PDA

Ver Versão Completa : Melhor Rádio Portátil para Trilha

Leandro Salgado
22/09/2010, 00:04
Caros, não conheço nada de rádio, mas estou querendo comprar um rádio portátil para utilizar em trilhas e também em viagem, porém estou pensando em comprar um rádio tipo TalkAbout, ou similar. Penso num rádio que realmente atenda e funcione, não quero PX ou PY por motivos estéticos. Alguém tem informações que possam me ajudar sobre esses produtos?
Att,
Leandro Salgado

Ronaldo B.
26/09/2010, 19:14
Caros, não conheço nada de rádio, mas estou querendo comprar um rádio portátil para utilizar em trilhas e também em viagem, porém estou pensando em comprar um rádio tipo TalkAbout, ou similar. Penso num rádio que realmente atenda e funcione, não quero PX ou PY por motivos estéticos. Alguém tem informações que possam me ajudar sobre esses produtos?
Att,
Leandro Salgado

Leandro,

O ideal é vc comprar o mesmo tipo de rádio que o pessoal com quem vc anda usa. Eu não compraria um talkabout devido ao seu curto alcance e limitações de frequências, só vai servir prá se comunicar com outros talkabout e em curta distância. Se vc não quer instalar um PX ou PY devido a estética então compra um HT.

[]´s

TIGRAOSC
27/09/2010, 21:59
Se puder adquirir, compre um ht da marca quansheng dual band, pois pega frequencias vhf/uhf e tb dos talkabout. Tem um preço muito bom e boa potencia

Leandro Salgado
27/09/2010, 22:30
Se puder adquirir, compre um ht da marca quansheng dual band, pois pega frequencias vhf/uhf e tb dos talkabout. Tem um preço muito bom e boa potencia
TigraoSC, Valeu pela informação. Você tem ideia da cobertura em cada frequencia UHF e VHF ?
att

JEFFCATUNDA
27/09/2010, 22:57
Fala ai cara... por quanto você encontrou esse rádio?

quansheng dual band.. Eu procurei e não achei.

Grato!

Leandro Salgado
29/09/2010, 16:27
Tigrao, me esclarece umas dúvidas

Esse Dual Band só irá ter cobertura longa se tivermos dois rádios iguais certo ? Porque se tivermos um HT e um talk About a distância para comunicação ficará a do rádio de menor alcance, isso é o que eu acho. Outra coisa para se ter dois HT R$1000,00 e para se ter doi MR 350r R$ 130,00. As informações são essas mesmo?
atenciosamente,
Leandro

Elisson
30/09/2010, 10:48
Achei o site que vende o tal quasheng aí a U$ 93,20 a unidade.....convertendo fica a mais ou menos R$ 180,00 rurais um ....se botar o imposto aí pra uns R$ 270,00....então compensa pedir 2 lá fora a comprar 1 aqui no brasir na mão dos "gavíões" ........é só fazer pelo PAYPAL......não comprei no site mas já comprei lá fora e até agora tudo ok..... quem quiser ser o primeiro a aventurar...tá aqui.....boa sorte!!
http://www.409shop.com/409shop_product.php?id=104356&option=2513

TIGRAOSC
30/09/2010, 17:47
tigrao, me esclarece umas dúvidas

esse dual band só irá ter cobertura longa se tivermos dois rádios iguais certo ? Porque se tivermos um ht e um talk about a distância para comunicação ficará a do rádio de menor alcance, isso é o que eu acho. Outra coisa para se ter dois ht r$1000,00 e para se ter doi mr 350r r$ 130,00. As informações são essas mesmo?
Atenciosamente,
leandro

correto, é que quem estiver como talkabout, ira escutar o radio amador mas nao tera potencia para enviar o sinal ( dependendo da distancia ), entao quem estiver com o radio amador vai achar que o talkabout nao esta escutando, mas é que na realidade escuta mas nao tem força para envio. O preço dos talkabout varia de onde compra entre 130 e 350, e o quansheng dual band, é praticamente o mesmo preço de um vhf da yaesu, recebi o meu hoje e estou gostando, muito bom. Mas o investimento é um pouco maior, na faixa dos 1000,00 o par, só que tem muito mais beneficios que um talkabout. é outra realidade e outro nivel de qualidade, alem de poder se falar enre repetidoras etc... Nao que o talkabout seje ruim, pois tb tenho um modelo do 350, mas o radio amador é bem melhor.

lhmedeiros
30/09/2010, 17:50
Amigos,

Qual a distância de recepção deste modelo? Ele funciona só com esta antena mesmo ou se pode utilizar uma antena externa para aumentar a potência? Quais as diferenças entre um HT e um PY?

Abs.

JEFFCATUNDA
30/09/2010, 18:22
Uma boa noticia.... agora já podemos importar, isso é, comprar direto dos EUA com os cartões VISA:

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/807209-cliente-visa-podera-comprar-em-sites-dos-eua-e-receber-produtos-no-brasil.shtml

lhmedeiros
01/10/2010, 13:09
Amigos,

Além das dúvidas que eu expus no tópico anterior, indago o seguinte: há possibilidade de carregar este aparelho no isqueiro da viatura? Qual a durabilidade da bateria?

Eu tenho dois talkabouts motorolla e a grande dificuldade que sinto diz respeito a pouca capacidade da bateria. Muitas vezes, com pouco tempo de trilha as beterias já descarregam.

Isto acontece com este modelo dual band??

Abs.

TIGRAOSC
01/10/2010, 18:28
amigos,

além das dúvidas que eu expus no tópico anterior, indago o seguinte: Há possibilidade de carregar este aparelho no isqueiro da viatura? Qual a durabilidade da bateria?

Eu tenho dois talkabouts motorolla e a grande dificuldade que sinto diz respeito a pouca capacidade da bateria. Muitas vezes, com pouco tempo de trilha as beterias já descarregam.

Isto acontece com este modelo dual band??

Abs.
o modelo do talkabout mr350r pode ser carregado no carro, com um carregador ligando no isqueiro e mini usb do talkabout, os modelos antigos nao tinham esta opção. O dual band, para mim dura o dia inteiro e um pouco mais.

Leandro Salgado
01/10/2010, 22:10
o modelo do talkabout mr350r pode ser carregado no carro, com um carregador ligando no isqueiro e mini usb do talkabout, os modelos antigos nao tinham esta opção. O dual band, para mim dura o dia inteiro e um pouco mais.
All,
comprei um MR 350 mesmo, acho que por enquanto atenderá o que desejo. Se no futuro tiver tempo $$ comprarei um HT.
Quanto a bateria parei numa Rodovia em Obra do nosso querido PAC e perguntei ao funcionário da Obra a duração da Bateria do Talk About que ele utiliza (não sei o modelo parecia um 350) e ele me disse que a bateria dura o dia todo e eles utlizam intensamente, o cara que liberava o Sistema de PARE x SIGA da rodovia. Isso me animou em comprar o 350.
[]`s

JEFFCATUNDA
02/10/2010, 01:09
All,
comprei um MR 350 mesmo, acho que por enquanto atenderá o que desejo. Se no futuro tiver tempo $$ comprarei um HT.
Quanto a bateria parei numa Rodovia em Obra do nosso querido PAC e perguntei ao funcionário da Obra a duração da Bateria do Talk About que ele utiliza (não sei o modelo parecia um 350) e ele me disse que a bateria dura o dia todo e eles utlizam intensamente, o cara que liberava o Sistema de PARE x SIGA da rodovia. Isso me animou em comprar o 350.
[]`s
Em obras e em vigilancia geralmente se utiliza VHF ou UHF...isso porque existe a possibilidade de comunicação em maiores distâncias e com frequencias diferenciadas para os diversos serviçoso o talkabout funciona em UHF, mas com potencia de TX (transmissão) muito reduzida...

