Conectar

Ver Versão Completa : Retentor do diferencial

Danniel Pizatto
06/09/2003, 15:53
Povo..

O retentor do meu diferencial dianteiro foi pro saco, até já comprei o bixo mas ando sem tempo de trocar.. Mas também tenho dúvidas de como fazer..

O que precisa tirar e o que não precisa?? Dá pra fazer sem tirar os semi-eixos??

Imagino que tenha que tirar o cardã e a flange pra liberar o pinhão, certo??

E pra remontar, algum segredo??

Valeu galera!

Giovani
06/09/2003, 19:46
O que precisa tirar e o que não precisa?? Dá pra fazer sem tirar os semi-eixos??

Imagino que tenha que tirar o cardã e a flange pra liberar o pinhão, certo??

E pra remontar, algum segredo??

:D Fala Danniel!!!

:D É só isso mesmo! Tire o cardã e solte a flange. Troque o retentor e monte tudo. Para soltar a porca, que prende a flange ao pinhão, é preciso fazer força. Então vc deve travar as rodas dianteiras, com a roda-livre engatada, ou usar uma chave inglesa, das grandes, para segurar a flange, enquanto com um cachimbo vc solta a porca. Para montar é a mesma coisa. Aperte bem essa porca! :wink:
[]'s

Vinicius_4x4
08/10/2004, 13:04
Ae gurizada!!
To revivendo este tópico pois estou precisando trocar o meu retentor. Já soltei o cardã, agora vou soltar a porca grande que segura aquela outra peça que não me lembro o nome, mas surgiu uma dúvida. Saiu muito óleo da caixa quando tirado aquela peça?? Se sim, como eu coloco o óleo de volta (ou novo que seja) na caixa?? Precisa de uma espécie de bomba né?? :lol:

Valeu :!: :!:

leopoldo
08/10/2004, 13:13
Só um detalhe.

o retentor do eixo dianteiro (sabó em cor azul) é diferente do traseiro (também sabó, mas em cor preta).

Danniel Pizatto
08/10/2004, 13:20
Vinicius, retentor da caixa ou do diferencial?

os dois têm um bujão de enchimento.. O do diferencial fica na tampa e da t-case fica no lado direito, logo abaixo do assoalho

Vinicius_4x4
08/10/2004, 13:27
Acho que escrevi besteira!! :? :?
É o seguinte, olhando por baixo do jeep, atrás da caixa fica uma espécie de mão que segura o cardã. Este cardã eu já soltei, porém agora tem uma porca grande que prende esta "mão" na caixa, e é de lá que vem o vazamento. Me falaram que é o retentor e estou tentando trocar. :lol: :lol:

Danniel Pizatto
08/10/2004, 13:39
Isso aí e a flange do cardã..

Da caixa nao me lembro se precisa tirar mais alguma coisa pra trocar o retentor..

outra fonte de vazamento pode ser na junta na carcaça principal com a parte da frente, onde vão presas as alavancas e na parte equivalente traseira..

flaviovs
11/04/2005, 18:29
Só um detalhe.

o retentor do eixo dianteiro (sabó em cor azul) é diferente do traseiro (também sabó, mas em cor preta).
Leopoldo, você tem o código Sabó (ou outro) deste retentor do diferencial dianteiro?

O traseiro (preto) vende em tudo quanto é lugar. Mas o azul tem gente que nem sabe que existe... Liguei para a assistência técnica Sabó e me disseram que não existe retentor deles para esta aplicação! :shock:

leopoldo
11/04/2005, 21:38
traseiro: BAGE 01660

dianteiro: BRGE 02155

E atenção depois de instalar o garfo do cardan, arruela e porca.

Tem que fazer o seguinte:

Mantenha a chave de boca fixada e gire a flange do pinhão enquanto mede o torque de aperto.

O rolamento lá é cônico e portanto tem pré carga.

Se você mantiver a flange parada e virar a porca..........detona o rolamento.

