Ver Versão Completa : Embreagem da Xterra
CharlesVendramin
20/09/2010, 14:00
Olá amigos, tenho uma XTerra 2004 e de uns dias pra cá, de vez em quando a embreagem fica bem funda, até já aconteceu de dificultar o engate das marchas... daí vc bomba a embreagem e ela vai voltando aos poucos até normalizar... consultei um mecânico e ele me disse que poderia ser o rolamento do atuador( ???) da embreagem... alguém já passou por problemas semelhantes???
No aguardo e obrigado
jonybegood
20/09/2010, 14:51
Olá Charles,
Seu problema pode estar relacionado ao atuador de embreagem. É um problema crônico das XTerra. Também pode ter relação ao (ou a falta de) fluido de embreagem.
Segue abaixo o item relacionado a embreagem retirado do guia que montamos para XTerra (retirado do guia disponível em http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=53009&page=126 no post #1257). Espero que possa te ajudar.
ATENÇÃO!!! Embreagem
Mau uso é um dos principais ocasionadores de problemas: NUNCA descanse o pé no pedal ou fique "queimando" ao sair.
O atuador da embreagem dura no máximo 100.000 km. Tem de ser trocado e por estar dentro da caixa torna um serviço simples em algo mais complicado e caro, pois é necessário desmontar a suspensão dianteira e tirar a caixa de marchas para acessar a peça, o que encarece o serviço. O problema no atuador pode estar associado ao fluido hidráulico usado, que é o mesmo do freio, que vai absorvendo água e esta é que estraga o atuador. Trocar tal fluido regularmente é a forma de preservar o atuador. Mais informações: http://clubnissanarg.com.ar/Foro/viewtopic.php?t=6198
Alguns sites recomendam trocar anualmente o fluido de freio, oportunidade que seria uma boa hora para trocar também o fluido da embreagem.
Abs,
CharlesVendramin
20/09/2010, 16:46
Valeu Joni... foi muito boa sua explicações!!! obrigado Charles
Grande Jony, matou a pau e mostrou o pau e a cobra, isso é que é parceria, parabéns.:palmas:
Abração,
Badia
De vez em quando, quando aperto o pedau de embreagem ela nao aciona o disco, fica como se tivesse com ar, dou umas 4 bombadas e volta ao normal, que pode ser? a pouco tempo completei o reservatorio com fluido de freio, esta correto?
De vez em quando, quando aperto o pedau de embreagem ela nao aciona o disco, fica como se tivesse com ar, dou umas 4 bombadas e volta ao normal, que pode ser? a pouco tempo completei o reservatorio com fluido de freio, esta correto?
Bom dia edwint!
Se vc completou o reservatório, seria bom vc também sangrar para tirar algum ar que possa ter na tubulação.
Ao lado da entrada da mangueira no atuador tem uma valvula de sangria, sangra quem sabe melhora.
Att. Lima.
Na minha começou assim e terminou que troquei o atuador e depois Volante e Embreagem!!!
LEONARDORAZO
20/05/2012, 19:52
Amigos, recentemente fiz a troca de todos os óleos da minha X (incluindo diferencial e caixa); ela está com 142.000 km. O que está acontecendo é que desde então o engate das marchas está mais duro, principalmente quando a X está fria, depois que começo a rodar, o engate vai ficando mais macio.... Pergunto aos experts>>> São sinais de que a minha embreagem está indo pro saco ou pode ser algum outro problema ??? Talvez óleo da caixa errado ???
Grande abraço
Leonardo
LeonardoRazo bom dia!
Que tipo de óleo vc colocou na caixa e no reservatorio da embreagem.
Att. Lima.
LEONARDORAZO
22/05/2012, 00:12
LeonardoRazo bom dia!
Que tipo de óleo vc colocou na caixa e no reservatorio da embreagem.
Att. Lima.
