PDA

Ver Versão Completa : javali



Pedro Candido
06/09/2003, 07:34
alguem tem esse jipe ou sabe as especificacoes? queria conhecer seus pros e seus contras e obter maiores informacoes :P :P com donos.[/i]

scislewski
10/10/2003, 09:11
Se tu vai usar ele para ser rebocado é uma ÓTIMA COMPRA....
Meu primo tem e é um BO***, o motor é a diesel turbinado é muuuuuito fraquinho, velocidade máxima de 80 km/h e sem forca... no inverno esquece que não liga nem lomba abaixo... Meu primo para ligar no inverno, fazia uma fogueira, qdo só tinha brasa, colocava o motor jeep EMPURRANDO sobre a brasa para esquentar o motor e mesmo assim tinha que tapar a entrada de ar.......


Quando quis comprar meu primo disse que nao ia me vender pq nao queria um inimigo na familia.....

Ele é bom para um sitio no NORDESTE que faz calor o ano inteiro, andar em estradinhas de chao batido BOAS... essas coisas ele faz bem pela economia pois faz 20 ou 22 km/l a diesel....

Espero nao ter jogado agua no seu chopp

monge
19/10/2003, 17:38
Fala Gente.... :D

Geralmente não ouço falar bem o javali, sempre mal, mas já vi um uma vez que era show... mas era tipo nossos CJ's...

Só tinha a lataria e o chassis.... hehehehehehe :D :D

Tudo depende do grau de preparação e da grana disponível.

[]'s

Eugênio

scislewski
20/10/2003, 08:46
O Javali foi fabricado no inicio anos 90, é um jeep novo comparado com os CJs, mas o motor original que vem no coitado não presta :evil: ... Pelo que ví no jeep do meu primo, as ponteiras, suspensao, peças em geral são faceis e BARATAS :lol: de achar. Portanto, se comprar e TROCAR O MOTOR, não deve ser uma má compra como falei... :lol: É como o Monge falou.. depende de qto tu quer gastar em cima...

Mas só para salientar o MOTOR NAO PRESTA pra JEEP, talvez dê para usar como gerador de eletricidade.... eeheheheheheheheheh :lol: :D

José Tadeu
14/07/2004, 22:35
Tenho um Javali a um ano e meio, moro em Palmas-PR, cidade mais fria do Paraná, quanto ao funcionamento do motor no frio o meu nunca deixou a desejar, o que acontece de ser difícil em alguns de funcionar é problema da bomba injetora. No começo do ano quebrou a caixa montanha, foi fácil conseguir as peças. A três meses troquei o motor, coloquei um MWM 229, da F-1000, em virtude de ter mais conforto em viagens, tanto de barulho como ultrapassagens. O Consumo do motor CBT era em torno de 11,5 a 12,5 Km/l. Não sei o porque que o javali tem tanto preconceito, pois é bom jipe, com o motor MWM não tem toyota para acompanhá-lo

Eduardo Chaves
15/07/2004, 15:57
PessoALL,

Meu amigo Cidão tem um com motor MWM da F4000 turbinado, câmbio e transferência toyota e molas e eixos toyota e BF 33"...

É um avião na estrada e na trilha um tratorzão...

Ele naum reclama nem um pouco dele, só qdo era original... hehehe...

[]'s...

Pedro Bachir
15/07/2004, 17:17
MWM da F4000 turbinado

desculpem o off-topic, mas eh que quando eu li me bateu uma curiosidade.... :oops: tem alguma diferença do mtr MWM da F-4000 pro MWM da F-1000??? :?: 8)

Eduardo Chaves
15/07/2004, 18:05
Sei naum...

Só sei que foi assim...

[]'s...

José Tadeu
15/07/2004, 19:15
Pedro:

O motor MWM tem dois modelos, o 226 que é mais velho, e o 229, que equipa tanto a F-1000 como a F-4000, apesar de que tem algumas f-4000 com motor Ford.

Eduardo:

Gostei do javali do seu amigo Cidão, fica muito bom mesmo.

Carlos
16/07/2004, 14:57
Qual o motor Ford usado no F4000?

Birita
16/07/2004, 15:07
motor Cummins B3.9 140civ-1 Turbodiesel Aftercooler, quatro cilindros, desenvolvendo 141cv e 51mkgf de torque

Pedro Bachir
16/07/2004, 23:49
Alguém sabe em quais anos foram usados esse mtr cummins???? :?

KINHO
14/01/2005, 11:30
Aproveitando o topico javali, gostaria de uma ajuda:

Qto vale um Javali ano 90 original, lataria e chassis em otimo estado, só para ter uma noção: ele tá com placa amarela e 10.300 km original!!!

NeRo
14/01/2005, 12:40
Bom mesmo, sem nada. Eu chuto um 10.000 pra mais ou pra menos. Não é um jipe valorizado.
Placa amarela? Quanto vai sair para regularizar esse carro?
:mrgreen:

FrommarS
17/01/2005, 13:13
Aproveitando o topico javali, gostaria de uma ajuda:

Qto vale um Javali ano 90 original, lataria e chassis em otimo estado, só para ter uma noção: ele tá com placa amarela e 10.300 km original!!!


De tabela o valor varia entre 10 e 15 mil... é um carro bom o motor é diesel de baixa rotação ... se respeitá-lo ... ou seja ... fazer o uso para o qual ele foi projetado terá um bom desempenho... não tem problemas para pegar... se vc é de sp é fácil conseguir as peças ...

Tem um desempenho de 16 km/l na cidade e na estrada passa dos vinte... a velocidade de cruzeiro varia entre 70 e 80 km/h.... o que encomoda é a trepidação .... mas com a bomba injetora bem regulada, os filtros limpos (diesel é sujo pacas) ele funciona bem....

Quanto ao offroad... não tenho muita experiencia ... nos meus testes ainda não encontrei uma subida que o vença... reduzido sobe até em paredes..... tá certo que nunca andei num cj forte ... mas não sei se pé bem melhor

Já a suspenção .... se vc não tiver complexo de pipoca .... beleza... o bichinho é duro... mas nada que não se resolva tirando algumas lâminas molas.....

No mais acredito ser uma boa compra... e como disseram depende da grana que quer investir ... se vc tiver muita o transformará numa máquina .... caso não vc vai ter um jipe como todos os outros originais ... seja ele um jpx, cj, javali, japoneses... um desempenho normal no fora de estrada ... ....... passível de quebras que são acentuadas pela não manutenção preventiva e por mau uso...

o jipe não quebra .. quem quebra ele é vc!

Agora o Fábio me alertou quanto aos pneus originais que são menores na frente .... causaRIA quebras na caixa de transferência... o meu ainda não deu .. mas até 3 meses atrás ele nem tinha o cardan dianteiro....

Se vc quiser mais informações tenta fala na TratorGama 50629000 e na net tem um site que chama meujeepentao no link história tem a 4x4 e pickups que faz a avaliação do bichinho....

com um snorkel .. vc não fica em rio nenhum afinal é diesel.....
nas subidas mais ingrimes.... ele não vai engazopar como alguns que tem motor original a gasolina
mecÂnica e manutenção simples... se não tiver medo de graxa dá pra economizar BASTANTE....
gastando pouco seu jipe vai poder encarar grandes desafios..


e o resto é sorte... eu até agora eu só mifú mas ... vale a pena ele é incomum ( só tem um 2500 andando no brasil) de tão feio, desengonçado ele acaba ficando engraçadinho ( o meu acho lindo ) ....


o único problema do meu jipe ... é meu salário!!! hehehe

se comprar dá um toque vamos ver se seu porco do mato fununcia mesmo!!!!

FrommarS
17/01/2005, 13:32
Esta é para os proprietários do Javali
Consegui a revista de nº 56 com a sua história.
É só olhar:
http://www.meujeepentao.hpg.ig.com.br/historia.htm
_________________
Veja Meu Jeep Então...

Eduardo Merege
17/01/2005, 17:14
Vendi meu javali a 2 meses atras, nao tenho do que reclamar, eh um jipe mto robusto e forte, assim como disse o Frommars, sabendo respeitar o giro especifico do motor nao tem o q o pare, se naum tivesse comprado meu engesa concerteza nao o teria vendido, ainda sinto saudades da economia hehehe(hoje estou com um 6 canecos a alcool :shock: )
uma dica boa para qm nao esta disposto a gastar com um bloqueio traseiro, o meu estava alavancas individuais para os freios traseiros, cada alavanca tinha uma extensao de cabo ligada a respectiva roda, funciona mtissimo bem :wink: do resto o meu estava totalmente original e com motor novo.

[]'saudosos :cry:

Gomes Neto
17/01/2005, 19:36
Faaala Pedro!!!

Eu tive um "Javaleu"... :lol: ,brincadeira, 93 original.
Fiquei com ele 3 anos usando-o em trilhas e como único carro.
Foi também meu primeiro jipe, levei 3 dias para resolve se comprava ou não, pouco tempo para esse tipo de decisão e olha que num tinha 4x4BRASIL pra me ajudar.
Mecânica sempre fiz pessoalmente e funilaria tb, desmontei inteiro, pintei e montei de novo.
A minha opinião pessoal:

Prós...

:arrow: Lataria de carro blindado, porém como o motor original chacoalha muito podem aparecer trincas nos pára-lamas e grade dianteira.