Leia o tópico: Ajustando os Rolamentos de Roda e de Munhão.

flaviovs
11/04/2005, 23:44
traseiro: BAGE 01660

dianteiro: BRGE 02155

Sabia que era pra ter perguntado aqui primeiro... :-) Que fique registrado!

E atenção depois de instalar o garfo do cardan, arruela e porca.

Tem que fazer o seguinte:(...)Leia o tópico: Ajustando os Rolamentos de Roda e de Mnhão.
Show de bola. O tópico acima (além do clássico "cuidado: seu semi-eixo traseiro pode matar") têm sido uma mão na roda (ops!) para me ajudar na montagem da #2 (F-75). Mais uma vez, obrigado pelas dicas e pela paciência em responder.

leopoldo
12/04/2005, 01:34
Lembrei de outro dealhe: :shock:

É provável que seu eixo tenha saído da linha de montagem com aquela capa do retentor ...... aquela chapa que vai presa ao garfo, feita para o eixo traseiro e não para o dianteiro. Não me pergunte o porque dessa orelhada !

A diferença é a seguinte:

No eixo de tráz, a chapa é grande e envolve todo o retentor, ou seja, não dá para ver o retentor debaixo da chapa.

Só que no da frente........tem uma diferença........para evitar coletar terra e detonar o retentor e o garfo, o pessoal da ALBARUS fez uma modificação que é um retentor com um lábio que sobresai da superfície do retentor..........uma espécie de anel EXTERNO. Com o retentor na mão você vai entender..........bom, o que eu quero dizer é que a chapa larga não serve nessa montagem......assim , a luva - ou garfo, mesmo sendo a mesma, tem a diferença nesse parte, que é removível do garfo........a chapa.

E o que é que eu coloco lá então?????

A mesma chapinha que vai na luva do cambio que é onde encaixa o anel de feltro.

Ah!....então tenho que tirar a chapa da luva e colocar um anel? SIM? 8)

Senão não cabe o retentor certo :evil:

Se ninguém estiver entendendo do que eu estou falando.... amanhã tiro umas fotos do meu.

Mas afinal............porque o retentor é diferente??????

Porque na frente, o pinhão gira na direção contrária e a hélice, ou melhor, ranhuras que bombeiam o óleo ............. isso está no lábio do retentor .......... pegue uma lupa e olhe lá - para não vazar, é ao contrário................então é outro retentor :wink:

flaviovs
12/04/2005, 17:42
Já sabia das ranhuras ao contrário do retentor dianteiro. Por isso estava procurando ele...

Agora, você acertou em cheio, na viatura a chapa dianteira é igual à traseira. Mais uma excelente dica! Vou ver o que arrumo aqui para melhorar isso... A chapa do câmbio é plug'n'play ou você precisou fazer algum trabalho nela?

leopoldo
12/04/2005, 17:59
É só sacar uma e prensar a outra.

andreaccorsi
20/04/2014, 16:31
Gostei das dicas, estou com meu eixo dianteiro fora para dar um talento, pois troquei os feixes de mola e vou aproveitar e tirar o vazamento do diferencial, tinha mta graxa dentro e vazava, imagina só óleo459861459861

andreaccorsi
21/04/2014, 20:49
Eita, me deparei com algo não tão simples kkkk, consigo sacar na marreta ou preciso de sacador específico?

Parece ser bem prensado...460001 e nao tem nenhuma rebarba para cutucar pra fora

Pablo.pinto2007
22/04/2014, 08:56
Como vc não o vai usar novamente, manda a chave de fenda pra cima com um martelo... mas cuidado pra não ferir a "casa" dele... senão seu problema de vazamento de óleo não vai resolver!!!

Esse tópico estava adormecido, e achei muito interessante, não sabia que tinha diferença dos dois retentores... é lógico que as ranhuras fazem toda a diferença, mas não me lembro de ter comprado diferentes, e pra minha sorte não vaza!!! pois também mandei enbuchar tudo quanto é luva!!!

