Ver Versão Completa : Pajerinho - Luz de Advertência do Motor após água...
Boa noite pessoal,
Gostaria de ver se alguém consegue me ajudar com uma dúvida :concordo:. Eu fiz uma trilha nesse final de semana com a minha Pajerinho 3500 e após passar num rio :twisted:, andei uns 50 metros e desliguei o carro para ir ver os outros jeeps passarem. Quando liguei novamente, a luz de avertência do motor, segundo o manual, não se desligou mais... Além disso, eu senti uma tremenda perda de potência. Tipo, parecia que não tavam mais trabalhando os 6 pistões, entendem?? Além disso, ela não passa mais dos 4 mil RPM... Portanto, queria ver se alguém já passou por isso, :parede:além disso, o que devo isolar melhor para fazer trilhas com muita água e lama??
Um grande abraço...
SAPO-BOMBA
19/09/2010, 23:32
Mande lavar o motor com óleo diesel pra retirar as sujeiras incrustradas/ressecadas e depois seque o motor cuidadosamente, principalmente nos conectores dos sensores...
OK, lavar o motor eu até vou realmente... Mas pq com diesel??? Eu sempre lavei normalmente os motores dos meus carros nas lavações após as trilhas.... Mas no meu Willys, eu só lavava e deixava ligado q o próprio calor do motor secava as partes, entende??? Agora na Pajerinho, putz.... Depois do rio ela não foi mais direito... No meu Willys nunca parei por causa de água... Mas tinha sempre tudo bem protegido.. Alguém consegue me ajudar com o que preciso isolar melhor na Pajerinho??? Lembrando, é uma 3500... e não a 3000, OK???
Abraços
Fernando Massad
20/09/2010, 08:33
Vá no duto do ar após o filtro. Verá um encaixe de um chicote de fios, tipo macho e fêmea. Desencaixe-o e verifique se houve alguma infiltração de água ali. Ao recolocá-lo, certifique-se de ter encaixado bem. Problemas ali podem ocasionar o problema relatado.
A viatura tem snorkel?
existe a possibilidade de ter entrado um pouco de água pela tomada de ar, mesmo que em quantidade insuficiente para provocar calço hidráulico?
Pergunto isso porque se aquele sensor for molhado por dentro tb dá problema semelhante.
Boa sorte:concordo:
Fernando, tem sim snorkel... E tá bem vedado, isso eu já olhei... Mas vou olhar ali após o filtro... que é realmente um boa!! Hoje já quando eu estava trazendo ela pra lavação, vi que por dois momentos ela parou de falhar... ou seja, como se estivesse voltando a ter o contato normal, entende??? É muito provável mesmo que tenha sido apenas algum conector que acabou molhando no mergulho e daí ficou acusando falha... Mas a luzinha no painel ainda não desligou, creio que vou ter de levar no meca pra ele "apagar" ela... Pois não acho que ela vai "perceber" que melhorou, entende??? Mas vi que vc tem uma 3500... Vc usa ela em trilhas??? Fez algo para água??? Existe algo a ser feito além do snorkel???
Fernando Massad
21/09/2010, 10:56
Fernando, tem sim snorkel... E tá bem vedado, isso eu já olhei... Mas vou olhar ali após o filtro... que é realmente um boa!! Hoje já quando eu estava trazendo ela pra lavação, vi que por dois momentos ela parou de falhar... ou seja, como se estivesse voltando a ter o contato normal, entende??? É muito provável mesmo que tenha sido apenas algum conector que acabou molhando no mergulho e daí ficou acusando falha... Mas a luzinha no painel ainda não desligou, creio que vou ter de levar no meca pra ele "apagar" ela... Pois não acho que ela vai "perceber" que melhorou, entende??? Mas vi que vc tem uma 3500... Vc usa ela em trilhas??? Fez algo para água??? Existe algo a ser feito além do snorkel???
A minha tem snorkel também e atualmente está bem vedado.
Já mergulhei em verdadeiro poço de lama, a ponto de sujar totalmente o motor....
Tb já entrei com ela em travessia de rio a ponto da água cobrir o capô nunca tive qualquer problema.
Antes de levar ao meca, dá uma conferida em alguns itens.
Experimenta desligar o negativo da bateria, esperar alguns minutos e religá-la.
Se persistir o problema, retire aquela tampa plástica existente por cima do motor. Debaixo dela há vários conectores, que podem estar mal encaixados.
Não custa tentar.
Quero te dizer, ainda, que costumo lavar eu mesmo o motor dela e nunca tive qualquer problema (ATENÇÃO, deve ser feito com o mlotor frio). Te sugeri verificar aquele conector que vai no duto do filtro porque quando estava conferindo a vedação do snorkel retirei-o, e ao religá-lo ficou frouxo, o que gerou problema muito semelhante ao que vc relatou.
Sinceramente acho que seu problema é alguma coisa de fácil resolução.
Boa sorte e tomara que consiga resolver logo.
Abç:concordo: