PDA

Ver Versão Completa : Motor AP2000



rguazzel
30/03/2005, 12:00
Bom pessoal, já q eu vi q o motor q eu tava querendo é impossível de colocar no CJ, vai aí a minha pergunta...
Me falaram q o motor AP2000 fica muito bom no CJ, o q vcs me dizem??
Quanto +/- custa um motor desse completo??
É possível adaptar esse motor usando o meu cambio original de 3 marchas??

Bom, é isso ae...

Abraços...

Rafael Guazzelii - CJ5 65
Tranquera - Santo André - SP
"Jipe só é jipe se for JEEP"

proença
30/03/2005, 12:55
uso ap em meu jipe e estou muito satisfeito
o assunto já foi bem discutido e vc pode tirar suas impressões com os relatos do pessoal em

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=272&highlight=adapta%E7%E3o+de+motor+ap+em+cj5

[ ] ´s

alex_bmx
30/03/2005, 17:30
bom u m motor ap em média vai custar uns 2.500,00 mais uns 600,00 de adtação

mais a mão de obra do mecanico :idea: :?: :?: :?:

Beto Lacerda
30/03/2005, 17:41
na boa não sei que a galera corre tanto atraz de ap para jipes em geral , não é nem de longe a melhor opção , jipe é utilitario , tem que correr atraz de motor de utilitario ; 4 , 6 ou 8 cilindros isso é questão de gosto , mas tem que ser motor de torque em baixa rotação se não é bobagem , fora que os motores de utilitarios são em maioria p'n'p em caixas clarck (4 ou 5 marchas , os da linha ford são mais dificeis de achar mas os manjados de c-20 são facilmente adaptaveis com peças prontas , sem soldas etc. ) que são caixas robustas e com adaptação p/ t-case facil e disponivel no mercado
[]'s

Fabio Cortez
30/03/2005, 17:41
Boa tarde,

Alex, Acho que num fica isso tudo naum....

O motor deve sair por uns 1500,00 no maximo....mais que isso só 0km.

Sds,

Thiago Rodeghel
30/03/2005, 19:15
Fica na média de 1300,00 a 2000,00. Sei disso pq já ajudei vários a comprar...

O ultimo foi um 2.0 carburado 2E, com motor de arranque, alternador, polias,etc... Menos bomba hidráulica 2000,00, até com o platô. O meu saiu por 1300,00 sem parte de injeção eletrônica, que foi toda feita especialmente...

Fica bom sim... Se tiver com relação 8x43 e muuuuito melhor ainda se colocar com um câmbio Clark 4m ou 5m. Tô com o meu assim, AP 2.0 16v, ignição e bobina MSD, bomba elétrica externa, bicos retrabalhados, clark 5m da C20, pneus Wrangler MT/R 35... Putz puxa que é uma beleza. Ontem puxei um outro CJ5 que estava sendo reformado em São Caetano, não faltou nada. Na estrada 140km/h brincando(só na reta :roll: )

Eu acho que o problema do pessoal não acertar a configuração desse motor, é comprar 1.8, manter relação 9x44 e querer manter o msm câmbio 3m willys :roll: . Se fizer do jeito mais ou menos que fiz, não tem erro :wink: . Tem um outro CJ com a msm configuração, que é a mesma performance 8) . Talvez, se for o Willys 4m, talvez fique até melhor :roll: .

