Ver Versão Completa : Ajuda - AC da ranger só manda vento no para-brisas
IGORFROTA
20/09/2010, 15:43
De repente a Ranger passou a só enviar vento para as saidas do para-brisas.
Antes, ao ligar, ela enviava de imediato para o para-brisas e depois de alguns segundo (5 +/-), passava para o frontasl.
Alguem sabe o que pode ser ?
Guilherme A. Araújo
20/09/2010, 18:27
De repente a Ranger passou a só enviar vento para as saidas do para-brisas.
Antes, ao ligar, ela enviava de imediato para o para-brisas e depois de alguns segundo (5 +/-), passava para o frontasl.
Alguem sabe o que pode ser ?
Geralmente a mudança é feito por vácuo, verifica embaixo do porta luvas, tem uma pecinha pequena, com uma haste que empurra uma peça plástica, parecida com uma aba ou tampa.
qdo vc meche na posiçao da chave, ela tem que se movimentar.
Caso isso nao ocorra, provavelmente alguma mangueira do vácuo escapou, ou coisa assim.
Se a sua for Diesel, nao sei muito bem como é a parte do a/c, se é interligada com o resto que existe vacuo.
Deixarei pro mais experientes falarem se é perigoso ser falta de vacuo, e se consequentemente poderá vir a piorar, como ficar sem freio, por exemplo.
Se for a gasolina, ela deve estar com a lenta oscilando, ou afogando, neste caso, as mangueiras de vaocuos vao sempre no coletor, é s;o verificar qual está solta.
Abraço
samukanvas
21/09/2010, 19:37
Guilherme matou a pau!! Estou exatamente com esse problema na ranger. Ela tá oscilando entre o parabrisa e o painel somente quando acelero. Válvula de vácuo.
Aproveitei pra trocar o reservatório (parece um torpedo debaixo da caixa de roda do passageiro - R$ 160,00 na ford), a resistência do ventilador (R$ 47,00 na ford) e o painel do ar (Ainda não sei o preço) que estava sem funcionar a velocidade 3. Aproveitei que tá parada e já revisei geral pra não ter problemas por mais 10 anos. Comprei tb um moleton novo pra quando eu for pegar o carro :mrgreen:
Tá fazendo uma falta danada minha picapinha... :roll:
Meu modelo é gasolina.
Abs
eduardo1968
21/09/2010, 19:58
Vou aproveitar o tópico pra tirar uma dúvida:
- quando eu coloco o a/c no desembaçador ou no desembaçador + pés, sai ar pelo frontal.
Isso é normal na ranger ou é problema. E se for, como se resolve?
IGORFROTA
23/09/2010, 11:56
Não sei se foi coicidencia, mas ela passou a apresentar isso depois que voltou de um serviço no cabeçote onde muitas coisa foi desmontada sobre o capô.
Vou verificar essa peça.
Que reservatório é esse na caixa de rodas ? É do AC ? reserva o que ?
IGORFROTA
23/09/2010, 11:58
Samuka, onde levou para verificar oq ue era ? Loja de AC mesmo ?
Teve que trocar essa tal valvula de vacuo ? Onde fica ? Quanto foi ?
Guilherme matou a pau!! Estou exatamente com esse problema na ranger. Ela tá oscilando entre o parabrisa e o painel somente quando acelero. Válvula de vácuo.
Aproveitei pra trocar o reservatório (parece um torpedo debaixo da caixa de roda do passageiro - R$ 160,00 na ford), a resistência do ventilador (R$ 47,00 na ford) e o painel do ar (Ainda não sei o preço) que estava sem funcionar a velocidade 3. Aproveitei que tá parada e já revisei geral pra não ter problemas por mais 10 anos. Comprei tb um moleton novo pra quando eu for pegar o carro :mrgreen:
Tá fazendo uma falta danada minha picapinha... :roll:
Meu modelo é gasolina.
Abs
Anthoniusnikos
23/09/2010, 12:12
1 - Se a Ranger do Samukas for 99/00, esse torpedo aí é das rodas livres e não do A/C.
