PDA

Ver Versão Completa : Corrente de segurança no Cardan...



Fabiano-SL
30/03/2005, 02:19
Olá Pessoal!

Alguém usa a corrente (ou cabo de aço) que serve de segurança p/ evitar acidentes quando escapa o cardan?

Onde está fixada? mais proximo a caixa ou ao diferencial? onde é mais propício a escapar? estou pesquisando para colocar um cabo de aço para segurança no jeep...

Aproveito, por curiosidade, saber se já escapou o cardan do jeeps de vcs e qual foi a consequencia...relatos?

[]'s

Marcelo
30/03/2005, 07:58
Grande Fabiano,

IMHO esse item é o primeiro ao ser visto quando se compra um jipe. Já li relatos de capotamento por escapar o cardan traseiro, sem contar as grande avarias em toda suspensão/eixo traseiro que um acidente desse acarreta. :evil: :evil: :evil:

O cardan dianteiro - se montado corretamente - se escapar não vai acontecer nada, vai ficar apenas caído, respando no chão. Agora o traseiro quando escapa, a ponta dele geralmente "trava" no chão e dai acontece o acidente. :? :? :evil:

Eu usava uma corrente presa nos próprios suportes originais onde passa o cabo do freio-de-mão, como o meu jeep não tem cabo passando ali foi fácil. :P
Depois que adaptei os feixes de mola da Toyota aqueles suportes foram arrancados e o suporte da mola foi reposicionado, sobrando um furo no local ideal para passagem do cabo que segura o cardan. :wink: :wink:

Conclusão; comprei uma corda - nada absurdo, até porque o cardan é leve - passei pelos furos e prendi com aqueles grampos-de-cabo. :wink:
Tenho uma foto, mas não está aqui. Hoje à noite eu posto. :)

[s] seguros,

Elmer_Jeep
30/03/2005, 10:25
Olha só, estive olhando algumas fotos em sites gringos e os caras apenas usam o cardâ trazeiro invertido, a luva vai no diferencial e o tubo com a espiga vem da Tcase.
Nessa posição se escapar vai ficar arrastando sem perigo de causar danos à viatura.


[]'s

Fabiano-SL
30/03/2005, 11:22
Olá pessoal!

Já me disseram que o "entrevero" é feio quando escapa o cardan, mas nunca ouvi relatos disso acontecer...mas como é sempre bom previnir, do que remediar (gastar)...

O que vcs acham deste aí na fotos?
Achei super dimencionado o cabo...a colocação está certa?

[]'s

billj
30/03/2005, 11:34
Mais uma coisa de agarrar nos obstáculos.

Se fizer manutenção como deveria, não é necessário esse troço.........

Abraços,

FrommarS
30/03/2005, 11:59
O meu tinha uma corrente de espessura média.... na trilha numa situação de extrema força na trilha (pinheirinho).... quebro a cruzeta... não consegui transpor o bstáculo, por isso não tive grandes problemas, mas a força do cardan arrancou a corrente, levou junto todas as mangueiras que estavam por perto e fez uma marca considerável no assoalho. :shock:

Imagino que se estivesse em uma via comum e com mais velocidade a parada tinha sido feia!

Colocarei de novo até porque... nunca enrroscou em nada

leopoldo
30/03/2005, 18:06
O que vcs acham deste aí na fotos?
Achei super dimencionado o cabo...a colocação está certa?

A julgar pelo estado dos cardans desse jeep, se o cardan cair, será um favor.

Sobre a posição do cabo, sim, está coerente

tio
30/03/2005, 19:03
Mais uma coisa de agarrar nos obstáculos.

Se fizer manutenção como deveria, não é necessário esse troço.........

Abraços,

Embora o Billj tenha muita razão , segurança nunca é demais........não precisa ser uma corrente ou cabo grosso , pois no caso de quebra , seria apenas para sustentar o peso do cardan girando por pouquíssimo tempo.
E no caso de um enrosco mais duro , arrebentaria e depois coloca outro...

Tatão
30/03/2005, 19:38
A julgar pelo estado dos cardans desse jeep, se o cardan cair, será um favor.



