Ver Versão Completa : Diy-faça voce mesmo
henrique wamser
23/09/2010, 14:41
Olá
poderíamos começar uma série de procedimentos, troca de peças, etc bem documentados co fotos, medidas, torques, dicas, etc...
a julgar pelas últimas participações, não falta conhecimento na galera.
o Clemente tem algumas coisas interessantes no seu site, mas acho que quase todos gostariam de ver de forma mais didática, esmiuçada, incluindo detalhes de ferramentas.
sugestão: 1- TROCA DA CORREIA DENTADA
2- TROCA DA BOMBA D'AGUA
3- TIRAR O ALTERNADOR E RECOLOCÁ-LO
4- TROCAR A MARDITA BOMBA DE VÁCUO
5- ESGOTAR E ENCHER O LIQUIDO DE ARREFECIMENTO COM SANGRAMENTO CORRETO
6- TROCAR PASTILHAS DE FREIO
7- DESMONTAR E ENGRAXAR CUBOS DE RODAS
8-
9-
OUTRAS COISITAS MAIS
ABC
Henrique
alexx.files
23/09/2010, 15:07
8-troca do óleo das caixas
henrique wamser
23/09/2010, 16:46
9-sacar o volante
10- tirar e recolocar as chaves de farol e seta
11-destrinchar o painel e montá-lo sem fazer ca.........ca
Regulando as válvulas do 200 e 300 TDI.
Está no meu site:
http://www.cgauer.com.br/lr/valvulas/
Abs
Xirú_véio
23/09/2010, 16:46
Excelente iniciativa, Henrique.
- Troca dos coxins
- Limpeza respiro tanque
henrique wamser
23/09/2010, 16:59
regulando as válvulas do 200 e 300 tdi.
Está no meu site:
http://www.cgauer.com.br/lr/valvulas/
abs
é bem por aí... Naõ vi bem se o carro tem que estar estalerado completamente,
ou se deixando no neutro, com uma chave estrela grande tambem se vira o balanceiro...são esses tipos de dúvida...
QUE OS INICIANTES (EU INCLUSO) PRECISAM SABER.
Abc
Eduardo Lopes
23/09/2010, 21:18
Excelente topico, alguns dias atras fiz dois reparos na minha 110 mas como 'e de costume nao fotografei nada, troqei a bomba de vacuo e a chave de luz, foi uma pena, apesar de "eu considerar um servico plug and play" mesmo sendo marinheiro de primeira viagem, as fotos em sequencia poderiam ajudar muito, ate para formarmos um manual ilustrado, grande abraco.
Eduardo - 110 05/05
Sir Ernest
luiz ccosta
23/09/2010, 23:08
Pessoal não tem foto mas tem passo a passo manual manutenção motor tdi300 e maxion 2.5 tem troca de correia, regulagem de valvulas e mas algumas coisas que devem ajudar.
abraços
Luiz Claudio
rafaelfernandez
24/09/2010, 12:03
Acredito que uma contribuição importante seria quais ferramentas sao necessarias para determinado servico. Por exemplo: 2 chaves de boca 14, uma chave de boca 16 e uma chave L 16.
Ja aconteceu comigo algumas vezes de comecar a desmontar a Land para fazer algum servico e chegar no meio descobrir que falta essa ou aquela ferramenta. Ai ter que deixar tudo pela metade e correr atras da ferramenta. Coisa que acho muito desagradavel.
Fica a sugestao.
[]´s
Rafael
luiz ccosta
26/09/2010, 21:41
Rafael nos manuais acima tem a relação de ferramentas especias do fabricante pra facilitar a mutenção porem o ideal é um bom jogo de chave catraca até + ou -32 em polegadas e em milimetros alem de chaves combinadas boca -estrias e o mais importante um amigo mecanico pra voce poder usar uma prensa, girafa e uns sacas terminais de vez em quando.
um abraço.
Luiz
Carlão Rover
27/09/2010, 10:36
Olá
poderíamos começar uma série de procedimentos, troca de peças, etc bem documentados co fotos, medidas, torques, dicas, etc...
a julgar pelas últimas participações, não falta conhecimento na galera.
o Clemente tem algumas coisas interessantes no seu site, mas acho que quase todos gostariam de ver de forma mais didática, esmiuçada, incluindo detalhes de ferramentas.
sugestão: 1- TROCA DA CORREIA DENTADA
2- TROCA DA BOMBA D'AGUA
3- TIRAR O ALTERNADOR E RECOLOCÁ-LO
4- TROCAR A MARDITA BOMBA DE VÁCUO
5- ESGOTAR E ENCHER O LIQUIDO DE ARREFECIMENTO COM SANGRAMENTO CORRETO
6- TROCAR PASTILHAS DE FREIO
7- DESMONTAR E ENGRAXAR CUBOS DE RODAS
8-
9-
OUTRAS COISITAS MAIS
ABC
Henrique
Olá!Tudo que foi descrito aqui pode contar comigo para fazer.
Eu ia sugerir o seguinte.
Quem tem uma viatura que precisa fazer alguma manutenção dessa, podemos combinar de fazer em grupo, um tira foto, outros ajudam e vamos devagar documentando tudo e montando um manual fotográfico nosso. Quem vai levar o veículo compra as peças e ganha a mão de obra!
E aumentamos nosso clube aqui do fórum com mais amigos e informações.
Pode contar comigo para isso.Todas as vezes que fiz algo em casa estava com pminha esposa ajudando e o pouco que deu para tirar de fotos foi só para registro do momento mesmo...
Alice_RJ
28/09/2010, 15:16
Olá!Tudo que foi descrito aqui pode contar comigo para fazer.
Eu ia sugerir o seguinte.
Quem tem uma viatura que precisa fazer alguma manutenção dessa, podemos combinar de fazer em grupo, um tira foto, outros ajudam e vamos devagar documentando tudo e montando um manual fotográfico nosso. Quem vai levar o veículo compra as peças e ganha a mão de obra!
