Ver Versão Completa : Retífica completa do motor BF-161
Humberto Barbosa
19/09/2010, 12:46
Olá pessoal, tudo bem?
Estou pensando em fazer o motor do meu Jeep há algum tempo e finalmente agora acho que vou conseguir.
Fui na semana passada em uma oficina da Mooca aqui em São Paulo que mexe com Jeep e tomei um susto quando o mecânico me falou com a maior naturalidade que pra fazer esse motor eu gastaria por volta de R$7000,00 e inclusive mostrou um motor que estava lá e o dono pagou esse preço.
Pergunto pra quem fez o motor recentemente ou andou pesquisando sobre isso, qual é mais ou menos o preço que tem encontrado?
Vou colocar um orçamento que fiz esses dias. Esses preços são da Jipebrás (26/02/2010), mas eu ficaria muito agradecido se puderem me indicar lojas com preços melhores.
-Pistão Metal Leve - R$784,00
-Aneis Albarus R$154,00
-Juntas Spaal - R$118,00
-Bronzina da biela Metal Leve - R$159,00
-Bronzina do Mancal - R$195,00
-Retentor da Polia Sabs - R$23,00
-Retífica +/- R$1500,00
-Mão de obra R$1000,00
Total: R$4000,00
Abraço,
Humberto
SAPO-BOMBA
19/09/2010, 13:06
Por esse valor, eu arrancava esse motor do lugar e metia um GM 6 cilindros no lugar... e se duvidar ainda sobra troco.
Humberto Barbosa
19/09/2010, 14:06
Olá SAPO-BOMBA, o Jeep está todo original, senão eu trocaria o motor mesmo.
Obrigado pela ajuda.
Abraço,
Humberto
SAPO-BOMBA
19/09/2010, 14:20
Humberto, é pq vc citou R$ 4000 e desse valor R$ 1000 de mão de obra e R$ 1500 de retífica é muita grana! Ainda mais considerando que é um motor simples!
Eu tenho os papéis da retífica do meu motor, gastei R$ 800 no bloco e cabeçote e R$ 800 de mão de obra! E isso pq é o 4D56 da Mitsubishi, que todo mundo dizia que era caro de retificar, que as peças custavam caro, etc etc etc.
Essa oficina tá metendo a mão do teu bolso... agora se só tiver ela na tua região e se for a única oficina competente pra tal serviço, então tu vai morrer essa grana na mão deles, infelizmente!
Eu no teu lugar, volto a dizer: Metia um GM 6 cilindros e bye-bye...
o foda é isso o pessoal ve um carro diferente e ja quer ganhar o mes em cima!
Charles_Curitiba
19/09/2010, 18:09
Olha, num pau brabo esses 4 mil reais com peças inclusas....consulte a Jipepar www.jipepar.com.br (http://www.jipepar.com.br) Fala com Fontana
Anjodas trevas
19/09/2010, 19:56
bom fiz meu motor a pouco tempo todo...
Pode pesquisar que o valor esta bem acima do que gastei.
Humberto Barbosa
19/09/2010, 20:45
SAPO-BOMBA, na verdade como o mecânico mexe bastante com Toyota, ele não soube muito certo os valores de retífica e MO pro motor do Jeep, daí me passou esse valor. Deve sair um pouco mais barato, mais não menos de 2000 (retífica e MO), acho.
Jeorge, nem me fala. O pessoal de oficina enfia a faca mesmo só porque é Jeep. Ultimamente quem tem caprichado também é o pessoal de loja.
Charles, obrigado pela indicação da loja. Não encontrei no site as peças para o motor, mas vou ligar pra eles pra cotar.
Anjodas trevas, você lembra quanto ficou só de peças e onde comprou?
Pessoal, mais uma vez obrigado pela força.
Abraço,
Humberto
Fabiano Willys CJ5 1959
19/09/2010, 21:12
Olá Humberto !!
Acho que referente as peças, o pacote de preço é bem similar por aí.
Já o valor de retifica um pouco alto e o de MO sem noção.
Eu fiz meu BF161 por completo à uns 5 anos atrás. Entre as peças novas e a mão de obra, gastei R$ 3200,00. Pena que rodei apenas 2500km e troquei por um motor de opala. Agora o velho BF tá la parado.
Abraço,
SAPO-BOMBA
19/09/2010, 23:10
Os caras tão cobrando nessa retífica e MO preço de carro importado de luxo, pelamor...