[s]De AP (quem gosta de motorzinho, é eu mesmo... E daí 8) )

proença
30/03/2005, 20:18
sei que essa questão já foi discutida
mas como o tópico foi ressuscitado vou aproveitar pra comentar a minha experiência
adaptei o motor AP 1.8 sem kit deep tec (na época não havia) no câmbio original de 3 marchas
na trilha não era problema pq sempre andava traçado e reduzido, contudo na cidade a primeira era meio fraquinha, sendo necessário dar uma "queimada" na embreagem
depois q coloquei o câmbio de 4 marchas da F75 a coisa mudou e ficou muito bom

[ ] ´s

Thiago Rodeghel
30/03/2005, 20:27
sei que essa questão já foi discutida
mas como o tópico foi ressuscitado vou aproveitar pra comentar a minha experiência
adaptei o motor AP 1.8 sem kit deep tec (na época não havia) no câmbio original de 3 marchas
na trilha não era problema pq sempre andava traçado e reduzido, contudo na cidade a primeira era meio fraquinha, sendo necessário dar uma "queimada" na embreagem
depois q coloquei o câmbio de 4 marchas da F75 a coisa mudou e ficou muito bom

[ ] ´s

É, acho que no CJ5 se for AP tem que ser 2.0, já o seu é o CJ3B, deve ser mais leve... Acho que o 3m Willys é mau escalonado :roll: , tem que ser Clark mesmo 4m ou 5m ou o Willys 4m.

O Pagani deu um rolê comigo de zeca, um pequeno trecho... Mas pela cara que fez durante o trecho :shock: .... hehehe :lol: :lol: :lol: Acho que ele gostou :P :P :P . Sei lá pelo menos mais 2 amigos meus dirigiram ele e gostaram... o câmbio e a relação 8x43 ajudam em baixa, e na estrada ainda com 5 overdrive dá pra manter 100...110 sossegado :) . A única coisa que quero fazer é trocar as colméias do meu radiador... só.

[s]

Pagani
30/03/2005, 20:41
sei que essa questão já foi discutida
mas como o tópico foi ressuscitado vou aproveitar pra comentar a minha experiência
adaptei o motor AP 1.8 sem kit deep tec (na época não havia) no câmbio original de 3 marchas
na trilha não era problema pq sempre andava traçado e reduzido, contudo na cidade a primeira era meio fraquinha, sendo necessário dar uma "queimada" na embreagem
depois q coloquei o câmbio de 4 marchas da F75 a coisa mudou e ficou muito bom

[ ] ´s

É, acho que no CJ5 se for AP tem que ser 2.0, já o seu é o CJ3B, deve ser mais leve... Acho que o 3m Willys é mau escalonado :roll: , tem que ser Clark mesmo 4m ou 5m ou o Willys 4m.

O Pagani deu um rolê comigo de zeca, um pequeno trecho... Mas pela cara que fez durante o trecho :shock: .... hehehe :lol: :lol: :lol: Acho que ele gostou :P :P :P . Sei lá pelo menos mais 2 amigos meus dirigiram ele e gostaram... o câmbio e a relação 8x43 ajudam em baixa, e na estrada ainda com 5 overdrive dá pra manter 100...110 sossegado :) . A única coisa que quero fazer é trocar as colméias do meu radiador... só.

[s]

AE !!

Só estava de olho no tópico pra ver qdo vc ia aparecer...

Realmente a criança ficou animal, nada de 1o,2o, ou qualquer outra marcha fraca, pelo contrário, acho o motor forte até demais para um CJ...

Agora kero ver a viatura na trilha :twisted: , pois no asfalto esta blz ... 8)

Agora pra completar é so esperar o Edu Velo, pra comentar o AP e os 35 :twisted:

Pagani
pondo lenha pra esquentar

Thiago Rodeghel
30/03/2005, 20:52
AE !!

Só estava de olho no tópico pra ver qdo vc ia aparecer...

Realmente a criança ficou animal, nada de 1o,2o, ou qualquer outra marcha fraca, pelo contrário, acho o motor forte até demais para um CJ...