2 - Resistência do ventilador ? (aquecimento elétrico) ? :mrgreen:
Anthon
samukanvas
23/09/2010, 12:26
Igor,
Levei numa loja aqui no RJ que tb faz a parte de AC. www.autocenter6290.com.br
A válvula fica por trás do painel, se não me engano. Eu não vi quando trocaram e não posso te precisar onde ela fica exatamente. Seria uma boa arrumar um manual desses de mecânico com as peças explodidas, sabe? Eu até preciso de um :D
Essa válvula eu não sei o preço ainda, mas te falo quando tiver. Se não me engano foi 80 reais... Mas meu HD mental tá com problema de perda de dados :mrgreen:
Como eu não tenho a mão da ranger ainda, quando eu levo pra fazer algum serviço e vejo uma possível complicação futura (reabrir pra trocar outra peça), eu já passo uma geral em tudo. O bom é que tenho confiança na loja que me atende. Se vc conseguisse isso aí em fortal seria ótimo!! :concordo:
Abs
-------------------------------------
Anton,
Sério que essa bomba de vácuo é só para roda livre? Minha ranger é mesmo 99/00.
A resistência do ventilador é essa aqui: Linkhttp://produto.mercadolivre.com.br/MLB-152159031-resistencia-da-ventilaco-interna-ford-ranger-_JM
A minha estava com os contatos bem enferrujados e eu preferi trocar por outra logo. Original a R$ 47,00 reais pra ficar despreocupado :concordo:
Abs
eduardo1968
23/09/2010, 21:14
- quando eu coloco o a/c no desembaçador ou no desembaçador + pés, sai ar pelo frontal.
Isso é normal na ranger ou é problema. E se for, como se resolve? Alguém se habilita a me responder:?:
Na minha desembaçador fica só no vidro.
Na outra opção nao sei...
Acho uma M o ar ligar em todas as posições. Eu prefiro oar vindo sempre no vidro do que na cara. Qdo está frio nao tem pq ligar AC né...
Deveria ter um botão AC em separado...
[/B] Alguém se habilita a me responder:?:
como falaram, ó sistema é acionado por vácuo, pode ser que exista alguma mangueira com vazamento, se olhar atraz do porta luvas, pode ver esta válvula... que tem que mudar de posição quando vc mudar os controles de ventilação de lugar.
na parte superior da admissão de ar, nas 99/00 existe uma espécie de distribuidor, onde estão conectados as magueiras do vácuo, pode seguir elas e ver se acha algo de errado...
Anthoniusnikos
25/09/2010, 17:39
Igor,
Levei numa loja aqui no RJ que tb faz a parte de AC. www.autocenter6290.com.br
Anton,
Sério que essa bomba de vácuo é só para roda livre? Minha ranger é mesmo 99/00.
A resistência do ventilador é essa aqui: Linkhttp://produto.mercadolivre.com.br/MLB-152159031-resistencia-da-ventilaco-interna-ford-ranger-_JM
A minha estava com os contatos bem enferrujados e eu preferi trocar por outra logo. Original a R$ 47,00 reais pra ficar despreocupado :concordo:
Abs
Bom, Samukas, tenho quase 100% de certeza que esse reservatório de vácuo(válvula no para-lamas) serve mesmo para acionamento das RLs. Já mexi nela e percebí a relação. Aliás, deve ter essa peça explodida no Manual Técnico.
Agora, quanto a essa resistência para aquecimento, não sabia de sua existência. Por aqui, sempre afirmaram que o aquecimento da cabine das Ranger era feita pelo aquecimento do motor. Como nunca mexi nessa peça, foi bom saber que essa resistência elétrica existe.
__________________________________________________ __________________________
Postado originalmente por eduardo1968
Isso é normal na ranger ou é problema. E se for, como se resolve?
__________________________________________________ __________________________
Edú, será que as posições dos fios do botão de seleção não estão trocadas ?
Notar que o desembaçador só vai funcionar com o ar quente(a/q) ligado. Certo ? :mrgreen:
Anthon
eduardo1968
25/09/2010, 17:51
Anthon
Qq posição que tiver A/C ligado dá vento no frontal, na minha ranger.