Esse motor era pra gastar no máximo 3000 latinhas pra retificar totalmente. Acima disso NA MINHA VISÃO, compensa muito mais meter outro motor no Jeep e rodar... principalmente com "N" opções de motores baratos e fáceis de manter por aí, como GM 151, GM 250/S, 4.1 MPFI, Falcon, etc...
com esse preço de retifica, daria para comprar um motor zero na caixa, e uns bons usados.
se rodar mas um pouquinho compre outro jeep.
Robertux
20/09/2010, 20:05
Olá Humberto !!
Acho que referente as peças, o pacote de preço é bem similar por aí.
Já o valor de retifica um pouco alto e o de MO sem noção.
Eu fiz meu BF161 por completo à uns 5 anos atrás. Entre as peças novas e a mão de obra, gastei R$ 3200,00. Pena que rodei apenas 2500km e troquei por um motor de opala. Agora o velho BF tá la parado.
Abraço,
R$ 3.200,00 há 5 anos e o pessoal tá achando caro R$ 4.000,00 hoje?
Não que eu ache R$ 4.000,00 barato, mas acho dificil fazer uma retífica completa em um BF 161 por menos que isso hoje. O meu também está precisando fazer e eu estou protelando para abrir exatamente por esse motivo, o problema é que tenho procurado opção e fora o GM 151 não tenho achado nada mais em conta. Ainda não decidi o que fazer, mas trocar de jeep não é opção.
um motor antigo, todo manual, qual a dificuldade de fazer uma retifica.
Charles_Curitiba
20/09/2010, 20:29
Outro detalhe, as Bronzinas voce vai achar da MetalLeve, não lembro se fazem Pistão, aneis e valvulas mas tente achar um distribuidor de peças para cotar isso pra voce. Juntas SABÓ, é a melhor.....e ja que vai retificar, no mancal traseiro por onde sempre vaza oleo use gaxeta do opala. Ja me informei e reza a lenda que resolve.
Anjodas trevas
20/09/2010, 20:43
Umberto
Eu não achei as notas
mas faz sete meses que fiz o meu todo.
Na minha opnião vc deveria olhar bem as questões sobre a mão de obra e sobre retifica pois o meu ficou tudo por 3000 latinhas
mas cada lugar tem suas diferenças aki jeep e normal rsrsrs
não deixe de procurar um bom mecanico com preço bom
boa sorte
(pico da bandeira mg)
Robertux
20/09/2010, 20:56
Umberto
Eu não achei as notas
mas faz sete meses que fiz o meu todo.
Na minha opnião vc deveria olhar bem as questões sobre a mão de obra e sobre retifica pois o meu ficou tudo por 3000 latinhas
mas cada lugar tem suas diferenças aki jeep e normal rsrsrs
não deixe de procurar um bom mecanico com preço bom
boa sorte
(pico da bandeira mg)
Sem dúvida que não se deve fazer no primeiro que encontra, é bom cotar, principalmente os mecânicos especializados em jeep, mas o preço de mão de obra em São Paulo não tem nada a ver com o resto do Brasil, pra se ter uma idéia do custo de vida em SP o m² de apartamento novo padrão classe média está sendo vendido por R$ 10.000,00. Estou procurando um apartamento de um dormitório mais ou menos 40m² para alugar em bairro classe média e estou achando a R$ 1.000,00 por mês + condomínio, consequentemente o preço da mão de obra, para que o mecânico possa sobreviver é bem mais alto que no resto do país.
Humberto Barbosa
20/09/2010, 21:52
Fabiano, guarda o BF num cofre se ele tiver redondinho porque daqui um tempo vai valer uma fortuna se os preços continuarem nesse ritmo.
SAPO-BOMBA/Alex, também acho que o velho BF não é o melhor custo benefício e se fosse em outra situação eu também trocaria o motor, mas no meu caso, o Jeep está bem original e eu vou tentar conseguir a placa preta. Um motor mais moderno botaria "tudo a perder".
Robertux, concordo com você, pelo o que eu tenho visto, o preço de comprar, deixar o motor zerado e fazer as adaptações acaba saindo com uma diferença pequena do preço de se fazer o motor. Não acho o BF um motor ruim, tem um torque bom e adoro o ronco dele, como eu não rodo tanto com o Jeep, esse motor me atende bem.
Charles, quero colocar tudo Metal Leve e Sabó mesmo. O duro tá sendo achar com um preço justo.
Anjo, valeu pelas dicas. Na verdade fui eu quem procurei o mecânico e pedi pra ele fazer o motor pra mim. Ele conserta há muito tempo um Toyota meu e não tem dado mancada. Mas vou pesquisar melhor sim.
amigo, se o motivo é a placa preta, então tem que fazer mesmo é procurar um preço aceitável.
