Conectar

Ver Versão Completa : Freelander com motor falhando.

Rauen
25/09/2010, 09:43
Opa negada, tudo bom?

Comprei uma Freelander 2005 linda essa semana, mas ela comecou a apresentar um defeito bem chato... Quando eu piso nela pra valer mesmo, ela abre o bico e fica falhando até eu parar, desligar, e ligar de novo.

Por exemplo: se eu vou fazer uma ultrapassagem, colo o pé (WOT) e ela bota segunda marcha e estica até os 6 mil rpm (ou seja lá qual for o limite de giro, foi mal, nao prestei atenćão nisso ainda), então ela joga a terceira e de repente acontece uma perda de performance significante, como se tivesse cilindro a menos.
Mas não precisa ser exatamente nessas condićões, mas dessa maneira fica mais fácil de reproduzir o problema...

Eu poderia dizer que é bobina, mas eu nunca ví uma bobina que abrisse o bico, e voltasse a funcionar ao desligar e ligar novamente...

Logo, preciso de uma segunda opinião, o que vcs acham?

rafaelfernandez
25/09/2010, 13:24
Ja checou o estado dos cabos de vela!? Pode estar fugindo centelha.

[]´s
Rafael

Rauen
25/09/2010, 22:22
Não, ainda nem cogitei em tirar a capa do motor pra dar uma olhada. Irei verificar isso amanhã.

Alguma ideia de valores de referencia quanto ao grau de resistencia dos polos dos cabos e das bobinas, pra aferićão com o multimetro? :P

É muito dificil de achar esses cabos será?

valeu

rafaelfernandez
26/09/2010, 11:41
Não, ainda nem cogitei em tirar a capa do motor pra dar uma olhada. Irei verificar isso amanhã.

Alguma ideia de valores de referencia quanto ao grau de resistencia dos polos dos cabos e das bobinas, pra aferićão com o multimetro? :P

É muito dificil de achar esses cabos será?

valeu

Rauen,

Nao faco a menor ideia dos parametros, mas no chevelho que tive, a melhor forma de verificar se estava fugindo centelha era abrir o capo do carro a noite, no escuro. Assim voce consegue identificar se esta fugindo e onde esta fugindo facilmente.

Quanto aos cabos, eu tiraria os mesmos e iria numa boa autopecas(dessas que vendem de tudo) para tentar encontar algum parecido. Ou entao partia logo pra importação: http://www.brit-car.co.uk (http://www.brit-car.co.uk/), pois na concessionaria o preço deve estar algo entre o abusivo e o totalmente insano. :concordo:

[]´s
Rafael

sebastjr
28/09/2010, 15:04
difícil imaginar qual o problema do carro. Esse defeito que aparece quando há a troca de marchas e a rotação cai é muito esquisito. Também acho que bobina não deve ser, assim como o cabo de vela.
Se você tiver oportunidade, passe um desses aparelhos de diagnóstico no carro. Pode te dar alguma luz sobre o problema, um sensor falhando por exemplo.
Não deixa de contar pra gente o resultado.
Falando nisso, qual a quilometragem da viatura?
S.

sebastjr
28/09/2010, 15:09
difícil imaginar qual o problema do carro. Esse defeito que aparece quando há a troca de marchas e a rotação cai é muito esquisito. Também acho que bobina não deve ser, assim como o cabo de vela.
Se você tiver oportunidade, passe um desses aparelhos de diagnóstico no carro. Pode te dar alguma luz sobre o problema, um sensor falhando por exemplo.
Não deixa de contar pra gente o resultado.
Falando nisso, qual a quilometragem da viatura?
S.

schypula
28/09/2010, 16:09
amigos,

se voce comprou o carro faz uma semana, quem deve dar esta manutencao sera o vendedor que voce comprou.

neilsonhenriques
28/09/2010, 23:09
Já tive esse problema num Golf alemão.

Era sonda lambda.

O Caio Gaúcho também já teve algo parecido na Disco 1 dele e era o sensor de ar da admissão (airflow sensor).

Pesquise no fórum e na Internet, pois, há formas de verificar os dois sensores (com multímetro) pra eximí-los de qualquer defeito.

Um scanner na central eletrônica do carro deveria mostrar uma coisa dessas, de qualquer forma. :pensativo:

Abraço,
Neilson

lipe.88
28/09/2010, 23:54
Rauen,
a maioria dos problemas que eu já peguei com esses modelos foram bobinas
porém, em alguns casos, apresentou folga nas correias traseiras do motor (são duas pequenas que movimentam apenas os comandos)
o mais correto a se fazer é passar o computados de diagnóstico e verificar qual cilindro está falhando
aí, troca a bobina com a de outro cilindro e faz falhar novamente, se a falha mudar de lugar é bobina, se não, continua a investigação

caso você não tenha disponibilidade de passar o aparelho,
o que pode também ser feito é fazer o carro falhar e, com ele falhando, ir desligando bobina por bobina até perceber qual não teve diferença no funcionamento
porém o motor vai estar quente, e as bobinas traseiras são um Ó pra tirar quente

apenas algumas observações:
1º freelander não usa cabos de velas, as bobinas vão direto nas velas,
2º não dá pra ver fuga de centelha pois as bobinas 'entram' dentro do cabeçote, fica toda escondida
3º muito cuidado com os conectores das bobinas, eles tem umas travinhas amarelas que tem que ser liberadas antes, caso contrário, o conector não sai

eu já peguei bastante defeito parecido
o veículo só falha em alta, quando vai trocar de marcha perto dos 6000 rpm
e como disse anteriormente, a maioria foram causados por bobinas
a maioria dos lugares iriam condenar todas as bobinas e velas
pois assim, se outra bobina der pau em um curto período de tempo, o cliente, (pessoa leiga) pode achar que o serviço foi mal feito ou que trocou peça sem necessidade

como é você esmo que vai executar, fica a dica, troca apenas a que estiver ruim
se em um curto período de tempo o problema aparecer, pode ser bobina de outro cilindro

dependendo do km, troque também as velas

boa sorte

sebastjr
29/09/2010, 10:49
lipe.88,
Muito bons seus esclarecimentos, especialmente com relação aos cabos de vela.
Minha Freelander 2006 teve falha em uma bobina (com aprox. 65 mil km), mas o sintoma foi bem diferente. O motor vibrava muito na marcha lenta. Com a rotação elevada, você nem notava problema. Não pisei fundo no carro para avaliar a performance, pois fui imediatamente à oficina. Com 5 cilindros funcionando, o carro andava direitinho.
Se for mesmo problema de bobina, eu pensaria seriamente em trocar todas. Explico: uma bobina aqui na concessionária de BSB custou quase R$300. Na Brit-car, custa uns R$53 (original, fabricada pela Beru, na Alemanha, vem na caixa da MG Rover - a genuína que estava no carro era fabricada na Itália, pela Champion). Importando as 6 bobinas, mesmo que você pague, digamos, uns R$100 de frete, sai por ± R$420.
Com todas as bobinas novas, você estará sossegado por mais uns bons anos, enquanto pode guardar algumas das usadas para eventualidades.
Não sei se essa é a atitude mais racional, mas passei uns aborrecimentos com bobinas no meu outro carro, em função de ter que comprar no mercado paralelo brasileiro. Daí preferi trocar logo todas, para não passar raiva com os preços extorsivos das concessionárias.
Abs
S.

renatomd
05/10/2010, 22:04
Boa noite Rauen,

Recentemente comprei uma freelander 1 2004 e estou com o mesmo problema que voce: qdo exige do carro e ele sobe o giro, na hora que troca a marcha (cambio automatico) ela cai a potencia como se um cilindro parasse de funcionar.
Porem o que ocorre é que o motor entra no modo de emergencia e diminui a potencia. Entao voce desliga o motor e ele volta a funcionar normalmente.
Primeiramente levei o carro em um mecanico especializado land rover em BH. Ele trocou algumas bobinas porem me disse que estava molhando a parte superior da vela do cilindro um e teria que desmontar o motor para fazer o reparo porem nao tinha as ferramentas. Me aconselhou a trocar as correias quando desmontasse o motor. (Obs: o defeito estaria na junta liquida ou outra junta, sei la).
Levei o carro na concessionaria Terra Nova em BH, eles orcaram o servico. Importei as correias pela internet e economizei R$1.000,00. Foi entau realizado o servico. Porem o carro continuou com o mesmo defeito!!!! Ontem fui na concessionaria e me disseram que agora estava apontando um defeito na valvula atuadora do banco 1 e 2. Autorizei a troca porem o carro continuou com o mesmo defeito!!!! Até o momento estão fazendo testes no carro e ainda não acharam o defeito.
Assim que souber te falo... tá foda
Voce já conseguiu solucionar o problema???
Abraco

renatomd
05/10/2010, 22:10
Boa noite Rauen,

Recentemente comprei uma freelander 1 2004 e estou com o mesmo problema que voce: qdo exige do carro e ele sobe o giro, na hora que troca a marcha (cambio automatico) ela cai a potencia como se um cilindro parasse de funcionar.
Porem o que ocorre é que o motor entra no modo de emergencia e diminui a potencia. Entao voce desliga o motor e ele volta a funcionar normalmente.
Primeiramente levei o carro em um mecanico especializado land rover em BH. Ele trocou algumas bobinas porem me disse que estava molhando a parte superior da vela do cilindro um e teria que desmontar o motor para fazer o reparo porem nao tinha as ferramentas. Me aconselhou a trocar as correias quando desmontasse o motor. (Obs: o defeito estaria na junta liquida ou outra junta, sei la).
Levei o carro na concessionaria Terra Nova em BH, eles orcaram o servico. Importei as correias pela internet e economizei R$1.000,00. Foi entau realizado o servico. Porem o carro continuou com o mesmo defeito!!!! Ontem fui na concessionaria e me disseram que agora estava apontando um defeito na valvula atuadora do banco 1 e 2. Autorizei a troca porem o carro continuou com o mesmo defeito!!!! Até o momento estão fazendo testes no carro e ainda não acharam o defeito.
Abraco

zabeto
06/10/2010, 16:41
Opa negada, tudo bom?

Comprei uma Freelander 2005 linda essa semana, mas ela comecou a apresentar um defeito bem chato... Quando eu piso nela pra valer mesmo, ela abre o bico e fica falhando até eu parar, desligar, e ligar de novo.

Por exemplo: se eu vou fazer uma ultrapassagem, colo o pé (WOT) e ela bota segunda marcha e estica até os 6 mil rpm (ou seja lá qual for o limite de giro, foi mal, nao prestei atenćão nisso ainda), então ela joga a terceira e de repente acontece uma perda de performance significante, como se tivesse cilindro a menos.
Mas não precisa ser exatamente nessas condićões, mas dessa maneira fica mais fácil de reproduzir o problema...

Eu poderia dizer que é bobina, mas eu nunca ví uma bobina que abrisse o bico, e voltasse a funcionar ao desligar e ligar novamente...

boa tarde..tenho uma freelander 04 e estou com o mesmo problema, quando piso fundo algumas vezes a marcha tranca em 2 ou 3 e o carro perde força. è preciso desligar o motor, colocar em P e ligar novamente, tudo volta ao normal...estou mandando pra passar o computador sexta feira....quem descobrir o problema primeiro, avisa..um abç.

zabeto
06/10/2010, 17:01
Boa noite Rauen,

Abraco

olá..cara to com este mesmo pepino...depois de amanha estou mandando num cara que tem o computador e entende caixa de cambio..se eu tiver uma solução aviso...cara a merda é que este problema pode aparecer quando mais precisamos, durante uma ultrapassagem rápida e acabamos ficando numa baita saia justa.um abraço

renatomd
06/10/2010, 18:35
Pois é, meu carro ta na concessionária de BH já faz 12 dias. Imagino que vão achar o defeito. Tomara! Como vc disse, quem descobrir primeiro conta...
Galera, Não tem ninguem que teve esse problema no forum e que possa nos dar uma luz????? Vlw

rafaelfernandez
06/10/2010, 21:05
Nao tem muitos usuarios de FL aqui no forum. Uma dica: Os amigos ja tentaram nos foruns gringos?!? Quem sabe la voces nao conseguem uma luz?

[]´s
Rafael

lipe.88
07/10/2010, 21:35
se tentarem alguns dos procedimentos que falei,
provavelmente acharão o defeito

esse seria o procedimento adotado por qualquer oficina ou concessionária
passe o aparelho e inverta as bobinas que acusar

o sintoma de todos são iguais, porém, podem ser defeitos ou cilindros diferentes
cada carro tem que ser feito um diagnóstico específico

se alguém pelo menos passar o aparelho e falar os códigos de avarias, poderei ajudar mais.......................

renatomd
09/10/2010, 19:22
Pois é amigo,
Já passaram o aparelho na viatura acho que umas trinta vezes...
Já troquei 03 bobinas, valvula atuadora do banco 1, juntas e retentores, correias dentadas. Ontem me entregaram o carro dizendo que nao tinha mais defeito (concessionária TerraNova de Belo Horizonte), porém hoje dei uma acelerada forte o aconteceu a mesma coisa: o carro entra em estado de emergencia e diminui a potencia. Ai vc desliga o carro e tudo volta ao normal.
Tô desistindo do carro... Segunda-feira volto com o carro na concessionaria e te conto o codigo do defeito.

Grande abraço

carlosth
14/10/2010, 15:51
Pois é Renato,

Comprei um FL 2006 lá na Terra Nova-BH também a cerca de 3 semanas e até o momento o meu ainda não apresentou este problema de perder força quando é exigido.

Único problema que eu detectei no FL foi que quando acelero a mais de 100km/h na subida sinto o motor trepidar. Mas quando tiro o pé do acelerador ele pára.

Sintoma é um pouco parecido com o do nosso amigo sebastjr. Liguei pra Terra Nova e eles alegaram pelo tel que é problema de alinhamento e balanceamento e agendaram para terça-feira pra eu levar o carro lá. Num acredito muito nisso não pois o carro, segundo eles, tinha acabado de sair da revisão dos 50mil km e foi feita toda manutenção necessária gastando cerca de R$ 3.000,00 reais.

Como diz um velho conhecido: "Vamos aguardar..." e ver o que dá.

Se for o mesmo problema eu posto aqui o que fizeram pra resolver.

Abraços

Carlos Melo

sebastjr
14/10/2010, 19:00
Pois é Renato,

Comprei um FL 2006 lá na Terra Nova-BH também a cerca de 3 semanas e até o momento o meu ainda não apresentou este problema de perder força quando é exigido.

Único problema que eu detectei no FL foi que quando acelero a mais de 100km/h na subida sinto o motor trepidar. Mas quando tiro o pé do acelerador ele pára.

Sintoma é um pouco parecido com o do nosso amigo sebastjr. Liguei pra Terra Nova e eles alegaram pelo tel que é problema de alinhamento e balanceamento e agendaram para terça-feira pra eu levar o carro lá. Num acredito muito nisso não pois o carro, segundo eles, tinha acabado de sair da revisão dos 50mil km e foi feita toda manutenção necessária gastando cerca de R$ 3.000,00 reais.

Como diz um velho conhecido: "Vamos aguardar..." e ver o que dá.

Se for o mesmo problema eu posto aqui o que fizeram pra resolver.

Abraços

Carlos Melo

Carlos,
O problema da bobina no meu carro se manifestou de forma diferente do que você descreveu. Ele só vibrava em marcha lenta. A partir de 2.500 rpm, não notava mais nada.
Mas lembro do carro ter apresentado uma vibração grosseira quando mais exigido, em um outro episódio, quando a viatura tinha 50 mil km. Parece com o que vc descreveu. Não lembro exatamente com que velocidade surgia, mas acho que a partir de 60-80km/h. O diagnóstico foi um desgaste na "trizeta" (não me pergunte o significado disso, mas foi o termo que o mecânico usou). A solução foi refazer as partes desgastadas num torneiro mecânico, pois comprar as tais trizetas na concessionária ia sair muito caro. O conserto saiu bem em conta (R$210 + mão de obra).
Pelo que consegui apurar, a nossa “trizeta” (ou triseta, não sei nem escrever o nome) é o que os gringos chamam de “inner CV joint”. É o que leva a força do câmbio/IRD para o eixo que se conecta à homocinética. Ou seja, uma espécie de “homocinética interna”, numa tradução literal.
Dê uma pesquisada nos fóruns para ver se bate com os sintomas do seu carro. Segue o link para um tópico sobe o assunto: http://www.landyzone.co.uk/lz/f9/vibrating-freelander-99442.html
Não esqueça de postar o resultado. Boa sorte!
S.

renatomd
14/10/2010, 22:56
Prezados,
Minha viatura continua na terranova, ainda nao sei o defeito. Dizem que está fora do ponto e que é realmente dificil acerta-lo (ela tem 3 correias dentadas).
E vc Zabeto, achou o defeito?
O carro é muito bacana, V6, AWD, controle de subida e descida, land rover, etc. Mas ta dificil encontrar quem saiba realmente mexer neses carros.
Quando tiver noticia eu conto pra vcs... Vlw

Vinicius Mendes Lima
16/10/2010, 22:37
Pessoal, ja que estão falando de problemas e a minha preocupação é exatamente esta, estou comprando minha primeira camionete, e estou quase adquirindo uma freelander 2005, só tenho medo de por exemplo este problema que estao passando se tornar um problemão pro meu bolso. Quanto se gasta com problemas como este? fora a autorizada..muitos mecanicos entendem de land para resolver nossos problemas? Uma suspensão por exemplo com problema, caso tenha que trocar quanto nos custa? Valeu a mão! ABraços

zabeto
18/10/2010, 15:06
Prezados,
Minha viatura continua na terranova, ainda nao sei o defeito. Dizem que está fora do ponto e que é realmente dificil acerta-lo (ela tem 3 correias dentadas).
E vc Zabeto, achou o defeito?
O carro é muito bacana, V6, AWD, controle de subida e descida, land rover, etc. Mas ta dificil encontrar quem saiba realmente mexer neses carros.
Quando tiver noticia eu conto pra vcs... Vlw

Ola pessoal..cheguei de viagem ontem e fui hoje no meu mecanico ver se acharam o problema...foi passado o computador do setor de ignição eletroncai e acusou 3x problema no sensor de oxigenio que fica conectado ao escapamento...isto faz o motor perder potenci, não me perguntem porque...cada sensor na revenda custa 500,00 reais, vou trocar e ver no que dá.. e pra variar a eurobike não tem a peça em estoque e vão ter que importa-las...por sinal alguem sabe onde posso encontrar peças fora da concessionária?...valeu

rafaelfernandez
18/10/2010, 15:15
Ola pessoal..cheguei de viagem ontem e fui hoje no meu mecanico ver se acharam o problema...foi passado o computador do setor de ignição eletroncai e acusou 3x problema no sensor de oxigenio que fica conectado ao escapamento...isto faz o motor perder potenci, não me perguntem porque...cada sensor na revenda custa 500,00 reais, vou trocar e ver no que dá.. e pra variar a eurobike não tem a peça em estoque e vão ter que importa-las...por sinal alguem sabe onde posso encontrar peças fora da concessionária?...valeu

Se vais ter que esperar a concessionaria importar, importa logo direto e economiza uma grana.
http://www.brit-car.co.uk (http://www.brit-car.co.uk/) fala com o Duncan.

[]´s
Rafael

sebastjr
18/10/2010, 19:53
apoio totalmente a resposta do Rafael. Já que vais ter que esperar a peça, melhor fazer a importação direta e economizar um bom dinheiro. Ainda mais quando se trata de peças leves, quando o frete não fica tão caro.
Manda ver!
S.

renatomd
22/10/2010, 23:06
Caros,
Eu importei as correias no site http://www.land-rover-parts-shop.com , chegaram em menos de 20 dias. Paguei pelo paypal, foi tudo muito fácil. O ideal é vc conseguir o codigo da peça na concessionaria. Neste site tem as peças originais.

