PDA

Ver Versão Completa : Samurai: Qual diferencial vc colocou/colocaria? porque?



samukanvas
29/03/2005, 21:40
Pessoal,

A maioria dos samucas "preparados" tem que trocar seus diferencias pelos pneus e força exigida. Qual vc colocaria ou colocou no seu samurai e porque?

Beto Lacerda
29/03/2005, 21:49
no da minha namorada vamos manter os originais pois não vamos passar de 32" nos pneus , o X usa eixos de toy , o Bill de Troller mas a maioria do pessoal coloca os d44 de rural (Palito , Edvaldo , Regis os da JFRacing são os que eu sei c/ esse eixo ) pelo custoXbeneficio e facilidade de encontrar peças , bloqueio , relação
[]'s

samukanvas
29/03/2005, 21:58
C@raio Beto,

Tem como saber a relação que cada um fica com os eixos e cts originais? Porque um usou de diesel e outro de gas. Tem alguma diferença nas relações?

edvaldo
29/03/2005, 22:06
uso de rural dana 44, relação 5.38 e 4.16 na 4x4. com motor 1.6 de vitara.

Beto Lacerda
29/03/2005, 22:11
cara existem relações diferentes para um mesmo eixo , o bill usa 4,09 (11X45 original do trolha) , o X não tenho ideia que relação de toy ele colocou mas deve ser algo acima de 5 (mais a t-case 4.16:1) , e o pessoal de rural deve estar usando as 5,9 (9X53) , alguma dessas mais curtas 5,38 (8x43) .
vc esta confundindo as bolas não é pq o eixo é toy , que a relação dentro é longa , normalmente é (pois no br os eixos toy são de diesel) mas vc pode comprar um casal de coroa e pião mais curtos e instalar :wink:
[]'s

edvaldo
29/03/2005, 22:14
bingo!!!

samukanvas
29/03/2005, 22:20
cara existem relações diferentes para um mesmo eixo , o bill usa 4,09 (11X45 original do trolha) , o X não tenho ideia que relação de toy ele colocou mas deve ser algo acima de 5 (mais a t-case 4.16:1) , e o pessoal de rural deve estar usando as 5,9 (9X53) , alguma dessas mais curtas 5,38 (8x43) .
vc esta confundindo as bolas não é pq o eixo é toy , que a relação dentro é longa , normalmente é (pois no br os eixos toy são de diesel) mas vc pode comprar um casal de coroa e pião mais curtos e instalar :wink:
[]'s

Ok, mas a relação final eixo + ct vc tem idéia como faz o cálculo? Porque daí de repente o bill com ct orig. pode ser mais reduzido que o x...?!?

[]'s de samukanvas (cabeçudus burraudos ignorantis)

Beto Lacerda
29/03/2005, 22:28
vc vai multiplicandop as relações , dai vc chega a um numero , vamos pegar de exmplo o gafanhoto do edvaldo , 1ª do cambio original zuki +/- 3 X t-case 4,16 X diferencial 5,38 que da uma rel final de +/- 67,14 (não sei direito a rel da 1ª do samuca) mas ai tem o lance do diametro do pneu , quem é bom com essas contas é o Tannuri :lol:
[]'s

Fábio
29/03/2005, 22:29
Também estou no mesmo dilema:

Igual ao Beto (só a namorada acha que o jipe ainda é dela...) não quero partir para a ignorância e vou usar os mesmos pneus 32x11,5 com algum desenho 3k. No entanto, sei que o eixo do Samurai fica no limite da resistência com esses pneus, não valendo a pena investir em bloqueios e outros brinquedinhos sob o risco de jogar dinheiro fora.

Só que se usar eixos de Rural os pneus vão lá pro meio da rua e a aparencia com pneus relativamente pequenos vai ser ridícula....

Pensei num eixo canela fina do CJ que está mais fácil de encontrar e os preços bem mais baixos que os de Rural/F75. Queria saber se a bitola deles é maior que os eixos do Samuka e quanto. Se alguém tiver essa informação eu agradeço.

O grande problema é depois que montar um eixo com relação curta, tipo 5,38:1 + XCrawler continuar com a idéia de usar pneus tão pequenos... :shock: :D :D :D :shock:

[]´s

billj
29/03/2005, 22:36
O Bill não tá usando as relações originais de 4,09. Ele tem 5,38 dentro daqueles diffs do Trolha, relações da Rural...........

