porque somente em dias mais frios acontece?

OBS: em dias muito frios, na primeira partida do dia o motor "falha"/treme bastante... mas não hesita em pegar e apenas seguro com um giro um pouco mais alto por uns 40 segundos e tudo normaliza.

ZZ Top
10/02/2015, 00:17
A minha é 2002, motor 1KZ-TE, e também de vez em quando faz a fumaça branca na partida. Em dias menos quentes ou até mesmo em dias frios é certeza que faz. Não tenho percebido consumo de óleo alto, coisa de 500ml em 5000Km. O sistema de arrefecimento não baixa 1ml... Será que é a turbina que está deixando passar óleo? Mas porque somente em dias mais frios acontece?

OBS: em dias muito frios, na primeira partida do dia o motor "falha"/treme bastante... mas não hesita em pegar e apenas seguro com um giro um pouco mais alto por uns 40 segundos e tudo normaliza.

Já verificou as velas aquecedoras ? pelos sintomas pode ser que alguma ou algumas velas não estejam aquecendo, pois se depois de um tempinho normaliza, é o tempo suficiente para aquecer e a queima normalizar, esse tempo de 40 seg a um minuto +ou- é o tempo que as velas ficam ligadas, depois se desligam e é possivel ouvir um "tec" no relê, isso apesar da luz no painel apagar rapidamente, pois depois que apaga as velas continuam ligadas por mais algum tempo, que são justamente os 40seg. a 1min +ou- . Pode não ser o seu problema, mas acho que vale o teste.

AlonsoFausto
10/02/2015, 14:35
Já verificou as velas aquecedoras ? pelos sintomas pode ser que alguma ou algumas velas não estejam aquecendo, pois se depois de um tempinho normaliza, é o tempo suficiente para aquecer e a queima normalizar, esse tempo de 40 seg a um minuto +ou- é o tempo que as velas ficam ligadas, depois se desligam e é possivel ouvir um "tec" no relê, isso apesar da luz no painel apagar rapidamente, pois depois que apaga as velas continuam ligadas por mais algum tempo, que são justamente os 40seg. a 1min +ou- . Pode não ser o seu problema, mas acho que vale o teste.

Mas porque a fumaça é branca? Se fosse oriunda de uma mistura rica, muito combustível que não "queimou" devidamente dentro da câmara, não deveria sair preta (por causa do diesel)? Eu não entendo muito, mas acho que fumaça branca é óleo...

No aguardo e valeu por enquanto!

Abraço.

ZZ Top
11/02/2015, 07:08
Mas porque a fumaça é branca? Se fosse oriunda de uma mistura rica, muito combustível que não "queimou" devidamente dentro da câmara, não deveria sair preta (por causa do diesel)? Eu não entendo muito, mas acho que fumaça branca é óleo...

No aguardo e valeu por enquanto!

Abraço.

Então Fausto, esse raciocínio está correto, mas nem sempre a prática acontece como na teoria. Se considerarmos que a fumaça é de óleo mesmo, e não de diesel, fica as dúvidas; porque apenas nos primeiros momentos ? porque apenas quando está frio ? entre outras. O que pode fazer queimar óleo pode ser anéis com folga, retentor de valvulas com desgaste/folga ou indo óleo pela admissão. Pra verificar anéis e valvulas é mais complicado, pode medir compressão e tal, mas pra saber com certeza mesmo só desmontando, mas medir compressão já da uma boa idéia da situação. Já para verificar as velas aquecedoras é muito simples, por isso, mesmo que não parecer que sejam elas, vale a pena verificar para evitar ficar batendo cabeça, pois os sintomas de que faz fumaça apenas nos primeiros momentos, quando ta frio e depois o motor arredonda são sintomas semelhantes de que pode ter velas sem funcionar, mesmo apesar da fumaça ser branca. Como disse pode não ser, mas não custa verificar. Com quantos km ta sua viatura ? a minha 1-kzt ta com 215mil km e o motor não apresenta nenhum sinal de estar queimando óleo, motor todo original, nunca mechido em nada, inclusive turbina e tal.

AlonsoFausto
11/02/2015, 15:05
Então Fausto, esse raciocínio está correto, mas nem sempre a prática acontece como na teoria. Se considerarmos que a fumaça é de óleo mesmo, e não de diesel, fica as dúvidas; porque apenas nos primeiros momentos ? porque apenas quando está frio ? entre outras. O que pode fazer queimar óleo pode ser anéis com folga, retentor de valvulas com desgaste/folga ou indo óleo pela admissão. Pra verificar anéis e valvulas é mais complicado, pode medir compressão e tal, mas pra saber com certeza mesmo só desmontando, mas medir compressão já da uma boa idéia da situação. Já para verificar as velas aquecedoras é muito simples, por isso, mesmo que não parecer que sejam elas, vale a pena verificar para evitar ficar batendo cabeça, pois os sintomas de que faz fumaça apenas nos primeiros momentos, quando ta frio e depois o motor arredonda são sintomas semelhantes de que pode ter velas sem funcionar, mesmo apesar da fumaça ser branca. Como disse pode não ser, mas não custa verificar. Com quantos km ta sua viatura ? a minha 1-kzt ta com 215mil km e o motor não apresenta nenhum sinal de estar queimando óleo, motor todo original, nunca mechido em nada, inclusive turbina e tal.

Pois é ZZ, ontem obtive bastante informação. Vou sim testar as velas aquecedoras, entretanto o JSantos disse o mesmo que Você: podem ser os retentores das válvulas.