Boa sorte!

sebastjr
23/10/2010, 09:29
Caros,
Eu importei as correias no site http://www.land-rover-parts-shop.com , chegaram em menos de 20 dias. Paguei pelo paypal, foi tudo muito fácil. O ideal é vc conseguir o codigo da peça na concessionaria. Neste site tem as peças originais.

Boa sorte!

Renato,
Em um outro tópico, o Marcelo Duarte perguntou sobre a troca das correias da Freelander. Tentei ajudar com algumas informações de um check-list de manutenção, mas nada como alguém com experiência prática no assunto.:)
Você trocou com quantos km? Foi por orientação da concessionária? Também tenho alguma dúvida sobre a necessidade de trocar as polias junto com as duas correias menores. São duas polias em cada cabeçote e uma delas é cara. Os mecânicos te falaram alguma coisa sobre isso?
Valeu.
S.

renatomd
23/10/2010, 20:08
Sebastjr,
Eu troquei as correias com 70.000, por recomendação do tecnico da concessionaria terrabova BH. Na verdade, conforme vc deve ter visto nos posts, o carro tava perdendo potencia. E já que iam mexer no motor, sugeriram que eu trocasse as correias. Conversando com o chefe de oficina da terranova, ele me sugeriu que trocasse as 03 correias somente, nao precisa tensionador nem polia. Foi o que fiz, importei daquele site que escrevi ai no forum.
A freelander 1 tem um problema serio de ponto do motor, se sair é muito dificil colocar de novo (por causa das 3 polias). Entao acho aconselhavel vcs trocarem em um mecanico experiente.
Vlw

sebastjr
24/10/2010, 13:50
Obrigado pela resposta. Parece que seu caso é mesmo especial, não dá para usá-lo como regra. Não trocou as correias por desgaste, mas para aproveitar a oportunidade, já que estava mexendo no motor. De todo modo, talvez nunca mais vc vá ter que se preocupar com correias.
Tomara que seu problema seja solucionado e vc possa curtir a viatura.
Abs,
S.

carlosth
26/10/2010, 09:31
Renato a Amigos,

Só pra dar o retorno do problema da minha Freelander que estava na Terra Nova-BH quanto ao problema de trepidação quando acelerava.

Segundo eles, não tinha problema de defeito de peças e sim a Barra estabilizadora estava fora do lugar. Desmontaram, montaram e de fato, resolveram o problema. Detalhe é que disseram que não houve troca de peças ou qualquer outra manutenção, só que fui observar quando cheguei em casa no console do lado do passageiro uma caixa com uma bobina/vela dentro. Ou seja, trocaram esta peça pois como é de praxe quando fazem troca de peças deixar as usadas dentro do veículo.

Pois então... Depois disto tudo, peguei o carro e fiz uma viagem de 250km para a cidade de Abaeté e adivinhem o que aconteceu quando tentava realizar uma ultrapassagem???? Quando a rotação ultrapassou os 6200rpm o motor entrou em estado de emergência. Tomei um baita susto pois a perda de potência é considerável e imagino se eu estivesse numa situação complicada. Ainda bem que não estava. Parei o carro, desliguei e tornei ligar conforme já fora mencionado aqui anteriormente e tudo voltou a funcionar normalmente.

Alguém tem notícia sobre o que fora realizado para resolver este problema para que eu chegue lá na concessionária Terra Nova já com o serviço a ser executado?

Fiquei preocupado agora pois todo momento que vou realizar qualquer tipo de ultrapassagem fico prestando atenção na rotação para controlar e não deixar ultrapassar a casa dos 6 mil. Brincadeira né?

Abraço

Carlos Melo

Marcelo-HPE
26/10/2010, 21:19
Carlos , dá uma lida no manual do seu carro . que esse corte de rpm pode ser um sistema de proteção do motor . todo carro , de gol até Pajero Full possue esse sistema para evitar essa sobre-rotação .
abs

Marcelo-HPE
26/10/2010, 21:28
Pelo que estava vendo no site da L.R o freelander vai até 6000 rpm !!! e vc quer que a central não corte a injeção do carro !!??? PKP !!!

sebastjr
28/10/2010, 13:53
Pelo que estava vendo no site da L.R o freelander vai até 6000 rpm !!! e vc quer que a central não corte a injeção do carro !!??? PKP !!!

Marcelo, seria bom você mandar o link desse site que indica a rotação máxima da FL1 V6 como 6.000 rpm. Há controvérsias. O "Workshop Manual" da FL1 indica 6.500 rpm como máximo. Colei o trecho que trata do assunto logo abaixo. De fato, nesses carros automáticos, quem "decide" o quanto esticar a marcha é a própria central eletrônica, não o motorista (a menos que esteja usando o tiptronic, mas aí é outra conversa). Dessa forma, seria uma bruta ignorância de quem desenvolveu o carro permitir que a central eletrônica só troque as marchas depois de ultrapassado o limite de giros do motor. Aí vou tomar a liberdade de copiar a expressão que você usou: PKP!!!
No entanto, antes de sair por aí xingando proprietários, foristas e engenheiros, convém checar as informações. A sua fonte (site da LR) parece ser muito confiável. Estou curioso para ver "com meus próprios olhos". Afinal, alguém está mentindo: ou o manual, ou o site.
Abs,
S.

"The tachometer scale has a red segment which denotes the maximum engine speed for the model. The engine must
not be operated beyond the start of the red segment. The maximum engine speed for the KV6 is 6500 rev/min."

Marcelo-HPE
28/10/2010, 18:23
Será que meus olhos estão me enganando ?? ou eu não consegui entender !!
abs.

http://www.landrover.com/br/pt/lr/freelander-2/photos-and-videos/

Marcelo-HPE
28/10/2010, 18:25
Melhor um pouco !!
abs

neilsonhenriques
28/10/2010, 19:07
Pois então... Depois disto tudo, peguei o carro e fiz uma viagem de 250km para a cidade de Abaeté e adivinhem o que aconteceu quando tentava realizar uma ultrapassagem???? Quando a rotação ultrapassou os 6200rpm o motor entrou em estado de emergência.

Carlos,

Se você estava no modo manual de troca de marchas (que o pessoal chama de tiptronic), é muito possível que o Marcelo-HPE esteja certo e o corte tenha sido causado pela central eletrônica do carro pra proteger o motor.

Se estava no "D" ou no "Sport", aí é melhor voltar com o carro pra concessionária porque ele não deveria sequer deixar o motor chegar nessa rotação.

Na Argentina, onde existem estradas vazias, retas, planas e muito bem pavimentadas, cheguei a andar a 180 km/h no Freelander e ainda tinha motor pra empurrar até uns 200 km/h, mas a central não permite que o carro passe disso e mesmo assim a rotação não estava nessa casa aí dos 6000 rpm.

Abraço,
Neilson

zabeto
28/10/2010, 23:58
Caro colega sofredor da Freelander....estou com o mesmo problema e pior, as vezes sem levantar o giro ela perde força tb...paro , desligo, ligo novamente e tudo bem.....passei o computador e indicou falha nos dois sensores de oxigenio ( sonda lambda) que estão conectados no escapamento. Encomendei direto de miami por metade do preço da Eurobike que pra variar nao tinha a peça...estou esperando chegar as peças para troca-las...se der certo te aviso....tomara que eu tenha sorte e que tenha encontrado alguem que entende de Land Rover...um abraço

RBSJUNIOR
29/10/2010, 07:03
Caro Marcelo-HPE, vc está certo......mas com relação à FL2, este volante e painel que vc postou são dela.....o colega Carlos tem um modelo 2006, que é a FL1 ainda, e esta tem um limite de rpm de 6500, antes de entrar na zona vermelha, tão proibida pelo manual.
Abraços.

neilsonhenriques
29/10/2010, 10:42
Cpassei o computador e indicou falha nos dois sensores de oxigenio ( sonda lambda) que estão conectados no escapamento.

Eu já tinha cantado essa pedra lá atrás ... de qualquer forma, tem jeito de testar os sensores com um multímetro e é bem fácil.

Dá uma pesquisada no fórum por "sonda lambda". :concordo:

Abraço,
Neilson

carlosth
29/10/2010, 11:00
Caro Colegas,

Vou fazer isso. Vou levar na Concessionária e pedir para que eles dêem uma olhada nestes tais sensores desta sonda.

Zabeto, quando tiver notícias sobre os sensores poste aqui para agente ok?

Neilson, estava dirigindo no "D" mesmo quando fui fazer a ultrapassagem. Foi um susto da por%$#*...

Vou agendar para a semana que vem e quando tiver notícia volto aqui.

Abraço a todos.

sebastjr
29/10/2010, 22:14
Será que meus olhos estão me enganando ?? ou eu não consegui entender !!
abs.

http://www.landrover.com/br/pt/lr/freelander-2/photos-and-videos/

Também acho que a foto é da FL2. Quem sabe são os meus olhos que estão enganados, sei lá.
De todo modo, quando a central corta a injeção para não deixar ultrapassar o limite máximo de rotações, o carro não perde potência repentinamente. Ele só fica com a rotação limitada a 6.500 rpm, não sobe além disso, mesmo que você esteja em 1ª marcha e pisando fundo. Já atingi o limite no meu carro (estava brincando com o tiptronic:)) e foi isso que aconteceu, nada parecido com o problema do Carlos.
Não deixem de postar o resultado da "saga" para desvendar esse problema misterioso. A galera tá curiosa!
Abs a todos.
S.

renatomd
30/10/2010, 12:46
Galera,
Como citado,~´e claro que, como qualquer outro carro, quando se chega na rotação maxima do motor, a central corta o giro, e não entra em estado de emergencia. Claro!! O carro entra no estado de emergencia quando algo teoricamente "mais grave" ocorre. Ai vc precisa parar o carro, desligar e ligar de novo que tudo volta ao normal

Galera, eu resolvi meu problema da seguitne forma: devolvi o carro e peguei uma captiva V6. De qualquer forma, acompanhei os serviços da FL1. O pessoal da concessionaria entrou em contato com a fabrica e foi tudo refeito: trocaram 04 bobinas, 01 vela, valvula atuadora do banco 1, 03 correias do motor, alem de juntas e regulagem do motor (ponto).
Não sei se deu certo pois nao estou mais com o carro. Mas a impressão que fica é que foram trocando as peças por tentativa e erro. De qualquer forma se eu puder ajudar em alguma coisa.

carlosth
04/11/2010, 22:46
Poxa Renato,

Que chato eles nao terem resolvido seu problema e voce ter trocado por um Captiva. Mas sao oportunidades e eu já passei anteriormente por isso com a marca Mitsubishi numa L200 e acabei pegando um Stilo só pela chateaçao que passei...

Mas vamos lá...

Ainda nao tive oportunidade de levar o carro na concessionária mas estou querendo ir lá primeiro e saber se já houve problema parecido conversando com o consultor e ver se ele vai falar a verdade pois a sua já está lá e nada de resolver né?! Posso comentar sobre o seu problema???

Quanto a foto, ela nao é do FL1 e sim do FL2 pois do FL1 o conta-giros mostra 7000 e 8000 na faixa vermelha.
Agora quando aconteceu a queda de potencia o motor ultrapassou em 100 ou 200 giros a casa dos 6000, isso com certeza e foi assim que ele entrou em modo emergencia.

Ainda sem notícias do pessoal aí né???

Abraços,

Carlos Melo

renatomd
07/11/2010, 09:44
Carlos,
Sem problema de vc comentar sobre o problema com o carro.
Ultima noticia que tive foi que não deu mais falha, uma semana apos ter saido da concessionária.
Foram trocadas aquelas peças que postei anteriormente
Infelizmente perdia confiança no carro, pois em duas viagens deram problema.

zabeto
07/11/2010, 10:46
Vc falou a palavra certa ¨confiança¨. Tb perdi a confiança na minha freelander, estou usando só na cidade enquanto no resolvo este inferno. Estou esperando chegar as sondas que tive que importar pois a Eurobike não tinha. É inadimissivel que uma marca como a Land Rover não ofereça a minima qualidade no atendimento. O pós-venda é péssimo, nunca tem a peça no Brasil. Se eu conseguir resolver o problema vou vender esta M...e o pior de tudo é que não pagam nada por ela..é ridiculo...Qualquer noticia aviso..:mad:

carlosth
19/11/2010, 17:34
Vc falou a palavra certa ¨confiança¨. Tb perdi a confiança na minha freelander, estou usando só na cidade enquanto no resolvo este inferno. Estou esperando chegar as sondas que tive que importar pois a Eurobike não tinha. É inadimissivel que uma marca como a Land Rover não ofereça a minima qualidade no atendimento. O pós-venda é péssimo, nunca tem a peça no Brasil. Se eu conseguir resolver o problema vou vender esta M...e o pior de tudo é que não pagam nada por ela..é ridiculo...Qualquer noticia aviso..:mad:

Zabeto,

Alguma notícia das sondas e sensores?

Resolveu?

Carlos Melo

zabeto
22/11/2010, 22:53
olá Carlos.

Recebi as sondas dos EUA hoje. ja marquei para troca-las na quarta feira. Já estou rezando pra que resolva o problema. Mando notícias.
Um abraço

marcoazevedo
23/11/2010, 17:48
Pessoa, boa tarde.
Comprei uma Freelander 2005 há pouco tempo (1 mês). O meu problema começou quando eu pegava enfarrafamento muito longo, após me livrar dele, minha Free não desenvolvia, como se tivesse 1 ou mais cilindros falhando e só voltava ao normal depois de eu desligar e deixá-la um pouco parada. Assim foi por 1 semana. Na última vez que isto aconteceu, eu parei o carro na garagem e, umas 2 horas depois, ao retornar ela não pegava mais. Já testei a bomba de gasolina e o sensor de rotação, sem sucesso.
Alguém pode me ajudar, caso tenha tido um problema parecido?

Abraço a todos.

zabeto
24/11/2010, 18:15
Caro Marcos. Tenho uma freelander 04 2p e estou passando pelo mesmo problema...ela quando esta fria não acelera, parece que o motor não enche....e as vezes ela perde força como se algum pistão parace de funcinar..quando ligo pela manha o motor fica vibrando para depois normalizar. Passei o computador que acusou falha nas sondas de oxigenio 1 e 2. Mandei buscar nos eua e troquei elas hoje...a merda continuou a falhar...amanha vão passar o computador novamente...ja to de saco cheio louco de vontade de me atirar numa arvore e ganhar o seguro...te mando noticias...
Jorge

carlosth
06/12/2010, 10:12
Putz zabeto,

Que mer$%%$@# hein? eu estava com esperanças de dar certo a troca dos sensores...

Mas aqui... Será que o que o lipe.88 disse não resolverá o problema?

Rauen,
a maioria dos problemas que eu já peguei com esses modelos foram bobinas
porém, em alguns casos, apresentou folga nas correias traseiras do motor (são duas pequenas que movimentam apenas os comandos)
o mais correto a se fazer é passar o computados de diagnóstico e verificar qual cilindro está falhando
aí, troca a bobina com a de outro cilindro e faz falhar novamente, se a falha mudar de lugar é bobina, se não, continua a investigação

caso você não tenha disponibilidade de passar o aparelho,
o que pode também ser feito é fazer o carro falhar e, com ele falhando, ir desligando bobina por bobina até perceber qual não teve diferença no funcionamento
porém o motor vai estar quente, e as bobinas traseiras são um Ó pra tirar quente

apenas algumas observações:
1º freelander não usa cabos de velas, as bobinas vão direto nas velas,
2º não dá pra ver fuga de centelha pois as bobinas 'entram' dentro do cabeçote, fica toda escondida
3º muito cuidado com os conectores das bobinas, eles tem umas travinhas amarelas que tem que ser liberadas antes, caso contrário, o conector não sai

eu já peguei bastante defeito parecido
o veículo só falha em alta, quando vai trocar de marcha perto dos 6000 rpm
e como disse anteriormente, a maioria foram causados por bobinas
a maioria dos lugares iriam condenar todas as bobinas e velas
pois assim, se outra bobina der pau em um curto período de tempo, o cliente, (pessoa leiga) pode achar que o serviço foi mal feito ou que trocou peça sem necessidade

como é você esmo que vai executar, fica a dica, troca apenas a que estiver ruim
se em um curto período de tempo o problema aparecer, pode ser bobina de outro cilindro

dependendo do km, troque também as velas

boa sorte

A minha não apresentou mais o problema de entrar no estado de emergência. Sábado fiz um teste e pisei lá no fundo (kickdown) com a alta rotação... Ela chegou nos 6100 rpm mas não entrou em emergência. Esquisito isso! Pois tinha que ter dado o problema se for levar em consideração ao que os companheiros alegaram aqui atrás.

Mas enfim, acabei que não levei o carro na Terra Nova ainda, mas devo fazer isso quando apresentar o problema novamente.

Bate o carro não... Ele é um carro espetacular!

Mas como dizem: "carro é sorte" e pelo visto você não está tendo sorte com esta hein? Chato mesmo!!!

Abraço

Carlos Melo

zabeto
21/12/2010, 22:55
Pois é amigo,
Já passaram o aparelho na viatura acho que umas trinta vezes...
Já troquei 03 bobinas, valvula atuadora do banco 1, juntas e retentores, correias dentadas. Ontem me entregaram o carro dizendo que nao tinha mais defeito (concessionária TerraNova de Belo Horizonte), porém hoje dei uma acelerada forte o aconteceu a mesma coisa: o carro entra em estado de emergencia e diminui a potencia. Ai vc desliga o carro e tudo volta ao normal.
Tô desistindo do carro... Segunda-feira volto com o carro na concessionaria e te conto o codigo do defeito.

Grande abraço

ola renato. alguma novidade sobre o problema da freelander?

um abraço

eduardo_RS_SC
06/01/2011, 22:36
Blz gurizada

Sou novato no fórum, mas acompanho com frequencia.

EStou de olho numa FLander 2004, mas esse tópico me deixou preocupado..

Bom uma dúvida R$ 42mil é muito para pagar numa 2004?

Valeu.

Abs

lipe.88
15/01/2011, 19:30
zabeto resolveu o seu problema??
no seu caso eu começaria medindo pressão da bomba
o sistema de injeção do freelander 1 não tem sensor de pressão de combustível
sua bomba pode estar fraca mandando pouca pressão ou até mesmo com baixa vazão
isso daria uma mistura muito pobre, que seria captado pela sonda
por isso avaria em ambos os sensores de oxigênio

caso a pressão e vazão esteja ok, peça para fazer a leitura de funcionamento do sensor de fluxo de ar (fica na tubulação de ar da admissão bem próximo ao corpo de borboletas)

abraços e boa sorte

FabianoHJ
18/01/2011, 11:24
Srs, tenho uma Freelander 2005, onde começou a apresentar uma falha que aparentemente seria sugeira no combustivel. Se alguem ja teve o mesmo problema, favor ajudar.
A caminhonete apos alguns minutos no transito começa a falhar, apresenta uma cituacao estilo de bico sujo ou vela, onde com o tempo piora chegando a ficar quase que impossivem de andar. Para subir uma rampa parece que esta com metade da potencia.
Estou levando hoje em um mecanico de confiança para uma primeira avaliação. caso alguem tenha alguma sugestao.

Abs

NETO PALACIO
08/02/2011, 22:39
O problema do seu freelander é o sensor maf que fica logo depois do filtro de ar. No caso em que sitaram as bobinas no seu caso é muiiito menos provavel

SC020125
18/02/2011, 15:41
Comprei há 2 semanas um a Freelander I, 2005, e fiz uma primeira viagem com ela de 750 Km. As vezes, entre 1.500 e 2.500 rpm o motor apresentou falhas como se estivesse dando uns trancos leves ou umas tocidas. Quando passava dos 2.500,00 normalizava.
Um mecânico disse que seria bobina, mas trocaram e não deu certo.
Agora levei numa agência da Land Rover de Blumenau/SC e estou aguardando notícias.
Um dos mecânicos me falou num tal de AUTUADOR... não tentendi direito.

carlosth
10/03/2011, 10:47
O problema do seu freelander é o sensor maf que fica logo depois do filtro de ar. No caso em que sitaram as bobinas no seu caso é muiiito menos provavel

Trocamos o sensor maf então Neto Palacio?