Com um Ht dual band você pode falar e receber mensagens de seus talkabout, bem como de outros radios em Vhf a distancias bem maiores....

Basta então um bom ht, o cuidado que você deve ter é apenas o de observar se a faixa utilizada em seus talkabouts é compativel com as frequências cobertas pelo ht.

TIGRAOSC
02/10/2010, 10:25
Realmente o mr350 é muito bom, para um ht de pequeno porte, e com muitas funções alem de poder carregar no carro, ter lanterna de led,o que nao acontecia com os modelos mais antigos. Já o ht dual band, não sao todos que pegam a frequencia dos talkabouts, tem de ficar atento, pois grande maioria vai ate a frequencia 450, aí tera que ir em algum tecnico e mandar abrir, não sei se é possivel. O quansheng pega todas as frequencias dos talkabout e dos subcanais tb, ´´e só saber ajustar os sub tons. Mas con certeza, dois hts dual band, irao pegar uma distancia maior do que o talkabout, porem tem que ter a licensa da anatel e saber manusear bem o radio, ja o talkabout, é muito pratico para usar e nao precisa de licensa, alem de ser mais barato, ai tem que ver o que mais se enquadra para a pessoa. Eu particularmente tenho um par do mr 350 e um quansheng, que ainda estou aprendendo a usar.

Leandro Salgado
07/01/2011, 18:17
Tigrao,

para utilizar esse rádio é necessário homologar ? ou ele pode ser utilizado com Talk About e PX, deixando a função PY desativada ?

* Não entendo nada de rádio.

[]'s

TIGRAOSC
09/01/2011, 22:04
Ele tem varias funções, vc pode usar no simplex, tipo talkabout, pode ser codificado, ele fala na frequencia dos talkabouts, tem varios tipos de codificações, sut tons, aciona repetidoras, é um ótimo radio, FACIL DE USAR, só nao fala com px, pois é uma frequencia totalmente diferente. NÃO É NECESSARIO HOMOLOGAR. eu tenho 2 destes radios para o meu uso. É UMA MARCA AINDA DESCONHECIDA, MAS DA UM BANHO EM TRANSMISSAO E RECEPÇÃO NAS MARCAS MAIS FAMOSAS DE HTS COMO O ICOM E YAESU. FIZEMOS VARIOS TESTES COM HTS QUE CUSTAM 4 VESES MAIS E ESTE DEU UM BANHO, VARIOS RADIOAMADORES FICARAM IMPRESSINADOS COM A QUALIDADE DELE E O PRECO - CUSTO BENEFICIO

TylerNTL
13/01/2011, 22:59

Alguém se aventura a comprar um desses?

http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.41618

Pelo preço não "PODE" ser original mas até agora tudo que comprei nesse site chegou (exceto por umas duas bobagens que pedi ser rastreamento) e funcionou.

Se alguém disser com vontade que isso funciona com VHF, UHF e talkabout eu compro!

JEFFCATUNDA
13/01/2011, 23:59
Alguém se aventura a comprar um desses?

http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.41618

Pelo preço não "PODE" ser original mas até agora tudo que comprei nesse site chegou (exceto por umas duas bobagens que pedi ser rastreamento) e funcionou.

Se alguém disser com vontade que isso funciona com VHF, UHF e talkabout eu compro!
Cara. É desse mesmo que estams falando, ele realmente é muito bom, mas acho até que esse preço ai está caro ... Tenho a impressão de ter visto mais em conta lá fora.

Tem um bom alcance, e para se um dual band, está de graça.

TylerNTL
14/01/2011, 07:49
Dancei! Prevejo que é só virar o cartão a necessidade de ter esse rádio se tornar incontrolável...

E sobre essa conversa que em 2011 ou 2012 todos os rádios tem que ser digitais.

Isso afetará em alguma coisa a operação de um rádio desses? É só para usuários profissionais?

TylerNTL
20/01/2011, 07:53
Pedido do rádio emitido, daqui a uns 45 dias dou notícias...

VetranoJR
21/01/2011, 18:03
Compra HT VHF, melhor coisa. Se quiser indico uma pessoa que pega direto da Motorola e ICOM, e com preços ótimos.

Deny777
21/01/2011, 21:47
Comprei na DealExtreme também, esse modelo aqui:

http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.41983

Um aviso: não é de hoje que funcionários dos correios andam ROUBANDO mercadorias quando lhes parece algo interessante. Meu primeiro rádio foi "extraviado", não sei se pela sua função propriamente dita ou por se assemelhar a um celular.

Bom o segundo envio chegou essa semana (os correios reembolsaram a DealExtreme que enviou de novo, mas nessa brincadeira demorei uns 5 meses pra receber). O mais frustrante é que não posso testar o bicho, já desbloqueei a faixa de recepção dele mas nem sei se está tudo funcionando. Por enquanto cadastrei a maioria das repetidoras de São Paulo e arredores, e ouço uns broadcasts de horário e da identificação da repetidora, então acho que isso está ok.

Cadastrei também todas as frequencias do talkabout, mas não conheço ninguém que tenha pra testar. Como ainda não tirei meu indicativo não me atrevo a transmitir no canal da repetidora, frustrante, frustrante, frustrante :(

Antes de comprar li diversos reviews desse modelo em sites norte-americanos, os gringos rasgando uma seda violenta pro bicho, dizendo que dá pau em kenwood e tal, mas por enquanto infelizmente não tenho como confirmar. Pior: por burrice (e uma certa incompetencia da LABRE SP, que não tem mala direta avisando dos exames), perdi o exame de COER de amanhã e o próximo só rola daqui a dois meses :parede:

Paraty
03/02/2011, 19:17
Pessoal,

A prova para Papa Yank ainda pede conhecimentos de Código Morse?

Alguém teria o conteúdo da matéria a ser estudada?

Grato!

JEFFCATUNDA
03/02/2011, 23:37
Pessoal,

A prova para Papa Yank ainda pede conhecimentos de Código Morse?

Alguém teria o conteúdo da matéria a ser estudada?

Grato!
Não, não tem mais código Morse, e a apostila tem na internet.

Lothar
03/02/2011, 23:58
Pessoal, tenho dois quansheng TG-UV2 mas não consegui usar, alguém pode me dar uma dica de onde acho material para aprender a usar?