O Spider tem um crawl ratio de 96:1, sendo:

3,65 = primeira marcha do câmbio
4,87 = t-case em low
5,38 = diff

O freio não pára o jipe com a transimissão engatada.......... :mrgreen:

Abraços,

Luiz Andre S Rodrigues
29/03/2005, 22:52
Bom os JF´s usam D44 de rural e cada um tem relaçoes diferentes.
O mais reduzido é o do Zeca (Verde) depois o meu e depois o do Jorge.
O jipe verde (Zeca) tem dif´s 5.38 e reduçao da t-case de 6.5:1, o laranja (Andre) tem dif´s 5.38 e t-case 5.8:1 e o vermelho (Jorge) dif´s 5.89 e t-case 4.16:1.

abs,

Fábio
29/03/2005, 23:19
Também estou no mesmo dilema:

Igual ao Beto (só a namorada acha que o jipe ainda é dela...) não quero partir para a ignorância e vou usar os mesmos pneus 32x11,5 com algum desenho 3k. No entanto, sei que o eixo do Samurai fica no limite da resistência com esses pneus, não valendo a pena investir em bloqueios e outros brinquedinhos sob o risco de jogar dinheiro fora.

Só que se usar eixos de Rural os pneus vão lá pro meio da rua e a aparencia com pneus relativamente pequenos vai ser ridícula....

Pensei num eixo canela fina do CJ que está mais fácil de encontrar e os preços bem mais baixos que os de Rural/F75. Queria saber se a bitola deles é maior que os eixos do Samuka e quanto. Se alguém tiver essa informação eu agradeço.

O grande problema é depois que montar um eixo com relação curta, tipo 5,38:1 + XCrawler continuar com a idéia de usar pneus tão pequenos... :shock: :D :D :D :shock:

[]´s

http://www.4x4brasil.com.br/forum/templates/subSilver/images/botoes/Pes_Ver.jpg, Fábio, http://www.4x4brasil.com.br/forum/templates/subSilver/images/botoes/Pes_Ver.jpg!!!!! :oops: :oops: :oops:


http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=2194










:wink:

Alexandre X
30/03/2005, 01:11
Ok, mas a relação final eixo + ct vc tem idéia como faz o cálculo? Porque daí de repente o bill com ct orig. pode ser mais reduzido que o x...?!?

[]'s de samukanvas (cabeçudus burraudos ignorantis)

Simples, o Bill usa a relação do diferencial e da tcase um pouquinho mais reduzido que o do X, mas só por enquanto... :twisted:

O crawl ratio do X agora é 80,32:1

3,65 = primeira marcha do câmbio
4,16 = X Crawler em low
5,29 = diff

Guil
30/03/2005, 08:03
Também estou no mesmo dilema:

Igual ao Beto (só a namorada acha que o jipe ainda é dela...) não quero partir para a ignorância e vou usar os mesmos pneus 32x11,5 com algum desenho 3k. No entanto, sei que o eixo do Samurai fica no limite da resistência com esses pneus, não valendo a pena investir em bloqueios e outros brinquedinhos sob o risco de jogar dinheiro fora.

Só que se usar eixos de Rural os pneus vão lá pro meio da rua e a aparencia com pneus relativamente pequenos vai ser ridícula....

Pensei num eixo canela fina do CJ que está mais fácil de encontrar e os preços bem mais baixos que os de Rural/F75. Queria saber se a bitola deles é maior que os eixos do Samuka e quanto. Se alguém tiver essa informação eu agradeço.


Meu samurai ainda é originalzinho, mas eu acho (no meu caso que tenho um jipe que nao é só pra trilhas) que o problema de colocar os eixos da rural é que os pneus ficam muito pra fora, e a polícia rodoviária vai vir em cima.
Os eixos de cj, mesmo sendo D44, são mais estreitos, acho que nao vale apena fazer uma troca de eixos pra colocar uns mais estreitos que o do Samuari.

O que vcs acham dos eixos do Engesa ou da Cherokee, qual a bitola desses eixos?
São dana 30 ou 35 não é, a rigor acho que aguentariam pelo menos pneus 35", ou nao?



O grande problema é depois que montar um eixo com relação curta, tipo 5,38:1 + XCrawler continuar com a idéia de usar pneus tão pequenos...


Isso é uma verdade, mas eu tento nao me deixar influenciar demais pela rapaziada do Trial, se nao daqui a pouco eu tô achando pneus 36" pequenos pro Samurai :mrgreen:

Dennis Figueiredo
30/03/2005, 09:17
Isso é uma verdade, mas eu tento nao me deixar influenciar demais pela rapaziada do Trial, se nao daqui a pouco eu tô achando pneus 36" pequenos pro Samurai :mrgreen:

Quem sonha hoje com 33" amanhã sonha com 35" depois com 36"... assim por diante....... eu ja sonho com algo em torno de 38" :wink:

Fábio
30/03/2005, 09:36
Os eixos de cj, mesmo sendo D44, são mais estreitos, acho que nao vale apena fazer uma troca de eixos pra colocar uns mais estreitos que o do Samuari.


