PDA

Ver Versão Completa : Direção Hidráulica em CJ-5



Páginas : [1] 2 3

Luis Assis
08/03/2003, 21:18
PessoALL,
Qual o modelo de caixa de direção que mais se adapta ao CJ-5?
Estou pensado em colocar uma no meu.
É verdade que em trilhas o Jeep costuma quebrar o sistema de direçào hidáulica? Mas me parece que muitos Jipeiros que fazem trilhas até pesadas usam...
Obrigado,
Gustavo

fonseca
09/03/2003, 17:06
Gustavo and all,
Sou fã de carteirinha do kit de adaptação que utiliza a caixa mecanica da santana quantum; folga zero, direção macia e durável.
Tenho no cj e recomendo.
Quanto a direção hidraulica as restrições que tenho são:
1- mais uma correia para pular quando se entra na lama pesada
2- maior possibilidade de vazamentos de oleo

Luis Assis
09/03/2003, 19:27
Gustavo and all,
Sou fã de carteirinha do kit de adaptação que utiliza a caixa mecanica da santana quantum; folga zero, direção macia e durável.
Tenho no cj e recomendo.
Quanto a direção hidraulica as restrições que tenho são:
1- mais uma correia para pular quando se entra na lama pesada
2- maior possibilidade de vazamentos de oleo

O que voce me diz da do Opala??
Teria fotos da adapatção para nos enviar??
A adaptação é muito complexa?
[]'s
Gustavo

fonseca
09/03/2003, 19:55
Gustavo,

A adaptação da caixa do opala é velha conhecida no nosso meio, mas eu particularmente não gosto da posição que a mesma fica junto ao para-choque e a longarina esquerda do chassis, o que atrapala a colocação de guinchos, e fica muito sujeita a quebras em pequenas colisões e ao risco de vandalismo, alem de ter que cortar a lata do frontal do radiador.

Infelizmente não tenho fotos do sistema santana/quantum, vou providenciar.

Quanto a complexidade do kit santana/quantum, classifico como de nivel médio, porem o resultado é fantastico e fica praticamente não visivel externamente.

Grilo
09/03/2003, 23:33
Srs.

Eu uso a DH do Opala a bastante tempo, realmente tem o inconveniente de ter que cortar a grade dianteira e ficar aparente, mas eu sou fã desse sistema, é muito robusto, até hoje não tive quebras.

Tive ela com o motor OHC 4c e agora continuo com ela no 4.1mpfi

rbottona
10/03/2003, 17:06
Um amigo, que é mecânico especializado em adaptações em Jeep, usa e recomenda a DH da F1000. Segundo ele a do Opala é propença a vazamentos e a da F1000 não precisa recortar a grade.

Abraços,

dptucunduva
11/03/2003, 11:40
Ricardo,

Você tem mais informações sobre essa da F1000?

É possível colocá-la dentro do cofre do motor?

Estou fazendo o upgrade já já no CJ e não tô a fim de rasgar o berço do guincho e a grade, mas ainda tenho um pouco de receio de usar a do santana.

rbottona
11/03/2003, 23:37
Oi Daniel,

Sim ela fica dentro do cofre, vou ver se consigo mais informações e fotos pra te enviar.

Abraços

Luis Assis
12/03/2003, 00:08
Oi Daniel,

Sim ela fica dentro do cofre, vou ver se consigo mais informações e fotos pra te enviar.

Abraços

Ricardo, manda aqui para o'Fórum pois isso muito me interessa. :!:

[]'s

Gustavo

Edu Carioca
12/03/2003, 13:07
Eu também to querendo saber sobre a DH da f1000... Se possível passe os custos da brincadeira. Essa semana eu vi na jipenet alguem que comprou um DH do opala por apenas 200 reais. Se for esse preço eu acho que vale a pena, mas a merda é recortar o carro!

[]'s

Luis Assis
14/03/2003, 03:01
E ai, alguem conseguiu as tais fotos da adaptação da DH da F-1000?


[]'s

Gustavo

Ady
17/03/2003, 23:03
Aproveito esta resposta para ver como funciona este negócio aqui...

Tenho a direção do Gol e tenho as fotos, que já distribui na jipenet.
Acho que a instalação é parecida com a do santana, se não a mesma (sob o radiador).

Na msg que o colega mineiro dono do Eugenio (desculpe, esqueci seu nome) postou hoje com fotos do seu jeep torcido, também da para ver a caixa instalada.

Abraço.

Ady
CJ5 61
Curitiba

Luis Assis
17/03/2003, 23:17
Aproveito esta resposta para ver como funciona este negócio aqui...

Tenho a direção do Gol e tenho as fotos, que já distribui na jipenet.
Acho que a instalação é parecida com a do santana, se não a mesma (sob o radiador).


Ady,

Agora que voce ja aprendeu a postar mensagem, que tal experimentar enviar fotos, e nos enviar as da sua adaptação? :D :D :D

Fico no aguardo,

[]'s ainda não decididos de qual o melhor kit...
Gustavo

Hélio
18/03/2003, 07:31
Ola a Todos!!!

Tenho um CJ-5 com motor OHC 4C e gostaria de instalar uma DH. Tenho algumas dúvidas e gostaria de receber mais infomações e fotos dos sistemas utilizados nas adaptações. Quem puder ajudar, agradeço. :)

Abraços!!!

Ady
18/03/2003, 12:16
Vamos lá... lição número 2... postar fotos... :D

Na minha opinião, a instalação é simples, a direção fica leve e sem folgas. Requer um suporte preso no chassi, sob o radiador do lado esquerdo (o meu foi soldado - foto 2) e uma peça que vai presa no munhão da roda direita (que já foi objeto de debate na jipenet tb, na questão segurança, não a minha... - foto 4). Nunca tive problemas até agora.
O que comentam também é que a caixa do gol não aguenta o tranco, estou esperando para ver...

Luis Assis
19/03/2003, 10:12
Pessoal,
Uma bomba hidráulica serve numa caixa que não seja dela? :?:
Exemplo, posso ligar a bomba que vem com o motor da Silverado, para acionar a caixa de opala? Quais são as difrenças? :?: :?: :?:
[]'s
Gustavo

ramiro_eli
19/03/2003, 10:23
Gustavo;

Basta voce passar em alguma oficina especializada (na av. Imperatriz Leopoldina tem uma muito boa) e pidir p/ dar uma olhada nas tabelas técnicas das caixas e bombas. Cada caixa de direção tem uma faixa máx. e mín. de trabalho de pressão e vazão, assim como a bomba, se forem compatíveis, OK!

Luis Assis
19/03/2003, 10:39
Ramiro,
Obrigado pela dica, e aproveitando, alguem tem estas especificações, aqui em Ribeirão acho que não vou achar isso facil. As que eu preciso são exatamente destas duas... Caixa do opala, e bomba da Silverado...
[]'s
Gustavo

ramiro_eli
19/03/2003, 10:53
Gustavo,

A bomba, geralmente, costuam ter uma plaqueta com estas informações.
A caixa, se voce ligar no S.A.C. do fabricante, certamente terá estas informações.

monge
21/03/2003, 15:23
Pois é gente, eu uso a caixa de direção do maverick :D , e gosto muito. Fácil de adaptar, sem folgas, barata, direção realmente muito macia, mesmo com pneus grandes e largos e com baixa calibragem, e com a incrível vantagem de ser mecânica :wink:
Maiores detalhes em http://www.furreca4x4.hpg.com.br na sessão oficina.

[]'s

Eugênio

Luis Assis
21/03/2003, 23:20
Wallace,

Concordo com voce, instalei recentemente DH de Opala no meu CJ-5 e o carro ficou outra coisa, dá votade de ir ao trabalho com ele todos os dias.. 8)

No entento, o pessoal do JipeClube daqui de minha cidade, acha que para trilhas direçao hidráulica pode ser perigoso, no que diz respeito e não sentir que a roda esta travada numa valeta, girar a direção e quebrar o sistema... :wink: Qual sua opinião sobre isso??? :?:

[]'s

Gustavo

Luis Assis
21/03/2003, 23:24
Aproveitando, PessoALL,

Preciso de um endereço de algum mecanico que trabalhe bem com bomba hidráulica, de preferencia na capital, pois queria fazer uma revisão geral na bomba e trocar o reparo da caixa, aqui ( Ribeirão Preto )me pediram, 200.00 para trocar quase todo o miolo da bomba e 150.00 no reparo da caixa. ( kit de opala )
Achei bastante caro, comparado ao preço que paguei no kit todo. A caixa esta com um retentor vasando e a bomba esta fazendo um pouco de barulho, mas ambos ainda rodam muuuito tempo.
[]'s
Gustavo

cristiano
13/10/2004, 14:05
Gustavo,

A adaptação da caixa do opala é velha conhecida no nosso meio, mas eu particularmente não gosto da posição que a mesma fica junto ao para-choque e a longarina esquerda do chassis, o que atrapala a colocação de guinchos, e fica muito sujeita a quebras em pequenas colisões e ao risco de vandalismo, alem de ter que cortar a lata do frontal do radiador.

Infelizmente não tenho fotos do sistema santana/quantum, vou providenciar.

Quanto a complexidade do kit santana/quantum, classifico como de nivel médio, porem o resultado é fantastico e fica praticamente não visivel externamente.

Tem algum lugar que venda esse kit do santana ?? quanto fica ??

Porque parece que para colocar a do Maverick tem que fazer um braço no torneiro... a do santana também tem que fazer algo parecido ??

eu faço trilhas leves raramente... até porque o meu está 4x2... :cry: :cry:

Afonso Carlos
13/10/2004, 14:27
Ok, Lassis a muito tempo que instalamos caixas hidraulicas em CJ, posso lhe dizer que a de santana hidraulica, fica com aparencia melhor mas é bem mais fraca em relação a do opala ou do omega, já tivemos vários clientes que tiveram problemas.

Se for usar para valer fique com a do opala (Omega).

Um abraço Afonso Carlos

Marcos ET
13/10/2004, 15:12
Ok, Lassis a muito tempo que instalamos caixas hidraulicas em CJ, posso lhe dizer que a de santana hidraulica, fica com aparencia melhor mas é bem mais fraca em relação a do opala ou do omega, já tivemos vários clientes que tiveram problemas.

Se for usar para valer fique com a do opala (Omega).

Um abraço Afonso Carlos

Afonso, uso a Caixa MECÂNICA do Opala no meu CJ3A e percebi que ela é um pouco "sensível" (frágil) para os pneus 750X16, imagino que, embora o volante fique ainda mais leve que a direção MECANICA do maveco, ela nao suporte o tranco de pneus 33" ou maiores... a tempos vi a lista "diferenças na instalação da direção VW" aki no site, e acabei optando pela do Opala (vc falou que é a mesma do Ômega??? sério???), porém coloquei a mecânica... embora ela seja TRW, já ajustei várias vezes a folga dela, e já chegou no limite (ainda tenho outra de reserva), mas é só pegar uma trilhazinha com pedras que parede desmontar a caixa toda por dentro... e a folga volta novamente (tow evitando trilha pra nao ter folga, senao nao tem por onde ajustar mais...) será que o sistema hidraulico é tão mais resistente?

fica aki minha dúvida, com um "quê" de advertência...

leovalle
13/10/2004, 17:17
...., e acabei optando pela do Opala (vc falou que é a mesma do Ômega??? sério...


Sim, são iguais e da ZF só que as mangueiras saem em lados contrários, tornando a instalação da do ômega um pouco mais trabalhosa, mas nada do outo mundo.

[]'s

Afonso Carlos
13/10/2004, 17:19
Ok, Marcos, não sei o que está acontecendo com sua caixa mecânica, mas o que posso lhe dizer é que tanto a Hidraulica como a mecânica do Opala são mais resistentes que a do Santana, meu jipe usa caixa do Omega a muito tempo com Pneus 35 e nunca tive problemas a diferença entre Omega e Opala é a posição das mangueiras na caixa, Opala entra por cima e Omega de lado.

Omega, Opala, C-10 / C-20 e JPX usam a mesma caixa Hidraulica.

sempre a disposição,

Um abraço Afonso Carlos.

ramiro_eli
13/10/2004, 17:59
Eu já fiz o reparo da minha caixa do Opala hidraulica na Chepar duas vezes...
Trabalham bem e não são muito caros
3832 1389 ou 3832 3403
C/ Fernando

andretomasi
14/10/2004, 06:34
...a de santana hidraulica, fica com aparencia melhor mas é bem mais fraca em relação a do opala ou do omega, já tivemos vários clientes que tiveram problemas.

Fala Afonso,

Se teve problemas, tem certeza de que não foi por causa da instalação? Quando instalaram, fizeram a haste de reforço onde corre o braço da caixa ou deixou livre? Se deixar livre ela dá problema mesmo.. aqui no sul tem gente que usa caixa de santana há tempo, com o reforço, e nunca deu problema.

[ ]´s

Afonso Carlos
14/10/2004, 10:28
Ok, Keko não entendi direito.

Aonde vai este reforço? tem Alguma foto?

Valeu.

cristiano
14/10/2004, 10:43
Ok, Lassis a muito tempo que instalamos caixas hidraulicas em CJ, posso lhe dizer que a de santana hidraulica, fica com aparencia melhor mas é bem mais fraca em relação a do opala ou do omega, já tivemos vários clientes que tiveram problemas.

Se for usar para valer fique com a do opala (Omega).

Um abraço Afonso Carlos

Afonso, tem como você tirar algumas fotos e postar aqui ?? eu vi uma fotos da caixa do Gol aqui e ficaram ótimos e deu para entender a fragilidade ou não do sistema...

cristiano
14/10/2004, 10:45
Onde vai esse reforço, estou querendo colocar a do Santana.... é a mesma do Gol ??

andretomasi
14/10/2004, 11:05
No tópico "Diferenças de instalação de direção VW" tem tudo isso já discutido.. segue trecho do tópico:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=1024&postdays=0&postorder=asc&start=60



:) Giovani
:) Olhando as fotos do Cj do seu irmão vi uma barra que suporta a ponta da barra de direção que vai a roda direita, aliviando a carga da cx de direção. Achei uma sacada interessante e minha duvida é como vc fez aquilo, usou uma bucha de PU? :? Conte os detalhes> :?

:D Grande Fugger!!!

:D Essa é a "grande" sacada dessa adaptação... Fazendo isso, a cx. dura uma vida inteira! :wink:
:D Bom, aquela do Jeep do meu brother está instalada na frente da cx. de direção, paralelo ao braço da cx. Nesse caso tem que ser sextavado com uma bucha de nylon também sextavada. O mais fácil é pôr uma barra em cima do braço da cx. Aí pode ser redonda. Uma haste de amortecedor é perfeita para isso. A haste vc fixa no chassi, pelas pontas. Uma bucha desliza por ela acompanhando a direção. Essa bucha pode ser de nylon, com retentores e uma graxeira.


http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/a9d96c54609739ce637ab64b211fca06.jpg

[ ]´s

Paulo-AC
14/10/2004, 11:48
No meu JEEP instalei a direção Hidraulica da Ranger, já fazem + ou - 06 meses e até agora eh so alegria

Elmer_Jeep
14/10/2004, 12:43
... Omega, Opala, C-10 / C-20 e JPX usam a mesma caixa Hidraulica.

sempre a disposição,

Um abraço Afonso Carlos.

