Ver Versão Completa : Calços molas troller 3.0
RENATO-SELVA
21/09/2010, 18:26
Amigos,
Quem usa calços de mola de 2"? Precisa trocar os amortecedores? Eles vão dar fim de curso?
Renato,
Eu usava 3 cm no dianteiro e 3,5 no eixo traseiro no meu ex troller 2007 e tudo sempre funcionou perfeitamente,
Agora no meu 2010 estou querendo colocar 2 polegadas mas não quero trocar os amortecedores. Portanto, vou ficar de olho neste tópico para ver se consigo resolver o meu "problema"...
Abraço,
Rômulo Franceschini
22/09/2010, 09:45
Renato,
Eu usava 3 cm no dianteiro e 3,5 no eixo traseiro no meu ex troller 2007 e tudo sempre funcionou perfeitamente,
Agora no meu 2010 estou querendo colocar 2 polegadas mas não quero trocar os amortecedores. Portanto, vou ficar de olho neste tópico para ver se consigo resolver o meu "problema"...
Abraço,
Pessoal.
Utilizo calço de 2" na dianteira e trazeira com BF 35 no meu 2010.
Troquei o trazeiro por amortecedor de S10. O carro fica mais confortável no uso urbano, além de ter mais curso que o original e custar muito menos.
Fica melhor ainda se trocar o calço do amortecedor por um maior, pois como sua ação é menos rígida que o original(maciu), em situações de solavancos fortes em trilhas, as vezes bate no fundo.
Na dianteira é original, todavia você pode usar o original em ambos.
Espero ter ajudado
Rômulo
Rômulo,
Usando os originais na dianteira, vc não teve problemas de final de curso?
Abraço,
Eu tenho espaçadores de 3cm nas 4 molas e a traseira dá fim de curso direto. Basta passar em um quebra-molas que já sinto o eixo puxando o carro p/ baixo. Sugiro a troca dos amortecedores.
Pensei até em tirar os espaçadores, mas acho que o 35" vai raspar dentro da cx de roda na traseira.
CarlãoBH
22/09/2010, 21:53
Eu tenho espaçadores de 3cm nas 4 molas e a traseira dá fim de curso direto. Basta passar em um quebra-molas que já sinto o eixo puxando o carro p/ baixo. Sugiro a troca dos amortecedores.
Pensei até em tirar os espaçadores, mas acho que o 35" vai raspar dentro da cx de roda na traseira.
Nussa, eu devo ser muito roia!!!!!:putz: Pq nem percebo fim de curso no meu carro, na verdade mess ("mess" é mesmo em mineirês) eu nem sei o que seria pra eu perceber :roll:. O fato é que meu carro tem calços de 4 cm e pra mim ele somente está mais alto.... Vale dizer que o carro que uso no dia a dia é muuuuiiitoooo confortável, entao quando entro no Troller acho duro de qquer jeito
RENATO-SELVA
22/09/2010, 21:57
Fim de curso é fácil perceber. Dá um soco forte... é o amortecedor esticando tudo ou batendo fechado (que não vai ser o caso)... vai esticar numa lombada por exemplo e dar aquele soco seco (se é que me entendem... hehehehe).
Zegenesio
23/09/2010, 09:40
Na Tor off-road Com Serv ltda, tem calços para vender, gostaria de saber se alguem comprou, se aprovou e quanto levanta.
Meu troller 2008 é mais baixo na trazeira e quero levantar um pouco, tenho medo de comprar e ficar muito alto.:parede:
andres-tavares
23/09/2010, 22:42
Respondendo o topico
Tenho troller 2008, uso calcos de 2" na frente e atras.
Na traseira da fim de curso em quebra molas e lombadas ao se passar rapido ... o eixo traseiro desce e ai voce ouve o tranquinho ... na frente nunca tive esse problema, nem mesmo na trilha.
Voce pode trocar os amortecedores, ou soldar um olhal a mais nele que seria uma boa solucao temporal.
Eu estou pensando em comprar uns calcos maiores, isso se alguem se interessar em comprar os meus.
Espero ter ajudado.
abs!
pedro bonadio
24/09/2010, 16:45
Ja tem kit pronto de 2" pra troller,da Iron Man,amortecedores e molas,agora,tem a garra 4x4 que vende umas molas também.
Não recebo nada por isso :D
Rômulo Franceschini
27/09/2010, 08:36
Rômulo,
Usando os originais na dianteira, vc não teve problemas de final de curso?