Se aquelas medidas que estão no tópico sobre bitola de eixos estiver certo, realmente não vale a pena.




O que vcs acham dos eixos do Engesa ou da Cherokee, qual a bitola desses eixos?
São dana 30 ou 35 não é, a rigor acho que aguentariam pelo menos pneus 35", ou nao?

Os eixos do Engesa são enormes. Quase do tamanho dos da F-75. Eu tinha pensado em doar os eixos da Camper para o Samurai e colocar eixos de Toy na Camper, mas descartei essa idéia pelo tamanho deles. Além do que a bola do diferencial da Camper é central... um trabalhinho a mais ai.

[]´s

Helio Oliveira
30/03/2005, 09:38
Também estou no mesmo dilema:

Igual ao Beto (só a namorada acha que o jipe ainda é dela...) não quero partir para a ignorância e vou usar os mesmos pneus 32x11,5 com algum desenho 3k. No entanto, sei que o eixo do Samurai fica no limite da resistência com esses pneus, não valendo a pena investir em bloqueios e outros brinquedinhos sob o risco de jogar dinheiro fora.

Só que se usar eixos de Rural os pneus vão lá pro meio da rua e a aparencia com pneus relativamente pequenos vai ser ridícula....

Pensei num eixo canela fina do CJ que está mais fácil de encontrar e os preços bem mais baixos que os de Rural/F75. Queria saber se a bitola deles é maior que os eixos do Samuka e quanto. Se alguém tiver essa informação eu agradeço.

O grande problema é depois que montar um eixo com relação curta, tipo 5,38:1 + XCrawler continuar com a idéia de usar pneus tão pequenos... :shock: :D :D :D :shock:

[]´s


Tenho em mente isso:

Minha configuração hoje é limite do eixo

SPOA, 31" 3K modelo Marisco, Jumelos Articulados, Amortecedores reposicionados e Xcrawler

Um recapado 31" 3K quase chega a 32" acho que mais que isso é besteira ter um carro de uso misto sendo assim é melhor e mais barato comprar um Samurai ou Vitara em leilão montar com eixos ignorantes e usar somente pra trilhas pesadas e competicões ai se esquece IPVA, seguro, seguro obrigatório, licenciamento e a namorada :D

Trocou o eixo f.deu vai querer colocar o pneu no limite do eixo denovo :shock:

Não é Bill, X, Edvaldo e cia

Fábio
30/03/2005, 09:39
a rigor acho que aguentariam pelo menos pneus 35", ou nao?


Em teoria, sim. A prática tem mostrado que não.

[]´s

Helio Oliveira
30/03/2005, 09:43
a rigor acho que aguentariam pelo menos pneus 35", ou nao?


Em teoria, sim. A prática tem mostrado que não.

[]´s

Não sei não o Jeferson usa com 35" na cheroca e faz bastante trilha

O Tannuri tem um jogo que usava com 36" só que o dele tem uns reforços

billj
30/03/2005, 10:10
O Jeferson não tem bloqueio, já aí faz uma puta diferença...........

Os eixos do Sandro tinha muita coisa reforçada, então não serve como base de compração........

IMNSHO, os limites de pneu para cada eixo, considerando pneu agressivo, bloqueio nos dois eixos e uso pesado (Trial):

Samurai = 32" (na casca, 31" seria melhor)
Toy = 37" (na casca também)
D44 Rural = 35" (e olha lá se estiver com cruzetas originais)
Cheroka / Wrangler = 35"
D44 Troller = 37" na boa
D60 = 39"
D60 do Sandro = até 44" vai bem

Abraços,

samukanvas
30/03/2005, 10:21
vc vai multiplicandop as relações , dai vc chega a um numero , vamos pegar de exmplo o gafanhoto do edvaldo , 1ª do cambio original zuki +/- 3 X t-case 4,16 X diferencial 5,38 que da uma rel final de +/- 67,14 (não sei direito a rel da 1ª do samuca) mas ai tem o lance do diametro do pneu , quem é bom com essas contas é o Tannuri :lol:
[]'s

Agora eu captei a mensagem. O problema mesmo é arrumar uma fórmula p/ debitar/creditar da relação final a diferença dos biscoitos... :? Vai ficar sempre na dúvida, ou alguém sabe? Tipo, pra cada medida a mais se debita 3,42 (kichute) na relação final e aí poderíamos ter uma coisa do tipo a relação final do cara é 90:1 com 31, com 32 seria 87:1, com 33 seria 83:1 etc... :wink:


Alguém sabe qual relação original (eixos) dos samurais helicoidais?

