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Ver Versão Completa : Qual Picape para o trabalho em terrenos arenosos ?



Fernando Erthal
22/09/2010, 16:41
Boa tarde pessoal, gostaria que me ajudassem na escolha da compra de uma picape, uma vez que tenho pouquíssima experiência com 4x4.

O veiculo deve ser 4x4 com cabine dupla extendida a diesel, obrigatoriamente. O valor máximo em torno de 45 mil reais. Será usado para transporte de pessoas e equipamentos em terrenos acidentados/arenosos e lamosos - litoral sul da bahia.

Também necessita ter uma mecânica bem simples, devido à escassez de mecanicos altamente qualificados proximo ao local de trabalho.

Estou entre uma TOYOTA Bandeirante e uma S10 2.8... Estou caindo mais para o lado da S10, tanto pela dificuldade de encontrar uma Bandeirante quanto pela estética.

Qual a opniao de voces ?

Obrigado desde já...

Marcelo-HPE
22/09/2010, 17:12
Qualquer picape que possua uma suspensão elevada e um maior vão livre do solo .

Raposo
22/09/2010, 17:24
"Cabine dupla e extendida obrigatoriamente..." Ou dupla ou estendida. "Bandeirante ou S10 2.8" Parece que você já fez a escolha....Para terrenos arenosos creio que os pneus são mais importantes do que a marca da picape.
Abs.

Fernando Erthal
22/09/2010, 17:52
"Cabine dupla e extendida obrigatoriamente..." Ou dupla ou estendida. "Bandeirante ou S10 2.8" Parece que você já fez a escolha....Para terrenos arenosos creio que os pneus são mais importantes do que a marca da picape.
Abs.

E a respeito da Ranger ? seria uma melhor opção que a S10 ? nao deixa muito a desejar na suspensao ?

Qual teria a mecanica mais simples e confiavel ?

Joaomsl
22/09/2010, 18:10
Rapaz, sou meio disconfiado com a s-10 na areia...já vi várias atoladas na praia...ando muito em praia pq gosto de pescar e lhe garanto, com a calibragem certa dos pneus (uso 20 libras) e usando a 4x4 reduzida nunca passei aperto com a ranger...pelo contrário...só alegria...
nunca cheguei a testar uma s-10 na areia, mas como disse antes, já presenciei algumas atoladas que me fizeram descartar a s-10 na hora que fui comprar a minha...
mas depende do seu bolso...se tivesse dinheiro sobrando iria de hilux e, em segundo de triton...já vi as duas atuando e são muito boas na areia...
nesse preço vc pode olhar também uma x-terra...acho que dá pra pegar uma 2003/2004...carro muito bom...
abraços

jm

RGamaJr_4x4
22/09/2010, 18:11
Qual teria a mecanica mais simples e confiavel ?

Bandeirante. Mas se estiver preocupado com estética, com o mesmo valor dá pra comprar uma picape mais nova e mais bonita.

Pablo RR
22/09/2010, 18:55
Se vai usar o 4x4 pra trabalhar, é melhor levar uma picape que tenha uma sistema mais confiavel. Já li que o sistema da S-10 costuma dar problemas.

eduardo1968
22/09/2010, 19:20
S10 é boa no asfalto, macia e anda bem, além de econômica se for com BI (<06), mas tem o menor ângulo de ataque e de saída das picapes médias, isto quer dizer que se o terreno for meio acidentado, vai encostar a traseira ou a dianteira e pode ficar acavalada na areia. Realmente essa não é a praia dela.

Fernando Erthal
22/09/2010, 20:52
Se vai usar o 4x4 pra trabalhar, é melhor levar uma picape que tenha uma sistema mais confiavel. Já li que o sistema da S-10 costuma dar problemas.

Desculpe a ignorância amigo, mas qual o sistema que você fala ?

TylerNTL
22/09/2010, 21:17
Para terrenos arenosos creio que os pneus são mais importantes do que a marca da picape.
Abs.


Concordo, qualquer uma das caminhonetes 4x4 calçada adequadamente anda muito bem na areia.

Quanto às atolada, que sempre acontecem, normalmente estão muito mais relacionadas a falta de habilidade (para dirigir e/ou avaliar a situação) do que a características das viaturas.

ecoperegrino
22/09/2010, 21:43
Boa tarde pessoal, gostaria que me ajudassem na escolha da compra de uma picape, uma vez que tenho pouquíssima experiência com 4x4.

O veiculo deve ser 4x4 com cabine dupla extendida a diesel, obrigatoriamente. O valor máximo em torno de 45 mil reais. Será usado para transporte de pessoas e equipamentos em terrenos acidentados/arenosos e lamosos - litoral sul da bahia.