Deve ter algum defeito nessa caixa dentro do porta-luvas. Amanhã vou dar uma olhada.
Eduardo
Walter L. L. Casitta
25/09/2010, 17:53
Vamos tentar colocar um pouco de ordem nas coisa:
A resistência que se referiu o samukanvas, na verdade resistores servem para variar a velocidade do motor do ventilador, Não tem nada a ver o sistema de aquecimento da cabine que funciona apenas com a agua do arrefecimento do motor.
Aquele reservatório de vácuo no paralamas não tem nada a ver com a RL. Ele existe para que os comando da ventilação que continuem funcionando por um tempo mesmo como o motor desligado.
Anthoniusnikos
25/09/2010, 17:54
Edú. Pode ser que algum defletor esteja emperrado.
Valeu pela certeza na informação, Walter. Esses são os maiores resitores que já vi. Onde ficam localizados. Alguém tem uma foto ?
Anthon
eduardo1968
25/09/2010, 17:58
Anthon
É o que eu espero.
Onde poderia estar esse defletor?
Edu
Anthoniusnikos
25/09/2010, 18:01
No porta-luvas não vai encontrar nada. Mas, sei que vai precisar remover toda parte inferior do painel. Ex.: em cima do rádio, e atrás de todas as saídas de ar.
eduardo1968
25/09/2010, 18:09
Valeu Anthon
Amanhã vou verificar
Abs
Eduardo
Walter L. L. Casitta
25/09/2010, 18:27
Edú. Pode ser que algum defletor esteja emperrado.
Valeu pela certeza na informação, Walter. Esses são os maiores resitores que já vi. Onde ficam localizados. Alguém tem uma foto ?
Anthon
É a peça 17...
samukanvas
25/09/2010, 21:35
[/B] Alguém se habilita a me responder:?:
Eduardo,
Na minha não sai ar de onde não está selecionado. Funciona exatamente como na figura do painel.
Tem 3 possibilidades (ao meu ver) do seu ar está com problemas:
- Bomba de vácuo defeituosa
- Válvula de vácuo que regula essa mudança
- Botão no controle do ar
Sem contar com um possível vazamento de alguma mangueira no sistema que possa estar interferindo em todo ele. Mas isso é mais fácil de identificar, pois dariam outros problemas relacionados a vácuo.
Abs :concordo:
-------------------------------
Walter, se esse manual for da época, o número de todas as peças mudaram. Apesar do número ainda ser igual na peça, no manual do pessoal da ford (computador que pesquisam) mudaram as letras iniciais da peça (XXXX-XXXXXX-XX) no primeiro grupo, se não me engano. Caso alguém esteja atrás dela, procure pelo nome da peça que dá certo. Pela numeração não vai ter em nenhum lugar.
abs
--------------------------------
Uma pergunta:
Tem filtro externo de AR na Ranger?
Eu andei pesquisando e me parece que tem esse filtro no AR, mas não sei onde seria. No esquema do PDF do walter diz que tem, mas funciona pra 99/00? A minha bomba de vácuo é diferente. Não seria outro esquema?
Abs
Walter L. L. Casitta
25/09/2010, 22:17
Walter, se esse manual for da época, o número de todas as peças mudaram. Apesar do número ainda ser igual na peça, no manual do pessoal da ford (computador que pesquisam) mudaram as letras iniciais da peça (XXXX-XXXXXX-XX) no primeiro grupo, se não me engano. Caso alguém esteja atrás dela, procure pelo nome da peça que dá certo. Pela numeração não vai ter em nenhum lugar.
abs
Isso não importa.
Alguns números mudam porque as peças mudam, mas você pode usar o número antigo, no manual atualizado continua constando os números antigos com indicação da substituição...
samukanvas
25/09/2010, 22:21
Tem que explicar isso pros funcionários da Ford...