A caixa do JPX gira ao contrário da caixa do opala. :)

Afonso Carlos
14/10/2004, 12:44
Ok, ainda não entendi aonde vai este reforço mas vou enviar fotos de como nos instalamos a caixa do Santana ou Gol.
Lembrando ainda que a fragilidade que me refiro é sobre a caixa do Santana ou Gol.
Valeu!

Afonso Carlos
14/10/2004, 12:54
A caixa do JPX gira ao contrário da caixa do opala. :)[/quote]


Gira ao contrário porque o braço Pitman no caso do JPX fica com a extremidade do terminal de barra voltado para frente do carro, mas é a mesma caixa.

andretomasi
14/10/2004, 14:23
Fala Afonso,

Pô, nem olhou o tópico que eu falei hein.. lá tem a explicação do apoio.. resumindo, à lá tosqueira, marquei na tua foto em azul (azul bebê, que nem a viatura do pelego :twisted: ), a posição em que vai a barra de apoio (pode ser uma haste de amortecedor por exemplo), e a bucha que segura o braço da caixa corre no sentido das setas amarelas, acompanhando o movimento da caixa, mas sem deixar que a força marcada pela seta vermelha danifique a caixa (motivo de 99,9% das caixas de VW com problemas).

Capisce?

[ ]´s

cristiano
14/10/2004, 14:30
Vamos lá... lição número 2... postar fotos... :D

Na minha opinião, a instalação é simples, a direção fica leve e sem folgas. Requer um suporte preso no chassi, sob o radiador do lado esquerdo (o meu foi soldado - foto 2) e uma peça que vai presa no munhão da roda direita (que já foi objeto de debate na jipenet tb, na questão segurança, não a minha... - foto 4). Nunca tive problemas até agora.
O que comentam também é que a caixa do gol não aguenta o tranco, estou esperando para ver...

gostei da tua instalação... tanto faz a caixa do Santana ou Gol ??

Afonso Carlos
14/10/2004, 14:53
Ok, Valeu Keko mas isso resolve o problema de folga ou seja me parece que este reforço é um guia não um reforço na haste da caixa o que pelo que eu entendi não deixa a caixa torcer quando é solicitada, mas não resolve o problema de resistencia da haste que costuma quebrar em situações extremas. Se eu entendi direito.

Cristiano Santana e Gol é tudo a mesma coisa.

Valeu.

Mauro B.
14/10/2004, 15:22
(...) me parece que este reforço é um guia não um reforço na haste da caixa

Sim, é um guia, mas que evita, se bem posicionado, que a haste sofra esforços que não sejam axiais. 8)


o que pelo que eu entendi não deixa a caixa torcer quando é solicitada

Não, não é feita para evitar a torsão (apesar de tbm evitar) mas sim pra evitar que a ponta da haste (onde está o terminal) seja forçada para baixo ou para cima, o que produz um momento que tende a fazê-la querer dobrar (fletir, flexionar). Esse momento tbm diminui a vida dos retentores e e etc da caixa... :)


mas não resolve o problema de resistencia da haste que costuma quebrar em situações extremas.

É justamente por fazer com que a haste NÃO sofra esforços laterais (epenas axiais) que faz com que ela não se danifique. :D

Estou dizendo essas coisas na teoria pq não uso uma caixa dessas no meu jipe e não sei os problemas reais que ela tem! :wink:

[]'s

Afonso Carlos
14/10/2004, 16:24
Ok, Mauro concordo com Vc que este suporte alivia a caixa quanto a esforços que não sejam axiais, mas o que estou dizendo é que mesmo assim o sistema da caixa ainda é fraco, em relação a outras.
Não estou dizendo que a caixa é ruim, tanto que já instalamos diverssas em nossa empresa sem problemas, mas se um cliente nos diz que vai utilizar pneus grandes e vai fazer off road pesado, nós recomendamos o uso da caixa do Omega ou Opala.

Valeu.

andretomasi
14/10/2004, 18:59
..mas se um cliente nos diz que vai utilizar pneus grandes e vai fazer off road pesado, nós recomendamos o uso da caixa do Omega ou Opala...

Ah, alto lá, daí sim, eu não usaria a caixa do Santana com nenhum pneu 44", estava falando da situação "comum" dos CJs, usar pneus até o limite de 35" (vide T-Rex)... mas pros originais 750x16, pra 33", até pra 35", dá pra usar tranquilo.. tanto que tem vários por aí usando com pneus dentro dessa faixa, fazendo off-road pesado e sem problemas com a caixa. Além do mais, se o cara vai botar pneu maior de 35", obviamente tem bala na agulha pra comprar uma caixa de direção mais eficiente e mais robusta.

[ ]´s

Mauro B.
14/10/2004, 19:18
(...)eu não usaria a caixa do Santana com nenhum pneu 44"

Exagerado!!! :twisted:

Acho que depende muito tbm não só do pneu, mas do tratamento que o infeliz dá no jipe... :D

[]'s

andretomasi
14/10/2004, 19:20
Exagerado!!! :twisted:

Fala isso pro Sandro :wink: :twisted:

[ ]´s

Afonso Carlos
15/10/2004, 00:57
Ok, Keko acho que eu entendi seu ponto e vc entendeu o meu.

Mas, só não concordo com o que vc diz sobre ``quem tem bala opta por uma caixa mais resistente´´ porque pelo menos aqui em minha
região a caixa Hidráulica do Omega gira em torno de R$ 350,00 e a do Santana em torno de R$ 500,00, e eu cobro o mesmo para instalar qualquer uma das duas.

Apesar de ser mais trabalhoso e menos estético ainda prefiro a do Omega.

Valeu.

cristiano
15/10/2004, 07:44
Porque a caixa do Omega é mais cara ? comparada ao Santana ?? são peças usados ou novas ??

andretomasi
15/10/2004, 13:59
Mas, só não concordo com o que vc diz sobre ``quem tem bala opta por uma caixa mais resistente´´ porque pelo menos aqui em minha
região a caixa Hidráulica do Omega gira em torno de R$ 350,00 e a do Santana em torno de R$ 500,00, e eu cobro o mesmo para instalar qualquer uma das duas.

Apesar de ser mais trabalhoso e menos estético ainda prefiro a do Omega.

Fala Afonso, pois é, aqui se consegue essa caixa VW na faixa de R$ 200 a R$ 250 completa, bem mais em conta.

E cada um com seu cada qual, IMHO ainda prefiro a de Santana :lol:

[ ]´s

cristiano
15/10/2004, 15:26
Mas, só não concordo com o que vc diz sobre ``quem tem bala opta por uma caixa mais resistente´´ porque pelo menos aqui em minha
região a caixa Hidráulica do Omega gira em torno de R$ 350,00 e a do Santana em torno de R$ 500,00, e eu cobro o mesmo para instalar qualquer uma das duas.

Apesar de ser mais trabalhoso e menos estético ainda prefiro a do Omega.

Fala Afonso, pois é, aqui se consegue essa caixa VW na faixa de R$ 200 a R$ 250 completa, bem mais em conta.

E cada um com seu cada qual, IMHO ainda prefiro a de Santana :lol:

[ ]´s

Novas ??

andretomasi
15/10/2004, 20:12
Fala Cristiano,

Esse preço é recondicionada. Com peças novas o preço pula pra uns R$ 800.

[ ]´s

cristiano
18/10/2004, 07:39
Um instalador me recomendou instalar a caixa da S10, quanto seria uma recondicionada ?? Uma coisa que estava lembrando é que a S10 vem de série com direção hidráulica, então é muito dificil achar uma caixa da mecânica...

Ele me falou também que os vazamentos que acontecem por movimentos axiais somente acontecem com caixa hidráulicas, as mecânicas não... verdade ?

Instalando a caixa mecânica da VW tenho que ter os mesmos cuidados que a hidráulica ? digo, na instalação...

andretomasi
18/10/2004, 12:08
Ele me falou também que os vazamentos que acontecem por movimentos axiais somente acontecem com caixa hidráulicas, as mecânicas não... verdade ?

Instalando a caixa mecânica da VW tenho que ter os mesmos cuidados que a hidráulica ? digo, na instalação...

Fala Cristiano!

Os problemas não são somente de vazamentos, mas também de quebra ou torção da haste da caixa decorrente das forças não paralelas à haste.. por isso o reforço é necessário em qualquer uma das instalações.. até porque colocando uma mecânica, fazendo direitinho, você já deixa tudo pronto pra mais tarde colocar uma hidráulica, trocando uma pela outra.

[ ]´s

Elmer_Jeep
24/05/2005, 11:43
encontrei o tópico, minha conexão tá um lixo, assim q melhorar aqui eu posto as fotos.

Pra quem tiver interessado aqui vai algumas fotos de caixa de direção hidráulica de opala adaptada em jeep CJ5.

Não q essa seja a melhor forma, mas foi o q eu fiz no meu jeep e faço em vários que aparecem na minha oficina pra adaptar DH de opala. Estou muito satisfeito com o resultado, usando essa caixa no meu Jeep desde 2001.

Servem pelo menos pra dar uma noção pra quem for adaptar uma caixa dessa no seu jeep.

[]'s

novatowski
24/05/2005, 21:21
All, seguem as fotos do Elmer sobre a instalação de DH de Opala.

Elmer, Valeu! :D

[]s

Novatowski

Espero não ter feito m@#a nos anexos :oops:

novatowski
24/05/2005, 21:23
Não fiz! :D

Segue a última foto.

Marcos ET
24/05/2005, 22:29
PessoALL, esta DH do opala parece maior q a mecânica.... putz!

Alguém sabe falar que a quantidade de voltas no volante é menor com esta caixa... ou é a mesma coisa que na caixa mecânica???

Segue algumas fotos da minha caixa mecânica.... :twisted:

Hélio
24/05/2005, 22:37
Ae Pessoal !

Grande Elmer !

Olhando as fotos que o Novatowski colocou, fiquei interessado na foto numero 9 onde tenho uma perguntinha :lol:

As barras de direção utilizadas e o pivô duplo, foram fabricadas ou aproveitadas de algum veículo :?:



[]'s curiosos :?

Elmer_Jeep
24/05/2005, 23:14
Ae Pessoal !

Grande Elmer !

Olhando as fotos que o Novatowski colocou, fiquei interessado na foto numero 9 onde tenho uma perguntinha :lol:

As barras de direção utilizadas e o pivô duplo, foram fabricadas ou aproveitadas de algum veículo :?:

[]'s curiosos :?

Fala Hélio.
Oh, a barra q sai da caixa é de toyota band, o pivo também.

Já a barra q liga as duas rodas é uma barra original do jeep que foi emendada e os pivos da roda são da D20.
Os furos do munhão foram reabertos e pela foto se pode notar que os pivos são montados por cima.

Agora sobre o pivo duplo foi meio q fabricado, vou perguntar do meu pai o q foi feito pq essa parte é com ele, hehe.

Espero ter ajudado, to com problemas no pc e mandei as fotos pro novatowski por email pra ele postar aqui.

[]´s

Giovani
25/05/2005, 02:35
:D Salve Galera!!!

:D Só achei a solução do Gustavo melhor na parte estética, pois a cx. de direção fica dentro do cofre. Pelo sistema, não teria problemas em fazer assim... Será que não tem espaço pra isso nos Jeeps de vcs??? :wink:

Assim ela não impossibilita a instalação de um guincho...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/3ffc604f17fdd9d0d104bf6771cf407c.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/f36a32acb2d04092676aac3afef5ce17.jpg

[]'s

cristiano
25/05/2005, 07:40
Quanto troquei os eixos do jeep, fui obrigado a mexer nas barras e quase optei pelo sistema de terminal duplo (foto 9), aproveitando o do jeep mesmo, ele tem uma curvatura, mas não sei se afetaria em alguma coisa... alguns até me disseram que não teria problema...

Mas como eu tinha que mexer no tamanho das barras de qualquer maneira, optei por fazer o sistema convencional mesmo...

elcio
25/05/2005, 12:32
:D Salve Galera!!!

:D Só achei a solução do Gustavo melhor na parte estética, pois a cx. de direção fica dentro do cofre. Pelo sistema, não teria problemas em fazer assim... Será que não tem espaço pra isso nos Jeeps de vcs??? :wink:


bom, no MEU caso nao cabe mais nada


Assim ela não impossibilita a instalação de um guincho...
[]'s
eu instalei caixa ZF (hidraulica) + guincho.acho que da pra ver nessa foto.
a caixa fica bem proxima ao guincho, mas nada que comprometa a manutençao desse ou daquele.
eu queria, numa primeira oportunidade, colocar a caixa da D20, bem maior/melhor/robusta/etc, mas ai nao da pra colocar mais nada ali na frente.
guinchos:esquece.

[]´s

caj
25/05/2005, 13:26
olá amigos
visivelmente tem muita diferença entre a direção de gol e santana? quais as diferenças?
grato

Giovani
25/05/2005, 14:36
eu instalei caixa ZF (hidraulica) + guincho.acho que da pra ver nessa foto.
a caixa fica bem proxima ao guincho, mas nada que comprometa a manutençao desse ou daquele.

:D É... Só ficou com o guincho um pouco deslocado. Alguns que usam uma cx. maior, talvez essa que vc fala, colocam o guincho sobre a caixa! :shock:
:o Imagina como fica... :roll:

[]'s

Elmer_Jeep
25/05/2005, 15:39
olá amigos
visivelmente tem muita diferença entre a direção de gol e santana? quais as diferenças?
grato

sua pergunta se encaixa melhor aqui ó http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=1024

[]'s

cabelo
13/06/2005, 15:18
No meu JEEP instalei a direção Hidraulica da Ranger, já fazem + ou - 06 meses e até agora eh so alegria

E AÍ PAULO BELEZA ?

