PDA

Ver Versão Completa : Ranger 3.0 com falha de motor



Shisha RS
24/09/2010, 14:53
Pessoal alguem me ajuda antes que eu coloque fogo nela. Tenho uma Ranger Limited 2005 e o carro começou a apresentar uma falha de motor. Fiz um reparo no chicote do sensor de pressão da turbina e nada, troquei a bomba eletrica do tanque e filtro e nada aconteceu de melhoras. O carro pela manha parece um cabrito de tanto que falha. Alguem tem uma luz????
Abraços:parede:

Marcelo-HPE
24/09/2010, 16:09
Mais um !!!
Esse é o calcanhar de Aquiles desse motor , sistema de injeção extremamente sensível e problemático !!
Meu amigo ;procure aí no forum , que vc encontrará varios casos iguais ao seu , com inúmeras soluções .
Boa sorte .

Marcelo-HPE
24/09/2010, 16:25
Aí meu Amigo, fique a vontade!!
abs

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=67931

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=79200

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=79624

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=79322http: (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=79335)

//www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=79335 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=79335)

Walter L. L. Casitta
24/09/2010, 16:39
Pessoal alguem me ajuda antes que eu coloque fogo nela. Tenho uma Ranger Limited 2005 e o carro começou a apresentar uma falha de motor. Fiz um reparo no chicote do sensor de pressão da turbina e nada, troquei a bomba eletrica do tanque e filtro e nada aconteceu de melhoras. O carro pela manha parece um cabrito de tanto que falha. Alguem tem uma luz????
Abraços:parede:

Já pensou em levar numa oficina especializada?

Imperador!
24/09/2010, 19:19
Já pensou em levar numa oficina especializada?
Bota o carro numa autorizada da International para diagnóstico. Depois você vê onde fará o conserto.

Guilherme A. Araújo
24/09/2010, 19:55
Se o carro tá falahando igual carro velhoa gasolina, experimenta ver se nao quebrou nenhum dente dakeles do volante do motor. Este motor tem um problema de quebra destes dentes, aí o sensor nao consegue ler, e o motor fica doidao.
Outra coisa q tbm nao aprece em scanner nenhum, é qdo a bomba dagua tah com defeito, quebrada, rachada, etc.
O carro chega na temperatura de trabalho e entra em modo de segurança.
Já vi quantos aqui trocar bico, bomba de alta, de baixa, etc e tal, e estes 2 problemas sao tao simples de ver, hehe.
Além do mais é o mais barato tbm: bico e bomba: R$ 12.000,00
bomba dagua: R$ 250,00
Volante: R$ 800,00

NGDaniel
24/09/2010, 20:42
Mais um !!!
Esse é o calcanhar de Aquiles desse motor , sistema de injeção extremamente sensível e problemático !!
Meu amigo ;procure aí no forum , que vc encontrará varios casos iguais ao seu , com inúmeras soluções .
Boa sorte .


Sim.. mais um... e esse é o calcanhar de aquiles da Ranger, assim como ferver é o calcanhar de aquiles da l200 hpe.. :parede:

Ja se cansou de falar isso aqui.. o sistema eletronico é mais sensivel do que o convencional, SIM: mas em TODAS AS PICAPES eletronicas, a diferença é o preco dos bicos, que no caso da Ranger é maior..

TODO SISTEMA ELETRONICO EXIGE CUIDADOS, ABASTECER EM POSTOS QUE TEM MOVIMENTO DE CAMINHÃO, pq diesel parado APODRECE, diesel nao pode estar em tanque enferrujado e sujo pq isso vai parar no bicos de injeção.. etc etc etc...

abs,

Marcelo-HPE
24/09/2010, 21:04
O fato é que pela quantidade de casos que aparecem no forum o sistema da ranger 3.0 é mais problemático que os das outras picapes eletrônicas ,
Me mostra aí no forum uns 3 casos de triton , frontier e hilux , precisando trocar bomba, bicos chicotes e sensores !!!

O pior cego é aquele que não quer ver !!!

NGDaniel
24/09/2010, 21:25
O fato é que pela quantidade de casos que aparecem no forum o sistema da ranger 3.0 é mais problemático que os das outras picapes eletrônicas ,
Me mostra aí no forum uns 3 casos de triton , frontier e hilux , precisando trocar bomba, bicos chicotes e sensores !!!

O pior cego é aquele que não quer ver !!!

A questão não é essa... fico assustado é com o "Fogo na floresta, Fogo na Floresta"... se alguem entrasse nos topicos das l200 com problema de aquecimento e toda vez que alguem dissesse qq coisa falasse, "ai, ta vendo, esse é o problema da l200, bla bla bla"


Ja cansei de ler e rever esses casos e o maior problema que se encontra e nas tais peneiras do tanque..

Tem gente trocando até bicos e quando vai ver o problema é nas peneiras..

abs,

CARLOS-BSB
24/09/2010, 21:34
Problemas com "inúmeras soluções". Não bota fogo não. Dá pra mim! hehehe:dance:
Mas falando sério, assim que solucionar o problema com essas falhas no seu 3.0 NGD então coloca aquí pra entrar pro hall das "inúmeras soluções" existentes, ok.:concordo:

Imperador!
24/09/2010, 21:45
Uma coisa que se tem de observar é que o fórum é liderado por donos de L200, Ranger e Hilux em sua maioria.

Então qualquer problema relacionado a estes carros fica superdimensionado. Na verdade, como disse o NGDaniel, o problema é o preço dos bicos e o mau diagnóstico. A boa notícia é que o preço dos bicos vem caindo bastante para a Ranger, mas acredito que as outras marcas também estejam reduzindo os preços.

SAPO-BOMBA
25/09/2010, 00:36
Os três maiores problemas da Ranger 3.0: As malditas peneiras, os malditos bicos caros ( mas tá barateando, realmente ), e o maldito chicote elétrico e seus sensores que vivem dando piripaque.