Com o número antigo eu não achei as peças em lugar nenhum. Com o novo eu achei nos mesmo lugares que não tinham :lol:
Abs
Walter L. L. Casitta
25/09/2010, 22:24
Com o número antigo eu não achei as peças em lugar nenhum. Com o novo eu achei nos mesmo lugares que não tinham :lol:
Abs
Pode ver que nesse .PDF que é de 2008. O item 1 é repetido 4 vezes justamente para constar os números antigos...
Walter L. L. Casitta
25/09/2010, 22:26
Abs
E mais, o manual é eletrônico, se existir mais de um número, você entrar com o número do chassi ele ainda indica qual é a peça correta...
samukanvas
25/09/2010, 22:37
Se o teu manual é de 2008 deve estar com a numeração atualizada. Eu não guardei a numeração pra comparar.
Uma coisa é certa: As peças da 3.0 diesel não cabem na 4.0. A bomba de vácuo é diferente (deve ser por isso que estranhei o desenho - a da 4.0 tem forma de torpedo) e a tomada da resistência tb me parece que não funfa na 4.0.
Falta saber usar o manual na ford. Comprar peças aqui no RJ diferentes de filtro de óleo e gasolina é complicado :lol:
Pra quem é do RJ, achei tudo na Barra em frente ao Extra nas américas (aquela nova ao lado da VW). Roger é o cara que me atendeu muito bem por lá. Achou as peças comigo. O resto encomendou.
Abs
samukanvas
25/09/2010, 22:38
Uma pergunta:
Tem filtro externo de AR na Ranger?
Eu andei pesquisando e me parece que tem esse filtro no AR, mas não sei onde seria. No esquema do PDF do walter diz que tem, mas funciona pra 99/00? A minha bomba de vácuo é diferente. Não seria outro esquema?
Abs
Alguém sabe disso aí?
Walter L. L. Casitta
25/09/2010, 22:49
Se o teu manual é de 2008 deve estar com a numeração atualizada. Eu não guardei a numeração pra comparar.
Uma coisa é certa: As peças da 3.0 diesel não cabem na 4.0. A bomba de vácuo é diferente (deve ser por isso que estranhei o desenho - a da 4.0 tem forma de torpedo) e a tomada da resistência tb me parece que não funfa na 4.0.
Falta saber usar o manual na ford. Comprar peças aqui no RJ diferentes de filtro de óleo e gasolina é complicado :lol:
Pra quem é do RJ, achei tudo na Barra em frente ao Extra nas américas (aquela nova ao lado da VW). Roger é o cara que me atendeu muito bem por lá. Achou as peças comigo. O resto encomendou.
Abs
Aqueles códigos WB1, WBG, WNE, WOD, WHR... Indicam o motor, modelo e acabamento. No manual eletrônico, basta posicionar o ponteiro do mouse e aparece um quadro indicando o modelo, motor, acabamento, 4x4 ou 4x2.
É difícil pedir uma peça errada, mas na mão da piãozada, tudo é possível...
samukanvas
25/09/2010, 22:58
Aqueles códigos WB1, WBG, WNE, WOD, WHR... Indicam o motor, modelo e acabamento. No manual eletrônico, basta posicionar o ponteiro do mouse e aparece um quadro indicando o modelo, motor, acabamento, 4x4 ou 4x2.
É difícil pedir uma peça errada, mas na mão da piãozada, tudo é possível...
Precisava de um desses... Sabe aonde posso comprar?
Assim eu aprendo mais sobre ranger. Ou pelo menos ajudo os mecas da ford daqui a acharem as peças :lol:
Abs
Walter L. L. Casitta
25/09/2010, 23:13
Precisava de um desses... Sabe aonde posso comprar?
Assim eu aprendo mais sobre ranger. Ou pelo menos ajudo os mecas da ford daqui a acharem as peças :lol:
Abs
Qualquer concessionária vende. Custa em torno de R$70,00. Tem todos os carros e caminhões da Ford...
samukanvas
25/09/2010, 23:44
Obrigado Walter!! Vou a uma concessionária arrumar um pra mim :concordo:
Abs
Anthoniusnikos
27/09/2010, 12:25
Alguém sabe disso aí?