VOCE TERIA FOTOS DA INSTALAÇÃO ? QUAL COLUNA DE DIREÇÃO VOCE USOU ?

jipeiroloko
19/06/2005, 20:30
E aew galera....tudo firmeza????
Aproveito esse item aberto no forum para fazer uma pergunta..:
A minha direção hidralica do jeep, de um lado vira bem até, mais do outro lado naum vira quase nada, Até pareçe aqueles caminhoes mercedes para dirigir :x :x :x
você nem consegue manobrar daquele jeito, e uma direção com um esterso bom é essencial para trilhas...
Vou tirar umas fotos do sistema e vou postar aki para ver o que vcs acham..., mais independente disto alguen tem alguma sugestão do que está acontecendo ou já aconteceu com alguen isso???
Valeu galera..... :D :D :D

Thiago Rodeghel
19/06/2005, 20:44
E aew galera....tudo firmeza????
Aproveito esse item aberto no forum para fazer uma pergunta..:
A minha direção hidralica do jeep, de um lado vira bem até, mais do outro lado naum vira quase nada, Até pareçe aqueles caminhoes mercedes para dirigir :x :x :x
você nem consegue manobrar daquele jeito, e uma direção com um esterso bom é essencial para trilhas...
Vou tirar umas fotos do sistema e vou postar aki para ver o que vcs acham..., mais independente disto alguen tem alguma sugestão do que está acontecendo ou já aconteceu com alguen isso???
Valeu galera..... :D :D :D

Primeira coisa q precisamos saber, qual modelo da direção, medidas dos pneus, off-set das rodas, espaçadores... etc.

Pelo visto deve estar com pneus 33???

[s]

Giovani
19/06/2005, 21:03
A minha direção hidralica do jeep, de um lado vira bem até, mais do outro lado naum vira quase nada,

:o Já verificou os parafusos limitarores??? Ficam no eixo, logo atrás dos munhões...

[]'s

Beto Lacerda
20/06/2005, 10:22
ou o pitman esta descentralizado ...
[]'s

fernando_ribeiro
20/06/2005, 11:14
eu ja tive esse problema e era pitman descentralizado conformo o Beto mencionou !!

Kako
29/07/2005, 11:36
Bom Dia!
Estava eu aki lento este tópico, e uns outros sobre direção H. Opala, e uma :idea: , talvez maluca mas...

* Em um outro tópico o Giovani, me alertou p/ eu tomar cuidado com a instalação da DH, pois um amigo dele havia instalado e "girava o volante p/ a direita e as rodas giravam p/ a esquerda e vice-versa"

* Aki o Afonso disse:


A caixa do JPX gira ao contrário da caixa do opala. :)


Gira ao contrário porque o braço Pitman no caso do JPX fica com a extremidade do terminal de barra voltado para frente do carro, mas é a mesma caixa.[/quote]

Sendo assim, não seria possiivel: inverter a rotação da caixa e coloca-la dentro do cofre do motor, com o pitman invertido? :idea:

kiko ribeiro
29/07/2005, 14:39
Srs.

Eu uso a DH do Opala a bastante tempo, realmente tem o inconveniente de ter que cortar a grade dianteira e ficar aparente, mas eu sou fã desse sistema, é muito robusto, até hoje não tive quebras.

Tive ela com o motor OHC 4c e agora continuo com ela no 4.1mpfi

BOA TARDE AMIGO GRILO EU ESTOU COM A DH DO OPALA AQUI P/INSTALAR + VI QUE ME PARECE + FACIL A DO SANTANA AQUI NO FORUM AINDA NÃO VI AS DE OPALA INSTALADA ONDE PODERIA VER ?? VC PODERIA MOSTRALAS VIA FOTOS ? OBRIGADO

Kako
29/07/2005, 15:32
kiko,

As fotos estão na página anterior, leia este tópico desde o início, vai te ajudar bastante.


E antes que perguntem, não, :discordo: sou parente, nem do "KEKO, nem do "KIKO"! hehehe!



[]'s :concordo:

valmor
11/09/2005, 19:25
Tenho a caixa "comum" do opala mas estou pensando em instalar a Hidraulica .
Como seria esta atualização ? Plug & play ? O que acrescenta ?

[]´s

Valmor

Volk
14/10/2005, 16:39
to pensando em colocar dh no meu cj5. ainda nao sei qual exatamente. pensei na do opala ou do omega. mas vi aqui em brasília e o cara ta cobrando lt$2.500,00 pela adaptação. :shock:
pelo que li por aqui, essa preço está caríssimo, certo?
» alguém seberia dar uma idéia de preços honestos?
» alguém saberia indicar alguma oficina menos careira e confiável aqui em brasília?

[]s
felipe

Kako
14/10/2005, 16:57
Volk,

lt$ 2.500,00 :shock: , o cara deve ter fumado maconha estragada, não é possivel!

Em um desmanche, paguei lt$ 300,00 pela cx. direção e bomba (hidráulica do opala).
ex. no site do www.josewal4x4.com.br tem um anuncio cx dir maverick, instalada por lt$ 950,00.

a dica é: faça como a maioria, corra atrás das peças, e negocie a mão-de-obra, veja como se faz e da proxima vez, faça vc mesmo. :lol:

procure primiro os Jipeiros ai de Brasilia, eles com certesa te indicarão um logar legal :concordo:

Alcione
15/10/2005, 20:01
to pensando em colocar dh no meu cj5. ainda nao sei qual exatamente. pensei na do opala ou do omega. mas vi aqui em brasília e o cara ta cobrando lt$2.500,00 pela adaptação.
pelo que li por aqui, essa preço está caríssimo, certo?
» alguém seberia dar uma idéia de preços honestos?


Caramba !!!!!!! Sempre acreditei que aqui em Curitiba é "tudo mais caro" mais esse valor é bem ABSURDO !!! Procure outras aternativas como direção do VW, aqui sai por no máximo L$ 550,00
ou hidráulica por no máximo R$ 900,00 !!! :twisted: :twisted:

valmor
31/10/2005, 21:08
Tenho a caixa "comum" do opala mas estou pensando em instalar a Hidraulica .
Como seria esta atualização ? Plug & play ? O que acrescenta ?
Onde enconto esta DH de opala ??

DougBRSP
01/11/2005, 09:04
Aproveitando que esse tópico renasceu das cinzas, deixa eu tomar umas pedradas...

Outro dia fuçando nos cacarecos na oficina encontrei uma cx de direção mecânica do corsa, pela imagem vcs podem ver que ela é formada por um corpo central de onde saem dois bracinhos que ligam diretamente às rodas, assim acho que com uma caixa dessa eliminaria a necessidade da barra ligando roda-a-roda estou certo?

Será que uma caixa dessas aguentaria o tranco num CJ? Lembrando que o Corsa não é uma das coisas mais resistentes que existem, será que existe algum veículo mais robusto que utilize uma caixa semelhante, acredito que seria uma adaptação bem mais simples, ou não?

[]s

Giovani
01/11/2005, 16:02
Outro dia fuçando nos cacarecos na oficina encontrei uma cx de direção mecânica do corsa, pela imagem vcs podem ver que ela é formada por um corpo central de onde saem dois bracinhos que ligam diretamente às rodas, assim acho que com uma caixa dessa eliminaria a necessidade da barra ligando roda-a-roda estou certo?


À menos que vc tenha um curso de suspensão em torno de 5,0cm, não dá. A caixa ficaria presa no chassi e as pontas, nas rodas. Agora imagine a suspensão torcendo em todo seu curso. Isso funciona bem com suspensão independente, da Ranger, L-200, etc...
Com eixo rígido, a barra tem que vir de uma das pontas, ou então ficar na altura do eixo.

Tem muitos jipes com direção de Monza, Passat, etc... que funcionam da mesma forma, mas são jipes originais, baixinhos, e quase sem curso de suspensão.

[]'s

DougBRSP
01/11/2005, 16:28
Ok, entendi, imaginei isso quando a vi, só se adaptasse uns bracinhos telescópicos talvez, mas ai já seria muito trabalho sendo que já se tem outras soluções mais viável. De qquer forma valeu, nada como a resposta de um especialista.. :D

[]s

Sergio Willys
02/11/2005, 21:18
Não perca a chance de colocar a do opala ! Fica um Obuz pendurado pra fora, e todo mundo quer saber o que é aquilo! Aí você fala o que der na veneta que vai acabar sempre em risada. Pra dirigir fica manteiga !! :D

ronairy
06/11/2005, 15:22
pendurado pra fora, e todo mundo quer saber o que é aquilo! Aí você fala o que der na veneta que vai acabar sempre em risada.

Isso me fez lembrar de um cara que trocou uma Courier num CJ e todos que perguntavam o que era aquilo ele dizia que era um guincho :putz:
Como ele estava perto de mim não pude deixar de perguntar como que ele fazia pra usar o guincho :twisted: e ele respondeu que puxava de lado :roll: ...... depois dessa resposta eu fiz uma cara ... ia perguntar do cabo de aço mas deixei pra lá :parede:
Só sei que ele ficou 2 meses com o jeep e trocou por um corsa :oops: Será que eu tive influencia nisso :pensativo:

Fabiano-SL
06/11/2005, 16:05
Olha um exemplo de caixa do monza.... me disseram q essa caixa dá problemas até no monza....

Eu colocarei a vw, tal qual está no forum (com guia de reforço etc...)

Sergio Willys
06/11/2005, 20:32
A do Opala é legal pois realmente fica fácil de dirigir, mas tem que cuidar de uma porção de aspectos (nível de óleo, correias, vazamaentos. No caso do meu, tem um problema adicional, é que a caixa (o parafuso da mangueira) pega na lanterna do pisca-pisca, quando se faz curvas mais fortes para a direita. Já troquei umas 4 lanterninhas, e tentei uma porção de coisas para resolver, mas não adianta !! :pensativo:

elcio
06/11/2005, 22:50
se vc tem um cjtinha com pneus originais e motor pequeno uma caixa VW ate vai.
a partir disso eh loteria.
opala eh o ideal na maioria dos casos, mas tem esses problemas que o Sergio citou, mas isso pode ser falta de manutençao.
a minha do opala ja nao esta aguentando mais,isso porque eh TUDO novo.
nao vaza, nao baixa nivel,nada.
ja ta na hora de pensar numa F1000, D20 ou similar.

[]´s

Sergio Willys
07/11/2005, 10:29
Na horada adaptação tem também que escolher quem vai fazer. O meu eu comprei já com a Hidráulica, mas cada vez que eu olho pro pisca-pisca quebrado eu pergunto: Quem foi o artista que fez esta m..?

valmor
21/05/2006, 21:45
alguem tem alguma foto da caixa de DH opala Instalada ????

Como fica a furação da grade frontal pra receber esta caixa , bem "mais encorpada" que a mecanica por sinal ....

Elmer_Jeep
22/05/2006, 09:49
alguem tem alguma foto da caixa de DH opala Instalada ????

Já experimentou olhar a página 3 desse mesmo tópico :?: :wink:

valmor
22/05/2006, 20:31
alguem tem alguma foto da caixa de DH opala Instalada ????

Já experimentou olhar a página 3 desse mesmo tópico :?: :wink:

:concordo: :concordo: :concordo:

Thiago Rodeghel
29/06/2006, 21:35
Alguém por acaso já instalou a caixa da S10/Blazer no Jeep???

Dei uma fuçada no fórum, mas naum achei nenhuma foto (pelo menos ainda...)

Se alguém, tiver alguma foto, por favor... agradeço.

[s]

Thiago Rodeghel
30/06/2006, 17:10
E aí, ninguém???

José Augusto
30/06/2006, 22:30
Thiago não tirei fotos, mas o pessoal da ABC offroad, instalou, fica show, vira muito rápido (2.5 voltas de batente a batente, com pitmam original), assim que terminar a Rural, vou trocar a direção do CJ (Landau 4 voltas de batente a batente, com pitmam maior) por esta da S10.

Thiago Rodeghel
30/06/2006, 23:04
Então José

Não é a que está no seu CJ??? Qdo vi ele, achei parecida a com a que está no seu Jeep. Ou pode ter sido só minha impressão.

Na verdade, vou instalar em casa mesmo. Pq esta caixa vem com o pitman, já com o pino conico, junto.

Tenta bater umas fotos dela aí pra gente!!!

Ou então se vc não conseguir, um dia a gente combina lá no Poli.

[s]

José Augusto
30/06/2006, 23:42
É Thiago, a minha é muito parecida, tem o mesmo tamanho e formato mas infelizmente não é da S10, no meu caso acredito que o trabalho seja mínimo para fazer a troca, em todo caso quando estivermos no Poli te mostro em detalhes.

Como o CJ não está em casa (está no estacionamento), vejo se sábado ou domingo, tiro umas fotos (nem que seja do celular) e posto aqui.:concordo:

Thiago Rodeghel
01/07/2006, 09:34
Inclusive, pelo formato da S10 com o do Landau, deve ficar na mesma posição.

A unica coisa q não gostei muito, foi do pitman da S10, vir com um pino conico, se um dia tiver de trocar teria de trocar o pitman todo...
Se bem q essa caixa q comprei é de uma S10 2.8TD 2003, tá zerada... Então acho q dá pra usar muito ainda.

Se for comparar com uma caixa do Wrangler, é muito parecida tbm. Mas do Wrangler aparenta ser um pouco menor. Acho q no lugar onde vai o pitman...

Algumas fotos. (a caixa no balde, é do Wrangler, se naum me engano ano 2000

[s]

Pedro Freitas
01/07/2006, 19:31
Fala Thiago,
Eu tenho a direção do Landau adaptada na minha viatura, é bem parecida com essa da foto, porém um pouco mais "robusta" vamos dizer assim.

O Pitman realmente precisa sofrer umas adaptações.
A direção ficou tão boa que nem preocupei em ligar as mangueiras do hidráulico de tão macio que ficou.

Ponto negativo, cortar uma parte da grade dianteira.

[]'s

Thiago Rodeghel
01/07/2006, 20:14
Cortar a grade, é ruim mesmo...

Apesar q já vou ter de cortar os paralamas, mas a grade...
Essa caixa da S10 aguenta muito tempo, experiencia própria com o carro!!!

Sei lá o q vou fazer nesse pitman, acho q vou comprar a outra parte q liga nesse pitman da S10, e fazer o resto...

[s]

luciano Rodrigues
01/07/2006, 21:55
All vou instalar a DH do Santana, já li e reli o tópico das "DIFERENÇAS DAS DIREÇÕES" que abordou bem o assunto, já até peguei uma foto com o mestre Gionvani (grande mestre), porém ainda tó em dúvida de como fixar a bomba e o lance da polia (meu motor é um BF 161). Se alguém tiver alguma foto com o detalhe da instalação do reservatório também vai ajudar bastante !
A nível de informação, paguei 200 ltas em um desmanche aqui em Osasco, já veio com tudo (bomba, reservatório, setor e mangueiras) só não a correia.

P.S: pesquisei bastante no site antes de perguntar. Agradeço a ajuda de todos !

Guilherme Kyrillos
15/10/2006, 01:07
Luciano, busquei o tópico "diferença das direções" e não o encontrei. Você pode informar mais detalhes desse tópico para que eu o ache?

