PDA

Ver Versão Completa : Turbina no Q20b



JOÃO R.
23/09/2010, 02:21
Olá senhores, existem vários tópicos discutindo sobre este motor, mas não achei um que explicasse minha dúvida... e tb para deixar como arquivo de pesquisa.

1-Qual a(s) turbina(s) que podem ser usadas no Q20b?
2-Qual a melhor?
3-Quais as que vcs usam atualmente?
4-E as recondicionadas?
5-Como se interpreta aqueles valores (.42/.48 ???)

[] turbinados...

SERGIO AUGUSTO
23/09/2010, 12:31
Fala João:
Vamos por partes:
1- AS turbinas que podem ser usadas no seu motor são(de acordo recomendação do fabricante das mesmas);
1.1 - GARRETT TA 31 - PN 704904-5001S
1.2 -BORG - S2A-101 -PN 197332
2- Eu usaria a GARRETT TA 31 - PM 465837-5004S VALVULADA.
Vou mandar este post e a noite completo a resposta, pois vai acabar minha bateria, e estou no campo(hora de almoço), tenho sinal de net, mas não tenho energia.
Até mais.
Sérgio Augusto

SERGIO AUGUSTO
23/09/2010, 20:02
Fala João:
Vamos por partes:
1- AS turbinas que podem ser usadas no seu motor são(de acordo recomendação do fabricante das mesmas);
1.1 - GARRETT TA 31 - PN 704904-5001S
1.2 -BORG - S2A-101 -PN 197332
2- Eu usaria a GARRETT TA 31 - PN 465837-5004S VALVULADA. Vou mandar este post e a noite completo a resposta, pois vai acabar minha bateria, e estou no campo(hora de almoço), tenho sinal de net, mas não tenho energia.
Até mais.
Sérgio Augusto
João:
Continuando, a TA 31 Valvulada, é mais moderna que as TA31, que equipavam originalmente este motor, pela inclusão da WASTEGATE, fato que favorece o torque em baixas RPM, sendo da mesma "linha" Outra que, dependendo da praparaçào do motor,(bomba e bicos), poderia ser usada, é a BW K16(ótima turbina).
Quanto as turbinas que a galera está usando, vamos ver se alguem informa, pois como eu nào tenho este motor, não sei as que estão usando
"Aqueles valores" .42,.63, etc, é a expressão da RELAÇÃO ENTRE A ÁREA DA VOLUTA(CARCAÇA) da TURBINA, E O RAIO DA MESMA, partindo do centro do CARACOL(eixo) ao CENTRO DA ÁREA POR ONDE PASSA O AR(CARACOL FRIO) ou GASES(CARACOL QUENTE), onde aquela constante é a divisão desta área pelo raio(por isso a expressão A/R= área sobre raio). Veja os anexos que vai entender
Resumindo, quanto menor o A/R, mais rápido a turbina enche, porém provoca perda de rendimento alta, e quanto maior o A/R, maior LAG, mas tem-se bom rendimento em alta.
Abraço
Sérgio
PS: Vai no tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=72337&highlight=turbos , que tem estas respostas. A tempos.

Kim
23/09/2010, 22:12
SERGIO AUGUSTO!

Sempre muito técnico e preciso em suas rspostas!!!!:concordo:

Muito bom!:palmas:

Abraços.

Kim.

JOÃO R.
25/09/2010, 20:15
Que AULA, muito bom...
Valeu Sergio...

JOÃO R.
25/09/2010, 20:18
Então essas turbinas de geometria variável (TGV) na realidade é o AR que varia???

[] curiosos...

SERGIO AUGUSTO
25/09/2010, 20:42
Então essas turbinas de geometria variável (TGV) na realidade é o AR que varia???

[] curiosos...
FAla João:
Na verdade o A/R não varia, o que acontece(explicando a grosso modo), é que na TGV, existem "palhetas" que através do funcionamento de uma haste, movida pela WASTEGATE, modificam sua posição (ou se movimentam), e com isto, fazem o fluxo de gases do escamento, se direcionarem mais ou menos, em direção( ou pra cima), do rotor da turbina(caracol quente), fazendo com que a medida que a pressão sobe, as palhetas vão desviando o fluxo dos gases, que estão pra cima do rotor, fazendo com que passem "em volta"do caracol quente, e saindo para o escapamento.
Veja o link http://clube307.createforum.com/geral-auto-f32/funcionamento-turbo-geometria-variavel-t1891.html , vai te ajudar a entender.
Abraço
Sérgio

sallespickup
27/09/2010, 18:17
joao

as turbinas variaveis que o sergio citou são muito boas, mas não para o Q20B, pois o motor acaba por não aguentar tanta pressao, ela é usada nos Maxions S4T plus, pois foram desenhados para ser turbo, aneis pistoes etc, como só uso garret as apropriadas são as TB 42 OU as APL 240, ambas vendidas com seus respectivos Kits de turbinamento.