Fora isso um "quarto" problema: A maioria só sabe "chutar" em se tratanto de mexer nesse motor. Se não tiver um scanner decente de verdade, vão continuar apanhando e chutando...

benicioreis
25/09/2010, 09:17
Ola amigo:

Estou com um problema muito parecido com seu, a minha ranger falha tambem de manha, porem ao atingir a temperatura de trabalho eu desligo e a ligo novamente depois de +- 2 min
ela volta funcionar normal, fiz o diagnostico e apresentou falha no sensor do torbo, foi trocado o sensor porem esta a mesma coisa, caso eu tenha algum sucesso eu retorno

benicio

Walter L. L. Casitta
25/09/2010, 09:33
Ola amigo:

Estou com um problema muito parecido com seu, a minha ranger falha tambem de manha, porem ao atingir a temperatura de trabalho eu desligo e a ligo novamente depois de +- 2 min
ela volta funcionar normal, fiz o diagnostico e apresentou falha no sensor do torbo, foi trocado o sensor porem esta a mesma coisa, caso eu tenha algum sucesso eu retorno

benicio

O problema da Ranger é esse. Todo mundo que tem Ranger com problema vem aqui no desespero atrás de um milagre. Depois que consegue resolver não volta pra dizer como resolveu...

Guilherme A. Araújo
25/09/2010, 18:46
Os três maiores problemas da Ranger 3.0: As malditas peneiras, os malditos bicos caros ( mas tá barateando, realmente ), e o maldito chicote elétrico e seus sensores que vivem dando piripaque.

Fora isso um "quarto" problema: A maioria só sabe "chutar" em se tratanto de mexer nesse motor. Se não tiver um scanner decente de verdade, vão continuar apanhando e chutando...
Nao há scanner que detecta o problema na bomba dágua e na cremalheira do volante do motor, e sinceramente, nenhum mecanico, nem mesmo de autorizada sabe deste problema.
O sintoma da falhaçao pra mim vai ser os dentes do volante.
Já to acostumado a ver neguinho em rally aki em MT desesperado pq o carro ficou uma bos... de uma hora pra outra e as equipes de apoio deles sempre falam a mesma coisa= bomba e/ou bico!!!
No rally berohoka foram 3 com este problema, 2 era a bomba, 1 era os dentes...

Marcelo-HPE
25/09/2010, 18:54
Como foi bem comentado aqui , também há casos que esse motor 3.0 superaquece e a central eletrônica coloca o motor em estado de segurança restringindo a potência , porem o ponteiro da temperatura não sai do meio ,mascarando o problema .
Aí os mecânicos verificam a injeção , quando na verdade é o sistema de arrefeciemto .
O 1° a comentar isso no forum foi um Proprietário de um troller 3.0 de Macaé , O cara matou a charada .

Guilherme A. Araújo
25/09/2010, 19:14
Como foi bem comentado aqui , também há casos que esse motor 3.0 superaquece e a central eletrônica coloca o motor em estado de segurança restringindo a potência , porem o ponteiro da temperatura não sai do meio ,mascarando o problema .
Aí os mecânicos verificam a injeção , quando na verdade é o sistema de arrefeciemto .
O 1° a comentar isso no forum foi um Proprietário de um troller 3.0 de Macaé , O cara matou a charada .
Éexatamente o que eu dosse lá em cima...
E o problema no arrefecimento é a bomba dágua, que custa em trono de 250, e o povo quer trocar bomba e etc e tudo mais....

Walter L. L. Casitta
25/09/2010, 20:12
Não é bem assim. Se a ECU entra em modo de segurança, ao mesmo tempo gera um código de erro de super aquecimento e acende a luiz no painel.

Se a potência do motor ficou reduzida não é porque entrou no modo segurança mas porque está recebendo informação incorreta de algum ou de mais de um censor. Esse conjunto de informação mesmo que realmente errada, pode estar prevista no mapeamento então. A ECU enganada comando o motor de forma errada sem detectar erro.

Nesse caso só alguém que conheça realmente o motor e com o auxilio de um Scanner consegue resolver o problema. O scanner sozinho não faz milagre.

Um exemplo típico de ECU comandando achando que o motor esta numa situação pelas informações dos censores estando na verdade em outra é o chip de potência que induz a ECU como se a pressão do diesel esta menor e fazendo com que ela aumente o tempo de injeção de diesel pra dentro dos cilindro.

Marcelo-HPE
25/09/2010, 21:15
Se este motor 3.0 possuir Valvula EGR , na hora que o motor superaquecer a valvula EGR entra em ação , recirculando os gases para os cilindros, reduzindo a potência e "resfriando" o mesmo.
Nesse caso por causa do superaquecimento potência do carro é cortada .

Walter L. L. Casitta
25/09/2010, 21:29
Se este motor 3.0 possuir Valvula EGR , na hora que o motor superaquecer a valvula EGR entra em ação , recirculando os gases para os cilindros, reduzindo a potência e "resfriando" o mesmo.
Nesse caso por causa do superaquecimento potência do carro é cortada .

A EGR não tem esse poderio todo não...

Ela é controlada pela ECU. Se fosse o caso também indicaria no painél...

NGDaniel
25/09/2010, 22:32
Bem, nao é o que os mecanicos dizem..

Ja ouvi varios dizerem que Ranger ferver é que nem cabeça de bacalhau..

Ja ouvi tambem, de varios, que vc pode até tirar a ventuinha que o motor nao ferve (tudo bem que dai acho exabero, mas... ) que dizem, dizem..

Ahh.. Tambem nao há, que me lembre, no forum relatos parecidos.. (ja vi de troller, de facto, mas de Ranger, não.. )

Ahh outra coisa.. Uma coisa e subir a temperatura acima do normal outra coisa é ferver, são coisas completamente diferentes...

abs,

SAPO-BOMBA
26/09/2010, 00:01
Então, pra resumo de prosa, o problema PRINCIPAL é o que?

ECU "lombrada" que não sabe direito o que acontece com o motor que ela própria comanda?

Sensores que não "sentem" P.N?

Ou é mais um daqueles "bugs do milênio" que ninguém descobre e morre quieto até alguém se acostumar ou anos depois descobrir a charada?

Lembro de um carro que foi essa p*taria toda: Kombi Diesel! Hahaha

Imperador!
26/09/2010, 09:04
Problema Principal = (DEFEITO DESCRITO - DEFEITO APRESENTADO) + ACHAR UM MECA BOM E DE CONFIANÇA.