Samukas, esse filtro(n.ref.21), como o desenho mostra, fica no cofre do motor. Ainda não abri esse setor, mas logo que tiver tempo vou dar uma olhada, e é quase certeza que se ele existir, já está na hora de trocar.
Abs
Anthon
samukanvas
27/09/2010, 12:48
Samukas, esse filtro(n.ref.21), como o desenho mostra, fica no cofre do motor. Ainda não abri esse setor, mas logo que tiver tempo vou dar uma olhada, e é quase certeza que se ele existir, já está na hora de trocar.
Abs
Anthon
Fala Anthon!!
Se tiver o meu deve estar o bagaço... Eu me importo muito com esse filtro. O carro ficou "parado" 2-3 anos. Hoje eu tô indo na ford pegar um filtro pra picape e vou saber quanto custa e se tem mesmo.
O rapaz que mexe no ar disse que não tem, mas esse esquema tem. Essa que foi minha dúvida :pensativo:
Tomara que tenha :concordo:
Abs
Esse filtro externo já dei uma olhada. Parece ser bem difícil trocar.
Fico no aguardo de novidades, ou seja, de quem trocou ele.
IGORFROTA
27/09/2010, 14:19
To achando muita conicidencia o AC dar esse problema exatamente depoiis da manutenção no cabeçote.
Acho que o meca ligou alguma mangueira errdo ou esqueceu de alguma.
Alguém tem o esquema ou uma foto do motor para eu dar uma olhada.
De onde é a origem ?
É a mesma bomba de vacuo do freio, perto do alternador ?
Seria interessante as fotos das varias conexões do sistema.
O interessante é que o freio está ok, então deve ser alguma coisa após ele
Anthoniusnikos
27/09/2010, 21:52
Igor.
Segue foto anexa. Veja se ajuda um pouco.
A corda amarela representa por onde passei a tubulação de vácuo das RLs. Antes, essa tubulação passava em cima do eixo dianteiro.
Anthon
eduardo1968
28/09/2010, 14:28
[QUOTE=samukanvas;1264861]Eduardo,
Na minha não sai ar de onde não está selecionado. Funciona exatamente como na figura do painel.
Sem contar com um possível vazamento de alguma mangueira no sistema que possa estar interferindo em todo ele. Mas isso é mais fácil de identificar, pois dariam outros problemas relacionados a vácuo.
Samuka
O problema da minha ranger não mudar as posições do a/c (ficar sempre saíndo ar pelo frontal) é a falta de vácuo nos caninhos que ficam alí atrás do porta-luvas, com isso não movimenta as palhetas.
Onde fica essa bomba de vácuo?
Abs
Eduardo
samukanvas
28/09/2010, 21:44
[QUOTE=samukanvas;1264861]Eduardo,
Samuka
O problema da minha ranger não mudar as posições do a/c (ficar sempre saíndo ar pelo frontal) é a falta de vácuo nos caninhos que ficam alí atrás do porta-luvas, com isso não movimenta as palhetas.
Onde fica essa bomba de vácuo?
Abs
Eduardo
Eduardo, ela fica debaixo do paralamas do carona. Tira a capa que vc vai ver ela por ali. Isso no modelo v6. Nos outros eu não sei. Precisa do esquema de vácuo.
No google tem alguns desenhos ("vacuum diagram ford ranger"). Veja se ajuda.
Começa a ver o encaixe deles todos. Começa do coletor e vai seguindo. Devem ter esquecido um caninho fora. Se não tinha esse problema antes ou é linha vazando ou coincidência de ter estragado enquanto fazia o serviço :concordo:
Abs
eduardo1968
28/09/2010, 22:27
Samuka e Anthon
Obrigado pelas valiosas dicas sobre o a/c da ranger.
Já descobri que não tem bomba de vácuo na 2.5, o ar que regula as funções do painel vem do motor por um caninho.
Na minha o defeito está, ou no botão controle do ar, ou em alguma válvula de vácuo, pois descobri que somente a função de desembaçador não está correta, saindo ar pelo frontal e muito pouco no pára-brisa.