Abraço,
AKPG.
Até o momento não tive problemas.
Amortecedores menos rígidos na dianteira acredito que possam bater no final de curso, mas os originais na dianteira são firmes e suportam o peso do motor, guinho, impactos .....
Na trazeira sinto em alguns buracos bater o fim de curso, por isto de colocar um calço na hate do amortecedor para absorver impactos.
valeu
Rômulo
RENATO-SELVA
20/02/2011, 17:14
Tirando a duvida.
Tinha comprado a algum tempo os calcos de 2". Coloquei agora e da sim fim de curso nos amortecedores (troller 2008). Principalmente no eixo traseiro. A solucao foi soldar um olhal a mais no proprio amortecedor e funcionou 100%.
abracos!
lobo_offroad
20/02/2011, 23:26
Renato,
tem como botar uma foto desse olhal a mais?
Eu coloquei as molas da Garra 4x4 e já estou sentindo o fim de curso no amortecedor da traseira.
Po, mesmo assim vou colocar calços de 40 mm nas molas... Pra ver como fica.
Se ficar muito sinistro... eu troco o amortecedor. Mas gostei da idéia do olhal.
RENATO-SELVA
21/02/2011, 19:41
Lobo
Basicamente o que fiz foi o seguinte... fui na autorizada e peguei um par de amortecedores velhos (sem funcao, que iriam jogar fora). Vi que as buchas estavam boas. Peguei esses amortecedores e cortei fora os olhais. Peguei esses olhais e soldei nos meus amortecedores que estao no jipe. O unico cuidado e com a solda. As buchas sao de borrachas, tem que cuidar pra nao queimar elas. De resto, so alegria.
Nao tenho fotos, assim que puder eu tiro e posto!
Abraco!
RENATO-SELVA
26/02/2011, 09:50
Segue foto...
lobo_offroad
26/02/2011, 10:18
realmente a solda tem que ser bem feita....
dá pra tirar a bucha pra soldar?
RENATO-SELVA
26/02/2011, 13:35
Não tem como tirar a bucha infelizmente... dá pra tirar, mas ela não fica inteira! hehehehhe
A solda tem que ser bem feita, mas não precisa necessariamente ser super reforçada... o esforço é o mesmo... se observar a solda do amotecedor original vai ficar com medo que a solda do original quebre, não a que foi feita.... heheheheh é só um pingo de solda... não passa muita confiança! hehehehe
O único detalhe a cuidar é o alinhamento dos dos olhais no sentido do eixo do amortecedor. Se soldar desalinhado, ai sim corre o risco de forçar e arrebentar uma solda ou outra.
Fernando Dornelles
30/03/2011, 20:02
Eu tenho um Troller 2007 e estava em vias de colocar calços de 2" e pneus BF All Terrain 33".
É melhor eu colocar calços menores pra evitar fim de curso dos amortecedores?? 3,5cm é uma boa??
Fernando Dornelles
Troller 2007 original (por pouco tempo!)
RENATO-SELVA
30/03/2011, 20:24
Eu coloquei os pneus 33" recapados com roda mangels e raspava só quando ele estava carregadíssimo ou passava num buraco, que a roda aproximava dos paralamas traseiros. Andar na cidade não raspava em nada.
Vi o troller de um amigo com pneus 33" e rodas originais. Os pneus raspavam no suporte das molas traseiros.
Eu sugeriria a você de colocar os pneus e andar com ele pra ver como fica. Depois se achar necessário, manda fazer uns calços pequenos (sei lá, 1" talvez já ajude né..." e pronto.
Agora o limite pra não dar fim de curso eu não sei... na frente do meu com os calços de 2" não dá fim de curso no amortecedor!
Fernando Dornelles
31/03/2011, 08:59
Eu coloquei os pneus 33" recapados com roda mangels e raspava só quando ele estava carregadíssimo ou passava num buraco, que a roda aproximava dos paralamas traseiros. Andar na cidade não raspava em nada.
Vi o troller de um amigo com pneus 33" e rodas originais. Os pneus raspavam no suporte das molas traseiros.
Eu sugeriria a você de colocar os pneus e andar com ele pra ver como fica. Depois se achar necessário, manda fazer uns calços pequenos (sei lá, 1" talvez já ajude né..." e pronto.
Agora o limite pra não dar fim de curso eu não sei... na frente do meu com os calços de 2" não dá fim de curso no amortecedor!