Meu carro está com 203K e também não queima óleo. O motor funciona redondo, torcudo, respostas imediatas... tudo certinho! Mas pensando bem começo a acreditar nas velas, porque em dias frios é que acontece.... Vou testá-las.

Muito obrigado pela explicação e paciência!

Abraço

JUNIOR3032
26/10/2015, 12:32

Verdade, a minha apresentou esse problema após o mecânico retirar os bicos para testar, ao coloca-los de volta esqueceram de colocar no meu caso as borrachinhas (retentor) que ficam nos bicos, com isso estava entrando óleo do motor nos pistões.

RicardoSW
27/10/2015, 12:36
Opa!!!!
Ótimo que solucionou o problema!
Vou verificar os meus tb

Abs

Néia Reis
07/01/2016, 11:05
Oi estou com polbema na camioneta gostaria de saber se podem me ajuda? Ela perdeu a força sai um fumacera branca e quando funciona ela e tira a vareta do óleo ela sopra pra cima e sai fumaça pouca mas sai nunca abaixou óleo o óleo tá normal a água tá tudo normal funciona ela é 2008 4x4 diesel intercule 3.0

Gugu7
09/04/2016, 22:34
Oi estou com problema na camioneta gostaria de saber se podem me ajudar? Ela perdeu a força sai um fumacera branca e quando funciona ela e tira a vareta do óleo ela sopra pra cima e sai fumaça pouca mas sai nunca abaixou óleo o óleo tá normal a água tá tudo normal funciona ela é 2008 4x4 diesel intercule 3.0
:pensativo:
Gente estou comprando uma hilux 2013 SRV AT com controle de estabilidade etc e hoje cedo ao me mostrar quando o cara ligou saiu um pouco de fumaça branca que logo parou. Depois andei no carro parece zerada não senti problemas, inclusive apertei fundo o acelerador com o carro em neutro e nada de fumaça, nem branca nem preta.( o carro é único dono, tem pouco mais de 50k rodados, todas as revisões carimbadas no manual),
Já apalavrei com o cara, inclusive ele até retirou o anuncio da olx, e devo pagar na segunda feira, mas lendo esse tópico fiquei com medo.
E então, já estou apaixonado, o que faço? compro, desisto. Eita dúvida cruel. rsrs

ZZ Top
10/04/2016, 06:06
:pensativo:
Gente estou comprando uma hilux 2013 SRV AT com controle de estabilidade etc e hoje cedo ao me mostrar quando o cara ligou saiu um pouco de fumaça branca que logo parou. Depois andei no carro parece zerada não senti problemas, inclusive apertei fundo o acelerador com o carro em neutro e nada de fumaça, nem branca nem preta.( o carro é único dono, tem pouco mais de 50k rodados, todas as revisões carimbadas no manual),
Já apalavrei com o cara, inclusive ele até retirou o anuncio da olx, e devo pagar na segunda feira, mas lendo esse tópico fiquei com medo.
E então, já estou apaixonado, o que faço? compro, desisto. Eita dúvida cruel. rsrs

Na minha opnião, se essa kilometragem de 50mil km é original e foi bem cuidada e se já checou as revisões etc e você tem certeza disso, pode comprar sem medo, pois 50k não é nada para esse motor. Agora se pode ter sido adulterado o velocímetro, aí já é outra história e será um risco grande comprar no escuro.
Quanto a fumaça, quando está frio é comum uma fumacinha na hora da partida, normalmente é fumaça preta e logo para, mas não pode ser exagerada. Veja se depois de quente, após desligar por uns minutos, se dando a partida novamente se ainda sai a mesma fumaça, acho que deveria parar ou diminuir um pouco pelo menos. Se possível leve um mecânico experiente para verificar essa fumaça.
Boa sorte.

Tampa
10/04/2016, 06:32
Na minha opnião, se essa kilometragem de 50mil km é original e foi bem cuidada e se já checou as revisões etc e você tem certeza disso, pode comprar sem medo, pois 50k não é nada para esse motor. Agora se pode ter sido adulterado o velocímetro, aí já é outra história e será um risco grande comprar no escuro.
Quanto a fumaça, quando está frio é comum uma fumacinha na hora da partida, normalmente é fumaça preta e logo para, mas não pode ser exagerada. Veja se depois de quente, após desligar por uns minutos, se dando a partida novamente se ainda sai a mesma fumaça, acho que deveria parar ou diminuir um pouco pelo menos. Se possível leve um mecânico experiente para verificar essa fumaça.
Boa sorte.

Outra situação que acontece comigo ė que a solenóide de desligar baleada,ela não corta totalmente o combustível ao desligar e qdo liga novamente solta fumaça branca,pois ficou parcialmente engasgada
Boa sorte

Gugu7
11/04/2016, 22:30
Boa sorte.
ZZ a questão é a seguinte:
1- Ela tem realmente os 50k rodados, e o motor em si (peças internas do bloco, pistões segmentos, bielas virabrequim etc) tb acredito está tudo novo mas minha dúvida é se os periféricos como orings dos bicos e turbina se já podem dar problemas com essa rodagem;
2- A fumaça não foi preta como de excesso de diesel, e sim esbranquiçada e não saiu só um pouco não foi muito, apenas na ignição, e logo parou ;
3- Aqui no Ceará nunca tá frio amigo, e a tarde ( hora que vi a fumaça branca) já é considerado frio quando baixa de 30 graus. hehe, OU SEJA não estava frio;
4- o cidadão tentou me dizer que era porque ela estava parada há muito tempo, mas pela manhã eu tinha ligado o carro alguns minutos ( eu tava dentro do carro e assim não sei dizer se de manhã tb fumaçou). MAS ela não estava "parada" há dias, se eu havia ligado as 11hs da manhã.
Por via das duvidas desisti, vou procurar outra.
Valeu pelas dicas.