Paraty
04/02/2011, 09:34
Pessoal, tenho dois quansheng TG-UV2 mas não consegui usar, alguém pode me dar uma dica de onde acho material para aprender a usar?

Quer vender um por quanto hj?

abs

TylerNTL
04/02/2011, 10:10

Isso muito me preocupa!!

Onde trabalho temos um rádio similar kenwood (que lógicamente custou umas 10X mais), uns 05 técnicos que trabalham na manutenção do sistema de comunicação, estou confiante que o uso deve ser similar ao kenwood (programar as freqüências, em algumas situações TX e RX em bandas diferentes coisa&tal) e que os meus colegas do trabalho vão conseguir programá-lo e posteriormente me ensinar como fazer.

Eu procuraria uma empresa que trabalhe na implantação de sistemas de comunicação via rádio, imagino que qualquer funcionário de nível médio que trabalhe no ramo consiga passar instruções básicas de como programar o equipamento por no máximo uns R$ 50.

Paraty
04/02/2011, 16:33
Não, não tem mais código Morse, e a apostila tem na internet.

Valeu amigo!

Tinha visto isso ontem, mas depois li errado que precizaria conhecer RADIOELETRICIDADE, acabei desistindo de novo, mas o nosso amigo aqui do Fórum paulo SW deu um post que salvou a pátria, mostrando que para iniciantes, Classe C não seria preciso o dito cujo ai de cima!

Então já me animei de novo! :dance:

Olha o post dele aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=1367705#post1367705

Aquele abraço e obrigado!:concordo:

JEFFCATUNDA
04/02/2011, 17:26
Valeu amigo!

Tinha visto isso ontem, mas depois li errado que precizaria conhecer RADIOELETRICIDADE, acabei desistindo de novo, mas o nosso amigo aqui do Fórum paulo SW deu um post que salvou a pátria, mostrando que para iniciantes, Classe C não seria preciso o dito cujo ai de cima!

Então já me animei de novo! :dance:

Olha o post dele aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=1367705#post1367705

Aquele abraço e obrigado!:concordo:
Colega.

Nem só alegria de pobre dura pouco, a sua também vai durar... :)

Os conceitos de radioeletricidade, bem como outros conceitos técnicos, estão inclusos na prova de ética e técnica oteracional.

As provas são duas, feitas ao mesmo tempo, uma após a outra:

1-LEGISLAÇÃO.

2- ÉTICA E TÉCNICA OPERACIONAL.

Pensava como você e praticamente só estudei a legislação na primeira vez que fiz a prova, pois em ética achei que as perguntas e as respostas eram por demais óbvias.

O resultado foi que passei em legislação e fiquei em ética..... e técnica operacional.

Eu também não sabia que caiam questôes de radioeletricidade, dentre outras coisas "técnicas" na prova de ética, nem sabia que o nome da prova era "ética e TÉCNICA OPERACIONAL"... Achava que era só ética operacional...

Pois cai sim, mas nada que assuste se você tiver lido a apostila da anatel.

Essa apostila tem 200 questôes que são as mesmas que caem na prova, destas 200, o computador seleciona 20 de uma e 20 de outra e faz suas provas.

20 para legislação e 20 para ética e técnica operacional.

Caso você não passe nas duas, você só repete a que não passou, e é necessário acertar 70% da prova (cada uma) para passar...

Mas é muito fácil mesmo, basta ler a apostila.

Paraty
04/02/2011, 19:54
Colega.

Nem só alegria de pobre dura pouco, a sua também vai durar... :)

Os conceitos de radioeletricidade, bem como outros conceitos técnicos, estão inclusos na prova de ética e técnica oteracional.

As provas são duas, feitas ao mesmo tempo, uma após a outra:

1-LEGISLAÇÃO.

2- ÉTICA E TÉCNICA OPERACIONAL.

Pensava como você e praticamente só estudei a legislação na primeira vez que fiz a prova, pois em ética achei que as perguntas e as respostas eram por demais óbvias.

O resultado foi que passei em legislação e fiquei em ética..... e técnica operacional.

Eu também não sabia que caiam questôes de radioeletricidade, dentre outras coisas "técnicas" na prova de ética, nem sabia que o nome da prova era "ética e TÉCNICA OPERACIONAL"... Achava que era só ética operacional...

Pois cai sim, mas nada que assuste se você tiver lido a apostila da anatel.

Essa apostila tem 200 questôes que são as mesmas que caem na prova, destas 200, o computador seleciona 20 de uma e 20 de outra e faz suas provas.

20 para legislação e 20 para ética e técnica operacional.

Caso você não passe nas duas, você só repete a que não passou, e é necessário acertar 70% da prova (cada uma) para passar...

Mas é muito fácil mesmo, basta ler a apostila.

Obrigado Jeff!

Tá parecendo essa nova prova do DETRAN não é, renovação de habilitação.

Se forem questões de bom senso e relativa obviedade de uso, vou me dedicar, mas se for essas de induzidos e capacitor, com amperagens y e corrente x...

Ai vou tirar do C* do tricolor pra botar no C* do gestor!!! E tiro meu time de campo!

Sabe o que acabou com a industria e consequentemente estilo de vida do Camping com os Motor-Homes e traillers no Brasil?

Exatamente, tecnocratas "sem noção"!

Enquanto o mundo roda e se diverte...

Abs

Ruiz4x4
07/02/2011, 14:50
Ola, voce ainda tem este contato? pretendo comprar um HT UHF. abs

clembet
16/02/2011, 22:01
Aos amigos conhecedores,
O MR350 diz que alcança 52km (35milhas) porém ele é UHF no qual produtos homologados só podem ter no máximo 4W. Já os HT VHF tem 5W e UHF 4W. Neste tópico foi falado que os HT tem um maior alcance que o MR350, a minha dúvida é sobre o alcance desses aparelhos, em muitos sites há relatos que os HT de 5W só alcançam de 5km a 10km e que para maiores distâncias seria necessário uma estação repetidora, então como seria possível um mr350 de aproximadamente 1W ter alcance maior que um HT de 5W ?

A minha segunda dúvida é sobre a adaptação de um HT para ser usado em um carro, supondo que eu tenha apenas um rádio HT e gostaria de usar no carro, é possível fazer uma comparação (vantagens e desvantagens) entre um rádio PY vs um rádio HT (VHF) com antena externa, um microfone com PTT, um eliminador de bateria que liga no acendedor de cigarros do carro. Alguém aqui utiliza um HT nessa configuração?

Abraços,
Clembet

TylerNTL
24/04/2011, 06:47
Chegou meu TG-UV2!!!!

Já consegui escutar FM e falar com o pessoal do trabalho (repetidora com TX e RX diferentes coisa e tal, ou seja consegui fazer uma programação um pouquinho mais elaborada no rádio).