Ou somente um ajuste nele resolve o problema?

zabeto
10/03/2011, 21:42
olá pessoal. Acho que encontraram o problema da falha da minha freelander . Em fevereiro fui de ferias para floria e no meio da viagem minha caminhonete começou a perder força e entrar em estado de emergencia. pela manha ela nao enchia o motor quando acelerava. deixei na top car em floripa e após revirarem tudo, descobriram que o problema estava no medidor do fluxo de ar e tambem estava um pouco fora do ponto. Estou esperando a peça vir de são paulo e acabar esta lambança.
Mandarei noticias. Acho que agora vai.

Um abraço

SM-S
11/03/2011, 09:50
Zabeto e demais foristas,
Sobre essa questão do “modo de emergência” da FL1, quando atinge rotações elevadas, na oficina em que faço manutenção do carro tinha uma FL1 com esse problema e a causa era falha na bomba de gasolina. A bomba não atingia mais a pressão necessária para o funcionamento adequado do motor. A situação ficava crítica quando havia necessidade de maior fluxo de combustível (altas rotações). Por isso o carro entrava em modo de emergência.
O lipe.88 já alertou sobre essa possibilidade neste tópico. Só estou reforçando sua dica. Testar pressão/fluxo da bomba é algo simples, compensa fazer isso antes de trocar qualquer sensor.
No caso do Zabeto, já sabem que o sensor do fluxo de ar está com defeito, aí tem que trocar, não tem jeito. Não deixa de ser uma boa notícia, pois o refil da bomba de gasolina deve custar mais caro.
Abs.

MARCELO85
13/03/2011, 22:39
Olá pessoal. Estou pensando em comprar uma FL 2, alguém aí tem usado a FL off road? Tem gostado? Fazer trilha leve, uma praia, isso pode ser necessário em uma viagem por isso gostaria de saber sobre o seu uso off road. Obrigado.

José Esteves Junior
17/03/2011, 09:25
Sobre essa questão do “modo de emergência” da FL1, quando atinge rotações elevadas, na oficina em que faço manutenção do carro tinha uma FL1 com esse problema e a causa era falha na bomba de gasolina. A bomba não atingia mais a pressão necessária para o funcionamento adequado do motor. A situação ficava crítica quando havia necessidade de maior fluxo de combustível (altas rotações). Por isso o carro entrava em modo de emergência.
O lipe.88 já alertou sobre essa possibilidade neste tópico. Só estou reforçando sua dica. Testar pressão/fluxo da bomba é algo simples, compensa fazer isso antes de trocar qualquer sensor.
No caso do Zabeto, já sabem que o sensor do fluxo de ar está com defeito, aí tem que trocar, não tem jeito. Não deixa de ser uma boa notícia, pois o refil da bomba de gasolina deve custar mais caro.
Abs.

Alguém sabe qual é a pressão da bomba de combustível original??
pois um V6 a 6500rpm's puxa até a gravidade para dentro do motor a essa rpm, se alguém fizer uma experiência trocando a bomba original por uma de maior pressão e instalando um relógio de pressão de combustível daria para saber se o motor vai entrar em modo de emegência ou não....eu acredito que o módulo vai cortar o combustível se chegar a 6500rpm's mas baixando a rotação do motor ele volta ao normal sem precisar parar o veiculo para desligar....talvez seria bom aumentar o diâmetro da linha de combustível tbm, mas vai do gosto do dono.....

sou novo aqui no fórum e sou Eng. Projetista de veiculos e trabalho com motores na Troller e já preparei vários motores de corrida tbm, quando os motores consumiam mais combustível que a bomba suportava eu trocava a bomba de combustível por 1,2 ou até 3 bombas para não ter esse tipo de problema......

abraço!!!

SM-S
17/03/2011, 18:45
Segundo o manual RAVE, a pressão é de 3,5 bar:

"The fuel pump is housed in a plastic body which incorporates a coarse mesh filter and a serviceable fine mesh filter.
The bottom part of the body forms a swirl pot which maintains a constant fuel level at the pump pick-up. A pressure
regulator in the pump body ensures that the fuel rail and the injectors are supplied with fuel at a constant pressure of
3.5 bar (51 lbf/in2). The regulator relieves excess fuel from the pump outlet back to the swirl pot."

Sinceramente, acho arriscado trocar o modelo da bomba por outro mais potente. Ainda mais que, no caso da FL1, o regulador de pressão está na própria bomba. É mais prático simplesmente trocar o refil defeituoso por outro novinho. O carro já é complicado o suficiente sem a gente mexer muito...

DouglasMac
21/03/2011, 01:13
Pessoal, tem um doido aqui querendo comprar um F1 2004/2005, tem algum aí com preço "bão" e de procedencia?
:dance:
Um abraço! LAMA!

zabeto
26/03/2011, 22:59
Abs.

Olá pessoal.

Resolvi o meu problema....o Pessoal da Top Car Floripa conseguiu chegar ao diagnóstico..A caminhonete estava fora do ponto e com problema do medidor de fluxo de ar...foi trocada a peça e ela ficou bala...está 100%..
ela ficou 1 mes na autorizada , onde foram fazendo todos os testes até chegar ao diagnóstico. A peça mais a mão de obra custou 850,00...os caras sõ profissionais, não me extorquiram...espero que vcs resolvam o problema tb

Um abraço jorge,

horaciojeep
09/04/2011, 18:31
Acabei de comprar uma FL1 2003 ela apresenta esse mesmo problema de falta de força quando esta fria. Mandei para um mecanico que esta checando. Havia varios problemas de fuga de ar e vacuo no coletor.Um dos bicos esta com pouca vazão. Vamos ver como vai ser o final da estoria.

Rafiuskiss
06/05/2011, 16:49
Tenho uma Freelander 1 2004 blindada, um tempo atras ela começou com o problema de quando acelerava ela reduzia quando o giro subia ela cortava, acendia uma luz no painel era só desligar e ligar que problema sumia, pode ser coincidencia ou nao, mas como eu nao sabia o que era tentei trocar o posto de combustivel que sempre abasteci por um de bandeira BR, e o problema sumiu, faz uns 3 meses que nao acontece mais.

ZZ Top
17/05/2011, 06:54
Pessoal, aproveitando o topico, estou pensando na opçao de adquirir um freelander 2 6cc e gostaria de informaçoes sobre o consumo, quanto faz na cidade e estrada. Se alguem passar esses dados fico muito grato.
Obrigado.

Rzb2
02/08/2011, 12:36
Olá, RENATOMD! Li seu post hoje e reconheci exatamente o problema que estou tendo com minha Free! Além disso, a viatura fica todo o tempo com a luz Check Engine (ambar) acesa e ninguém consegue descobrir a causa. Já gastei uma fortuna na concessionária Land Rio aqui do RJ, mecánicos independentes, Scanners, etc, e nada! Cada hora um fala algo diferente! Na ultima vez que estive na Concessionária, após a troca de todas as bobinas e velas, sondas Lambda (as 4), sensor MAF, eles condenaram o Coletor de Admissão, dizendo ser a causa do Problema (custa lá, cerca de 5800,00 pilas)! ´Lógico que não autorizei a troca! O resultado de tudo isso é que gastei uma grana e o problema continua. O consumo, que já não é lá essas coisas boas, piorou muito (na casa de 2,5 a 3 Km/L, motor trepidando quando a rotação aumenta. Aí preciso parar, desligar e religar para o motor encher novamente e ficar sereno, mas com a luz acesa sempre.

Já estou pensando em tocar fogo no bicho, mas como sou tinhoso, quero descobrir a causa deste problema e poder passar com muita alegria para quem tiver problemas iguais. É por isso que pergunto a vc se conseguiu resolver seu caso e o que foi feito.

Como uma ultima alternativa, retirei o Coletor de Admissão, retirei dele os acionadores de variação acoplados e mergulhei em um balde de removedor de sujeira (FAÍSCA com VEJA). Saiu muita sujeira de dentro e as aletas do Coletor ficaram soltinhas, uma maravilha, e importei uma peça que vai logo após a borboleta principal, após o sensor MAF, peça esta que serve para capturar os gases de escape e tanque e jogar de volta na queima (esta peça está entrando em funcionamento direto, quando deveria funcionar somente quando exigido alta rotação). Bom, a tal peça ainda não chegou, mas os acionadores do coletor estão bons, assim como o próprio coletor, mas a danada da luz continua acesa, o consumo altíssimo e o motor falhando quando aumento o giro. O curioso é que o Scanner acusa sempre a mesma coisa (alto índice de perda de gases).

Adicionalmente, li em um teste da Quatro Rodas que os Freelander, mesmo novos, tem um problema cronico de sensores. Se um sensor dá defeito, todos os outros param, embora o carro continue a rodar, mas com a luz ENGINE acesa.

Mais um detalhe: também não é combustível, conforme muitos sugeriram, pois só uso PODIUM em meus carros.

Abs e obrigado pela ajuda.

Rzb2
02/08/2011, 12:41
Olá, RENATOMD! Li seu post hoje e reconheci exatamente o problema que estou tendo com minha Free! Além disso, a viatura fica todo o tempo com a luz Check Engine (ambar) acesa e ninguém consegue descobrir a causa. Já gastei uma fortuna na concessionária Land Rio aqui do RJ, mecánicos independentes, Scanners, etc, e nada! Cada hora um fala algo diferente! Na ultima vez que estive na Concessionária, após a troca de todas as bobinas e velas, sondas Lambda (as 4), sensor MAF, eles condenaram o Coletor de Admissão, dizendo ser a causa do Problema (custa lá, cerca de 5800,00 pilas)! ´Lógico que não autorizei a troca! O resultado de tudo isso é que gastei uma grana e o problema continua. O consumo, que já não é lá essas coisas boas, piorou muito (na casa de 2,5 a 3 Km/L, motor trepidando quando a rotação aumenta. Aí preciso parar, desligar e religar para o motor encher novamente e ficar sereno, mas com a luz acesa sempre.

Já estou pensando em tocar fogo no bicho, mas como sou tinhoso, quero descobrir a causa deste problema e poder passar com muita alegria para quem tiver problemas iguais. É por isso que pergunto a vc se conseguiu resolver seu caso e o que foi feito.

Como uma ultima alternativa, retirei o Coletor de Admissão, retirei dele os acionadores de variação acoplados e mergulhei em um balde de removedor de sujeira (FAÍSCA com VEJA). Saiu muita sujeira de dentro e as aletas do Coletor ficaram soltinhas, uma maravilha, e importei uma peça que vai logo após a borboleta principal, após o sensor MAF, peça esta que serve para capturar os gases de escape e tanque e jogar de volta na queima (esta peça está entrando em funcionamento direto, quando deveria funcionar somente quando exigido alta rotação). Bom, a tal peça ainda não chegou, mas os acionadores do coletor estão bons, assim como o próprio coletor, mas a danada da luz continua acesa, o consumo altíssimo e o motor falhando quando aumento o giro. O curioso é que o Scanner acusa sempre a mesma coisa (alto índice de perda de gases).

Adicionalmente, li em um teste da Quatro Rodas que os Freelander, mesmo novos, tem um problema cronico de sensores. Se um sensor dá defeito, todos os outros param, embora o carro continue a rodar, mas com a luz ENGINE acesa.

Mais um detalhe: também não é combustível, conforme muitos sugeriram, pois só uso PODIUM em meus carros.

Abs e obrigado pela ajuda.

Rafael777
29/09/2011, 21:38
Opa Pessoal, comprei uma Freelander I 2005 HSE e já peguei com um problema no câmbio, mas só caiu a ficha depois de um tempo, tudo funciona certinho, quando esta fria a marcha Ré entra numa boa, depois de algumas voltas a marcha ré demora uma pouco para entrar e chega uma hora em que eu enguato ré e ela não entra, fica como se estivesse no N ( Neutro ) então se eu der uma pequena acelerada ela entra.
Segundo o proprietário isso não estava acontecendo com ele, mas o caso é que ele trocou o óleo de câmbio a pouco tempo antes de me vender, fui ao mecânico que efetuou a troca e ele me falou que cusou R$30,00 o litro e pelo oque eu vi aqui no forum o óleo com esse preço não é recomendado.
O mecânico falou que vai TER QUE ABRIR o câmbio para arrumar e já que vai abrir tem que trocar um monte de coisa etc, resumindo R$ 5.000,00.

Mesmo não sendo diretamente um problema meu pois comprei o auto já com este problema me ajudem por favor ...
Se trocar o óleo pelo recomendado, segundo um amigo aqui do forum recomendo o da Motul Sintetic funcionaria ???
Ou oque poderia se feito para que não tenha que abrir o câmbio ???

Obrigado, aguardo ...

neilsonhenriques
29/09/2011, 21:47
Rafael,

Esse mecânico é especialista em Land Rover ?

Esse orçamento tá bem (muito !) salgado.

Abraço, :concordo:
Neilson

oliveirafreelander
09/10/2011, 10:15
Olá Rui; sou o Oliveira, li este seu post sobre os problemas da freelander, como vc me informou, foi resolvido e a luz do ENGINE não acende mais, gostaria que se fosse possível, postasse todo seu estudo contribuindo para a free ficar 100%, e excelente estado, saudações freelandeanas.

RBSJUNIOR
26/10/2011, 18:02
Boa tarde pessoal, estou com um pequeno problema com a minha Freelander 1. Quando o carro está frio, funciona muito bem, sem falhar, mas, quando o carro aquece, começa a falhar, perde rendimento e potencia. Fica com o funcionamento com 6 cilindros, mas fica pulando entre 1100 e 1500 rpm, se eu acelerar mais fica sem pular. Já levei em vários mecânicos de confiança e experientes e já passei o scanner. Não acende luz alguma no painel, o scanner não acusou nada....testamos as sondas com multímetro também e nada, o Maf está ok também, a pressão da bomba está estável, deu quase 4,0 bar acelerando a 3000 rpm; troquei as velas por outras não originais e o carro não mudou, peguei uma bobina nova e saímos testando de um por um para ver qual cilindro ficava mancando e o mecânico não identificou nenhum cilindro ruim(nenhuma bobina ruim , no caso). Hoje, levei o carro em 2 outras oficinas e funcionando o carro as duas disseram: vcs devem verificar de novo as velas e bobinas, este funcionamento que ele apresenta ( hora falha, hora normal) é típico de problema da parte de ignição!
Alguma luz?
Grato pela atenção.
PS: Tinha um outro Freelander 1 nesta oficina que falei, mas já foi concertado, eles trocaram todas as bobinas e velas e uma sonda lambda debaixo do motor. Mas o problema dele era outro...acendia a luz de ignição e parava a aceleração, entrava em estado de emergência.

SM-S
26/10/2011, 19:59
Também pensaria em problema na bobina. Tive sintoma semelhante no meu carro e a bobina era a culpada. Mas o carro “vibrava ” frio ou quente, desde que em baixa rotação, principalmente em marcha lenta. Mas comigo o teste foi diferente. O mecânico foi desconectando bobina por bobina e vendo a reação, até que em uma delas nada aconteceu (o carro não piorou), confirmando que era a defeituosa.
Meu carro anterior teve problema de ignição causado por falha na válvula de recirculação de gases (deixa a mistura pobre em alguns cilindros apenas, provocando a falha de ignição). O problema era intermitente, parecido com o seu, mas não tinha relação com a temperatura do motor. Piorava em marcha lenta e melhorava com a aceleração.
Sds

RBSJUNIOR
27/10/2011, 03:24
SM-S, o meu mecanico disse que o carro também está como se estivesse com mistura pobre.....o outro frelander da oficina apresentava cheiro de mistura rica. Acho que vou verificar esta válvula.
Grato.

Também pensaria em problema na bobina. Tive sintoma semelhante no meu carro e a bobina era a culpada. Mas o carro “vibrava ” frio ou quente, desde que em baixa rotação, principalmente em marcha lenta. Mas comigo o teste foi diferente. O mecânico foi desconectando bobina por bobina e vendo a reação, até que em uma delas nada aconteceu (o carro não piorou), confirmando que era a defeituosa.
Meu carro anterior teve problema de ignição causado por falha na válvula de recirculação de gases (deixa a mistura pobre em alguns cilindros apenas, provocando a falha de ignição). O problema era intermitente, parecido com o seu, mas não tinha relação com a temperatura do motor. Piorava em marcha lenta e melhorava com a aceleração.
Sds

neilsonhenriques
27/10/2011, 08:03
SM-S, o meu mecanico disse que o carro também está como se estivesse com mistura pobre.....o outro frelander da oficina apresentava cheiro de mistura rica. Acho que vou verificar esta válvula.
Grato.

Veja também o sensor de fluxo de ar (air flow) e a sonda lambda.

Marcelo-HPE
27/10/2011, 08:21
Isso pode ser o sensor de rotação , ou até algum sensor do cambio AT que interfere na rotação do motor . tem scanner para cambio AT tb.
abs

SM-S
27/10/2011, 12:41
Grato.

Fui checar se essa válvula existe na Freelander. Pelo que vi existem 2 canos que fazem a recirculação, mas não tem válvula. Nem vou tentar explicar o funcionamento, pois já deu para notar que meu vocabulário em mecânica é bem limitado.
Veja a partir da página 28 nesse manual:
http://macassemble.com/lrm/freelander/Freelander%20Workshop%20Manual%20(2001+).pdf
Lá tem um desenho do sistema, com as explicações etc. Já que você testou as causas mais óbvias, vale dar uma olhada na integridade dessas conexões.
Depois diz o que você resolveu.
Sds.

Roberto FL
05/12/2011, 23:20
tenho uma freelandr 2004 com a luz engine acesa. parece que um forista conertou este defeito, poderia conpartilhar?

Ivan Clemente
03/01/2012, 22:31
Boa noite, estou aqui apenas para passar aos nobres amigos, que resolvi o problema na minha freelander 2004.
Acontecia que quando desligava e ligava voltava ao normal. Quando subia o giro a luz CHECK ENGINE acendia e começava a falhar, Qualquer bobina que desconectasse dava diferença, levando a supor que não tinha problemas com as bobinas, o lance é que com qualquer falha, o sistema entra em modo de emergência e perde a força.
Apenas desligar e ligar novamente apagava o erro e tudo voltava ao normal até a próxima acelerada forte. Sendo assim não aparecia o erro no scaner, o problema só aparecia andando.
Com o scaner conectado pisei fundo e logo acendeu a luz de advertencia. "FALSA EXPLOSÃO CILINDRO 6".
Substitui a bobina e limpei a vela. Ficou 100%
Despesa de R$250,00
Abraço à todos.

joncabelo
06/01/2012, 02:15
pessoal, tive um problema semelhante c uma FL 05, fria era uma beleza, esquentava um pouco morria....1 problema: bobina de igniçao roubando centelha. 2 problema: vela nao original. 3 problema: bomba de combustivel..(acreditem, estava dando 3,5 de pressao, mas vazava pelo respiro da bomba e nao mantinha.) trocado isso, esta 0KM...falta apenas trocar o motor do teto e balancear o carda. se alguem puder me ajudar com o motor...rs......abraço.