E aumentamos nosso clube aqui do fórum com mais amigos e informações.
Pode contar comigo para isso.Todas as vezes que fiz algo em casa estava com pminha esposa ajudando e o pouco que deu para tirar de fotos foi só para registro do momento mesmo...
Boa tarde!
Estive por aqui no começo do ano, quando eu e meu marido conseguimos finalmente a nossa (Jackie) uma Land Rover 110 e fui tão bem informada que estou retornando, dessa vez é por conta da troca do kit de correia dentada, fui numa loja especializada na barra de 4x4 e cobraram um valor talvez alto talvez não, considerando que dão tb 1 ano de garantia, o que rola é o seguinte, além da correia, existem os cabeçotes e mais correias e algo mas que , desculpem eu não lembro, está lá no orçamento, enfim...preciso saber se caso eu tiver que comprar isso tudo ,se é fácil fazer, tendo um bom mecânico, não especialista em land rover mas conhecedor de 4x4.
Não sei se o tópico está dentro da proposta daqui mas gostaríamos muito em fazer isso e um passo a passo , junto com um video.
Peço ajuda novamente à vcs, nossa Jackie é de 99 e está com 164 milkm.
Bom tem mais coisa mas vamos por partes,rs
grata!
Alice
;)
Alice
No caso da correia dentada trocar também o esticador da mesma. Em anexo estão o manual do motor, dicas da Good Year para montar sem perder o sincronismo. Para ter uma idéia do serviço coloco uns vídeos da troca de uma com motor Land Rover 200 Tdi (parecido mais não igual ao Maxion HST 2,5 L). Um mecânico com conhecimento em motores diesel das Ranger, S10 montadas com o motor Maxion, mais o manual em anexo, não terá problemas para realizar o serviço.
Hugo4x4
Defender 110 04
Jeep CJ5 73
http://www.youtube.com/watch?v=S9ToSEW-x8E&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=jXD15qLCVsA&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=wmnTviFVPK4&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=eqdqqbxL0yQ
http://www.youtube.com/watch?v=VWK-z-J13ko&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=lSt5RnlYGck&p=1C38066A74C639F5&playnext=1&index=4
http://www.youtube.com/watch?v=uU7u8P-zoDs&feature=related
Alice
Veja em http://forums.lr4x4.com/index.php?showtopic=22319&st=0&p=225763&hl=+timing%20+belt&fromsearch=1&#entry225763 como fazer no motor 300 Tdi.
Hugo4x4
Defender 110 04
Jeep CJ5 73
Por falar nisso estou querendo dar uma geral no sistema de arrefecimento. Não deve ser difícil mas, se não me falha a memória, tem um truque para esgotar todo o líquido. Alguém conhece o procedimento? Grato.
KIQ,
atrás do Arranque tem um parafuso para drenar o bloco. 90% ele sairá com MUITA dificuldade, eventualmente quebrando- dentro do bloco! Esquema para soltar envolve uma certa paciência; ficou duro, volta e começa a soltar novamente até ele sair... Quanto colocar novamente besunte ele com pasta de cobre e veda rosca líquido Loctite 667.
Com a mangueira inferior do radiador removida, bujões superiores, vaso de expansão abertos e bloco drenado; pegue um aspirador que também trabalhe com líquidos e aspire o resto fo fluído no radiador de ar quente e em todas as mangueiras.
Feito isso, feche as mangueiras mas antes limpe bem as faces internas, onde elas vedam, aproveite e aplique silicone em spray antes de encaixar.
Eventualmente os dutos de alumínio, na parte onde recebem as mangueiras tem rebarbas longitudinais que prejudicam a vedação. Lixe até ficar perfeitamente liso, e deixe bem polido com uma lixa bem fina.
Compre 6 litros de fluído concentrado Long Life Havoline cor roza (± R$ 25 o litro) e 7 litros de água destilada de farmácia.
Vá acrescentando alternadamente até fazer espelho no bujão do radiador, feche-o. Continue enchendo até o nível do bujão da válvula termostática.
Mantenha o nível no vaso de espanção em ± 3/4 de sua capacidade. Ligue o motor espere ele esquentar, de uma volta. Espere esfriar e depois complete o nível do vaso de expansão.
Um fluído bom, com água 100% sem minerais e cloro (!) tem vida mínima de 5 anos.. Ao final de 5 anos é só fazer o teste de densidade. Se estiver ok, sem muitos resíduos, deixe o fluído no lugar. Se estiver com resíduos, pode-se filtrar.
JAMAIS use água de torneira, nem para completar. Você ira transformar seu motor em uma pilha elétrica, afinal AL e FE tem coeficientes eletrolíticos distintos e passíveis de eletrólise na presença de sais minerais, cloro e fluor. Normalmente os primeiros a reclamar são os selos do bloco.
O fluído também é importante para garantir a lubrificação da bomba d'água e manutenção das propriedades elásticas das mangueiras.
Apenas para ilustrar; o fluído dos radiadores do Honda FIT e do Jimny (por ex) são programados para serem trocados só após 10 anos... Agora basta uma (1) completada com água de torneira (que contem fluor, cal, cloro, etc) para a solução sofrer um violento efeito em cadeia, desprendendo seus aditivos, ocasionando possíveis entupimentos do radiador, etc...
Em resumo, faça bem feito para nunca mais ter que fazer nada no sistema.. Aproveite e coloque a bomba d'água original LR em metal. Custa uma pequena fortuna, mas no meu 90 fez 160mil Km sem qualquer problema (veio com ele)... No 110 o Eustachio trocou pouco antes de eu pegar o carro. Hoje carrego a original do carro e a shadek.. Não é comum uma bomba que ficou muito tempo parada tbm dar problemas! rsrs
Não tenho estatística da qualidade das bombas metálicas nacionais. Carrego uma shadek nacional, apesar de parecer MUITO mais bem feita que a da LR, já ouvi uma história de desprendimento da polia e ou rolamentos com defeito..