Vou ter que desmontar o painel e verificar onde está o defeito,
Abs
Eduardo
samukanvas
28/09/2010, 22:50
Eduardo,
Me expressei mal. Quando eu disse bomba de vácuo, eu queria dizer reservatório. É um tipo de bola ou em formato de torpedo (como na minha).
Mas ao pesquisar pra enviar uma foto da peça, acabei me deparando com isso: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-157163024-bomba-de-vacuo-ranger-diesel-98-adiante-_JM
Será que ela tem ou não na diesel (pergunto isso porque como é turbo, a pressão é positiva)?
Abs
eduardo1968
28/09/2010, 23:21
Agora já não sei tem bomba de vácuo ou não pro controle do a/c na ranger, pois no catálogo está escrito 2.5, 2.8 L... . Mas a sua dica foi certeira quanto ao defeito, lá dentro do painel.
Agora é só eu arrumar.
Abs
Eduardo
samukanvas
29/09/2010, 16:49
Fala Eduardo,
Chegou o botão pra mim. Estou colocando a foto pra vc visualizar o bichim :concordo:
Qualquer dúvida me fale. Tô com ele em mãos.
Abs
samukanvas
04/10/2010, 22:58
Troquei os botões do AC (os 3 do painel), todas as 3 válvulas de vácuo, resistor do ventilador e o reservatório de vácuo.
O AC da ranger tá animal!!!! Nossa senhora. Eu tava no sinal e veio um pinguin bater no vidro pedindo pra entrar!!
A geladeira de casa quebrou e eu fiz gelo no painel da ranger!! :mrgreen:
Já peguei até um resfriado da loja até em casa...
Tá brabo essa frente fria da ford.
Recomendo!! :mrgreen:
eduardo1968
05/10/2010, 11:01
Samuka
Onde comprou e qto pagou nas válvulas de vácuo?
Eduardo
brunobotosso
05/10/2010, 13:57
Troquei os botões do AC (os 3 do painel), todas as 3 válvulas de vácuo, resistor do ventilador e o reservatório de vácuo.
O AC da ranger tá animal!!!! Nossa senhora. Eu tava no sinal e veio um pinguin bater no vidro pedindo pra entrar!!
A geladeira de casa quebrou e eu fiz gelo no painel da ranger!! :mrgreen:
Já peguei até um resfriado da loja até em casa...
Tá brabo essa frente fria da ford.
Recomendo!! :mrgreen:
Samuka, onde ficam essas 3 válvulas de vácuo (uma embaixo do painel perto do porta-luvas, outra em cima do motor e a outra?).
Há um tempo, tentei arrumar a minha que estava com o mesmo problema, mas desisti. A minha não engatava também as RL, desisti de arrumar e coloquei uma RL AVM manual.
Fiquei animado com os seus resultados e pretendo por a minha pra funcionar.
Obrigado.
Bruno
samukanvas
05/10/2010, 22:24
Samuka
Onde comprou e qto pagou nas válvulas de vácuo?
Eduardo
Em cada uma de vácuo eu acho que foi uns 12 dólares...
No botão uns 9 em cada... por aí. Não tô com a nota aqui agora :oops:, mas vejo pra vc os custos.
Uma amigo que nos fornece peças de uma loja chamada pepboys nos EUA. Ele arruma tudo que é peça pra mim quando preciso. Tudo motorcraft original :concordo:
Abs
Samuka, onde ficam essas 3 válvulas de vácuo (uma embaixo do painel perto do porta-luvas, outra em cima do motor e a outra?).
Há um tempo, tentei arrumar a minha que estava com o mesmo problema, mas desisti. A minha não engatava também as RL, desisti de arrumar e coloquei uma RL AVM manual.
Fiquei animado com os seus resultados e pretendo por a minha pra funcionar.
Obrigado.
Bruno
Se não me engano a terceira fica atrás dos comandos do AC. Eu não troquei essa. Deixei na oficina de um amigo pra fazer, pois estava sem tempo :oops:
Cara, tudo ficou nota 10!! O AC demora 1 segundo, quando liga o carro, pra sair vento da frente e a troca dos modos ficou muito mais precisa e rápida. Não entra mais cheiro de fora (andei atrás de um busão hoje) e o ar tá gelando pra kct...