Agora kero ver a viatura na trilha :twisted: , pois no asfalto esta blz ... 8)

Agora pra completar é so esperar o Edu Velo, pra comentar o AP e os 35 :twisted:

Pagani
pondo lenha pra esquentar

Já falei pra vc que sou teimoso e sempre do contra :P :lol: :lol: :lol:

Se quebrar... arruma e pronto :P :P :P O Edu não quiz dar um rolê, não sei pq :lol: :lol: :lol:

Ah, vi seu CJ lá na ABC, fui guinchar o Jeep de um colega meu, tinha um CJ verde lá todo inteirinho, colocando coluna de S10, não sei se vc viu :roll: . Ainda não instalaram o eixo, só tiraram o dianteiro :wink:

[s]de APzinho :twisted:

ribon
30/03/2005, 21:55
Thiago,

E o consumo?

[ ]´s

Thiago Rodeghel
30/03/2005, 22:08
Thiago,

E o consumo?

[ ]´s

Ribon essa ainda vou ficar devendo...

Meu câmbio tá com uns problemas, a 5ª não engata, então fica ruim falar o quanto está fazendo... a injeção foi programada pra andar em alta, ou seja se pisar fundo sai da frente :P Ainda estou aprendendo a mexer nele, no aparelho da injeção HIS. Dá pra programar pra rodar com alcool tbm, pra rodar sem gastar muito, etc.

Mas calculo se for de boa, dá pra fazer 7km/l na cidade... na estrada não dá pra medir ainda por causa da 5ª. Mas mais ou menos 8 a 9, isso em 4ª a 110km/h, mais ou menos 3500 giros.

[s]

[s]com o Jeep no estaleiro arrumando o câmbio

Giovani
30/03/2005, 23:49
depois q coloquei o câmbio de 4 marchas da F75 a coisa mudou e ficou muito bom

:D A diferença está nos dentes do eixo piloto. Com 18 dentes fica longo demais p/ o AP. Os câmbios Willys/Ford que vinham nos motores OHC 4 cil., tinham piloto com 16 dentes, mais reduzido e melhor p/ usar com o AP. A relação de diferencial tem que ser 8x43, senão fica bem fraquinho... O Thiago acertou muito bem a combinação de motor + câmbio + relação de diferencial. Quanto às chuteiras 35", acho que só mexendo no motor mesmo... :wink:

[]'s

proença
31/03/2005, 12:30
pra botar mais lenha na fogueira
no retorno da última trilha q fiz (eldoradoxbarra do turvo), fiz a medição do consumo do meu jipinho que estava carregado com as tralhas da trilha e mais 2 zequinhas
no trecho barra do turvo x jacupiranga (125 km) gastei 17 litros de álcool, o que dá pouco mais de 7 km/l
relembrando que ele tá com motor AP 1.8 e câmbio 4 marchas da F-75 :idea:

[ ] ´s

alex_bmx
31/03/2005, 12:31
que aula de ap. :roll: tenho um outro tópico :idea:
que estou perguntando :?: se fica melhor pra consumo
colocar um motor ap. ou um gnv...???

tenho um cj com motor 4.1 6cc :twisted: que está me matando :evil:
queria algo não muito fraco que de pra eu rodar todos os dias
rodo em média uns 20 a 30km por dia...!!! :wink:
que me dizem
:?: :?: :?:

a minha relação eu não sei dizer ao certo mais ela é bem curtinha

não passa dos 80km sem forçar o danado... :cry:

eu perguntei sobre um motor ap. pelo tel. e o caras me disse 2.300

tá muito caro então...????

com 2.000,00 eu faço tudo e saiu de ap.2.0 ie :?: :?: :?:


o que fariam

mudavam pra AP

OU botavam GNV...???

ABRAÇO :mrgreen:

Beto Lacerda
31/03/2005, 12:35
opalão com gnv ou ap ??no seu caso que ja tem o opalão , opalão sem duvidas qdo ele for p/ saco powertech nele
[]'s

proença
31/03/2005, 12:41
concordo com o beto
se seu jipe já tá com motor GM 6 cilindros, coloca um 4.1 da silverado
n vai precisar mudar nada e vai economizar na adaptação
pelo que o pessoal comenta, esse motor custa uns $1.500, já com o módulo de injeção
e faz como o Gustavo: flex fuel (gasolina+álcool)
gosto do motor AP mas a praticidade tem q sempre ser levada em conta$$

[ ] ´s

fugger
31/03/2005, 13:58
...pelo que o pessoal comenta, esse motor custa uns $1.500, já com o módulo de injeção
[ ] ´s

Custava, Proença, custava. :?