Helio Oliveira
30/03/2005, 10:23
O Jeferson não tem bloqueio, já aí faz uma puta diferença...........


IMNSHO, os limites de pneu para cada eixo, considerando pneu agressivo, bloqueio nos dois eixos e uso pesado (Trial):
Cheroka / Wrangler = 35"
D44 Troller = 37" na boa

Foi o queu disse o Jeferson usa 35" limite para seu eixo

e voce tá alem dos limites :twisted:

[]´s

Wallace
30/03/2005, 10:46
O limite dos eixos originais deve ser o 31 e não os 32.
Lembrar que as reduções das caixas de transferencia normalmente reduzem muito na reduzida, mas pouco na alta.
Eixos de Cherokee e Troller são largos, mais que o Engesa.
Tem cerca de 154 cm de face a face.
O Engesa usa um dana 30 na frente que talvez suporte um 35.
A Cherokee Sport usa outro tipo de Dana 30 que deve sim suportar os 35 num veiculo leve e com o motor do Samurai.
Se reforçar os eixos como o Sandro fez aquenta tranquilo.
Na traseira a Cherokee Sport usa um dana 35 que deve ser similar ao 30 dianteiro em resistencia.
Os danas 44 dos CJs são mais estreitos.
O Jeferson não reduziu os diferencias, deve estar sem força nenhuma, isso ajuda a não quebrar e também não tem bloqueio.

Abraços, sem Samurai, mas quando modificar a Cherokee vai ficar:
então fico com algo como 70 a 80 de crawl ratio:
2,72 de reduzida
4,88 de diferencial
a primeira deve ser algo como 2,7 ou 3 para 1
E conversor de torque dobra tudo... :D

billj
30/03/2005, 11:27
Agora eu captei a mensagem. O problema mesmo é arrumar uma fórmula p/ debitar/creditar da relação final a diferença dos biscoitos... :? Vai ficar sempre na dúvida, ou alguém sabe? Tipo, pra cada medida a mais se debita 3,42 (kichute) na relação final e aí poderíamos ter uma coisa do tipo a relação final do cara é 90:1 com 31, com 32 seria 87:1, com 33 seria 83:1 etc... :wink:


Alguém sabe qual relação original (eixos) dos samurais helicoidais?


Não captou, não......... :roll:

A relação final não tem nada haver com o diâmetro do pneu.........

Abraços,

samukanvas
30/03/2005, 11:59
Agora eu captei a mensagem. O problema mesmo é arrumar uma fórmula p/ debitar/creditar da relação final a diferença dos biscoitos... :? Vai ficar sempre na dúvida, ou alguém sabe? Tipo, pra cada medida a mais se debita 3,42 (kichute) na relação final e aí poderíamos ter uma coisa do tipo a relação final do cara é 90:1 com 31, com 32 seria 87:1, com 33 seria 83:1 etc... :wink:


Alguém sabe qual relação original (eixos) dos samurais helicoidais?


Não captou, não......... :roll:

A relação final não tem nada haver com o diâmetro do pneu.........

Abraços,

Não soube me expressar... Quando eu falei relação final queria dizer na roda, ou sei lá se mede assim :P Como a medida de potência de motor com as perdas das engrenagens... Ou seja, a relação final do carro: eixoxprimeiraxct (na ponta do eixo) - desconto dos pneus = relação final?

Eu sei que parece a primeira pergunta, mas é que eu sou burro pra caralho ainda.....................


bill, só vc consegue enchergar essas letras minúsculas........ :P

Guil
30/03/2005, 13:29
Os eixos do Engesa são enormes. Quase do tamanho dos da F-75. Eu tinha pensado em doar os eixos da Camper para o Samurai e colocar eixos de Toy na Camper, mas descartei essa idéia pelo tamanho deles.


Eixos de Cherokee e Troller são largos, mais que o Engesa.
Tem cerca de 154 cm de face a face.

Tava dando uma olhada no tópico sobre bitola de eixos e o AlexandreX colocou a seguinte informação:

Ano/Modelo: Toyota 79-85 4x4
Furação: 6 x 5,5"
Diferencial: 8"
Relação: 4,3(79-80) 3,93(81) 4,1(82-85)
Estrias: 30
WMS: 1397 mm
Montagem do Eixo: SPOA

Nunca vi de perto um eixo de Toyota, nao sei se a adaptação seria viável. Mas levando em conta só o tamanho, não é tão maior que o do Samurai (1338 mm), acho que seria uma opção pra quem quer manter alguma lata por cima dos pneus. Tendo, no entanto, o problema da furação das rodas.