Tá certo que eu não precisava trocar tudo, pois as minhas válvulas ainda estavam todas novas (tirando o botão do modo do painel), mas eu preferi fazer o serviço completo.
Aproveitei e troquei a termostática, sensor de temperatura, sensor da temperatura que vai pro painel e a tampa do radiador. Agora a ranger tá com a temperatura cravada no meio. Carregada ou leve, quente ou frio... tá lá. Antes ela mal subia para o meio do ponteiro. Ficava fria fria... :-|
Só falta um par de amortecedor traseiro pra ela agora. Quero testar um que nivela a altura pra cargas mais pesadas :concordo:
Abs
TylerNTL
20/11/2010, 23:50
Ressuscitando com dúvidas para os entendidos em AC:
Hoje a tarde de uma hora para outra senti um cheiro de queimado que imaginei fosse externo, depois de andar um pouco, como o cheiro não saía, desconfiei de ser alguma coisa na minha viatura apesar de tudo funcionar perfeitamente.
No retorno do meu destino o AC só está funcionando na velocidade 3 em diante, com o botão no 0, 1 ou 2 o ventilador não funciona.
Não tive tempo de mexer em nada mas até agora meu diagnóstico é de algum problema no controle de velocidade do ventilador do sistema de refrigeração. Provavelmente essa resistência que é comentada neste tópico foi para o espaço e o cheiro de queimado era o seu canto do cisne.
Algum problema no meu diagonóstico?
Onde fica esta resistência? No painel junto dos botões do AC? No cofre do motor?
Por onde começo?
É fácil de desmontar/inspecionar a resistência ou desmonto o painel em busca de um mal contato nos botões do AC?
samukanvas
21/11/2010, 20:31
A resistência fica no cofre do motor logo aonde vc consegue ver parte do ar (lado carona). Na parede corta fogo, junto da caixa do ar, na altura entre o parachoque e o capô
Ela controla as velocidades do ar, mas o botão tb pode estar ruim e não controlar.
TylerNTL
21/11/2010, 22:43
A resistência fica no cofre do motor logo aonde vc consegue ver parte do ar (lado carona). Na parede corta fogo, junto da caixa do ar, na altura entre o parachoque e o capô
Ela controla as velocidades do ar, mas o botão tb pode estar ruim e não controlar.
O catálogo mostra ela ali meio que por trás do reservatório de expansão (peça 17 na figura anexo). O fato é que tentei encontrar ela hj a tarde e não consegui (tudo bem que a garagem estava meio escura) mas no mínimo desmontá-la será bem mais difícil do que eu imaginava.
Como senti um cheiro de queimado no trajeto antes do ventilador parar de funcionar no 0 e 1 estou apostando na resistência.
Temos alguma dica de como desmontar esta resitência?
Algum arranjo técnico envolvendo uma resistência de chuveiro?
Figura errada!
TylerNTL
21/11/2010, 22:46
Figura certa:
TylerNTL
22/11/2010, 23:22
Meu diagnóstico estava certo.
Mas eu estava muito otimista com o lugar da resistência, pensei que ia dar uma olhada ali por cima da caixa do ventilador e ia encontrar ela.
Estava com pressa e fui em uma oficina "especializada" em AC e perguntei se tinham a resistência do ventilador? Se era serviço para lá ou para autoelétrica?
Eles tinham a peça (R$50) e trocaram (por R$ 20).
Segue a foto de onde ela se esconde, para chegar lá tem que "afastar" o reservatório de expansão e o da água do limpador. Na peça velha uma das resistências estava partida e tudo voltou ao normal depois da troca.
Ela é aquela pecinha na parte de baixo onde saem uns fios vermelhos, esse negócio arredondando na parte de cima é o ventilador do AC.
Pessoal o da minha viatura era um vazamento na mangueira de vácuo, levei na loja que fiz a troca do evaporador e resolveram o problema lá mesmo, não levou nem 2 minutos, só cortaram o pedaço rasgado e emendaram. Pronto agora tá funcionando normal.