Ver Versão Completa : Primeiro carro, Jeep Willys, será que dá certo?
Bom, antes de tudo olá a todos, a alguns dias q ando lendo o forum e tudo mais, esse é meu primeiro post, e sei que pelo titulo parece meio estranho, um "garoto" de 15/16 anos postando aqui, o caso é: meu sonho de consumo é um Jeep Willys, nao importa o ano, não importa a cor(desde que não seja rosa,:neutral:), enfim, faço 18 só em 2012, mais tava conversando com meu pai, e ele deu a idéia de comprar um, tipo em ferro velho, e depois ir trocando aos poucos, para ficar da forma q eu quero, quando tiver, vou usar esse carro mais pro dia-a-dia, ir pra faculdade, e de vez enquando uma viagem curta, levando um barco e motor, gostaria de saber se essa idéia de comprar um beeem "acabado" e ir montando aos poucos é válida, e também, se alguem da região de Maringá, PR que tem, e pode me dar umas dicas e tudo mais.
agradeço desde já :)
Bem vindo T_ Yoshi!! Apesar de ser novo, como vc mesmo diz, a iniciativa é legal e se o seu pai vem dando o apoio para que você tenha o seu jeep, aproveite esta oportunidade que muitos gostariam de ter...
Sou de Engenheiro Beltrao, cidade a 55 km de Maringá, caso precise de algo é só falar.
Qto a reforma, posso te dizer o seguinte, estou construindo uma F75 a pouco mais de 3 anos, ja foram investidos mais de 15.000,00 e ainda nao terminei e tampouco esta em fase final de reforma. Resumindo, gasta-se muito, a indignaçao com certos profissionais é grande e demora a ter o prazer de andar com a viatura. Em contrapartida, depois de pronto, vc saberá exatamente o veículo que tem em mãos.
De uma olhada no meu album, tem algumas fotos da minha pickup.
Como estamos em cidades próximas, se precisar de algo, da um grito ai...
Abs...
Renato
Robertux
21/09/2010, 23:59
Esse também era o meu sonho quando tinha a sua idade e infelizmente não consegui realizar. Somente consegui comprar meu jeep no ano passado, quando eu já tinha 51 anos de idade, mas estou fazendo devagarzinho do meu gosto.
Se seu pai está lhe dando apoio, coisa que não tive do meu, vá em frente, mas saiba que para deixar um jipinho detonado do jeito que a gente sonha você vai gastar entre 20 e 30 mil reais, não pense que fará com menos.
Procure aqui no forum jipeiros mais experientes daí da sua região e busque indicações de bons profissionais para fazer o serviço, porque o que mais tem é iniciante pagando serviço adiantado e ficando descontente, quando não perdendo todo o dinheiro para vigaristas disfarçados de mecânicos.
Boa sorte!
Esse também era o meu sonho quando tinha a sua idade e infelizmente não consegui realizar. Somente consegui comprar meu jeep no ano passado, quando eu já tinha 51 anos de idade, mas estou fazendo devagarzinho do meu gosto.
Se seu pai está lhe dando apoio, coisa que não tive do meu, vá em frente, mas saiba que para deixar um jipinho detonado do jeito que a gente sonha você vai gastar entre 20 e 30 mil reais, não pense que fará com menos.
Procure aqui no forum jipeiros mais experientes daí da sua região e busque indicações de bons profissionais para fazer o serviço, porque o que mais tem é iniciante pagando serviço adiantado e ficando descontente, quando não perdendo todo o dinheiro para vigaristas disfarçados de mecânicos.
Boa sorte!
Bom dia prezados ! amigo Robertux, 15 e 51 é quase a mesma coisa ! :concordo:, T_Yoshi bem vindo ! eu sugiro você comprar um Jeep que esteja pelo menos rodando, mesmo que sem capota nem acessórios, pois começar do zero é bastante dispendioso, e com o Jeep rodando você pode usá-lo e ver quais alterações vão atendê-lo melhor, minha exposa utiliza o CJ58 dela no dia a dia sem problemas, vai para o trabalho, para o sítio, quando estávamos juntos chegamos a fazer pequenas viagens também . . . boa sorte !