Também necessita ter uma mecânica bem simples, devido à escassez de mecanicos altamente qualificados proximo ao local de trabalho.

Estou entre uma TOYOTA Bandeirante e uma S10 2.8... Estou caindo mais para o lado da S10, tanto pela dificuldade de encontrar uma Bandeirante quanto pela estética.

Qual a opniao de voces ?

Obrigado desde já...

O melhor para terrenos arenosos sem dúvida é um veiculo leve, com pneus adequados
Bug, ou Suzuki Samurai

lucasam
22/09/2010, 21:48
Minha leitura de tudo que foi dito aqui.
Requisitos:
- Muito uso de 4x4
- Mecanica simples
- R$45.000,00

Minhas conclusões são:
- Engate manual do 4x4
- Bomba injetora
Nessa faixa de preço temos:
- Frontier, L200, hilux, todas até 2004 (ultimo ano de bomba injetora)

A Frontier nesta faixa de ano é mais confortavel e anda mais, é um carro melhor para o asfalto. A Hilux deste ano são uns tratorzinhos, extremamente confiaveis.

Eu não compraria L200 2004. Tem muito relato de aquecimento, sei que não são todas mais EU (opção pessoal) não arriscaria.

Então, dependendo do uso no asfalto ficaria com Hilux ou Frontier

Anthoniusnikos
22/09/2010, 21:53
Desculpe a ignorância amigo, mas qual o sistema que você fala ?

Sistema mais robusto(forte), Fernando. Por exemplo, os das Ranger até 2001 com roda livre é muito frágil. Então, melhor os das 2001 em diante.
Com relação a mecânica mais simples e barata, e por 45 pilas, pode encontrar ou reformar uma Band. As Ranger e Mit são fortes e confiáveis, mas a mecânica é mais cara. As S-10 são mais para estrada asfaltada, mesmo as 4x4.
Não esqueça que um bom block no diferencial vai ajudar muito mais nos caminhos arenosos e irregulares.

Obs.: Antes de fechar negócio, leve um bom mecânico para verificar o que está muito desgastado.

Anthon

lucasam
22/09/2010, 21:56
Mais 3 observações:

- Nesta faixa de preço o conforto no banco traseiro é ruim. Se isso for um requisito importante vai ter que mudar para as SUVs. X-terra é uma ótima opção. SW4 apesar de excelente da ultima vez que pesquisei era beeem cara, não sei se seu bolso pega ela.

- Sobre o par Ranger/S-10, ambas possuem acionamento do 4x4 com engate elétrico e um pequeno motorzinho que faz o serviço. Eu tive uma Ranger e sempre que eu precisava o motor errava o golpe e eu ficava na mão. É claro que se voce ficar esperto e trocar esse motor quando der o problema não é um impeditivo, é só um problema a mais pra lidar.

- Todas as picapes diesel tem problemas com diesel de má qualidade. Pelo que escuto a Ranger (dependendo do ano) e a Triton são as mais sensíveis a esse problema. Portanto se por acaso comprar uma Ranger fica esperto onde abastece. A peneira do tanque enche de sujeira e ela fica frouxa. Dor de cabeça chata.

Edintruder
22/09/2010, 22:56
Nada a ver com as picapes comentadas, mas uma picape que está vendendo bem é a Ssnagyong AS200. É uma baita picape. Eu conheci a do Sergio aqui do fórum e realmente é nota 10! Um cliente meu comprou uma recentemente e está tri feliz com a picape. Disse que garantia de 3 anos, câmbio AT e o preço de menos de 90.000,00 fizeram ele comprar de olhos fechados. Ele tá mais feliz que pinto no lixo. Sem falar que o 2.0 dela tem muito fôlego, mais que a Amarok, pelo menos. 190km/h sem problemas!

Fernando Erthal
23/09/2010, 00:46
Galera, fico impressionado e muito grato pela rapidez e interesse nas respostas... mas vamos nao tentar fugir do foco...

Tenho duas viaturas em vista....

Uma S10 2.8 4x4 2001 com 125mil Km rodados... perfeitas condições; 4 pneus novos; unico dono - que por sinal era muiiiito cuidadoso. R$ 52.000

Uma Ranger 2002 2.8 4x4 com 170mil km roddados... condições boas; 4 pneus novos... R$ 45.000

Entendo que ambas possuem seus pros e contras... mas preciso de uma ajuda rapida e simples... meu principal embate é: a S10 por possuir um angulo de ataque menor que a Ranger nao vai atolar facilmente e me deixar na mao ? Em questoes tecnicas e de mecanica, a condição de menor rodagem e melhor condição da S10 valeria a pena ? A manuntenção da Ranger eh muiiiito mais alta ? E o custo beneficio, analisando a diferença razoavel de valor entre as duas ?