Abraçooo
Clemente
Por falar nisso estou querendo dar uma geral no sistema de arrefecimento. Não deve ser difícil mas, se não me falha a memória, tem um truque para esgotar todo o líquido. Alguém conhece o procedimento? Grato.
henrique wamser
29/09/2010, 16:03
olá
já está rolando alguma coisa.
Quem sabe, em dois mezes, podemos ter informação suficiente para um DVD(o primeiro), que seria elaborado por alguem com habilidade para tal, aqui do fórum, para mandar aos interessados,
por um valor beeeeeeeeem camarada.
o que acham?:concordo:
henrique wamser
29/09/2010, 16:09
gostaria de saber trocar pastilha de freio.
alguem se habilita com fotos e ou vídeos?
Henrique
Dicas para trocar as pastilhas e os disco da Defender tem:
http://forums.lr4x4.com/index.php?showtopic=29896
http://forums.lr4x4.com/index.php?showtopic=10687
http://www.youtube.com/watch?v=CTsg2ukmLeI&feature=related
Hugo4x4
Defender 110 04
Jeep CJ5 73
henrique wamser
29/09/2010, 21:50
MUITO BEM, HUGO :palmas:
muito didáticos, tanto o vídeo quanto a sequencia de fotos.
quero esclarecer aos amigos que tem oficina que a finalidade deste tópico é somente nos habilitar a sair de enroscadas nas trilhas da vida, e caso não tenhamos tempo dedeixar nossos brinquedinhos com vcs....:roll:
afinal, quem gosta tanto destes brinqued.......ões, gosta tb de entendê-los a nova gramática que vá........
clemente,
vc indica algum produto para fazer a limpeza antes de realizar o precesso q vc detalhou???
a agua do meu radiador ta muito suja e no vaso de expancao ja tem uma pequena crosta de sujeira q acredito ser ferrugem com terra, vou trocar todas as mangueiras, ainda nao fiz o DIY pois nao consegui achar todas as mangueiras
abraço!!!
Deixo uma dica para auxiliar alguém perdido no mato, sem muitos recursos ...
Como fazer um laço no cabo de aço ??
332487 332488 332489 332490 332491
Finalizando ...
332492 332493
... e para quem quiser usar para fazer acabamento na ponta do guincho, é só cabrichar na hora de fazer a trança e finalizar amassando o tubo para fixar definitivamente as pontas trançadas.
332494
Abraço!
Petcho,
drene todo o fluído como foi escrito acima e depois coloque 100% água destilada, dê uma volta com o carro jogue tudo fora e abasteça com o fluído na proporção de 30 a 50%. Nunca use água de torneira, somente água destilada, o mesmo que água de bateria (jamais confundir com a solução para bateria, pois esta tem ácido sulfúrico !!).
Abraços
Clemente
clemente,
vc indica algum produto para fazer a limpeza antes de realizar o precesso q vc detalhou???
a agua do meu radiador ta muito suja e no vaso de expancao ja tem uma pequena crosta de sujeira q acredito ser ferrugem com terra, vou trocar todas as mangueiras, ainda nao fiz o DIY pois nao consegui achar todas as mangueiras
abraço!!!
Clemente, brigadao!!!
vou fazer isso, so to com dificuldade para achar as mangueiras, no distrubuidor MWM aqui de brasilia so achei a q vai do radiador para a valvula term. alguem saberia onde encontro as outras????
Abraço
Cezar Moraes
27/02/2012, 07:22
Alice eu tenho um amigo mecãnico de land que tem oficina em casa.
Compre as peças na Rebmar na penha 21394599 ou 21013131.
Motor maxion 2.5
Coreia dentada original
Jogo de esticadores e roletes(ja vem tudo no kit)
Retentor do vira-brequim
Me liga que te dou adica de como chegar na oficina ok 91416695
Vinicimaes
11/03/2012, 15:44
Pessoal. Hoje acordei cedo e fui para a oficina (nos fundos de casa) decidido a trocar as pastilhas de minha 110 ano 2010 fazendo um passo a passo fotográfico para postar aqui no forum, mas o serviço é tão simples que nem tive coragem de fazer isto. Troquei todas as pastilas em menos de 1 hora, isto porque ainda gastei tempo amaciando os cilindros das pinças, passando desingripante nas porcas de roda e passando protetor (anti ferrugem) em pequenos descascamentos do chassi. A troca das traseiras resume-se a retirar dois contrapinos, sacar os pinos deslizantes (cuidado com as molas), retirar as pastilhas velhas, retornar os cilindros para permitir espaço para a entrada das pastilhas novas, inserir as pastilhas, remontar os pinos deslizantes com as molas e recolocar os contrapinos, travando-os através da abertura de uma das pontas. Já as dianteiras exigem apenas um pouco mais de cuidado devido às molas anti vibração, que vão encaixadas de um pino ao outro, mas nada que uma pequena atenção na desmontagem não resolva. Em relação às pastilhas, tirei as velhas e fui numa boa loja de autopeças, e constatamos que as pastilhas da 2010 são iguais às da Tdi (pelo menos no caso da minha). Na concessionária me pediram 800 reais no conjunto (dianteira e traseira), na autopeças paguei 172 reais o conjunto (diant e tras), na marca TRW. Os discos estavão perfeitos e sem rebarbas.
Vou deixar o post assim, e se alguém precisar de alguma informação, e só mandar mensagem para vinicimaes@hotmail.com.
Pessoal gostaria de fazer uma geral nos cubos de roda, alguem conhece algum site com ou video q possa me ajudar???? ou mesmo dar algumas dicas??? quero fazer tudo em casa mesmo, abraço, Pedro
Amigo , no site do grande Portela tem alguma coisa :
Cubos de Roda (http://www.csenna.com/LR/DIY/Pages/Cubos_de_roda.html)
Abs e boa sorte ..
Zé Eduardo
carlosth
07/03/2014, 12:33
Compre 6 litros de fluído concentrado Long Life Havoline cor roza (± R$ 25 o litro) e 7 litros de água destilada de farmácia.