JAIME MOREIRA
22/09/2010, 09:49
Cara, é bom começar agora pra acabar quando tiver 18 anos..rs...
Não pegue em ferro velho, pega um mais ou menos e melhore ele. vai pagar uns 8000 num ruim rodando e melhore, se for fazer do zero, claro que vale a pena, mas o JAQUE sempre aparece e vc gasta o que não tem
paesem520
22/09/2010, 10:05
Seja bem-vindo jovem T_Yoshi!
Eu só tive condições de ter um Jeep quase aos 30.
Que bom ver que o Jeep ainda desperta paixão numa idade em que a maioria sonha com carros atuais, tunados, rebaixados, turbinados...
Robertux, não importa a idade, quem tem Jeep ou outro 4x4 tem a alma jovem antes de tudo, afinal é sinônimo de aventura, passeios, amizades, alegrias (quando tá tudo funcionando eheheh...).
Se tiver paciência, dim-dim, gosta de pesquisar e da história do jeep, começe a reformar um. Como já falaram vai ter a exta noção do que tem nas mãos. Mas se a vontade for maior compre um rodando em boas condições e com o tempo ajeite ele do seu gosto.
Abraço a todos.
Paese
Curupira
22/09/2010, 12:05
Olá T_Yoshi;
Seja bem vindo e boa sorte,cuidado com a euforia no inicio que vc acaba fazendo mais que o nescessario e deixando ele um jeep mais para enfeite do que para proprio uso,tente sempre procurar auxilio de quem já é escolado no assunto para nãos er enganado por pessoas que acham que jipeiro é tudo rico e cobram um absurdo do trabalho que não vale,não estou generalisando mas tem muitos " profissionais" que pensam assim como já disse nosso amigo Roberto,isso ocorre muito infelizmente.
Boa sorte.
T_Yoshi,
Bem-vindo! Meu primeiro carro foi um jeep, o Assombroso que tenho até hoje. Comprei-o em 1998, quando eu tinha 23 anos, por R$ 3.000. O jeep estava com um pneu 255/75 R15, rodas mangels cromadas, tinha um santo antônio e portas. Não tinha capota nem outros acessórios, só o basicão. Fiz algumas trilhas e RAID com ele nesta configuração, tendo apenas trocado os pneus alguns meses depois da compra do jeep, colocando uns FateO Super Agarre (que o calçam até hoje... tá na hora de trocar de pneus, hehehe).
O motor, quando comprei, apesar de estar funcionando (comprei-o em Teresópolis e vim rodando até o Rio de Janeiro, sob chuva, sem problemas) já estava um pouco fraco, acabei mandando retificá-lo (por completo, cabeçote e bloco, com recamisamento dos cilindros voltando-os ao standard).
Anos se passaram e algumas alterações foram sendo implementadas... Quando me perguntam se venderia o jeep, respondo que não posso, ele é de 1958, sou o terceiro dono. O primeiro ficou com ele por 10 anos, o segundo por 30 anos, ainda não decidi se vou seguir uma P.A. ou uma P.G.
Bem, no meu caso, não tive apoio dos pais, comprei o jeep com meu dinheiro, lembro que ia ver jeeps a venda em cada buraco... sempre sozinho (de ônibus, trem, bicicleta...). Depois de compra-lo, meu pai me ajudava quando eu ia pra baixo do jeep fazer mecânica, afinal ele sempre gostou disso também.
Concordo com os demais acima de que você não deve comprar um "ferro velho". Atente também que carro parado estraga. Assim, comprar um jeep para ficar reformando por 3 anos sem usá-lo vai se reverter em custos além dos necessários, vai ter sempre um burrinho de freio ressecando, um tucho prendendo, uma válvula do cabeçote oxidando e não vedando direto... jeep (assim como qualquer outro carro) precisa ser usado para não estragar.
Muitas vezes, inclusive, comprar jeeps já com alguma preparação é mais em conta do que contruí-los (é claro que contruí-los dá um prazer danado, mas tudo tem seu preço).