ZZ Top
12/04/2016, 07:54
ZZ a questão é a seguinte:
1- Ela tem realmente os 50k rodados, e o motor em si (peças internas do bloco, pistões segmentos, bielas virabrequim etc) tb acredito está tudo novo mas minha dúvida é se os periféricos como orings dos bicos e turbina se já podem dar problemas com essa rodagem;
2- A fumaça não foi preta como de excesso de diesel, e sim esbranquiçada e não saiu só um pouco não foi muito, apenas na ignição, e logo parou ;
3- Aqui no Ceará nunca tá frio amigo, e a tarde ( hora que vi a fumaça branca) já é considerado frio quando baixa de 30 graus. hehe, OU SEJA não estava frio;
4- o cidadão tentou me dizer que era porque ela estava parada há muito tempo, mas pela manhã eu tinha ligado o carro alguns minutos ( eu tava dentro do carro e assim não sei dizer se de manhã tb fumaçou). MAS ela não estava "parada" há dias, se eu havia ligado as 11hs da manhã.
Por via das duvidas desisti, vou procurar outra.
Valeu pelas dicas.

Entendi, pelo que sei, os problemas mais comuns que podem causar essa fumaça quando o motor(parte interna) está perfeito, podem ser,
O´ring dos bicos, como você mesmo disse, esse é um problema que pode acontecer mesmo com motor seminovos, e difícil descobrir sem desmontar os bicos pra ver. APesar disso, não é um problema grave, e é facil resolver.
As velas aquecedoras, se uma ou mais estiverem sem funcionar, na hora da partida vai sair bastante fumaça também, e é facil resolver, basta verificar quais vélas com prolema, ou se é problema no relê ou fusivel etc.
A turbina, puco provável de dar problema com essa kilometragem, mas se o antigo dono foi descuidado, e andou sem óleo, ou com pouco óleo, entre outras coisas, pode ter causado um desgaste prematuro na turbina e éla esteja "fumando", tipo fica vazando óleo que vai direto para a admissão, assim queimando junto com o diesel faz sair a fumaça branca, qu na primeira partida do dia aparece mais, pois acaba ficando um pouco de óleo parado na admissão que queima de uma vez na hora da primeira partida. Pra mexer em turbina já é mais complicado e mais caro, aí sim acho motivo pra desistir e procurar outra. Claro que pode ser algum outro problema, mas pelo que já vi, esses são os mais comuns.
Se tinha 50k , uma pena desistir, pois é raridade pouco rodada assim, mas se tinha dúvidas melhor não arriscar mesmo.
Fica aí as dicas que podem ajudar na procura por alguma outra.
Att.

Elias_qf
12/04/2016, 08:04
No meu caso resolvi da seguinte forma e acho que vale tentar pelo baixo custo e não precisar pagar para ninguém fazer... instalei uma mangueira transparente entre o filtro e a bomba e pude ver que tinha muito ar na linha dai foi procurar o a entrada de ar... achei era na borracha entre o filtro e a base do filtro ai acabei trocando tds mangueiras e abraçadeira do carro ficou perfeito...

Depois de 2 anos sem problemas voltou a fumaça agora no retorno de diesel da bomba esta vazando um pouquinho de diesel como o carro esta parado pq estou instalando freio de mão no carda ainda não tirei o vazamento mas acredito que seja esse o problema se vaza diesel entra ar ne rs....

acho que vale verificar...

Rarmbrock
04/07/2016, 15:28
amigo... ai tem uma das melhores oficinas do brasil... autocar motores... eles tem ate videono youtube... recomendo
Olá, Tadi! Primeiro, agradeço a atenção dispensada ao meu caso. Na verdade estou muito aflito em razão deste problema. Vamos lá! Na verdade já troquei os anéis e os oringis, mas não resolveu. Basta o carro ficar parado por um tempo que a fumaceira branca com cheiro de borracha queimada aparece. Tenho percebido também uns barulhos estranhos vindos do motor quando eu ligo a caminhonete. Não é sempre e só quando dou a partida. Parece uns estalos. Sou leigo no assunto e não tenho muitas opções de mecânico aqui em Belém. Qualquer ajuda será muito bem vinda. Abç

PAULO KOZLOWSKI
07/09/2016, 11:17
Tenho Hilux SW4 ano 2006, com 144.000km todas as revisões em dia usando oleo S10. Levei o carro no mecanico identificou oleo motor sendo enviado pelo suspiro para o intercooler e a turbina bastante suja de oleo, com isso realimentado o motor com este oleo. O carro não perdeu potencia, mas quando frio emite muita fumaça branca ao ligar e tambem a agua não esta baixando, só o oleo do motor que baixa. Alguem pode me ajudar com esse problema.

Franco Deiana
07/09/2016, 12:51
Ola Paulo, eu tenho un SW4 ano 1998... esto facendo toda revisoes tambem no meu carro. Para eliminar a fumaça, eu resolvi utilização dois produtos. Eles são de aditivos um para o diesel e outro para oleo do motor. 535752535753Estes produtos ajudar muito a eficiência do motor e o carro.Também existe para carro a gasolina, gnv e flex...