Vá acrescentando alternadamente até fazer espelho no bujão do radiador, feche-o. Continue enchendo até o nível do bujão da válvula termostática.
Mantenha o nível no vaso de espanção em ± 3/4 de sua capacidade. Ligue o motor espere ele esquentar, de uma volta. Espere esfriar e depois complete o nível do vaso de expansão.
Um fluído bom, com água 100% sem minerais e cloro (!) tem vida mínima de 5 anos.. Ao final de 5 anos é só fazer o teste de densidade. Se estiver ok, sem muitos resíduos, deixe o fluído no lugar. Se estiver com resíduos, pode-se filtrar.
Clemente,
Com uma leve conversa com o mecanico a algum tempo atrás, o mesmo disse assim: "fluido rosa é pra motor de aluminio, o motor 300tdi, por ser ferro tem que colocar fluido verde..."
Daí perguntei qual marca de fluido usar, ele disse: "qualquer um, desde que seja verde"
Doidura hein?
Achei muito esquisito isso, concorda?
Acho que vou correr deste meca... rrsrsrsrsr Waldney que gosta destes causos...
Carlos Thomas Melo
Carlos,
mal sabe o mecânico que o cabeçote do Defender é 100% alumínio, razão pela qual se utiliza fluídos para este metal, para justamente evitar eletrólise entre as partes de ferro vs alumínio.
Em resumo, não caia nesta conversa. Utilize o fluído Long Life e pronto.
Aliás, o meu Jimny veio do Japão com fluído verde, motor 100% alumínio. O Subaru veio do Japão com fluído azul e também motor 100% alumínio.
Em resumo, a cor não diz coisa alguma. O que é importante é sua base; etileno glicol contendo inibidores de corrosão orgânicos a base de carboxilatos. Ponto.
Antigamente o verde se referia a fluídos inorgânicos de baixa duração, conhecidos como IAT. Hoje o padrão para TODOS os motores modernos, inclusive o 300tdi, é orgânico OAT.
Geralmente no Brasil os fluídos verdes são bastante mais baratos e não oferecem proteção contra congelamento.
O fluído original do LR 300tdi é o seguinte (vem concentrado, mas deve ser misturado com água destiliada na proporção de 50%):
http://www.podiumlubrificantes.com.br/upload/Havoline%20XLC.pdf
É só comprar um de equivalente configuração.
Abraços
Clemente
Clemente,
Com uma leve conversa com o mecanico a algum tempo atrás, o mesmo disse assim: "fluido rosa é pra motor de aluminio, o motor 300tdi, por ser ferro tem que colocar fluido verde..."
Daí perguntei qual marca de fluido usar, ele disse: "qualquer um, desde que seja verde"
Doidura hein?
Achei muito esquisito isso, concorda?
Acho que vou correr deste meca... rrsrsrsrsr Waldney que gosta destes causos...
Carlos Thomas Melo
carlosth
07/03/2014, 22:49
Sensacional Clemente!!!! Muito bem esclarecido...
vou é correr dele e procurar aqui em BH onde vende o fluido pois semana que vem chega os novos bujões de latão e eu pretendo trocar todo o liquido de arrefecimento da viatura.
Valeu!
Carlos Melo
Carlos,
mal sabe o mecânico que o cabeçote do Defender é 100% alumínio, razão pela qual se utiliza fluídos para este metal, para justamente evitar eletrólise entre as partes de ferro vs alumínio.
Em resumo, não caia nesta conversa. Utilize o fluído Long Life e pronto.
Aliás, o meu Jimny veio do Japão com fluído verde, motor 100% alumínio. O Subaru veio do Japão com fluído azul e também motor 100% alumínio.
Em resumo, a cor não diz coisa alguma. O que é importante é sua base; etileno glicol contendo inibidores de corrosão orgânicos a base de carboxilatos. Ponto.
Antigamente o verde se referia a fluídos inorgânicos de baixa duração, conhecidos como IAT. Hoje o padrão para TODOS os motores modernos, inclusive o 300tdi, é orgânico OAT.
Geralmente no Brasil os fluídos verdes são bastante mais baratos e não oferecem proteção contra congelamento.
O fluído original do LR 300tdi é o seguinte (vem concentrado, mas deve ser misturado com água destiliada na proporção de 50%):
http://www.podiumlubrificantes.com.br/upload/Havoline%20XLC.pdf
É só comprar um de equivalente configuração.
Abraços
Clemente
... e procurar aqui em BH onde vende o fluido ...
Na rede de supermercados EXTRA eu sempre encontro o Havoline XLC concentrado, paguei R$ 22,00 da última vez.
Fiz isso ontem no meu carro. Apesar de procurar o diluído 50/50, só achei o concentrado. Paguei 26 reais o litro.
Abs
Sergio
Olá all;
Abaixo o Distribuidor Autorizado Chevron Texaco para o Rio de Janeiro;
http://www.capitoleo.com.br (http://www.capitoleo.com.br/)
Eles só vendem caixa fechada com 24l. O último preço que cotaram foi de 286,00, novamente, caixa fechada. Vendem a pessoa fisica também, apesar de serem distribuidores. Eu prefiro o 50/50 XLC que é só abrir a tampa e virar no sistema, não tenho que ficar adicionando água, que não pode ser da torneira.
Se interesar a alguém, mande email para o Assessor Comercial: RENATO MARTINScapitoleo.renatocomercial@gmail.com.
Olá all;
Abaixo o Distribuidor Autorizado Chevron Texaco para o Rio de Janeiro;
http://www.capitoleo.com.br (http://www.capitoleo.com.br/)
Eles só vendem caixa fechada com 24l. O último preço que cotaram foi de 286,00, novamente, caixa fechada. Vendem a pessoa fisica também, apesar de serem distribuidores. Eu prefiro o 50/50 XLC que é só abrir a tampa e virar no sistema, não tenho que ficar adicionando água, que não pode ser da torneira.