Ah, e só pra fechar, uma dica que me deram quando comecei a procurar jeeps e conversar com o pessoal dos jipe clubes: não compre um jeep, compre um samurai, um vitara, um troller! Mas não compre jeep! (vão me chamar de louco, mas é que jeep não se indica a ninguem comprar, pois poucos são aqueles que tem o dom de ser proprietários dos verdadeiros jeeps!!! E você só sabe que tem este "dom" quando apesar de tudo que te dizem sobre o jeep, de todas as dificuldades e limitações, e de tudo de melhor que há nos outros 4x4 você ainda tem a convicção de que quer o verdadeiro JEEP).
Abraços,
Bom, primeiro, obrigado pelas boas vindas:concordo:
reslima
po cara curti mto a sua, tá de parabéns, pode deixar qlqer coisa te mando mp :D
Robertux
se não me engano, há algusn dias eu vi seu topico, do seu willys, ta ficando legal tb, pois é, ainda bem que meu pai me ajuda, pq nao entendo nada de mecanica, mais com o tempo vou lendo umas coisas, e na pratica aprendo.
JAIME MOREIRA
hahahaha foi isso que pensei, do jeito q eu sou perfeccionista, até os 18 capaz de terminar o jeep:lol:
paesem520 , Curupira , Chevi
valeu pelas boas vindas e pelas dicas, não vou citar um por um, senao fica muito repetitivo o post ok xDD
mais, então, será que dá pra comprar um desses "basicão" por uns 8 ou 10mil?
que tipo de motor é melhor? para usar na cidade como já disse, pq senão, um carro q bebe mais q o dono, fica meio inviavel, ainda mais pra um cara d 18 anos q só estuda, mais nem que seja só pra andar nos fins de semana, aah eu vou ter meu willys, nem que demore muuito:roll:
T_Yoshi...
Bem vido ao forum 4x4, rapaz... vc me lembrou eu... mas minha historia se asemelha ao do do Robertux...
Aprendi a dirigir aos 16/17 anos com um jeep de um vizinho, me apaixonei pelo carro e meu pai odiava... Fui desencorajado de todas as formas possiveis e imagináveis a ter o jeep e isso realmente me trouxe inúmeros prolbemas, hoje com 30 anos, em reforma ha pelo menos 3 e sem previsão de término...
O que posso lhe dizer é que paixão cega... cuidado, mas realize sua vontade, senão vc tentará realizar mais tarde e os jeeps estão cada vez mais caros e escaços...
Essencialmente lembre-se apenas de que é um carro antigo e há bastante limitações nele, mas lembre-se tb que é diversão garantida e que vc terá de aprender mecânica.
Hoje eu já enjoei da parte de reforma e posso te dizer que estou de saco cheio completamente e com certeza pobre, mas a idéia foi aquela de montar do zero e vou concluir de um jeito ou outro...
abraços e pense bem, não desista mas seja realista!
T_Yoshi,
Parabens pela iniciativa de participar do forum.
Este forum nos permite aprendermos bastante sobre jipes. Todo dia estou acompanhando as discussoes, e hj posso dizer o seguinte: sei mais hj que ontem, e amanha, saberei mais que hj.
De fato os colegas foristas colocaram e expressaram muito bem a aquisição de um jipe. O fato de comprar nao é a questao chave, mas sim, que carro comprar, qual configuração, entao lhe digo o seguinte: comprar um jipe para ir direto para a oficina...nao é uma boa idéia...isto porque vc esta na maior empolgação e viajando da oficina pra casa e vice versa...é uma torração de saco. Mas nada impede de comprar uma viatura e aos poucos ir arrumando. Se fosse comprar hj...faria o mesmo que quando comprei o meu...algo bem inteiro com pouca coisa a fazer...
[]s
JAIME MOREIRA
22/09/2010, 16:15
Bom, primeiro, obrigado pelas boas vindas:concordo:
reslima
po cara curti mto a sua, tá de parabéns, pode deixar qlqer coisa te mando mp :D
Robertux
se não me engano, há algusn dias eu vi seu topico, do seu willys, ta ficando legal tb, pois é, ainda bem que meu pai me ajuda, pq nao entendo nada de mecanica, mais com o tempo vou lendo umas coisas, e na pratica aprendo.