assim um motor original suporta bem

carlos sallespickup

sallespickup
27/09/2010, 18:24
ah não aconselho recondicionado, tenho um pouco de preconceito, por ja ter tido problemas, quanto a numeração refere-se ao tamanho da parte quente e fria do caracol,

veja este link abaixo que acho pertinente quanto ao turbinamento, ele refere-se ao motor MWM mas pode estender ao Q20B que a tese é a mesma, pois trata-se de motor originalmente sem turbo
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=79651

a disposição

carlos sallespickup

JOÃO R.
27/09/2010, 23:57
Salles, o meca aqui deu boas referencias da oficina que faz isso por aqui... espero que tenha razão...
A turbina que está no meu Q20B é essa da foto, não sei dizer qual é a especificação dela. ???

sallespickup
28/09/2010, 13:00
é essa mesmo, é uma TB 42 e pelo que vi estava num motor maxion S4, pode ser que vc precise apenas modificar a mangueira de retorno , mas isso seu meca tira de letra, pode por, e na minha opiniao não mexa na bomba injetora, pois ficara com força nas subidas e o consumo o mesmo

carlos sallespickup

CARLOS SIQUEIRA
28/09/2010, 20:59
João e Salles, instalei um Q20b em meu F1, que comprei do Afonso da TT4. Pedi para vir turbinado, e ele prontamente me atendeu, mas não informou qual turbina e de que carro. Ando normalmente com ele, e fiz algumas viagens/passeios. Optei por substituir a relação recomendada por ele, 3,54 (13x46), por 3,07 (14x43), e instalei a caixa de transferência da Band. Agora, a viatura está mais solta, e o motor trabalha em giro mais baixo, próximo dos 120 km/h, o que não ocorria antes. No momento, a turbina apresenta um pequeno vazamento, como visto na foto. Sondei com o mecânico se corria risco, e por garantia, recorri a uma oficina especializada, que disse ser da S-10, não ter muito perigo e cobraria R$ 580,00, com peças e mão de obra inclusas, para verificar o problema. Achei caro, e vou continuar andando assim e procurar outra, com preço melhor. Segue fotos.

[]'s

Tio Eddie
28/09/2010, 21:23
Carlos,

Pelo que vi na foto, acredito que o eixo e a vedação de óleo do eixo estão danificados.
Muito provavelmente o conserto é trocar o kit da turbina (mantem-se os caracois quente e frio e se troca todo o restante). Dependendo da turbina a faixa de preço é essa mesmo.

Abraços e boa sorte

Eddie

sallespickup
29/09/2010, 10:14
é parece que seu turbo ta começando a dar passagem de oleo, logo precisara de retifica, ou substituição que prefiro, ah ela é uma tb 42, porem a parte quente, é de S10 ou Ranger, pois é menor, mas tudo ok,
mudando de assunto, porque vc colocou aquecedor???, esta vela com motor turbo costuma dar perda de pressão, e em alguns casos chega a estourar ficando totalmente aberta, o que acontece, não pega de manhã com facilidade???

carlos sallespickup






João e Salles, instalei um Q20b em meu F1, que comprei do Afonso da TT4. Pedi para vir turbinado, e ele prontamente me atendeu, mas não informou qual turbina e de que carro. Ando normalmente com ele, e fiz algumas viagens/passeios. Optei por substituir a relação recomendada por ele, 3,54 (13x46), por 3,07 (14x43), e instalei a caixa de transferência da Band. Agora, a viatura está mais solta, e o motor trabalha em giro mais baixo, próximo dos 120 km/h, o que não ocorria antes. No momento, a turbina apresenta um pequeno vazamento, como visto na foto. Sondei com o mecânico se corria risco, e por garantia, recorri a uma oficina especializada, que disse ser da S-10, não ter muito perigo e cobraria R$ 580,00, com peças e mão de obra inclusas, para verificar o problema. Achei caro, e vou continuar andando assim e procurar outra, com preço melhor. Segue fotos.

[]'s

JOÃO R.
29/09/2010, 11:40
é essa mesmo, é uma TB 42 e pelo que vi estava num motor maxion S4, pode ser que vc precise apenas modificar a mangueira de retorno , mas isso seu meca tira de letra, pode por, e na minha opiniao não mexa na bomba injetora, pois ficara com força nas subidas e o consumo o mesmo

carlos sallespickup

Salles, é isso aí... essa turbina veio separada do carro, usada... eu que mandei instalar e, realmente teve que trocar a mangueira de retorno, sem dificldades... a bomba injetora foi desmontada e regulada na bancada de teste, assim como os bicos, para limpeza e revisão... carro usado,né... ficou ótimo...
Abaixo fotos da turbina instalada, repare que o coletor de admissão foi trocado pelo meca para alinhar melhor o mangote e o filtro ficou dentro do carro no lado do carona...