Se interesar a alguém, mande email para o Assessor Comercial: RENATO MARTINScapitoleo.renatocomercial@gmail.com.
Caramba, menos de 12 reais o litro. Marado, este preço é do concentrado ou o diluído?
Abs
Sergio
Djalma Inoue
08/03/2014, 14:15
Winit como vc anexa as fotos aqui?? eu não consigo ver as fotos é só eu ou tem mais gente que não consegue??
Finalizando ...
332492 332493
... e para quem quiser usar para fazer acabamento na ponta do guincho, é só cabrichar na hora de fazer a trança e finalizar amassando o tubo para fixar definitivamente as pontas trançadas.
332494
Abraço!
Djalma Inoue
08/03/2014, 14:31
Dá uma olhadinha aqui tem alguma coisa que postei
http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/130462-preparando-defender-para-longas-viagens-e-acampamentos-8.html
Pessoal gostaria de fazer uma geral nos cubos de roda, alguem conhece algum site com ou video q possa me ajudar???? ou mesmo dar algumas dicas??? quero fazer tudo em casa mesmo, abraço, Pedro
Alexandre ST
08/03/2014, 17:22
Olá!Tudo que foi descrito aqui pode contar comigo para fazer.
Eu ia sugerir o seguinte.
Quem tem uma viatura que precisa fazer alguma manutenção dessa, podemos combinar de fazer em grupo, um tira foto, outros ajudam e vamos devagar documentando tudo e montando um manual fotográfico nosso. Quem vai levar o veículo compra as peças e ganha a mão de obra!
E aumentamos nosso clube aqui do fórum com mais amigos e informações.
Pode contar comigo para isso.Todas as vezes que fiz algo em casa estava com pminha esposa ajudando e o pouco que deu para tirar de fotos foi só para registro do momento mesmo...
Galera essa idéia de nos reunirmos para o DIY é muito boa. Vai fortalecer o clube!
Tenho um sítio em Mairiporã, do lado de SP, onde tem um barracão, churrasqueira, forno de pizza de barro, um lago meio seco que pode perfeitamente virar uma pista de teste e uma área enorme para acampar com a família e amigos.
Proponho uma reunião de DIY num final de semana de cada mês, para podermos juntos trocar essas experiencias e fazermos um churras de lambuja.
Posso postar fotos! Vou pra lá amanhã domingo dia 8 de março.
Alexandre
Eu sou um preguiçoso para tirar fotos e documentar. Acabei de trocar o acoplamento viscoso, limpar o intercooler e trocar o liquido de arrefecimento e não tirei nem uma foto sequer....
Vou tentar documentar das próximas vezes.
Abs
Sergio
Waldmartins
09/03/2014, 08:25
Carlos,
Eu compro o Havoline xlc 50/50 aqui em Moc e pago 15 reais o litro. Procure em posto Ale que tem uma placa Havoline que vc vai encontrar.
Sobre o Meca, é aquele seu amigo ne? Pois é, minha bomba de vácuo está melando de novo e acho que nem vou dar o trabalho de trocar la. To fora...rs
Abs
Wald
Caramba, menos de 12 reais o litro. Marado, este preço é do concentrado ou o diluído?
Abs
Sergio
O Havoline XLC 50/50
O Havoline XLC 50/50 já vem pronto para uso, já diluído
em água deionizada, não sendo necessário adicionar
água. A reposição do nível do reservatório de expansão
deverá ser feita preferencialmente com o próprio
produto.
Os períodos de troca estabelecidos abaixo, serão
alcançados com o uso do Havoline XLC 50/50:
• para automóveis: 250.000 Km ou 5 anos.
• para caminhões e ônibus: 650.000 Km, 5 anos ou
8000 horas.
• para motores estacionários: 32.000 horas.
http://www.podiumlubrificantes.com.br/upload/Havoline%20XLC.pdf
GLMedina
09/03/2014, 19:09
O Havoline XLC 50/50
O Havoline XLC 50/50 já vem pronto para uso, já diluído
em água deionizada, não sendo necessário adicionar
água. A reposição do nível do reservatório de expansão
deverá ser feita preferencialmente com o próprio
produto.
Os períodos de troca estabelecidos abaixo, serão
alcançados com o uso do Havoline XLC 50/50:
• para automóveis: 250.000 Km ou 5 anos.
• para caminhões e ônibus: 650.000 Km, 5 anos ou
8000 horas.
• para motores estacionários: 32.000 horas.
http://www.podiumlubrificantes.com.br/upload/Havoline%20XLC.pdf
Onde acho esse Havoline? Tive que fazer um "job" (termo meio gay, mas que serve - :torcendo:) no bocal do sensor de temperatura que estava rachado. Tirei a peça e levei no torneiro que refez a peça por 160 latinhas (melhor que comprar uma nova e ficou bom para caramba. Profissional é outra coisa!). Aproveitei coloquei um relógio novo à mercúrio. Agora marca uma beleza. Não é um relógio de avião mas está fazendo o serviço!
Como acabou vazando muito líquido de arrefecimento, tive que completar com água. Logo, pretendo trocar todo o líquido de novo!
Onde acho esse Havoline e quanto custa?
Abs.
GLMedina
10/03/2014, 11:44
JAMAIS use água de torneira, nem para completar. Você ira transformar seu motor em uma pilha elétrica, afinal AL e FE tem coeficientes eletrolíticos distintos e passíveis de eletrólise na presença de sais minerais, cloro e fluor. Normalmente os primeiros a reclamar são os selos do bloco.
Clemente, me tira uma dúvida.
Quando vc fala em pilha, devido ao AL e FE, vc se refere apenas aos 300, que tem bloco de AL ou a todos?
Pergunto isso pelo fato do meu 200 ter bloco de FE. Apenas o cabeçote é de alumínio.
Pelo sim pelo não, estou fazendo o procedimento conforme vc disse, o foda é comprar 21 lts de água destilada e ter de jogar fora 14!
Abs.