Pretendo mudar o sistema de direção de meu CJ5 e ainda tenho dúvidas pois faço trilhas na lama e na areia (praia) e uso pneu 31/10,5/15.
Dúvidas:
O sistema VW mec ficará leve e resistente ou precisarei usar o hidra para ficar realmente leve e confortável?
A resistência de ambos (mec e hidra) é igual?

O sistema hidra do Opala dará mais leveza/conforto que a da VW?
É mais resistente?

Tanto um quanto outro a caixa fica exposta a risco de acidente na trilha, já aconteceu com alguém?

Aproveito para expôr minhas dúvidas a todos.

Thiago Rodeghel
15/10/2006, 16:11
Por falar em direção8)

Acabei de instalar a da S10 no meu CJ. Ela é um pouco ruim de se trabalhar na hora de fazer os suportes. Agora só falta fazer as barras da direção:concordo:

Ah o melhor de tudo, é q naum precisa cortar a grade:dance: :dance: :dance:

[s]

Thiago Rodeghel
15/10/2006, 16:35
Luciano, busquei o tópico "diferença das direções" e não o encontrei. Você pode informar mais detalhes desse tópico para que eu o ache?

Aproveito para expôr minhas dúvidas a todos.

Aki tá o link:concordo:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=872

[s]

Beluca
15/10/2006, 19:22
Oi Daniel,

Sim ela fica dentro do cofre, vou ver se consigo mais informações e fotos pra te enviar.

Abraços
seria esta a caixa. Comprei emum desmanche e nem o cara sabia de onde era. Alguém sabe?

Thiago Rodeghel
15/10/2006, 19:47
Do Opala, acho q naum...:pensativo: Parece muito.

Deve ser de Omega:pensativo: . Deve estar invertida pra estar colocada dentro do cofre. Já ouvi falar q dá, pra inverter o sistema do Opala, pra colocar a caixa por dentro do cofre.:roll:

[s]

Beluca
17/10/2006, 23:56
Do Opala, acho q naum...:pensativo: Parece muito.

Deve ser de Omega:pensativo: . Deve estar invertida pra estar colocada dentro do cofre. Já ouvi falar q dá, pra inverter o sistema do Opala, pra colocar a caixa por dentro do cofre.:roll:

[s]

ela esta no meu jeep e não é do opala porque eu tenho uma do opala o suporte e o pitman são diferentes, apesar da caixa ser bem parecida..

Hélio
18/10/2006, 21:03
Esta caixa não é do omega, não. Tenho uma no CJ e o eixo onde é fixado o braço pitman e mais comprido.

Quando eu estava para instalar a minha, fiz umas pesquisas e vi que a do Galaxi da pra instalar por dentro do cofre do CJ sem fazer alterações na caixa.

[]`s

Thiago Rodeghel
19/10/2006, 16:33
Esta caixa não é do omega, não. Tenho uma no CJ e o eixo onde é fixado o braço pitman e mais comprido.

Quando eu estava para instalar a minha, fiz umas pesquisas e vi que a do Galaxi da pra instalar por dentro do cofre do CJ sem fazer alterações na caixa.

[]`s

Mas parece ser de carro, o eixo do pitman, tem diametro pequeno, parece q o da S10 é muito maior. Acho q só em algum lugar especializado em direção pra dizer com certeza...

[s]

hpnardino
16/11/2006, 18:56
Thiago,
Você já terminou a instalação da caixa da S10?
Gostaria que você tirasse mais fotos para nos visualizarmos como ficou.
Eu também estou pensando em colocar uma dessas, ainda mais que não precisa cortar a grade da frente.
Desde já agradeço.

Thiago Rodeghel
16/11/2006, 19:17
Thiago,
Você já terminou a instalação da caixa da S10?
Gostaria que você tirasse mais fotos para nos visualizarmos como ficou.
Eu também estou pensando em colocar uma dessas, ainda mais que não precisa cortar a grade da frente.
Desde já agradeço.

Estou quase, tive de mudar o suporte de lugar.

É complicado, pq naum achei ninguém no forum q tivesse essa caixa no CJ5:pensativo: Então estou refazendo este da foto. O q já fiz foi resolver o problema do pino conico, q já vem no pitman da S10:concordo: :concordo: :concordo:

Já vai resolver esse problema q vc tbm vai ter...

[s]

hpnardino
16/11/2006, 20:09
Estou quase, tive de mudar o suporte de lugar.

É complicado, pq naum achei ninguém no forum q tivesse essa caixa no CJ5:pensativo: Então estou refazendo este da foto. O q já fiz foi resolver o problema do pino conico, q já vem no pitman da S10:concordo: :concordo: :concordo:

Já vai resolver esse problema q vc tbm vai ter...

[s]
O que você fez com o pino?

Thiago Rodeghel
16/11/2006, 21:14
O que você fez com o pino?

Então, como meu pai trabalhou um bom tempo na TRW:) , fazendo terminais de direção( muito tempo atrás) ele fez um terminal, com furo cônico, usando um terminal de direção do Jeep. Imagina akele terminal duplo do Jeep, agora imagina q ele só tivesse o furo cônico...

Ficou muito bom... depois coloco uma foto:concordo:

[s]

hpnardino
17/11/2006, 18:28
Então, como meu pai trabalhou um bom tempo na TRW:) , fazendo terminais de direção( muito tempo atrás) ele fez um terminal, com furo cônico, usando um terminal de direção do Jeep. Imagina akele terminal duplo do Jeep, agora imagina q ele só tivesse o furo cônico...

Ficou muito bom... depois coloco uma foto:concordo:

[s]
E ai Thiago,
Parabéns para o seu pai, pelo jeito o véio é ninja nesses troços.
E não se esqueça, estou curioso para ver a sua instalação.
Tem um cara de hidraulica que tem uma caixa dessa para vender e ele esta pedindo R$600 mangos nela, o que vc acha do preço?

Thiago Rodeghel
17/11/2006, 18:44
E ai Thiago,
Parabéns para o seu pai, pelo jeito o véio é ninja nesses troços.
E não se esqueça, estou curioso para ver a sua instalação.
Tem um cara de hidraulica que tem uma caixa dessa para vender e ele esta pedindo R$600 mangos nela, o que vc acha do preço?

É, o veinho é ligeiro nessa parte...:lol: :lol: :lol:

Qto ao preço tá muito alto.. Na época onde comprei, dava pra comprar 2:lol: :lol: :lol: caixas. Eu paguei 300 na caixa e pitman mais 30 nas mangueiras. De uma S10 2003. O kara me falou, isso em julho q tinha umas 20 caixas de S10 lá:concordo:

Liga onde comprei, (11)69694222/69461709, chama Roma Imports.

[s]

hpnardino
17/11/2006, 18:50
É, o veinho é ligeiro nessa parte...:lol: :lol: :lol:

Qto ao preço tá muito alto.. Na época onde comprei, dava pra comprar 2:lol: :lol: :lol: caixas. Eu paguei 300 na caixa e pitman mais 30 nas mangueiras. De uma S10 2003. O kara me falou, isso em julho q tinha umas 20 caixas de S10 lá:concordo:

Liga onde comprei, (11)69694222/69461709, chama Roma Imports.

[s]
Cara valeu pela dica,
Vou ligar lá na segunda feira e ver se compro uma caixinha dessa.
Que bomba vc está usando?

Thiago Rodeghel
17/11/2006, 18:57
Cara valeu pela dica,
Vou ligar lá na segunda feira e ver se compro uma caixinha dessa.
Que bomba vc está usando?

De sábado se naum me engano, abrem até as 12:00...

Tô usando a do santana, do pouco q pude esterçar ela, a bomba dá conta sim...

[s]

hpnardino
17/11/2006, 19:04
Thiago,
Vc gastou alguma coisa com a sua caixa? tipo reparos ou outros gastos.

Thiago Rodeghel
17/11/2006, 19:59
Thiago,
Vc gastou alguma coisa com a sua caixa? tipo reparos ou outros gastos.

Naum, nada:discordo: :dance: :dance: :dance: Aliás a caixa é 2003:cool: Naum teria nem tempo de ter estragado:razz:

Vc vai ver, depois compara com a caixa de Opala.:twisted:
Meu pai tem uma Blazer SS 95, nunca deu pau na direção... Ela vira os pneus onde estiver e como estiver:lol:

O q vc vai ver é q o chassi do Jeep, vai torcer qdo vc virar a direção, normal... todo Jeep acontece isso... tem q reforçar o suporte no chassi, pra pelo menos amenizar o máximo isso. Tbm, já comprei um bom pedaço de chapa pra isso.

[s]

bernardão_57
17/11/2006, 20:46
Na minha viatura tenho a DH do opala e realmente tem este incoveniente de cortar a grade da frente e o vazamento acontece mesmo. Enfim no meu caso quando comprei o jeep já veio com essa DH mas tô querendo tirar. Fiquei interessado em saber essa da F1000. A direção mecanica do Santana creio que é a mesma do gol, já dirigi um jeep com ela e é macia mesmo até parece DH. AH! se tiver alguem interessado na minha DH tô vendendo.

hpnardino
17/11/2006, 22:21
Naum, nada:discordo: :dance: :dance: :dance: Aliás a caixa é 2003:cool: Naum teria nem tempo de ter estragado:razz:

Vc vai ver, depois compara com a caixa de Opala.:twisted:
Meu pai tem uma Blazer SS 95, nunca deu pau na direção... Ela vira os pneus onde estiver e como estiver:lol:

O q vc vai ver é q o chassi do Jeep, vai torcer qdo vc virar a direção, normal... todo Jeep acontece isso... tem q reforçar o suporte no chassi, pra pelo menos amenizar o máximo isso. Tbm, já comprei um bom pedaço de chapa pra isso.

[s]
Cara vou ir mesmo atraz de uma dessa.
Não deixe de ir postando as fotos das adapter.

m4silvio
18/11/2006, 17:10
PessoALL,
Qual o modelo de caixa de direção que mais se adapta ao CJ-5?
Estou pensado em colocar uma no meu.
É verdade que em trilhas o Jeep costuma quebrar o sistema de direçào hidáulica? Mas me parece que muitos Jipeiros que fazem trilhas até pesadas usam...
Obrigado,
Gustavo

Boa tarde meu nome é Silvio e sou da mecanica M4 em Campo Grande .
Gostaria de sugerir a caixa do opala com o conjunto ptiman da toyota bandeirantes.Porque a do santana as veses danifica na trilha e temina de quebrar no asfalto causando acidentes graves como ja houve em nossa região.
Caso queira saber a caixa do opala pode ser instalada paralela ou motor se usar o conjunto da toyota.

m4silvio
18/11/2006, 17:18
PessoALL,
Qual o modelo de caixa de direção que mais se adapta ao CJ-5?
Estou pensado em colocar uma no meu.
É verdade que em trilhas o Jeep costuma quebrar o sistema de direçào hidáulica? Mas me parece que muitos Jipeiros que fazem trilhas até pesadas usam...
Obrigado,
Gustavo
Boa tarde meu nome é Silvio e sou da mecanica M4 em Campo Grande .
Gostaria de sugerir a caixa do opala com o conjunto ptiman da toyota bandeirantes.Porque a do santana as veses danifica na trilha e temina de quebrar no asfalto causando acidentes graves como ja houve em nossa região.
Caso queira saber a caixa do opala pode ser instalada paralela ou motor se usar o conjunto da toyota.

m4silvio
18/11/2006, 17:19
Boa tarde meu nome é Silvio e sou da mecanica M4 em Campo Grande .
Gostaria de sugerir a caixa do opala com o conjunto ptiman da toyota bandeirantes.Porque a do santana as veses danifica na trilha e temina de quebrar no asfalto causando acidentes graves como ja houve em nossa região.
Caso queira saber a caixa do opala pode ser instalada paralela ou motor se usar o conjunto da toyota.

hpnardino
18/11/2006, 20:16
Boa tarde meu nome é Silvio e sou da mecanica M4 em Campo Grande .
Gostaria de sugerir a caixa do opala com o conjunto ptiman da toyota bandeirantes.Porque a do santana as veses danifica na trilha e temina de quebrar no asfalto causando acidentes graves como ja houve em nossa região.
Caso queira saber a caixa do opala pode ser instalada paralela ou motor se usar o conjunto da toyota.
Como assim m4silvio paralela ao motor?

Thiago Rodeghel
19/11/2006, 10:30
Cara vou ir mesmo atraz de uma dessa.
Não deixe de ir postando as fotos das adapter.

Nardino:-D

Segue as fotos do terminal q o meu pai fez... Vc pode fazer ele usando um terminal velho mesmo:concordo:

[s]

hpnardino
19/11/2006, 12:28
Nardino:-D

Segue as fotos do terminal q o meu pai fez... Vc pode fazer ele usando um terminal velho mesmo:concordo:

[s]
E ai Thiago, blz?
Como é facil a gente entender as coisas com uma fotinha.
Esse terminal ele é rosqueado na barra que liga na roda?
Pelo jeito um bom torneiro consegue fazer este terminal, levando o pitmam.
[]'s

Thiago Rodeghel
19/11/2006, 13:35
E ai Thiago, blz?
Como é facil a gente entender as coisas com uma fotinha.
Esse terminal ele é rosqueado na barra que liga na roda?
Pelo jeito um bom torneiro consegue fazer este terminal, levando o pitmam.
[]'s

Isso, é o terminal do Jeep mesmo. Rosqueado na barra.

O torneiro consegue fazer sim:concordo:

[s]

valdir rainer
19/11/2006, 15:03
boa tarde a todos.sou mecanico,e possuo no meu jeep 51 a direçao hidraulica do santana com motor e bomba de direçao do opala a 5 anos,só fazendo trilhas pesada,e uso pneu 33.vai muito da maneira de como é feita a adaptaçao,pois os mecanicos que as fazem, se esquesce de calcular o curso de trabalho da suspençao numa erosão,fasendo com que o limite venha a puchar a caixa para baixo fasendo com que éla quebre.
um abrasço a todos.

Pedro Freitas
19/11/2006, 15:12
coloquei setor do landau, ficou tão macio que nem liguei o hidráulico.

Thiago Rodeghel
19/11/2006, 15:25
coloquei setor do landau, ficou tão macio que nem liguei o hidráulico.

Naum acha q é perigoso estragar a caixa com isso???

[s]

Guilherme Kyrillos
19/11/2006, 21:27
Como assim m4silvio paralela ao motor?
Companheiros m4silvio e hpnardino, estou instalando uma DH do Opala em meu CJ5 usando a coluna de direção do fiesta, e também fiquei curioso em saber:
como paralelo ao motor?
interno, na área do motor?
Se possível gostaria de mais informações para evitar de instalar a caixa do lado de fora e ainda ter que cortar a grade dianteiraq do CJ.
Valeu mesmo, abç.

pmarcell
20/11/2006, 19:06
Olá pessoal, Nardinho e Thiago. No meu CJ instalei o setor da F1000 moderna. Melo movimento do pitman em relação ao do volante ele pode ser adapatado perfeitamente dentro do cofre do motor, sem cortar grade. Meu mecânico alongou um pouco o pitman para diminuir o movimento do volante e ficou show de bola. Sem contar que o setor é robusto prá caramba. Não vai quebrar nunca. Gasta-se um pouco mais mas é "prá toda vida". Quanto às dos VW, é só comparar a solicitação de esforço de uma F1000, com 1000 kilos de carga e a de um golzinho, e fazer a comparação. Um abraço a todos.