Franco Deiana
07/09/2016, 12:54
Através da adição em sistemas específicos, os aditivos automotivos ajudam a manter o bom funcionamento e até mesmo prolongar a vida útil de várias peças do veículo

PAULO KOZLOWSKI
07/09/2016, 17:51
Franco, já coloquei o Bardahl no oleo motor, rodei aproximadamente 3000 km e ainda continua a fumaça. Só não coloquei aditivo no combustivel, será que ajuda?

mfdomingues
07/09/2016, 22:44
Tem certeza que a fumaça eh branca? Não eh meio azulada?

Pode ser duas situações no seu motor. Se a fumaça for branca podem ser suas velas de pré aquecimento, as minha estava com a central de gerenciamento das velas desativada por falta de aterramento correto no cabeçote, era muita fumaça branca quando dava a primeira partida, fiz o aterramento e sumiu a fumaça mesmo em dias frios. Da uma olhada, mesmo se o meca passou no scaner e não apareceu nenhum erro, pois, neste caso a leitura pode falhar (e falham) verifica de vai o sinal para a central e da central para aa velas, tira as velas e veja o real estado delas.
A segunda pode ser que o respiro esteja entupido, a turbina aspira ar e com ele vem vapor oleosos, esses valores são encaminhados para a admissão para serem queimados novamente, sendo assim de o suspiro esta jogando de volta para o intercooler ele pode esta obstruído ou sua turbina pode estar com folga no eixo e por isto babando óleo para a admissão (por isto ele baixa) o que faz queimar óleo, neste caso será necessário revisar a turbina.

Não utilize o prolonga, ele eh feito para motores cansados, que estão com certo desgaste nos anéis e pistões, seu motor não tem km para isto ainda, a não ser que ele superaqueceu e ovalizou as camisas. O bardhal eh ótimo para os pistões, sim, contudo será terrível para sua turbina ela trabalha sobre um fio de óleo muito fino, com o prolonga ela não receberá o óleo que necessita (por ser mais espesso não chega com facilidade) e além de desgastar ao longo do tempo pode superaquecer.

PAULO KOZLOWSKI
08/09/2016, 08:50
Obrigado pela informação. Segue tambem alguns testes foi retirado a mangueira do suspiro e rodou com ela fora, identificamos que sujou bastante de oleo o entorno. Foi tambem verificado a turbina para sua limpeza e não achou nenhum desgaste que poderia passar oleo, isto segundo o mecanico. Quando frio pega muito rapido, independente do clima. Posso afirmar que não sofreu nenhum super aquecimento. Com relação a cor da fumaça aparenta ser branca.

Sergio c
08/09/2016, 09:06
Tem cara de ser os bicos injetores que não estariam pulverizando o diesel corretamente, ocorrendo o efeito que dizem "mijando o óleo diesel", causando a má queima na partida. Depois de aquecido o motor a tendência é a diminuição da fumaça, pois com alto calor nos cilindros, o diesel queima mais facilmente, eliminando quase toda a fumaça.

PAULO KOZLOWSKI
08/09/2016, 09:58
Estive com carro na autorizada diesel da Bosh onde verificou os bicos, segundo eles estão todos ok. O que esta me preocupando é o oleo que sai no suspiro que esta indo para o intercooler e sujando a turbina.

Elias_qf
08/09/2016, 10:02
A minha tinha este sintoma troquei os anéis dos bicos injetores e nao resolveu verifiquei velas aquecedora e nada... instalei uma mangueira transparente entre o filtro do diesel e a bomba injetora e dava para ver muito ar entrando na primeira partida fumaça branca e motor meio quadrado vibrando... troquei o filtro de diesel e verifiquei toda tubulação para ver entrada de ar, isso fez parar a fumaça de manha... quando fico com o carro parado muito tempo vem ar na mangueira e volta fumaça mas isso quando fica mais de 10 dias parada...

pode ser seus bicos tmb que nao esta vedando quando vc para o carro ele deixa escorrer diesel para dentro da camara quando vc da partida aquele excesso de diesel evapora e faz fumaça

sandro_ventania
08/09/2016, 20:31
Elias...ar na mangueira de diesel causar fumaça branca na primeira partida, pra mim é novidade! Confesso que não consigo entender causa e efeito.
Explica mió!

EduQxQ
12/09/2016, 16:27
Segue tambem alguns testes foi retirado a mangueira do suspiro e rodou com ela fora, identificamos que sujou bastante de oleo o entorno.
Óleo escapando pelo suspiro seria ocasionado por desgaste de anel de pistão? jogando compressão para o cárter? me desculpem pela pergunta de leigo.

Um abraço,
Edu

sandro_ventania
12/09/2016, 21:40
Edu, óleo escapando pelo suspiro é normal. Conforme vai havendo o desgaste dos anéis e cilindros esse efeito se intensifica por realmente escapar mais pressão para o cárter.
Quantificar onde já está exagerado, só a experiência do mecânico ou levando na oficina para medir a compressão dos pistões...no manual estão as tolerancias. caso esteja abaixo, recomenda-se a troca do kit.

PAULO KOZLOWSKI
13/09/2016, 20:20
Obrigado, pelas informações, esta semana comecei a reparar melhor a fumaça gerada quando frio e poderia afirmar ser uma fumaça clara porem cinza, intensa por aproximadamente 5 segundos depois volta ao normal.

marciostein
14/09/2016, 11:05
Bom dia, se estiver vazando pressão para o cárter acho que você pode confirmar tirando a vareta do óleo.
eu tive um problema parecido e consegui resolver de forma simples.
De uma lida no tópico que fiz:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/155491-fumaca-branca-na-partida-hilux-3-0-2009-a.html

ranzi
19/09/2016, 15:08
Caros, boa tarde. Adquiri uma SW4 97 à uns 6 meses, com 320000km. Ela sempre pegou de primeira, mesmo no frio, e soltava uma fumaça branca por uns 3 segundos depois de ligar. Com motor quente bastava meia volta e já funcionava.