Medina,
todos os Tdi, assim como Td5 tem cabeçote em alumínio e bloco em ferro.
21 litros? Certeza? No 300tdi drenando o bloco e sistema de ar quente entra um total de 12 a 13L.
Abraços
Clemente
Clemente, me tira uma dúvida.
Quando vc fala em pilha, devido ao AL e FE, vc se refere apenas aos 300, que tem bloco de AL ou a todos?
Pergunto isso pelo fato do meu 200 ter bloco de FE. Apenas o cabeçote é de alumínio.
Pelo sim pelo não, estou fazendo o procedimento conforme vc disse, o foda é comprar 21 lts de água destilada e ter de jogar fora 14!
Abs.
A água destilada que eu comprei foi a clássica "Água para bateria", num custo de R$ 2,50 o litro.
Como o preço da água destilada é 10% do preço do Havoline, não vale a pena fazer economia, qualquer auto-peças vai ter garrafas de 1 litro pra vender a um bom preço.
Compre 6 litros dele + 6 litros do Havoline; Eu comprei 7 litros de cada pra ter uma reserva pra eventual necessidade de completar o nível.
PS: Não confundir "água para bateria" que é simplesmente água destilada com "Solução para bateria"
Alexandre ST
18/03/2014, 12:29
Alguem sabe qual a diferença entre os kits de buchas amarelo e preto da BRIT?
Gostaria da suspensão o mais original possivel, qual devo adquirir?
E quanto aos amortecedores, alguma sugestao?
Minha 90tinha é 2002.
455227
Quando ao fluido para radiador. Paguei mes passado no havoline laranja long life, só R$9,0 /litro numa cooperativa rural em Parapuã.
Vou lá essa semana ver se chegou por que tinha comprado os dois ultimos.
Se mantiver o preço, trago para quem quiser e puder pegar comigo em SP
Obrigado
GLMedina
18/03/2014, 14:32
Medina,
todos os Tdi, assim como Td5 tem cabeçote em alumínio e bloco em ferro.
21 litros? Certeza? No 300tdi drenando o bloco e sistema de ar quente entra um total de 12 a 13L.
Abraços
Clemente
Sim, pega 14 lts no total (13,8). Comprando aditivo concentrado para proporção de 30% só fazer a conta. Para cada 3lts de aditivo, 7 de água destilada. Serão 14 lts para limpar o sistema que serão descartados e em seguida, e usar a proporção de 30%, a quantidade de água será de 9,8 lts. Dá 23,8 lts no total. Pode haver pequena variação para mais ou para menos, mas serão 14 lts jogados fora mesmo e 10 lts no fim. Se fizer uma proporção maior de aditiva, será menos água. eu deixei entre 35 e 40 %.
GLMedina
18/03/2014, 14:34
Engraçado que li qualquer coisa no Land Rover Portugal que o bloco das 300 TDi era de alumínio tb. Devo ter me enganado.
carlosth
26/03/2014, 09:58
Carlos,
Eu compro o Havoline xlc 50/50 aqui em Moc e pago 15 reais o litro. Procure em posto Ale que tem uma placa Havoline que vc vai encontrar.
Sobre o Meca, é aquele seu amigo ne? Pois é, minha bomba de vácuo está melando de novo e acho que nem vou dar o trabalho de trocar la. To fora...rs
Abs
Wald
Encontrei o litro do Havoline XLC 50/50 pronto pro uso por R$ 18,00 reais no Jair Óleos aqui em Belo Horizonte.
Chegaram os bujões de metal e vou ver se nesse fim de semana planejo a troca do liquido todo. Vou precisar, segundo informações de posts anteriores, de pelo menos 13 litros. Mas antes usarei 14 litros de água destilada para lavar o sistema todo conforme orientações do Clemente.
Vou aproveitar também e furar o reservatório e instalar o sensor de nível com o mini Whatchdog que comprei do Sukys e que até hoje não fiz.
Semana que vem volto com o resultado do serviço.
Abrasss
Waldmartins
27/03/2014, 02:52
Boa sorte Carlos...
me refiro com o Watchdog...rsrs O meu tá um saco...vamos ver se dou uma olhada nele no fds...tá apitando a toa.
Abs
Wald
Djalma Inoue
28/03/2014, 23:08
Minha contribuição para o DIY.
Ferramentas necessárias:
Martelo;
Chave 17;
Chave de roda;
Macaco;
Calço;
Alicate bico reto saca de anel externo;
Haste para travar;
Plástico de proteção;
Loctite 598 black;
Talhadeira;
456855
Tulipas;
456856
Afrouxa os parafusos da roda
456857
Calça o carro
456859
Coloca o macaco e levanta o carro
456860
Retira a roda
456861456864
Usa o plástico e a haste para travar o eixo e a chave 17 para afrouxar os parafusos da tulipa
456867456868
Retire a tampa de borracha e com o alicate de ponta retire o anel
456874
Com uma talhadeira fina e um martelo bata devagar para descolar a tulipa
456875
Troque a tulipa limpe a área, passe Loctite black e faça o serviço inverso para montar
456876456877456879456880456861
Ok serviço realizado em trinta minutos.
marcelorfigueiredo
29/03/2014, 10:14
Djalma ,
Parabéns pela iniciativa .
Abraço
André Sheffer
29/03/2014, 12:41
Belo DIY Djalma!... parabéns pelo trabalho, fácil aprendizado e ótima ilustração! Abraço!
Bom dia Djalma!
Quando fiz a troca das Tulipas, fiz tambem a substituição dos semi-eixos estriados. como os eixos tinham desgaste nas estrias, ficou tudo zerado depois da montagem. Mas ai foi retentores novos e troca de óleo tbem.
Djalma, ao invez da cola, usei uma junta original nova de papel e devidamente lambusada de graxa. até agora tudo bem...
Abração e tenha fé no Job!
Minha contribuição para o DIY.
Retire a tampa de borracha e com o alicate de ponta retire o anel
456874
Ok serviço realizado em trinta minutos.