:arrow: Susp. dura (+ q a do Willys) porém resistente e relativamente estável.

:arrow: Câmbio muito resistente, há controvérsias quanto a procedência, na minha opinião eh carcaça da cbt e peças da f1000, (eu cheguei a utilizar peças da f1000 no cambio sem pb).

:arrow: Espaçoso até demais prum jipe.

Contras: (vai somando)

:evil: :arrow: Peças originais novas só na Tratorgama, e naum são baratas. Ex. uma t-case completa do Willys em bom estado R$ 600,00, a do Javali R$ 800,00 SÓ A CARCAÇA EXTERNA fora as outras peças, completa eu num tive o peito de perguntar.
:cry:

:evil: :arrow: Ainda na t-case, troquei os 2 carretéis, R$ 410,00 só eles. Tem tbem o famoso vazamento.

:evil: :arrow: Semi-eixo traseiro só novo e original, nem tente adaptar, soldar nem se fala!! :shock:

:evil: :arrow: 100 Km/h nem em descida!! :?

:evil: :arrow: O torque eh bom mas se precisar de embalo esquece. :cry:

:evil: :arrow: Diferencial, a mesma coisa q o semi-eixo só original e é $$$$$$. Eu fiz uma gambiarra com a caixa de satélite do Willys mas; Huuuuuummmmm???!!! :( :( :(

Graças ao cara lá de cima eu nunca mexi no motor!!!
Meu conselho...se vc nunca teve jipe, começa com um Willys originalsinho que na pior das hipóteses é uma escola de mecânica off-road mais barata.
Ou então se tiver $$$$ compra um Javali e coloca mecânica da Toyota. :wink:

HAAAA!!! Qquer coisa liga pro Donatti 4x4 e pergunta o que ele acha?!!! :lol: :lol: :lol:

Ps.: Vendi por R$ 9.800,00

[s] e opiniões próprias de quem já teve.

FrommarS
18/01/2005, 13:13
Vendi meu javali a 2 meses atras, nao tenho do que reclamar, eh um jipe mto robusto e forte, assim como disse o Frommars, sabendo respeitar o giro especifico do motor nao tem o q o pare, se naum tivesse comprado meu engesa concerteza nao o teria vendido, ainda sinto saudades da economia hehehe(hoje estou com um 6 canecos a alcool :shock: )
uma dica boa para qm nao esta disposto a gastar com um bloqueio traseiro, o meu estava alavancas individuais para os freios traseiros, cada alavanca tinha uma extensao de cabo ligada a respectiva roda, funciona mtissimo bem :wink: do resto o meu estava totalmente original e com motor novo.

[]'saudosos :cry:


Pois é .... só conhece quem já teve ou tem um...... esses sim podem falar sem preconceitos e com conhecimento de causa.....

Ah parabéns pelo ENGESA!!!!

Vc trilhou o caminho que pretendo no off-road... mas só compro o Engesão... quando o MWM o estiver esperando na garagem de casa (minha oficina home -made)

Agora me fala mais desse bloqueio... que peças usou... como ... quando ... onde.... quem fez? como funciona ..... tem fotos?

abs de um duro dono de JAVALI... ah manda de novo a foto que não deu pra ver

e se possível... teça algum comentário...

>>>>>
Cara, é o seguinte, se vc quiser quebrar a sua caixa de transferência, que é onde a tração é transferida para 4 ou 2 rodas, utilize os pneus de medidas diferentes.

A caixa de transeferência não tem diferencial, o que talves permitisse essa proeza. Imagine se você colocasse um pneu de cada medida em cada ponta do mesmo eixo de um carro 4x2, cada ponta rodaria em uma velocidade diferente, comprometendo o funcionamento do diferencial. Agora, imagine a mesma coisa só que em medidas diferentes em cada eixo do 4x4 o eixo da frente rodaria em velocidade diferente do eixo traseiro, forçando todo o conjunto.

Pode ser que na primeira vez não quebre, pois essas coisas só quebram quando vc mais precisa.

Pense fisicamente nisso e conclua.
>>>>>>

FrommarS
18/01/2005, 13:28
Faaala Pedro!!!


Contras: (vai somando)

:evil: :arrow: Peças originais novas só na Tratorgama, e naum são baratas. Ex. uma t-case completa do Willys em bom estado R$ 600,00, a do Javali R$ 800,00 SÓ A CARCAÇA EXTERNA fora as outras peças, completa eu num tive o peito de perguntar.
:cry:

:evil: :arrow: Ainda na t-case, troquei os 2 carretéis, R$ 410,00 só eles. Tem tbem o famoso vazamento.

:evil: :arrow: Semi-eixo traseiro só novo e original, nem tente adaptar, soldar nem se fala!! :shock:

:evil: :arrow: 100 Km/h nem em descida!! :?

:evil: :arrow: O torque eh bom mas se precisar de embalo esquece. :cry:

:evil: :arrow: Diferencial, a mesma coisa q o semi-eixo só original e é $$$$$$. Eu fiz uma gambiarra com a caixa de satélite do Willys mas; Huuuuuummmmm???!!! :( :( :(

HAAAA!!! Qquer coisa liga pro Donatti 4x4 e pergunta o que ele acha?!!! :lol: :lol: :lol:

Ps.: Vendi por R$ 9.800,00

[s] e opiniões próprias de quem já teve.

>>>>


VALEU PELAS DICAS!!!!!

SÓ ESTA DO CAMBIO JÁ VALE!

ENTÃO SE SOUBER MAIS SOBRE PEÇAS ADAPTAVEIS .. POSTA AÍ PRA NOS AJUDAR ...A SAIR DAS GARRAS DA TRATOR GAMA.....

É A PIOR PARTE POIS ME SINTO LESADO ... CADA VEZ QUE PRECISO DELES..

... AH SE TIVER FOTOS DO SEU POSTA AÍ TB...

QUANTO AO VAZAMENTO.... APERTOS QUINZENAIS MINIMIZAM OS PROBLEMAS... E ACREDITO QUE A MAIOR CAUSA DEVA SER ESTA DOS PNEUS DIFERENTES..... E É CLARO O POCOTO DO MOTOR DE TRATOR

VALLEW... HASTA LUEGO

FrommarS
18/01/2005, 13:32
PessoALL,

Meu amigo Cidão tem um com motor MWM da F4000 turbinado, câmbio e transferência toyota e molas e eixos toyota e BF 33"...

É um avião na estrada e na trilha um tratorzão...

Ele naum reclama nem um pouco dele, só qdo era original... hehehe...

[]'s...


PELA FOTO O BICHO PARECE... UM TRATOR MESMO....

QUE ANO É VC SABE?

VALLEW!!

Eduardo Chaves
18/01/2005, 17:18
Frommars ???

Sei naum, mas 5a vejo ele na reunião e pergunto...

Sem contar que na foto não aparece os assobios da turbina... :mrgreen:

[]'s...

Eduardo Merege
18/01/2005, 19:44
frommars, estou anexando um esquema que acabei de fazer, no meu caso havia um tubinho em L para cada lado soldado no chassi em que o cabo passava por dentro, assim ele os deixava esticado sem pegar em nada e subia reto na direção das alavancas,
o funcionamento eh bem simples, basta vc travar a roda que estives sem aderencia assim o diferencial enviara o torque somente para a roda que estiver com maior contato no solo.
se naum me engano sao as alavancas originais do freio da F-1000 antiga
Obs, mantenha a alavanca original, funcionara normalmente

FrommarS
19/01/2005, 00:18
Frommars ???

Sei naum, mas 5a vejo ele na reunião e pergunto...



FrommarS, é... de marte mesmo!!!! é o significado do meu nome ... aquilo que vem de Marte.... :mrgreen:

quanto a reunião é o IBIRA? se for quero ver pessoalmente o trator do seu amigo....

Já os assovios... não sei mas já me disseram que com valvulade alívio a turbina tende a perder rendimento.. o que no meu caso (original) seria um problema!



o funcionamento eh bem simples, basta vc travar a roda que estives sem aderencia assim o diferencial enviara o torque somente para a roda que estiver com maior contato no solo.


e barato tb!!

perfeito para minhas atuais condições financeiras.... vou correr atrás das alavancas e ... em breve BLOQUEIO TABAJARA!!!!! yeahhhhhhhh

agora ninguem segura o porco....

Eduardo Merege
19/01/2005, 00:34
FrommarS,
Respondendo pelo Xará, a reuniao a que ele se referiu naum eh no ibira naum, nós somos de Americana SP, reuniao toda quinta a partir das 20:00 no posto bremen em frente a Nardini, hehehe, bem que vontade de ir a uma reuniao no ibira naum falta :)

A adaptação eh bem barata sim heheh acredito q comprando as peças(em bom estado) em desmanches naum gaste nem l$50 isso se vc mesmo fazer ou tiver um meca camarada :D
qqer duvida grita ai

[]'s

Luiz Claudio
19/01/2005, 01:01
...bem que vontade de ir a uma reuniao no ibira naum falta.

Eduardo,

Quinta feira recomeça o Ibira, é só aparecer!!!

Garanto que cerveja gelada não vai faltar...