Agora vc tem que estar com o C virado pra lua, ou pegar um sem procedencia pra ter por este preço.

[]´s

PS. Mas se vc achar uns "quentes" por aí me avise, que tem mais um 2 ou 3 locos pra por este motor. :lol: :D

alex_bmx
31/03/2005, 14:01
concordo com o beto
se seu jipe já tá com motor GM 6 cilindros, coloca um 4.1 da silverado
n vai precisar mudar nada e vai economizar na adaptação
pelo que o pessoal comenta, esse motor custa uns $1.500, já com o módulo de injeção
e faz como o Gustavo: flex fuel (gasolina+álcool)
gosto do motor AP mas a praticidade tem q sempre ser levada em conta$$

[ ] ´sbeto e proença..!!! :arrow:

mas em questão de consumo :idea: o motor da silverado bebe pra burro :evil: não...??

uns 6km/l... :?:

ai não resolveria meu problema :x por que é meu unico transporte

e rodo todos os dias com ele :roll:

por isso palpitei o gnv que ficaria bem fraco o danado e nas trilhas nem se fala

e o ap. pelo jeito vai bem nas trilhas :twisted: :wink:

valew :mrgreen:

Beto Lacerda
31/03/2005, 14:46
beto e proença..!!! :arrow:

mas em questão de consumo :idea: o motor da silverado bebe pra burro :evil: não...??

uns 6km/l... :?:

ai não resolveria meu problema :x por que é meu unico transporte

e rodo todos os dias com ele :roll:

por isso palpitei o gnv que ficaria bem fraco o danado e nas trilhas nem se fala

e o ap. pelo jeito vai bem nas trilhas :twisted: :wink:

valew :mrgreen:cra se vc reler vai ver que te indiquei colocar gnv no seu opala e qdo ele abrir o bico ( esta começand a fumar num tá ??) vc coloca o silverado , mas isso só qdo o opalão zuar
opala de gnv é mais forte que ap na gasolina powertech então ....
[]'s

Fabio Cortez
31/03/2005, 15:19
Pessoal, o que acham de AP com GNV??
Já usei e não me arrependi....ficava mais econômico que a minha moto...rsrsrs...fazia em média 11km/m3 de gnv....Quanto a força, perdia um pouco sim, mas ai quando vc fosse pra uma trilha, usava gasolina.

Sds,

Fabio Cortez
31/03/2005, 15:29
sei que essa questão já foi discutida
mas como o tópico foi ressuscitado vou aproveitar pra comentar a minha experiência
adaptei o motor AP 1.8 sem kit deep tec (na época não havia) no câmbio original de 3 marchas
na trilha não era problema pq sempre andava traçado e reduzido, contudo na cidade a primeira era meio fraquinha, sendo necessário dar uma "queimada" na embreagem
depois q coloquei o câmbio de 4 marchas da F75 a coisa mudou e ficou muito bom

[ ] ´s

É, acho que no CJ5 se for AP tem que ser 2.0, já o seu é o CJ3B, deve ser mais leve... Acho que o 3m Willys é mau escalonado :roll: , tem que ser Clark mesmo 4m ou 5m ou o Willys 4m.

O Pagani deu um rolê comigo de zeca, um pequeno trecho... Mas pela cara que fez durante o trecho :shock: .... hehehe :lol: :lol: :lol: Acho que ele gostou :P :P :P . Sei lá pelo menos mais 2 amigos meus dirigiram ele e gostaram... o câmbio e a relação 8x43 ajudam em baixa, e na estrada ainda com 5 overdrive dá pra manter 100...110 sossegado :) . A única coisa que quero fazer é trocar as colméias do meu radiador... só.