Mês passado tive o famoso problema de cabeçote rachado. O mecânico que fez o serviço trocou cabeçote, parafusos, válvulas, velas aquecedoras (estavam todas queimadas), correia dentada e tensionador, óleo, filtro do óleo e filtro do diesel. Após trocar tudo isso, ela ficou muito ruim de pegar com o motor frio, pegando apenas na 2ª ou 3ª tentativa e acelerando, soltando bastante fumaça branca. Meu mecânico disse que tenho que fazer bomba e bico pois com o motor quente pega bem.

Levei em um bombista para confirmar. Ele olhou se a bomba estava no ponto (e estava) e disse que se fizer bomba e bico pode melhorar, mas não garante 100% que vá resolver este problema.

O que me deixa intrigado é que antes de trocar o cabeçote pegava bem, mesmo sem ter as velas aquecedoras. A viatura não está baixando água nem óleo, utilizo todos os dias pra trabalhar.

Alguém já passou por algo parecido?

Obrigado

sandro_ventania
19/09/2016, 16:33
Ranzi, na maioria dos casos isso é problema de ar na linha de diesel...verifique as mangueiras, reaperte o filtro de diesel...em alguns casos tem que trocar o cabeçote do porta filtro de combustivel.
Pela manhã, antes de dar a partida, vá no filtro e bombeie bastante na bombinha que tem no filtro...veja se melhora a partida.

mfdomingues
19/09/2016, 17:00
Caros, boa tarde. Adquiri uma SW4 97 à uns 6 meses, com 320000km. Ela sempre pegou de primeira, mesmo no frio, e soltava uma fumaça branca por uns 3 segundos depois de ligar. Com motor quente bastava meia volta e já funcionava.

Mês passado tive o famoso problema de cabeçote rachado. O mecânico que fez o serviço trocou cabeçote, parafusos, válvulas, velas aquecedoras (estavam todas queimadas), correia dentada e tensionador, óleo, filtro do óleo e filtro do diesel. Após trocar tudo isso, ela ficou muito ruim de pegar com o motor frio, pegando apenas na 2ª ou 3ª tentativa e acelerando, soltando bastante fumaça branca. Meu mecânico disse que tenho que fazer bomba e bico pois com o motor quente pega bem.

Levei em um bombista para confirmar. Ele olhou se a bomba estava no ponto (e estava) e disse que se fizer bomba e bico pode melhorar, mas não garante 100% que vá resolver este problema.

O que me deixa intrigado é que antes de trocar o cabeçote pegava bem, mesmo sem ter as velas aquecedoras. A viatura não está baixando água nem óleo, utilizo todos os dias pra trabalhar.

Alguém já passou por algo parecido?

Obrigado

Toda as velas queimadas e mesmo assim pegava de primeira?

De qualquer forma você tem que fazer a bomba, pois, se o cabeçote antigo foi retificado alguma vez provavelmente o motor estava um poco taxado e a bomba deve ter sido regulada para uma taxação maior, com o cabeçote novo standar tem que voltar para o original, isto pode estar dando excesso de diesel nas camarás.

Maurokarvalho
15/04/2017, 07:58
Bom dia, preciso de ajuda minha Hilux sw4 2005/2006 está soltando muita fumaça, somente quando estacionada em declive. Ou seja frente para baixo. Alguém pode me ajudar por favor. Obrigado

douglaoN
20/06/2017, 17:21
Ola boa tarde

Possuo uma hilux 2.5 2011 d4d 4x4 (125.000 km)

Pela manhã solta uma fumaça com cheiro de lubrificante e o motor falha.
Depois de alguns minutos melhora.

Detalhes pertinentes:
- Ja foi feita verificação dos bicos e das arruelas de vedação.
- Já foi verificada a turbina.
- Ja foi feita a verificacao das velas de aquecimento
- Trocados todo tipo de filtro.

Algum dos senhores teria alguma dica a respeito de o que mais pode ser o causador do fato?

marciostein
12/07/2017, 16:52
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/155491-fumaca-branca-na-partida-hilux-3-0-2009-a.html

marciostein
12/07/2017, 16:53

Bom dia, preciso de ajuda minha Hilux sw4 2005/2006 está soltando muita fumaça, somente quando estacionada em declive. Ou seja frente para baixo. Alguém pode me ajudar por favor. Obrigado

Rafael Nardi
14/10/2017, 17:37
Pessoal, boa tarde!

Minha sw4 99/2000 está soltando uma fumaça branca na partida (às vezes preciso dar umas 2-3 viradas na chave pra pegar), óleo está baixando (mas no momento também por conta de um vazamento no interruptor de pressão do óleo) e água baixando no radiador (tá baixando bastante!). Li este tópico quase todo e, pelo que entendi, pode ter a ver com o cabeçote, bicos injetores e seus anéis, bomba de combustível, etc. Mas esta combinação de problemas especificamente vcs enquadram em alguma coisa particular?

Já gastei uma grana em mecânicos que não me inspiram nenhuma confiança (troca de fitros de óleo e combustível, retentores e juntas do motor, homocinética, pivôs, amortecedores, etc) e com isso tô como gato escaldado. Detalhe: não baixava água até essa mexida no motor.

Agradeço desde já!

Abraços!