[]'s

Eduardo Merege
19/01/2005, 01:16
Luiz,
valew kra hehehe assim que surgir a oportunidade vamos sim, o problema eh voltar depois de tantas geladas hehehe :twisted:
mas fika ai o convite tbm, qndo vcs ai de sampa kiserem conhecer as trilhas do interior, pod aparece reuniao as quintas e trilha aos sabados. Serão mto bem vindos :wink:

[]'s querendo ver o barão num barrão heheheh

Luiz Claudio
19/01/2005, 01:31
Beleza Eduardo,

Tenho um amigo que mora aí em Americana (Condomínio Yatch Club, se não me engano) e quando eu for pra esses lados dou um alô pra vocês...

[]'s...

Eduardo Merege
19/01/2005, 01:40
Luiz, vem sim hehe, dependendo do dia convocamos o pessoal pára uma reuniao de emergencia na cachaçaria :twisted: garanto que nao vai ser problema pra ninguem :lol:

[]'s

Eduardo Chaves
19/01/2005, 20:14
Ooopa...

Na cachaçaria tô dentro... hehehe....

Essa turma num é de nada naum xará... só nós mesmo q arriscamos em trilhas de SP... hehehe...

LC, se for o condomínio q estou pensando, já tem uns 6 jipes por lá, tudo do clube, um contagia o outro... hehehe...

[]'s...

FrommarS
21/01/2005, 02:14
FrommarS,
Respondendo pelo Xará, a reuniao a que ele se referiu naum eh no ibira naum, nós somos de Americana SP, reuniao toda quinta a partir das 20:00 no posto bremen em frente a Nardini, hehehe, bem que vontade de ir a uma reuniao no ibira naum falta :)

A adaptação eh bem barata sim heheh acredito q comprando as peças(em bom estado) em desmanches naum gaste nem l$50 isso se vc mesmo fazer ou tiver um meca camarada :D
qqer duvida grita ai

[]'s


Já que vc conhece... vou fazê-lo em americana ... antes da cachaçaria ... lógico...

se não é capaz de eu sair bloqueado......

hasta luego... revirandodesmanches ferros velhos e afins!!!

Eduardo Merege
21/01/2005, 19:07
opaaa pode chega hehehehe, ai nos vamos no meca do nosso clube, ele tem as ferramentas necessarias(solda e serra) acredito q naum demore muito para adaptar.
qqer coisa vem de sabado pra ver a disputa entre os porcos na trilha hehehe

Marcelo R. A. da Cunha
25/01/2005, 11:09
Tenho um Javali desde 1993 e nao troco por nenhum outro jipe. Competi por 5 anos na copa Sudeste com ele e varios outros raids, trilhas pesadas, leves e passeios e ele so me deu alegrias. Obvio que houveram quebras mais qual carro nao quebra???ainda mais na utilizacao que tinha. Morei 1 ano e meio em Belo Horizonte e pelo menos 1 a 2 vezes por mes vinha para Niteroi para visitar minha familia e fazer trilhas com o pessoal do Niteroi Jeep Clube, muitas das vezes saia de BH apos o trabalho e rodava a noite toda com o JAVALI e ia me encontrar com a galera na trilha. Nunca voltei rebocado para casa e sempre ajudava os colegas nas trilhas...O Javali sempre teve esta ridicula ma fama mais quando os outros estavam atolados ou quebrados ai o Javali prestava

Resumindo ate 1999 meu carro tinha a mecanica toda original, comprei com 8.000km e rodei ate os 57....km com ele. Resolvi colocar em 99 uma mecanica mais estradeira pois estava montando um carro para Expedicoes, coloquei um MWM229 Turbo e caixa da Bandeirante Militar 4 Marchas, o unico motivo pelo qual troquei os meus eixos pelos da Band foi pela opcao do traseiro flutuante, mais nao tenho absolutamente NADA negativo para falar sobre o Javali..... Acho que dei sorte pois na estrada o meu andava junto com as Bands, mais bebia um pouco mais, +- 13km a 15km por litro na estrada a uns 90, 100km/h e na trilha na faixa de 10 a 12km dependendo da Trilha.

Espero ter ajudado

Um eterno apaixonado pelo Porco do Mato..


Marcelo Cunha

FrommarS
25/01/2005, 19:45
Galera....

Vcs conhecem motor a prova de calço hidraulico?....

vejam no trilhas off-road... o tópico da serra do japi....

meu porco achou que era lontra!!!!!

ah e tem tb o extinto caçador dele .... saiu atrás de uma anta e ... cavou igual tatu...

vejam fotos do jicoxinha.......


....Edu....

asim que eu achar os equipamentos necessários.... estarei aí bloqueando o bichinho

hasta luego :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Melo
21/01/2008, 17:30
Olá,

Bom, uma referência para quer quizer trocar o semi-eixo traseiro de um Java no fundo do quintal:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=529898#post529898

[]s

buchmann
21/11/2008, 16:46
Eu vi um destes dinossauros aqui na minha cidade em uma garagem.. alguém sabe o preço normal cobrado por um desses?? acho que o cara esta meio fora, esta pedindo 20 Latinhas das grandes..

gostei do carro.. ele é feio... um patinho feio.. kkkk

buchmann
22/11/2008, 15:03
procurando na net para ver o preço e alguns detalhes do Javali me deparei com um anuncio que dizeia assim:

JEEP JAVALI, motor e caixa da Mercedinha 608, diferencial e feixe de mola da Bandeirante, direção hidráulica e ar condicionado do Landau. Motor stand e designer único.

olha as fotos do carro..muito diferente.. ficou até legal .. hehehe :mrgreen:

José Tadeu
25/11/2008, 22:28
Buchmann:

O Javali original gira em torno desse valor, o problema é quando você começa a modificá-lo, aí vai longe como qualquer outro jeep ou carro, mas, é um bom jeep.

Como ele tem uma boa estrutura, oferece boas possibilidades de adaptação de motores, caixas, sistema de direção, enfim o que a imiginação idealizar e o bolso aguentar.

Abraços

Tadeu

lopez23
26/01/2009, 08:55
Pessoal, tenho um javalí faz 4 anos, uso ele na minha fazenda vou pra cima e pra baixo com ele. Na verdade esse jeep foi desenvolvido para ser utilizado no campo mesmo, não foi desenvolvido para andar no trânsito da cidade.
Os companheiros de forum estão corretos quanto a algumas características, e cito outras: chassis reforçado e isolado, caixote de ferro de espessura grossa, boa tração, eixos confiáveis, espaço interno maior que o willis. Pontos fraco: eixo dianteiro com cruzeta externa, suspensão dura mas confiável, e otor não presta mesmo para o jeep, ele é barulhento, treme muito, solta fumaça quando frio e no inveno é um inferno pra pegar daí coloco estratégicamente o monstro num declive acentuado e mesmo assim só pega depois de descer +-100mts.
Quanto ao desing dele, considero feio mas´vai do gosto de cada um, estou com ele pela funcionalidade e resistÊncia e, assim que puder trocar o motor trocarei, mas não o vendo é bom aquele cabrito, abraços.

davidss6
26/01/2009, 09:41
procurando na net para ver o preço e alguns detalhes do Javali me deparei com um anuncio que dizeia assim:

JEEP JAVALI, motor e caixa da Mercedinha 608, diferencial e feixe de mola da Bandeirante, direção hidráulica e ar condicionado do Landau. Motor stand e designer único.

olha as fotos do carro..muito diferente.. ficou até legal .. hehehe :mrgreen:

nuuuuuuuuuu :shock:

o java original jah eh feinho... Agora essse ai o cara teve a manha de jogar merda no ventilador......

RODRIGO TOMITÃO
26/01/2009, 09:50
caros colegas, estou pensando em adaptar a caixa de direção do opala no javali, alguem ja adaptou? fica bom e tem fotos da adaptação e as peças utilizadas, barras e teminais

Zé Renato
28/01/2009, 16:26
Tô supondo que vc deseja usar a hidráulica!
Mas se fôr a mecânica também dá certo. A do Opala(H ou M) é perfeita, fácil de adaptar pois o java não tem problema de espaço. Prefira a que tem o setôr cônico, pois o pitmam pode ser posicionado em qualquer posição.O meu Já tem ums cinco anos que está com ela e nem óleo baixa. :pipoca:
Vêja as fotos!

RODRIGO TOMITÃO
28/01/2009, 17:44
Caro Zé Renato, muito obrigado pelas informações e pelas fotos foram muito úteis, muito simples a adaptação, quais as baras de direção que vc usou, e coluna e aquelas cruzetas de que carro são. eu twenho uma direção mecanica em casa mais uma dh é coisa boa sera que a mecanica fica muito pesada? achei uma da ZF nova só a caixa por 400,00 sera que ta no preço? a bomba vou esperar porque não sei que motor vou colocar ainda.
Obrigado pelas informações......