Estou em busca das freqüências mais movimentadas daqui da região (caminhoneiros em estradas, PM, coisa &tal)

TylerNTL
24/04/2011, 21:23

Ainda está com os rádios? Se sim você tem o manual? (segue o link do manual em inglês)
http://www.dxclub.com.br/manancial/downloads/Quansheng%20TG-UV2%20User's%20Manual.pdf

pmonteiro1
27/04/2011, 16:04
Boa tarde amigo sou portuga comprei um destes radiosquansheg TG UV2 mas tenho dificuldades em funcionar com ele, consigo ouvir comunicaçoes de repetidores mas nao consigo falar com ninguem, será q estarei longe deles ? Que distancias serão necessarias dos repetidores ? E dos takabout? Relativamente aos talkabout portanto nao sei como fazer para falar com eles nao sei regular os subtons preciso de umas explicaçoes obg poderei dar meu msn poderia mos falar

TylerNTL
27/04/2011, 18:34
http://www.radiocomunicacao.hpg.ig.com.br/frequenciatalkabout.jpg

Para falar com os talkabout é só programar o seu rádio nas freqüências da tabela acima.

Na minha empresa temos um sistema em VHF com algumas repetidoras pela cidade. Eu consigo escutá-las em um radio de uns 12km mas até agora só consegui transmitir a uma distância máxima de 6km.

paulo_schw
28/04/2011, 09:32
O amigo pederia explicar as siglas GMRS e FRS na tabela acima?

pmonteiro1
28/04/2011, 10:23
Entao quer dizer amigo Tyler que os quansheng tem pouco alcance certo??

pmonteiro1
28/04/2011, 13:02
E estranho ouvia com mta facilidade radio amador dentro da minha casa e agora se quero ouvir tenho de me deslocar para exterior para pontos alto e mesmo asssim nao é facil será problema de propagaçao ou antena fraca? Tenho este quansheg áuma semana e nao tou a perceber nada disto ajuda pff obg

TylerNTL
28/04/2011, 21:36
O amigo pederia explicar as siglas GMRS e FRS na tabela acima?

Não sou grande conhecedor da história da comunicação via rádio e não sei o significado. Até onde sei existem algumas restrições a potência de transmissão nestes canais tipo rádios FRS que só transmitiram nos canais de 1 a 14 tem no máximo 0,5W e os rádios GMRS (que até onde sei falam em todos os 22 canais) tem 1W mas transmitem com 0,5W nos canais de 8 a 14.

Os colegas radioexperientes poderiam corrigir ou complementar esta informação?

Rogerreror
29/04/2011, 09:49

Olá a todos .....
Lothar eu acabei de receber o meu Quansheng TG-UV2 e estou com o mesmo problema,
Voce ja consegui usa-lo....
poderiam me dar algumas dicas.
para poder usa-lo
achei bem legal pode-lo usar em conjunto com os Talkabolt
um abrço
e muito obrigado

Leandro Salgado
29/04/2011, 12:08
Pode usar com os TA sim, precisa só configurar a frequência. Segue a frequencia correspondente aos canais do TA
Tem outra configuração que terá que fazer. Essa verificarei e te passo posteriormente.

[]'s

Olá a todos .....
Lothar eu acabei de receber o meu Quansheng TG-UV2 e estou com o mesmo problema,
Voce ja consegui usa-lo....
poderiam me dar algumas dicas.
para poder usa-lo
achei bem legal pode-lo usar em conjunto com os Talkabolt
um abrço
e muito obrigado

Rogerreror
29/04/2011, 12:29
Pode usar com os TA sim, precisa só configurar a frequência. Segue a frequencia correspondente aos canais do TA
Tem outra configuração que terá que fazer. Essa verificarei e te passo posteriormente.

[]'s
Valeu vou agora usar essas frequencias....
valeu......:cool:
o Radio e dez tem ate lanterna

pmonteiro1
30/04/2011, 11:38
Estou mt atento a este topico porque tb nao consigo fazer nada do meu quansheng tg uv2 so ouço nao falo com ninguem nao estou a a perceber ouço radio amador de um echolink repetidor , ouço uma freq Policial da zona e mais nada sei que perto 30 kimometros linha reta sem obstaculos repetidor talkabout mas nada estes entao nao ouço nonguem pk me dá ideia q nao estou nada correcto, se houver ideias agradeço no entanto vou tentando dominar o bicho obg cumps

Rogerreror
30/04/2011, 21:22
Estou mt atento a este topico porque tb nao consigo fazer nada do meu quansheng tg uv2 so ouço nao falo com ninguem nao estou a a perceber ouço radio amador de um echolink repetidor , ouço uma freq Policial da zona e mais nada sei que perto 30 kimometros linha reta sem obstaculos repetidor talkabout mas nada estes entao nao ouço nonguem pk me dá ideia q nao estou nada correcto, se houver ideias agradeço no entanto vou tentando dominar o bicho obg cumps

Olá Pmonteiro.....Tudo bem com tigo... Pois bem alem do factor da distacia, Voce so escuta e isso ?
(vale lembrar que não sou sou um expert em Rádios ok) Mas vamos La.

No meu Radio Quansheng TG UV2 tem os seguintes indicativos no visor na linha superior, algarismos minúsculos tem os indicativos do sinal do " + " a letra " R " e o símbolo de Sino (som do teclado) e a Letra H que e referente a potencia de 5W (M = 2,5W // L= 1W)
de uma olhada nesses videos YouTube - QSO Castelo Branco, boa localização, PMR 1713, 446 mhz, canal 1 PMR, QUANSHENG TG UV2 (http://www.youtube.com/watch?v=xPkLByOqFXk) dos Patricios se falando

O meu radio veio bloqueado "Acho que todos de Visor na cor verde vem Bloqueados" Pesquisando na Net eu descobri isso,
Referente a ele estar bloqueado e como desbloquear :

Desbloquear para 350-399Mhz
É fácil! Se você tentar transmitir na freqüência de 350-399Mhz você receberá a mensagem "DIS", abreviação de "DISABLED", no display do rádio.

Para liberar a transmissão nesta freqüência basta seguir o procedimento abaixo:

1 - desligue o rádio;
2 - mantenha pressionado o botão "band";
3 - Ligue o rádio ainda com o botão band pressionado. Você verá os seguintes caracteres: "*******";
4 - Digite 350390. Ponto, está desbloqueado!

Agora se tiver bloqueado também para 438.000Mhz
Se o seu TG-UV2 não estiver bloqueado, então, você pode ignorar esta dica.
Esta dica serve para quem possuir o TG-UV2 com a frequência de 438,000Mhz bloqueada. Para descobrir se o seu rádio está bloqueado entre com a frequência 438,000Mhz no display e tente transmitir. Se aparecer a mensagem "DIS" (abreviação de DISABLED), então, você precisa desbloquear.

O Raio TG-UV2 possui uma função de bloqueio e desbloqueio.
Para ter acesso a esta funcionalidade execute o seguinte procedimento:

1. desligue o rádio;
2. com o rádio desligado, mantenha os botões MON e PTT pressionados (os dois botões laterais);
3. com os botões ainda pressionados, ligue o rádio e aguarde por 3 segundos. Você ouvirá um "bip";
4. após isso você poderá soltar os botões.