[s]

Uso o Ap 2.0 carburação 2E, caixa 4m willys, relação 8/43, pneu 255/75/15 frontieira.

Acho o carro muito travado na estrada. Na cidade ele é bem esperto e na trilha é animal.

O que vc acham melhor? Colocar caixa clark 4 ou 5m ou aumentar a relação para 9/44.

sds

alex_bmx
31/03/2005, 15:32
beto e proença..!!! :arrow:

mas em questão de consumo :idea: o motor da silverado bebe pra burro :evil: não...??

uns 6km/l... :?:

ai não resolveria meu problema :x por que é meu unico transporte

e rodo todos os dias com ele :roll:

por isso palpitei o gnv que ficaria bem fraco o danado e nas trilhas nem se fala

e o ap. pelo jeito vai bem nas trilhas :twisted: :wink:

valew :mrgreen:cra se vc reler vai ver que te indiquei colocar gnv no seu opala e qdo ele abrir o bico ( esta começand a fumar num tá ??) vc coloca o silverado , mas isso só qdo o opalão zuar
opala de gnv é mais forte que ap na gasolina powertech então ....
[]'sBETO O TEU CJ-5 ESTÁ COM UM 4.1 M.P.F.I...???

QUANTO ELE FAZ POR L...??? :shock:

POR QUE FORÇA EU NEM PRECISO PERGUNTAR.... :wink: :D :arrow:

VALEW :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Beto Lacerda
31/03/2005, 15:34
ainda não sei , nunca andou :lol: :cry: :lol: :cry: :cry: , mas não deve ser muito diferente dos 6 km/l do lassis
[]'s

Beto Lacerda
31/03/2005, 15:44
Pessoal, o que acham de AP com GNV??
Já usei e não me arrependi....ficava mais econômico que a minha moto...rsrsrs...fazia em média 11km/m3 de gnv....Quanto a força, perdia um pouco sim, mas ai quando vc fosse pra uma trilha, usava gasolina.

Sds,cara AP em jipe ja num é das melhores soluções torque lá em cima etc etc ...
com GNV deve ficar pior , meu cunhado tem uma quantum 2.0 com gnv , qdo viajamos empurro ele de samuca 1.3 , mas que é ridiculo o gasto isso é , faz 12-13km/m³ na estrada , ida e volta p/ angra sai 130 pilas (com os 60 pilas de pedagio) no samuga gasta uns 350 , isso pq é 1.3 faz uns 8-9km/l :lol: :lol:

Fabio Cortez
31/03/2005, 15:44
Se estiver com disposição$$$$$, mete o powertech com gnv ainda mais que já ta usando o gm 4.1, num precisa adaptar nada. Pra quem usa o carro no dia-a-dia, bancar 6km/l é f....!!! Ainda mais a gasolina no preço que tá....

Fabio Cortez
31/03/2005, 15:58
cara AP em jipe ja num é das melhores soluções torque lá em cima etc etc ...
com GNV deve ficar pior , meu cunhado tem uma quantum 2.0 com gnv , qdo viajamos empurro ele de samuca 1.3 , mas que é ridiculo o gasto isso é , faz 12-13km/m³ na estrada , ida e volta p/ angra sai 130 pilas (com os 60 pilas de pedagio) no samuga gasta uns 350 , isso pq é 1.3 faz uns 8-9km/l :lol: :lol:

Grande Betão,

Vcs podem naum acreditar, usei GNV um tempo no Jeep pra ver como ficava e na trilha, mesmo rodando no GNV, num perdia pra nenhum carro na gasolina. Só tirei pq o carro foi pra reforma e desmontei o carro todo. Como ainda naum tinha homologado e precisei de grana, acabei negociando o Kit.