HAHAHA


só para lembrar: manutenção preventiva e muié boa, nunca é demais :D :D

Marcelo
30/03/2005, 21:15
Fabiano,

Aqui vai a foto como prometido. :) Eu calculei a altura meio que no olhometro, talvez esteja que está um pouco baixo, mas se precisar levantar é só soltar as porcas do grampo e ajustar a corda. :wink:

Repare que a corda nem é tão grossa assim, mas é suficientemente forte pra aguentar o cardan. :wink:

A idéia do Elmer - de inverter a posição da luva e do cardan - é uma boa, só não sei se isso pode trazer algum prejuízo ou não. :roll: :roll:

[s] fotografados,

billj
30/03/2005, 21:29
[quote=billj]

Embora o Billj tenha muita razão , segurança nunca é demais........não precisa ser uma corrente ou cabo grosso , pois no caso de quebra , seria apenas para sustentar o peso do cardan girando por pouquíssimo tempo.
E no caso de um enrosco mais duro , arrebentaria e depois coloca outro...



Você anda de capacete na trilha?? Se não, porque não?? Segurança nunca é demais, certo??

Olha, não sou contra segurança. Muito pelo contrário, faço manutenção constante no meu jipe para que ele não me deixe na mão o quebrar de repente, assim pondo em risco a segurança dos ocupantes. O ponto é que esta corrente é totalmente desnecessária se o sujeito mantiver os cardans em órdem e assegurar que os comproimentos deles estajam corretos...........

Cruzeta não abre bico na estrada de uma hora para outra, ela dá muito aviso que está ruim...... O cara que deixa chegar até cair é de duas, uma.

Ou um relaxado de primeira ou um nó cego de segunda............ :roll: :D

Abraços,

leopoldo
30/03/2005, 22:20
Tudo bem Bill,

Concordo com você sobre o quesito de que cada jipeiro tem de ter menos relaxo e menos nó ceguice e cuidar bem de seu próprio patrimônio, afinal cardan, a memos de sobrecarga, não falha de uma hora para outra, mas o item levantado tem suas razões.

Embora você possa querer chutar esse texto aqui debaixo ele é pertinente à Portaria do INMETRO sobre a tal inspeção veicular.

E quem sabe seja apenas uma garantia de segurança poder contar com um dispositivo que evite ao cardan calçar no chão e arrancar 1/2 do jeep.

Safety Assessment . Pode ser que seja apenas isso. Veja o que diz lá:


14.4 Deve-se verificar a existência da cinta de segurança contra queda eventual da
ponta dianteira da árvore de transmissão, nos casos em que não haja o apoio
natural de travessas de chassi, etc.

PS: Send my regards to Ilídio.

billj
30/03/2005, 22:42
Como qualquer lei que obriga pessoas a fazer algo para "seu próprio bem", acaba colocando restirções desnecessárias em pessoas que sabem melhor para protejer os idiotas deles mesmos. Se chama isso de "nivelar para baixo"......... :roll:


Se as pessoas usassem um pouco de critério e bom senso, não precisaria dessas leis.............



Abraços,

leopoldo
30/03/2005, 23:08
Eu não sei se os critérios de Safety Assessment são aplicados na indústria automotiva mas eu acredito que há uma razão de ser essa coisa de colocar cinta por baixo do cardan.

Se fosse, teria que analisar as taxas de falha mundial das transmissões cardan a baixo, determinar a probabilidade de haver a falha e poder determinar se a mesma é minor, major, hazardous ou catastrophic para poder dizer que a cinta é obrigatória.

Pode ser que venham de um tempo onde os componentes da transmissão tinham uma vida em serviço muito baixa ou onde a taxa de falhas eram enormes e a possibilidade de um cardan dianteiro ou traseiro acabar caindo ou por desacoplamento da luva (também por deficiência do projeto do curso da suspensão) ou simplesmente por causa da falha da cruzeta era um risco que não se poderia correr devido às implicações de segurança e até sobrevivência dos ocupantes do veículo.

Bom, as implicações de segurança ainda são válidas. Cardans voadores não são muito bem vistos por quem quer que seja.

Casos como os relatados de cardan de tras ou da frente que desacoplam ou quebram iniciando um efeito cascata de destruição ainda hoje são pertinetes e vendo as fotos dos cardans acima, é perfeitamente compreensível o porque.