Sério. Enquanto ele não levar para um mecânico que trabalhe com motores Diesel CR (ou na concessionária ou a International) de nada vai adiantar, porque 1001 fatores podem causar o que foi relatado.

Pequeno jr
26/09/2010, 09:38
Esse é mais um dos tópicos que leio um pouco para rir do povo q coloca meio litro de gasolina na fogueira. rs!!!

Em tempo, bicos deste motor hoje, qdo se acha cara é R$ 1800,00.

Postei a 2 meses atrás o valor dos bicos, bomba de combustível, flauta e etc de cada uma das pick-ups nacionais, com preços de concessionária e também comprando fora cada um.

Para quem quiser, basta pesquisar e ver os preços.

Shisha RS
26/09/2010, 11:56
Caros amigos, não citei no inicio e para que saibam antes de falar algumas coisas que não tem pé nem cabeça, tenho oficina própria e mecho em automoveis a mais de 10 anos. acho que isso me dá um pouco de conhecimento no qu to fazendo. Este cazo pra mim só tem 2 coisas ou é eletrica (chicote) ou bomba de alta e bicos.
Abraços

Guilherme A. Araújo
26/09/2010, 12:04
Caros amigos, não citei no inicio e para que saibam antes de falar algumas coisas que não tem pé nem cabeça, tenho oficina própria e mecho em automoveis a mais de 10 anos. acho que isso me dá um pouco de conhecimento no qu to fazendo. Este cazo pra mim só tem 2 coisas ou é eletrica (chicote) ou bomba de alta e bicos.
Abraços
É o que todos falam por aqui qdo o carro apresenta estes sintomas, algumas vezes por sinal é, mas na maioria das vezes que vi nao eram.
No berohoka tive que falar pra um amigo meu que alugou um troller 3.0 que deu este problema e durante a noite inteira os mecanicos da equipe de apoio mecheram e passaram scanner e etc e tal, e no dia seguinte qdo ele me falou que nao resolveram, eu falei, manda tirar a capa seca que vai ser os dentes do volante, assim eles arrumaria o carro e perderiam uma só etapa.
Porem disseram que era bomba de alta e qdo chegou em cba depois deles terem perdido a prova, fui na oficina só pra ver o que era, e adivinha??? os dentes do volante!!!
E o cara q alugou este troller pra ele tbm tem oficina q há mais de 10 anos, e meche só com jipe...

Walter L. L. Casitta
26/09/2010, 18:50
Caros amigos, não citei no inicio e para que saibam antes de falar algumas coisas que não tem pé nem cabeça, tenho oficina própria e mecho em automoveis a mais de 10 anos. acho que isso me dá um pouco de conhecimento no qu to fazendo. Este cazo pra mim só tem 2 coisas ou é eletrica (chicote) ou bomba de alta e bicos.
Abraços

Isso que é mecânico bom. Faz o diagnóstico via internet mesmo. Nem precisa ver o carro.

Eduardo Eustaquio
26/09/2010, 21:27
Como estou com um tempinho, vou fazer um breve comentário,

Vejo o pessoal comentando de bico, bomba, corrente, aquecimento e etc deste motor da international, so que ai esquecem de ver o universo dos problemas que vocês comentam e depois fazer uma proporção com a quantidade de unidades vendidas para saber mesmo se isso é ou não um problema do determinado motor.

Alguns comentaram que não viram problemas no sistema de injeção da Triton, frontier ou da Hilux. Se vocês tiverem a oportunidade de andar um pouco pelos interiores, outros estados e etc, poderão se assustar com a quantidade destes veículos parados. Vejam o meu comentário, não é uma ou duas, mas vocês observarão muitas camionetes das outras marcas esperando chegar as peças.

O problema é que a maioria toma por base apenas os relatos aqui no fórum e esquecem que aqui não há mais que 50 camionetes com esse sistema novo e a grande maioria delas é de Ranger.

Estou neste momento em Brasília e ontem, sábado, fui a concessionária toyota daqui para trocar uma lâmpada do farol gratuitamente. Aproveitei fui lá na oficina ver se havia uma hilux parada. Não apenas uma, mas 5 Hilux, sendo 4 das primeiras 2006 a 2008/9 e uma já 2010.

Não consegui ver o valor em separado de cada item na nova fiscal, mas o valor de concerto da hilux que estava mais barata era orçado em R$ 8600,00.

Eduardo Eustaquio
26/09/2010, 21:28
Já ia me esquecendo, a Ranger que foi de meu irmão até agora não teve nada referente a motor. Suspensão, caixa e diferencial sim, mas motor até este exato momento não houve nenhum problema.

Imperador!
26/09/2010, 22:41
Como estou com um tempinho, vou fazer um breve comentário,

Vejo o pessoal comentando de bico, bomba, corrente, aquecimento e etc deste motor da international, so que ai esquecem de ver o universo dos problemas que vocês comentam e depois fazer uma proporção com a quantidade de unidades vendidas para saber mesmo se isso é ou não um problema do determinado motor.

Alguns comentaram que não viram problemas no sistema de injeção da Triton, frontier ou da Hilux. Se vocês tiverem a oportunidade de andar um pouco pelos interiores, outros estados e etc, poderão se assustar com a quantidade destes veículos parados. Vejam o meu comentário, não é uma ou duas, mas vocês observarão muitas camionetes das outras marcas esperando chegar as peças.

O problema é que a maioria toma por base apenas os relatos aqui no fórum e esquecem que aqui não há mais que 50 camionetes com esse sistema novo e a grande maioria delas é de Ranger.

Estou neste momento em Brasília e ontem, sábado, fui a concessionária toyota daqui para trocar uma lâmpada do farol gratuitamente. Aproveitei fui lá na oficina ver se havia uma hilux parada. Não apenas uma, mas 5 Hilux, sendo 4 das primeiras 2006 a 2008/9 e uma já 2010.

Não consegui ver o valor em separado de cada item na nova fiscal, mas o valor de concerto da hilux que estava mais barata era orçado em R$ 8600,00.
Exatamente o que falei em outro tópico: como o nº de Rangers, L200 e Hilux é muito grande no fórum, qualquer problema delas fica superdimensionado.