Thiago Rodeghel
26/11/2006, 16:30
Cara vou ir mesmo atraz de uma dessa.
Não deixe de ir postando as fotos das adapter.

Nardino, fiz o novo suporte pra caixa...

Hj vou ver se já coloco umas fotos...

[s]

Thiago Rodeghel
26/11/2006, 17:21
Nardino

Vc vai ver q cortei um pedaço da grade, mas foi por causa da minha barra de direção q tem uma junta elástica. Se no seu não tiver isso, não precisa cortar. Pra não cortar a grade, o legal, é usar a cruzeta da direção do Uno. Mas, qdo vc comprar a caixa, já usa a barra da S10/Blazer mesmo. É a q uso no meu.

Tanto q foi mau cortada:twisted: , pq minha grade já está podre:parede: , e tenho uma aki pra trocar.

Esse suporte "abraça" o chassi, da travessa dianteira, até o parachoque... Ele fica praticamente todo fechado. O unico cuidado q vc deve ter, é onde vão ficar os parafusos onde fixam a caixa, pra não bater em nenhum lugar onde vc não possa acessar com uma chave:concordo:

[s]

hpnardino
26/11/2006, 21:44
Nardino

Vc vai ver q cortei um pedaço da grade, mas foi por causa da minha barra de direção q tem uma junta elástica. Se no seu não tiver isso, não precisa cortar. Pra não cortar a grade, o legal, é usar a cruzeta da direção do Uno. Mas, qdo vc comprar a caixa, já usa a barra da S10/Blazer mesmo. É a q uso no meu.

Tanto q foi mau cortada:twisted: , pq minha grade já está podre:parede: , e tenho uma aki pra trocar.

Esse suporte "abraça" o chassi, da travessa dianteira, até o parachoque... Ele fica praticamente todo fechado. O unico cuidado q vc deve ter, é onde vão ficar os parafusos onde fixam a caixa, pra não bater em nenhum lugar onde vc não possa acessar com uma chave:concordo:

[s]
Opá tá ficando blz em Thiago.
Com o outro suporte você passava a barra de direção por dentro da travessa tubular, por que vc elevou o suporte?

Thiago Rodeghel
26/11/2006, 21:53
Opá tá ficando blz em Thiago.
Com o outro suporte você passava a barra de direção por dentro da travessa tubular, por que vc elevou o suporte?

Então, ergui o jeep aki no macaco, e infelizmente a barra raspava um pouco na travessa. Então melhor evitar antes, do q numa torção numa trilha. E outra não tinha espaço pra fixar a barra da coluna, na caixa de direção.

E dessa forma já resolveu os 2 problemas. E mesmo assim, cortei um pedaço da grade, mas comparado com do opala, nem se percebe. E o suporte ficou muito mais reforçado, comparado ao anterior.

[s]

hpnardino
26/11/2006, 22:06
Então, ergui o jeep aki no macaco, e infelizmente a barra raspava um pouco na travessa. Então melhor evitar antes, do q numa torção numa trilha. E outra não tinha espaço pra fixar a barra da coluna, na caixa de direção.

E dessa forma já resolveu os 2 problemas. E mesmo assim, cortei um pedaço da grade, mas comparado com do opala, nem se percebe. E o suporte ficou muito mais reforçado, comparado ao anterior.

[s]
Entendi, então não tem jeito tem que cortar mesmo a frente, mesmo que seja um pedacinho.

Thiago Rodeghel
26/11/2006, 22:14
Entendi, então não tem jeito tem que cortar mesmo a frente, mesmo que seja um pedacinho.

Olha depende da barra q sai da coluna, se fosse uma cruzeta no meu, não iria precisar, já no meu caso, tem uma junta elastica, como ela é maior q uma cruzeta tem q cortar.

E como minha grade tava já só o pó, e vou trocar mesmo, foi só um teste.

Mas foi o q te disse, olha o do Opala hidraulica, e olha essa... isso q o meu foi mau cortado... poderia ter ficado até menor, ou na próxima grade nem vou cortar... vai dar certo.

[s]

Pedro Freitas
26/11/2006, 22:19
Naum acha q é perigoso estragar a caixa com isso???
[s]

Thiago,
Estou rodando com o setor a mais de 5 meses e não deu nenhum problema não, nem sinal de desgaste, parece bem resistente.
vou procurar saber se ocorre algum problema se rodar sem ligar o hidráulico.

[]'s

Thiago Rodeghel
26/11/2006, 22:23
Thiago,
Estou rodando com o setor a mais de 5 meses e não deu nenhum problema não, nem sinal de desgaste, parece bem resistente.
vou procurar saber se ocorre algum problema se rodar sem ligar o hidráulico.

[]'s

Alguma coisa pode acontecer, tbm não sei... mas é bom perguntar mesmo.

[s]

hpnardino
27/11/2006, 10:23
Olha depende da barra q sai da coluna, se fosse uma cruzeta no meu, não iria precisar, já no meu caso, tem uma junta elastica, como ela é maior q uma cruzeta tem q cortar.

E como minha grade tava já só o pó, e vou trocar mesmo, foi só um teste.

Mas foi o q te disse, olha o do Opala hidraulica, e olha essa... isso q o meu foi mau cortado... poderia ter ficado até menor, ou na próxima grade nem vou cortar... vai dar certo.

[s]
É a de opala faz um regaço, com essa já é bem menor, o negocio é pensar bem e bolar para não cortar, vou pensar no esquema da barra e cruzeta do uno.

Thiago Rodeghel
27/11/2006, 21:28
É a de opala faz um regaço, com essa já é bem menor, o negocio é pensar bem e bolar para não cortar, vou pensar no esquema da barra e cruzeta do uno.

Pior q o único CJ q vi com essa caixa de direção, tava muito esquisito a instalação:pensativo: :pensativo: :pensativo:

Tava posicionada, abaixo do chassi. Tava muito exposta a levar alguma porrada nela:parede: :parede: :parede:

Por isso nem quiz copiar o esquema do kara...

[s]

Thiago Rodeghel
03/12/2006, 19:20
Terminei Nardino... finalmente.

Deu certo, e vou te falar... essa caixa é animal... Muito boa, se tivesse colocado logo essa antes...:putz:

Pode colocar dessa... q naum vai se arrepender.

Ficou naquele esquema mesmo.

[s]

valmor
03/12/2006, 19:45
Que caixa é esta Thiago ????

Ficou beeem mais discreta que a de opala . O furo na grade é minimo , comparado ao "tiro de canhão" que a DH opala exige.

Tenho a DH Opala . É otima mecanicamente mas esteticamente ........:putz: :putz: :putz:

[]´s

Thiago Rodeghel
03/12/2006, 19:53
Que caixa é esta Thiago ????

Ficou beeem mais discreta que a de opala . O furo na grade é minimo , comparado ao "tiro de canhão" que a DH opala exige.

Tenho a DH Opala . É otima mecanicamente mas esteticamente ........:putz: :putz: :putz:

[]´s

É eu cortei mais ou menos:lol: :lol: :lol: , pq essa grade minha vai ser trocada.
o "buraco" poderia ser até menor...

Essa caixa é da S10...

[s]

Nelson Maia
03/12/2006, 20:19
Tenho uma bandeirante e o esquema da direção é parecida com a do Jipe.
Estou adaptando uma direção hidráulica do Opala, e fiquei com as seguintes dúvidas:
1 - O braço pitmam original do Opala trabalha pra frente e preciso que ele trabalhe prá trás. Pode desmontar o setor e colocar na posição adequada?
2 - Segundo M4silvio, o Pitman da toyota deve ser colocado na caixa do Opala. Será que as estrias são as mesmas ou tem que ser soldada?
3 - O maior problema está no meu ver, do volante até a caixa. Qual a barra melhor, e qual o volante que se adapta mais fácil e com melhor efeito estético?, já me falaram da do Fiat.
Alguém pode me ajudar, se possível com fotos?

desde já agradeço

Nelson

leopoldo
03/12/2006, 22:06
Thiago,

Só por uma questão de segurança.

Vc verificou o trabalho angular da rótula no braço pitman?

Parece (só parece) que quando abrir a suspensão, vai forçar a rótula.

Thiago Rodeghel
03/12/2006, 22:29
Thiago,

Só por uma questão de segurança.

Vc verificou o trabalho angular da rótula no braço pitman?

Parece (só parece) que quando abrir a suspensão, vai forçar a rótula.

Agora vc me pegou Leopoldo...

Quem fez o terminal foi meu pai... ele trabalhou na TRW fazendo terminais de direção (muito tempo atrás, acho q no incio dos anos 70:lol: )... Segundo ele deve ter feito até de Jeep...:lol:

Mas sei lá, vou olhar isso...

[s]

José Augusto
04/12/2006, 01:31
Ae Thiago, ficou bem legal, ficou até mais escondida que a minha.

Xavier4x4
04/12/2006, 08:04
Olá pessoal, Nardinho e Thiago. No meu CJ instalei o setor da F1000 moderna. Melo movimento do pitman em relação ao do volante ele pode ser adapatado perfeitamente dentro do cofre do motor, sem cortar grade. Meu mecânico alongou um pouco o pitman para diminuir o movimento do volante e ficou show de bola. Sem contar que o setor é robusto prá caramba. Não vai quebrar nunca. Gasta-se um pouco mais mas é "prá toda vida". Quanto às dos VW, é só comparar a solicitação de esforço de uma F1000, com 1000 kilos de carga e a de um golzinho, e fazer a comparação. Um abraço a todos.


Pmarcel Voce consegui instalar dentro do cofre do motor? Tem fotos? F1000 moderna seria o que 96? TEm um cara aqui cobrando 1500 reais em uma 96 com 1 ano de garantia, estou achando muito caro? Quanto ta valendo uma caixa dessa? Obrigado

rossirr
04/12/2006, 12:06
eu uso a caixa do opala...vaza um pouco, mas ela é boa... só vale lembrar o seguinte...cuidado nas trilhas, quando o pneu cair num sulco (trilho)...se vc forçar pra virar o volante com os pneus la dentro, pode danificar sua caixa

Thiago Rodeghel
04/12/2006, 15:43
Ae Thiago, ficou bem legal, ficou até mais escondida que a minha.

Ficou muito boa... consegui deixar ela igual ao do seu CJ, sem torcer o chassi...8-) O q preciso fazer é dar um trato na bomba hidraulica do Santana, q tá xiando pra esterçar o bicho:lol: :lol: :lol:

E vira os 35 fácil:twisted: e é bem rápida, mesmo com os eixos de Rural.

[s]

José Augusto
04/12/2006, 16:22
Ficou muito boa... consegui deixar ela igual ao do seu CJ, sem torcer o chassi...8-) O q preciso fazer é dar um trato na bomba hidraulica do Santana, q tá xiando pra esterçar o bicho:lol: :lol: :lol:

E vira os 35 fácil:twisted: e é bem rápida, mesmo com os eixos de Rural.

[s]

Essa é a caixa! Quando tiver uma verba ($$$) vou trocar a minha do "pipa" por uma dessa.

Xavier4x4
04/12/2006, 18:35
Fui em outro ferro-velho hoje procurar outra caixa de f1000 pois so achei uma a 1500 reais MAS... Quando estava lá encontrei um amigo do meu pai que meche com carros antigos e adivinha hehehe ele falou de tem uma caixa bem parecida com a da f1000 sendo que é ainda mais parruda (ele falou que era da Silverado nova ou D20 ele tambem não sabia muito bem ou elas são iguais sei lá) e melhor hehehe ele falou que ta muito nova e que era para eu passar lá e pegar hehehe 0800 hehehehe....Até injeção na testa!!! Alguem conhece esta caixa? Um abraço
Depois digo o resultado.....Um abraço a todos

Elmer_Jeep
05/12/2006, 01:25
Thiago, muito legal essa caixa da S10, parece com a dos CJ's gringos. Só acho q vc deve cortar mais um pouco a grade pra evitar que numa torção ou vibração as conexões das mangueiras cortem ou amassem pois pela foto acho q ta passando muito perto.

rosirr, uso a do opala no meu CJ desde 2001 e nunca tive problemas.

Xavier, vai com calma antes de comprar qualquer novidade que oferecem poraí, a caixa da Silverado/D20 não serve pro CJ pois é fixada na face externa do chassi...e mesmo 0800 creio que não vale a pena essa adaptação.

[]'s

Xavier4x4
05/12/2006, 07:34
Thiago, muito legal essa caixa da S10, parece com a dos CJ's gringos. Só acho q vc deve cortar mais um pouco a grade pra evitar que numa torção ou vibração as conexões das mangueiras cortem ou amassem pois pela foto acho q ta passando muito perto.

rosirr, uso a do opala no meu CJ desde 2001 e nunca tive problemas.

Xavier, vai com calma antes de comprar qualquer novidade que oferecem poraí, a caixa da Silverado/D20 não serve pro CJ pois é fixada na face externa do chassi...e mesmo 0800 creio que não vale a pena essa adaptação.

[]'s

Elmer, vou levar para o mecanico dar uma olhada e vou posiciona-la lá no chassi que esta desmontado so para ver como fica, se ficar ruim, devolvo caso contrario é so alegria.... Depois coloco aqui o resultado. OBS.: Estou dando preferencia pela a da f1000 mais recente.

Thiago Rodeghel
05/12/2006, 16:08
Thiago, muito legal essa caixa da S10, parece com a dos CJ's gringos. Só acho q vc deve cortar mais um pouco a grade pra evitar que numa torção ou vibração as conexões das mangueiras cortem ou amassem pois pela foto acho q ta passando muito perto.

[]'s

Tá sim passando perto... mas como naum estou rodando definitivamente com ele, e tenho q trocar essa grade, vou refazer isso...

Foi mais pra postar no fórum como ficou a caixa...

[s]

tavio_g
05/12/2006, 17:22
Pessoal, ja que o assunto é DH, estou eu mesmo instalando a minha.
ja arrumei polia dupla, to fazendo o suporte da bomba e para adiantar, queria ver como faria as barras de direção.
que material uso? qual espessura? alguém sabe o tamanho das barras de direção que liga as duas rodas? a que liga a caixa a roda direita só medindo mesmo.
quanto deixo de folga para cada lado da barra?
que tipo de presilha pode ser usado diferente da original, pois a original de tempos em tempos soltava!
pensei em colocar um porca no pivô que faria o travamento da barra. será que funciona?