Zé Renato
29/01/2009, 10:57
A barra da Rural ou Jeep deve dar certo, a coluna do Opala com a junta elástica e as cruzetinhas do Fiat 147 ou similar.O meu está com pedais suspensos do Opala a direção teve que ser reposicionada.
Quanto ao preço eu não sei, mas eu já partiría para uma DH o Java é pesadinho. (lembre-se DH com eixo setôr cônico) :concordo:

RODRIGO TOMITÃO
29/01/2009, 13:45
ai esta as fotos da caixa de direção, eu vi umas que não tem porca na pontada e tipo uma trava, essa tem, é igual a do seu jipe

Zé Renato
29/01/2009, 17:55
Bêleza, é essa mesmo! :palmas:

Agora é só adaptar e curtir, fica parecendo um Landáu!
Pode até usar uma direção menor se quiser, e sem folga! :concordo:

lpbranca
21/02/2009, 08:53
É um prazer estar aqui pela primeira vez,alguem poderia me ajudar,preciso saber onde fica a numeraçao do motor do javali 1992,pois nao passou navistoria,alegou que tenho que marcar o motor,alguem ja passou por isso,ou pode me dar um toque.
grato luciano branca

lpbranca
21/02/2009, 12:39
tenho um javali 1992,gosto muito,pula um pouco,forte e aguenta os trancos,as peças de substituiçao,como retentores e pças para motor,aqui na minha cidade é um pouco dificil ,mas o resto e´mole. tem bom espaço,a direçao original e´muito dura ,adaptei uma de f1000 ficou muito bom.qualquer duvida se puder ajudar,só dar um toque,abraços.


http://www.4x4brasil.com.br/forum/styles/images_royale/misc/progress.gif

lpbranca
21/02/2009, 12:43
Se tu vai usar ele para ser rebocado é uma ÓTIMA COMPRA....
Meu primo tem e é um BO***, o motor é a diesel turbinado é muuuuuito fraquinho, velocidade máxima de 80 km/h e sem forca... no inverno esquece que não liga nem lomba abaixo... Meu primo para ligar no inverno, fazia uma fogueira, qdo só tinha brasa, colocava o motor jeep EMPURRANDO sobre a brasa para esquentar o motor e mesmo assim tinha que tapar a entrada de ar.......


Quando quis comprar meu primo disse que nao ia me vender pq nao queria um inimigo na familia.....

Ele é bom para um sitio no NORDESTE que faz calor o ano inteiro, andar em estradinhas de chao batido BOAS... essas coisas ele faz bem pela economia pois faz 20 ou 22 km/l a diesel....

Espero nao ter jogado agua no seu chopp
nao concordo,outalvez tenha da muita sorte,o meu nao tem problemas para pegar no frio,e anda muito bem,forte,nao cala de jeito nenhum,talvez seja pela boa compreçao do motor,quando o motor está fraco acontece esses problemas,de nao pegar bem e ficar sem torque.

RODRIGO TOMITÃO
22/02/2009, 23:54
caro colega, como vai
o meu java ja troquei o motor não posso te informar mais é só entrar em contato com a trator gama de sp e eles com certesa vão saber te informar...........:D

JUNIANO
17/03/2009, 09:58
ola, estou montando um javali com motor mwm 2.8 tdi, com cambio e transferencia da toy band 5m, pneus 33x12.5x15. gostaria de saber se tenho que mudar ou não meu diferencial, pois sua relação é 13x46.

Zé Renato
17/03/2009, 17:23
Tem certeza que é 13/46 ? Voçê já abriu o diferêncial dêle ? :?:

Pergunto porque a maioria dos Javalis, tem relação 13/41 :mrgreen: mais longa que essa sua. Se a sua for essa mesmo, eu faria um teste com ela primeiro, mas acho que ficará bom, pois a 13/41 ela vai decolar com esse motor.Poderá usar uma mais curta ainda que esse motor gira bem, mas acho que essa cx satélite tá no limite para relação mais curtas:putz: . Se quiser mais curta, talvez tenha que trocar tudo (cx sat, pin , corôa), para poder passar para pinhão 12 ou menor.:pipoca:

lopez23
17/03/2009, 21:37
Olá Amigos

Quanto ao motor ter dificuldade pra pegar, no java é comum, mas tenho um colega que teve sorte e o dele pega bem, mas como todos os diesel antigos se fizer um friozinho mata bateria. Mas no caso do javali inumeros problemas podem ocasionar isso, um deles a compressão como bem disse o amigo, mas a bomba que é de origem romena é uma engronha, aqui no sul qualquer friozinho faz ele sofrer pra pegar.

Quanto ao numero do motor creio que não possui mesmo, pois a história desses motores é antiga. Eles forma fabricados em meados dos anos 50 pelo governo e comprados pela cbt que adaptou a bomba romena deixando-o apto para o jeep. Quando fiz vistoria aqui o cara do detra ficou 30 minutos procurando tal numero e não achou, voltando para casa tb procurei e não achei. Resumindo, o detran deixou assim.

Pode ser que hoje se eu tivesse que fazer nova transferência o detran exija a gravação do numero no motor. Tenho um jpx sem numero, e eles pediram para gravar, como vou trocar o motor não fiz.

Boa sorte, Abraços


nao concordo,outalvez tenha da muita sorte,o meu nao tem problemas para pegar no frio,e anda muito bem,forte,nao cala de jeito nenhum,talvez seja pela boa compreçao do motor,quando o motor está fraco acontece esses problemas,de nao pegar bem e ficar sem torque.

lopez23
17/03/2009, 21:59
Olá Rodrigo T

Gostaria de saber que motor botou no teu, pois estou pensando em trocar o meu, mas não tenho parâmetro, não conheço ninguém com motor diferente no javali.

Abraços



caro colega, como vai
o meu java ja troquei o motor não posso te informar mais é só entrar em contato com a trator gama de sp e eles com certesa vão saber te informar...........:D

RODRIGO TOMITÃO
18/03/2009, 17:20
:grin::grin:E ai LOPES23 blz
então meu jipe era do meu pai e quando ele adaptou colocou um mwm 299-3 de trator valmet que é igual o da f1000 só que com 3 cilindros.
só que vou trocar, treme muito e é desconfortavel , quero instalar um maxion s4 da d20, queria mesmo é um mwm 2.8 mais a grana não da.
um perkins q20b vai bem tambem e é só trocar tira um e poe outro só muda os suportes do coxim é uma opção tambem.
é so questão de bolso.........:concordo:
estou a disposição........................................ :grin:

lopez23
19/03/2009, 10:39
Beleza Rodrigo
Realmente deve tremer muito o 229/3 no javali.
Esse Javali que tenho não é meu, tb é do meu pai, mas tô decidido a tirar o motor original, pretendia colocar um q20b pela fácil adaptação.
Só a título de informação, o maxion s4 que é aquele pequenino e em alumínio leve e silencioso, não é resistente, apesar de bom torque, me refiro à resistencia do motor, pois é um motor que com sorte vai pedir reforma com 225mil Km, e, entre 150 mil km, já começa a colocar compressão para dentro, daí já viu. Tive uma f1000 96 com esse motor e quando levei com 170.000km, para o mecânico especializado da MwM, e palavras dele (esse motor não presta), dai fiquei louco pois achei que um motor desse tinha que durar pelo menos 370000. Mas é isso, Obrigado, Abraços



:grin::grin:E ai LOPES23 blz
então meu jipe era do meu pai e quando ele adaptou colocou um mwm 299-3 de trator valmet que é igual o da f1000 só que com 3 cilindros.
só que vou trocar, treme muito e é desconfortavel , quero instalar um maxion s4 da d20, queria mesmo é um mwm 2.8 mais a grana não da.
um perkins q20b vai bem tambem e é só trocar tira um e poe outro só muda os suportes do coxim é uma opção tambem.
é so questão de bolso.........:concordo:
estou a disposição........................................ :grin:

RODRIGO TOMITÃO
19/03/2009, 11:54
Esse motor maxion s4 e o que equipa as GM D20 e não o da f1000 ranger e s10 e um motor mais pesado que o maxion 2.5 da f1000 hsd mais é mais confiavel e de manutenção mais barata e se não me engano não tem adaptação no cambio so os suportes do coxim.
ele tem 3 versões S4, S4T, S4T PLUS, que equipa as ultimas d20 e as primeiras silverado.
é um otimo motor......
:concordo:

lopez23
20/03/2009, 09:05
Olá Rodrigo

Me enganei o motor que "não presta" é o maxion hs que equipou a f1000, inclusive tive dois colegas que relataram que é uma facilidade trincar cabeçote. Realmente me confundí, o maxion s4, s4t, s4y plus são motores muito bons e confiáveis pena é o peso, mas para o javali fica elas por elas, ele comporta bem esses motores e é fácil adaptação. Tô vemndo um q20b turbo, mas tb cogito na possibilidade de colocar um gasolina pois o preco do diesel ta caro, apesar de ser mais confiável o diesel nas trilhas.

Abraços


Esse motor maxion s4 e o que equipa as GM D20 e não o da f1000 ranger e s10 e um motor mais pesado que o maxion 2.5 da f1000 hsd mais é mais confiavel e de manutenção mais barata e se não me engano não tem adaptação no cambio so os suportes do coxim.
ele tem 3 versões S4, S4T, S4T PLUS, que equipa as ultimas d20 e as primeiras silverado.
é um otimo motor......
:concordo:

RODRIGO TOMITÃO
21/03/2009, 12:02
então eu tambem pensei em colocar um a gasolina ou alcool um 6 cilindros da silverado a gasolina e c20 mais tão pedindo um monte nesse motor, ja chegaram a pedir 6.500,00 num mcompleto ai num da vi maxion s4 por 6.900,00 fra que não sei quanto gasta pra trocar nos documentos.
o mais barato foi 3500
ai complica

simtesch
04/04/2009, 21:37
R$3.500,00 trocar os documentos????????? só se for na máfia sem NF!!!!!ou preço motor??????????????????motor gasolina Opala no máximo R$1.000,00 com NF!!!!!!!!!!!!!!