SAPO-BOMBA
21/09/2010, 00:33
Sinceramente, cada qual com seus gostos e manias ( ou loucuras ), mas torrar essa grana toda apenas pra conseguir placa preta de um Jeep, pra mim é fora de cogitação.
Eu vou montar meu CJ em breve, e podem apostar que o que eu puder mudar ou modificar pra ele ficar do jeito que eu espero, eu irei fazer... E motor vai ser a prioridade.
Com essa grana, acho mais negócio então comprar outro BF-161 em bom estado e botar lá, já que Jeep antigo, se não me engano, não tinha essas paradas de "número de motor", somente o chassi. Confere?
Robertux
21/09/2010, 12:03
Sinceramente, cada qual com seus gostos e manias ( ou loucuras ), mas torrar essa grana toda apenas pra conseguir placa preta de um Jeep, pra mim é fora de cogitação.
Eu vou montar meu CJ em breve, e podem apostar que o que eu puder mudar ou modificar pra ele ficar do jeito que eu espero, eu irei fazer... E motor vai ser a prioridade.
Com essa grana, acho mais negócio então comprar outro BF-161 em bom estado e botar lá, já que Jeep antigo, se não me engano, não tinha essas paradas de "número de motor", somente o chassi. Confere?
Não confere, era exatamente ao contrário, não tinha número de chassi, só o número do motor e o número de série que ficava na plaqueta.
paesem520
21/09/2010, 16:17
É isso aí. Só pra complementar o que disse o Robertux, só a partir de 1967 é que os Jeep passaram a ter número de chassi.
Humberto, meu caso é parecido com o seu. Reformei meu BF e tô feliz, minha opção de manter originalidade foi acertada, pois para quem prentende placa preta ou preservar um veículo antigo, este item é fundamental, e o BF é um baita motor ainda. Gastei no final de dezembro de 2010, R$ 3.500,00 entre peças, retífica e mão-de-obra, mas isso porque a mão-de-obra foi minha e de meu irmão que é mecânico e tinha algumas peças em estoque. Um valor de R$ 4.000 é até barato, mas R$ 7.000 também é demais.
Charles_Curitiba
21/09/2010, 17:08
Fabiano, guarda o BF num cofre se ele tiver redondinho porque daqui um tempo vai valer uma fortuna se os preços continuarem nesse ritmo.
SAPO-BOMBA/Alex, também acho que o velho BF não é o melhor custo benefício e se fosse em outra situação eu também trocaria o motor, mas no meu caso, o Jeep está bem original e eu vou tentar conseguir a placa preta. Um motor mais moderno botaria "tudo a perder".
Robertux, concordo com você, pelo o que eu tenho visto, o preço de comprar, deixar o motor zerado e fazer as adaptações acaba saindo com uma diferença pequena do preço de se fazer o motor. Não acho o BF um motor ruim, tem um torque bom e adoro o ronco dele, como eu não rodo tanto com o Jeep, esse motor me atende bem.
Charles, quero colocar tudo Metal Leve e Sabó mesmo. O duro tá sendo achar com um preço justo.
Anjo, valeu pelas dicas. Na verdade fui eu quem procurei o mecânico e pedi pra ele fazer o motor pra mim. Ele conserta há muito tempo um Toyota meu e não tem dado mancada. Mas vou pesquisar melhor sim.
Ja que vc ta pesquisando, então não custa pesquisar mais um pouquinho certo? vamos lá...em Curitiba temos:
FASA AUTOPEÇAS
DISPEÇAL
ALVORADA AUTOPEÇAS
DIPEÇAS
DPK (DISTRIBUIDOR)
REAL MOTO PEÇAS (APESAR DO NOME NÃO É DE MOTOCICLETA)
procure os telefones atraves do site www.listaonline.com.br (http://www.listaonline.com.br)
Marcio Rossetto
21/09/2010, 22:04
Camarada
Retifiquei o meu Bf a pouco tempo e vou lhe dar uma dica .
Analisa bem o bloco do motor , verifica se não há trinca na sede das valulas do escape .
Verifica se os tuchos estaão muito folgados e as guias de valvulas do escape.
Com excessão das guias de escape que dá para substituir, o resto da para embuchar, então além de vc gastar mais dinheiro, seu motor nunca vai ficar 100% , anda mas fica uma batedeira só.
As vezes compensa achar um bloco bom e pouco usado para retificar .
