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ginocidio
20/09/2010, 20:23
Preciso de uma ajuda,

tenho uma dakota CE sport 3.9 , gasolina / GNV

tem muito motor, mas eu acho fraca de final, em subida perde muito, tanto na gasolina e um pouco a mais no gnv, pesquisando descobri que o diferencial é o Dana 44 relação 11 x 39, seria isso mesmo?

estava pensando em trocar, qual a melhor relação que devo usar para deslanchar mais, ter mais final.

agradeço pela ajuda...

SERGIO AUGUSTO
20/09/2010, 21:05
Preciso de uma ajuda,

tenho uma dakota CE sport 3.9 , gasolina / GNV

tem muito motor, mas eu acho fraca de final, em subida perde muito, tanto na gasolina e um pouco a mais no gnv, pesquisando descobri que o diferencial é o Dana 44 relação 11 x 39, seria isso mesmo?

estava pensando em trocar, qual a melhor relação que devo usar para deslanchar mais, ter mais final.

agradeço pela ajuda...
Fala ginocidio:
Sua colocaçào está meio vaga, pro meu entendimento, é claro. Quando voce diz que é "fraca de final", quer dizer que tem pouca velocidade final? E diz , "em subida perde muito", o que quer dizer? Entendo que tá querendo dizer que ela diminui a velocidade rapidamente numa subida, é isso?? Está relacionando situações opostas. Se anda pouco, é boa pra subir e vice-versa.
Bem, qual a medida dos pneus que está usando? Seu carro é cambio manual ou automático? Porque este carro bem acertado, tanto manual com auto, tem muito torque, não "perde muito" assim, em qualquer subida não. O diferencial é mesmo o DANA 44-4, com relação 3,55:1(11x39). Tem que ver direito como estão as regulagens do seu motor, se está tudo bem ele, pois não precisa trocar a relação de diferencial, a não ser seja pra alongar mais, se tivessse dado um up grade no motor, e queira andar muiito! Ai tem que importar um conjunto 3,08:1. Ou se quiser transforma-la em 4x4 pra fazer uma trilhas, então colcar uns pneus 35" e a relação 4,11:1, da DAKOTA diesel.
Entendo que o primeiro passo é da uma boa chacad no motor.
Abraço
Sérgio
PS: Que ano é sua DAKOTA? Se insistir em trocar o conjunto por um MAIS CURTO, pra "não perder tanto em subida", em breve vou tirar o 4,11:1 da minha, pra colcar o 3,55:1(11x39), quem sabe não fazemos a permuta!hehe..

Renato Fraga
20/09/2010, 21:39
Amigo, essa tarefa não será muito fácil.

A Dakota é equipada com um eixo dana 44/4, totalmente diferente dos demais 44. Tem quem diga que só existe compatibilidade com os componentes do Dana 46.

Bom, o que quero dizer é que coroa e pinhão não são intercambiáveis com os demais eixos encontrados por aqui.

Uma alternativa seria você encontrar o diferencial da Dakota gasolina 4 cil ou mesmo da Dakota diesel. Ambos utilizam relação 4,10/1 ao contrário da 3,55/1 das v6 e v8.

O fato é que o pulo fica grande, talvez sua Dakota fique curta demais.

Me queixava disso também e pesquisando encontrei referências de que algumas Grand Cherokees foram equipadas com esse mesmo eixo. Elas utilizavam relação 3,73/1 cujo eu considero mais adequado para ganhar um pouco de força na 5ª marcha sem matar o carro.

A dificuldade fica no fato de encontrar qualquer um desses conjuntos à disposição no mercado.

Eu acabei resolvendo todo o problema de outra forma, hehehehehe!!!!!!!!

Abraços

ginocidio
21/09/2010, 16:20
Fala ginocidio:
Sua colocaçào está meio vaga, pro meu entendimento, é claro. Quando voce diz que é "fraca de final", quer dizer que tem pouca velocidade final? E diz , "em subida perde muito", o que quer dizer? Entendo que tá querendo dizer que ela diminui a velocidade rapidamente numa subida, é isso?? Está relacionando situações opostas. Se anda pouco, é boa pra subir e vice-versa.
Bem, qual a medida dos pneus que está usando? Seu carro é cambio manual ou automático? Porque este carro bem acertado, tanto manual com auto, tem muito torque, não "perde muito" assim, em qualquer subida não. O diferencial é mesmo o DANA 44-4, com relação 3,55:1(11x39). Tem que ver direito como estão as regulagens do seu motor, se está tudo bem ele, pois não precisa trocar a relação de diferencial, a não ser seja pra alongar mais, se tivessse dado um up grade no motor, e queira andar muiito! Ai tem que importar um conjunto 3,08:1. Ou se quiser transforma-la em 4x4 pra fazer uma trilhas, então colcar uns pneus 35" e a relação 4,11:1, da DAKOTA diesel.
Entendo que o primeiro passo é da uma boa chacad no motor.
Abraço
Sérgio
PS: Que ano é sua DAKOTA? Se insistir em trocar o conjunto por um MAIS CURTO, pra "não perder tanto em subida", em breve vou tirar o 4,11:1 da minha, pra colcar o 3,55:1(11x39), quem sabe não fazemos a permuta!hehe..