[]s

pmarcell
05/12/2006, 21:05
Elmer, vou levar para o mecanico dar uma olhada e vou posiciona-la lá no chassi que esta desmontado so para ver como fica, se ficar ruim, devolvo caso contrario é so alegria.... Depois coloco aqui o resultado. OBS.: Estou dando preferencia pela a da f1000 mais recente.

XAVIER, infelizmente meu jipe está em Santa Catarina e moro em Porto Alegre. Estou trocando motor, caixa, molas, amortecedores, etc... Tentarei me lembrar em tirar fotos da instalação.
- Sim, a direção hidráulica das F1000 modernas fica maravilha. Vc instala dentro do cofre do motor. No meu, meu mecânico soldou um alongador no pitman de forma que num pequeno movimento do volante, a roda movimente mais. Ficou show. Vale o que se paga a mais. R$ 1800,00 é caro. Até R$1000,00 com a bomba e reservatório, vale. Não precisa ser a bomba da F1000. Qualquer uma serve. Fiat, gm, vw. É tudo igual
- O setor da F1000 moderna, segundo informação que tive, tem o pescoço mais curto. Pescoço é aquela distância entre o corpo do setor e o pitman.
- O setor da D20 é como o do Opala, S10, Silverado. Vc tem que instalar na frente da grade e terá que furá-la. esse setor também tem pescoço logo. Para adaptá-la, vc terá que fixar acima da altura do chassi. Fica muito amostra.
- Eu paguei aqui em POA R$550,00 pelo setor. Esse setor funciona com qualquer bomba. Eu usava com a bomba do santana, até trocar o motor.
- Tenho um setor de S10, que como mostrado anteriormente por um dos nossos colegas, fica bom, é um setor semi-novo (s10 2.8 diesel). Mas deve ser instalado fora. Quero R$350,00 nele. Se te interesar...

Elmer_Jeep
06/12/2006, 17:34
- Sim, a direção hidráulica das F1000 modernas fica maravilha. Vc instala dentro do cofre do motor. No meu, meu mecânico soldou um alongador no pitman de forma que num pequeno movimento do volante, a roda movimente mais. Ficou show.
Pitman soldado deve ter ficado é perigoso... :putz:


Não precisa ser a bomba da F1000. Qualquer uma serve. Fiat, gm, vw. É tudo igual
Pra saber se a bomba tem a vazão suficiente pra caixa o correto é levar numa oficina que trabalhe com conserto e manutenção de sistemas hidráulicos pra verificarem se a pressão/vazão/fluxo são compatíveis entre bomba e caixa.



- O setor da D20 é como o do Opala, S10, Silverado. Vc tem que instalar na frente da grade e terá que furá-la. esse setor também tem pescoço logo. Para adaptá-la, vc terá que fixar acima da altura do chassi. Fica muito amostra.
São caixas totalmente diferentes, a caixa do opala vai fixada na face interna do chassi e a da D20/silverado fica na parte externa.

A primeira foto é da caixa de direção da D20 em uma D20.
A segunda é a do opala instalada no Cj5.

[]'s atenciosos.

Thiago Rodeghel
06/12/2006, 17:50
Pessoal, ja que o assunto é DH, estou eu mesmo instalando a minha.

que tipo de presilha pode ser usado diferente da original, pois a original de tempos em tempos soltava!
pensei em colocar um porca no pivô que faria o travamento da barra. será que funciona?

[]s

Pode usar a presilha original, com parafusos novos e porcas parlock... Q naum vai soltar mais...

[s]

José Augusto
06/12/2006, 18:54
Pitman soldado deve ter ficado é perigoso... :putz:
...
[]'s atenciosos.

O Elmer tem razão, já passei por uma boa com esse negócio de pitman soldado (já postei a história no fórum). Hoje tem certas coisas que não me atrevo a fazer.

[]'s escaldados.

Xavier4x4
06/12/2006, 19:24
Amigos, hoje levei uma caixa de d20(silverado) para ver como ficaria no jeep, não tem como colocar pois ela pega realmente por fora do chassi, peguei uma da s10 e vou levar lá amanha para dar uma olhada junto ao chassi do cj3, mas (em mãos) parece que vai dar para instalar dentro do cofre do motor. vou ver como fica e posto depois aqui.

pmarcell, obrigado mas a da s10 eu consegui aqui de graça e consegui tambem a do omega (é claro, uma ou outra), so não consigo a de f1000, so achei por 1400 mesmo. Um abraço

Pedro Freitas
06/12/2006, 20:00
Vou repetir o que já falei e acrescentar algumas coisitas.

bem, coloquei o setor do Landau na minha vitura.
instalei o reservatorio de éleo hidráulico e tudo bunitinho.
na hora que eu fui comprar as mangueiras para ligar o sistema, eu senti que a direção ficou muiiiiiiiiito, mas muuuuiiiiiiiito macia, impressionante.
resolvi voltar pra casa e não instalar o hidraulico, ficaria muito perigoso.
estou rodando sem o sistema estar ligado a mais de 6.000km e nem sinal de desgaste ou alguma avaria. desloco pouco no asfalto e deixo o serviço pesado para as trilhas.
[]'s devendo umas fotos

José Augusto
06/12/2006, 20:08
Vou repetir o que já falei e acrescentar algumas coisitas.

bem, coloquei o setor do Landau na minha vitura.
instalei o reservatorio de éleo hidráulico e tudo bunitinho.
na hora que eu fui comprar as mangueiras para ligar o sistema, eu senti que a direção ficou muiiiiiiiiito, mas muuuuiiiiiiiito macia, impressionante.
resolvi voltar pra casa e não instalar o hidraulico, ficaria muito perigoso.
estou rodando sem o sistema estar ligado a mais de 6.000km e nem sinal de desgaste ou alguma avaria. desloco pouco no asfalto e deixo o serviço pesado para as trilhas.
[]'s devendo umas fotos

Pedro que pneus vc usa?

[]'s com caixa de Landau.

Thiago Rodeghel
06/12/2006, 20:34
Amigos, hoje levei uma caixa de d20(silverado) para ver como ficaria no jeep, não tem como colocar pois ela pega realmente por fora do chassi, peguei uma da s10 e vou levar lá amanha para dar uma olhada junto ao chassi do cj3, mas (em mãos) parece que vai dar para instalar dentro do cofre do motor. vou ver como fica e posto depois aqui.



Dentro???

Essa eu quero ver:shock:

[s]curiosos

hpnardino
06/12/2006, 21:49
Dentro???

Essa eu quero ver:shock:

[s]curiosos
X2 Thiago!!!!!!!!!!!!!!!

Pedro Freitas
06/12/2006, 22:00
José Augusto

Uso pneus Tork 33"

fiz um suporte bem robusto para apoiar o setor.
amanha posto fotos com detalhes.

http://img470.imageshack.us/img470/92/dsc02388na5.th.jpg (http://img470.imageshack.us/my.php?image=dsc02388na5.jpg)

[]'s tentando ajudar

Odir Costa
08/12/2006, 14:48
cade as fotos?

lendo esse topico so fiquei com mais duvida sobre qual direcao adaptar no meu cj5 :parede:

Nelson Maia
08/12/2006, 15:10
Odir,
Se não for para um uso muito intenso (trilha pesada com pneus grandes) coloque a do Opala. Já vi a do opala dentro do cofre. Foi instalada substituindo a original e feita a base em cima do chassis. O pitman foi alongado, através de solda é claro (senão a gambiarra não ficava completa). Ficou funcionando, mas parece que as folgas viraram férias. Só sei que o dono pouco tempo depois vendeu o jipe. Acho que o mesmo processo serve para a direção da D-20, mas bom mesmo é quando colocada na frente já que elimina vários pontos de folga. Quanto ao efeito estético use a criatividade, cubra com alguma coisa feita em chapa antiderrapante. Estou colocando uma de Opala na Band, até agora tudo bem, acho que na próxima semana eu testo.
Abraços
Nelson

Xavier4x4
08/12/2006, 16:10
Dentro???

Essa eu quero ver:shock:

[s]curiosos


Thiagão, não estou afirmando que a caixa da s10 ficará dentro do cofre do motor, quem falou que ela não ficaria visivel foi o cara que esta montando meu carro. Eu tirei fotos dela, depois posto aqui pois estão em meu celular e estou sem o cabo. Apos a instalação, posto as fotos aqui, mais creio que ainda irá demorar um pouquinho pois ainda tenho adaptar o novo motor. Um abraço.....

Thiago Rodeghel
08/12/2006, 17:11
Thiagão, não estou afirmando que a caixa da s10 ficará dentro do cofre do motor, quem falou que ela não ficaria visivel foi o cara que esta montando meu carro. Eu tirei fotos dela, depois posto aqui pois estão em meu celular e estou sem o cabo. Apos a instalação, posto as fotos aqui, mais creio que ainda irá demorar um pouquinho pois ainda tenho adaptar o novo motor. Um abraço.....

Entendi Xavier, por isso fiquei curioso com essa instalação interna.:pensativo:

Pq essa caixa é muito parecida com do Jeep Wrangler, só q na travessa q fica abaixo do radiador do Wrangler, tem um desenho diferente dos nossos... por isso eles instalam ela bem abaixo da travessa do radiador.

Já nos nossos CJs, fica complicado modificar essa travessa... e pelo tamanho da caixa mais dificil ainda:rolleyes:

Vamos aguardar então o seu meca, fazer a adaptação pra ver como vai ficar...

[s]

Odir Costa
08/12/2006, 18:19
Nelson, por enqto estao com pneus originais. assim q eles acabarem quero por pneus 33 ou 35. sim, irei fazer trilhas pesadas, alias, o jipe vai ser basicamente pra isso. quero uma caixa q de pouca manutencao e muito resistente,, nao precisa nem ter muito luxo, mas tenho q conseguir virar o volante pelo menos pois nao sou nenhum schwarzenegger. Se alem disso tudo puder ficar bonitinha tb, melhor ainda.

Aproveitando para perguntar, qto custaria para por a de S-10?

Elmer_Jeep
04/01/2007, 11:25
Entendi Xavier, por isso fiquei curioso com essa instalação interna.:pensativo:

Pq essa caixa é muito parecida com do Jeep Wrangler, só q na travessa q fica abaixo do radiador do Wrangler, tem um desenho diferente dos nossos... por isso eles instalam ela bem abaixo da travessa do radiador.

Já nos nossos CJs, fica complicado modificar essa travessa... e pelo tamanho da caixa mais dificil ainda:rolleyes:

Vamos aguardar então o seu meca, fazer a adaptação pra ver como vai ficar...

[s]

Xaves, já tem as fotos da sua adaptação :?:

Alguem teria fotos que mostre como fica instalada a caixa original no wrangler :?:

[]'s pesquisando antes de começar a cirurgia :twisted:

Rodrigo Chagas Equi
26/03/2007, 14:33
Olá!

Tenho um Cj5 73 e estou querendo trocar minha direção por uma hidraulica,qual a sugestão mais atual, a do Santana ainda é mais indicada?
Se possivel mandar uma indicação de onde posso comprar.
Obrigado

joão k. chikui
01/04/2007, 19:06
Rodrigo, Acho a DH de santana muito boa , até pneu 31".
Para situações mais pesadas,, colocaria de Opala,omega ou S-10.

José Augusto
01/04/2007, 21:05
Rodrigo, Acho a DH de santana muito boa , até pneu 31".
Para situações mais pesadas,, colocaria de Opala,omega ou S-10.

X2:concordo: , concordo plenamente e não tenho nada a acrescentar.

Thiago Rodeghel
01/04/2007, 21:08
X2:concordo: , concordo plenamente e não tenho nada a acrescentar.

É muito boa, SE fizer as guias de apoio. Eu não fiz, apelei com 31 e ela aguentou. Fui com 35", foram 2 caixas em 1 ano.:p :p :twisted:

Pelo que tive experiencia, paga um pouco mais...Vai de S10:concordo:

[s]

bernardão_57
27/06/2007, 20:40
Thiago, Sua Dh S10 Vc Usa A Bomba Do Santana? Poderia Me Enviar Uma Foto Da Bomba. A Minha Bomba é Um Trambolho E Uso A Dh Do Opala Na Qual Resulta Um Tiro De Bazuca Na Grade Dianteira, Vou Trocar Minha Caixa Achei A Sua Bem Adaptada. Teria Algum Endereço Onde Posso Comprar E/ou Trocar Pela Minha Ou Aceitar Diferenças , Enfim... Em Sbc Indica Algum Lugar?? Abraços

Alvaro Pereira
27/06/2007, 23:42
A minha esta no lugar da original do jeep
Eu coloquei no cj5 de um amigo e ficol 10 pena que eu não registrei mais eu estou colocando uma cx do opala na minha viatura e prometo que eu tiro fotos e posto pra vcs ter uma idéia nesta minha viatura eu também coloquei a coluna de direção do Omega (escamotiavel) QUE FICOU SHOOOLLL
Srs.

Eu uso a DH do Opala a bastante tempo, realmente tem o inconveniente de ter que cortar a grade dianteira e ficar aparente, mas eu sou fã desse sistema, é muito robusto, até hoje não tive quebras.

Tive ela com o motor OHC 4c e agora continuo com ela no 4.1mpfi

Thiago Rodeghel
28/06/2007, 03:45
Thiago, Sua Dh S10 Vc Usa A Bomba Do Santana? Poderia Me Enviar Uma Foto Da Bomba. A Minha Bomba é Um Trambolho E Uso A Dh Do Opala Na Qual Resulta Um Tiro De Bazuca Na Grade Dianteira, Vou Trocar Minha Caixa Achei A Sua Bem Adaptada. Teria Algum Endereço Onde Posso Comprar E/ou Trocar Pela Minha Ou Aceitar Diferenças , Enfim... Em Sbc Indica Algum Lugar?? Abraços

Bom, ptz pelo visto vc está fazendo qq negócio:mrgreen:

Isso mesmo uso bomba hidraulica do Santana, já que era o plug%play pra instalar no motor AP. Acho que sei qual é sua bomba, não é do Opala antigo com reservatório? Se for ela, dá pra usar com a caixa da S10, sem problema.

Essa bomba do santana, é bem pequena, já que o reservatorio é separado. Mas teria que instalar o reservatorio em algum lugar dentro do cofre do jeep.

Qto a caixa, olha na minha opnião, melhor vc dar uma pesquisada em Curitiba, tem muuuuuito desmanche por aí, passei algumas vezes por aí(até de Jeep:shock::grin:) Pq só o frete dessa caixa de SBC pra Curitiba vai ser bem $$$, não compensaria a diferença de preço. Ela é beeem pesada.

Dá uma procurada antes, se não achar nada de bom. É que tô sem o cartão da loja onde comprei essa caixa, e te garanto que dificilmente eles vão pegar a sua. Pra eles é só venda mesmo.