Lima, fiz a troca em uma oficina aqui do RJ especializada em 4x4. Questionei o mecanico e ele disse que o óleo era o recomendado pela nissan e que poderia acontecer esse fato, ou seja oleo novo em uma caixa que até então não tinha sido sido trocado o óleo ainda. (Esse papo não me convenceu nem um pouco, por isso minha dúvida...)
Abço
Lima, fiz a troca em uma oficina aqui do RJ especializada em 4x4. Questionei o mecanico e ele disse que o óleo era o recomendado pela nissan e que poderia acontecer esse fato, ou seja oleo novo em uma caixa que até então não tinha sido sido trocado o óleo ainda. (Esse papo não me convenceu nem um pouco, por isso minha dúvida...)
Abço
Leo, dependendo de onde vc resida, sugiro a Pioneira lubrificantes(Av. Suburbana - Piedade). Qual foi essa oficina onde a troca foi feita ?
Abs,
Marcos.
LEONARDORAZO
22/05/2012, 17:43
Marcos, a troca foi feita na four by four no Recreio.... é uma oficina conhecida pelo pessoal que tem 4x4 , por isso minha dúvida se realmente é problema na embreagem ...
Abço
Ricardo Piovan
16/06/2013, 22:07
Charles, estou com o mesmo problema na minha Xterra. Foi so o atuador mesmo no seu caso ?
Abraço
DieselPower
27/10/2013, 16:42
Sem nenhum motivo aparente, ou sinal, barulho ou qualquer outra coisa, a embreagem começou a baixar... Na terceira ou quarta pisada no pedal, já estava completamente sem embreagem...
Parei, desci da viatura e dei uma espiada na caixa, onde para desespero foi possível identificar um vazamento de óleo na junção da caixa com o motor...
Provavelmente o atuador pediu demissão e não quis dar os 30 dias...
Já avisei o pessoal da oficina, segunda-feira baixamos a caixa para ver oque ouve...
Fica a dica aos colegas, erifiquem suas caixas!
Abraço a todos!
https://fbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/q71/s720x720/1380214_382551515209148_96167328_n.jpg
https://fbcdn-sphotos-a-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn2/q81/s720x720/1382319_382551201875846_1883645231_n.jpg
Diesel aproveita e troca os retentores, ok:curtir:
Javarotti
09/05/2020, 23:17
Sem nenhum motivo aparente, ou sinal, barulho ou qualquer outra coisa, a embreagem começou a baixar... Na terceira ou quarta pisada no pedal, já estava completamente sem embreagem...
Parei, desci da viatura e dei uma espiada na caixa, onde para desespero foi possível identificar um vazamento de óleo na junção da caixa com o motor...
Provavelmente o atuador pediu demissão e não quis dar os 30 dias...
Já avisei o pessoal da oficina, segunda-feira baixamos a caixa para ver oque ouve...
Fica a dica aos colegas, erifiquem suas caixas!
Abraço a todos!
https://fbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/q71/s720x720/1380214_382551515209148_96167328_n.jpg
https://fbcdn-sphotos-a-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn2/q81/s720x720/1382319_382551201875846_1883645231_n.jpg
O que era na sua xterra?
Depois de penar com trocas de atuador interno...mandei fazer uma moringa, usei garfo e rolamento da D20 e fiz um balanceiro com rolamento fixado na caixa seca do cambio, cabo de embreagem do gol quadrado, fixacao de um gancho no pedar de embreagem...
Joga fora atuador interno, cilindro mestre de embreagem... resultado embreagem muito leve e confiavel, sem surpresas...regulagem muito facil igual as boas e velhas D20 ou F1000
Eu cansei desse atuador que nao dura nada e as desculpas dos tecnicos que poe a culpa no fluido...por coincidencia as frontier mais novas trocaram esse sistema pelo bom e velho rolamento e garfo...
Fiz uma moringa, usei rolamento e garfo da D20, fiz um balanceiro igual de f1000, coloquei um gancho na ponta do pedal de embreagem e usei o cabonde embreagem do gol quadrado...acabou esse problema cronico
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