Não tenho a ilusão de ser a Ranger perfeita (que não é mesmo), mas tem-se que ponderar o universo das que dão defeito dentro do total das que estão rodando.

Muito opoturna sua lembrança, Eduardo.

NGDaniel
27/09/2010, 07:12
Aqui no forum deve ter milhoes de donos de Ranger e L200, gostaria ate de saber como é a prooprçao..

Será que o forum não tem um SENSU não ?? hehe, seria legal..

abs,

Pequeno jr
27/09/2010, 08:19
Ja foi feito essa enquete .. tem que achar o tópico com os resultados.

A maioria é sim ranger e depois L-200 Sport/outdoor.

Essa enquete foi feita em 2008 e hj já pode ter alterado o resultado.

DIO
30/09/2010, 09:17
Bom dia a todos, já venho acompanhando os debates deste forum a pelo menos um mês atrás, e agora resolvi me cadastrar, pois achei esta ferramenta realmente produtiva. Pois bem vou comprar uma caminhonete, primeiro ia de l200, depois ia de hilux(desisti pelo preço), e agora estava quase decidido ia comprar uma ranger. Mas como disse já vi muitos comentarios desanimadores aqui sobre o 3.0 da ranger. Estou com duas opções uma 04/05 xlt 2.8 c/ 128.000km e uma 06/06 limited 3.0 85.000km, ambas aparentemente boas. Fiquei um pouco assustado c esse problema de bicos e bomba da 3.0, no entanto ainda não li neste forum se estes mesmos defeitos ocorrem com a 2.8, algem pode me ajudar?

Pequeno jr
30/09/2010, 10:32
Dio,

Na maioria dos casos, você tem que filtrar bem o que postam por ai, pois nem sempre é tudo isso que falam.

Sobre os bicos da 2.8, a Ranger 2.8 utiliza bomba injetora e por isso seu custo de manutenção é bem abaixo de qualquer outro motor com sistema C.R.

NGDaniel
30/09/2010, 11:15
Bom dia a todos, já venho acompanhando os debates deste forum a pelo menos um mês atrás, e agora resolvi me cadastrar, pois achei esta ferramenta realmente produtiva. Pois bem vou comprar uma caminhonete, primeiro ia de l200, depois ia de hilux(desisti pelo preço), e agora estava quase decidido ia comprar uma ranger. Mas como disse já vi muitos comentarios desanimadores aqui sobre o 3.0 da ranger. Estou com duas opções uma 04/05 xlt 2.8 c/ 128.000km e uma 06/06 limited 3.0 85.000km, ambas aparentemente boas. Fiquei um pouco assustado c esse problema de bicos e bomba da 3.0, no entanto ainda não li neste forum se estes mesmos defeitos ocorrem com a 2.8, algem pode me ajudar?


Dio, a proporção dos que tem ranger no forum é enorme, se vc consultar bem vai ver que a maioria dos relatos de problemas com bicos eletronicos eram no inicio, quando o pessoal nao tinha ciência dos cuidados que se deve ter ao usar diesel nesses sistemas CR..

Se vc escolher bem e tiver os cuidados (abastecer em posto com boa rotatividade de Diesel, onde os tanques não são velhos e assim por diante, trocar o filtro de combustivel tempestivamente) dificilmente terá problema nesse sistema.. NOTE: Esses cuidados são com qualquer picape que tenha sistema CR... Hilux, Frontier, S-10, Ranger e etc.. (So a L200 nao tem, AINDA)..

Da mesma forma com a L200, que é uma excelente picape de uma excelente marca, só que nela o cuidado que vc terá é em instalar um kit gelo, pq a Montadora nacional (SR) é porca e mesmo com os MILHARES de relatos na internet de aquecimento, não arrumaram até hoje o problema...


O motor 2.8 da Ranger é muito bom, robusto e barato de manter, mas EU não deixaria de ter uma viatura mais nova e com aparência mais atual por causa disso não.. agora, se vc nao se importa com isso, va em frente.. :concordo:

A dica de ouro desse forum é: FAÇA O TEST DRIVE E PEGUE A PICAPE QUE TE AGRADE, E NÃO A QUE OS OUTROS FALAM QUE É BOA..

O resto é o resto..

abs,

nininho
30/09/2010, 11:24
Pessoal,
Sou novo no forum, e gostaria de dar o meu depoimento: Já tive várias pickups (D-20, S-10, L-200). No momento, estou com uma Ranger 2010 com a qual rodo em torno de 7.000 Km/mês basicamente em rodovias de boa qualidade. Na minha opinião o maior problema está relacionado com a péssima qualidade do nosso diesel. A Ranger é muito boa, na minha modesta opinião e apresenta uma performance melhor que as pickups que tive anteriormente. No caso da minha, até o momento, não apresentou qualquer defeito e já está perto dos 80.000 Km.

Cachoeira
30/09/2010, 12:38
O comentário anterior é bastante pertinente.
Eu tenho uma ranger (realmente ainda pouco rodada - menos de 20.000) e não tenho nada a reclamar. Conheço ranger (3.0) 2005, com 115.000 que só fez as manutençoes normais. Acredito (tomara que eu esteja certo...) que há casos e casos. Talvez em um lote, uma ou outra venha a ter algum problema mais precoce mas acredito que acontece, também, casos de má qualidade de diesel em diversos deles. Conheço uma pessoa que após abastecer em um determinado posto, a sua pick-up ficou uma porcaria. Já com experiência, ele despejou o oleo fora e colocou o de um outro posto logo em seguida (era inclusive uma l200). O problema parou. E se falta experiência e a pessoa continua forçando a pick-up com um oleo ruim? E se ele volta a abastecer no mesmo posto repetidas vezes achando não ser esse o problema? :rolleyes:

DIO
30/09/2010, 16:49
Valeu galera, vou ponderar suas experiencias a fazer a minha escolha, depois conto a qual foi.