Abraços,

elmestizo
30/03/2005, 13:44
o problema é achar um eixo dianteiro desses...

... e está cada vez mais dicifil!

Fábio
30/03/2005, 13:50
Esse eixo da Toy que estão falando é o da Band?

A bolota dele não é muito grande?

Esse que o X usa é da Toy também... a bolota do differencial não é menor?!?

[]´s

Fábio
30/03/2005, 13:55
o problema é achar um eixo dianteiro desses...

... e está cada vez mais dicifil!

Se for mesmo os da Band, sei quem tem um jogo a venda. R$ 2000,00!!

[]´s

Dennis Figueiredo
30/03/2005, 13:55
Eu iria de F-75 mesmo ou se tivesse oportunidade de Troller.

Dennis Figueiredo
30/03/2005, 13:58
o problema é achar um eixo dianteiro desses...

... e está cada vez mais dicifil!

Se for mesmo os da Band, sei quem tem um jogo a venda. R$ 2000,00!!

[]´s

Eu acho os da Band estreitos pra quen quer ir para ignorância........

edvaldo
31/03/2005, 00:01
bil, faz as contas do crawl ratio do nosso vitara, acho que vai ficar quase igual a sua:

1. câmbio at + t-case vitara + tcase samurai 4.16 e dif 5.38 do trolha.

crawl ratio de ?

Alexandre X
31/03/2005, 00:23
bil, faz as contas do crawl ratio do nosso vitara, acho que vai ficar quase igual a sua:

1. câmbio at + t-case vitara + tcase samurai 4.16 e dif 5.38 do trolha.

crawl ratio de ?

procê é só filé:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/9ed405d952aaa4b2fafd9abdae1116ba.jpg

edvaldo
31/03/2005, 00:36
xis, muito obrigado, mas essa relação vai pro frank! e não pro gafanhoto. o gafanhoto tenho outro planos pro futuro.

edvaldo
31/03/2005, 00:38
xis, muito boa essa sua tabela, vc pegou em alguna embalagem de oleo sintético, hehehehe :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Fábio
31/03/2005, 09:40
Eu acho os da Band estreitos pra quen quer ir para ignorância........

Dennis,

A idéia é exatamente essa: Especificar um eixo para quem NÃO está a fim de partir para a ignorância, mas não quer detonar os eixos originais por bobeira.

Por mim, usava os eixos originais mesmo, se esses suportassem os pneus 32" + 3k + t-case reduzida + bloqueio.

[]´s

Dennis Figueiredo
31/03/2005, 09:45
Nesse caso o do CJ seria uma boa opção...... tem nego aqui do forum que tem samurai com eixo de CJ.

Fábio
31/03/2005, 09:51
Só um detalhe: Pelos dados que o pessoal postou, o eixo do CJ é MENOR que o do Samurai.... ai é f*....

Se fosse ao menos igual, seria ideal pois o custo de um desses é muito baixo, peças idém e para o Samurai o peso de um canela fina ia muito bem....

[]´s

Beto Lacerda
31/03/2005, 10:47
Só um detalhe: Pelos dados que o pessoal postou, o eixo do CJ é MENOR que o do Samurai.... ai é f*....

Se fosse ao menos igual, seria ideal pois o custo de um desses é muito baixo, peças idém e para o Samurai o peso de um canela fina ia muito bem....

[]´sse os dados foram o que eu postei note que é sem as panelas , sem nada só o tubo mesmo , e cara se depois de colocar freio e etc continuar sendo pouco menor acho que vale pois compensa no offset das rodas , e eixos de cj se procuar acha de 30 estrias (eu sei onde tem :lol: ) mas ai é fods se colocar d44 tem que ser com 35" se não o vão livre empata d44 c/ 33" tem pouco menos vão que samuca com 32"
[]'s

Fábio
31/03/2005, 11:20
Beto,

Os dados que considerei são os fornecidos pelo Tanuri: 48,5"

Essa questão do vão livre é outra que me incomoda muito nessa história da troca de eixos...

A busca continua.

[]´s

samukanvas
31/03/2005, 11:26
bil, faz as contas do crawl ratio do nosso vitara, acho que vai ficar quase igual a sua:

1. câmbio at + t-case vitara + tcase samurai 4.16 e dif 5.38 do trolha.

crawl ratio de ?

procê é só filé:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/9ed405d952aaa4b2fafd9abdae1116ba.jpg

O alexandre,

Essa tabelinha vc fez no excel né? Libera pra noiz!!! Manda só as fórmulas sem nada escrito...