Robertux
22/09/2010, 00:17
Um valor de R$ 4.000 é até barato, mas R$ 7.000 também é demais.
Teve um conhecido meu em Piracicaba que retificou um BF 161 que estava com problema de numeração, então precisou trocar o bloco, o virabrequim também estava ruim e precisou comprar outro, bom no fim o motor ficou fantástico, um funcionamento macio como eu nunca havia visto, super suave, até me entusiasmei em retificar o meu, mas o custo ficou por volta de R$ 6.000,00
benderrr
29/09/2010, 20:36
esse conhecido sou eu rrsrssrrssr
valeu retificar o motor , fico mtooo bom!!! mtoo forte
Gustavo Arnaud
30/09/2010, 21:06
esse conhecido sou eu rrsrssrrssr
valeu retificar o motor , fico mtooo bom!!! mtoo forte
Benderr, como consigo ver se o número do motor está ok? Estou com um motor de maverick e como esses bixos são véio as consultas via internet não retornam nenhuma informação...
Meu BF 161 está cansando, então em vez de gastar $ nele vou gastar no do maveco. Minha idéia é reformar o bixo, colocar um cabeçote do aero willys (2 buras) que consegui e o escape 3x2. Queria saber se o motor está com o número ok antes de colocar $ nele
Adrian Rueckl
30/09/2010, 21:20
Boa noite amigo.
Procure seu despachante e solicite a ele uma consulta. Ele irá verificar junto ao DETRAN. Passe o número do motor pra que ele verifique se existe o cadastro do seu motor.
Abraço 4X4.
Gustavo Arnaud
30/09/2010, 21:45
Com relação a preços, não tem milagre: aqui em SP na retífica São Jorge, bastante indicada, me orçaram por tel cerca de 6K, com peças e tudo, sem encamisar bloco e sem encher virabrequim. Já na retificadora Circle, orçado em torno de 3K de mão de obra, com encamisamento e sem enxer o vira. Peças em torno de 2K (sondagem inicial - vou esperar abrir o motor para ver a real)
Colocando tudo novo, inclusive periféricos (bombas de água e óleo), dando um tapa no cabeçote e comando, não vejo como gastar menos de 6k.
Meu pai comprou esse jeep em 1986 e se reformou tudo, algumas coisas mais de uma vez, menos motor. Se o motor durar mais 24 anos tá bão demais...
No final das contas acho que tudo depende de gosto e das opções consideradas: no meu caso, não quero gastar com adaptação de um outro motor usado. Só saio desses motores se for para algo zero km e injetado ou diesel. Nesses casos, tb trocaria a cx de câmbio e aí a brincadeira passa de 10K fácil fácil
Gustavo Arnaud
30/09/2010, 21:46
Boa noite amigo.
Procure seu despachante e solicite a ele uma consulta. Ele irá verificar junto ao DETRAN. Passe o número do motor pra que ele verifique se existe o cadastro do seu motor.
Abraço 4X4.
É acho que vou ter que fazer na raça mesmo! Valeu!
Rafaminc
04/10/2010, 08:15
É acho que vou ter que fazer na raça mesmo! Valeu!
Gustavo, aqui no sul, com 6K, vc compra no mínimo uns 6 motores desses.
Vc acha BF funcionando a partir de R$ 150,00.
OldGarage
04/10/2010, 09:02
Caro, estou com um Motor Willys BF161 Completo ( menos motor de arranque) a venda aqui no Fórum.
Estou pedindo R$ 500,00, peça no estado...
Se tiver interesse é só entrar em contato...abraço...
Robertux
04/10/2010, 12:52
Tudo bem, mas em que estado?
Funcionando sem problemas? Fumando? Rajando? Parado há muito tempo? Precisa de retífica? Como está a medida do virabrequim?
Gustavo Arnaud
04/10/2010, 18:42
Gustavo, aqui no sul, com 6K, vc compra no mínimo uns 6 motores desses.
Vc acha BF funcionando a partir de R$ 150,00.
Sim, tanto que encontrei o 6 cil do maveco por R$ 300,00. O bixo pega em deixar ele zerado...
Gustavo Arnaud
04/10/2010, 18:44
Caro, estou com um Motor Willys BF161 Completo ( menos motor de arranque) a venda aqui no Fórum.
Se tiver interesse é só entrar em contato...abraço...
Estado por estado eu fico com o meu 161, que só fuma um pouco quando liga... A questão é que quero um motor mais forte, sem fuçar demais em adaptações e sem perder o jeitão original, então vou gastar em um BF 184 e não no 161