[s]

Fabio Buoso
09/11/2007, 18:28
Pessoal

Sei que o tópico é antigo, mas como agora estou prestes a instalar a caixa de direção hidráulica no meu CJ-5, lí e reli esse tópico, mas pelo visto algumas fotos se perderam, gostaria de contar com a ajuda de vocês, e quem pudesse mandar fotos da instalação da direção hidráulica do Opala, eu agradeço.

Abraços

Elmer_Jeep
09/11/2007, 18:47
Amigo, acabei de conferir o tópico e todas as fotos postadas estão disponíveis.

[]'s

Fabiano-SL
10/11/2007, 01:54
Comprei a DH ZF do opala, e comecei a matutar a instalação...

Já me deparei com uma dúvida: Como é feito o ajuste do Pitman? Pois na estria tem um dente que "acretido" ser para montar na direção correta em Opala. Para colocar no meu jeep o Pitman vai em outra posição... O que vcs fazem?

Maurício Fernandes
11/11/2007, 02:13
no meu CJ5 optei pela direção normal, pois quanto menos coisas, menos há para estragar...

Elmer_Jeep
12/11/2007, 11:15
Na minha opinião o conjunto original tem muitas peças desnecessárias além de frágeis e atualmente em extinção...


[]'s

folgado
12/11/2007, 11:27
no meu CJ5 optei pela direção normal, pois quanto menos coisas, menos há para estragar...

Maurício, direção hidráulica não quebra assim facilmente. Eu acho que pedaleira suspensa, freio a disco e direção hidráulica é o mínimo necessário para andar com um jeep por aí (na minha opinião).

Emerson4x4
12/11/2007, 17:14
Na caixa de direção do Landau, o giro do braço é no mesmo sentido do setror?
Obrigado:oops:

luis damasceno silva
13/11/2007, 00:33
Alguem do fórum já utilizou direção hidráulica com a bomba de compressão do fluido elétro-hidráulica, como as do astra e do classe A? Parece que estas bombas tem um sensor que alivia a pressão em altas velocidades, um inventor amigo disse que daria certo colocando uma chave geral para desligá-la e colocando um potenciometro acionado pelo contagiros, dando potencia máxima em baixas rotações do motor e diminuindo a potencia da bomba em rotações elevadas, tem lógica mas é viável? ou nem lógica?????

Pedro Freitas
13/11/2007, 10:27
Na caixa de direção do Landau, o giro do braço é no mesmo sentido do setror?
Obrigado:oops:

Sim Emerson, eu utilizo esse setor do Landau, é bem parrudo mesmo, e fica uma manteiga.
Basta trabalhar com o Pitman no sentido ao contrário do original.
Entendeu? Abraços, boa sorte! :concordo:

Elmer_Jeep
13/11/2007, 11:24
Alguem do fórum já utilizou direção hidráulica com a bomba de compressão do fluido elétro-hidráulica, como as do astra e do classe A? Parece que estas bombas tem um sensor que alivia a pressão em altas velocidades, um inventor amigo disse que daria certo colocando uma chave geral para desligá-la e colocando um potenciometro acionado pelo contagiros, dando potencia máxima em baixas rotações do motor e diminuindo a potencia da bomba em rotações elevadas, tem lógica mas é viável? ou nem lógica?????

Mais fácil utilizar a DH dos opala diplomata que possuem o tal de servotronic.

[]'s

wcas
09/02/2008, 12:19
Uma duvida aos amigos, hoje fui em um desmanche procurar a caixa hidraulica do opala e o cara me perguntou "é do opala antigo ou do novo ??", segundo ele tem diferença pq uma delas vem com o conjunto todo da direção !?!?!? faz sentido ?? Ha, a caixa do opala sai por 250,00 e a da S-10 sai 450,00. O que voces acham ??? Sera que o cara que só instalou a de opala consegue instalar a de S-10 sem problemas??

Elmer_Jeep
09/02/2008, 13:09
a única diferença fica por conta de que o "opala antigo" tinha direção mecanica.

Já nos equipados com DH saíram dois modelos de caixa, uma convencional e outra que tem um mecanismo de controle da pressão de óleo, como falei acima, o servotronic.

A instalação da DH de S10 é totalmente diferente e mais difícil de instalar que uma DH de opala, neste mesmo tópico o Thiago Rodeghel anexou algumas fotos da adaptação que ele fez, nas páginas do Crocodillo também tenho fotos da adaptação que eu fiz e nas páginas do Béco (CJ5 do JEEPLÉO) tem algumas fotos da DH de S10 instalada.

[]'s

wcas
09/02/2008, 13:47
Valeu Elmer, ja peguei as fotos da instalação da S-10 e vou converçar com o mecanico. Só mais uma coisa, essa diferença nas direc. hidraulica do opala, posso colocar qualquer uma das 2, com serv. ou sem ???

wcas
09/02/2008, 13:49
Só completando, a dire. que achei foi do opala caravam, é a mesma ou tem que ser do diplomata??

Thiago Rodeghel
09/02/2008, 14:31
Se vc puder, escolha a caixa da S10/Blazer. É basicamente a mesma usada nos Jeeps Wrangler/CJ7. E aguentam muito bem. Outra... a possibilidade de achar uma caixa com apenas alguns anos de uso é grande... já as de Opala... já estão bem velhinhas, não que não aguentem, mas qto mais nova, em minha opnião é melhor

Sim, a caixa de Opala/Caravan são iguais. Aí é só seguir as dicas do Elmer... sem erro.

[s]

Emerson4x4
12/02/2008, 00:25
Valeu a dica!:dance:
Entendido.
Abração


Sim Emerson, eu utilizo esse setor do Landau, é bem parrudo mesmo, e fica uma manteiga.
Basta trabalhar com o Pitman no sentido ao contrário do original.
Entendeu? Abraços, boa sorte! :concordo:

wcas
18/02/2008, 17:17
Falei com o mecanico para instalação da direção e ele me sugeriu a direção do santana, acho que ele só adaptou essa, então não ta querendo se arriscar na da S-10. Agora não sei se coloco a do santana ou volto a procurar um mecanico !:!?!?!? O foda é achar alguem que faça aqui em Santos.

Julinot
07/03/2008, 16:17
Prezados amigos deste fórum.... preciso de uma direção hidráulica para o meu CJ-5. Que esteja em bom estado, sem vazamentos e em perfito funcionamento. Não quero uma caixa que precise ficar por fora do Jeep... tipo no para-choque como é muito comum com as de Opala. Sou do Rio de Janeiro e a minha "base operacional" fica em Saquarema. Agradeço a todos, e principalmente aqueles que puderem me indicar ou oferecer algum negócio.

Chokytu
07/03/2008, 19:45
Prezados amigos deste fórum.... preciso de uma direção hidráulica para o meu CJ-5. Que esteja em bom estado, sem vazamentos e em perfito funcionamento. Não quero uma caixa que precise ficar por fora do Jeep... tipo no para-choque como é muito comum com as de Opala. Sou do Rio de Janeiro e a minha "base operacional" fica em Saquarema. Agradeço a todos, e principalmente aqueles que puderem me indicar ou oferecer algum negócio.

Pelo que vejo Julio, no seu caso a indicação é da DH do santana, onde a mesma não fica exposta para fora da carroceria e chassis.

Elmer_Jeep
08/03/2008, 09:08
tem muita gente que instala a DH do opala por tras da grade...

[]'s

Julinot
08/03/2008, 13:53
tem muita gente que instala a DH do opala por tras da grade...

[]'s

Não está fácil por aqui achar uma de Opala ou mesmo de Santana. No fórum coloquei anúncio mas não obtive resposta. Em Itaboraí-RJ, local de muitos ferros-velhos, procuraram para mim mas o retorno foi negativo. Acho que vou acabar tendo que gastar umas mil latas numa de Cherokee que me prometeram,.... ou não ?

BrunoBB
09/03/2008, 10:07
Pela internet vc consegue comprar a do santana, zero, por R$ 700,00. Eu consegui uma usada, sem vazamentos por R$ 250,00 (em BH) e ainda levei de brinde as mangueiras (tudo bem que elas não vão me servir para com elas posso fazer o modelo para mandar fazer as definitivas, já ajuda).

umberto xxxrrr
09/03/2008, 10:28
Se vc puder, escolha a caixa da S10/Blazer. É basicamente a mesma usada nos Jeeps Wrangler/CJ7. E aguentam muito bem. Outra... a possibilidade de achar uma caixa com apenas alguns anos de uso é grande... já as de Opala... já estão bem velhinhas, não que não aguentem, mas qto mais nova, em minha opnião é melhor

Sim, a caixa de Opala/Caravan são iguais. Aí é só seguir as dicas do Elmer... sem erro.

[s]

Tenho, caso interesse a alguém, caixa da dh da blazer 2002 por 600 reais. Um amigo aqui do fórum já comprou uma e deve estar em processo de instalação.:concordo:

Bruno Pedra
10/03/2008, 08:48
Eu consigo setor de s10, blazer aqui em bh por 300.00... trabalho perto de varios ferro-velhos....

Quem interessar eu olho..

Eu instalei o setor de s10...

Na primeira montagem o mecanico fez um esquema que ficou muiiiiiiito porco e ruim... (nao usava mancal universal, a coluna nao passava pelo painel, nao colocou barra retratil (SEGURANÇA) o local onde o setor estava instalado estava ruim (encostado no parachoque) enfim... tudo errado... mandei pra um camarada fera daqui de bh e ele esta refazendo tudo, agora vai ficar bacana... assim que pronto tiro fotos e posto aqui, afinal muita gente pergunta sobre este setor mas é dificil de ver fotos dele montado (que eu me lembre so o elmer postou destas)

Mas é um setor muito bom... a direcao fica show e aguenta pneus grandes numa boa..

[]´s

allexj
09/04/2008, 19:35
Caros colegas do forum, parabens pelo forum :palmas:e um otimo local para pesquisas e troca de informações especialmente experiencias vividas na pratica, bom, pesquisei bastante sobre direção hidraulica e os tipos que eu poderia instalar e acabei me decidindo pelo setor do opala, durante as minha buscas me deparei com o setor do omega e aparentemente ele e tão robusto quanto a do opala.So que eu me esqueci de verificar se quando eu giro o terminao onde vai a coluna de direção se o pitman vai para o lado certo ou invertido como em alguns modelo de setor da F1000.No caso ele vai para o lado invertido.Gostaria de saber se vc tem alguma solução e se basta eu trocar o pitman de posição conforme o lassis fez no tornado deixando o setor dentro do cofre e o pitman voltado para tras.
segue imagen do setor com o pitman na posição original e imagen da instalação do setor no jeep do lassis

allexj
09/04/2008, 20:09
Gostaria tambem de saber se a lingueta pode ser instalada com a ponta para a parte de tras do munhão resolvendo assim o problema do setor.

joão k. chikui
09/04/2008, 23:25
Alex
A do Omega é igual o sistema do opala , me parece que tem alguma coisa a menos de volta de batente a batente. Tenho na minha Band a 7 anos , com BF 33" e nunca deu pau.
Vc tem que imitar o sistema da Engesa.
Caixa invertida , conheço a do JPX.
Mesmo a da F1000 , apesar de trabalhar com o pitman para frente , este aciona a roda por trás do pino . Se pegar uma de F1000 e inverter o pitman , ela passa a trabalhar como opala, omega....

Bruno Pedra
10/04/2008, 08:05
O do omega é mais novo que do opala... só ai ja vale a compra...

Eu tenho o da s10, da mais trampo pra instalar mas fica ainda mais robusto...
vou tirar fotos...

allexj
10/04/2008, 09:51
Na verdade eu ja tinha comprado e vi essa caracteristica depois:parede:.Por isso fiquei preocupado em fazer investimento errado ja que por impulso do mecanico eu ja havia comprado o setor hidraulico do gol mas apos varias pesquisas eu achei que seria necessario variso itens para ter uma instalação correta o que se torna mais facil com o setor omega/opala.Uma duvida ainda fica.eu posso colocar a lingueta voltada para tras para poder deixar o setor dentro do cofre do motor?:pensativo:

allexj
10/04/2008, 13:51
Pessoal, alguma sugestão sobre a lingueta??:pensativo:

joão k. chikui
10/04/2008, 20:55
Não , senão o jipe vai para o lado contrário. Só se usar o Setor do JPX, que é igual do Opala , porém invertido a rotação.
No JPX o setor fica dentro do cofre , ao lado do radiador , o Pitman para frente . Se instalar de Opala ou Omega no JPX , o jipe fica ao contrário.

Talvez até dê para se acostumar , é questão de treino...kkkk



Na verdade eu ja tinha comprado e vi essa caracteristica depois:parede:.Por isso fiquei preocupado em fazer investimento errado ja que por impulso do mecanico eu ja havia comprado o setor hidraulico do gol mas apos varias pesquisas eu achei que seria necessario variso itens para ter uma instalação correta o que se torna mais facil com o setor omega/opala.Uma duvida ainda fica.eu posso colocar a lingueta voltada para tras para poder deixar o setor dentro do cofre do motor?:pensativo:

jotinha4x4
10/04/2008, 23:35
Não , senão o jipe vai para o lado contrário. Só se usar o Setor do JPX, que é igual do Opala , porém invertido a rotação.
No JPX o setor fica dentro do cofre , ao lado do radiador , o Pitman para frente . Se instalar de Opala ou Omega no JPX , o jipe fica ao contrário.

Talvez até dê para se acostumar , é questão de treino...kkkk

mas o que seria melhor!!! instalar um setor de omega ou o kit que agarra4x4 tem, que e de santana? tenho esta duvida mas o certo e que nao ta dando p/ andar mais no cj nem caminhao 1313 tem a diraçao dura igual a minha!!!!!

allexj
11/04/2008, 09:44
Gente, não foi isso que eu quis dizer:stop:.E que no omega a direção atua pela parte de tras da roda e não como no jeep em que o local para fixação e na parte da frente do munhão.Por isso eu perguntei ja que como eu to querendo deixa dentro do cofre jeep:pensativo:.

Elmer_Jeep
12/04/2008, 23:30
Amigos, pra manter o assunto concentrado estou movendo essas mensagens p/ outro topico com o mesmo tema.

[]'s informativos.

joão k. chikui
13/04/2008, 13:32
Alex
No Omega e na F1000 o setor fica atrás , acionando as rodas por trás, o que , tendo o diferencial , o cardã e o carter do motor ,como num jipe , não é possível.
Se vc pega um setor destes , dentro do cofre , com o pitman apontado para frente, e simplesmente usa assim e passa a acionar as rodas pela frente do munhão , passa a virar ao contrário.
Esse mesmo setor, invertendo-se a posição do pitmam , ficando apontado para trás, corrige-se este erro. Mas , para isto tem que instalar mais à frente.
Na dúvida , instale e depois poste prá nós como ficou.
Um amigo fez , ficou ao contrário , mas , para não dar o braço a torcer , com duas engrenagens da ré do fusca(ou algo assim) , fabricou uma caixa de inversão de rotação : Gambi pura.