Inclusive, no GNV, o carro tem várias vantagens sobre carros carburados. Um exemplo claro é em inclinações. Não dá falta combustivel e nem excesso.

sds,

Thiago Rodeghel
31/03/2005, 18:19
Uso o Ap 2.0 carburação 2E, caixa 4m willys, relação 8/43, pneu 255/75/15 frontieira.

Acho o carro muito travado na estrada. Na cidade ele é bem esperto e na trilha é animal.

O que vc acham melhor? Colocar caixa clark 4 ou 5m ou aumentar a relação para 9/44.

sds

Grande Fábio

Com pneus frontiera andar a mais de 80km/h é pedir para se matar :shock: ...

No meu ando a 120km/h a 140km/h o máximo em 4ª (pq a 5ª não entra) já fico com o maior medo :roll: o motor girando a 4600rpm e com o escape JK uma baita barulheira :?

Minha opnião, coloca uns frontiera 750.16, que é quase uma medida 33 se não me engano :roll: vai alongar um pouco as marchas. Isso se quiser manter os frontiera.

[s]

Thiago Rodeghel
31/03/2005, 18:50
A relação de diferencial tem que ser 8x43, senão fica bem fraquinho... O Thiago acertou muito bem a combinação de motor + câmbio + relação de diferencial. Quanto às chuteiras 35", acho que só mexendo no motor mesmo... :wink:

[]'s

Grande Giovani :D

Olha minha kara :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D

Será que acertei :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: Foi na primeira, nem precisei mexer em relação dif. Ficou jóia.

[s]

Giovani
31/03/2005, 20:03
Uso o Ap 2.0 carburação 2E, caixa 4m willys, relação 8/43, pneu 255/75/15 frontieira.

Acho o carro muito travado na estrada. Na cidade ele é bem esperto e na trilha é animal.

O que vc acham melhor? Colocar caixa clark 4 ou 5m ou aumentar a relação para 9/44

:D Fala Fábio!!!

:o Não troque a relação de diferencial!!! Mude o câmbio!

[]'s

Marcos ET
31/03/2005, 23:45
... A única coisa que quero fazer é trocar as colméias do meu radiador... só.

[s]


Fala Thiago! blz? cara, acho que nao vale a pena fuçar o radiador... a nao ser para colocar um put@$ motor.... eu rodei por meses procurando um radiador para adaptar no meu jeep... claro que primeiro vi a possibilidade de trocar só as colméias... mas acabei encontrando o radiador da Caravan Commodoro 85 álcool (6 cilindros) por R$ 190,00... realmente nao existe radiador mais em conta, além de ter colmeia enoooorme... e caber perfeitamente no jeep.....

grande []!

Fabio Cortez
01/04/2005, 09:49
Grande Fábio

Com pneus frontiera andar a mais de 80km/h é pedir para se matar :shock: ...

No meu ando a 120km/h a 140km/h o máximo em 4ª (pq a 5ª não entra) já fico com o maior medo :roll: o motor girando a 4600rpm e com o escape JK uma baita barulheira :?

Minha opnião, coloca uns frontiera 750.16, que é quase uma medida 33 se não me engano :roll: vai alongar um pouco as marchas. Isso se quiser manter os frontiera.

[s]

Fala Thiago,

Tenho os Angentinos nessa medida e os Frontieira são maiores que eles, na trena. Acredito que ficar aumentando o pneu a diferença não vai ser significativa. O ideal mesmo seria ter uma Clark 5m pra ter uma quinta marcha bem mais loga que a 4 do jeep. Mas a grana ta curta no momento.
Eu num queria andar voando naum. So queria que o jeep andasse nos 100km sem forçar o motor, ou seja em baixo giro.
Sei que o motor vai facil aos 120km, mas vc tem que pisar, mas mesmo assim num tem como vc fazer uma viagem inteira com o motor esquelando...
A troca da relação seria apenas uma solução mais barata....mas como o mais barato nem sempre é o melhor, terei que juntar mais lt$$$$.

Acho que consegui me explicar

Sds galera...