Carlos A. C. Azevedo
30/09/2010, 21:06
Pessoal, desculpem por sair do tema do tópico mas, qual é o tempo ( leia - se quilometragem) que as concessionárias fazem por revisão para a troca do filtro de combustivel, de carros com CR ( leia - se Frontier, Triton, Ranger, Hilux) porque elas sabem da qualidade do nosso diesel, e dependendo disso podem acabar ainda mais cedo com o filtro, podendo entupi-lo ou de um jeito meio estranho deixando passar alguma sujeira para o sistema...

nininho
01/10/2010, 14:56
Carlos,

No caso da Ranger é 20.000 (Diesel) e 60.000 (gasolina).
Teoricamente não há nada de errado com esta periodicidade de troca.
Recomendo, no caso do Diesel principalmente, abastecer em postos com grande movimento de caminhões, pois eles costumam ter um produto melhor, visto que os frotistas são muito exigentes quanto à qualidade do Diesel. Esta medida minimiza os problemas principalmente nos motores eletrônicos.
Apenas para comparar, vejam que lixo que é o nosso Diesel em relação a outros países.
PPM (partes por milhão) de enxofre contidas no Diesel:
Taiwan = 15
Europa = 15
Canadá = 30
EUA = 50
México = 50
Brasil (Diesel metropolitano) = 500
Brasil (fora das regiões metropolitanas) 2000


O enxofre é um elemento químico totalmente indesejável nos combustíveis pois além de ser extremamente danoso ao meio ambiente e à saúde ainda destroi os sistemas de injeção, sobretudo os mais modernos com formação de depósitos de óxidos de enxofre que são corrosivos.

Outro problema é a água. Diferentemente do que muitos pensam, a água não vem junto com o Diesel da refinaria. O processo de extração do Diesel a partir do petróleo elimina toda água. O que ocorre é a contaminação durante a armazenagem nos tanques dos postos ou a condensação dentro do tanque do veículo.
Outra boa maneira de evitar a água, (além de abastecer em bons postos), é procurar manter o tanque sempre o mais cheio possível, principalmente se o veículo fica muito parado. O raciocínio é simples: Pouco ar dentro do tanque; pouca condensação.

Walter L. L. Casitta
01/10/2010, 15:30
Carlos,

No caso da Ranger é 20.000 (Diesel) e 60.000 (gasolina).
Teoricamente não há nada de errado com esta periodicidade de troca.
Recomendo, no caso do Diesel principalmente, abastecer em postos com grande movimento de caminhões, pois eles costumam ter um produto melhor, visto que os frotistas são muito exigentes quanto à qualidade do Diesel. Esta medida minimiza os problemas principalmente nos motores eletrônicos.
Apenas para comparar, vejam que lixo que é o nosso Diesel em relação a outros países.
PPM (partes por milhão) de enxofre contidas no Diesel:
Taiwan = 15
Europa = 15
Canadá = 30
EUA = 50
México = 50
Brasil (Diesel metropolitano) = 500
Brasil (fora das regiões metropolitanas) 2000

Além de ser extremamente danoso ao meio ambiente e à saúde ainda destroi os sistemas de injeção, sobretudo os mais modernos.



Quem falou para você que o enxofre destrói o sistema de injeção. Pois justamente o enxofre é quem lubrifica a bomba injetora e os bicos. Os mais modernos foram feitos para o diesel sem enxofre.

Quero ver como vão ficar os antigos quando não tiver mais enxofre no diesel pra auxiliar na lubrificação.

nininho
01/10/2010, 16:26
Walter,

Você tem razão quanto ao enxofre ser um elemento químico que em certas aplicações melhora a lubricidade (inclusive nos combustíveis).
Digo isto porque esta é minha área profissional e convivo com estas questões o tempo todo.
O que ocorre é que a proporção de enxofre no Diesel brasileiro é absurdamente alta, tanto que a resolução 315 do CONAMA, (não cumprida até hoje), já obrigava em 2002, a Petrobrás a produzir o S-50 (Diesel com no máximo 50 ppm de enxofre). É bem verdade que o objetivo primário desta resolução era tentar reduzir as emissões de poluentes principalmente nas grandes cidades, mas 2000 ppm de enxofre no Diesel é um absurdo e acaba por criar depósitos de óxidos dentro de todo o sistema.
Nos países que adotaram o S-50 ou o S-15, a propriedade lubrificante do enxofre foi substituída com grande vantagem por aditivos sintéticos que não agridem, (ou agridem muito menos), os sistemas de injeção e o meio ambiente. Esta medida resolve a ausência, (ou quase ausência), do enxofre no Diesel para os motores mais antigos.
O que ocorre é que os fabricantes de motores Diesel no Brasil estão na frente da Petrobrás, com motores que atendem normas européias Euro III ou Euro IV e o nosso Diesel tem as mesmas características do Diesel produzido no meio do século passado.
Para produzir o S-50, a Petrobrás está fazendo pesados investimentos em suas refinarias, mas é um processo lento, somado a dificuldade de refino do nosso petróleo que é considerado pesado.
Resumindo: Para nós, resta por enquanto, usar as ferramentas que dispomos, (conforme citei anteriormente e outros também o fizeram), até que chegue para o consumidor um combustível de melhor qualidade.

Cachoeira
06/10/2010, 20:12
Walter,

Você tem razão quanto ao enxofre ser um elemento químico que em certas aplicações melhora a lubricidade (inclusive nos combustíveis).
Digo isto porque esta é minha área profissional e convivo com estas questões o tempo todo.
O que ocorre é que a proporção de enxofre no Diesel brasileiro é absurdamente alta, tanto que a resolução 315 do CONAMA, (não cumprida até hoje), já obrigava em 2002, a Petrobrás a produzir o S-50 (Diesel com no máximo 50 ppm de enxofre). É bem verdade que o objetivo primário desta resolução era tentar reduzir as emissões de poluentes principalmente nas grandes cidades, mas 2000 ppm de enxofre no Diesel é um absurdo e acaba por criar depósitos de óxidos dentro de todo o sistema.
Nos países que adotaram o S-50 ou o S-15, a propriedade lubrificante do enxofre foi substituída com grande vantagem por aditivos sintéticos que não agridem, (ou agridem muito menos), os sistemas de injeção e o meio ambiente. Esta medida resolve a ausência, (ou quase ausência), do enxofre no Diesel para os motores mais antigos.
O que ocorre é que os fabricantes de motores Diesel no Brasil estão na frente da Petrobrás, com motores que atendem normas européias Euro III ou Euro IV e o nosso Diesel tem as mesmas características do Diesel produzido no meio do século passado.
Para produzir o S-50, a Petrobrás está fazendo pesados investimentos em suas refinarias, mas é um processo lento, somado a dificuldade de refino do nosso petróleo que é considerado pesado.
Resumindo: Para nós, resta por enquanto, usar as ferramentas que dispomos, (conforme citei anteriormente e outros também o fizeram), até que chegue para o consumidor um combustível de melhor qualidade.