Glaicon
15/10/2017, 08:56
Pessoal, boa tarde!

Minha sw4 99/2000 está soltando uma fumaça branca na partida (às vezes preciso dar umas 2-3 viradas na chave pra pegar), óleo está baixando (mas no momento também por conta de um vazamento no interruptor de pressão do óleo) e água baixando no radiador (tá baixando bastante!). Li este tópico quase todo e, pelo que entendi, pode ter a ver com o cabeçote, bicos injetores e seus anéis, bomba de combustível, etc. Mas esta combinação de problemas especificamente vcs enquadram em alguma coisa particular?

Já gastei uma grana em mecânicos que não me inspiram nenhuma confiança (troca de fitros de óleo e combustível, retentores e juntas do motor, homocinética, pivôs, amortecedores, etc) e com isso tô como gato escaldado. Detalhe: não baixava água até essa mexida no motor.

Agradeço desde já!

Abraços!
Está indo água do sistema de refrigeração para os cilindros.
Como?
- Cabeçote trincado.
Ao dar a primeira partida de manhã, com a presença de água nos cilindros há dificuldade de ocorrer a queima do diesel.
Ao insistir com a segunda ou terceira partida você estará expulsando a água presente para a descarga, fazendo o motor pegar e gerar essa fumaça branca.
Tanto que depois do motor estar ligado, você poderá desligar e religar, que ele pegará de primeira, certo?
Não precisa nem rodar um pouco ou aquecer.
Por isso, não mexeria em bicos, anéis ou bomba.
A falha pode ser exclusivamente pela má queima do diesel.
Depois de aquecido continua com falhas?
Outra característica do problema é a mangueira superior do radiador ficar dura (pressurizada), enquanto o motor estiver ligado.
O vaso de expansão do radiador fica com o nível aumentado?
Isto acontece quando o motor é mais exigido, como rodando em rodovias.
Rodar no baixo giro pela cidade pode não aparecer o problema. Depende do tamanho da trinca do cabeçote.
A troca do mesmo exigirá uma peça original (preço astronômico) ou da marca AMC.
Outras marcas são chinesas e mal feitas.
Investigue uma boa oficina para fazer o serviço.
Alguns amigos do fórum dirão que pode ser somente a junta do cabeçote que queimou.
Eles são os otimistas.
Eu me considero um pouco mais realista.
Boa sorte!:concordo:

broadcast33
27/01/2018, 20:49
Vou relatar o problema que tive com minha SW2006, pois pode ajudar alguém. Comprei ela com 85kkm, e não havia percebido nada de anormal. Pouco tempo depois, quando fiz uma viagem longa de uns 1000km, percebi que abaixou 1L de óleo, achei estranho e completei o nível. À partir daí, tive que andar com 1L de óleo extra embaixo do banco do passageiro e completar sempre que baixava, pois não estava podendo parar para olhar. Até que um dia, a viatura ficou inclinada por algumas horas e quando fui ligar, a fumaça branca fez uma verdadeira cortina e me deixou constrangido. Não sou mecânico automotivo, mas trabalho com mecânica há quase 30 anos. Fui em mecânico de minha confiança, ele abriu o intercooler e tava melado de óleo, daí falou que era turbina. Resolvi pegar uma segunda opinião, outro mecânico, disse que era anel virado, pois o motor estava soprando. Em qualquer das duas, já iria ter que gastar muito pra resolver. Acabei encontrando um cliente meu, que faz preparações especificamente neste motor e ele me falou pra dar uma olhada mais a fundo. Foi quando sugeri a ele para verificarmos os anéis de vedação dos bicos. Dito e feito, 2 dos 4 estavam com vazamento. O que estava acontecendo era o seguinte: Quando o cilindro explodia, parte da pressão vazava pra cima e soprava na tampa de óleo. Ainda agitava o óleo, fazendo a turbina sugar esse óleo em suspensão e enviar ao intercooler pela entrada de admissão, baixando o nível. Foi só trocar e tudo normalizou em 100%, parou de soprar, não baixa nada de óleo, não fumaça mais. O fórum aqui ajuda muita gente a resolver problemas e já estarei bastante satisfeito se esse depoimento ajudar alguém.

jooumeda
09/04/2018, 13:17
Vou relatar o problema que tive com minha SW2006, pois pode ajudar alguém. Comprei ela com 85kkm, e não havia percebido nada de anormal. Pouco tempo depois, quando fiz uma viagem longa de uns 1000km, percebi que abaixou 1L de óleo, achei estranho e completei o nível. À partir daí, tive que andar com 1L de óleo extra embaixo do banco do passageiro e completar sempre que baixava, pois não estava podendo parar para olhar. Até que um dia, a viatura ficou inclinada por algumas horas e quando fui ligar, a fumaça branca fez uma verdadeira cortina e me deixou constrangido. Não sou mecânico automotivo, mas trabalho com mecânica há quase 30 anos. Fui em mecânico de minha confiança, ele abriu o intercooler e tava melado de óleo, daí falou que era turbina. Resolvi pegar uma segunda opinião, outro mecânico, disse que era anel virado, pois o motor estava soprando. Em qualquer das duas, já iria ter que gastar muito pra resolver. Acabei encontrando um cliente meu, que faz preparações especificamente neste motor e ele me falou pra dar uma olhada mais a fundo. Foi quando sugeri a ele para verificarmos os anéis de vedação dos bicos. Dito e feito, 2 dos 4 estavam com vazamento. O que estava acontecendo era o seguinte: Quando o cilindro explodia, parte da pressão vazava pra cima e soprava na tampa de óleo. Ainda agitava o óleo, fazendo a turbina sugar esse óleo em suspensão e enviar ao intercooler pela entrada de admissão, baixando o nível. Foi só trocar e tudo normalizou em 100%, parou de soprar, não baixa nada de óleo, não fumaça mais. O fórum aqui ajuda muita gente a resolver problemas e já estarei bastante satisfeito se esse depoimento ajudar alguém.