RODRIGO TOMITÃO
06/04/2009, 12:15
Caro SIMTESCH, me desculpe a forma de escrever, 3.500 não é para mudar os documentos e o preço minimo que achei um 4.1 da GM silverado injeção eletronica..........:concordo:

fogoncalves
12/05/2009, 20:49
Caro SIMTESCH, me desculpe a forma de escrever, 3.500 não é para mudar os documentos e o preço minimo que achei um 4.1 da GM silverado injeção eletronica..........:concordo:
Amigos, tenho um Javali há muito tempo. Até tentei vendê-lo, mas como ele nunca fora emplacado, o pessoal queria galinha morta, pois queriam que eu documentasse e depois vendesse a preço de banana... Aí ficou inviável e enrolei o máximo que pude. Ou seja, iniciei a reforma dele e agora não vendo nem por reza braba.
Comprei esse findi um GM 4.1 da Silverado completo! Até com capa seca e tudo mais. Só faltou mesmo o compressor do ar, mas isso é firula pra mim agora! Tenho um compresso de ar de outro carro e depois vejo o que farei.
Eu paguei R$ 3.200,00 nele. Nem pesquisei muito e sei que eu até poderia achar mais barato, mas como o problema é não cair na mão de picaretas, eu dei preferência por acertar logo a coisa com que tinha referências.
O problema agora é que eu também não ia usar o cambio e Tcase/Reduzida do Javali, mas mudei de idéia. Se alguém tiver materiais, manuais de manutenção ou de peças dessas caixas, por favor me avisem. Preciso urgentemente para começar a reconstrução dessas peças. Elas estavam cheias d'água e com alguns eixos ruins. Desmontei tudo e agora preciso começar essa remontagem.
Qualquer ajuda é bem vinda.
Abraços,

RODRIGO TOMITÃO
19/05/2009, 10:57
E ai FOGONÇALVES blz
que bom cara que vc ta mexendo no java,o meu ta parado ainda to sem grana pra mexe, só vou da uma garibada no freio e direção e colocar uns banco e boa, so pra fazer o bixo andar, to colocando pedaleira da d20 hidrovacuo e cilindro mestre do santana e DH do gm opala, eu mesmo vou adaptar o basico alguns serviços nãom tem jeito tem que mandar fazer, comprei algumas ferramentas pra fa\zer as adaptações. e mete as cara e faze,
mais parabens jovi tem que coloca os bixo na trilha.
e vamos trocando idéia

fogoncalves
19/05/2009, 23:54
Rodrigão, eu comprei um motor 4.1 da Silverado e eu mesmo coloquei e fiz as adaptações. As únicas coisas que eu não faço são trabalhos com torno mecênico, mas por uma única razão, eu não tenho um (ainda!).
De resto, eu faço tudo. Mas como tenho pouco tempo e quero terminar no máximo em 2 ou 3 meses a reforma, eu vou colocá-lo num lanterneiro que conheço, pois é um trabalho chato que não estou mais afim de fazer. Eu até iniciei os trabalhos trocando todo o assoalho dele, fazendo o body lift de 2", mas isso foi no início, logo que comprei o meu Javali. Agora, como faço faculdade de noite e trabalho o dia todo, não me restou tempo pra isso.
Quanto a ferramentas, isso tem tenho de sobra aqui em casa. Já tinha uma oficina em casa quanto comprei uma oficina que um amigo fechou. Tenho várias ferramentas repetidas e ainda algumas de maior porte, como guincho hidráulico (Girafa), macaco jacaré, multi bancada para motores, máquina de lavar peças, prensa hidráulica, compressor de 120 litros, com motor trifásico de 7hp, pistolas de pintura e aplicação de materiais emborachados, dentre um monte de coisa. Se eu for enumerar aqui, vou escrever uma bíblia... hahahahahaha....
Mas vejo que vc está no caminho certo! Quando eu comecei, mas foi com um Opalão 4 portas, eu tinha pouca coisa e muita disposição. Depois fui pra um Karmangua TC e esse foi a minha escola de mecânica mesmo! Fiz duas grandes reformas. Daquelas de tirar a lataria do chassis e tudo mais. Nenhum parafuso grudado numa porca. O Javali é meu 8 carro que reformo, mas tenho umas 6 motos no meu currículo também.
Essa aí que tem no meu avatar, eu fiz a mesma coisa. Não sobrou um parafuso grudado em uma porca! Até no motor. Com o Javali não foi diferente. Agora estou no cambio e caixa de tranferência. Ia trocá-los, mas os preços estão altos e preferi arrumar o original do Javali que encaixa como uma luva no motor GM 4.1. Todas as peças estão novinhas, mas como entrou água no cambio, os rolamento estão muito enferrujados. Já estou trocando tudo. Acho que na quinta feira o cambio estará no lugar, na sexta o motor vai roncar e o Javali já vai rodar. Claro que só dentro do meu condomínio, mas vai andar depois de 5 anos!
Bom, acho que depois vou montar um tópico só com algumas curiosidades sobre a saga do meu Javali...
Um forte abraço e qualquer coisa que vc tiver dúvida, pode me perguntar. Se eu souber, tenha certeza que terei um prazer imenso em ajudar.
T+

RODRIGO TOMITÃO
21/05/2009, 02:11
que legal cara eu curto muito mecanica e de tudo um pouco, quando sobra uma grana vou investir no java, cara curto muito ele, todo dia do uma olhada no bixo, desmonto alguma coisa monto outras mais dentro das minhas condições.
uma coisa que ja vou arrumas e deslocar o eixo traseiro uma polegada para tras, pode reparar que a maioria dos javalis o eixo e deslocado para frente não sei o porque mais é.
so vou refurar o feixe de mola e alongar o cardã.

RODRIGO TOMITÃO
21/05/2009, 02:15
vai ai as fotosdo eixo deslocado.....
desculpe pelo uso das fotos.....

carlos dias soares
23/05/2009, 16:45
pessoal estou pensando em colocar cx completa do javali com t case NO MEU CJ alguem sabe a relaçao da clark260f e da t case JAVALI
é robusta????? qual o problemas desse cambio que é pouco divulgado no forum?????estou tentando saber informaÇOES MAS POUCA GENTE SABE SOBRE ELA????

simtesch
23/05/2009, 23:51
pessoal estou pensando em colocar cx completa do javali com t case NO MEU CJ alguem sabe a relaçao da clark260f e da t case JAVALI
é robusta????? qual o problemas desse cambio que é pouco divulgado no forum?????estou tentando saber informaÇOES MAS POUCA GENTE SABE SOBRE ELA????

Carlos,
Seguem os dados:
Câmbio 1ª)4,217 2ª) 2,359 3ª)1,470 4ª)1,000:1 Ré)4,925:1
Transferência: baixa 2,165:1 e alta 1,000:1

O problema é o peso do conjunto não????

simtesch

RODRIGO TOMITÃO
24/05/2009, 18:40
O cambio do javali é um clark 260f as relações ja foram citada acima.

fogoncalves
25/05/2009, 10:05
Pessoal, eu não tinha nenhuma informação técnica desse cambio e nem da Tcase, mas como reconstruí a minha, pois estava totalmente desmontada, eu conheço cada peça. Agora, preciso de uma ajuda dos amigos. A minha tcase, a engrenagem que faz o engate da reduzida e não é frezada, se fundiu com o eixo e o torneiro mecânico disse que ela tá que nem um vidro. Parece até cristal, pois quando batemos com algum metal, ela ressoa muito. Conseguimos soltá-la e dar um "jeito", mas é claro que ficou com folga e com risco de quebra. Além do problema dessa caixa ter ficado muito tempo com água, pois o dono anterior deixou o carro no tempo por muito tempo e sem proteção, as engrenagens estão muito oxidadas e com visível desgastes nos dentes (Rugosidade).
Alguém saberia dizer se existe similares a esta caixa no mercado? O eixo principal da Tcase foi usado de alguma outra mais fácil de ser encontrada? Li, não me lembro onde, que essa tcase é uma irmã gêmia de tcase da Rural, F75... Alguém sabe dizer se a informação procede?
Pra continuar a reforma, eu montei assim mesmo, mas pelo visto, o eixo empenou um pouco pra sair e desgatou excessivamente onde essa engrenagem apóia, pois não tem rolamento e com a falta de lubrificação e o dono anterior ter andado nele nessas condições, futuramente eu terei problemas...
Bom, o avanço ontem foi o seguinte:
- Cambio e Tcase fechados e prontos para instalação. Só não instalei por falta do colar de embreagem.
- Motor GM 4.1 i da Silverado. Funcionando que nem um reloginho! Foi só ligar a central, colocar uma bateria e fazer ligação direta! Ele funcionou perfeitamente e já dentro do Javali! Findi que vem, o cambio já estará no lugar, pedais e pretendo colocar os diferenciais que comprei.
Acho que daqui 15 dias ele já possa rodar no meu condomínio.
Abração.