Oi Foristas...

Muito interessante esses detalhes sobre o diesel. Eu os desconhecia. O que vocês tem a dizer sobre o biodiesel nessas rangers mais novas (e nas picku-ups em geral)? Alguém ja me disse que seus motores estão preparados somente para o diesel comum (com 5% de biodiesel). É isso mesmo?

Até mais...

Walter L. L. Casitta
06/10/2010, 20:37
Oi Foristas...

Muito interessante esses detalhes sobre o diesel. Eu os desconhecia. O que vocês tem a dizer sobre o biodiesel nessas rangers mais novas (e nas picku-ups em geral)? Alguém ja me disse que seus motores estão preparados somente para o diesel comum (com 5% de biodiesel). É isso mesmo?

Até mais...

O motores foram feito para até 25% de biodiesel...

Carlos A. C. Azevedo
09/10/2010, 20:41
Carlos,

No caso da Ranger é 20.000 (Diesel) e 60.000 (gasolina).
Teoricamente não há nada de errado com esta periodicidade de troca.
Recomendo, no caso do Diesel principalmente, abastecer em postos com grande movimento de caminhões, pois eles costumam ter um produto melhor, visto que os frotistas são muito exigentes quanto à qualidade do Diesel. Esta medida minimiza os problemas principalmente nos motores eletrônicos.
Apenas para comparar, vejam que lixo que é o nosso Diesel em relação a outros países.
PPM (partes por milhão) de enxofre contidas no Diesel:
Taiwan = 15
Europa = 15
Canadá = 30
EUA = 50
México = 50
Brasil (Diesel metropolitano) = 500
Brasil (fora das regiões metropolitanas) 2000


O enxofre é um elemento químico totalmente indesejável nos combustíveis pois além de ser extremamente danoso ao meio ambiente e à saúde ainda destroi os sistemas de injeção, sobretudo os mais modernos com formação de depósitos de óxidos de enxofre que são corrosivos.

Outro problema é a água. Diferentemente do que muitos pensam, a água não vem junto com o Diesel da refinaria. O processo de extração do Diesel a partir do petróleo elimina toda água. O que ocorre é a contaminação durante a armazenagem nos tanques dos postos ou a condensação dentro do tanque do veículo.
Outra boa maneira de evitar a água, (além de abastecer em bons postos), é procurar manter o tanque sempre o mais cheio possível, principalmente se o veículo fica muito parado. O raciocínio é simples: Pouco ar dentro do tanque; pouca condensação.

Olha na minha opnião, filtro de combustivel de DIESEL, tem que ser trocado no maximo em 5.000 a 10.000 km , esse papo de posto que tenha bastante movimento, pode até importar, mas, não o bastante como trocar o filtro em intervalo menor, se tiver agua, sujo ou qualquer outro "ser" que esteja se desenvolvido nesse diesel fica no filtro, não tudo, devido isto o menor tempo da troca do filtro.

NGDaniel
09/10/2010, 21:30
Olha na minha opnião, filtro de combustivel de DIESEL, tem que ser trocado no maximo em 5.000 a 10.000 km , esse papo de posto que tenha bastante movimento, pode até importar, mas, não o bastante como trocar o filtro em intervalo menor, se tiver agua, sujo ou qualquer outro "ser" que esteja se desenvolvido nesse diesel fica no filtro, não tudo, devido isto o menor tempo da troca do filtro.


Opa.. ninguem aqui tirou importancia do filtro.. X2..

Carlos A. C. Azevedo
09/10/2010, 23:44
Mas, sabendo que o diesel do brasil é horrivel, levar em consideração somente abastecer em posto que tenha muito movimento, e trocar o filtro de 20.000 km, é meio que dizer que o filtro ta lá, mas, como se o diesel fosse bom...

NGDaniel
10/10/2010, 07:49
Mas, sabendo que o diesel do brasil é horrivel, levar em consideração somente abastecer em posto que tenha muito movimento, e trocar o filtro de 20.000 km, é meio que dizer que o filtro ta lá, mas, como se o diesel fosse bom...


Olha, conforme dito, acho que pelo Walter, o Diesel brasileiro não é ruim não.. o que o torna ruim é o transporte e acondicionamento, por isso a importancia que se deve dar ao posto onde se abastece...

Há a controvérsia do biodiesel, mas nem entro nisso pq é pouca a percentagem, AINDA..

Esses dias mandei trocar meu filtro (com 5000 km) e abri para ver a situaçao..

Cara, nao tinha uma gota de agua (por incrivel que pareça) e ele estava NOVINHO... o diesel saiu vermelhinho, puro (abasteço num posto Shell, vcs sabem, diesel com DNA, eles colocam corante).. Estou voltando a trocar com 10.000..

Abasteço num só posto, que tem bastante movimento de diesel e bandeira (vejo os caminhoes da Shell abastecendo o posto, os tanques do posto são novos, conheço o dono e etc)..


abs,

Imperador!
10/10/2010, 08:35
Mas, sabendo que o diesel do brasil é horrivel, levar em consideração somente abastecer em posto que tenha muito movimento, e trocar o filtro de 20.000 km, é meio que dizer que o filtro ta lá, mas, como se o diesel fosse bom...
Acho que ninguém aqui do fórum troca o filtro de combustível com mais de 10.000km.
Eu mesmo troco todos os filtros e óleo do motor a cada 7.000km.

Walter L. L. Casitta
10/10/2010, 09:04
Abri o tanque da Ranger depois de 170.000KM rodados e 8 anos de uso e não encontrei nenhum vestijo de sujeira...