Se você repetir este procedimento o rádio será bloqueado novamente, ou vice e versa.

Agora vai essa outra dica:

Configurando o offset no HT Quansheng TG-UV2
No manual do equipamento a descrição não é tão intuitiva já que a função é descrita com "frequency deviation". Para configurar o offset siga o seguinte procedimento:

1 - Pressione a tecla "F", depois na tecla "0" (zero) e finalmente na tecla "2";
2 - Digite o valor do offset. Ex. para 600MHz digite "00600";
3 - Pressione a tecla "MR/VFO". O offset será gravado e no display aparecerá a palavra "MENU". Pressione a tecla "F" para voltar ao modo normal;
4 - Para conferir se o offset foi gravado com sucesso pressione a tecla "F" e em seguida a tecla "7". A frequencia reversa deverá aparecer no display.
5 - Pressione novamente a tecla "F" e em seguida a tecla"7" para voltar ao modo normal;
6 - Para ativar o offset pressione a tecla "F" e em seguida a tecla "4". Observe que o sinal de "+" aparecerá no topo do display. Pressione novamente "F" + "4" e o sinal "-" será exibido.
7 - Por fim, pressione novamente a tecla "F" seguido da tecla "4" e o offset será
desativado.

Espero que te sirva para alguma coisa essas dicas.... Ora Pois.
Um Abraço
Roger Renato Rodrigues.

pmonteiro1
01/05/2011, 08:35
JDesde ja Amigo mt obrigado por ter respondido ja tinha lido isto td mas ainda nao tinha compreendido qq coisa , esta mexida no offset ja la tinha andado a mexer mas nao tinha feito bem a operaçao (julgo) desde a colocaçao do valor 00600 deparo me que emito numa frequencia e recebo noutra mas ainda nao consegui falar com ninguem provavelmente estarei longe do repetidor, vou aguardar entrar em contacto c alguem e darei a resposta o meu muito agradecido, aquele companheiro do youtube enviei lhe msg pelo youtube apagou meu pedido de ajuda nao sei pk, e Portuga e daqui tao perto de onde moro enfim cumps pmonteiro1

TylerNTL
01/05/2011, 10:07
Realmente a interface do TG-UV2 não é das mais amigáveis.

Sugiro você se aprofundar nas seguintes configurações:
-Channel step
-Frequency deviation
-Frequency deviation Setting (+/-)

Mesmo depois de ler o manual mexendo no rádio o tempo todo, só consegui entender melhor como programá-lo seguindo os exemplos apresentados na parte Channel Storing (pag 26 do manual)

JEFFCATUNDA
01/05/2011, 10:16
Aos amigos conhecedores,
O MR350 diz que alcança 52km (35milhas) porém ele é UHF no qual produtos homologados só podem ter no máximo 4W. Já os HT VHF tem 5W e UHF 4W. Neste tópico foi falado que os HT tem um maior alcance que o MR350, a minha dúvida é sobre o alcance desses aparelhos, em muitos sites há relatos que os HT de 5W só alcançam de 5km a 10km e que para maiores distâncias seria necessário uma estação repetidora, então como seria possível um mr350 de aproximadamente 1W ter alcance maior que um HT de 5W ?

A minha segunda dúvida é sobre a adaptação de um HT para ser usado em um carro, supondo que eu tenha apenas um rádio HT e gostaria de usar no carro, é possível fazer uma comparação (vantagens e desvantagens) entre um rádio PY vs um rádio HT (VHF) com antena externa, um microfone com PTT, um eliminador de bateria que liga no acendedor de cigarros do carro. Alguém aqui utiliza um HT nessa configuração?

Abraços,
Clembet

Colega.

A grande maioria dos alcances divulgados pelos fabricantes desses rádioa Tipo T/A é fantasia... Não vão além dos 2 ou3 Km em área palna e sem obstáculos...

A potencia dos HTs dual band são bem superiores, mesmo em UHF, o que os faz alcançar, sem acessórios, um raio de 6 a 10 km. Como são direcionais, se você os aponta para a direção em que se encontra seu interlocutor você potencializa a transmissão...

O raio de recepção dos HTs sempre é bem maior que a transmissão.

Quanto a usar o HT nessa configuração, existe a possibilidade sim ,mas é pouco empregada porque sai mais caro que comprar um rádio e tem um alcance bem mais restrito...

A potência mínimas dos radios VHF atualmente é de 50W, sem falar que exstem rádios com potencia de 80W, no caso o IC-V8000 da ICON (também tenho um desses)... Com antena externa, nessa sua configuração, você transmite provavelmente para no máximo 15Km, enquanto que um radio de 50W transmite para 25/30km e um de 80W para próximo dos 60Km... isso com variações para mais ou menos de acordo com os acidentes do terreno e com a propagação do dia...

Nessa configuração você gasta mais para menos.

Lembrando que um rádio é portatil também, o que te favorece usar tanto no carro quanto em csas, por exemplo.

JEFFCATUNDA
01/05/2011, 11:07
Leiam na íntegra esse tópico aqui:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/comunicacao-via-radio/55452-falta-de-uniao-dos-4x4-pq-nao-via-radio.html

Exclarece muito sobre as frequências de transmissão em diferentes Estados Brasileiros....

JEFFCATUNDA
01/05/2011, 11:10
Leiam na íntegra esse tópico aqui:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/comunicacao-via-radio/55452-falta-de-uniao-dos-4x4-pq-nao-via-radio.html

Exclarece muito sobre as frequências de transmissão em diferentes Estados Brasileiros....

E para ouvir, nesse exato instante, as comunicações entre jipeiros do Ceará pelo computador.... acesse:

Roberto (http://www.robertobaseparangaba.com.br/)

Funciona 24 horas e você pode ouvir, de qualquer lugar do mundo, as comunicações entre os jipeiros de Fortaleza_CE.

JEFFCATUNDA
01/05/2011, 11:13
Chegou meu TG-UV2!!!!

Já consegui escutar FM e falar com o pessoal do trabalho (repetidora com TX e RX diferentes coisa e tal, ou seja consegui fazer uma programação um pouquinho mais elaborada no rádio).