fogoncalves
25/05/2009, 10:19
pessoal estou pensando em colocar cx completa do javali com t case NO MEU CJ alguem sabe a relaçao da clark260f e da t case JAVALI
é robusta????? qual o problemas desse cambio que é pouco divulgado no forum?????estou tentando saber informaÇOES MAS POUCA GENTE SABE SOBRE ELA????
Carlos, não sei o porquê é pouco falado, mas ontem, um amigo que me ajudou a ligar a centralina do meu GM 4.1, ele é mecânico preparador de carros para arrancada e me disse que essa caixa é a mais usada no meio das arrancadas, pois é super resistente e aguenta a porrada de um 4.1 muito forte, o dele por sinal.
Usá-la no seu CJ seria uma ótima opção, mas não saberia te dizer se cabe. Nos motores GM, 4.1, 250S, e acho até que no 4 cil, eu acho que é só colocar. No meu caso, que comprei um GM 4.1i da Silverado, ela encaixou como uma luva! Não tive que mexer em absolutamente nada! A capa seca do motor da Silverado tem a furação idêntica e o eixo piloto também casou direitinho com a embreagem.
A Tcase, eu até deixei um post aqui, eu só sei que ela é muito bruta! Realmente ela é feita pra aguentar. Só não sei algumas questões técnicas. Outra coisa que vc teria de se preocupar é com a posição da "bola" do diferencial, pois a do Javali é lateral e creio que do seu CJ é central. Isso lhe traria algumas dores de cabeça, mas nada que seja impossível de resolver.
Espero tê-lo ajudado.
Abraços,

Zé Renato
26/05/2009, 18:19
Pessoal, eu não tinha nenhuma informação técnica desse cambio e nem da Tcase, mas como reconstruí a minha, pois estava totalmente desmontada, eu conheço cada peça. Agora, preciso de uma ajuda dos amigos. A minha tcase, a engrenagem que faz o engate da reduzida e não é frezada, se fundiu com o eixo e o torneiro mecânico disse que ela tá que nem um vidro. Parece até cristal, pois quando batemos com algum metal, ela ressoa muito. Conseguimos soltá-la e dar um "jeito", mas é claro que ficou com folga e com risco de quebra. Além do problema dessa caixa ter ficado muito tempo com água, pois o dono anterior deixou o carro no tempo por muito tempo e sem proteção, as engrenagens estão muito oxidadas e com visível desgastes nos dentes (Rugosidade).
Alguém saberia dizer se existe similares a esta caixa no mercado? O eixo principal da Tcase foi usado de alguma outra mais fácil de ser encontrada? Li, não me lembro onde, que essa tcase é uma irmã gêmia de tcase da Rural, F75... Alguém sabe dizer se a informação procede?
Pra continuar a reforma, eu montei assim mesmo, mas pelo visto, o eixo empenou um pouco pra sair e desgatou excessivamente onde essa engrenagem apóia, pois não tem rolamento e com a falta de lubrificação e o dono anterior ter andado nele nessas condições, futuramente eu terei problemas...
Bom, o avanço ontem foi o seguinte:
- Cambio e Tcase fechados e prontos para instalação. Só não instalei por falta do colar de embreagem.
- Motor GM 4.1 i da Silverado. Funcionando que nem um reloginho! Foi só ligar a central, colocar uma bateria e fazer ligação direta! Ele funcionou perfeitamente e já dentro do Javali! Findi que vem, o cambio já estará no lugar, pedais e pretendo colocar os diferenciais que comprei.
Acho que daqui 15 dias ele já possa rodar no meu condomínio.
Abração.

Fernando, a tcase do JAVALI é "semelhante" a usada na linha Willys apenas em seu funcionamento, possui as mesmas peças, porém de dimenssões diferente não podendo aproveitar intercâmbiar peças como engrenages e eixos, talvez algum retentor e rolamento. Chamo sua atenção, para o " CARRETEL " da tcase que no jeep é montado no pino "chorão" como é conhecido, em roletes. No JAVALI é montado em rolamentos cônicos. Voçê deve ter muito cuidado com essa montagem, pois esses rol. necessitam de pré-carga que é dada pela porca externa.Não pode ser apertada com os rol. parados, tem que girar o carretel no momento do aperto, como se faz em rol de roda.Não pode ficar muito apertado nem com folga. Se errar no ajuste, sua tcase vai pro espaço, já era, destroi tudo! :discordo: Tenha cuidado! :concordo:

Não entendi quando vc falou da engrenagem da reduzida, quando disse que a mesma não era frezada. Essa engrenagem é frezada sim, pois a mesma é deslizante como no Willys, idêntica. A que não é frezada é a de alta, que gira livre no eixo. Ela fica solidária ao eixo atravéz da luva de acoplamento em quanto a da reduzida, é a própria engrenagem que se desloca. A engrenagem de alta, possui um embuxamento de bronze no seu interior. :concordo:

RODRIGO TOMITÃO
26/05/2009, 20:41
e ai Zé Renato falo tudo e isso mesmo
to revisando o java pra colocar o bixo pra anda vo abrir a caixa de tranferencia pra dar uma olhada e vou conferir e precarga do rolamento....
eu já comprei o carretel da caixa de transferencia na trator gama(11-5062.9000), não lembro quanto paguei.

fogoncalves
26/05/2009, 23:48
Fernando, a tcase do JAVALI é "semelhante" a usada na linha Willys apenas em seu funcionamento, possui as mesmas peças, porém de dimenssões diferente não podendo aproveitar intercâmbiar peças como engrenages e eixos, talvez algum retentor e rolamento. Chamo sua atenção, para o " CARRETEL " da tcase que no jeep é montado no pino "chorão" como é conhecido, em roletes. No JAVALI é montado em rolamentos cônicos. Voçê deve ter muito cuidado com essa montagem, pois esses rol. necessitam de pré-carga que é dada pela porca externa.Não pode ser apertada com os rol. parados, tem que girar o carretel no momento do aperto, como se faz em rol de roda.Não pode ficar muito apertado nem com folga. Se errar no ajuste, sua tcase vai pro espaço, já era, destroi tudo! :discordo: Tenha cuidado! :concordo:
Zé Renato, neste ponto eu sou muito cuidadoso e tenho alguma experiência em regular apertos em engrenagens. Fique tranquilo que não vou detonar tudo não!:concordo:


Não entendi quando vc falou da engrenagem da reduzida, quando disse que a mesma não era frezada. Essa engrenagem é frezada sim, pois a mesma é deslizante como no Willys, idêntica. A que não é frezada é a de alta, que gira livre no eixo. Ela fica solidária ao eixo atravéz da luva de acoplamento em quanto a da reduzida, é a própria engrenagem que se desloca. A engrenagem de alta, possui um embuxamento de bronze no seu interior. :concordo:
Agora falando dessa engrenagem. Fica difícil de falar dela sem figuras... Pelo que entendi,é essa que deveria ter esse embuchamento de bronze, mas não sei se é pelo fato do meu ser um 89, ele não tem... Eu tenho um catálogo das peças dele e lá mostra essa bucha, mas no meu é diretão... A minha, que foi retirada por um cara super, hiper, mega experiente (já tem 20 anos que frequento a torneadora dele e ele aqui é super famoso e conceituado), e ele mesmo viu que ela destemperou ao ponto de vitrificar.
Eu, no futuro, vou ter problemas com essa engrenagem, mas agora que os gastos estão altos, vou arriscar até ela quebrar. Acho que não vai durar muito, pois ela ficou com uma folga devido ao desgaste excessivo por falta de lubrificação correta e da água que tinha dentro da tcase, o que causou a fundição dessa engrenagem com o eixo. Esse eixo eu terei de trocá-lo também.
Mas vamos que vamos. Tem muito chão pela frente até que meu Porcão vá para uma trilha.
Neste findi vou colocar o câmbio no lugar e partirei para os diferenciais. Eu comprei 2 de F75, mas o traseiro a "bola" é central... Acho que vou ter que recuperar do Javali mesmo... Alguém saberia me dizer se daria pra usar esse da F75 com a "bola" central? Quais as consequências?
Os da F75 estão revisadões e muito conservados. Queria usá-los, pois aqui em Brasília, os rolamentos estão muito caros e pelo que já vi, o preço dos rolamentos, retentores, juntas e arroelas de encosto, tudo deve sair quase pelo preço do diferencial da F75. Mas se tiver que gastar no do Porcão, eu vou vendê-los.
Valeu Zé Renato pela atenção! Já tive contato contigo no Orkut há muito tempo atrás, quando eu tentei vender meu Javali.
Bom reencontra-lo aqui.
Abração!

Zé Renato
27/05/2009, 17:40
Fernando um abraço também, lembro do contato no Orkut! :concordo:
Voçê vai usar os eixos originais do Javali, ou os de F75?
Quando vc fala da "bola" se refere a carcaça externa do DIf. ou cx satélite?

Se fôr a cx externa, porquê trocar? vc comprou o Dif completo (cx satélite,corôa e pinhão) ou só cx satelite.

Pegunto, porquê se desejar usar cx satélite da F75 com a relação 13/41 do Java, não vai dar certo. A cx sat do Java original, é para relações longas, apartir de pinhão 13, a da F75 é para relações curtas só suporta até o 12.Mas como vc vai usar o motor 4.1, procure a 11/45 que deve dar certo com essa cx sat. e não fica curta para o motorzão.A relação da F75, vai ficar muito curta, provavelmente 9/43, bom pra trilha pesada mas curta pra estrada, aproveita mal o torcão do motor. :concordo: Abração!

fogoncalves
27/05/2009, 17:55
Fernando um abraço também, lembro do contato no Orkut! :concordo:
Voçê vai usar os eixos originais do Javali, ou os de F75?
Quando vc fala da "bola" se refere a carcaça externa do DIf. ou cx satélite?