Gente, não foi isso que eu quis dizer:stop:.E que no omega a direção atua pela parte de tras da roda e não como no jeep em que o local para fixação e na parte da frente do munhão.Por isso eu perguntei ja que como eu to querendo deixa dentro do cofre jeep:pensativo:.

Elmer_Jeep
13/04/2008, 14:00
No Omega e na F1000 o setor fica atrás , acionando as rodas por trás, o que , tendo o diferencial , o cardã e o carter do motor ,como num jipe , não é possível.


João, as lands são assim e na gringolandia existe um kit p/ toyotas

http://www.4x4labs.com/products/steeringarms.html
http://www.4x4labs.com/images/topview-md.jpg

eu sei que é muita mão de obra desnecessária pra um cj convencional, estou postando só à nivel de informação mesmo.

[]'s

Fabio Buoso
14/04/2008, 16:31
Pessoal...estou com uma dúvida na instalação da direção que estou colocando no meu jipe.
Coloquei a caixa de direção hidráulica do Opala (ZF), e a coluna do Corsa...agora, sobre essa barra retrátil que vai entre as duas, é de algum carro específico?

joão k. chikui
14/04/2008, 19:21
Fábio , acho que S-10 , Chevete....Tem vários carros que possuem isto.

joão k. chikui
14/04/2008, 19:32
Grande Elmer, tudo bem?
Então Elmer , com esse High Steer a barra fica por trás , protegida das pedras, mas , a caixa é tipo da S-10 e aciona o bracinho pela frente do munhão.
Elmer , será que numa torção mais forte essa barra não esbarra no chassi?
Bem reforçado esse kit, parece coisa do Elmer Jeep.

O Alex quer usar uma caixa desta , com o mesmo sentido de rotação , porém recuada para o lado do radiador , e com o pitman apontado para frente , tipo nos JPX . Porém , no JPX , o sentido de rotação da caixa é invertido. Se ele usar setor de Omega, Opala, F-1000 , etc.. vai ficar invertido.
[]s


João, as lands são assim e na gringolandia existe um kit p/ toyotas

http://www.4x4labs.com/products/steeringarms.html
http://www.4x4labs.com/images/topview-md.jpg

eu sei que é muita mão de obra desnecessária pra um cj convencional, estou postando só à nivel de informação mesmo.

[]'s

Julinot
14/04/2008, 20:18
Pode ser mão de obra... mas que é bonita, ah, isso é !
E com a caixa antes do radiador ficaria mais bonita ainda.

Mazaropi-RJ
15/04/2008, 10:48
Aí Elmer... Td bom ? Estou "juntando as peças" para montar a Coluna/caixa dir ( VW ). Nessa sua fto mostra bem a barra que liga as articulações da Coluna até a caixa de direção. De qual veiculo se consegue essa barra/haste ? Pretendo instalar uma Coluna de Gol que veio junto com o motor que comprei. Grato pela força.

Elmer_Jeep
15/04/2008, 11:27
Mazaropi,

essa foto peguei num site gringo...

Aqui na oficina sempre instalo e recomendo a barra-retrátil/braço-articulado da F1000.
Tem um tópico legal com esse assunto: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=465010#post465010 veja la as dicas.

[]'s

Mazaropi-RJ
15/04/2008, 12:27
Valeu, Elmer, matastes a charada ! Valeu !

allexj
16/04/2008, 14:18
boa tarde pessoal, aproveitanto a imagen colocado pelo elmer eu fiz uma marcação de onde o setor seria instalado sem precisar alterar a posição do pitman e deixando o setor dentro do cofre ja que no meu caso eu tenho o motor do opala 4cilindros e o jeep esta todo desmonatdo em estado de reforma fazendo spoa, reforços no chassis etc.

Elmer_Jeep
28/04/2008, 10:32
estou instalando a direção do santana conforme estudo e muita observação aqui no forum ,estou colocando algumas fotos para que os mais esperientes possam avaliar se estou no caminho


Nil, estou movendo suas mensagens pra outro tópico onde o assunto é Diferenças de instalação de direção VW (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=872)

Aqui o papo tá mais pra DH de opala, S10, etc.

[]'s

Francisco Maciel
30/04/2008, 09:20
Amigos, tenho instalado no meu jeep a direção hidráulica do opala, que na minha opnião funciona muito bem e aguenta o tranco. Já comprei o jeep com esse sistema instalado, contudo não me agrada o fato da grade ter que ser recortada para poder instalar esse kit.
No final do ano passado eu comprei uma carroceria mais nova e em melhor estado que a minha, e encostei o jeep pra reformar tudo, como o processo de reforma já está quase concluido eu queria trocar o sistema de direção. Só que eu não acho nenhum sistema que possa ser colocado dentro do cofre do motor... Ja li aqui nesse tópico que o sistema da F-1000 pode ser adaptado dentro do cofre, porém ninguém mostrou nenhuma foto...
No último sábado estive em uma oficina especializada em jeeps aqui em Manaus, e o dono me mostrou um jeep com a caixa de direção da F-250 instalada dentro do cofre do motor, ficou uma belezura!!! Mas o preço é que me desanimou, pois estive pesquisando e essa caixa sái em média por R$2000,00.
Queria a ajuda dos amigos aqui do forum, para me indicarem uma caixa que possa ser realmente adaptada dentro do cofre do motor, por um preço melhor que esse da F-250. Também preciso de fotos das adaptações, para não ter que ficar na especulação e na tentativa e erro.

Elmer_Jeep
30/04/2008, 16:14
Francisco se vc ler o topico desde o início vai ver que instalaram a DH do opala dentro do cofre, inclusive tem fotos ok.

[]'s

vinicius fernandes
04/05/2008, 20:16
Alguma coisa pode acontecer, tbm não sei... mas é bom perguntar mesmo.

[s]

boa noite thiago como sou novato do site,vc conhece alguém q adaptou a cx de direção da s10?:roll:

vinicius fernandes
04/05/2008, 20:30
boa noite thiago !!!!como sou novato no site,gostaria de saber se vc conhece alguém que adaptou a caixa de direção da s10?

Thiago Rodeghel
04/05/2008, 20:54
boa noite thiago como sou novato do site,vc conhece alguém q adaptou a cx de direção da s10?:roll:


Sim conheço...:pensativo:

Eu mesmo!!!:lol::lol::lol: O Elmer tbm adaptou no CJ dele...

[s]

Julinot
04/05/2008, 21:09
Hoje depois de dois meses dirigi o meu CJ - em reforma - pela primeira vez. A idéia era testas as modificações realizadas, uma delas, a colocação de direção hidráulica. Colocamos uma DH de Jeep Cherokee, parece-me que de um modelo da década passada. Eu achei que ficou muito leve - talvez até perigosamente leve. Queria manter o volantão original mas já estou pensado em colocar um volante de diâmetro bem menor. Não opinião dos amigos do fórum, haveria algo mais que se pudesse fazer ? Talvez alguma regulagem na bomba ou na própria caixa... sei lá...

Abraços a todos...

JAIRO MARIOTTI
03/06/2008, 21:07
Amigos,

Pretendo instalar uma DH da S10 em meu CJ3a. O espaço é bem menor na grade dianteira para instalar o setor. O radiador é bem largo (original não gostaria de tracá-lo) e deixa pouco espaço. Vocês teriam fotos de uma adaptação de DH no CJ3a. E a DH com bomba do golf fica legal?

umberto xxxrrr
03/06/2008, 21:15
Tenho a DH de S-10 pra venda. Vou catar fotos (já vi por aqui) de uma instalada.

Edit: Uma deste mesmo tópico

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=116904&d=1207780402

Vou procurar mais (lembro de ter visto outras).

Holler
09/08/2008, 22:01
Ola, tenho uma DH de galaxi e pretendo adaptar no cj5,presciso de mais informação, e se vai ficar boa ,o meu motor e o willys 3000 sera que a caixa de chevette ficaria bom com esse motor e o diferencial 47/12 obrigado.sou novato e presciso de muita ajuda.

leopoldo
10/08/2008, 14:45
Holler,

A caixa do landau é para um veículo de quase 2 tonelas e no jeep fica moleza virar a direção.

EU não recomendo coloar DH de carro leve de passeio.

A dificuldade que vc poderá ter será arrumar a polia dupla para ligar a correia.

Holler
10/08/2008, 16:10
Ola Leopoldo, muito obrigado pela informaçao ,faz +ou- 4anos que estou montando o meu jeep e quero que fique bom ,sobre a polia meu pai e torneiro então acho qñ terrei problemas,presciso cortar a lataria para adptar essa direçao?, se alguem tiver fotos agradeço muito, sobre o motor ser o willys 3000 da f-85 sera que a caixa de chevette vai bem

leopoldo
10/08/2008, 16:20
Cortar a lataria ?

Vc precisa fazer um suporte da caixa ao chassis, esse suporte deve ter no mínimo 3/8". Muito bem soldado e com reforço, pois a caixa torce o chassis se vc virar para valer.

A caixa pode ficar embaixo da linha da longarina. (vc pode ver nas minhas fotos um exemplo).

A coluna de direção é que vai exigir furação na lataria.

Após esta intalação, vc necessita monitorar sempre o chassis para ver se não surgem trincas no suporte ou nas imediações.

Essa tarefa adicional ( como exige todas as modificações radicais) é necessária para garantir a segurança.

Thiago Rodeghel
10/08/2008, 16:31
Cortar a lataria ?

Vc precisa fazer um suporte da caixa ao chassis, esse suporte deve ter no mínimo 3/8". Muito bem soldado e com reforço, pois a caixa torce o chassis se vc virar para valer.

Essa tarefa adicional ( como exige todas as modificações radicais) é necessária para garantir a segurança.

X2 torce e torce beeem mesmo:parede::parede::parede:

Fui buscar uma solução caseira gringa(Saginaw Gearbox Brace) ... prendendo a caixa com uma abraçadeira caseira, e um tubo prendendo do outro lado do chassi... O pessoal lá fazem muito em CJ7 e Wranglers:mrgreen: parece que o meu melhorou muito...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=131012&d=1217710322 Barra em vermelho (onde saiu a ideia)

As que fiz na caixa da S10, sem cortar a grade tbm:cool:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=131013&d=1217710340
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=131014&d=1217710354

[s]

Holler
10/08/2008, 16:47
Muito bom Thiago gostei da ideia é bem simples vou passar para meu mecanico.

Leopoldo obrigado pela informação ,agora acho que o cj5 vai ficar bom ,sobre pedaleira suspensa a do opala da certo? vou usar o hidrovaco do gol.
Vi as fotos do seu jeep vc tá de parabéns muito bonito mesmo.

Thiago Rodeghel
10/08/2008, 17:05
Muito bom Thiago gostei da ideia é bem simples vou passar para meu mecanico.

Leopoldo obrigado pela informação ,agora acho que o cj5 vai ficar bom ,sobre pedaleira suspensa a do opala da certo? vou usar o hidrovaco do gol.
Vi as fotos do seu jeep vc tá de parabéns muito bonito mesmo.

Simples e de baixo custo...
Só precisa medir o diametro inferior da carcaça da caixa, onde vai o pitman, fazer a abraçadeira, o tubo fiz com um pedaço antigo de barra de direção do Jeep.

[s]

Holler
10/08/2008, 17:22
Valeu a dica Thiago, manero seu jeep gostei da coluna de direção muito joia.

Thiago Rodeghel
10/08/2008, 17:29
Valeu a dica Thiago, manero seu jeep gostei da coluna de direção muito joia.

Sim é muito boa a coluna, da S10 com regulagem:mrgreen: Lá no meu tópico tem muita coisa... dá pra vc tirar umas ideias do que vc pode fazer...ou não:mrgreen:

[s]

Elmer_Jeep
11/08/2008, 09:30
Ola, tenho uma DH de galaxi e pretendo adaptar no cj5,presciso de mais informação, e se vai ficar boa.

:arrow: Direção hidraulica do Landau (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=24232)

umberto xxxrrr
11/08/2008, 14:28
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=652265#post652265

O amigo "santistadoente" colocou (era meu o kit) uma de s10 (caixa e coluna) na F75. Acho que gostou.

Renatocp57
13/08/2008, 11:44
Fala Rapaziada!

Gostaria de saber se alguem ai tem direção hidraulica no willys, pois estou pensando em adaptar uma no meu CJ3, mas como já ouvi opniões negativas sobre o assunto resolvi perguntar aqui no fórum.

Valeu, abraços!

Systema
13/08/2008, 12:04
Fala Rapaziada!

Gostaria de saber se alguem ai tem direção hidraulica no willys, pois estou pensando em adaptar uma no meu CJ3, mas como já ouvi opniões negativas sobre o assunto resolvi perguntar aqui no fórum.

Valeu, abraços!

Eu coloquei do Santana e ficou muito boa, acho que é a mais barata e facil de colocar

Julinot
13/08/2008, 13:28
Ter DH no Jeep é muito comum.
Alguns dizem que uma diração mecânica de Maverick, por exemplo, fica bastante leve (porque dá um montão de voltas). A DH deve roubar uns 2 cavalinhos de potência do motor pelo menos, e sempre existe o risco de vazamentos - dizem os que são contra ou que não acham necessário. Esse negócio de vazamento em Jeep é meio mitológico... há como eliminar os vazamentos todos, e uma DH bem cuidada também não vai vazar. Apenas tomo o cuidado de posicionar a caixa de modo a que o sistema tenha o menor número de possível pontos de folga. Vai fundo !!!

Abraços a todos...


Fala Rapaziada!

Gostaria de saber se alguem ai tem direção hidraulica no willys, pois estou pensando em adaptar uma no meu CJ3, mas como já ouvi opniões negativas sobre o assunto resolvi perguntar aqui no fórum.

Valeu, abraços!

Renatocp57
13/08/2008, 16:13
Fala !!

Legal saber saber dessa opção de santana!! Recebi uma proposta de uma DH de Opala, será que ela serve legal?
Alguem sabe me dizer um pouco sobre as adaptações, se são complicadas ou não, e também uma base do que seria um bom preço a ser pagar em uma DH?

Agradeço desde já a ajuda.

Abraços.

wcas
13/08/2008, 16:44
Ja tem uns topicos aqui sobre o assunto, procura por "direção hidraulica em CJ-5".

Elmer_Jeep
14/08/2008, 09:49
Antes de criar um tópico por favor, usem a PESQUISA.

Aqui estão reunidos os principais tópicos sobre o assunto de direção hidráulica nos CJs:
Direção Hidraulica em CJ, quais os riscos??? (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=43955)

[]'s