Deivid/silveira
10/10/2010, 15:23
Acho que ninguém aqui do fórum troca o filtro de combustível com mais de 10.000km.
Eu mesmo troco todos os filtros e óleo do motor a cada 7.000km.


X 2 , é o melhor, sempre troco tudo tambem nessa quilometragem.

Filtro diesel, oleo, ar e uma troca sim outra não do sistema de arrefecimento, limpeza do bloco do motor com gimo desemgraxante.

Fica tudo zeradinho.

adams
10/10/2010, 15:37
Quer aprender ouça o Walter....

Imperador!
10/10/2010, 16:57
X 2 , é o melhor, sempre troco tudo tambem nessa quilometragem.

Filtro diesel, oleo, ar e uma troca sim outra não do sistema de arrefecimento, limpeza do bloco do motor com gimo desemgraxante.

Fica tudo zeradinho.
Eu não faço a limpeza do bloco porque acredito que seja realmente desnecessário.
Recentemente troquei a mangueira da alimentação do radiador e precisei remover a água do sistema. A água saiu toda limpinha, sem nenhum resquício de sujeira.

Mesmo assim vou ficar de olho. Talvez eu faça a troca da água uma vez por ano.

Carlos A. C. Azevedo
10/10/2010, 21:28
Olha, conforme dito, acho que pelo Walter, o Diesel brasileiro não é ruim não.. o que o torna ruim é o transporte e acondicionamento, por isso a importancia que se deve dar ao posto onde se abastece...

Há a controvérsia do biodiesel, mas nem entro nisso pq é pouca a percentagem, AINDA..

Esses dias mandei trocar meu filtro (com 5000 km) e abri para ver a situaçao..

Cara, nao tinha uma gota de agua (por incrivel que pareça) e ele estava NOVINHO... o diesel saiu vermelhinho, puro (abasteço num posto Shell, vcs sabem, diesel com DNA, eles colocam corante).. Estou voltando a trocar com 10.000..

Abasteço num só posto, que tem bastante movimento de diesel e bandeira (vejo os caminhoes da Shell abastecendo o posto, os tanques do posto são novos, conheço o dono e etc)..


abs,

Olha, voce tem bastante sorte então, aqui eu rodei uma semana completa com o filtro novo, aproximadamente uns 1000km, no final da semana, tirei o filtro e cortei no meio, situação, oleo diesel aqui no norte é amarelo, o papel que fica no filtro quase totalmente imundo e principalmente o fundo da carcaça TODO ENFERRUJADO, ou seja, no posto que eu abasteço o carro, que fica na ÚNICA SAIDA DA CIDADE, ou seja grande movimento, não só por isso mas também, porque sempre que vou lá tem uma fila de caminhoes para abastecer, então, pra mim não adianta confiar em posto porque conhece o dono e tudo mais, seria bom voce conhecer o estado de conservação do tanque e qual o movimento, e ainda assim, confiar somente no filtro do diesel, que esse sim é o que importa....

Deivid/silveira
10/10/2010, 22:56
Pois é ... no posto que eu sempre abasteço, faz um ano que trocaram os reservatórios, é bem dizer um piscinão em formato de cubo deitado, deve ser um material bem resistente, acho que é fibra.

dalmolin
10/10/2010, 23:45
Pois é ... no posto que eu sempre abasteço, faz um ano que trocaram os reservatórios, é bem dizer um piscinão em formato de cubo deitado, deve ser um material bem resistente, acho que é fibra.ele chamam de jaquetado , eu ACHO que eh de ferro, com camadas de sei la o qe por fora pra conter vazamentos.

NGDaniel
11/10/2010, 07:35
Olha, voce tem bastante sorte então, aqui eu rodei uma semana completa com o filtro novo, aproximadamente uns 1000km, no final da semana, tirei o filtro e cortei no meio, situação, oleo diesel aqui no norte é amarelo, o papel que fica no filtro quase totalmente imundo e principalmente o fundo da carcaça TODO ENFERRUJADO, ou seja, no posto que eu abasteço o carro, que fica na ÚNICA SAIDA DA CIDADE, ou seja grande movimento, não só por isso mas também, porque sempre que vou lá tem uma fila de caminhoes para abastecer, então, pra mim não adianta confiar em posto porque conhece o dono e tudo mais, seria bom voce conhecer o estado de conservação do tanque e qual o movimento, e ainda assim, confiar somente no filtro do diesel, que esse sim é o que importa....


Vi a montagem dos tanques nesse posto a um ano e meio, ou seja os tanques são "nenem" ainda...
Isso é que é importante..

É bom notar que hoje em dia a legislação ambiental (nao sei se isso é estadual ou nacional) é bem rigorosa com essa questão dos tanques dos postos... tem de trocar de 10 em 10 anos salvo engano e, agora, são de materiais que nao eferrujam...

abs,

Giba Diesel
11/10/2010, 10:32
Galera, vi o tópico agora que esta comentando sobre a quantidade de problemas no NGD.

A minha ranger está com 145.000 km. Tive um problema de sensor de ar sujo e nada mais (simples, porem deu um trabalhao para descobrir o que era). Tudo perfeito. Troco todos os filtros a cada 10.000 km - Ar, oleo e combustivel.

Carlos A. C. Azevedo
11/10/2010, 17:17
Vi a montagem dos tanques nesse posto a um ano e meio, ou seja os tanques são "nenem" ainda...
Isso é que é importante..

É bom notar que hoje em dia a legislação ambiental (nao sei se isso é estadual ou nacional) é bem rigorosa com essa questão dos tanques dos postos... tem de trocar de 10 em 10 anos salvo engano e, agora, são de materiais que nao eferrujam...

abs,

Legislaçao pode até existir, mas, só funciona se tiver fiscalização, e nesse Brasil, onde tudo tem "um jeitinho" fica por isso mesmo, tanque velho e tudo mais, ai sim que vai depender só do posto para fazer essa fiscalização, e se for de qualidade trocar o tanque nesse prazo ai...

NGDaniel
11/10/2010, 20:07
Legislaçao pode até existir, mas, só funciona se tiver fiscalização, e nesse Brasil, onde tudo tem "um jeitinho" fica por isso mesmo, tanque velho e tudo mais, ai sim que vai depender só do posto para fazer essa fiscalização, e se for de qualidade trocar o tanque nesse prazo ai...