Estou pensando em colocar os calços de 3 cm na dianteira e 3,5 cm na traseira e manter as rodas originais por agora.
Se o amortecedor traseiro der fim de curso, o que acontece? Pode acabar estragando o amortecedor?
Se acontecer com frequencia li no tópico "receita Troller com 35" " e to pensando em ou colocar amortecedor de S10 ou soldar os olhais no fim dos amortecedores originais.
Colocando os calços e os pneus 33", o que mais tem que fazer? Mexer no caster do alinhamento? Ou é plug and play?
------------------
Fernando Dornelles
Troller 2007 original (por pouco tempo!)
RENATO-SELVA
04/04/2011, 17:57
Se der fim de curso, o amortecedor vai esticar ao máximo... ele que vai segurar o deslocamento do eixo pra cima e pra baixo. As soldas dos olhais não vão aguentar e vão arrebentar... seu amortecedor vai cair... o perigo é se envolve alguma mangueira ou flexível de freio... ai já era. Além dele poder bater e travar em alguma coisa, na carroceria, sei lá... é perigoso!
é plug and play... só terá que alinhar o volante... e talvez. Talvez ele fique um pouco virado...
Estou pensando em colocar calços de 2" ou 3" e trocar os 4 amortecedores.
Esse lance de colocar amortecedor de S10... fica bom e mais macio msm ?
Alguem sabe a marca, modelo e valor deste amortecedor ?
obrigado
Alguma novidade sobre usar amortecedores de S-10 ?
RENATO-SELVA
07/04/2011, 17:46
Eu desconheço...
FelipeRocha
10/05/2011, 14:25
Alguém aqui já confeccionou os calços?
Estou querendo fazer isto pq sai muuuuito mais barato.
Abraço!
Para os que querem colocar pneus grandes, maiores que 35, porque ao invés de colocar calço de molas, que acaba com o amortecedor e não ajuda em nada o curso, o pessoal não coloca um bodylift BL de 1"?
Esse fds vou tirar os calços traseiros de 3cm que tenho, pois não estão ajudando em nada. E olha que uso pneus 37"... coloquei ontem umas fotos no "frota" do troller com a susp em fim de curso e o pneu não pega em nada. Uso BL de 1".
Com BL de 1" o centro de gravidade continua baixo, não alterando dirigibilidade. Em trilhas isso ajuda, e muito, em inclinações laterais.
RENATO-SELVA
14/05/2011, 11:04
Levantar a carroceria altera sim o centro de gravidade, porém menos que calçar as molas. Calçando as molas ou levantando a carroceria, o curso de suspensão não altera em nada.
Quem quiser levantar o jipe tem que escolher de acordo com o visual e com o custo.
Quem quiser levantar o jipe tem que saber dos pontos positivos e negativos de cada opção, seja calço, molas novas ou BL, tudo que envolve, o que deve ser trocado, o que pode estragar caso não sejam tomadas outras providencias etc. Tem muita coisa por trás.
Acho que para o uso de calços de molas, devem ser tomadas as seguintes precauções:
- amortecedores maiores
- batentes de susp maiores para que a mola não se transforme em batente, nem o amortecedor.
De resto é aproveitar...
Pessoal, uma ajuda por favor: comprei uns calços de 30mm apenas para a traseira...porém o mecânico instalou os mesmos no prato inferior da mola. Sempre ouvi falar que tem de ser instalados na parte de cima. Será que posso ter algum problema? Deveria trocar de lugar os calços ou posso deixar assim?
paulosergio
13/11/2013, 07:31
Alguém pra ajudar?
Eu creio que nao tenha problema. Inclusive quando fui colocar os meus pensei seriamente em coloca-los por baixo para que ele nao ficasse aparente, mas esqueci de falar para o mecanico e foi colocado em cima.
paulosergio
13/11/2013, 07:37
Alguém aqui já confeccionou os calços?
Estou querendo fazer isto pq sai muuuuito mais barato.
Abraço!
Eu confeccionei os meus de 2", comprei o tubo de nylon de 32 cm (4un x 8 cm) e me custaram 180,00. O mecanico me cobrou para tornear e instalar o valor de 220,00.
Nao sei se ficou muuuuito mais barato, mas com certeza ficou mais rapido, pois ficou pronto no mesmo dia, e aqui onde eu moro, comprar calco só por encomenda.