JAIME MOREIRA
hahahaha foi isso que pensei, do jeito q eu sou perfeccionista, até os 18 capaz de terminar o jeep:lol:
paesem520 , Curupira , Chevi
valeu pelas boas vindas e pelas dicas, não vou citar um por um, senao fica muito repetitivo o post ok xDD
mais, então, será que dá pra comprar um desses "basicão" por uns 8 ou 10mil?
que tipo de motor é melhor? para usar na cidade como já disse, pq senão, um carro q bebe mais q o dono, fica meio inviavel, ainda mais pra um cara d 18 anos q só estuda, mais nem que seja só pra andar nos fins de semana, aah eu vou ter meu willys, nem que demore muuito:roll:
Vc não PRECISA trocar o motor logo de cara, o que ocorre é que como o motor de jeep é antigo, é mais caro arrumar do que trocar, entendeu?
Fazer uma retifica bem feita em um bf ou um ohc, que são originais do jeep sai pelo menos uns R$ 3000,00, um motor completo de opala em bom estado sai por R$ 1000,00 , fora que é um ótimo motor.
Se precisa de economia, o único motor que pode atender a isso seria um AP 1,8 ou 2,0 , mas não sei se é tão grande a economia, jeep gasta de qualquer jeito!!
Jeep não é um carro muito fácil de vender, então vc até pode achar um enforcado precisando de dinheiro e que largue um jeep bom por R$ 10.000,00 mas como o povo diz, tem cada vez menos jeep por ai, ja que desmontamos metade pra pegar peças :mrgreen:
Charles_Curitiba
22/09/2010, 22:21
Comprei o meu 62 em 1997 DETONADAAAASSO, na verdade praticamente só o certificado com as placas em dia e um monte de ferro velho, paguei 1 mil reais que hoje, se eu tivesse posto numa poupança ao juro de 0,5% ao mes (suposição) teria R$ 2.177,24. Hoje tenho um carro que ponho gasosa e vou onde eu quero, logico não faço trilha por opção. Mecanica Willys 100%. Quanto gastei? algo em torno de 30 mil reais. Seu eu faria denovo? sim, mas procuraria um com um pouco mais de peças.
Mauricio Rotta
23/09/2010, 09:00
Compra o meu.
Já ta pronto, não vai te dar dor de cabeça, vc não vai precisar correr atrás de nada.
E te vendo barato, se vc for fazer um Jeep do porte do meu pode separar mais de 30 mil do cofre.
Denis Takashi
23/09/2010, 13:14
Yoshi,
Bom, já vi uma história parecida um dia na vida : :mrgreen:
http://4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=17099
No geral, o que percebo hoje é que acabei aprendendo muito tendo um Jeep, não apenas mecânica, mas sim nas mais diversas áreas, tanto aprendendo a lidar com pessoas, amizade, responsabilidade e etc...
O que poss te aconselha é ir pesquisando muito sobre o que você quer realmente, quando tinha a sua idade ( PQP, quem imaginou que um dia eu diria isso no fórum, tô velho mesmo) achava o máximo o CJ com um monte de detalhes originais de fábrica, o meu por exemplo tinha um monte dessas, aí o tempo passou, as idéias mudaram e se me perguntarem hj o que usaria do Jeep eu hesitaria em usar até o chassis.. heheh
Se prepare, não serão poucas as festas que vc perderá por ter trilha no mesmo fds, ou então porque vc estava quebradasso de trabalhar no jeep e foi durmir 8 da noite de um sábado.... mas garanto que tudo isso vale a pena....
Hum, lembrei, essa semana fazem 8 anos que meu Cj me acompanha... ah se ele pudesse falar...
Se precisar de algo é só falar.
Abraço
t_Yoshi,
Já passei por isso algumas vezes, a última vez peguei um chassi, um doc., uma carroceria e mais tudo que lembrei num f.v. por R$ 2.500.00 ( isso foi em 2003), a encrenca só ficou pronta em 2007, faltou peça pra caramba, e custou bem mais que o previsto, mas valeu muito a pena, porém, não aconselharia a ninguém a fazer dessa forma, acho que o que a galera aqui do fórum está falando, (comprar um andadando e ir reformando) é menos insano, além do que vc. vai aproveitando o jeep desde já:concordo:
Grande abraço.