Roberto FL
08/01/2012, 13:11
aos colegas, para partilhar informações: meu fl 04 com luz ambar acesa está sendo investigado em tudo. só gasolina podium; computador acusa o coletor de ar, mas até ai todos os FL tem este problema. Água do radiador abaixa quando o carro esquenta e "some". Não tem goteira na caixa do motor ou aquecedor. Até agora, tenho o seguinte diagnostico: não é junta do cabeçote, mas sim vazamento pela camisa do pistão. Tinha um pouco de água na borda da tampa do óleo, mas pela vareta não tinha mistura agua e óleo. Logo, a queima com a agua na camara de combustão é detectada pela sonda de emissão. o motor vai ser desmontado e as juntas e vedantes da camisa serão todas trocadas. Espero que resolva. A minha duvida é se o motor fica com sequelas, porque se for o caso, devolvo o carro para a loja porque nem sou louco de pagar mais de 40k para brincar de mecanico.

Neto1
08/01/2012, 17:31
Roberto FL:

Veja no link abaixo:

2004 Freelander coolant problems common? - Land Rover Forums - Land Rover Enthusiast Forum (http://landroverforums.com/forum/freelander-17/2004-freelander-coolant-problems-common-19505/)

LeandroDelSanto
08/01/2012, 18:23
Meu inglês é meio sofrível, mas o link acima me deixou com medo! :s

Pelo que entendi, é um problema crônico das Freelanders esquentarem um monte, e chega um belo dia que vai quebrar tudo?
Esse tal kit que eles mencionam ser possível adquirir pelo Ebay, alguém já usou/recomenda?!

Roberto FL
08/01/2012, 18:30
Obrigado pelo link Neto! É preocupante esse problema e um caso cronico do V6. Nos eua eles trocam o motor todo. Me parece um quebra galho então fazer uma faxina no pistão e camisa. Até agora, ninguem do forum no Brasil apontou isso... Preciso reavaliar a situação.

Neto1
08/01/2012, 19:00
Exatamente Roberto. Nos motores Rover da serie K as camisas costumam se deslocar dentro do bloco. Quanto isto acontece, não há solução a não ser substituir o motor.

Roberto FL
09/01/2012, 22:01
pois então... vao abrir o motor e reparar o dano pois ta na garantia. Em sampa tem mais gente que faz isso, inclusive o L Fraga. Se for agencia tem que trocar o bloco (30-40mil). A duvida é se este serviço garante o motor por 250-300k como deveria ser um v6. Adoro o carro, inclusive os leves defeitos de marcha curta demais e sede de bebum... mas com essa saude fragil fico na duvida se uma gripe pode me custar o carro todo... o que acham?

LeandroDelSanto
10/01/2012, 17:27
O tal kit que o link gringo fala, eu nao consigo achar no ebay!
Queria ver se parecia ser interessante mesmo...

Roberto FL
29/01/2012, 21:22
pelo que andei pesquisando, controlar melhor a temperatura com estes negocios nao funciona...

Mecatrom
16/04/2013, 19:03
Olá,
Caros amigos estou com um problema parecido,
Flelander V6, Quando sobe o giro do motor , mas isso ela em movimento, corta uma valvula injetora e uma bobina de ignição!
Mas corta o pulso negativo da ECU, corrigimos a ECU, quando ocorre a falha e é colocada a ECU no simular as 6 valvulas injetores e 6 bobinas fuincionam perfeitamente, veja bem não é que falha cilindro:

Obs, tem Vt, nas valvulas tem massa , mas corta pulso da ECU apenas em um bico e uma bobina dica?

Mecatrom
28/06/2013, 20:07
Olá,
o problema da sua land esta no cooller! ao lado da ecu, e caixa de reles!
o sensor de temperatura do ar da unidade coloca a land em modo de emergência!
Ele não esta funcionando..

jcosta28
27/07/2013, 21:56
Olá pessoal, tenho uma Free 2005 2.5 V6 90.000 km e a mesma apresentou o mesmo problema de baixo rendimento, ou melhor, quando pisava no acelerador, solicitando potencia do motor ia até uns 4000 rpm e voltava para 2500. Não tinha confiança mais no carro para ultrapassagens. Fui até um mecânico de confiança e o mesmo retirou todo o conjunto de bomba, filtro, pré-filtro e boia de combustível de dentro do TQ, vocês não imaginam a sujeira que estava acumulada no pré-filtro, que fica na sucção da bomba.
Feito limpeza no mesmo o carro voltou a voar. Simples assim, nada de trocar cabos, bobinas, bomba de combustivel, etc.
Abraços.

Bdoetzer
22/08/2013, 21:38
Boa noite pessoal. Tenho uma Freelander 2005 com problemas similares aos relatados, principalmente sobre a preda de potencia causada por falha em um ou mais cilindros. A causa e a mesma. Subida rapida de giro com motor quente. Como o scanner somente apontava falha no cilindro e ja haviam sido trocadas velas e bobinas, além das sondas lambda, testamos com multimetro os terminais eletricos do cilindro que falhava. Verificamos que sempre falhava o cilindro 1 e a causa da falha era o corte do pulso negativo que vem da central para o bico de injecao (corte na injecao de combustivel). Após um tempo outros cilindros começam a falhar. Ao desligar e ligar o carro o problema desaparece. Foi trocado o bico de posição e o problema e sempre no mesmo cilindro, descartando problema de bico. Foi testado outro maf e também não resolveu. Quanto a dica do Mecatron, fechamos o circuito do termostato da ventoinha da caixa da ECU para funcionar direto o o problema persiste. Também foram trocadas as correias dentadas na mesma revisão. Todos os sensores foram verificados e funcionam bem. A ultima alternativa e verificar a própria ECU. Pergunto se alguém tem alguma sugestão de como resolver o prolema. Como citado aqui, o problema e bem especifico e até contornável no uso diário do veiculo, mas não compatível com a tecnologia e categoria da marca.

Steveservice
02/10/2013, 17:08
Boa tarde, tenho uma ano 2006 que estava com os mesmos sintomas. O problema era nos cilindros 2 e 4, aproveitei e troquei as três bobinas de trás (2,4,6). Ela voltou ao normal, mas verifiquei q as mangueiras do respiro do motor estão muito ressecadas, gostaria de saber se alguem poderia me informar a referencia delas ?
Boa tarde a todos, e sucesso a todos !

Theos
22/10/2013, 20:15
Pessoal, venho acompanhando a meses as discussões sobre o aquecimento da Freelander. Aprendi muito lendo os comentários e dicas de todos. Comprei uma HSE 2004 com 80k e desde então venho sendo atormentado com problemas de superaquecimento.
Comecei pelo começo, trocando a tampa e o reservatório. Antes o carro fervia e lançava vapor, mas após a troca, o carro parou de lançar vapor e a luz vermelha de temperatura começou a acender, junto com o ponteiro no máximo. Realmente o carro estava aquecido, sendo descartado falha de leitura.

Depois disso, fiz a limpeza do radiador, que realmente estava entupido. Parecia que meus dias de glória tinham chegado, mas 3 dias depois o carro ferveu de novo.
Me restou trocar a válvula termostática e as mangueiras de conexão, que realmente já estavam um pouco gastas. Mal saí do mecânico e o carro ferveu de novo... talvez fosse ar no sistema mas o mecânico garantiu que estava ok.

Descartamos qualquer problema na junta do cabeçote, pois o óleo está novo, a água não está oleosa e o fluido não é cuspido pra fora quando o carro está ligado.

Vamos verificar agora se o problema está na bomba d'água, mas acredito que não seja, pois o fluido está circulando normalmente... sem vazamentos.
Ás vezes dá vontade de desistir do mundo RoverLand, mas isso ainda não aconteceu. Compartilhem comigo suas opiniões e relatos. Talvez eu tenha alguma luz e possa pela primeira vez pegar uma estrada com o meu Freela.

Abraços

Neto1
26/10/2013, 17:13
Facebook
0

On of the most important things to do with a Freelander K-Series engine is to check the water regularly – a problem caught early could save you a lot of money! So you have been regularly checking your water level and all has been going well, until one day you check it and it has used more than normal. What could it be?
If all other driving conditions are as normal – that is you have not been working it harder than usual so it may have naturally used more water – then there are a few places where the water could be escaping from:

[*=left]It could be your head gasket. If this is the case you may see a leak around the cylinder head, however the water may be escaping into the oil – this would show up as a mayonnaise coloured residue within the oil, often seen on the oil tank filler cap.
[*=left]It may be that your water pump leaking through a worn seal or bearing. In this situation you would tend to find that it drips after the car has been driven. On a Freelander K-Series engine the drip would be seen on the drivers side at the front of the engine; on the Freelander K V6 engine the drip would be seen on the drivers side at the back of the engine.
[*=left]Your thermostat housing may be cracked or have worn seals. If water is escaping from the thermostat housing you would expect to see the water drip from the back of the engine underneath the inlet manifold for aFreelander K-Series engine. With the Freelander K V6 engine the thermostat housing is in the centre of the V so the water would drip into the V and then may drip out at the rear of the engine. With the K V6 engine it can be difficult to tell from where the drip is whether it is the thermostat housing or the water pump.
[*=left]The leak could be from the radiator, hence it would be dripping from, well, the radiator!
[*=left]The cooling system pipes could be weakened, causing them to split, or the clips holding the pipes have loosened and are no longer strong enough to hold the pressure of the water as it expands. In either of these situations it is a case of checking for drips from any of the cooling system pipes in the engine bay.
[*=left]There may be a leak in your heater matrix. Generally if your heater matrix is leaking you will find the foot well inside the car becomes damp.
[*=left]The leak may be coming from your inlet manifold gasket. Check for water dripping from around the inlet manifold.
[*=left]Water could be leaking into the IRD if the cooling plate has been damaged. Check the breather hose for the IRD unit – if this is the case then you will not see a drip of water as the leak is internal to the IRD unit.
[*=left]Perhaps the worst cause of a water leak is a crack in one of the cylinder liners. In this situation water would be leaking into the engine itself. Often only small quantities of water are escaping into the engine which may mean that traces of water in the oil are not obvious.

For effective cooling the Freelander K-series engine requires the red coolant to be used, and when it comes to determining where a leak is this can often be very beneficial as if the leak is dripping externally it will leave pink stains around the area of the drip.

alex camarao
29/10/2013, 13:29
Theos, passei pelo mesmo problema que vc, troquei bomba d'agua, correias, valvula termostatica, tubos d'agua, reservatorio expansor, tampa do reservatorio, PQP... e o carro continuou a ferver...e meu mecanico disse para que eu desconectasse o sensor que vai na mangueira do radiador, e adivinhe...até hoje o carro está normal, marca temperatura inferior ao meio...

Espero ter ajudado

Theos
04/11/2013, 13:11
Obrigado pelas dicas.. falta pouco para resolver o problema.
Alex, o seu carro fervia mesmo ou só marcava que estava aquecido?

asdf2005
30/11/2013, 19:08
Fala pessoal, estava com o mesmo problema...... carro falhando, entrando em "modo de emergência", morrendo.... problemão...... levei no meu mecânico e ele trocou sonda, bobina, vela e nada.... em casa tirei o maf e dei uma limpeza nele com limpa contato e tharammmmmmmm..... parou o problema !!!! Que alivio.... sujeira no contato... espero que isso ajude vocês, pois me ajudou bastante esse fórum... obrigado a todos.

SM-S
03/12/2013, 22:15
Boa tarde, tenho uma ano 2006 que estava com os mesmos sintomas. O problema era nos cilindros 2 e 4, aproveitei e troquei as três bobinas de trás (2,4,6). Ela voltou ao normal, mas verifiquei q as mangueiras do respiro do motor estão muito ressecadas, gostaria de saber se alguem poderia me informar a referencia delas ?
Boa tarde a todos, e sucesso a todos !

Steve,
Achei essa imagem navegando em outro fórum.
Pode te ajudar.
O de cor verde é para o modelo americano (NAS), enquanto o azul é para o europeu. Tenta procurar no Google qual o certo para o seu.
SM-S
441865

Steveservice
09/12/2013, 22:57
Boa noite sm-s, eu entrei em contato com o Jhonny da Brit-car ( Ingaterra). Ele me passou as numerações e comprei com ele.
Foram as : LLH102980 , LLH102820L e LLH500220 , o problema foi que a receita Federal taxou a mercadoria, e os nossos correios que são uma boa porcaria, não me informou que a mercadoria estava com eles. resultado, voltou para a Inglaterra. rsrsrsr.
Agradeço sua atenção !

horaciojeep
16/12/2013, 11:33
Boa noite sm-s, eu entrei em contato com o Jhonny da Brit-car ( Ingaterra). Ele me passou as numerações e comprei com ele.
Foram as : LLH102980 , LLH102820L e LLH500220 , o problema foi que a receita Federal taxou a mercadoria, e os nossos correios que são uma boa porcaria, não me informou que a mercadoria estava com eles. resultado, voltou para a Inglaterra. rsrsrsr.
Agradeço sua atenção !

Olá, comprei esses tubos de respiro na própria Land de Curitiba, paguei acho R$165,00, barato não é mas a viatura ficou em ordem.
Tive problemas de falhas e luz de injeção acendendo. Troquei os motores do VIS (sistema do coletor variável) e parou o problema.
Depois ela começou falhar e quando ligava e desligava voltava ao normal. Li na net em site gringo que existe uma falha de contato no conector do corpo de borboleta que é crônico, tem até um boletim a respeito para as autorizadas em ingles e uma peça para substituição código YMQ501850.
Nem o pessoal da autorizada sabia. No meu caso só limpando bem o contato já solucionou o problema.
Abs a todos.
Dia 22/12 vou com a FR1 2003 até Santiago (Chile) espero que sem problemas!

Theos
31/01/2014, 15:26
meu mecanico disse para que eu desconectasse o sensor que vai na mangueira do radiador, e adivinhe...até hoje o carro está normal, marca temperatura inferior ao meio...

Alguém conhece no Rio de Janeiro alguma oficina que tenha o scanner com software para Feelander 1 (04-06)??? LandRio cobra 1000 pratas só para dizer o orçamento. Fiz o cabeçote do Freela mas o sensor está meio louco. O carro não ferve mas a luz vermelha acende e apaga. Falaram que poderia ser aterramento do painel. Vai saber...

Abs

Steveservice
03/02/2014, 23:11
Boa noite Theos, levo a minha na Land-Recreio, Rua da Chegada 49( Antiga Canal das Taxas),TEL. 3248-7166: 7744-5805
Procura o Wendel ou Carlos, até agora não me deixaram na mão.
Boa Sorte !

skyburnner
07/02/2014, 10:27
Prezados amigos sofredores da Freelander I .... ; como todo castigo é pouco ... kkk ; depois de passar por um milhão e meio de problemas com minha Freela I HSE 03/03 , agora ela está um relógio suíço .... :euforico:
Estou pensando em colocar uns pneus mais bonitos nela , tipo ALLTerrain , porém são muito difíceis de achar na medida 215-65-16 .
ALLguém já levantou e colocou pneus maiores para indicar se não apareceu nenhum problema de câmbio ? Me disseram que talvez o câmbio possa começar a trocar na hora errado por detecção falha da velocidade do carro .... :shock:
Ai , eu que sou louco , mas não sou masoquista , estou pensando X vezes antes de arrumar mais encrenca com a minha neguinha ... kkkk :semideia

SM-S
07/02/2014, 21:25
Fala skyburner
Eu coloquei pneus 235/60 R18, no lugar dos originais 235/50 R18. Com o carro lotado, ele raspa no paralama quando passa por obstáculo (quebra-mola) muito rápido. É o único problema que notei. De resto, coloquei pneus piores para o asfalto do que os originais. Dá para notar a diferença na pista molhada.
Não notei qualquer problema nas trocas de marcha. Dá 6% de diferença na relação final (fica mais longa). Obviamente isso muda o velocímetro e o hodômetro.
Tem muita gente no exterior que instala kit de lift de suspensão, para subir o carro. Eu acho temerário. Tem que mexer nos tubos do sistema de freio etc.
Sds.

CyberSRS
17/02/2014, 15:18
Prezados amigos sofredores da Freelander I .... ; como todo castigo é pouco ... kkk ; depois de passar por um milhão e meio de problemas com minha Freela I HSE 03/03 , agora ela está um relógio suíço .... :euforico:
Estou pensando em colocar uns pneus mais bonitos nela , tipo ALLTerrain , porém são muito difíceis de achar na medida 215-65-16 .
ALLguém já levantou e colocou pneus maiores para indicar se não apareceu nenhum problema de câmbio ? Me disseram que talvez o câmbio possa começar a trocar na hora errado por detecção falha da velocidade do carro .... :shock:
Ai , eu que sou louco , mas não sou masoquista , estou pensando X vezes antes de arrumar mais encrenca com a minha neguinha ... kkkk :semideia

Se não estou errado, padrão como os demais carros, é só alterar as medidas via software, para não dar problema no sistema de estabilidade etc.

skyburnner
18/02/2014, 05:51
Se não estou errado, padrão como os demais carros, é só alterar as medidas via software, para não dar problema no sistema de estabilidade etc.

Colega :

É a primeira vez que ouço falar desta possibilidade .... ; ALLguém já viu ou fez este tipo de alteração de medida via software ??? :shock:

LeandroDelSanto
21/04/2014, 23:34
Esse lance da água sumir do reservatório voltou a me atormentar.
Na verdade, sempre atormentou, mas eu vinha colocando água a cada 15 dias, o que era tranquilo. E nesses intervalos o nível descia do máximo para um pouco acima do mínimo. enfim... Eu era feliz e não sabia!

Ocorre que umas 4 semanas atrás o ponteiro da temperatura começou a mexer aleatoriamente como antigamente, eu já estava perto de casa, coloquei o carro na garagem e esperei esfriar. A principio parecia tudo ok.

Desse dia pra frente tenho que completar o líquido do reservatório TODO SANTO dia, sendo que trabalho há 10min de casa e faço esse percurso (ida e volta) duas vezes, oq não deve somar nem 10km rodados/dia.

Já to de saco cheio dessa palhaçada nesse carro. Adoro o carro, ele é perfeito em todos os outros aspectos. Mas esse lance da água sumir e isso de dar uma pisada de verdade e ele ficar fraco do nada me dá vontade de joga-la no primeiro barranco a vista!

O pior de tudo é que antes disso acontecer, como ela não estava incomodando, comprei outro carro para lazer (e me incomodar kk), uma bmw 94. Parece até que foi ciumes, ou carência da Freelander! Não fazia nem 10 dias da aquisição da bmw pra isso começar a ferrar com a minha vida de novo.

Na boa, devia ter usado o que gastei na bmw trocando por outro carro. Provavelmente eu teria feito isso caso o problema tivesse aparecido antes.

Enfim.... Escrevi tudo isso mais como desabafo. Estava revendo este tópico para ver se alguém já tinha encontrado alguma boa solução pra isso tudo...

Imagino que terei que abrir a porra toda, trocar a aquela junta super barata do cabeçote e ver o que acontece. Foi essa troca que resolveu (parcialmente) nas últimas duas vezes (uma bancada pela loja em que comprei, meses depois outra por minha conta), vamos lá torrar mais uns 3mil reais nisso, afinal, dinheiro está brotando em árvore!

Desculpem o desabafo...

skyburnner
22/04/2014, 07:01
Na boa, devia ter usado o que gastei na bmw trocando por outro carro. Provavelmente eu teria feito isso caso o problema tivesse aparecido antes.

Enfim.... Escrevi tudo isso mais como desabafo. Estava revendo este tópico para ver se alguém já tinha encontrado alguma boa solução pra isso tudo...

Imagino que terei que abrir a porra toda, trocar a aquela junta super barata do cabeçote e ver o que acontece. Foi essa troca que resolveu (parcialmente) nas últimas duas vezes (uma bancada pela loja em que comprei, meses depois outra por minha conta), vamos lá torrar mais uns 3mil reais nisso, afinal, dinheiro está brotando em árvore!

Desculpem o desabafo...