Nessa discussão a minha conclusão é:

Se implica em aumentar a segurança, mesmo com cardan novinho, eu colocaria, não importa se a lei é por causa de nós mesmos. Lembre-se de Murphy.

tio
30/03/2005, 23:13
[quote="tio"][quote=billj]


Você anda de capacete na trilha?? Se não, porque não?? Segurança nunca é demais, certo??

Cruzeta não abre bico na estrada de uma hora para outra, ela dá muito aviso que está ruim...... O cara que deixa chegar até cair é de duas, uma.

Ou um relaxado de primeira ou um nó cego de segunda............ :roll: :D

Abraços,

Vc é chato hein? :lol: :lol: :lol:

Não estou discordando de vc seu pentelho......mas pq não colocar?.....o que abunda não atrapalha.

Giovani
30/03/2005, 23:25
Se implica em aumentar a segurança, mesmo com cardan novinho, eu colocaria, não importa se a lei é por causa de nós mesmos. Lembre-se de Murphy.

:D Fala Leopoldo!!!

:D Não discordo sobre a segurança. Mas eu penso +ou- como o Bill. Acontece que a lei é genérica. Se aplica tanto para Jeep, como para Pick ups e caminhões, com seus metros de cardã...
:o Não uso no meu jeep e já quebrei o cardã traseiro, não por falta de manutenção, mas sobrecarga mesmo, puxando uma Toyotassauro enterrada até o talo! Como tenho SPOA, mal pegou no chão, bateu mesmo no feixe de mola. Como disse o Bill, pra isso acontecer na estrada, rodando na boa, tem que estar detonada à tempo. Já quebrei o dianteiro também, por bater numa pedra, no alto de um morro. O perigo maior é furar o cárter, pois se o jeep ainda está rodando, ele vai batendo... :wink:

[]'s

Elmer_Jeep
31/03/2005, 00:13
Aproveitando que temos alguns experts respeitáveis expondo suas idéias nesse tópico eu aproveito pra perguntar.

Existe algum motivo prático dos gringos usarem a luva do cardâ trazeiro posicionada no pião do diferencial ?. Já vi várias fotos com o cardâ nessa configuração.
Invertem por causa da CV(aí tem q inverter mesmo!) :?:
Seria um tipo de prevenção pra quando acontecer de escapar :?:
Apenas uma questão de cultura local :?:

Leopoldo e Bill, alguma luz, heheh.
Obrigado.


[]'s All.

Walnei Boteon
31/03/2005, 01:18
Pessoal,

Vou meter o meu bedelho nesse assunto...

O meu jipe tem corrente. Comprei ele assim e não tirei porque acho que por mais revisado que esteja o jipe, a caca pode ocorrer... carro novo quebra, carros de competição (que são revisadíssimos) quebram, até mesmo o avião presidencial (novinho) já quebrou...

Só vou tirar a corrente para colocar um sistema que ví em uma F-75: foi colocada uma tira de borracha lonada, só que ela estava fixada por parafusos no assoalho da carroceria, formando um "U". A proteção é preservada e é bem difícil alguma coisa enrsocar alí antes de enroscar em outra parte do jipe.

Fica aí a minha sugestão...

[]'s com proteção no cardã...

leopoldo
31/03/2005, 08:08
Existe algum motivo prático dos gringos usarem a luva do cardâ trazeiro posicionada no pião do diferencial ?


Sim........caso escape da luva, o cardan arrasta em vez de fincar no chão !

Bom, não seria tão beeeem assim porque o cambio estaria virando e então ele iria chicotear no chão, no chassis, na carroceria, mas sem o perigo de fincar a ponta no chão.


No caso da CV, coloca-se ela no lugar em que se necessita maior ângulo de trabalho, assim depende da forma como o bagre solda as peças. Na verdade, seria sempre mais aconselhável colocar a junta CV ao lado oposto à junta deslizante por causa das pequenas folgas no entalhado.
Mas tem bagre que não pensa assim. Fazer o que ?