CARLOS SIQUEIRA
29/09/2010, 12:47
Valeu, Tio Eddie e Salles pelas dicas, vou acertar a revisão assim que retornar do próximo encontro em Conservatória. Salles, instalei o sistema de "partida a frio" original, para viagens/passeios pelo sul e serras em épocas de frio rigoroso. Usei algumas vezes como, São Tomé das Letras, Ibitipoca e Lavras Novas, achei que facilitou a partida, pois a "Jabiraca" do Edu Velo, que estava junto, e não tem o sistema, penou para pegar. Não sabia deste problema de falha na vedação, quando turbinado. Como poderei identificá-la? Quais são os sintomas?

[]'s

sallespickup
01/10/2010, 16:06
Salles, é isso aí... essa turbina veio separada do carro, usada... eu que mandei instalar e, realmente teve que trocar a mangueira de retorno, sem dificldades... a bomba injetora foi desmontada e regulada na bancada de teste, assim como os bicos, para limpeza e revisão... carro usado,né... ficou ótimo...
Abaixo fotos da turbina instalada, repare que o coletor de admissão foi trocado pelo meca para alinhar melhor o mangote e o filtro ficou dentro do carro no lado do carona...


ficou legal seu meca colocou o tubo de admissão e kit de turbinamento da D10, rapaz esperto!!

carlos sallespickup

sallespickup
01/10/2010, 16:17
Valeu, Tio Eddie e Salles pelas dicas, vou acertar a revisão assim que retornar do próximo encontro em Conservatória. Salles, instalei o sistema de "partida a frio" original, para viagens/passeios pelo sul e serras em épocas de frio rigoroso. Usei algumas vezes como, São Tomé das Letras, Ibitipoca e Lavras Novas, achei que facilitou a partida, pois a "Jabiraca" do Edu Velo, que estava junto, e não tem o sistema, penou para pegar. Não sabia deste problema de falha na vedação, quando turbinado. Como poderei identificá-la? Quais são os sintomas?

[]'s

carlão,

com bomba boch aconselho a tirar, o sistema, pode ver que nos Maxions nem tem lugar para coloca-la, no frio de verdade precisa é de partida boa que pega legal, obvio se tudo(bomba cabeçote etc ) tiver ok, mas se a intenção for realmente deixar, é só fazer como no gaz de cozinha, faz-se espuma coloca em volta da vela e ai que da dó segura acelerado, ou ve se o relogio do turbo ta oscilando bem quando exige 0,5 0,6, mas meu medo é acontecer contigo o que ja vi algumas vezes é ela estourar e ficar só o buraco la no tubo de admissão

carlos sallespickup

CARLOS SIQUEIRA
20/10/2010, 01:43
Galera, a turbina foi pro saco mesmo, e já era recuperada, comprei uma biaggio zero bala e ficarei com a sucata da outra para rolo.

[]'s

JOÃO R.
20/10/2010, 23:14
Quanto tempo durou a sua turbina?? Vc teve que comprar o kit todo?? Quanto pagou??

[] desculpando a curiosidade..

CARLOS SIQUEIRA
21/10/2010, 02:09
João, rodei +/- 20.000 km, mas o motor veio com ela montada da retifica, não necessariamente tendo rodado juntos antes. O reparo ficaria quase o preço de uma biaggio nova já instalada. Optei pela nova, com garantia de 1 ano, paguei R$ 950,00.


[]'s

Rodolfo Caldeira
18/07/2011, 16:43
João, rodei +/- 20.000 km, mas o motor veio com ela montada da retifica, não necessariamente tendo rodado juntos antes. O reparo ficaria quase o preço de uma biaggio nova já instalada. Optei pela nova, com garantia de 1 ano, paguei R$ 950,00.


[]'s

Carlos,

Como está a sua turbina??

Att

JOÃO R.
03/07/2015, 01:29
Ressuscitando o topico... Estou estudando ups no q20b... O pessoal ta usando a turbina BW K16 nesse motor??? Estou com a Garret, 1/4 de volta no débito e para dar 0,6 bar tem que estar com os dois pés no acelerador... Para trilha isso não está dando muito certo... Quando preciso de torque, a turbina nem acordou...

Vicente Guimaraes
06/07/2015, 13:50
Também tenho interesse no tema, tenho q20b... queria tentar tirar uns cavalinhos a mais do pobre coitado :)

ferraz
16/08/2015, 20:29
Boa noite, e quanto a intercooler e radiador de óleo traria vantagens a este motor ?

JOÃO R.
17/08/2015, 11:50
Intercooler sempre é bom... Vai depender da sua di$$$$ponibilidade.... Agora radiador de óleo, acredito que só tem sentido se você fosse trabalhar com ele muito sobrealimentado... Esse motor não esquenta normalmente e o intercooler já esfria a temperatura de trabalho dele...

Em tempo... Comprei uma turbina Borg warner k16, recondicionada... Vou instalar e depois posto fotos...

ferraz
18/08/2015, 10:22
Muito obrigado meu caro.