Estou em busca das freqüências mais movimentadas daqui da região (caminhoneiros em estradas, PM, coisa &tal)

Os jipeiros da sua região usam a frequência de 145500.... Ou 144.160.....

garcia36
02/05/2011, 20:29
JDesde ja Amigo mt obrigado por ter respondido ja tinha lido isto td mas ainda nao tinha compreendido qq coisa , esta mexida no offset ja la tinha andado a mexer mas nao tinha feito bem a operaçao (julgo) desde a colocaçao do valor 00600 deparo me que emito numa frequencia e recebo noutra mas ainda nao consegui falar com ninguem provavelmente estarei longe do repetidor, vou aguardar entrar em contacto c alguem e darei a resposta o meu muito agradecido, aquele companheiro do youtube enviei lhe msg pelo youtube apagou meu pedido de ajuda nao sei pk, e Portuga e daqui tao perto de onde moro enfim cumps pmonteiro1

Boa noite. Olá outra vez. A razão pelo qual a sua pergunta foi removida do youtube, é porque existem perguntas que não se devem fazer publicamente, pelo motivo de que quando se opera sem licença, as autoridades multam, e obviamente que o vídeo que fiz é publico e não corro riscos alguns. Recordo-mo que lhe cheguei a responder, que para programar o radio seria muito muito muito útil mandar vir o cabo de programação...já mandou vir? Tenho este radio á 2 anos e já mandei para outros camaradas meus mais de 10, muito muito bons, muito muito sensíveis, excelente modulação, já fiz contactos simplex a mais de 70 km, basta uma boa antenna, tal como aquela do vídeo. A bateria dura imenso e tem excelente performance. Responda-me por aqui que lhe consigo fornecer um ficheiro pelo mensenger ( a combinar ) e depois é só você passa-lo para o radio pelo cabo e pelo PC. A programação é bastante simples até, o radio não é difícil.
Mas descobrir as coisas também é bom, tem de tentar aventurar-se mais um pouco, eu tenho aprendido muito pela Internet e amigos.
E veja lá as questões que apresenta em publico, a ANACOM anda sempre ai, as multas não são pequenas, quando é assim envie mensagem privada e não publica, é difícil conseguir distinguir autoridades de amigos, pois existem certas respostas que não podem ser publicas :) hehehe. 73

pmonteiro1
03/05/2011, 08:44
É claro que eu nao queria msgs em claro, mas de facto necessitava de um modo facil e rapido de contactar alguem, peço desculpa e mt obg por me ter respondido,aventurar ena ja corri varios foruns ja li tanta coisa sobre o radio que penso q faço variados procedimentos mas nao percebo nao dou a volta ao assunto,vou entao mandar vir cabo e aquela antena hoje já, pois parece ter melhor prestaçao vou lhe enviar msn se puder adicione pf obg

JEFFCATUNDA
03/05/2011, 10:10
Pois, pois....

Estamos em Portugal.. :) :)

TylerNTL
03/05/2011, 17:21
... basta uma boa antenna, tal como aquela do vídeo. A bateria dura imenso e tem excelente performance. Responda-me por aqui que lhe consigo fornecer um ficheiro pelo mensenger ( a combinar ) e depois é só você passa-lo para o radio pelo cabo e pelo PC...

Onde vc consegui essa antena?

Sabe informar se teríamos uma melhoria na transmissão com a instalação de uma antena externa? No teto de um carro por exemplo.

Onde vc comprou o cabo para programar o rádio via PC?

garcia36
03/05/2011, 21:27
Onde vc consegui essa antena?

Sabe informar se teríamos uma melhoria na transmissão com a instalação de uma antena externa? No teto de um carro por exemplo.

Onde vc comprou o cabo para programar o rádio via PC?

O cabo compra-se no ebay. Baratissimo. A Antenna tambem. Quanto ao comentário do colega, pois , de facto estamos em Portugal, onde as autoridades estão interessadas na multa e não no combate ao crime. Soltam-se traficantes de droga e políticos corruptos que roubam milhões mas multam-se pessoas cujo crime é comunicar e querer comunicar com outros seres humanos, sem ser através da Internet, mas através de meios mais saudáveis ( adoro agarrar no rádio e fazer quilómetros a pé para sítios altos e isolados para fazer DX ). Tarde ou cedo, todos acabamos por ter de ir fazer o exame (o meu caso )de radio-amador, e pagar um balúrdio por isso, para fazer um teste abusivamente complexo, mesmo até para um qualquer Eng Eletrotécnico.

Aconselho também a verem os seguintes link´s que vou colar em seguida, para melhorar as prestações com antenas portáteis , basta dois fios de cobre bem cortados, para fazer terra á antena, que ficam quase um dipolo. Respondendo também a outra questão, sim, uma base magnética no carro e uma antena para carros com bons db´s de ganho e as comunicações aumentam para mais de 100 km ! Seguem os link´s. 73

YouTube - Tigertail Counterpoise - Part I (http://www.youtube.com/watch?v=ULynXY1Gq5g)

YouTube - Tigertail Counterpoise - Part II (http://www.youtube.com/watch?v=8C_ByxxY8gg&feature=mfu_in_order&list=UL)

MRaizer
06/05/2011, 16:27
Caros,
Estou com um TG-UV2, comprei também o cabo e instalei tanto o drive do cabo quanto o programa TG-UD-D1.4, Só que sempre que tento entrar com as frequências que desejo na tabela ele me dá erro (imput error). O estranho é que, caso tenha alguma tabela de frequência no rádio, consigo baixá-la para o PC e até mesmo dar nome para os canais no PC (e posteriormente envia-los ao rádio) sem problemas.
Difícil esta hein? Pergunta de vestibular...
Ah, quem perguntou o que era FRS e GMRS? Tratam-se das siglas para Family Radio Service e General Mobile Radio Service. Os canais vão de 460.000 a 470.000 MHz. Tenho a tabela até o canal 22, mas já sei de um Midland que alcança até o canal 50, só não sei se isso ainda é considerado GMRS...

JEFFCATUNDA
06/05/2011, 16:30
Caros,
Estou com um TG-UV2, comprei também o cabo e instalei tanto o drive do cabo quanto o programa TG-UD-D1.4, Só que sempre que tento entrar com as frequências que desejo na tabela ele me dá erro (imput error). O estranho é que, caso tenha alguma tabela de frequência no rádio, consigo baixá-la para o PC e até mesmo dar nome para os canais no PC (e posteriormente envia-los ao rádio) sem problemas.
Difícil esta hein? Pergunta de vestibular...
Ah, quem perguntou o que era FRS e GMRS? Tratam-se das siglas para Family Radio Service e General Mobile Radio Service. Os canais vão de 460.000 a 470.000 MHz. Tenho a tabela até o canal 22, mas já sei de um Midland que alcança até o canal 50, só não sei se isso ainda é considerado GMRS...

Esse é o grande problema dos 100% China...

MRaizer
06/05/2011, 17:16
Esse é o grande problema dos 100% China...

O detalhe é que não parece ser defeito do rádio, mas sim do programa! (já que a programação se faz "off-line")

Júlio César Band
14/06/2011, 01:13
E ai Leandro,

Aqui é o Julio, do troller dourado/esverdeado, tranqüilo?
Comprei um rádio daquele Quansheng TG UV2, que você estava usando na trilha Cascatinha x São Lourenço.

Você sabe se ele funciona com os rádios PX? Pois estava pensando em colocar um PX no carro também. (no tópico parece que alguém falou que não funciona)
Você sabe em Friburgo, qual rádio o pessoal usa mais? PX ou PY?
E qual a freqüência/canal que o pessoal costuma usar? Pra eu testar o meu rádio.
Tem mais alguma dica, ou alguma coisa que vc acha importante eu saber sobre ele?
Se puder me ajudar...
Grande abraço,
Julio

pmarc
15/06/2011, 10:36
NUNCA um rádio VHF ou UHF vai falar com um PX. Esqueçam isso.