O problema é vender a Freelander .... , pelo preço que pagam vc não compra nem um Uno Mille .... :P , eu entendo o desabafo do colega , o carro é maravilhoso , mas enche o saco mesmo .... ; a minha eu completo a água , já desisti faz tempo de não fazê-lo .... :P

Evand®ofm
22/04/2014, 10:40
Leandro, e como está o radiador?? a minha Disco estava baixando... coloquei um radiador novo e pelo menos ainda não baixou....

LeandroDelSanto
23/04/2014, 03:10
É que meu problema é quase certeza que se encontra na junta do cabeçote!

Logo que comprei o carro, trouxe pra casa feliz da vida, sendo que, passeando no dia seguinte ela quase ferveu. Daí fomos negociando com a loja, trocaram a tampa do reservatório, uma mangueirinha aqui e acolá, até que o dono da loja resolveu mexer no bolso, abriu o cabeçote o colocou uma junta nova! Pior que não precisamos brigar, nem nada! A loja foi super prestativa quanto a tudo isso, é bom frisar, né: Via Nova Multimarcas perto do Palladium depois do túnel ali...

Lá se foram alguns meses feliz repondo água a cada dois ou três tanque cheios e beleza! Até que um dia ela ferveu no meio da estrada da graciosa A NOITE. Experiência nada agradável ficar esperando o guincho que não chegava nunca numa escuridão de não chegar um palmo a frente do rosto.

Nessa vez a junta (eu devia me referia a elas no plural porque são duas, né) foi trocada mais uma vez, eu acreditava que a loja quis economizar colocando uma junta paralela ou mesmo as do carro "viradas do avesso" sei lá, e que colocando originais resolveria tudo!
Até que resolveu! Voltei a ter que colocar água muito de vez em quando, até que o problema foi aumentando, mas ainda assim a um nível aceitável (colocava água a cada dois tanques de gasolina).
Aí a novela foi tentar resolver esse "acelera fica manca" que parece atormentar a maioria! Entra idas e vindas na oficina tentava-se achar um vazamento aqui e ali, até que meu mecânico achou um vazamento numa mangueira ridícula de plástico que fica meio que atrás do bloco, ela custava snme uns 250 reais! Acabou sendo colocada uma cópia em metal feita por um torneiro com uns o-ring daquele material de vedação de nome estranho que esqueci (me vem a mente "adamantium", mas tenho plena certeza que é outra coisa kkk).

Aí foi só alegria, dei umas belas esticadas com ela no modo sport e tudo mais, ela parou de ficar chacoalhando depois do castigo (a tal sensação de 'falha de um cilindro' que muitos citam) e achei que não precisaria mais colocar água com frequência. Enfim, estava com o carro perfeito em mãos!
Nesse meio tempo quebrou a trizeta (Até fiz post aqui para saber onde encontrar), logo após isso veio o incidente do ponteiro maluco e o terror voltou!

Planejando com meu pai a próxima empreitada, pensamos em trocar as juntas por originais de novo, mandar tirar uma fatia do cabeçote (o mínimo possível, tipo um carpaccio), trocar também os parafusos (prisioneiros, né?) que prendem o cabeçote ao bloco, pois tanto tira e põe deve tê-los zuado e torcer para durar pelo menos uns 3 anos completando água bem de vez em quando (porque, pelo visto, só existem paliativos, sem solução definitiva pra isso).

Mas valeu a dica! Checaremos o radiador, e também a pecinha de metal que foi feita em substituição a mangueirinha de plástico lá (escrevendo esse post lembrei dessa adaptação, vai que é apenas elas, tomara).

LeandroDelSanto
23/04/2014, 03:18
O problema é vender a Freelander .... , pelo preço que pagam vc não compra nem um Uno Mille .... :P

Eu provavelmente entregaria ela como parte do pagamento de outra bomba (outro import tido como "bucha").
Aí fica um desvalorizando o carro do outro e até que se chega a um denominador comum! Mas ainda sim perderia muito, estou ciente... Mas com certeza bem menos que querer entregá-la como entrada de um monte de plástico zero km!

skyburnner
23/04/2014, 05:55
Leandro : O problema de outra bomba , é que todo o dinheiro que vc enterrou na sua , não volta nunca mais .... e vc tem de começar a outra bomba do zero .... :shock:
Como eu já enterrei (pq nunca vou ver de volta) uns R$ 40 mil na minha bomba .... deixa pra lá ...kkkk :putz:

Evand®ofm
23/04/2014, 09:25
Leandro, em qual oficina está levando e onde está comprando as peças??

LeandroDelSanto
23/04/2014, 10:20
Tenho dois amigos (Índio e Nino) que mexem numa loja chamada "Arte na Roda", bem em frente à Escapepar só que do outro lado da rua (apesar de ser uma oficina de reforma de rodas, eles têm a mecânica no mesmo terreno).
E na Akron Injeção Eletrônica, perto do terminal da Vila Hauer cujo dono (chamado Dani) tem uma Freelander também.

Ambos sempre desarmaram as bombas que passaram pela minha casa! LoL

LeandroDelSanto
23/04/2014, 10:23
Ahhh, eu costuma comprar peças na propria Euro Import perto do chafariz da Artur Bernardes, tinha um cara lá que vendia sem nota e tal e acabava ficando "barato".
Mas o cara saiu de lá e acabou a festa, tenso! :/

Provavelmente vou importar as juntas e ir andando colocando água todo dia como venho fazendo até tudo chegar!

Evand®ofm
23/04/2014, 13:46
Tenho dois amigos (Índio e Nino) que mexem numa loja chamada "Arte na Roda", bem em frente à Escapepar só que do outro lado da rua (apesar de ser uma oficina de reforma de rodas, eles têm a mecânica no mesmo terreno).
E na Akron Injeção Eletrônica, perto do terminal da Vila Hauer cujo dono (chamado Dani) tem uma Freelander também.

Ambos sempre desarmaram as bombas que passaram pela minha casa! LoL

a Akron devo saber onde é, eh de uma freelander vermelha não é??
estou aqui bem perto deles... no hauer tb... sempre passo por ali...

e com o pessoal da Moraz já tentou pelo menos trocar uma ideia com eles?

o lance das peças a melhor maneira e mais segura em questão de qualidade seria mesmo importar... vai sair muito mais barato e aos poucos vc vai trocando tudo...

LeandroDelSanto
24/04/2014, 00:18
Isso mesmo, vermelha com uns pneus mais invocados!

SM-S
24/04/2014, 15:51
Fala Leandro,
Acho que você corre o risco de trocar as juntas e não resolver o problema. É meio estranho esse vazamento de tanta água pela junta sem contaminar nem um pouquinho o óleo. A minha estava com vazamento pelo radiador de ar quente (heater matrix). Foi um tormento até achar o culpado, mas a troca resolveu. Na verdade, só resolveu totalmente quando troquei também aquela mangueira fininha que sai do tanque de expansão. Desde setembro do ano passado não coloco uma gota de água no sistema.
Mas o mecânico apanhou muito para descobrir o problema. Deixava a noite toda na pressurização e nada acontecia. Também troquei o reservatório de expansão e, sinceramente, acho que não tinha nada a ver.
Falando nisso, escaldado que estava com esses problemas de vazamento, comprei aquele kit de sensor de nível do líquido de arrefecimento. Na hora de instalar descobri que precisa fazer uma atualização do software da ECU para o dito cujo funcionar :parede:. Acho que não vai rolar.

LeandroDelSanto
25/04/2014, 00:33
Mas como vc descobriu que era pelo radiador de ar quente??? Só trocando mesmo, ou tem como identificar o vazamento desmontando algo?

Ainda não comprei nada pra trocar as juntas por que o carro vai passar a semana que vem no latoeiro, meu pai estava usando o carro e uma Kombi da Yakult bateu no carro e foi embora! Foi só uma raspada na ponta do parachoque, entramos em contato com a Yakult e eles vão pagar o serviço. Menos mau...

Mas enfim, pelo visto você quebrou bastante a cabeça pra descobriu e resolveu 100%, eu já estava indo trocar as juntas meio consciente que seria apenas paliativo (pois já seria a terceira troca).

Como faço para testar essa do radiador de ar quente?! (tomara que seja a luz no fim do tunel que eu tanto esperava, hehe)

SM-S
28/04/2014, 18:11
Pior é que eu também não sei. E com certeza é bem chato de chegar nele, pois fica "enterrado" profundamente no painel. Quando o vazamento é grande, encharca o tapete do motorista e/ou passageiro. Procurei no Google e achei a imagem de um painel desmontado para a troca do radiador do ar quente. O cara simplesmente arrancou tudo. Não sei se precisava disso tudo.
Heater Matrix Repair - JOB DONE!! - Freelander Forum - LR4x4 - The Land Rover Forum (http://forums.lr4x4.com/index.php?showtopic=83816)
Tem que ver com o mecânico como faz para testar. Repito: o meu demorou muito para descobrir. Como último recurso, você pode pedir para o mecânico isolar o radiador do ar quente como um teste. Se parar o vazamento, bingo! Se não, você nem perde mais tempo com isso. Até onde eu sei, dá para isolar pelo cofre do motor, sem mexer no painel. Mas você ficaria sem aquecimento. E morando em Curitiba.... brrrrrr.

LeandroDelSanto
28/04/2014, 21:55
Pior que mal uso o ar quente!
Gosto muito mais do aquecedor nos bancos! :D

Vou ver com o mecânico quando estiver novamente com ela (está no funileiro dando uma embelezada e tal)

LeandroDelSanto
13/05/2014, 21:45
Ela voltou do latoeiro (foi fazer um detailing e tirar uns riscos), está linda como nunca, até com as letras do capô renovadas!

Pra estragar, fomos ao mecânico e está formando aquela "maionese" na tampa do óleo!
Resolvi comprar esse kit no Ebay:

Freelander 75 MGZS MGZT MGZTT 45 2 0 2 5 V6 KV6 24V Head Gasket Set Bolts | eBay (http://www.ebay.com/itm/130658181525?ssPageName=STRK:MEWNX:IT&_trksid=p3984.m1497.l2649)

Trocar tudo, mas dessa vez dando um passe no cabeçote!
Como essas peças vão demorar a chegar, irir rodar com ela colocando água todo dia mesmo.
Quando as peças chegarem e eu fizer toda correria volto para postar resultados (Espero que animadores).

LeandroDelSanto
13/05/2014, 21:47
http://i113.photobucket.com/albums/n225/leandrobmx/2014-05-02%2011.26.42.jpg
Pra não ficar só na revolta, uma foto dela quando peguei no detailer! :P

Eduardo Henrique Dantas
21/05/2014, 15:51
Oi Leandro,
O meu free parece com o seu, mas os bancos são de cor creme e o ano de fabricação é 2006.
Fiquei muito tempo sem precisar olhar para o vaso de expansão!
Tenho o carro há 3 anos e pouco, mas estive com ele no Chile, via Uruguai e Argentina.
Antes, já havia ido ao Uruguai e Península de Maraú, partindo aqui do Rio de Janeiro.
Instalei GNV de 5a. geração assim que comprei e tenho o selo (OBLEA) Mercosul.

Quando retornei da última viagem estava completando com o fluido de arrefecimento quase sempre que abastecia!
Levei em uma especializada em radiador e BINGO: o radiador estava vazando.
Veja, o vazamento não era perceptível por duas razões:
- O local onde vazava fica encoberto pelo condensador do ar condicionado.
- A quantidade que vazava era imediatamente evaporada, já que a temperatura de trabalho do motor é muito elevada.
Ainda não resolvi totalmente porque há muitos elementos no sistema de arrefecimento por onde pequenas quantidades de água podem se evaporar.
No entanto, antes de mexer no cabeçote, sugiro que faça um check no radiador e em todas as mangueiras.

A viagem ao Chile foi a comprovação de que o carro é o bicho, pois tive um problema que em qualquer outro carro teria comprometido a viagem, além do conforto para vencer 12.000 km que seria impossível de encontrar pelo preço que paguei no carro.

Estou resolvendo várias coisinhas para a próxima viagem e assim que tiver notícias sobre o assunto posto aqui.
Forte abraço,
Eduardo Dantas

http://i113.photobucket.com/albums/n225/leandrobmx/2014-05-02%2011.26.42.jpg
Pra não ficar só na revolta, uma foto dela quando peguei no detailer! :P

skyburnner
22/05/2014, 07:05
Ela voltou do latoeiro (foi fazer um detailing e tirar uns riscos), está linda como nunca, até com as letras do capô renovadas!

Pra estragar, fomos ao mecânico e está formando aquela "maionese" na tampa do óleo!
Resolvi comprar esse kit no Ebay:

Freelander 75 MGZS MGZT MGZTT 45 2 0 2 5 V6 KV6 24V Head Gasket Set Bolts | eBay (http://www.ebay.com/itm/130658181525?ssPageName=STRK:MEWNX:IT&_trksid=p3984.m1497.l2649)

Trocar tudo, mas dessa vez dando um passe no cabeçote!
Como essas peças vão demorar a chegar, irir rodar com ela colocando água todo dia mesmo.
Quando as peças chegarem e eu fizer toda correria volto para postar resultados (Espero que animadores).

Colega : Aproveita e dá uma checada no radiador de óleo do câmbio , problema crônico da Freelander ; mistura com a água do reservatório e as vezes engana pensando que é óleo do motor ....

LeandroDelSanto
28/05/2014, 00:37
Essa do radiador do óleo do câmbio eu não sabia!

Vou pedir pro meu mecânico averiguar! Excelente dica, parceiro!!! :D

Continuo andando com ela e pondo água 2 vezes por dia! Muito tenso, mas preciso esperar as juntas do Ebay chegarem pra começar a mexer!
Já estou vendo de encomendar um tanque de expansão e tampa novos, pois esses dias a noite com a garagem num silêncio absoluto dava pra ouvir um "tshhhh" mínimo vindo dele!
Espero não ter rolo com receita e blá blá e que o kit de junta e parafusos do cabeçote chegue o quanto antes!

Grato por todos relatos!

SM-S
28/05/2014, 20:06
É, Leandro, a "maionese" na tampa do óleo fecha o diagnóstico. Agora vale a pena trocar as juntas.

skyburnner
29/05/2014, 06:02
Para ajudar o colega , esta é a lista de peças da manutenção do radiador de óleo .... eu troquei tudo logo de vez quando esta "maionese" apareceu ; não tinha nada a ver com motor no meu caso .....
203041 OLEO CAMBIO AUT.FREELANDER I
UBC000070 RADIADOR OLEO CAMBIO FREE.I
PCF000012 RESERVATORIO FREELANDER 1
PCD000090 TAMPA RESERV
PEP103580 TUBO PLASTICO CURVO FREEL.I
PEP101970L TUBO LIQUIDO RETO FREEL.I
LLH500220 TUBO FLEXIVEL T FREEL.I
TX137 FLUÍDO RADIADOR
MEK105210 SENSOR TEMPERATURA FREEL.I
PEM000030 VALVULA TERM.FREELANDER
LKJ100992L JUNTA COLETOR FREELANDER I
- Contaminação de óleo do câmbio para o circuito de arrefecimento.

LeandroDelSanto
29/05/2014, 22:02
O que seriam exatamente estes itens?

203041 OLEO CAMBIO AUT.FREELANDER I
TX137 FLUÍDO RADIADOR
LKJ100992L JUNTA COLETOR FREELANDER I

Você acha que seria necessária a troca de tudo isso, ou só colocando um radiador novo já me adiantaria?
Preciso ver certinho pra mandar vim tudo já na compra do tanque de expansão + tampa...

skyburnner
30/05/2014, 06:03
O óleo tem que trocar , porque se houve contaminação , o óleo do câmbio está comprometido e o que mais me da PAVOR neste carro é ter um problema de câmbio .....
Fluido do radiador eu não sei a proporção . Se não estou enganado vão uns 17 litros de líquido na troca total , sendo boa parte fluido e uma pequena parte água .
Te aconselho a perguntar a um mecânico experiente .
Quem fez esta manutenção para mim foi o Luiz Fraga da "The Specialist" , só trabalha com LandRover , sabe tudo do assunto mas é um pouco $algado e não faz gambiarra .... troca tudo ... kkkk
The Specialist (http://www.thespecialist.com.br/)

LeandroDelSanto
05/06/2014, 10:41
Foi retirada o radiador de óleo do câmbio e feito teste com pressão nele, e não mistura nada, o problema não deve ser ele...
Aí já desmontaram o cabeçote e hoje fico sabendo se está realmente empenado ou não...
Foda é não saber quando as juntas que comprei no Ebay vão chegar, enquanto elas não chegarem o carro vai ficar aberto lá aguardando..
Resolvi encostar porque a "maionese" não estava mais somente na parte de cima, estava começando a aparecer também quando olha na vareta de óleo, daí pra evitar de estragar algo mais complexo a encostei...
Agora é torcer pras porcarias das peças chegarem logo!

skyburnner
06/06/2014, 06:03
Para vc não ficar na torcida por peças , quando comprar fora procure optar por frete de courier privado , como DHL , UPS , Fedex , TNT . Estes caras não dão dor de cabeça . Correios (USPS) e receita federal são a fórmula do CAOS . 90 dias fácil !!
Comprando a partir de UK , TNT é o mais em conta e funciona muito bem .
Comprando a partir dos EUA , qualquer um dos citados funciona muito bem .
O porém é que courier privado paga além do imposto de importação , mais ICMS em SP e alguns outros estados ; mas pelo tempo , na minha opinião , vale a pena demais !!
Semana passada comprei os dois semi-eixos dianteiros completos via DHL .
Preço no Circo com o palhaço Arrelia (concessionária LandRover) - R$ 8 mil .
Preço das peças entregues em casa completas , OEM ou originais , em 4 dias , com imposto - R$ 1 mil .

LeandroDelSanto
16/06/2014, 20:30
Chegaram minhas peças hoje!!!! Eba! kk

http://i113.photobucket.com/albums/n225/leandrobmx/20140616_202453.jpg

Amanhã cedo levo para meu mecânico montar!

Já comprei também 2 garrafinhas de MoCool, o pessoal que anda em TrackDay usa para manter a temperatura do carro mais baixa sob uso severo, creio que esse problema da Land se dá a qualquer subidinha mínima na temperatura, vou colocar este aditivo junto com o Inugel Expert no reservatório do radiador e ver se resolvo de vez essa apurrinhação!

Pra ilustrar:

https://a-a.d-cd.net/d11f72u-960.jpg

http://www.kakimotor.com/img/p/60-146-thickbox.jpg

Resta saber quantos litros de líquido vai no radiador da Freelander, alguém sabe dizer? Vou fuçar aqui no manual...

Agora torcer para que dê tudo certo e ela fique 100% confiável e sem água sumindo!!! =D

LeandroDelSanto
17/06/2014, 10:23
Não achei nada concreto sobre quantos litros vão no radiador, apenas suspeitas que são 7 litros!
Peguei os Inugel que sobraram do meu outro carro e comprei o suficiente pra somar 8!

Mas,

Agora preciso saber qual é o torque que precisa ser dado nos parafusos do cabeçote, alguém sabe dizer???
Não sei se meu mecânico tem certeza e vai fazer certo, prefiro procurar saber e informar para ele, dessa vez não quero que dê cagada de novo! hehe...

Alguém?

skyburnner
18/06/2014, 07:09
Ligue para o Luis Fraga 11-5181.8850 ele deve saber . Precisa de um pouco de paciência para falar , porque a demanda é alta .

LeandroDelSanto
20/06/2014, 21:25
Meu mecanico ja fechou o motor, segunda feira devo pegar...
Ele tinha manuais com as informacoes dos apertos.
Agora eu trocar o oleo e filtro, vao ligar ela com agua mesmo e procurar possiveis vazamentos, esperar esquentar e ter certeza que esta tudo ok para dai sangrar o radiador e colocar os motul!

Agora vai :D

skyburnner
21/06/2014, 06:39
Boa sorte !!