Também passei pelo mesmo problema com minha hilux SRV 3.0 2006. 160MIL KM. Levei em uma oficina especializada em bico injetor e bombas, mas o mecanico garantiu que não era o problema das vedações e disse que teria que trocar os aneis dos pistões. Mesmo assim insisti e pedi para que ele trocasse as vedaçoes dos bicos injetores e não deu outra, problema RESOLVIDO!!! Valew pessoal.

Tree Weasels
30/11/2018, 16:57
Boa tarde. Possuo uma Hilux 2006 preta e levei ela numa oficina mecânica para fazer a troca das pastilhas de freio, pivôs e quase todo o conjunto de suspensão dianteira por problemas e desgastes. Dois dias depois a camionete começou a fumaçear cinza. Levei numa retífica e fiz o motor. Depois de feito (andei uns 150km no máximo, depois de trocar as pastilhas de freio) ela ainda solta uma fumaça ao ligar (apenas ao ligar) com um cheiro muito proeminente, meio adocicado. O escapamento solta fumaça por 1s (nesse tempo sai grande quantidade de fumaça) e para. Daí rodando com ela não sai absolutamente nada de fumaça pelo escape.
Notei hoje que ao frear a camionete ela fazia aquele barulho característico de pastilha desgastada (sendo que ela foi trocada). Raspei o dedo no disco do freio e está totalmente seco. Abri o capô e conferi o cilindro mestre, não consigo dizer se baixou o óleo pois andei muito pouco com a camionete. Vi na internet que poderia ser algum problema no cilindro mestre e hidrovácuo que levaria esse óleo do fluído de freio para o motor soltando a fumaça que descrevi. Suspeito que o mecânico mexeu em algum momento com esse fluído de freio (já que quase toda a suspensão dianteira foi mexida) e por algum erro dele ocorreu toda essa catástrofe. (Não consigo linkar o motor ir para a retífica algum erro do mecânico, contudo, o motor só foi para a retifica por causa da fumaça pois não apresentou mais nenhum sintoma de motor fundindo, nem perda de força, nem estalos, nem dificuldade para ligar, nada).
Sou novo no fórum e admito que sou completamente leigo, mas já gastei bastante dinheiro e seria frustrante trocar essas outras peças sem que o problema seja definitivamente resolvido. Agradeço desde já.

andrecaceres
30/11/2018, 18:09
Boa tarde! Dê uma olhada neste tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/80087-fumaca-branca-ao-ligar-frio-hilux-d4d.html

titanium
01/12/2018, 21:43
Você fez motor por conta de fumaça cinza???

Amigo, se o mecânico aceitou fazer esse motor, ele não me parece muito confiável.

Posso estar enganado, mas até onde aprendi fumaça cinza não tem nenhuma relação com motor precisando de retífica.

Nem mesmo fumaça branca significa, exatamente, junta queimada passando água do arrefecimento pro cilindro! Não!

Fumaça branca pode ser simplesmente anéis de assentamento das unidades injetoras, ou seja, dando uma leve entrada de ar pelo bico injetor... Especialmente quando ela só ocorre na primeira partida.

Além de ler o tópico indicado acima pelo andrecaceres, eu sugeriria você levar a sua SW4 para outro mecânico na sua região analisar..

Abraço

titanium
01/12/2018, 21:45
Complementando, fumaça cinza significa excesso de diesel na queima.
Pode, por exemplo, ser um Sensor MAF que falhou o funcionamento e que passa a não interpretar o volume certo de ar entrando para a queima e, com isso, o sistema joga mais diesel para a queima, resultando na fumaça cinza.

Apenas (e muito provavelmente seja) isso... algum sensor que não está "se comportando bem" dando essa zica.

Pode ser também carbonização do motor em razão da EGR (acho que esse ano tem EGR já..)

andrecaceres
01/12/2018, 22:17
Pode ser também carbonização do motor em razão da EGR (acho que esse ano tem EGR já..)

Acho que não fica muito caro a limpeza. Recomendo fazer até mesmo se o carro não apresentar o problema da fumaça. Melhora até o desempenho, dependendo do nível de obstrução no coletor.

GUAPOMUTUM
02/12/2018, 11:11
Bom dia colega:sou de Nova Mutum,perto de vc,tive problema parecido! Se precisar trocar umas idéias,meu
celular:(65)98413-6919.Um abraço e boa sorte!

Tree Weasels
02/12/2018, 14:37
Você fez motor por conta de fumaça cinza???

Amigo, se o mecânico aceitou fazer esse motor, ele não me parece muito confiável.

Posso estar enganado, mas até onde aprendi fumaça cinza não tem nenhuma relação com motor precisando de retífica.

Nem mesmo fumaça branca significa, exatamente, junta queimada passando água do arrefecimento pro cilindro! Não!

Fumaça branca pode ser simplesmente anéis de assentamento das unidades injetoras, ou seja, dando uma leve entrada de ar pelo bico injetor... Especialmente quando ela só ocorre na primeira partida.

Além de ler o tópico indicado acima pelo andrecaceres, eu sugeriria você levar a sua SW4 para outro mecânico na sua região analisar..