Nesta situação o que me dizem ?

Grato pela atenção de todos....

eduardo1968
23/09/2010, 01:07
Só posso te dizer que o preço aqui em Santo Ângelo é muito semelhante entre esses 2 modelos, respectivamente, mas a s10 vc pega uma 2004 a 2005 com esse valor.
Outra coisa, por 52K vc pega uma picape bem mais nova que essas daí, ainda mais de for no cash, sem troca.

Walter L. L. Casitta
23/09/2010, 06:40
Teórica mente, para terrenos arenosos precisa de pneus largos e torque. A S10 é a picape que tem CT mais reduzida.

Na prática....

RGamaJr_4x4
23/09/2010, 07:50
Fernando,

Independente da sua escolha, o que posso te dizer é que essa S10 tá com preço de picape (incluindo S10) ano 2005 e com essa KM mesmo. Então não vejo lógica pagar esse quantia numa 2001.

RGamaJr_4x4
23/09/2010, 07:56
Pra não achar que é exagero meu....

CHEVROLET S10 2.8 TORNADO 4X4 CD 12V TURBO ELECTRONIC INTERCOOLER DIESEL 4P MANUAL 2005/2005
Cor: Cinza
Km: 69000
Portas: 4 portas
R$ 51.900,00
http://www.webmotors.com.br/webmotors/carro/usado/chevrolet-s10-2.8-tornado-4x4-cd-12v-turbo-electronic-intercooler-diesel-4p-manual/6175783/detalhe.wm

.

Marcelo-HPE
23/09/2010, 09:59
O amigo poderia optar tb por uma l200 savana ,pois è alta e robusta , e é muito bem equipada para off-road inclusive com as pranchas de desatolagem , que é um acessório primordial para quem vai rodar em terrenos arenosos e lamacentos .
abs

lucasam
23/09/2010, 10:18
Nao vou entrar no mérito dos preços.

As opções listadas são muito semelhantes. Ficaria com a que estiver em melhores condições.

TylerNTL
23/09/2010, 12:40
Teórica mente, para terrenos arenosos precisa de pneus largos e torque. A S10 é a picape que tem CT mais reduzida.

Na prática....

Sério, eu achava que a Ranger com CT reduzida aproximadmente 2,5x é que tinha a maior redução quando comparada com as demais que tem CT reduzia normalmente em 2x!

RGamaJr_4x4
23/09/2010, 12:55
Teórica mente, para terrenos arenosos precisa de pneus largos e torque. A S10 é a picape que tem CT mais reduzida.

Na prática....

Mas a Ranger tem 38kgfm de torque, enqto a S10 tem 34kgfm.

Walter L. L. Casitta
23/09/2010, 13:15
Mas a Ranger tem 38kgfm de torque, enqto a S10 tem 34kgfm.

Tem que ver na prática. em teoria o motor da Ranger tem mais torque, mas a CT da S10 é mais reduzida. E em areia fofa tem que ser com reduzida...

Marcelo-HPE
24/09/2010, 22:15
Picape baixa em areia fofa , não dá outra , depois que sentar o diferêncial no areia ou no facão , não há reduzida que der jeito .
Agarra facil facil !!

Eduardo Eustaquio
26/09/2010, 21:45
S-10 não é tão bem indicada para trabalhos pesados. Eu ficaria entre as opções de Ranger e da L200.

EDNO
28/09/2010, 10:55
[QUOTE=Fernando Erthal;1262946]
Tenho duas viaturas em vista....

Uma S10 2.8 4x4 2001 com 125mil Km rodados... perfeitas condições; 4 pneus novos; unico dono - que por sinal era muiiiito cuidadoso. R$ 52.000

Uma Ranger 2002 2.8 4x4 com 170mil km roddados... condições boas; 4 pneus novos... R$ 45.000


QUOTE]
Fernando por 46.000,00 pode vir buscar a minha... ranger 03/04 ( tirada em 04)2.8 4x4 CD XLT, bancos de couro,com 140.000 km, não é reliquia...mas é muito boa... .:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
boa escolha na sua viatura...

Edno

BRAVOECONOVEMBER
30/06/2011, 20:00
Dá pra pegar uma ranger 2.8PS boazinha com esse preço, e com a graninha que sobra bota uns pneus decentes que vai cumprir a função muito bem.
As toyota são realmente muito boas, só têm peças mais caras.
Procura com tranquilidade pra ver o que aparece, trabalha com essas opções que te deram aqui...

Imperador!
30/06/2011, 20:16
Eita que os defuntos estão saindo das covas...

miguelcps
30/06/2011, 20:48
De vez em qdo aparece um defundo destes, mas tudo bem, ta valendo.