Djamal, vc esqueceu de dizer que tem de usar uma havaiana da mesma cor do macacão ...rs..muito fashion...rs
ocimarpelegrino
29/03/2014, 15:18
Muito bom Djalma, parabéns pelas fotos.
Abraço
ander100
29/03/2014, 19:03
otimo! parabens
carlosth
29/03/2014, 19:19
Chegaram os bujões de metal e vou ver se nesse fim de semana planejo a troca do liquido todo. Vou precisar, segundo informações de posts anteriores, de pelo menos 13 litros. Mas antes usarei 14 litros de água destilada para lavar o sistema todo conforme orientações do Clemente.
AJUDA URGENTE...
Fui fazer a troca dos bujões plasticos originais pelos de metal que chegaram da Brit-Car. Usando chave catraca de 20mm consegui retirar o do radiador...
Mas o bujão da caixa da valvula termostática aconteceu uma catástrofe... Ele quebrou quando dei a primeira girada na chave!!!!
PUTZ... Fiquei puto de raiva quando a tampa saiu na minha mão. Parece que o mesmo estava podre por dentro e já com a sua vida útil indo pro saco. Ou seja, eu ia tomar um prejuízo daqueles logo, logo pois estava sem o sensor de nível.
Há males que vem para o bem concordam?
Agora preciso saber como farei para retirar a rosca presa de forma mais fácil e sem danificar a rosca da caixa da válvula. Estou em casa e tenho ferramentas.
Alguém pode me orientar?
Seguem as fotos:
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456965
ander100
29/03/2014, 19:31
bom vou dar uma opiniao
tentar fazer uma cavilha na peça e com uma chave de fenda ou uma talhadeira fina tentar tirar girando como se fosse um parafuso normal
Putz Carlos!! que dona encrenca!! me preocupa mais retirar os cacos de dentro que sacar os restos da tampa.
Eu usaria um formão pequeno de 6mm e bem afiado, sem usar martelo, mesmo de borracha... ir desbastando na mão até proximo da rosca.
Não use escovas de arame nem pontas montadas tipo Dremel, voce vai deformar os fios de rosca!!!!
Depois pegue uma ponta meio torta, dessas que o dentista se diverte cavocando... pode ser feito com um raio de roda de moto...
E aos poucas vai limpando os fios de rosca novamente.
WD ajuda a descolar, dê umas pancadas usando martelo de borracha... isso faz com que o lubrificante penetre mais...
Eu uso umas ferramentas velhas de dentista que são a salvação as vezes.
Acho que reunindo bastante paciencia e umas cervejas voce dará conta fácilehehe!
Abraço e boa sorte!
Carlos
Aconteceu comigo, não consegui desgrudar nem a pau, o jeito MacGiver foi retirar em pequenos pedacinhos utilizando formon, chaves de fenda e outras, com muito cuidado para não danificar a rosca.
Na época fiz com o corpo no lugar, um pedacinho caiu no circuito que posteriormente travou aberta a válvula termostática.
Se tivesse que fazer novamente retiraria o corpo da VT e realizaria o serviço numa bancada.
Airton R
30/03/2014, 12:41
Te enviei uma MP.
ABRAÇO, airton
AJUDA URGENTE...
Fui fazer a troca dos bujões plasticos originais pelos de metal que chegaram da Brit-Car. Usando chave catraca de 20mm consegui retirar o do radiador...
Mas o bujão da caixa da valvula termostática aconteceu uma catástrofe... Ele quebrou quando dei a primeira girada na chave!!!!
PUTZ... Fiquei puto de raiva quando a tampa saiu na minha mão. Parece que o mesmo estava podre por dentro e já com a sua vida útil indo pro saco. Ou seja, eu ia tomar um prejuízo daqueles logo, logo pois estava sem o sensor de nível.
Há males que vem para o bem concordam?
Agora preciso saber como farei para retirar a rosca presa de forma mais fácil e sem danificar a rosca da caixa da válvula. Estou em casa e tenho ferramentas.
Alguém pode me orientar?
Seguem as fotos:
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carlosth
31/03/2014, 09:20
Só pra registrar aqui...
Serviço pronto. Uma operação (literalmente falando)!
457101
Olhem como estava podre o plug-bujão de plástico:
457102
457104
Aproveitando que tava tudo fora e sem o liquido de arrefecimento, instalei logo o medidor de nível no vazo de expansão:
457103
E troquei a VT por uma nova pois a minha andava meio esquisita a medição de temperatura e quando fui ver, ela estava travada aberta deixando passar agua fria pro motor:
457105
Agora a temperatura fica show de bola. Sempre no meio (um pouco antes do meio) conforme já orientado pelo Clemente.
Queria agradecer a todos aqui pela ajuda e orientações de como fazer.
Ficou fino!!!!
Abrasss
ander100
31/03/2014, 10:58
Show de bola! Uma cirurgia ! Rsrs
Djalma Inoue
31/03/2014, 13:50
Carlos vc fez a cirurgia no local ou desmontou o sistema para retirar os pedaços??
Só pra registrar aqui...
Serviço pronto. Uma operação (literalmente falando)!
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Olhem como estava podre o plug-bujão de plástico:
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457104
Aproveitando que tava tudo fora e sem o liquido de arrefecimento, instalei logo o medidor de nível no vazo de expansão:
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E troquei a VT por uma nova pois a minha andava meio esquisita a medição de temperatura e quando fui ver, ela estava travada aberta deixando passar agua fria pro motor:
457105
Agora a temperatura fica show de bola. Sempre no meio (um pouco antes do meio) conforme já orientado pelo Clemente.
Queria agradecer a todos aqui pela ajuda e orientações de como fazer.
Ficou fino!!!!
Abrasss
André Sheffer
31/03/2014, 14:29
Carlos.... percebi pelas fotos que o Bujão anterior estava bem danificado,... e conforme, vc teve que retirá-lo por pedaços e mesmo fazendo uma "cirurgia" como comentaste... pergunto: Não caiu pedaços, farelos para dentro do do mesmo? se caiu como retirou? e não pode ocasionar algum problema ao longo do tempo, como entupimento por acúmulo de resíduos?