Se fôr a cx externa, porquê trocar? vc comprou o Dif completo (cx satélite,corôa e pinhão) ou só cx satelite.

Pegunto, porquê se desejar usar cx satélite da F75 com a relação 13/41 do Java, não vai dar certo. A cx sat do Java original, é para relações longas, apartir de pinhão 13, a da F75 é para relações curtas só suporta até o 12.Mas como vc vai usar o motor 4.1, procure a 11/45 que deve dar certo com essa cx sat. e não fica curta para o motorzão.A relação da F75, vai ficar muito curta, provavelmente 9/43, bom pra trilha pesada mas curta pra estrada, aproveita mal o torcão do motor. :concordo: Abração!
Ze Renato, eu comprei o diferencial completo e montado. O traseiro é um canela grossa igual ao do Javali. A relação dele é a 13/41, eu acho. Mas não vou usar as satélites dele no do Javali não. Eu comprei o diferencial completo para não ter que correr atrás de peças para o original, mas já estou meio inclinado a usar o original sim. O que me deixou dúvida, é exatamente a caixa externa onde fica a satélite, pois a do Javali é deslocada para esquerda, igual a da dianteira. E desse diferencial que comprei, ela é central. Queria saber se haverá problema se o cardã ficar meio de lado para sair da tcase e ir p/ o diferencial com a caixa externa central?
Abraços,

RODRIGO TOMITÃO
27/05/2009, 20:43
e ai como vão
se esse eixo que vc comprou com a bola do diferencial no centro deve ser de Rural ou F75 4x2, se for de f75 ele tem que ser maior que o dianteiro medindo nas faces onde encosta as roda "WMS" o de rural tem a mesma medida do dianteiro.
ontem retirei meu eixo traseiro pra refurar as molas e deslocar o eixo 1 pol. para tras e to pensando em abrir para dar uma olhada como estão
e ja trocar o óleo.....tem mais algum detalhe que devo analisar como regulagem de coroa e pinhão que eu queria aprender como faz.
um abraço......:concordo:

Zé Renato
28/05/2009, 10:30
Tôda a técnica de regulagen é igual a do Jeep, idêntico ao DANA 44.Voçê vai achar tudo que precisa nos manuais do Cj.Aqui no fórum tem tudo! :pipoca:

jeep5
31/05/2009, 23:19
olá pessoal
o javali teve pedal suspenso em 92? sei que em 89,90 não era.
abraços

Zé Renato
01/06/2009, 17:28
Originalmente nenhum! tôdos usam aquêle sistema bem arcáico, tipo Willys.
O meu é 91, atualmente está com os de Opala. :pipoca:

fogoncalves
02/06/2009, 14:16
Originalmente nenhum! tôdos usam aquêle sistema bem arcáico, tipo Willys.
O meu é 91, atualmente está com os de Opala. :pipoca:
Zé Renato, o seu Javali é o que tem capota de fibra? Se for, vc sabe onde posso comprar uma? Preço e maiores detalhes?
Grato,

Zé Renato
02/06/2009, 18:47
Fernando o meu tem capota de fibra sim, foi feita pra ele pelo antigo dono, o cara é dono de uma fábrica de móveis e confeccionou lá mesmo uma só.Na época ele me oferceu o molde, como eu não tinha onde guardar deixei lá mesmo, até ofereci no Orkut, mas não apareceu intereçados, como já faz muito tempo acho que nem existe mais.O preço de uma capota dessas, me baseando pela de um Cj que fazem aqui em Fortaleza, sai em tôrno de C$ 4000,00, para o Javali deve ser bem mais cara pelo fato de ainda ter que fazer o molde, aí fica inviável. :concordo:

fogoncalves
02/06/2009, 21:22
Fernando o meu tem capota de fibra sim, foi feita pra ele pelo antigo dono, o cara é dono de uma fábrica de móveis e confeccionou lá mesmo uma só.Na época ele me oferceu o molde, como eu não tinha onde guardar deixei lá mesmo, até ofereci no Orkut, mas não apareceu intereçados, como já faz muito tempo acho que nem existe mais.O preço de uma capota dessas, me baseando pela de um Cj que fazem aqui em Fortaleza, sai em tôrno de C$ 4000,00, para o Javali deve ser bem mais cara pelo fato de ainda ter que fazer o molde, aí fica inviável. :concordo:
Blz Zé Renato,:concordo: vou fazer o meu molde então. Queria saber se teria um atalho, mas se não tem, atalhado está! Tenho alguns MDFs aqui em casa e usarei pra começar a moldar a capota em fibra. Nunca fiz nada muito profissional em fibra, mas estou em contato com uma loja de São Paulo pra me orientarem com algumas coisas no que se refere a fibra.
E com esse preço, eu faço o molde, compro o material, ferramentas e tudo mais. Acho até que sobrará uma graninha pras latinhas me acompanharem na aventura!
Depois coloco aqui os resultados.:twisted:
Abração.

José Tadeu
02/06/2009, 22:11
Fernando:

Algum tempo atrás um companheiro nosso de fórum, o Vinícius-32, mandou o endereço de uma fábrica de capota em Anápolis-GO, inclusive naquele tempo tinha até um fotografia de um Javali, atualmente, tiraram, particularmente, não gostei do modelo, mas, como você está perto pode dar uma sondada, pois, também tenho interesse, o site é www.fibrotec.com.br.

Mas, se você também tem interesse em fabricar, também é interessante, acho que tem alguns proprietários de javalis interessados, mas, tem que fazer um modelo agradável, o grande problemas são as portas.

Temos que nos unirmos proprietários de JAVALI, para que o pessoal do fórum abram um tópico para o JAVALI, o que acho engraçado, é que os responsáveis nem respondem dizendo sim ou não, por que será?

Abraços a todos

Tadeu

fogoncalves
03/06/2009, 10:24
Fernando:

Algum tempo atrás um companheiro nosso de fórum, o Vinícius-32, mandou o endereço de uma fábrica de capota em Anápolis-GO, inclusive naquele tempo tinha até um fotografia de um Javali, atualmente, tiraram, particularmente, não gostei do modelo, mas, como você está perto pode dar uma sondada, pois, também tenho interesse, o site é www.fibrotec.com.br (http://www.fibrotec.com.br).

Mas, se você também tem interesse em fabricar, também é interessante, acho que tem alguns proprietários de javalis interessados, mas, tem que fazer um modelo agradável, o grande problemas são as portas.

Temos que nos unirmos proprietários de JAVALI, para que o pessoal do fórum abram um tópico para o JAVALI, o que acho engraçado, é que os responsáveis nem respondem dizendo sim ou não, por que será?

Abraços a todos

Tadeu
Caro José Tadeu, eu vi a versão deles para o CJ e não gostei também. Eu pretendo fazer a minha numa versão um pouco mais simpática. Como estou reformando o meu, darei uma priorizada nisso, pois tenho vontade de ter meu Javali como carro de viagens de aventura e não de sofrimento.
Quero ar condicionado, vidros e travas elétrica e tudo mais que possa traduzir em conforto pra mim e minha esposa. As portas eu quero desenvolver de maneira que dê para colocar vidros elétricos e que também comporte caixas de som. Nada que vire um trio elétrico, mas que seja agradável. No teto, já penso em colocar a capota com console de teto para rádio e tudo mais. Essa visão foi a que me motivou colocar um motor GM 4.1i Gasolina e não Diesel como originalmente.
Sei também que terei um bom trabalho pela frente, mas isso é gosto e hobby. Quando tiver algum desenho ou esboço, eu posto aqui.
Quanto a nos organizar, sou super a favor. Claro que abrir uma seção aqui para nós, proprietários de Javali vai ser super difícil, visto que o Javali é uma viatura rara. Sabemos das qualidades e defeitos dele, mas foi pouquíssimo fabricado e comercializado. Infelizmente.
O que estou gostando deste tópico, é que depois de muito tempo, voltamos a aquecê-lo. Precisamos dar mais atenção aos nossos tópicos e assim eles começarão a figurar nas estatísticas do Fórum. Só assim acho que seríamos mais vistos.
É certo também que podemos fazer nossa própria comunidade, postando soluções e dicas para adaptação, manutenção e tudo mais. Com o conhecimento de cada um, poderemos montar um tópico voltado para esse fim. Assim, quando alguém estiver com problemas, fica mais fácil de ajudar.
Abração a todos e estou a disposição para ajudar no que for preciso,

Zé Renato
03/06/2009, 17:01
Blz Zé Renato,:concordo: vou fazer o meu molde então. Queria saber se teria um atalho, mas se não tem, atalhado está! Tenho alguns MDFs aqui em casa e usarei pra começar a moldar a capota em fibra. Nunca fiz nada muito profissional em fibra, mas estou em contato com uma loja de São Paulo pra me orientarem com algumas coisas no que se refere a fibra.
E com esse preço, eu faço o molde, compro o material, ferramentas e tudo mais. Acho até que sobrará uma graninha pras latinhas me acompanharem na aventura!
Depois coloco aqui os resultados.:twisted:
Abração.