A frequência do PX é 27MHz. os HT VHF geralmente são 144MHz e os UHF 440MHz.
Além do mais, nos PX a modulação é AM, enquanto na maioria dos HT é em FM.

É como querer que um drive de DVD leia um disquete de 5 1/4".

Júlio César Band
15/06/2011, 14:04
Valeu Paulo, obrigado pelo esclarecimento.

JotaJota_Natal
15/06/2011, 16:31
Oi pessoal!
Alguem conhece o YAESU VX-8GR? posso usar em trilhas?

Leandro Salgado
15/06/2011, 18:24
Grande Júlio, desculpe a demora !! kk

Esse rádio não funciona com o PX mas funciona com o PY. Normalmente em Friburgo e região o pessoal utiliza o Talk About e esse rádio conversa sem problema com ele. Na trilha de São Lourenço eu escutava quem estava com TA e o pessoal da Jipenet-RJ que estava com PY.
Em cada trilha é uma configuração diferente e normalmente o TA que é mais utilizado.

Vamos marcar uma trilha para estrear o rádio ???

[]'s

E ai Leandro,

Aqui é o Julio, do troller dourado/esverdeado, tranqüilo?
Comprei um rádio daquele Quansheng TG UV2, que você estava usando na trilha Cascatinha x São Lourenço.

Você sabe se ele funciona com os rádios PX? Pois estava pensando em colocar um PX no carro também. (no tópico parece que alguém falou que não funciona)
Você sabe em Friburgo, qual rádio o pessoal usa mais? PX ou PY?
E qual a freqüência/canal que o pessoal costuma usar? Pra eu testar o meu rádio.
Tem mais alguma dica, ou alguma coisa que vc acha importante eu saber sobre ele?
Se puder me ajudar...
Grande abraço,
Julio

pmarc
16/06/2011, 09:53
Opa, resistente a chuvas e poças d'água =]

Quase comprei um desses =]

Aliás, cadê o indicativo, Galera???

JotaJota_Natal
17/06/2011, 16:56
Não entendo muito como funciona o fôrum para colar link. Espero que der certo.

Welcome to Yaesu.com (http://www.yaesu.com/indexVS.cfm?cmd=DisplayProducts&ProdCatID=111&encProdID=9D0EA3E2FB5ED55942E531288EF4C787&DivisionID=65&isArchived=0)

Júlio César Band
18/06/2011, 08:00
É só marcar Leandro..
Assim posso estrear meu guincho também... já tá instalado a um mês e nada... não teve mais trilha..
Se marcarem alguma coisa me avisa ai!!

actis
04/05/2012, 11:46
Prezados colegas
Segue sugestao de um otimo radio do tipo HT para frequencias VHF e UHF e com preço muito bom(USD 70,00) e frete incluso
BAOFENG UV-5R Dual Band Radio + Speaker Microphone - 409Shopwww.409shop.com (http://www.409shop.com/409shop_product.php?id=107520)
O site é seguro, varios colegas radioamadores ja compraram nele e receberam o produto sem problemas.

cejotone
04/05/2012, 14:24
Eu tenho um BAOFENG UV3-R em minha estação de radioamador e realmente é muito bom pelo que ele se propõem a fazer!!

TylerNTL
03/07/2012, 18:14
Tenho um Quansheng TG-UV2 que funciona perfeitamente assino embaixo de todos os comentários positivos já feitos por aqui sobre este rádio. O detalhe é que onde trabalho a plataforma de rádio está mudando para rádios digitais...

Alguém indica um equipamento similar ao TG-UV2(inclusive no preço) que funcione nos sistemas VHF digitais?

Nilton J
14/09/2012, 22:04
Meus equipamentos são:

para uso portátil: modelo HT V / U Icom-T70A, compacto, robusto, à prova de interpéries, bateria dura muito.

ainda para uso portátil, um scanner de mão Icom IC-R6, escuta de tudo até 1.300 MHz.

fixo no carro, PX Midland 1001Z ao lado inferior esquerdo da direção e VHF Icom 2200H num consode de teto com falante agregado.

Antenas Steelbras para 11 e 2 metros no teto com mola slim especial para uso off-road, leva pancada de galhos e não quebra.

Nilton PU2NBU
Troller 2011 azuil/prata

Murillus
21/09/2012, 17:59
Aliás, cadê o indicativo, Galera??? forte 73 de PU7MMU (Fortaleza-CE)

AndréAngra
17/10/2012, 08:35
Galerinha, recebi meu radio Quansheng ontem....e eu sou uma besta para essas coisas....aliada a interface nada amigável do radio,. to apanhando igual gente grande para configurar ele....
Como faço para configurar aquela lista de canais do TA????
Eu já consegui desbloquear ele para 350-399Mhz

Murillus
17/10/2012, 18:42
Como faço para configurar aquela lista de canais do TA???? freq varia de 462.5625 MHz a 462.7250 MHz... veja em Operação Sem Licenca? Conheca os Rádios FRS | CRAM (http://www.cram.org.br/wordpress/?p=1319)

AndréAngra
18/10/2012, 12:50
Continuei no mesmo vazio......eu devo ser muito burro mesmo, pois nem consigo configurar esse rádio!!!

AndréAngra
18/10/2012, 18:16
Consegui sintonizar FM com ele.....
Agora vou ralar um pouco mais e ver se consigo falar com os TA´s

Jipeiro Serrano
17/09/2017, 17:11
Ressuscitando o tópico pra saber de vocês, qual o melhor radio de comunicação atualmente... ???

Dioclecio
17/09/2017, 17:20
ola pesoal. a turma aqui usa baofeng. ÓTIMO custo/beneficio. O meu é modelo UV-5RA. Existe o modelo 82 que é 8w. deve ser melhor. Fizemos uma expedição no feriadão de 7 set e entre 22 viaturas todos falaram entre si com baofeng. Recomendo.

Sergio c
17/09/2017, 21:51
Tem tb o GP78, se não me engano é 10 whats. Muito bom rádio.

Fernando Camelier
19/09/2017, 19:47
Vale lembrar que usar radio sem licença é crime previsto em lei.

Caso ainda não tenha a sua licença, procure a Anatel para se regularizar.

VOVÔ DO TROLLER
19/09/2017, 21:18
Vale lembrar que usar radio sem licença é crime previsto em lei.

Caso ainda não tenha a sua licença, procure a Anatel para se regularizar.