Pablo

andreaccorsi
22/04/2014, 14:42
Vlw! Se entendi retiro somente a parte emborrachada, é q nao comprei o novo ainda e parece nas fotos q vem com parte metálica em volta, vasculhei varios lugares mais nenhum detalha essa troca

Denis Takashi
22/04/2014, 18:42
Vlw! Se entendi retiro somente a parte emborrachada, é q nao comprei o novo ainda e parece nas fotos q vem com parte metálica em volta, vasculhei varios lugares mais nenhum detalha essa troca

É mais ou menos assim :

https://www.youtube.com/watch?v=Z0zz1_4UYqk

Obs: Tem que rapar o cabelo e deixar essa barba estilosa para trocar o retentor... hhahahahah

No video dá pra ver que ele tentou fazer do jeito certo, mas teve que apelar para a brutalidade.... então não é pecado usar o martelo.... hahaha

()´s

antonio umino
22/04/2014, 21:04
Neste vídeo....
Obsrvando o cara colocou o retentor com o lábio virado para fora....
Não vai segurar o óleo... vai vazar..

se estiver enganado...
abçs

Denis Takashi
23/04/2014, 09:51
Neste vídeo....
Obsrvando o cara colocou o retentor com o lábio virado para fora....
Não vai segurar o óleo... vai vazar..

se estiver enganado...
abçs

Antonio,

Acho que tem razão, nem percebi no primeiro momento que vi o video...

O que ele não faz é passar um pouco de cola na capa externa do retentor, algo que eu acho recomendável, principalmente para alojamentos antigos como das carcaças do jeep...

Pablo.pinto2007
23/04/2014, 10:39
É relativo... quando comprei os retentores nessa ultima reforma, comprei com carcaça de metal e depois foi que me veio a cabeça... vai vazar porque é metal, era pra ser borracha... enfim... metal com metal também veda... não me lembro de ter passado silicone... mas...

Pablo

andreaccorsi
24/04/2014, 22:59
aqui parece diferente o retentor, vou tentar postar uma foto mais detalhada amanha cedo...
Mais desde já mto bom o video, ta em ingles esse e outros q vi atraves desse, por isso q nao achei de jei ninhum...

andreaccorsi
16/05/2014, 16:39
Olá novamente, segue a foto do retentor, alguem jah fez substituição de um assim? Será q vou ter problemas na montagem463063463063463063463063

andreaccorsi
16/05/2014, 17:51
Achei, parece q vai ser facil segundo disseram na loja, amanha vou tentar trocar463064

andreaccorsi
19/05/2014, 20:01
Realmente foi tetinha kkk, tirei com uma fenda resistente e encaixei a nova com facilidade, estou terminando de pintar as peças, vamos ver o resultado depois se vai vazar ou não. ?. Segue foto pra va463345lorizar o tópico

andreaccorsi
19/05/2014, 20:07
Vendo os vídeos referentes, notei que fazem uma marcação na desmontagem para facilitar a montagem, eu nao marquei nada, existe gabarito para montagem? Alguem pode me dar um norte pois jah pretendo por td no lugar e dar um role...

Pablo.pinto2007
20/05/2014, 15:44
Vendo os vídeos referentes, notei que fazem uma marcação na desmontagem para facilitar a montagem, eu nao marquei nada, existe gabarito para montagem? Alguem pode me dar um norte pois jah pretendo por td no lugar e dar um role...

A marcação não é pra facilitar nada... é simplesmente para não montar fora da posição que a fábrica montou, questão de balanceamento das peças e etc... tudo que se tem fresado (que se pode colocar em posição distinta, ou seja, não se encaixa somente numa posição) é interessante se marcar... cardãs, yoques, luvas, polias, até rolamentos para não perder o casado (capa e pista, nos cônicos)...

Abração!

Pablo