Morei ai em Maringá a um tempo atras, agora estou em Cianorte, a ~80km dai.
Com mecanico pra jeep você não conseguir fugir muito da MCR, na verdade não conheço outro ai.
Ouvi boas e más referencias deles, mas fiz alguns serviços lá sem problemas posteriores (entre eles troca da embreagem, que no meu caso tenho que mandar fazer, pois é o disco do AP com as estrias Willys ), resumindo EU nunca tive problemas e conheci bastante gente construindo Jeep do zero ali. Me lembro de um que estavam colocando carroceria de fibra e estava montando um AP turbo na Oficina Explosão (preparadora de carros de arrancada, o gol do bruno estava com 570cv a ultima vez que vi), fora um outro com um 4.1 turbo de um dos donos do São Francisco.
A MCR fica na Av Morangueira, pouco após o inicio da Av Kakogawa, vale a pena a passada por lá.
Outra oficina que posso recomendar de olhos fechados (EU pelo menos confio mandar meu Jeep pra lá sem acompanhar o serviço, inclusive mandava minha esposa com Jeep pra lá quando estava sem tempo) é a Loja do Jeep em Londrina (procura no google que tem endereço, telefone, etc), recomendo a visita também, inclusive para procurar o Jeep para compra. As avaliações do Odair são bem sinceras, ele conhece o histórico de muitos Jeeps na cidade.
Outro cara que posso indicar ai na região é o Fernando da Eletrotec (Av Pedro Taques, 3121) , apesar de ser um Auto-Elétrico ele anda de Gaiola e é muito gente boa, vale a pena a conversa também. Diga que foi o Paulo do Jeep bege de Cianorte.
Incentivos o restante do pessoal já fez, apenas repito a recomendação de procurar um Jeep o mais próximo possível daquilo que você pretende ter, leia bastante aqui no fórum.
[]'s
Charles_Curitiba
28/09/2010, 23:49
Na MCR acho que o dono é o Roger, o cara até entende, ele gosta mesmo de modificações. Tem umas coisas boas e umas Gambi....o que ele não dá conta ele "ajeita".
Morei ai em Maringá a um tempo atras, agora estou em Cianorte, a ~80km dai.
Com mecanico pra jeep você não conseguir fugir muito da MCR, na verdade não conheço outro ai.
Ouvi boas e más referencias deles, mas fiz alguns serviços lá sem problemas posteriores (entre eles troca da embreagem, que no meu caso tenho que mandar fazer, pois é o disco do AP com as estrias Willys ), resumindo EU nunca tive problemas e conheci bastante gente construindo Jeep do zero ali. Me lembro de um que estavam colocando carroceria de fibra e estava montando um AP turbo na Oficina Explosão (preparadora de carros de arrancada, o gol do bruno estava com 570cv a ultima vez que vi), fora um outro com um 4.1 turbo de um dos donos do São Francisco.
A MCR fica na Av Morangueira, pouco após o inicio da Av Kakogawa, vale a pena a passada por lá.
Outra oficina que posso recomendar de olhos fechados (EU pelo menos confio mandar meu Jeep pra lá sem acompanhar o serviço, inclusive mandava minha esposa com Jeep pra lá quando estava sem tempo) é a Loja do Jeep em Londrina (procura no google que tem endereço, telefone, etc), recomendo a visita também, inclusive para procurar o Jeep para compra. As avaliações do Odair são bem sinceras, ele conhece o histórico de muitos Jeeps na cidade.
Outro cara que posso indicar ai na região é o Fernando da Eletrotec (Av Pedro Taques, 3121) , apesar de ser um Auto-Elétrico ele anda de Gaiola e é muito gente boa, vale a pena a conversa também. Diga que foi o Paulo do Jeep bege de Cianorte.
Incentivos o restante do pessoal já fez, apenas repito a recomendação de procurar um Jeep o mais próximo possível daquilo que você pretende ter, leia bastante aqui no fórum.