entao Sergio, ela é 99, pneu 235/75/15, o final fraco que eu falo é 120 - 130, e na subida ela a 120 cai a 100/90 muito rápido, não sei se é isso mesmo ou tem que andar melhor, pois estava acostumado com uma silverado que montei, motor St4 plus, cambio 5 marchas da gasolina, e tb no começo era muito amarrada, depois que efetuei a troca do diferencial ela andava de igual p igual com os sprinter 6cc, e bebia um monte tb, sei la se tiver alguma coisa pra mudar e melhorar o desempenho ou ela é isso mesmo, da um toque

SERGIO AUGUSTO
21/09/2010, 22:03
entao Sergio, ela é 99, pneu 235/75/15, o final fraco que eu falo é 120 - 130, e na subida ela a 120 cai a 100/90 muito rápido, não sei se é isso mesmo ou tem que andar melhor, pois estava acostumado com uma silverado que montei, motor St4 plus, cambio 5 marchas da gasolina, e tb no começo era muito amarrada, depois que efetuei a troca do diferencial ela andava de igual p igual com os sprinter 6cc, e bebia um monte tb, sei la se tiver alguma coisa pra mudar e melhorar o desempenho ou ela é isso mesmo, da um toque

Fala ginocidio:
120/130 de velocidade final??? Caindo muito rápido de 120 a 100/90, definitivamente, entendo que seu motor está merecendo uma revisão minuciosa, ainda mais que usa GNV. Veja o sistema de injeção, bicos, módulo, enfim, de uma geral. Pra depois que "aferir" o funcionamento do motor, entào fazer uns testes e ver se realemente precisaria mudar a relação do diferencial. NA rotação de torque maximo(31,1Kgf/m) (3200 rpm), o que dá cerca de 139cv, teoricamente, com os pneus que usa, e relação original(3,55:1), voce deveria alcançar aproximadamente 157km/hora. Baseado nisso é que lhe afirmo que seu motor está precisando de uma boa revisão. A potencia maxima deste motor chega a 177cv@4800rpm, segundo as informações de manual(como as informações de torque também), e é isso mesmo, coisa que da pra voce embalar bem, até umas 3800 a 4000 rpm(no plano ou descendo,claro), e isso vai chegar a 180/190 km/h, na teoria.
Abraço
Sérgio

Viking
21/09/2010, 22:44
entao Sergio, ela é 99, pneu 235/75/15, o final fraco que eu falo é 120 - 130, e na subida ela a 120 cai a 100/90 muito rápido, não sei se é isso mesmo ou tem que andar melhor, pois estava acostumado com uma silverado que montei, motor St4 plus, cambio 5 marchas da gasolina, e tb no começo era muito amarrada, depois que efetuei a troca do diferencial ela andava de igual p igual com os sprinter 6cc, e bebia um monte tb, sei la se tiver alguma coisa pra mudar e melhorar o desempenho ou ela é isso mesmo, da um toque


Cara, pelo q vc falou a sua dakota está com a medida original de pneus e se o restante dela tbm é original, esse comportamento q vc está relatando não é normal não. A dakota V6 tem motor de sobra e relação de transmissão bem acertada, uma original à gasolina chega facil e mantem os 140~150 km/h sem forçar, e de maneira alguma perde velocidade em subida vindo à 120~130 em quinta marcha da forma como vc relatou. A não ser que vc esteja tentando subir um paredão com a picape totalmente carregada, talvez seja melhor vc dar uma geral no motor e sistema de escape e procurar a razão real desse desempenho chocho... O q deve ter ocasionado o teu problema é a conversão a gás natural, uma gambiarra q sinceramente não vale muito a pena em motores importados.

ginocidio
23/09/2010, 23:02
vou dar uma olhada no mecanico, já estou preocupado, rsss depois eu posto aqui, valewww

curioso
11/02/2012, 21:18
Olá Genocidio, descobriu o problema da sua dakota. A minha tambem passa de 120 para 100 ou 90 em subida.

barriguinha
02/02/2016, 22:32
Amigos,
Alguém sabe,qual a relação de marchas da Dakota V6 5 marchas?
Preciso de um diferencial que case com o motor V8 da Cherokee 5.2 + câmbio manual da Dakota v6 5 marchas,para uma adaptação que estou instalando em uma pick up Chevrolet Brasil 1960.
Grato.

Guima-MS
13/02/2016, 21:59
Amigos,
Alguém sabe,qual a relação de marchas da Dakota V6 5 marchas?
Preciso de um diferencial que case com o motor V8 da Cherokee 5.2 + câmbio manual da Dakota v6 5 marchas,para uma adaptação que estou instalando em uma pick up Chevrolet Brasil 1960.
Grato.



3,55:1 a relacao , pode instalar esse eixo da dakota V6 ou V8 que fica uma relacao legal , com pneu ate 31x10.50R15 .