Abraço

Então. Estou esperando terminar o final de semana para leva-la na retífica novamente. Inclusive após fazer a retífica o ar condicionado da camionete parou de funcionar, acende a luz quando aperto o botão para o ar condicionado mas não há nenhuma mudança de temperatura. Saí com ela sexta à noite por necessidade e além da fumaça com um cheiro muito característico, notei que ao andar na rua e parar, esse cheiro de óleo adocicado continuava, ou seja, há alguma passagem de óleo mesmo enquanto ela está rodando, apesar de não apresentar fumaça. Notei hoje que no bico do escapamento há uma marca úmida igual óleo despejado na camiseta. Sinto que cometi um erro retificando esse motor. Como sou do interior acabo não tendo tantas opções de mão de obra especializada e acabei caindo nessa. Vou levar de volta na retífica na esperança de que ele possa solucionar o problema, já que fiz toda a suspensão dois dias antes de apresentar esse problema e gastei todas minhas reservas para retificar o motor num mês onde tive que pagar o documento da camionete. Esse problema que você citou ficaria na faixa de quanto mais ou menos?

xibiu!!!
02/12/2018, 14:47
Bom dia colega:sou de Nova Mutum,perto de vc,tive problema parecido! Se precisar trocar umas idéias,meu
celular:(65)98413-6919.Um abraço e boa sorte!

Caro GUAPOMUTUM.

Fique à vontade de conversar em particular se preferir, mas....por que também não compartilhar aqui com todos os colegas essa sua experiência neste específico caso?
O seu relato aqui no tópico também é muito importante, para que os demais colegas que estão tendo (ou terão) o mesmo problema, possam também sejam ajudados.
Esse é o verdadeiro propósito da existência do Fórum 4x4 Brasil.

Um abraço;:concordo:

Tree Weasels
07/12/2018, 19:34
Boa tarde pessoal. Consegui resolver o problema e tentarei resumir a história.
Sou relativamente jovem e trabalho com pecuária de corte aqui no interior de Mato Grosso numa cidade bem pequena (20 mil habitantes). Com o auxílio do meu pai, quando ocorreu o problema, levei na retífica e logo de cara condenaram o motor pela fumaça azul que estava saindo ao acelerar. Eu, como um bom leigo, garotiei e aceitei a retífica do motor completa. Me atenderam super bem na época e até deram justificativas dia à dia explicando o que aconteceu e passando todo aquele ar de tecnicidade ao trabalho. Vendi um gado e nem peguei no cheque, já levei na retífica quando terminaram o motor da camionete. No primeiro dia já notei uma fumaça, o dono da retífica disse que era por causa do excesso de óleo no escapamento e que sairia esse restante de óleo durante a semana. Há cada dia que eu ligava a camionete piorava a situação. Fui sair no fim de semana à noite e parei num barzinho no centro da cidade que duas horas depois lotou de pessoas na rua (bem atrás do carro). Morri de vergonha ao ligar e com certeza estraguei o perfume de muita menina naquela noite.
Levei a camionete de volta na retífica e pasmem, o dono (um japonês de uns 65 anos) me atendeu de forma completamente grosseira. Falei que eu era não entendia muito bem de mecânica e por isso queria esclarecer uma dúvida (além da fumaça continuar, o ar condicionado tinha parado de funcionar) e ele me interrompeu no meio da fala dizendo "NÃO INTERESSA CARA, SE VOCÊ QUISER RECLAME COM OUTRO, EU DISSE PARA ANDAR COM A CAMIONETE NA MARCHA LENTA ATÉ OS ANÉIS SE ASSENTAREM, POR ISSO ESTÁ SAINDO FUMAÇA". Ninguém me falou nada sobre anéis, falaram sobre escapamento, mas enfim.
Voltei lá novamente no outro dia pois meu aparelho de som (daqueles de embutir no acendedor de cigarros) tinha sumido e mais uma vez fui recebido com completa má educação e esse mesmo homem chegou a dizer que não iria mexer em absolutamente nada. Ele foi contratado para retificar o motor e não mexeria em nenhum outro problema (eu não pedi para fazer a retífica, a retífica foi o diagnóstico que deram para consertar o problema da fumaça). Essa retífica quebrou o parafuso do peito de aço e jogaram o peito de aço na carroceria quando entregaram, falando para eu ir em algum lugar para retirar o parafuso quebrado e instalar o peito de aço, além de quebrarem uma conexão de cano do reservatório para o radiador (dá para ver uma emenda com uma espécie de cola e um cano curto de cobre).
Depois disso pensei em acionar um advogado, mas precisava do carro e ninguém queria mexer pois diziam que se abrissem iriam tirar uma suposta garantia da retífica e eu precisava da camionete para a vacinação bovina de novembro. Por sorte adiaram em dez dias a vacina e corri atrás na internet, inclusive aqui no fórum e contatei um mecânico que abriu o cabeçote e encontrou um retentor quebrado por onde passava o óleo. A fumaça acabou e o ar condicionado voltou a funcionar. Creio que tenha alguma ligação entre ele e o motor. Esse mecânico ainda não deu o preço mas provavelmente vai ficar em R$300,00 tudo, o que é uma mixaria perto do que gastei para ser completamente desrespeitado como fui. Semana que vem posto as peças que foram substituídas e o valor total do conserto. Ele entregou agora na sexta-feira mas falou que ainda falta trocar umas vedações externas pois está vazando pressão (não faço ideia do que isso significa, mas depois de resolver o problema da fumaça em duas horas estou totalmente crente nele).