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Ver Versão Completa : TR4 Suspensão para leigos



fpbastos
23/09/2010, 09:29
Pessoal,

Tenho visto muitos aqui no forum falando de troca de molas, amortecedores, lifts, etc...

Como sou leigo no assunto, gostaria de pedir a ajuda dos foristas para esclarecer para os leigos as vantagens e desvantagens dessas alterações.

No meu caso em específico, rodo muito mais on-road e faria mudanças para aumentar o conforto na cidade (diminuir os "pulos", ter o carro mais na mão, uma traseira mais controlada e etc...).

Por outro lado também gosto de carro alto, tem como consciliar essas duas características ?

Existe alguma sugestão para isso ?

PS: achei melhor abrir um tópico para leigos para não poluir as discussões dos profissas do assunto com perguntas bobas nos tópicos existentes.

Abraços!

folador
08/11/2010, 16:18
Pelo que andei lendo nos forum cheguei na seguinte conclusão para LIFT de suspensão e consequente diminuição do balanço da carroceria (normal) da TR4:

Calço de 2" na dianteira

DIANTEIRA:
=========
Amortecedor original TR4
Mola Original TR4
CALÇO DE 2"

TRASEIRA:
========
Amortecedor original TR4
MOLAS DIANTEIRAS DA COURIER 1.6
sem calço

fpbastos
08/11/2010, 21:01
Cara,

Você acha que isso diminuiria o balanço e ao mesmo tempo daria uma sensação de maior estabilidade e conforto ?

Não me parece uma mudança que envolva um custo alto, mas o ideal seria ver uma TR4 que já tenha feito...

Você já viu alguma?

Abraços!

patto
08/11/2010, 23:42
Cara,

Você acha que isso diminuiria o balanço e ao mesmo tempo daria uma sensação de maior estabilidade e conforto ?

Não me parece uma mudança que envolva um custo alto, mas o ideal seria ver uma TR4 que já tenha feito...

Você já viu alguma?

Abraços!

Bastos,

Sinceramente, acredito que a opção do nosso colega Folador não é a ideal...não entendo nada de carros, mas já andei com o TR desta forma - exceto pelas molas traseiras, que são de escort zetec, e, embora o carro não fique solto, ele balança em curvas, especialmente em velocidades mais altas e, se exigir mais do carro, como em uma trilha, por exemplo, facilmente dá fim de curso na traseira, pois, com as molas na traseira e calço na dianteira, o carro estará 5cm mais alto (2") e portanto, vc terá 2" a menos de curso de suspensão...
Atualmente, além do lift de 2", tenho amortecedores de alta performance - OFFLIMITS, no modelo FX5 na dianteira e FX7+ 2" na traseira, com tambor de nitro.
abs

folador
09/11/2010, 09:32
Se realmente fica bom eu não sei, mas eu li um topico deste forum a respeito do lift na TR4 e depois de todas as mensagens eu consegui chegar nesta conclusão que o pessoal fez. E eles afirmaram

Como nosso amigo falou, como o carro ficando mais alto ele deve mesmo inclinar mais nas curvas.

Quanto ao fim de curso na traseira em trilhas, é bem lógica a análise, mas as molas maiores não impedem que chegue ao fim do curso? Talvez seja interessante trocar os amortecedores traseiros, alguma sugestão? Dá pra usar alguma amortecedor de outro carro? besta, courier, escort? Qual a diferença de preço para um de alta performance? (não faço ideia)

uvantuil
09/11/2010, 10:00
Conforme uma vez foi me respondido aqui no forum...
"Marcio Medina Olá, Uvantuil.

Realmente existe. Você viu no próprio site da Comunidade Mitsubishi Brasil. São amortecedores da marca Bilstein, que levantam o carro em 2" sem necessidade de calços. O valor é um pouco salgado, cerca de R$ 4.600,00 mas quem tem, disse que vale muito a pena."

Fiz um ctrl c/ctrl v nas palavras do Marcio Medina.

pode ser um diferencial para suspensa para quem pretente mudar o jogo de pneus... enfrentar mais buracos... e não confia nos calços....

folador
09/11/2010, 10:27
:shock:

pelo menos não vai ter problema algum!
:)

uvantuil
09/11/2010, 11:02
TA ROLANDO INCLUSIVE UM SORTEIO NAO SEI SE SERIAM ESSES PARA A TR4...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=82119

folador
09/11/2010, 11:16
Pois é!
Mas nem adianta entrar, porque esses já são meus! :mrgreen:

patto
10/11/2010, 00:54
Quanto ao fim de curso na traseira em trilhas, é bem lógica a análise, mas as molas maiores não impedem que chegue ao fim do curso? Talvez seja interessante trocar os amortecedores traseiros, alguma sugestão? Dá pra usar alguma amortecedor de outro carro? besta, courier, escort? Qual a diferença de preço para um de alta performance? (não faço ideia)

mesmo com as molas - no meu caso, do escort zetec - sim, os amortecedores traseiros originais davam fim de curso...fiquei em situação de "X" várias vezes, inclusive zoei meu parachoque por isso...
dá pra adaptar um amortecedor, tranquilamente, da L200 (acho que com 330 latinhas compra-se um par), basta apenas uma chapinha pra fixar na carroceria - são fácies de achar e de instalar.
mas, a depender do uso, não servem, os dianteiros e os traseiros dobram..como já aconteceu com amigo nosso, mesmo nosso uso não sendo radical nem exigir absurdo do carro...
no meu caso, é meu único carro, logo, uso o carro no dia a dia e, raramente para trilhas ou passeios que só 4x4 fazem...mas, mesmo assim, foi necessário substituir os traseiros, e, por lógica, substitui os dianteiros também pelos de alta performance da OFFLIMITS - gastei R$ 2.600,00 pra trocar os 4, sendo os traseiros calibráveis e com bujão externo de nitro, já os dianteiros são "normais"...os 4 são 50% mais firmes que os originais e os traseiros têm lift de 2"...ou seja, são 2" maiores que os originais.
o carro ficou firme e confiável (perde-se um pouco de conforto), pois os amortecedores "empurram" o carro pro chão, melhorando inclusive a tração...são mais baratos que os Bilstein e são bastante confiáveis, estou realmente muito satisfeito
se quiser maiores informações, procure o Medina, amigo meu, aqui do Fórum tb e da Comunidade Mitsubishi Brasil, ele pode até dar dicas técnicas
espero ter ajudado
abs