👍 Bem lembrado.... Não é só simplesmente procurar a Anatel e se regularizar. Tem que prestar o exame específico para a obtenção da licença de radioamador. Abs

Fernando Camelier
20/09/2017, 14:04
 Bem lembrado.... Não é só simplesmente procurar a Anatel e se regularizar. Tem que prestar o exame específico para a obtenção da licença de radioamador. Abs

Boa, Vovô!
Isso mesmo!
Aqui na Bahia sou o responsável por isso e me coloco à disposição para ajudar a qualquer pessoa no país que queira regularizar suas estações com informações e orientações.

propideo
20/09/2017, 19:48
Existe algum tipo de rádio para comunicação ou walkie-talkie que pode ser usado sem licença da Anatel, ou absolutamente todos requerem essa licença?

propideo
22/09/2017, 17:17
Fiz minha lição de casa e pesquisei sobre o assunto em outros tópicos do fórum. Se alguém estiver com a mesma dúvida que eu não precisa ir longe: o tópico abaixo é excelente e esclareceu todas as minhas indagações.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/comunicacao-via-radio/116985-duvidas-regularizar-ht-baofeng-uv-5r.html

Fernando Camelier
25/09/2017, 08:47
Existe algum tipo de rádio para comunicação ou walkie-talkie que pode ser usado sem licença da Anatel, ou absolutamente todos requerem essa licença?

Já ouviu falar daqueles radinhos da Motorola chamados de Talkabout?
Bem, eles não precisam de licença.
O problema é que o alcance é limitado e você só vai falar com quem estiver na frequência programada que não é uma frequência de radioamador.
Os demais precisam de licença.

Existem 2 tipos de serviço para comunicações de recreação e técnica:

1 - Rádio do cidadão (PX):
No caso do rádio do cidadão, você utiliza canais pré-ajustados para se comunicar e esses canais são limitados a cerca de 60 em AM sem contar com as bandas laterais (USB e LSB).
Esses rádios operam ondas de 11 metros na faixa inicial do VHF e contam com reflexão das ondas na ionosfera, o que pode dar um alcance grande (mas incontrolável) à noite quando a propagação tem abertura.
É a faixa comumente usada pelos caminhoneiros nas estradas e necessita de antenas relativamente grandes (conhecidas como Maria Mole)
Não precisa de prova para o licenciamento que é bem simples.
Maiores informações você encontra em
http://www.anatel.gov.br/setorregulado/radio-do-cidadao

2 - Radioamador (PY):
No radioamador você trabalha diretamente com frequências, existindo para cada região/estado uma frequência diferente usada especificamente para os praticantes do Off Road. É preciso cuidado no uso das frequências, pois muitas são usadas para repetidoras, comunicação com satélites, Echolinks e outros, portanto é necessário um conhecimento de quais podem ser usadas para comunicação em simplex (ponto a ponto).
A preferência por essa faixa se dá por conta da comunicação que é limpa e confiável não necessitando de abertura na propagação, há maior oferta de equipamentos portáteis e as antenas são pequenas.
Por ser uma faixa mais especializada, necessita que os interessados se submetam a provas. No caso do pessoal Off Road, a classe C (inicial) já é suficiente, o que exige 2 provas: Legislação de Telecomunicações e Técnica e Ética Operacional.

Maiores informações você encontra em
http://www.anatel.gov.br/setorregulado/radioamadorismo

Sergio c
25/09/2017, 09:35
Bom esclarecimento Fernando.

propideo
25/09/2017, 11:50
Realmente, obrigado pela aula, Fernando. Meu interesse é realmente em PY. Conversei com a Labre aqui de SP e eles foram muito atenciosos, me passaram várias informações sobre o processo. Agora, pelo que vi a Anatel está sem datas para provas aqui em SP (enquanto no RJ e em MG eles têm várias datas). Você sabe com que periodicidade essas datas são abertas em SP?

carlosri
25/09/2017, 13:46
Salve Galera, boa tarde!

Fiquei por três meses corujando a data de prova para o COER Classe C e sempre abria as inscrições 2 ou 3 dias antes da data da prova, com pouquíssimas vagas e sempre, já preenchidas! em agosto teve uma prova com 150 vagas em Espirito Santo do Pinhal e no dia que abriu, pela manhã, eu já fui a inscrição nº 143. Fiz a prova no dia 19/08, já peguei meu COER e meu indicativo PY2RQR, não precisei de contratar ninguém, mas tem que ficar vendo o site o tempo todo...

Abraço e boa sorte!

propideo
25/09/2017, 16:09
Eita, realmente não é o processo mais suave. Bom, vou ficar checando frequentemente então, vamos ver o que acontece. Obrigado!

VOVÔ DO TROLLER
25/09/2017, 17:19
Eita, realmente não é o processo mais suave. Bom, vou ficar checando frequentemente então, vamos ver o que acontece. Obrigado!
Olá amigo. Tenta ver nas cidades próximas à sua. Sempre aparece. Abs

propideo
25/09/2017, 18:33
Obrigado pela dica. A pesquisa no site da Anatel é por estado, e não há nada no estado de SP por ora. De qualquer forma, falando nisso, cabe a pergunta: É possível fazer a prova em outro estado? Principalmente tendo em vista que SP é o único estado da região 2, e portanto ao fazer a prova em outro local eu estaria na prática em outra região.

Fernando Camelier
26/09/2017, 07:24
Realmente, obrigado pela aula, Fernando. Meu interesse é realmente em PY. Conversei com a Labre aqui de SP e eles foram muito atenciosos, me passaram várias informações sobre o processo. Agora, pelo que vi a Anatel está sem datas para provas aqui em SP (enquanto no RJ e em MG eles têm várias datas). Você sabe com que periodicidade essas datas são abertas em SP?

Olha só... Cada outorga de cada estado trabalha de um jeito, infelizmente.
Temos uma falta de pessoal que na maioria das vezes acumula processos de outros serviços e as demandas são sempre muito grandes.
Aqui na Bahia, no momento somente eu estou cuidando do Radioamadorismo e estamos conseguindo atender a quem queira fazer provas em qualquer data sem distinção. (Nossa limitação é que conseguimos atender apenas um por vez em prova individual).
Mas tenho uma dica interessante a dar para o pessoal do interior dos estados:
A Banca especial - Uma bancada com muitas vagas que vai atender a uma demanda de interessados de uma região.
Uma turma se reúne e utiliza uma associação para solicitar formalmente da Anatel que aplique as provas em uma data específica em alguma cidade do interior do estado. Nesse caso, deve indicar datas prováveis e um local que comporte a quantidade de pessoas solicitada.
Recentemente oferecemos 100 vagas para o pessoal da região de Vitória da Conquista e tivemos candidatos de várias localidades, inclusive do vale do Jequitinhonha em MG. Você pode fazer provas em qualquer lugar do Brasil e depois enviar o requerimento para a Anatel de seu estado.
Se quiser fazer a prova aqui em Salvador, basta enviar uma MP e arrumamos isso. De quebra você ainda vai passear na capital com a maior orla do país e se tiver tempo, ainda faz uma trilha conosco.

propideo
26/09/2017, 14:46
A ideia não é nada má. Conheço Salvador e sei que é linda. O complicômetro é minha agenda, mas vamos ver como as coisas avançam e, se eu achar que consigo, te mando uma mensagem sim. Obrigado pela dica.