SM-S
22/06/2014, 09:56
Leandro, dá uma olhada naquele programa Rave para conferir o volume do líquido de arrefecimento. Estou sem meu computador no momento para fazer isso. De memória, acho que são só 4L. 2L de água e 2L de aditivo orgânico. Confere também se esse aditivo Motul é compatível com motor de alumínio.

LeandroDelSanto
26/06/2014, 10:20
Peguei o carro ontem, tudo lindo e maravilhoso! Parece até que ficou mais silenciosa...

MAS,

Fui sair hoje de manhã para trabalhar e a água sumiu TODINHA!
Simplesmente não tinha mais nada de água no reservatório...
Como se não tivéssemos feito absolutamente nada, tá igual antes...

Agora ferrou de vez, sei lá oq fazer...
Qualquer sugestão é bem vinda!

#semesperancas

skyburnner
27/06/2014, 06:44
Meu caro : Nos primeiros 15 dias após esta manutenção , é normal que a água suma e deve ser verificada diariamente com o carro frio , antes da primeira partida . Depois disso , deveria estabilizar . O Fraga , da "The Specialist" inclusive tem um aviso impresso que ele pendura no seu retrovisor com este aviso de verificação e acompanhamento logo após a manutenção .
Não estou dizendo que vá resolver , mas que isto aconteceu na minha e hoje está estável . Mas talvez não esteja "tudo perdido" .. kkkk
Torço para que tenha dado certo.
Mantenha-nos informados .
Boa sorte .

LeandroDelSanto
28/06/2014, 20:57
Sim, to ligado nisso...

Mas é que sumiu tipo TODA água...
Só de ir e voltar ao meu trabalho (deve dar uns 6km), o reservatório estava totalmente seco quando fui ver ao chegar em casa O.o

Vamos desmontar tudo e ver se não existe problema nas camisas, alguma fissura, alguma gambiarra do último dono, sei lá!

Só estou na dúvida faço isso no meu mecânico mesmo, ou no que fez o motor de outro carro aqui de casa...

Aguardem as cenas do próximo capítulo dessa novela! uehueheu... (levando na esportiva, rir pra não chorar, né)

skyburnner
29/06/2014, 08:44
Toda a água do visível do reservatório corresponde a um percentual muito pequeno de toda a água do sistema ..... eu aguardaria um pouco antes de desmontar tudo de novo .....

SM-S
29/06/2014, 10:57
Seguindo o Conselho do skyburnner , seria bom verificar outras possibilidades antes de abrir novamente o motor. Se a água estiver vazando pelas juntas, vai misturar com o óleo, daí fica fácil detectar. Numa situação como a que vc descreve, em que a água some repentinamente, dá para pensar em mangueira solta, conexão mal encaixada, sei lá.
Mas se a água estiver misturando com o óleo novamente....

LeandroDelSanto
30/06/2014, 16:44
O pior é que misturou... bem pouco, mas misturou!
Foi feito o teste com aquele treco vai dando pressão e realmente vaza! Como não surge em nenhum lugar o vazamento só desmontando tudo pra ver!
O carro já está sendo desmontado a partir de hoje, meu mecânico desconfia que pode ter sido que o antigo dono mandou aqueles produtos (tipo uma cola) que veda o que tiver errado, pra largar na loja e vender!
Como sempre tive problema com isso nesse carro, não duvido nada!

Espero descobrir o que rola e resolver!

Do contrário, considero fazer um swap de motor...
Pode parecer loucura, mas entregar esse carro numa loja, além de passar por fdp como eu to achando o último dono, vão me pagar quanto de entrada em outro veículo? Uns 25k? Que merda de carro pego com isso?

Se for pra colocar mais 20k em cima dela e pegar um carro na faixa dos 45~50mil sem garantia NENHUMA que não será outra dor de cabeça... Prefiro torrar uma grana em cima dela colocando um motor diferente!

Esse carro me deu ZERO dor de cabeça se desconsiderar esse problema da água sumir... Apenas a trizeta quebrou em 3 anos de uso, e conseguimos consertar ela mesmo, nem precisei partir pra trizeta de Marea (serve, é a mesma)... e troquei os amortecedores que nem estavam ruins, mas apresentavam desgaste! Fora isso, só gastos com essa água sumindo! Tenso!

Pelo que vi em fóruns gringos isso é problema crônico e só resolvem colocando motor novo ou mandando amassar o carro!

Foda que só achei um link com swap de motor, usando um toyota de carro que nunca ouvi falar! ueheuheu...

Mas enfim, antes de pensar em algo tão radical, vamos ver o que acontece nessa última tentativa de recuperar o K20 V6!

LeandroDelSanto
02/07/2014, 12:55
Realmente o problema estava na camisa dos pistões...

Teremos que trocar tudo, alguém sabe onde encontro os pistões e as camisas a um preço bom ?!?!?!?!

Como misturou água ao óleo estamos considerando fazer a parte de baixo (de novo), trocando as bronzinas...

Quero ver se troco o óleo do câmbio e as juntas ali...

Dar uma levantada geral no carro e espero nunca mais esquentar a cabeça com ela!

Dicas de onde achar as peças são bem vindas! :D

skyburnner
03/07/2014, 07:33
Eu compraria fora . Muitas lojas para pesquisar preços . Se comprar na UK , o melhor frete é TNT , UPS também é bom . Nos EUA qualquer courrier privado faz ótimo serviço , DHL , UPS , Fedex etc .

Steveservice
04/07/2014, 12:20
Bom dia, dá uma olhada neste site: Autopecasonline24: Peças auto, Autopecas e Pecas Automoveis via web (http://www.autopecasonline24.pt) . Eles são de Portugal, mas as peças vem da Alemanha .
Sem falar que eles tem um chat ao vivo em portugues (falei com a Lina) que retiora suas duvidas na hora. Eu comprei os discos de Freio da marca Brembo por 55,00 Euros com eles, e o frete saiu por 50 Euros via DHL (Iria pagar 100 Libras pela Britcar), eles possuem peças de varias marcas, ao invés de : G,OEM,P .

Neto1
06/07/2014, 09:52
A parte superior das camisas do motor Rover KV6 precisam ter uma protusão mínima de 0,075 mm. Se estiverem abaixo deste valor, o bloco está condenado.

469364

SM-S
07/07/2014, 21:26
Já comprei na loja indicada pelo Steveservice, porém no site alemão. Excelente.

alex3535
29/07/2014, 20:29
Ola Amigos do forum, estou com um problema estranho na minha freelander 1 2005 2005 130000 km, ela arrebentou a correia dentada em fevereiro, removi os cabeçotes, troquei as valvulas, retentores, tuchos etc, em resumo semana passada montei o carro, acertei o ponto como um mecanico aqui da minha cidade me passou, e o carro pega normalmente, trabalha todos os cilindros sem nenhuma falha sequer, porem nao acelera, levei ate uma oficina especilizada em importados aqui na minha cidade e passamos o scanner, acusou falha P1477, que o mecanico disse que todas acusam isso e andam normalmente, ja desmontei varias vezes a correia novamente para verificar o ponto e parmanece tudo certo, ja desmontei todo o coletor de admissao limpei tudo e nada do carro acelerar, alguem teria alguma ideia, ja passou por esse problema que poderia dar uma dica? os mecanicos que trabalham com esse tipo de carro aqui nao tem nem ideia. no aguardo desde ja agradeço.

vinivieiracunha
30/07/2014, 00:19
Ola Amigos do forum, estou com um problema estranho na minha freelander 1 2005 2005 130000 km, ela arrebentou a correia dentada em fevereiro, removi os cabeçotes, troquei as valvulas, retentores, tuchos etc, em resumo semana passada montei o carro, acertei o ponto como um mecanico aqui da minha cidade me passou, e o carro pega normalmente, trabalha todos os cilindros sem nenhuma falha sequer, porem nao acelera, levei ate uma oficina especilizada em importados aqui na minha cidade e passamos o scanner, acusou falha P1477, que o mecanico disse que todas acusam isso e andam normalmente, ja desmontei varias vezes a correia novamente para verificar o ponto e parmanece tudo certo, ja desmontei todo o coletor de admissao limpei tudo e nada do carro acelerar, alguem teria alguma ideia, ja passou por esse problema que poderia dar uma dica? os mecanicos que trabalham com esse tipo de carro aqui nao tem nem ideia. no aguardo desde ja agradeço.

ola amigos, estou com um problema parecido com esse em minha fl2005, o cambio do carro foi feito , so que quando montaram o carro me ligaram! oque acontece: o carro quando esta no D ele troca as marchas uma muito perto uma da outra como se estivesse recebendo a velocidade errada pela ecu, voce esta a 30 km/h e ele ja esta em 4 ou 5 e depois de uma certa velocidade e o giroalto do carro ele corta a aceleragem nao respondendo o pedal do acelerador, de vez em quando do nada ele volta acelerar mas para rapido, outra coisa e que notiptronic ele nao responde e trocaas marchas sozinho !
no scanner ele acusa somente comando de admissao variavel motor 2, ja levei na land (intercar) no resolveram e me condenaram o cambio sem ter defeito algum eletronico (cambio foi feito e nem rodou Pois o carro ja ficou assim quando foi dar uma volta!) nao sei mas oque fazer ninguem quer mexer nesse carro! por favor se alguem puder me ajudar !

LeandroDelSanto
10/08/2014, 22:32
Bom, continuando minha saga!

Foram trocadas as camisas, anéis e etc... O problema da água sumir, aparentemente solucionado!

MAS, como não podia deixar de ser, mais problemas:

Agora, sempre que se liga o carro ela dá uns estouros! tipo umas pipocadas falhando, que somem depois de alguns minutos!
Fora isso, você saía andando com ela e do nada dava aqueles problemas de perda de força repentina!

Pois bem, foram trocadas duas sondas e colocadas bobinas novas (estas da marca Beru).

Não resolveu! A perda de potência melhorou MUITO! E quando ocorre, basta aquele "liga desliga" que volta tudo ao normal!
Mas os pipocos quando ela é ligada ainda fria continuam!

Enfim, dicas? Alguém tem alguma sugestão?

Tá difícil de conseguir andar com esse carro da forma como se deve! Pra encarar o trânsito do dia-a-dia peguei a Belina Del Rey do meu avô, calculem minha felicidade andando há dois meses de Belininha com uma Land Rover encostada em oficinas por aí!

Mas agora solucionado o problema da água (mesmo tendo que praticamente refazer o motor inteiro) acho que vai!

Mas preciso de dicas de como resolver esses perrengues eletrônicos agora!

Existem teste pro MAF, pode ser algo em sensor de detonação, alguma entrada de ar falsa? Qualquer palpite aí! Hehe...

LeandroDelSanto
10/08/2014, 23:06
Ahhh, esqueci de mencionar:

Quando ela perde potência fica bem esquisito passar as marchas no carro!
Tipo pra colocar em "P" pra desligar tem que forçar, e para ir passando pelo P R D N e tal parece que tá tudo "frouxo", porém, quando ela não está com a perda de potência fica tudo normalzinho!

Alguém já viu isso?!

Eu achei mega estranho, pois a meu ver parece um problema eletrônico alterando a "mecânica" da alavanca de câmbio!

skyburnner
11/08/2014, 06:51
Quanto mais eu leio aqui , mais pavor sinto de ter um problema de câmbio com a minha amante inglesa .... kkk
A única dica que posso dar aos colegas , é de uma empresa chamada Pat Pauliceia . Fica em SP capital , uma oficina especializada em câmbio automático e muito conceituada . Faz terceirização para Audi , BMW etc .
Acho que o dono , Ricardo trabalha muito bem , mas mete a faca sem dó ....

R. Ricardo Cavatton, 310 - Lapa, SP
(11) 3647-4100

SM-S
11/08/2014, 21:32
Leandro, para começar, passe um scanner. Mesmo que seja um genérico OBD II, que não consegue acessar todos os sistemas do carro. Isso pode dar uma luz.
O sensor de detonação, por exemplo, se der problema, acusa no scanner.

LeandroDelSanto
12/08/2014, 14:34
Pois é,

Já foi apenas foram resetadas algumas coisas com scanner. Mas quarta feira já está agendado pra ela visitar outra oficina para scannearem mais a fundo!

Ao menos estou usando o carro diariamente de novo, mesmo que precisando "reiniciar" de vez em quando!
Deu pra perceber que com os aneis novos e funcionando mais justinho, quando a injeção está ok o carro anda até mais leve que antes, parece mais "espertinha". Só preciso dela assim 100% do tempo, aí vai ser show!

LeandroDelSanto
20/08/2014, 22:39
O carro ainda está sendo averiguado, tenho esperanças de pegar amanhã...

O cara que está vendo agora tem uma máquina top de limpeza de bicos e disse que eles não estavam legais, e também descobriu que as pecinhas que prendem o bico no lugar estavam tudo fudidas, e, segundo ele, o carro não deveria nem andar normal quando "reinicio", porque estava entrando ar por ali o que deveria colocar em safe modo logo de cara, olhem as ditas pecinhas:

http://i113.photobucket.com/albums/n225/leandrobmx/20140820_201030.jpg

Reparem que umas delas estava virada num chapéu véio...
Como foram trocadas as bobinas, limpos os bicos, trocar essas pecinhas aí e mais algumas coisinhas, espero logo ter uma Freelander confiável em mãos!

A água nunca mais desceu, e andei bastante nesse fim de semana com ela antes dela ir pro mecânico! :D

#tudovaidarcerto kkk

SM-S
23/08/2014, 09:18
Se estiver fácil, posta o código dessas pecinhas. É bom anotar, just in case...

LeandroDelSanto
23/08/2014, 10:05
Pior que não tenho porque meu mecânico encomendou e trocou!

Por outro lado, não resolveu o problema, quer dizer... Resolveu em partes! Ela parou de falhar, mas ainda tava dando os pipocos quando ligava fria!

Aí como ele também tem uma Freelander, colocamos o MAF do carro dele no meu e..... TUDO PERFEITO NA HORA!

Resultado: Encomendei um MAF pelo mercadolivre que acabou de chegar em casa (hoje é sábado), segunda feira levo para ele instalar, conferir no scanner se está tudo ok (e 99% de chace ficar, afinal o MAF dele deu certo na hora) e acho que terei, em fim, uma Freelander zeradinha pra usar!

Em tempo, acho válido fazer o merchan do vendedor do ML, me enviou minutos após o pagto e por sedex 10:

Fabrizioferro: Perfil do vendedor - MercadoLivre Brasil (http://perfil.mercadolivre.com.br/FABRIZIOFERRO)

Fabrizio Lima Ferro
fabrizio_ferro@hotmail.com

Seguem fotinhos da peça, pelo preço, acho que vale a pena tentar trocá-la de início para quem tem problemas com marcha lenta, falhar quando acelera, etc etc etc... Me custou 285 reais com frete e tudo!

Segunda feira volto aqui pra contar oq aconteceu, espero trazer boas novas! hehe

LeandroDelSanto
23/08/2014, 16:52
Errr... Faltaram as fotos:

http://i113.photobucket.com/albums/n225/leandrobmx/20140823_115546.jpg
http://i113.photobucket.com/albums/n225/leandrobmx/20140823_115606.jpg
* Esse cartão veio junto, é meu chará, eu não vendo nada xD

rogerio amaral
26/08/2014, 01:17

colega esse defeito a minha deu ,esta no conector da tbi tirei e troquei o conector e nunca mais deu

rogerio amaral
26/08/2014, 01:23
colega eu limpei primeiro o conector e nao deu mais p garantir troquei o conector que encaixa na tbi ,acabou o problema ,todos acham q isso e sensor maf etc trocam peças a toa ,o defeito e simples conector da tbi.qualquer coisa estamos ai adoro minha freelander , uma dica tire todos os conectores 1 por 1 e joque limpa contatos depois wd40 vc vai ver q essa freelander so da problema nos sensores e so isso mas fazendo isso q te disse termina todos os problemas ...

rogerio amaral
26/08/2014, 01:38
colega estouros vc ja resolve ,tire os dois motores vis do lado do coletor de adimissao e teste se eles estao funcionando ,se nao estiver e so abrir eles e limpar tudo com limpa contato e reforçar as solda na placa do mesmo ,feito isso abra o coletor de adimissao embaixo tem parafusos , abra limpe todo o coletor com querosene e lave com jato d agua ,passe silicone alta temperatura e monte tudo sele os motores vis com silicone e pronto seu carro vai estar sem problemas e sem estouros.

LeandroDelSanto
28/08/2014, 11:31
Estou usando o carro direto de novo!

Os problemas agora são bem mais simples:

- Quando paro o carro fica um cheiro estranho. Tipo de pólvora queimada, imagino que seja cheiro de catalisador.
- Um vazamentinho de óleo, nesse tira e põe motor do lugar, normal...
- Procurando os defeitos acima, descobrimos que o sensor de temperatura da água está dando pau

Estou procurando este sensor para comprar, o rapaz que me vendeu o MAF está vendo se encontra, no Ebay custa menos de 20 dólares, na CCS pra variar exorbitante: 300 reais.
O vazamentinho de óleo quando for trocar o sensor peço para o mecânico dar uma olhada.
O cheiro estranho, sei lá... Vou ver como fica depois que trocar mais este sensor! Porque se você deixa a mão no escape suja de gasolina, tipo de mistura "gorda"...

Enfim tudo bem com o carrinho! Esses probleminhas de agora não são nada perto do que ela já passou!

wesley augusto
03/09/2014, 21:47
esse problema é na correia trazeira, é uma correia dentada pequena, ela tem uns 30 cm de diametro, e são duas, não troque somente uma, pois ela folga e roda na polia e acaba atrasando o giro. essa correia fica do lado contrario de onde fica a correia dentada e a correia grande do alternador. é só trocar e blz.

LeandroDelSanto
05/09/2014, 16:01
esse problema é na correia trazeira, é uma correia dentada pequena, ela tem uns 30 cm de diametro, e são duas, não troque somente uma, pois ela folga e roda na polia e acaba atrasando o giro. essa correia fica do lado contrario de onde fica a correia dentada e a correia grande do alternador. é só trocar e blz.

A qual problema você se refere???

O carro começou a morrer quando ligo, daí encomendei essa birosca desse sensor de temperatura da água que chega dentro de uma semana na concessionaria...
Hoje descobrimos que o mecânico esqueceu de ligar um sensor também, tenso...
Espero que já de uma boa melhorada, ainda nao andei com ela apos religar este sensor que tava solto (e nem sei qual era).

Daqui a pouco, me parece que melhor solucao pro meus problema é comprar um scanner e zerar tudo os erros antes de sair andando todo dia... foda, viu...

SM-S
09/09/2014, 19:48
Mais um vazamento de água.... resolvido!
Depois de uns 10 mil km sem qualquer vazamento, a água da viatura começou a baixar. Era intermitente. Às vezes ficava estável, às vezes baixava rapidamente, uns 200ml de uma vez. Vazou 1L em 2 meses.
O problema estava na vedação (O-rings) da junção da válvula termostática com os canos que chegam nela e com o bloco do motor. Mais um local a ser examinado para quem enfrenta problemas de vazamento. O chato é desmontar os coletores de admissão e escapamento para chegar no problema.

alex camarao
10/10/2014, 16:11
Theos, o bichinho fervia e jogava agua fora, depois que desconectei o sensor, tudo normal até hoje

André Vaccaro
24/12/2014, 12:40
Essa trepidação do motor quando joga tração, e quando tira o pé a trepidação para, mesmo estando em velocidade, não é de balanceamento, senão não pararia quando tira o pé. Muito menos de alinhamento (nada a ver). Quando acontece isso, é problema na transmissão - cardan. As trizetas devem estar gastas, com folga. Troque as trizetas, ou arrisque-se em enchê-las via uma retífica. se der, melhor trocar mesmo, as retíficas não conseguem muitas vezes acretar o balanceamento do peso das trizetas e fica sempre um chacoalhozinho...