Só questionei, afim de alertar para que tenha efetuado bem a limpeza interna antes de acrescentar os líquidos novos...
Abraço!!
Só pra registrar aqui...
Serviço pronto. Uma operação (literalmente falando)!
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Olhem como estava podre o plug-bujão de plástico:
457102
457104
Aproveitando que tava tudo fora e sem o liquido de arrefecimento, instalei logo o medidor de nível no vazo de expansão:
457103
E troquei a VT por uma nova pois a minha andava meio esquisita a medição de temperatura e quando fui ver, ela estava travada aberta deixando passar agua fria pro motor:
457105
Agora a temperatura fica show de bola. Sempre no meio (um pouco antes do meio) conforme já orientado pelo Clemente.
Queria agradecer a todos aqui pela ajuda e orientações de como fazer.
Ficou fino!!!!
Abrasss
carlosth
31/03/2014, 15:21
Boa pergunta André,
Eu forrei por dentro da caixa da VT com um pequena pedaço de papelão e tampei o orifício de entrada pro bloco com uma flanela pois eu tinha aberto esta caixa justamente para não deixar cair pigmentos, pequenas partes do plug e até mesmo poeira... Ficou tudo certo!
Abrasss
Alexandre ST
31/03/2014, 15:45
Nao acho a tampa com sensor de nível na GM.
Qual devo usar? A atual nao esta funcionando mais, e era a curta.
Nao acho na tekcom, e nem na bearmach.
Que esquema é esse aí de cima?
André Sheffer
31/03/2014, 23:55
Blz Carlos,... Ótima experiência para ser relatada. Trabalho bem feito é garantia extendida... Abraço e sucesso com a 110.
EXELENTE Dr Carlos!!! hehehohuh!!
Alexandre ST
29/04/2014, 16:38
Landeiros! Trocar as buchas da suspensao, "todas" do kit disponivel para venda. É bucha? Ou da pra fazer no estilo DIY?
Fica em R$800 numa oficina conceituada, a mao de obra!
Djalma Inoue
06/05/2014, 17:58
Acredito que algumas terão que usar prensa, mas a maioria é simples o que tem de ver é o torque dos parafusos.
Djalma Inoue
06/05/2014, 18:03
Acredito que é fácil o negócio é verificar o torque dos parafusos e algumas terá que usar prensa, inclusive estou querendo fazer uma prensa para usar com o macaco hidráulico.
Alexandre é isso mesmo que o Djalma falou, não é nada complicado mas é trabalhoso e normalmente as oficinas cobram caro pra fazer esse serviço. já fiz essa troca nas duas Defenders aqui de casa e nas duas precisei usar prensa hidráulica
para retirar os parafusos, vc vai precisar de um cano de ferro ou alguma outra coisa para prolongar a chave aumentando o torque pq eles não soltam facilmente
como nao tenho prensa, eu desmontei as barras e fui ate uma oficina que sabia que tinha e troquei junto com o cara, não demorou nem 20 min, falei que era de um trato velho pro cara não crescer o olho
na 110 como tava toda desmontada fazendo a reforma foi mais fácil pq tinha espaço pra trabalhar, na 90 já foi mais chato pq achei melhor não desmontar todas de uma vez pois não tinha cavaletes suficiente para apoiar o chassi e os eixos, ai tive que fazer duas viagens a oficina para usar a prensa
Abraço, Pedro
Alexandre ST
07/05/2014, 21:34
Ok, nao tenho prensa. Nem muita experiencia. :semideia
Seria legal se desse pra reunir várias Lands num lugar cada um com seu motivo de DIY e suas ferramentas e todo mundo se ajudando. E um churras pra animar.
Ola companheiro, estou tentando trocar a correia dentada de minha 90 e ao abrir a tampa da caixa de distribuição encontrei um monte de foligem (poeira preta) que saiu da extremidade lateral da correia que está pegando em alguma parte da tampa. Será que alguém já viu isso e poderia me indicar o porque disso está acontecendo. Dá pra ver tranquilamente o desgasta da correia.
Obrigado
Weliton Novaes
Weliton
A MWM comercializa duas correias dentadas da mesma medida e de distinta qualidade.
Para o motor 2.5 das camionetas Ranger e S10 tem a MWM 70070092R que é mais barata e de qualidade inferior, com o uso se esfarinha como a tua.
A Defender com motor Maxion/International 2.5 HS e a Ranger com motor 2.8 utilizam uma de melhor qualidade com código MWM 70070086 ou MWM R7003706C1.
Se a correia está gasta mais de um lado que do outro é provável que o esticador está com folga ou torto por problemas no parafuso de fixação.
É obrigatório, quando se troca a correia, trocar também o esticador e a engrenagem que vai no virabrequim, conjunto conhecido como kit MWM HS500.
Valeu companheiro, achei que fosse algo mais sério. Estou colocando uma correia de boa qualidade e também trocando o kit que vc citou.
Obrigado
Djalma Inoue
08/05/2014, 23:35
Weliton outra coisa importânte verifique o parafuso que prende o esticador, deve ser um prisioneiro e se não estiver bem ajustado poderá de dar um grande prejuizo, na minha este parafuso soltou e tive de fazer outro prisioneiro para colocar no lugar.
tercio1970
25/05/2015, 09:39
Graças a esse forum já fiz varios serviços na minha DEFENDER110 2001.
Más tenho uma dúvida e realmente procurei em muitos lugares más não encontrei nenhuma informação a respeito de:
Existe a necessidade da troca do kit HS500 a cada troca da correia dentada ou existe alguma outra regra?
Bem não sei se o caminho correto seria abrir um novo post a respeito (não sei nem como começar um post) ou se estou no caminho correto pois afinal essa dúvida esta relacionada ou DIY.
Obrigado
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