Carlos, existem postos e existem postos (sic) :mrgreen: A ESCOLHA é a maior arma.. afinal, posto e padaria de portugues tem em cada esquina...

abs,

Carlos A. C. Azevedo
11/10/2010, 21:27
x2, Mas não vai esquecer de trocar o filtro do diesel :dance:

nininho
15/10/2010, 15:44
Daniel, a gente percebe que alguns colegas tem problemas com o diesel e outros não. Eu mesmo até agora não tive problemas na minha Ranger que está rodada em torno de 80.000 Km.
Há um dado técnico inquestionável que é a quantidade de contaminantes contidos no Diesel brasileiro. Basta comparar com outros países como já citei anteriormente.
Outra questão que não podemos esquecer, é a grande diferença entre os motores convencionais e os eletrônicos que são muito mais sensíveis.
Fora isso, não nos resta outra alternativa senão fazer o que você está fazendo se cercando daqueles cuidados já relatados anteriormente por mim e pelos outros colegas, até que a Petrobrás comece a produzir o Diesel S-50. É verdade também que de nada adianta produzir um combustível bom e armazenar sem observar as regras. Nisto você está 100% certo.
Eu gostaria de deixar postado uma matéria sobre a questão do Diesel contaminado. É longa, mas vale a pena ler.
· A água que aparece no diesel pode ser proveniente de várias fontes como: condensação da umidade no tanque, adulteração, manuseio inadequado ou contaminação acidental. Uma das principais conseqüências neste caso é a perda de lubricidade do diesel por ação da água, causando oxidação das partes metálicas principalmente a bomba injetora, já que durante o processo de combustão o óleo diesel é utilizado como lubrificante do sistema de injeção. Um dos danos mais comuns nestes casos é a perda de estanqueidade, ou seja, ocorre a pulverização de combustível em excesso e fora do tempo de injeção, o que pode provocar o derretimento dos pistões do motor e a perda de todo o conjunto.
A presença de água no tanque de diesel pode levar ao desenvolvimento e multiplicação de colônias de microorganismos (bactérias, fungos e leveduras) que se alimentam do diesel, gerando um material com aspecto de lama conhecido como borra e também ácidos orgânicos, alcoóis e éteres. Estes produtos químicos fazem o combustível apresentar um cheiro forte e azedo e a mistura nessa condição é de difícil separação nos filtros – acelerando sua saturação – e desse modo o diesel contaminado chega ao sistema de injeção, danificando-o por corrosão.
E tem mais! O óleo diesel comercializado no Brasil possui um teor de enxofre que varia de 500 ppm (partes por milhão) nas regiões metropolitanas até 2.000 ppm nos restante do país. O enxofre é o responsável pela formação de gases como o SO2 (dióxido de enxofre) e SO3 (trióxido de enxofre), quando você deixa o seu veículo parado por muito tempo, o calor dentro do tanque de diesel faz com que a água evapore e depois condense. Essa água pode misturar-se aos gases de enxofre e levar à formação de ácido sulfúrico (H2SO4), que é altamente corrosivo para as partes metálicas dos equipamentos, além de ser poluente.
Existem algumas formas de evitar o acúmulo da água onde podemos destacar o abastecimento em postos de confiança; sempre pernoitar com o tanque cheio – isto evita a condensação do ar dentro do tanque -; usar filtros sedimentadores de forma correta; drenar os filtros de combustível e trocar o elemento filtrante conforme recomendação do fabricante e também drenar o tanque de combustível.
Fontes: MWM-International; Oil & Gas Rio/2010; IBP

luis7818
29/11/2010, 20:04
Por favor clique em um dos ícones de Resposta Rápida em uma das mensagens para ativar a janela de Resposta Rápida.

Gonca
30/11/2010, 15:26
O fato é que pela quantidade de casos que aparecem no forum o sistema da ranger 3.0 é mais problemático que os das outras picapes eletrônicas ,
Me mostra aí no forum uns 3 casos de triton , frontier e hilux , precisando trocar bomba, bicos chicotes e sensores !!!

O pior cego é aquele que não quer ver !!!


Mas tem o seguinte, quantas triton, frontier e hilux tem em comparação com ranger? Acredito que só perde pra hilux...
abraço:pensativo:

Walter L. L. Casitta
30/11/2010, 17:06
Mas tem o seguinte, quantas triton, frontier e hilux tem em comparação com ranger? Acredito que só perde pra hilux...
abraço:pensativo:

Triton diesel por exemplo, no Picapes4x4 tem uma apenas. Só euzinho...:mrgreen:

Até F1000 4x2 tem mais...

nininho
06/12/2010, 14:18
Pessoal,
Algum de vocês já utilizou o Diesel Podium? Cumpre o que promete abaixo (propaganda da BR)?
Eu particularmente nunca experimentei...

O Diesel Podium, único óleo diesel premium do mercado, oferece o melhor desempenho, a maior proteção ao motor e o menor nível de emissão de poluentes do mercado. Desenvolvido, especialmente, para pickups e veículos utilitários esportivos - SUVs, o Diesel Podium pode ser usado em todos os tipos de motores diesel que irão, também, se beneficiar com seu uso.

Abraços,

NGDaniel
06/12/2010, 15:17
Pessoal,
Algum de vocês já utilizou o Diesel Podium? Cumpre o que promete abaixo (propaganda da BR)?
Eu particularmente nunca experimentei...

O Diesel Podium, único óleo diesel premium do mercado, oferece o melhor desempenho, a maior proteção ao motor e o menor nível de emissão de poluentes do mercado. Desenvolvido, especialmente, para pickups e veículos utilitários esportivos - SUVs, o Diesel Podium pode ser usado em todos os tipos de motores diesel que irão, também, se beneficiar com seu uso.

Abraços,



Se aqui na minha cidade tivesse, abasteceria so desse... so pra sair das melecas de biodiesel...

mekclaud
13/11/2016, 01:54
Vcs perdem o foco muito rápido, o tópico era sobre falha no motor, e falam de tudo mesmo isso