André Vaccaro
24/12/2014, 12:41
Pois é Renato,

Essa trepidação do motor quando joga tração, e quando tira o pé a trepidação para, mesmo estando em velocidade, não é de balanceamento, senão não pararia quando tira o pé. Muito menos de alinhamento (nada a ver). Quando acontece isso, é problema na transmissão - cardan. As trizetas devem estar gastas, com folga. Troque as trizetas, ou arrisque-se em enchê-las via uma retífica. se der, melhor trocar mesmo, as retíficas não conseguem muitas vezes acretar o balanceamento do peso das trizetas e fica sempre um chacoalhozinho...

skyburnner
25/12/2014, 12:23

Concordo com o amigo acima , é trizeta . Eu estou com o mesmo problema ....

Cleo
02/01/2015, 10:44
Pessaol a minha FL2 HSE 2008 a partir do dia 25/12 começo a apresentar o seguinte problema:
Ela começa a assoviar, de repente, igual uma chaleira, piiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii, quando está na lenta ou mesmo andando quando tiro o pé do acelerador ele assovia, mas quando retomo a aceleração para. E de repente para e fica um bom tempo sem fazer o barulho e não é a correia. Alguem já passou por isso ou teve conhecimento desse incoveniente?

skyburnner
03/01/2015, 00:29
Pessaol a minha FL2 HSE 2008 a partir do dia 25/12 começo a apresentar o seguinte problema:
Ela começa a assoviar, de repente, igual uma chaleira, piiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii, quando está na lenta ou mesmo andando quando tiro o pé do acelerador ele assovia, mas quando retomo a aceleração para. E de repente para e fica um bom tempo sem fazer o barulho e não é a correia. Alguem já passou por isso ou teve conhecimento desse incoveniente?

Talvez seja o coletor de admissão variável ....

pedro3design
03/01/2015, 20:34
Boa noite amigos.
Essa é minha primeira mensagem no forum e já venho pedindo ajuda...
Semana passada o ar do meu Freelander 2005 simplesmente parou de gelar enquanto eu estava a quase 100km/h... continuei andando desliguei o ar e liguei de novo, nada... derrepente um barulho forte sob o capô, como o de rolamento roncando... parei no acostamento e desliguei o carro, não vi nada de anormal no motor, voltei a ligar o carro e seguir viagem, porém o ar não gela mais... alguém sabe o que pode ser, ou melhor ainda, no Rio, algum lugar de confiança onde posso levar o carro ?

Steveservice
04/01/2015, 00:00
Boa noite Pedro, tive problemas com o meu ar-condicionado um ano atrás e corri bastante para resolver o problema. As oficinas não possuem nenhum equipamento para testar o sistema, apenas para medir a pressão do gás. Quando precisei fazer o reparo do meu ar, que só gelava com o carro parado. Levei na Refricentro ( Avenida Brasil) e condenaram o compressor e o condesador, me cobraram R$5.900,00 e consertavam em 1 dia. Logo vi que era furada, pois essas peças são importadas. entrei em contato com um vendedor de peças no mercado livre e ele me passou que o problema poderia ser o filtro secador, como já tinha encomendado o filtro secador e o de cabine na brit-car acabei não comprando com ele. Mas foi certeiro, pedi para uma oficina em Vila isabel que o cara já tinha mexido em outra freelander fazer a substituição e colocar o gás de volta. Gastei menos de R$600,00 entre peças e mão de obra !

pedro3design
05/01/2015, 10:53
Bom dia Steve, vou tentar fazer isso também, tentar descobrir o problema seguindo as dicas e quando tiver mais confiante do que pode ser, comprar as peças...
Essa oficina em Vila Isabel, lembra o nome ? pode me indicar ? outra coisa, oficinas para a parte mecânica, suspensão, motor, etc, pode indicar alguma aqui no Rio ?
Abraço !

Steveservice
11/01/2015, 00:57
Boa noite Pedro, vamos lá: A Oficina fica na rua Gonzaga Bastos 294-A ( Corvete Serviços automotivos ), procurar por André. Tel: 97553-1295 , 7748-6692 , 2571-4531.
Como falei, comprei os filtros e mandei trocar. já em termos de mecânica tem o Wendel ( Land Recreio ) Canal das Taxas ( Recreio dos Bandeirantes ), e tem outra que tenho levado ultimamente, fica na Praça Niterói 5 ( ASA MIL ) Procurar por flávio ( 2254-1664 , 2254-0306, mas ele só atende por indicação de clientes que fazem serviços com ele. Caso vc queira entrar em contato com ele me dar uma ligada ( 7786-9024, 98270-4871 ) que faço o contato entre vcs, na segunda vou levar a minha para trocar os rolamentos traseiros, discos e pastilhas dianteiras, bieletas e borracha do suporte da barra de direção. Ele me cobrou R$ 600,00 de mão de obra !
Um abraço !

André Vaccaro
11/01/2015, 12:37
Opa negada, tudo bom?

Voltando a este tema MUITO CHATO que acontece nas Freelander 1:
O carro possui DIVERSOS problemas de projeto. A principal burrada foi usar o motor KV6 da Kia Carnival. O resto dos problemas, são consequências dessa burrada.

Quanto a esse problema de começar a falhar alguns cilindros, perder potência até termos que parar, desligar e ligar novamente, quem estiver com isso pode ir preparando o bolso.

O principal problema do carro, por causa desse KV6, é o sistema de arrefecimento como um todo. Esse motor esquenta MUITO, tende a dar problemas no módulo das ventoinhas, e até no resto dos eletrônicos do carro.

Este problema em específico, onde temos que desligra e ligar novamente, vai se agravando até o momento em que você terá que desligar e ligar o carro a cada quarteirão - ocorre quando precisamos jogar pot~encia, com mais frequência em subidas.

O módulo de injeção do carro, é marca SIEMENS código 5WK90003 DME MS43/KV6 (ou 5WK90004 DME MS43/KV6 também), fica instalado dentro de um compartimento plástico preto lacrado com parafusos, do lado direito superior do compartimento do motor para quem olha da frente para a traseira do carro (para quem estiver ao volante, lado esquerdo).

Esse módulo esquenta MUITO, e, para tentar solucionar esse problema a Land Rover instalou nesse compartimento dos módulos, uma ventoinha com um sensor de temperatura, que suga o ar do sistema do ar condicionado quando o sensor acusa aquecimento - praticamente sempre, aqui no Brasil. Aí, essa ventoinha liga e "teoricamente" refrigera o compartimento fechado dos módulos.

Acontece que esse motorzinho da ventoinha é super frágil, e obviamente ele perde eficiência com o tempo, depois de alguns anos de uso, e ele pode simplesmente PARAR de refrigerar o compartimento, e o módulo começa a trabalhar a temperaturas altíssimas, coisa que ele não foi feito para fazer. Aí, ele começa a apresentar anomalias, começa a não enviar sinais para algum dos cilindros. No caso do meu módulo, o cilindro 4 apresenta falhas de ignição no scanner. Aí, o motor roda "quadrado" e você tem que reiniciar o carro. Mas, caso o motorzinho da ventoinha do compartimento dos módulos continue com problemas, em duas quadras (ou menos) o módulo já estará fervendo e o problema volta - até um momento em que o módulo fica condenado - lembrando que é uma peça eletrônica, compenentes internos sensíveis, soldados em placa, etc, até o momento que a temperatura alta OU derrete alguma solda e causa um curto, ou queima um componente - ou o circuito todo.

Sugestão: Se seu carro apresentar esse problema, vá DIRETO ver o motorzinho do ventilador do compartimento do módulo de injeção. Se você insistir muito, perde o módulo.

O duro é que um módulo desses na land Rover (Autostar) está entre R$ 6.000 e R$ 8.000, e um usado, de desmanche, não é muito confiável por motivos óbvios, e pelo fato de que esse problema de aquecimento do motor KV6 nas Freelander é um problema crônico, dá em TODAS as Freelander. Então, possivelmente o módulo da Freelander à venda no desmanche já sofreu bastante os problemas de temperatura alta - pode estar ferrado também.

Além do módulo de injeção, o outro que sofre DEMAIS com os problemas de temperatura do KV6 é o módulo da ventoinha - ou melhor, o conjunto todo (módulo/relê + defletores + motores das duas ventoinhas). O que começa a acontecer é que a ventoinha do motor começa a ligar de 10 em 10 segundos, funciona 8 segundos e para (sem mesmo terminar de resfriar o motor), e entra em looping, liga, funciona 8 segundos, para dez, funciona mais 8 segundos, para dez, e assim vai.

Outra facada: Não adianta trocar o módulo da ventoinha apenas, por dois motivos: Um, a land Rover só vende o conjunto todo, duas ventoinhas com motor montadas no defletor e com o módulo - pasmem - R$ 4.300. E não tem na Brit-Car nem AllMakes para importar. Só na Land Rover mesmo. O outro motivo é o de sempre - como essa merda de motor KV6 esquenta mais que o inferno, provavelmente o módulo da ventoinha de um desmanche estará com esse problema também - tipo 80% de chances. E a Land Rover diz que deve existir balanceamento entre a vida do módulo e dos motores das ventoinhas, por isso que vendem apenas o conjunto todo - você estará arriscado a comprar um módulo de ventoinha que não funcionará legal nas suas ventoinhas atuais com defletor sem ser o mesmo conjjunto original.

Trocando em miúdos: MALDITO KV6 de merda, que aquece mais que o inferno e detona o carro todo!!!!!! (além do problema imbecil do KV6 de permanentemente "sumir água", muitas vezes devido ao descolamento de camisa dos cilindros causado adivinha por o quê??? Super aquecimento!!!)

skyburnner
12/01/2015, 07:19
André Vaccaro :
Muito obrigado por sua mensagem e pelas explicações detalhadas . Eu como in_feliz proprietário de uma Freelander I já vou fazer uma revisão nesta ventoinha do módulo por precaução !!
Abs !

enasor
12/01/2015, 15:32
André Vaccaro:

Excelente depoimento. Se me permite, vou abusar um pouco mais da sua experiência e da sua boa vontade ...

Não sei se você está acompanhando a vinda da nova Discovery Sport, que virá em substituição à Freelander. Até que a montadora da Land Rover em Itatiaia/RJ esteja em operação, as importadas estarão desembarcando no Brasil, o que se iniciará até março deste ano. Virão inicialmente as versões a gasolina e, depois, num segundo momento, as versões a diesel. Estive na concessionária Land Rover e os vendedores me relataram que possivelmente as importadas virão com o mesmo motor da Freelander, com pequenas alterações, se houver. O que você acha???? Se isso verdadeiramente acontecer, então essas observações suas são de causar apreensão a quem pensa em adquirir a novidade!!!! A não ser que quem me atendeu esteja enganado, ou que as atuais Freelander estejam com um motor diferenciado deste aí que você mencionou ...

Ah, sim!!! ... apreciaria também saber suas impressões a respeito do pós-venda da Land Rover, confiabilidade e assistência de seus veículos em viagens longas e de longos percursos, tranquilidade com mecânicos, disponibilidade e preços de peças após o período de garantia, liquidez na revenda, etc. ... Se você acha que a versão à gasolina da nova Discovery Sport será mais confiável que a versão à diesel. Relativamente à gasolina, sabemos que veículos de injeção direta (não sei se será o caso da nova Discovery Sport) tem apresentado sérios problemas de adaptação no Brasil, pois tais motores não foram dimensionados para trabalhar com gasolina misturada aos percentuais de álcool aqui deste país ... Relativamente à diesel, não sei falar nada sobre a adaptação destes veículos estrangeiros ao diesel brasileiro ...

Abs.

E.T.: De antemão, peço desculpas e a compreensão dos participantes do tópico por abordar assunto fora do tema ...

skyburnner
13/01/2015, 08:56
Ah, sim!!! ... apreciaria também saber suas impressões a respeito do pós-venda da Land Rover, confiabilidade e assistência de seus veículos em viagens longas e de longos percursos, tranquilidade com mecânicos, disponibilidade e preços de peças após o período de garantia, liquidez na revenda, etc. ... Se você acha que a versão à gasolina da nova Discovery Sport será mais confiável que a versão à diesel. Relativamente à gasolina, sabemos que veículos de injeção direta (não sei se será o caso da nova Discovery Sport) tem apresentado sérios problemas de adaptação no Brasil, pois tais motores não foram dimensionados para trabalhar com gasolina misturada aos percentuais de álcool aqui deste país ... Relativamente à diesel, não sei falar nada sobre a adaptação destes veículos estrangeiros ao diesel brasileiro ...

Abs.

E.T.: De antemão, peço desculpas e a compreensão dos participantes do tópico por abordar assunto fora do tema ...[/QUOTE]

Amigo :

Vou te dar a minha impressão como proprietário de uma Freelander 03 há uns 4 anos . Os carros são maravilhosos , mas mesmo antes da garantia terminar , os preços cobrados pelas concessionárias são IMORAIS ; tipo R$ 600 por uma troca de óleo ..... . Coisa totalmente sem justificativa ....
Vou exemplificar .... em 2013 minha Freelander foi reprovada na controlar ; levei no meu mecânico de confiança e ele disse que era o catalisador . Consultei a concessionária .... , a Freelander tem 3 catalisadores ,um na frente , um no meio do carro e outro na saída . R$ 17.000 os três . Com este valor , compro a passagem para a Inglaterra , compro as peças , despacho para o Brasil , passeio uma semana e ainda guardo um troco . Resumo da ópera , mandei vir de fora e gastei no total U$ 1 mil .

enasor
13/01/2015, 09:08
... preços cobrados pelas concessionárias são IMORAIS ... Vou exemplificar .... catalisador . Consultei a concessionária .... R$ 17.000 os três ... mandei vir de fora e gastei no total U$ 1 mil .

Assustador!!!! Obrigado, amigo.

Steveservice
14/01/2015, 23:54
Boa noite a todos, possuo uma freelander 2006 há 03 anos e gostaria de passar minhas impressões.
Vejo que todos que compram o carro o compram entre 2003 e 2006, vamos lá: Digamos que comprem como eu o modelo 2006 ( 9 anos de uso ), quem comprou antes de nós? como a usavam? Quais os cuidados com um carro 4x4 Total? Será que faziam manutenção ou faziam consertos? Porque existe uma grande diferença! A minha veio com os problemas já relatados por todos aqui do Fórum. Falta de potência ( 02 Bobinas falhando ), Vazamento de água ( troquei o sensor de temperatura ), Óleo e filtro sempre os recomendados pelo fabricante ( sem inventar e sem economizar migalhas ), acabei de trocar Rolamentos traseiros, Discos e pastilhas dianteiras ( Discos comprei Brembo direto da Alemanha por 25 euros cada + 25 de frete via DHL ), o ar parava de gelar com o carro em movimento (comprei o Filtro secador e o filtro de cabine ) gastei menos de R$600,00 , chegaram a me cobra R$6000,00 para trocar todo sistema, Vibração ao passar por qualquer buraco ( parecia que a suspenção estava solta ) troquei as duas Bieletas e duas Buchas da barra de estabilizadora. vou precisar trocar Válvula termostatica ( encomendei a válvula + os Tubos + junta do coletor ), enfim todas as peças comprado com antecedência na Brit-car e, ou Genuínas ou OEM, nada de peças Paralelas compradas aqui no Brasil. Comprei para fazer Revisão não conserto, e isso faz muita diferença! Procurei um mecânico que me passou honestidade, pois como é um carro muito valente, também é um carro com muita tecnologia e que precisa de muito cuidado. Gasolina só a Podium, pois é melhor gastar mais com gasolina do que com mecânico por causa de desgaste com uma gasolina de baixa qualidade.
Acredito que muitos que compraram esse carro, já o compraram engatilhados. Pois é muito mais fácil gastar para ajeitar o carro e passar adiante, do que fazer a manutenção em dia e ter um carro que passe confiança. Vejo isso na diferença de preço da minha 2006 para uma 2007. Imagina comprar uma 2012 a 2014. Não estou dizendo que o motor é a oitava maravilha do mundo, ou que o carro é um fora de série. Digo que é um carro que possui mais qualidades que esses ecosport e Renault Duster, sem citar outros que se parecem com SUV, mas na verdade não passam de carro de boutique!

SM-S
15/01/2015, 17:39
Minha experiência é parecida com a sua, steve. O que me complicou tudo foi o mecânico anterior. Gostava do cara, gente boa de lidar, mas hoje vejo que ele me levou para o buraco. Gastei muito mais tempo e $$ do que deveria para resolver coisas simples.
De resto, gosto muito da viatura. Principalmente agora que arrumei um mecânico melhor (e bem mais barato). Nessa faixa de preço, não vejo muita opção que combine boa capacidade off road com segurança e conforto.
Comprei a minha (2006) com menos de 2 anos de uso. Vai completar 7 anos na minha mão. Só troco por coisa realmente melhor. Vou esperar a FL2 sair de linha para ver se o preço cai. RSRSRSRS

Steveservice
15/01/2015, 23:40
Boa noite amigo SM-S, bom saber que vc pensa igual a mim. Também estou esperando a 2 baixar de $$$...rsrsrsr.
A minha começou a fazer muito barulho quando passava por buracos ou quebra molas, pedi para o meu mecânico (o chão da oficina é Branco ) dar uma olhada... se fosse outro condenaria amortecedores, balanças, buchas, cochins...etc. Mas não, mandou comprar as Bieletas e as buchas da barra estabilisadoras. Trocou isso e fez reaperto da suspensão, parece outro carro. Descobriu um vazamento da válvula termostatica, já encomendei não só a válvula como também os dois tubos e a junta do coletor. custo total da peças na Brit-car $ 44,00 Libras ( +/- R$160,00) tudo OEM + 39,00 Libras frete via DHL. se fosse comprar aqui ia pagar pelo menos uns R$1.000,00 e garanto que não seriam peças OEM e sim Paralela. O que faz do carro ser BOM é o fato de ele ter todas as peças Originais e em bom estado !

pedro3design
29/01/2015, 01:58
Falai Steve, meu amigo. Esse mecânico seu é aquele da Tijuca ? O meu carro esta fazendo exatamente esse barulho, em buracos ou quebra molas ele faz um pouco de barulho, pouca coisa, mas ja mandei dar uma olhada e a suspensão esta nova, pode ser o mesmo que voce teve no seu... tem como me passar a referencia das peças na Brit-car ? Abraço.

Steveservice
29/01/2015, 23:20
Fala Pedro, vamos lá: Bieleta-RBM100172, Bucha-RBX101240. O Flávio fica na praça Niterói, perto da Rua Dna. Maria por tras do piscinão que estão construindo, mas ele só atende por indicação. Se for lá fala que eu te indiquei .
OBS: vou deixar um presente para vc, baixa e salva no teu computador. São as peças e códigos da Freelander 1 !491336

Cleo
06/03/2015, 14:59

Com a ajuda do Luiz Fraga da The Specialist descobri que o problema estava no suspiro do motor entupido. O brigado pela ajuda dos companheiros.

skyburnner
07/03/2015, 07:18
Com a ajuda do Luiz Fraga da The Specialist descobri que o problema estava no suspiro do motor entupido. O brigado pela ajuda dos companheiros.

O Fraga manja muito de Land e é uma pessoa muito bacana ; que bom que vc resolveu mais uma charada !

gabrielvmf
10/03/2015, 12:19
Qual foi a solução amigo?? estou com esse mesmo problema..

fez a limpeza ou troca?

Por um acaso vc tem o código da peça!??

OBS: eu sei q é uma peça q fica embaixo da tampa no lado superior direito

Obrigado

gabrielvmf
10/03/2015, 12:20

fez a limpeza ou troca?

Obrigado

Cleo
11/03/2015, 17:07

fez a limpeza ou troca?

Obrigado

Se você está com o mesmo problema que o meu, em determinado momento o carro assobia bem alto, tem que que trocar a tampa de valvula LR 0023777 (na verdade é a chamada cabeça do motor uma peça de sei lá o que, tipo plastico, que não tem como limpar só trocando, paguei R$ 735,00 na ccs. Problema resolvido.