Elmer_Jeep
31/03/2005, 09:32
Obrigado Leopoldo, vc sempre é preciso nas respostas :D

Walnei Boteon, ae gostei da frase da tua assinatura :lol:

[]'s

Marcelo
31/03/2005, 10:25
Pessoal,

Vou deixar minha opinião:
Gastei L$ 5,00 mais 5 minutos de trabalho pra colocar aquela corda no cardan. Agora imagina se eu não coloco e Murphy resolve me visitar, vou ter uma prejuízo de centenas de latas por ter economizado ninharia?? :roll: :roll: :roll: :cry: Fora os riscos pessoais. :cry:

Essa é minha opinião. :wink: :wink:

[s] precavidos,

Walnei Boteon
31/03/2005, 10:37
Walnei Boteon, ae gostei da frase da tua assinatura


Grande Elmer, é a mais pura realidade... :lol:

Só não misturo bebida com volante, afinal, não dá mesmo, um é sólido e o outro é líquido... :lol:

Brincadeiras à parte, tudo com muita responsabilidade! :wink:

[]'s bebendo com moderação e na hora certa...

matrakaum
03/07/2008, 15:09
Peço que, se possível, me enviem umas fotos destes trâmites de segurança. Sou muito preocupado com isto e gostaria de tomar providências para segurara o cardan caso ele queira dar uma debandada....

Obrigado.

Alexboni
04/07/2008, 01:50
Já que o tópico foi ressussitado e eu só vi isso depois de ler tudo :mrgreen: gostaria muito se os amigos pudessem recolocar as fotos ou algumas que indiquem como é feita a colocação da cinta de segurança.

O novato de jeep agradece!!!! :D:D:D:D

matrakaum
04/07/2008, 14:34
Estou ressuscitando um monte..estou passando por todas as páginas e lendo todos que me interessam. Assim ninguém pode dizer que não pesquisei...rs

antonio donizeti
04/07/2008, 21:06
assim como o colega alexandre eu tambem gostaria de saber a posiçao correta de fixar a corrente ou corda , se puder postar fotos ,agradeço.

abrço.
donizetti

leopoldo
05/07/2008, 13:35
Em qualquer posto onde haja caminhão vc's verão um desfile de amarrações de cardan. De lado a lado no chassis, aquela corrente feiosa dependurada .... uma mal necessário.

É só usar a imaginação e fazer o mesmo no jeep, só tendo o cuidado de evitar que ao levantar a suspensão a corrente não prenda o cardan.

Marcelo
07/07/2008, 15:34
Pessoal,

Numa das fotos que postei esta' uma corda, hoje em dia nao esta' mais assim. Comprei daqueles cabos de aco fino, mas ja' encapado com plastico transparente e utilizei daqueles grampos de cabo para prender.

[s] atualizados,

Camilo JR
08/07/2008, 07:59
Mudando de saco pra mala... :mrgreen:

nos post #3 o Elmer postou uma foto onde aparece uma barra anti-rolagem ( giro do eixo )... ela está montada com um "jumelo" ...

está correta a montagem?? desse jeito fará a função dela sem comprometer a suspenção ???

não seria mais interessante usar algo parecido com um cardan, com luvas.. ?? assim não precisaria do jumelo e ele abriria junto com a suspenção sem tirar a capacidade de abrir e fechar o eixo/suspenção ....

[]´aguardando as pedradas

Alexboni
08/07/2008, 14:54
Valeu pelas repostas, e só agora o tópico mostrou as fotos anexadas, até então não tinha nada, por isso pedi pra colocá-las novamente :mrgreen:

matrakaum
08/07/2008, 16:05
Aqui não abriu as fotos não..peço que, se possível, anexe de novo.
Aproveitando AlexBoni põe uma fotos do Vermelho para eu dar uma olhada...ali no Avatar não dá para ver ..aí fica só a curiosidade...

Um abç;

dougMG
08/07/2008, 23:02
Vi uma rural com uma borracha em forma de "U" tbém.. essa n seria uma opção melhor?
Aguardo resposta.
Abraços

coterobr
09/07/2008, 10:18
Aqui não abriu as fotos não..peço que, se possível, anexe de novo.

Um abç;

Aqui abriram perfeitamente, tenta de novo... estão lá na pagina 1.

Abs,

matrakaum
09/07/2008, 14:40
E pode ficar folgado deste jeito?

rctorrezam
09/07/2008, 17:43
galera!!!!

Acreditem!!!! O Cardã cai!!!