[]'s
A loja do Jeep em Londrina pode ate ser uma boa referencia. Porem os valores sao bem salgados. É para gente muntado na grana. Entao nivelam por cima e tocam a faca.
Tenho um excelente mecanico em Londrina o Gilberto (no bairro jardim ouro verde) o Dogão. Cara simples, faz o serviço e cobra preço justo. ja morri com muita grana em mao de mecanico.
Hj recomendo somente este na regiao.
[]
A loja do Jeep em Londrina pode ate ser uma boa referencia. Porem os valores sao bem salgados. É para gente muntado na grana. Entao nivelam por cima e tocam a faca.
Tenho um excelente mecanico em Londrina o Gilberto (no bairro jardim ouro verde) o Dogão. Cara simples, faz o serviço e cobra preço justo. ja morri com muita grana em mao de mecanico.
Hj recomendo somente este na regiao.
[]
Ja quanto a compra de jipes e cinceridade do Odair...isso é verdade.
[]s
jonhjp26
29/09/2010, 08:36
Realmente montar o jep todo é questão de paciência e $$. Tenho o meu desde 1993, ja parei um tempo, o mato cobriu, desmontei e remontei. A sugestão de andar e ir fazendo aos poucos é interessante, mas faço uma resalva e uma dica. Se pensa em aperfeiçoar ele, vai aos poucos comprando as peças que pretende adaptar, sem instalá-las, monta o conjunto motor e caixa completo (substituir) caso pretenda um conjunto mais moderno, molas, freios, etc.... deixa tudo prontinho na garangem. Carroceria de fibra é uma otima opção pois além do carro perder peso (mais eficiencia) se livra de uma vez do funileiro e reparos da para fazer em casa sem maiores problemas.
Quando tiver praticamente tudo você para o carro, desmonta, revisa o que não for tro cado e substitui tudo.
Por que disso. Passei muito tempo apenas melhorando aos poucos, arrumando, ajustando, etc.. Você cai noproblema de ter peças mais novas e outras mais velhas então estará sempre tendo que consertar, e isso é um "SACO". O fato de fazer tudo de uma vez, depois que juntar quase tudo é que, quando motar terá um bommm tempo sem problemas, tendo apenas que fazer reapertos de vez em quando, lavar, e curtir.
A minha ultima reforma que fiz foi em 2004, já está passando do tempo de desmontar ele novamente, mas para não ficar sem jep, estou comprando e aperfeiçoando algumas coisas mais para que, no momento de parar, apenas vou fazer o ajuste final e revisar tudo (trocar todos os rolamentos, óleos, retentores, buchas, etc..) e depois que montar, fica quase um carro 0km. Na verdade é o mesmo conceito de comprarum carro 0km, evitar oficina por um tempo, nem sempre se consegue, nem em carro 0km, mas reduz consideravelmente.
Outra dica, antes de escutar um ou outro, decomo fazer seu carro, defina qual será a utilização dele, sabendo que, nunca ele será ótimo para tudo. Dependendo do seu perfil de uso, tem configurações mais ou menos adequada sobre tudo (motor, cx de macha, relação de diferencial, sistema de direção, pneus, etc.)
Quando você definir para que irá querer o carro, prioritariamente, avisa que ai podemos dar dicas melhores.
João Luis Nóbrega
CJ5 77
Motor VW 1.9 Tdi sistema de injeção Pump Duse PD + (TGV e Intercooler)
Caixa Clark C20 CL 2215A 5 velocidades com kit deeptec
Dir hidráulica ômega = opala
Embreagem Hidráulica L200 (completa)
Carroceria de fibra 100% Equinócio (Afrânio CE)
Bancos fiat Tipo com adequações
Painel Golf com acessorios cronomac e Guster (digital)
Etc...
Rodrigo4
05/10/2010, 12:41
Boa tarde.
Como ja foi dito, história que se repete em várias regiões do país...
Desde muito moleque queria um jeepão... Mês passado, com 29, aquisição.
Como foi dito também, muuuiita empolgação, porém, ta parado na mecanica:???:...Numa pequena reforma. Nem tive o prazer de guiar.
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.