Leonardo de Morais
31/03/2015, 16:46
Boa tarde, amigos.

Tenho uma freelander 2 ano 2007, está com 74.000Km e acendeu a luz da injeção. O carro não falha e aparentemente o consumo esta o mesmo. 6Km/L na cidade com transito. Levei no mecanico, fiz uma limpeza de bicos e a luz apagou. Andei um dia e no dia seguinte acendeu novamente. Depois de uma semana apagou, andei mais 2 dias com a luz apagada e agora acendeu novamente. Alguém com o mesmo problema? Andei lendo bastante e surgiu a Sonda Lambda. Alguem como problema igual? Obrigado

ricardosoares
31/03/2016, 18:11
Na minha FL V6 2005 quando comprei estava ocorrendo o mesmo que o relatado acima, cortava a potência quando mais precisava, examinando o motor por cima resolvi dar uma olhada nas mangueirinhas do suspiro do óleo de ar quente para a mistura do motor, elas já estavam com uma aparência de surradas, tinha furo e rachaduras. Moral: troquei as mangueiras e ajeitei as conecções, ficou bom o serviço comparando com o que tava. Fui dar uma volta para testar, + ou - 40 km em estrada, o carro mudou para melhor, respondendo mais nas acelerações com um motor funcionando mais redondo, nunca mais tive que parar para liga desliga para voltar a funcionar normal. Ah meu carro é GNV quinta geração, eu aprovei o desempenho, economia. Quanto aos superaquecimentos verifique sempre o clima da sua região e principalmente temperatura ambiente predominante, a partir daí escolha um óleo adequado para tal temperatura, o motor trabalha com uma viscosidade do óleo quando quente mais adequada melhorando na refrigeração do conjunto, não tenho tido problemas com aquecimentos extremos, sinto a temperatura do motor mais adequada. É isto ...

ricardosoares
03/04/2016, 21:59
A Freelander V6 2.5 24 valv. KV6 não tem cabo de vela, é direto na bobina.

Menegazzo
14/10/2016, 09:06
Bom dia amigos,

Tive um problema na minha FL 1 2004 HSE onde começou a passar óleo para o sistema de arrefecimento.
Levei ao mecânico para trocar as juntas e revisar cabeçote. Foi feito o serviço mas depois de montado o motor apresenta varias falhas.
Enquanto está frio ele funciona redondinho, uma beleza, porém quando esquenta, menos de 80°C, ele começa a falhar até o ponto que morre. Se desligar o MAF o carro melhora, mas não fica bom.
Tenho um OBD instalado e consigo acompanhar por um APP o funcionamento do carro, e cada momento que desliga e liga o carro aparecem falhas diferentes, desde nivel baixo do óleo do câmbio, falha na ignição de cilindros (ora no 1 e 3, outra no 5 ou no 6), P1475, P1477. Enfim, já não sabemos mais onde atacar. Será que é problema de ponto?
Na minha cidade é dificil encontrar pessoal que entende dessa viatura e ninguém se arrisca...

psosilva
27/12/2016, 00:37
Kickdow é pisar fundo, (pé na tábua) e a freela entrava em emergência o motor, acusava bobina e sonda lambda. Problema resolvido com a troca do pedal do acelerador que é eletrônico. Outra coisa problemática é misturar óleo do câmbio no sistema do arrefecimento, com o tempo o pequeno radiador (cooler) de óleo fura e a água do radiador se mistura com o óleo do cambio, os discos do cambio são de composite (quase papelão) com água ele se estraga todo, é preciso abrir o câmbio e trocar o kit todo, serviço caro, por isso não espere seu radiador de óleo de câmbio furar por idade (e ele fura) troque e economize muito em deixar de abrir o cambio.

Pedro Maurício
02/03/2017, 13:55
Amigo, pode me explicar como fez?
Estou com o mesmo problema com minha freelander 2. O valor do catalisador novo está R$ 8.000,00. Inviável. Gostaria de dicas a respeito de como você procedeu? Contatos e etc..

Meu email é pmspavoni@gmail.com

Pedro Maurício
02/03/2017, 13:56
Amigo, pode me explicar como fez?
Estou com o mesmo problema com minha freelander 2. O valor do catalisador novo está R$ 8.000,00. Inviável. Gostaria de dicas a respeito de como você procedeu? Contatos e etc..

Meu email é pmspavoni@gmail.com

Abs.

E.T.: De antemão, peço desculpas e a compreensão dos participantes do tópico por abordar assunto fora do tema ...

Amigo :

Vou te dar a minha impressão como proprietário de uma Freelander 03 há uns 4 anos . Os carros são maravilhosos , mas mesmo antes da garantia terminar , os preços cobrados pelas concessionárias são IMORAIS ; tipo R$ 600 por uma troca de óleo ..... . Coisa totalmente sem justificativa ....
Vou exemplificar .... em 2013 minha Freelander foi reprovada na controlar ; levei no meu mecânico de confiança e ele disse que era o catalisador . Consultei a concessionária .... , a Freelander tem 3 catalisadores ,um na frente , um no meio do carro e outro na saída . R$ 17.000 os três . Com este valor , compro a passagem para a Inglaterra , compro as peças , despacho para o Brasil , passeio uma semana e ainda guardo um troco . Resumo da ópera , mandei vir de fora e gastei no total U$ 1 mil .[/QUOTE]

Ricardo Fortes
02/03/2017, 15:17
Boa tarde, Amigos,

Sou de BH e sou novo aqui, estou com problemas difícil de resolver na minha FL 1 04/05 (km 80.000), ela estava falhando, troquei: velas, bobinas, correias e os tensores. melhorou um pouco, até eu fazer uma viajem e ela me deixou na mão (apagou e não ligou mais - ficou piscando F4 no painel-) reboquei ela para um oficina (a mesma que trocou as sobreditas peças) e alegaram q deu curto em três bobinas e queimou a central. Mandei arrumar a central e troquei as bobinas novamente. Voltei a viajar e ela começar a falhar novamente (fora o altíssimo consumo), principalmente em ultrapassagens, na volta retornei com ela para a oficina que passou o rastreador e nada, mais o problema continuou. Recentemente comprei o obdII, instalei e fui viajar, ele acusou o códigos P0306, P0420, P1300, P1477 e P2071, logo eu apago os códigos pelo aplicativo Torque, mas, eles voltam novamente. Já fui em outras oficinas e ninguém descobre o problema. Alguém pode me ajudar? Grato.

Fresa
06/03/2017, 13:50
Boa tarde, Amigos,

Sou de BH e sou novo aqui, estou com problemas difícil de resolver na minha FL 1 04/05 (km 80.000), ela estava falhando, troquei: velas, bobinas, correias e os tensores. melhorou um pouco, até eu fazer uma viajem e ela me deixou na mão (apagou e não ligou mais - ficou piscando F4 no painel-) reboquei ela para um oficina (a mesma que trocou as sobreditas peças) e alegaram q deu curto em três bobinas e queimou a central. Mandei arrumar a central e troquei as bobinas novamente. Voltei a viajar e ela começar a falhar novamente (fora o altíssimo consumo), principalmente em ultrapassagens, na volta retornei com ela para a oficina que passou o rastreador e nada, mais o problema continuou. Recentemente comprei o obdII, instalei e fui viajar, ele acusou o códigos P0306, P0420, P1300, P1477 e P2071, logo eu apago os códigos pelo aplicativo Torque, mas, eles voltam novamente. Já fui em outras oficinas e ninguém descobre o problema. Alguém pode me ajudar? Grato.

Parceiro,
Trocou cabos de vela? (é à gasolina?), como estão o cabo positivo e o aterramento (não da bateria e sim o principal)
Levou em uma oficina especializada?

Ricardo Fortes
06/03/2017, 14:29
Fresa, levei ela numa especializada Land aqui em BH, o chefe da oficina passou o rastreador e falou q ela está com a válvula presa, fora do ponto e tenho que trocar os catalisadores. Marquei de levar está semana, vamos ver se resolve.

Fresa
07/03/2017, 13:30
Fresa, levei ela numa especializada Land aqui em BH, o chefe da oficina passou o rastreador e falou q ela está com a válvula presa, fora do ponto e tenho que trocar os catalisadores. Marquei de levar está semana, vamos ver se resolve.

Parceiro, pra te deixar mais tranquilo, que tal dar uma ligada pro Luiz da "The Specialist" aqui de SP? Conversa com ele e tente confirmar o diagnóstico pela experiência dele! 11 5181-8850

Ademiro Raduenz
06/10/2017, 12:09
Ola Neto sou novo por aqui , tenho uma freelander 2004 que comprei a menos de 03 meses , e tive também o problema quando esquenta corta giro e não anda , comprei sensor MAF , no ML , porem também não funciona , o meu mecanico agora pediu para comprar o original que os paralelos não funcionam , acabei comprando hoje , quando vier vou instalar e ver se resolve o problema

yurigush
12/10/2017, 22:16
Boa noite!
Estou com um problema na minha freelander 1 2.5 2005, ontem levei ela no borracheiro para trocar o jogo de pneus e foram trocados ao descer a land do elevador, o borracheiro ligou o carro e ele fez um barulho como se estivesse arranhando ao algo ao ligar, e foi necessario ligar o carro mais 3 vezes e esse som de arranhar algo continua, terminando o serviço fui ligar o carro para ir embora e o motor no girava fazia apenas TEC, o que pode ser?
Segue foto da minha
Obs: ouvi dizer que quando é feito a trocas dos 4 pneus é necessario passar o carro na maquina para dar um reset, procede isso?

thipacha
23/10/2017, 20:20
galera comprei minha freelander 2 hse 2009 com 160mil km a pouca tempo, e meu mecanico e meu eletrecista estão me deixando mais liso que jundiá ensaboado. toda semana um empurra pro outro e eu gastando. bom vamos lá. toda vez que eu vou ligar ela de manhã cedo ela da uma tremida, bem pouca coisa depois que esquenta vai embora e de vez em quando quando vou usar ela em um morro com baixa rotação o carro morre preciso tira a chave e ligar de novo que o problema passa, entrei em contato com antigo dono e ele me falou que o mecanico dele falou que ela está com a camisa do 3 cilindro tostado será que ela falha por causa disso. se alguém poder me ajudar eu agradeço estou ficando sem saída poise moro muito longe das cca land rover.

Adelson borchardt
13/11/2017, 08:43
Ola pessoal
estou iniciando neste forum , pois comprei um Freelander 2013 HSE Diesel com 79mil km,
após andar uns 500km percebi que após esquentar um pouco, o motor da variações em baixa rotação , se segurar acima de 2000 giros ele fica normal. Alguém ja teve algo parecido? Indica uma solucao?

obrigado

thipacha
15/11/2017, 13:28
tive esse problema e era um sensor que fica no filtro de ar, só limpei com limpa contato os conectores e parou de oscilar

Adelson borchardt
28/11/2017, 12:20
tive esse problema e era um sensor que fica no filtro de ar, só limpei com limpa contato os conectores e parou de oscilar

Obrigado pela dica , mas não deu certo, continua a oscilar, se mais alguém tiver uma ideia agradeço

Lucianoferreira
15/12/2017, 23:33
Olá Amigo,

Tem grupos de ajuda do Whatsapp em SP tem o Land Rover Clube de São Paulo (LRCSP) no Facebook e nacional tem o grupo chamado Confraria Freelanders.

Abraços,

Luciano

mikescherer
08/11/2018, 14:11
Kickdow é pisar fundo, (pé na tábua) e a freela entrava em emergência o motor, acusava bobina e sonda lambda. Problema resolvido com a troca do pedal do acelerador que é eletrônico. Outra coisa problemática é misturar óleo do câmbio no sistema do arrefecimento, com o tempo o pequeno radiador (cooler) de óleo fura e a água do radiador se mistura com o óleo do cambio, os discos do cambio são de composite (quase papelão) com água ele se estraga todo, é preciso abrir o câmbio e trocar o kit todo, serviço caro, por isso não espere seu radiador de óleo de câmbio furar por idade (e ele fura) troque e economize muito em deixar de abrir o cambio.

Ola amigo, to com o mesmo problema de potencia na minha FL 05 v6. realmente a troca do acelerador resolveu o problema?
pois ja nao aguento mais trocar peças aleatórias sem saber o que é.
desde ja agradeço

leandro Saturnino da Silv
13/06/2019, 21:39
Boa noite amigo o meu carro acontece a mesma coisa levei no mecânico e ele me falou pra trocar a sonda lambda do motor e resolveria o problema ainda não troquei pra saber se é isso mesmo .

marcelo65
26/05/2021, 12:30
Boa noite Pedro, tive problemas com o meu ar-condicionado um ano atrás e corri bastante para resolver o problema. As oficinas não possuem nenhum equipamento para testar o sistema, apenas para medir a pressão do gás. Quando precisei fazer o reparo do meu ar, que só gelava com o carro parado. Levei na Refricentro ( Avenida Brasil) e condenaram o compressor e o condesador, me cobraram R$5.900,00 e consertavam em 1 dia. Logo vi que era furada, pois essas peças são importadas. entrei em contato com um vendedor de peças no mercado livre e ele me passou que o problema poderia ser o filtro secador, como já tinha encomendado o filtro secador e o de cabine na brit-car acabei não comprando com ele. Mas foi certeiro, pedi para uma oficina em Vila isabel que o cara já tinha mexido em outra freelander fazer a substituição e colocar o gás de volta. Gastei menos de R$600,00 entre peças e mão de obra !

bom saber!! vou gasta é 600 se tiver problema parecido hehe

Gleison2012
12/02/2023, 23:04
Mecatrom: tenho uma freelander 1 2003 levei para fazer revisão até então foi funcionando mas com luz de injeção ligada. Passado o scanner apresentou erros de sensorer maf , fase e processador do módulo p0606 troquei os sensores carro começou a ficar intermitente na partida as vezes pegava as vezes não. Levei o módulo para reparo foi me informado que teria que comprar outro módulo (processador já era) comprei outro módulo foi feito programação do novo módulo, quando coloco no carro aciona bomba ,atraca corpo de borboleta, mas não pulsa bico nem bonina. O que faço? Motor gira mas não liga
Observação: antes de trocar de módulo carro morria ao pisar no freio nas retomadas caia o giro e morria demorava a pegar novamente.

felborba
14/11/2023, 19:53
Voltando a este tema MUITO CHATO que acontece nas Freelander 1:
O carro possui DIVERSOS problemas de projeto. A principal burrada foi usar o motor KV6 da Kia Carnival. O resto dos problemas, são consequências dessa burrada.

Quanto a esse problema de começar a falhar alguns cilindros, perder potência até termos que parar, desligar e ligar novamente, quem estiver com isso pode ir preparando o bolso.

O principal problema do carro, por causa desse KV6, é o sistema de arrefecimento como um todo. Esse motor esquenta MUITO, tende a dar problemas no módulo das ventoinhas, e até no resto dos eletrônicos do carro.

Este problema em específico, onde temos que desligra e ligar novamente, vai se agravando até o momento em que você terá que desligar e ligar o carro a cada quarteirão - ocorre quando precisamos jogar pot~encia, com mais frequência em subidas.

O módulo de injeção do carro, é marca SIEMENS código 5WK90003 DME MS43/KV6 (ou 5WK90004 DME MS43/KV6 também), fica instalado dentro de um compartimento plástico preto lacrado com parafusos, do lado direito superior do compartimento do motor para quem olha da frente para a traseira do carro (para quem estiver ao volante, lado esquerdo).

Esse módulo esquenta MUITO, e, para tentar solucionar esse problema a Land Rover instalou nesse compartimento dos módulos, uma ventoinha com um sensor de temperatura, que suga o ar do sistema do ar condicionado quando o sensor acusa aquecimento - praticamente sempre, aqui no Brasil. Aí, essa ventoinha liga e "teoricamente" refrigera o compartimento fechado dos módulos.

Acontece que esse motorzinho da ventoinha é super frágil, e obviamente ele perde eficiência com o tempo, depois de alguns anos de uso, e ele pode simplesmente PARAR de refrigerar o compartimento, e o módulo começa a trabalhar a temperaturas altíssimas, coisa que ele não foi feito para fazer. Aí, ele começa a apresentar anomalias, começa a não enviar sinais para algum dos cilindros. No caso do meu módulo, o cilindro 4 apresenta falhas de ignição no scanner. Aí, o motor roda "quadrado" e você tem que reiniciar o carro. Mas, caso o motorzinho da ventoinha do compartimento dos módulos continue com problemas, em duas quadras (ou menos) o módulo já estará fervendo e o problema volta - até um momento em que o módulo fica condenado - lembrando que é uma peça eletrônica, compenentes internos sensíveis, soldados em placa, etc, até o momento que a temperatura alta OU derrete alguma solda e causa um curto, ou queima um componente - ou o circuito todo.

Sugestão: Se seu carro apresentar esse problema, vá DIRETO ver o motorzinho do ventilador do compartimento do módulo de injeção. Se você insistir muito, perde o módulo.

O duro é que um módulo desses na land Rover (Autostar) está entre R$ 6.000 e R$ 8.000, e um usado, de desmanche, não é muito confiável por motivos óbvios, e pelo fato de que esse problema de aquecimento do motor KV6 nas Freelander é um problema crônico, dá em TODAS as Freelander. Então, possivelmente o módulo da Freelander à venda no desmanche já sofreu bastante os problemas de temperatura alta - pode estar ferrado também.

Além do módulo de injeção, o outro que sofre DEMAIS com os problemas de temperatura do KV6 é o módulo da ventoinha - ou melhor, o conjunto todo (módulo/relê + defletores + motores das duas ventoinhas). O que começa a acontecer é que a ventoinha do motor começa a ligar de 10 em 10 segundos, funciona 8 segundos e para (sem mesmo terminar de resfriar o motor), e entra em looping, liga, funciona 8 segundos, para dez, funciona mais 8 segundos, para dez, e assim vai.

Outra facada: Não adianta trocar o módulo da ventoinha apenas, por dois motivos: Um, a land Rover só vende o conjunto todo, duas ventoinhas com motor montadas no defletor e com o módulo - pasmem - R$ 4.300. E não tem na Brit-Car nem AllMakes para importar. Só na Land Rover mesmo. O outro motivo é o de sempre - como essa merda de motor KV6 esquenta mais que o inferno, provavelmente o módulo da ventoinha de um desmanche estará com esse problema também - tipo 80% de chances. E a Land Rover diz que deve existir balanceamento entre a vida do módulo e dos motores das ventoinhas, por isso que vendem apenas o conjunto todo - você estará arriscado a comprar um módulo de ventoinha que não funcionará legal nas suas ventoinhas atuais com defletor sem ser o mesmo conjjunto original.

Trocando em miúdos: MALDITO KV6 de merda, que aquece mais que o inferno e detona o carro todo!!!!!! (além do problema imbecil do KV6 de permanentemente "sumir água", muitas vezes devido ao descolamento de camisa dos cilindros causado adivinha por o quê??? Super aquecimento!!!)

Boa noite, André. Primeiramente, obrigado por toda essa explicação. Estou enfrentando um problema na minha FL1 que, aparentemente, são os tais dos VIS. Ao contrário do que você disse na época, hoje em dia já tem para vende-los separadamente do coletor de admissão. Sendo assim, comprei-os e estou aguardando chegarem para tentar resolver. Fora isso, todo mundo que escuta meu motor funcionar diz que há algo estranho. Ele voltou do mecânico pior do que foi, pode me ajudar, por favor?

Criei um grupo de FL1 KV6 DIY no WhatsApp, se quiser participar o link é > Convite para grupo do WhatsApp (https://chat.whatsapp.com/D4dv1PgvAS4Iw4N6ZeAsxv)

Obrigado, Até mais