Já vi fotos de um cardã de viatura 5 Ton do exército que soltou o carã e segundo os ocupante a viatura fez um "salto com vara", por sorte ninguém ferido grave. Conheço um camarada que teve o cardã dianteiro fincado ao chão durante uma subida.

Coisas estranhas ocorrem no mundo 4x4!!!!!

Alexboni
09/07/2008, 20:46
Aqui não abriu as fotos não..peço que, se possível, anexe de novo.
Aproveitando AlexBoni põe uma fotos do Vermelho para eu dar uma olhada...ali no Avatar não dá para ver ..aí fica só a curiosidade...

Um abç;

Pois é Matrakaum, preciso perder a preguiça e criar o tópico do Jeep... :rolleyes:

dougMG
09/07/2008, 22:28
E pode ficar folgado deste jeito?


Eu acho que o único problema eh, mais uma coisa para grudar no meio da trilha... kkk

melhor que capotar...

Mas será que alguém já viu esse modelo da Rural que eu falei acima??
Abraços

Zepi
10/07/2008, 01:11
Detalhe importante é que o no sentido axial o cardã é muito resistente.( formato cilíndrico)
Alguém já fez aquele teste do canudo atravessando a batata?Ou o de tentar quebrar um ovo pressionando no sentido longitudinal? O formato cilindrico é muito resistente, nesse sentido. Se ele não amassar lateralmente...capota mesmo!

Abs

dougMG
10/07/2008, 14:03
Detalhe importante é que o no sentido axial o cardã é muito resistente.( formato cilíndrico)
Alguém já fez aquele teste do canudo atravessando a batata?Ou o de tentar quebrar um ovo pressionando no sentido longitudinal? O formato cilindrico é muito resistente, nesse sentido. Se ele não amassar lateralmente...capota mesmo!

Abs


faz sentido..

edwint
12/06/2009, 12:42
ja aconteceu comigo, ao rebocar o jeep, o carda, dianteiro se soltou, apenas senti uma trepidada, dae o carda caiu no chao, nao aconteceu nada alem disso, nao sei se por sorte.

eu nao uso nenhuma ccorrente ou cabo, p/ jeep acredito nao haver necessidade.

leopoldo
12/06/2009, 22:38
continua abusando da sorte !

o cara da rural 67
29/06/2009, 11:08
Olá Pessoal!

Alguém usa a corrente (ou cabo de aço) que serve de segurança p/ evitar acidentes quando escapa o cardan?

Onde está fixada? mais proximo a caixa ou ao diferencial? onde é mais propício a escapar? estou pesquisando para colocar um cabo de aço para segurança no jeep...

Aproveito, por curiosidade, saber se já escapou o cardan do jeeps de vcs e qual foi a consequencia...relatos?

[]'s
Fabiano
Tb sou de sao leopoldo, aqui vai uma dica. Utilize uma corrente ou cabo de aço fino mais ou menos sobre o meio do cardam, peso diretamente no chassis, é algo bem simples mas que pode trazer muitos beneficios. Mesmo que os acidentes causados por cardam escapando serem pouco, vc não va paga para ver. Sendo colocado sobre o meio do cardam, não deixa que ele arraste se soltar da caixa ou do diferencial

um abraço

Tio Eddie
29/06/2009, 14:09
Correntinha do cardan em ação...

http://lh4.ggpht.com/_ofq-plAKUgE/SkJ_Xk-HKwI/AAAAAAAAAl8/Wx-wNlHvwG0/s800/DSC01424.JPG (http://www.4x4brasil.com.br/forum/%3Ca%20href=)">

Abraços

Elmer_Jeep
30/06/2009, 09:38
Powrrra tio, isso foi na Milona ?

Se precisar de um garfo desses tenho um poraqui.

[]'s

Tio Eddie
30/06/2009, 13:03
Powrrra tio, isso foi na Milona ?

Se precisar de um garfo desses tenho um poraqui.

[]'s

Pois é Elmer, foi na Milona sim

A flange da CT estourou terça passada, voltando de SC. Já foi substituida, e agradeço a atenção!

É a segunda flange, a primeira foi em Curitiba, em outubro de 2007 e essa agora. Espero que dure mais do que dois anos..rsrsrs

Mas que a correntinha ajuda, isso ajuda mesmo :concordo:

Abraços

Eddie