Para confeccionar o molde vc pode partir de uma capota fazendo uma cópia, é o mais fácil, mas precisaria ter uma capota disponível.Pode também fazer uma em MDF, para depois tirar o molde em resina ou fazer como o ex dono do meu Java fêz, construíu o molde em MDF direto sem fazer a capota, ou seja, já fêz no ponto de laminar por dentro.E o resultado ficou bom, tanto na estética como em acabamento e resitência pois ele fêz pra ele, então... caprichou bastante. Vai ai algumas fotos!

CBT JAVALI
03/06/2009, 18:13
Se alguém quiser a minha emprestada para molde, está a disposição, só não tenho as portas....

José Tadeu
03/06/2009, 20:23
Fernando:

Faço votos que consiga executar a sua capota com muita satisfação.

Mas, porque optou por um motor GM, ou invés de um maxion ou MWM?

Zé Renato:

Gostei da capota de seu javali, fiquei curioso como é o sistema de abertura das portas.

CBT Javali:

O seu javali se não me engano era de uma cidade do noroeste do estado de São Paulo, e tentei negociar a capota enquanto estava a venda o Javali, mas, acabou não dando certo, uma pena que não tem as portas.

Abraços

Tadeu

RODRIGO TOMITÃO
03/06/2009, 22:22
e ai javalizeiro como vão
a porta é uma coisa estranha mesmo, ela não acompanha o para brisas, ai faz a curva no painel tiranado as possibilidades de fazer uma porta descente, estava vendo de cortar a lata partindo de perto do para brisa descendo reto cortando rente a uma viga ''u'' que tem em baixo que faz parte da estrutura, ai diminuindo o painel assim como são os engesas, ai da até para fazer uma porta maior... ficou meio confuso vou tentar fazer um dezenho ai posto aqui...........................:concordo:

fogoncalves
04/06/2009, 09:53
Fernando:

Faço votos que consiga executar a sua capota com muita satisfação.

Mas, porque optou por um motor GM, ou invés de um maxion ou MWM?

Tadeu

Zé Tadeu,

Obrigado pela força no que se refere a capota. Conseguir eu vou. Pode demorar um pouco, pois sou um analista de sistemas e ainda inventei de fazer uma faculdade de Engenharia Mecatrônica. O que me deixa um pouco sem tempo, mas eu chego lá!:parede:
Já estou em contato com algumas empresas de São Paulo para começar a montar meu ferramental para trabalhar com fibra de vidro. Assim quero fazer, não só a capota, mas um montão de coisas.:twisted:
Quanto ao motor, são vários fatores para eu usar um motor GM Injetado à gasolina e vou enumerar alguns. Puxe a cadeira pra não se cansar...::pipoca:
Eu não quero um motor Diesel no meu Jeep. Não gosto desse tipo de motorização.
Antigamente, quando o Diesel era muuuuuuuuuuuiiiiiiiiitttttttooooo mais barato, compensava o desconforto do barulho, trepidação, manutenção mais cara, cheiro ruim, excesso de poluição e tudo mais. Agora, com a gasolina bem mais em conta em relação ao Diesel, eu não vejo muita vantagem.
Com o GM 4.1 injetado, eu não tenho nenhum stress e ainda tenho uma tecnologia atual, aliado a uma boa potência, manutenção baixa, pois é um motor consagrado e com peças a um preço muito acessível.:concordo:
Para te dar uma idéia da simplicidade, no final de semana retrasado, eu, um amigo e meu primo conectamos os fios da centralina, coloquei WD40 na admissão e fiz ligação direta. O motor pegou que nem um reloginho. Sem nenhum stress e funcionou muito, mas muito bem. Mesmo sem a bomba elétrica ligada ainda. Só com a injeção de óleo spray.:dance:
Ah! Ia me esquecendo. Motor 4.1i da Silverado com centralina, chicote, capa seca, completão, só não tinha o compressor do ar condicionado! R$ 3,200,00 em 3 vezes sem juros. Um motor Maxion, MWM a Diesel nas mesmas condições não deve sair menos de R$ 10.000,00, e olhe lá! Se eu achar a esse preço. Creio que os R$ 6.800,00 falam muito alto também. Com a diferença de consumo e preço do combustível, levaria uns 15 anos para começar a valer a pena. Isso se eu usasse meu Jeep no dia a dia. Caso contrário, levaria o resto da minha vida e mesmo assim eu não teria essa diferença de retorno.:pensativo:
Não condeno quem gosta de motores Diesel, mas os gasolinas eu prefiro muito mais. Questão de gosto pessoal mesmo. É claro que vão existir várias razões para que prefere o motor Diesel em relação ao Gasolina! Também entendo bem a posição de cada um. Mas pra mim, Diesel só pra lavar peças.:lol:
Tenho uma oficina em casa e até equipamento de injeção eletrônica só pro meu uso. Direcionar tudo para o Diesel, eu teria de adquirir muitas outras ferramentas também e isso agora inviabilizaria meu projeto.
Outra coisa também é o fato de que minha patroa quer porque quer usar o Javali também. Aí no Diesel eu tenho certeza que teria chateações por conta dos inconvenientes dessa motorização.:parede:
Bom, creio que as opções e razões de cada um devem ser levadas em conta, mas que eu estou feliz com o 6 canecos roncando no meu ESPÍRITO DE PORCO, ah isso eu estou!
Abração!

CBT JAVALI
04/06/2009, 10:55
O javali era de uma pessoa de SP sim, e o cara é meio ruim de negócio....
Mas o que você estava fazdo de negócio na capota??? Sempre tive vontade de colocar uma de lona pra ver como fica....
Pessoal, já falei que se quiserem emprestada para molde, está a disposição....

Zé Renato
04/06/2009, 11:41
Fernando:

Faço votos que consiga executar a sua capota com muita satisfação.

Mas, porque optou por um motor GM, ou invés de um maxion ou MWM?

Zé Renato:

Gostei da capota de seu javali, fiquei curioso como é o sistema de abertura das portas.

CBT Javali:

O seu javali se não me engano era de uma cidade do noroeste do estado de São Paulo, e tentei negociar a capota enquanto estava a venda o Javali, mas, acabou não dando certo, uma pena que não tem as portas.

Abraços

Tadeu
Olá Tadeu, bom, as dobradiças como vc pode ver são as originais nas portas, o fecho também permaneceu o mesmo, teve apenas que dar uma entortadinha na alavanca para usar o trinco externo da tampa trazeira da "Brasilia VW" por sinal muito usado em trabalhos com fibra em geral. Na porta trazeira as dobradiças são as de uso geral produtos de fibra, ela fecha usando como esbarro, a própria porta traz do Java.
As portas originais do meu,foram aproveitadas sendo feito um complemento (moldura de metal) com fibra, podendo ser facilmente feito tudo de fibra.
O Javali, possúe como foi dito acima pelo outro colega, um desencontro entre moldura do parabriza e porta, o que atrapalha bastante a construção de uma porta mais simples e eficiente. Eu penso, um dia, abrir a lateral, aumentando a porta, tanto para o lado como para baixo facilitando a entrada e saída, não sei por que tanta altura nessa lateral se mergulhado na àgua ela entra por baixo de qualquer jeito.Só faz dificultar o acesso!:concordo:

Zé Renato
06/06/2009, 16:26
:mrgreen: Pessoal, alguém sabe dizer qual o disco de frêio usado no java, ou só existe o original vendido pela Tratorgama! O meu ainda não está precisando trocar, mas gostaria de saber se há alternativa. Tenho visto algúns para Willys que usam as mesmas pinças de kombi na dianteira como o Java, e no visual parecem ter as mesmas dimenssões, mas falta a certeza.O da Kombi antiga será que dá certo? :pipoca:

RODRIGO TOMITÃO
06/06/2009, 18:43
eu tambem tenho que comprar um disco pois um dos meus esta bem fino, só estava freiando um lado só
na trator gama custa 150,00 não é isso:pensativo:.
vou tirar o meu que ta parado mesmo e vou procura ai depois eu falo
achei caro porque vi discos da d20 por +- 60,00 varga e bendix,,
na www.nafil.com.br (http://www.nafil.com.br) que sõ bem barateiros

simtesch
07/06/2009, 21:45
Pessoal,
Já ouvi falar que os discos são idênticos aos usados naquele kit Superbreak Disc, que são usados no Willys, já vi sites vendendo os discos e são bem mais baratos que na TG com certeza.

Estou esperando um Induzido do motor arranque da TG tem uns 20 dias(paguei numa segunda retrasada, na quinta me informaram o valor frete, autorizei, no sábado chegou ERRADO, mandei de volta na segunda passada e até hj nem resposta tenho, já liguei várias vezes e parece que a culpa da incompetência é minha!!!!!!)mas é assim mesmo!!!paciência!!!!!
Meu Javali espera somente essa peça para andar!!!!

abs
Roland

José Tadeu
07/06/2009, 22:14
Fernando:

Concordo com você, que hoje o motor a diesel não tem muita vantagem com relação a gasolina, foi esse o motivo da compra da pajero.

Desculpe se já você já mencionou, mas qual a caixa e a relação do diferencial que você usará?

Abraços

Tadeu

José Tadeu
07/06/2009, 22:18
CBT-Javali:

A minha intensão era comprar ou dar a minha em troca com ele. Na época até tentei arranjar negócio para esse Javali, assim traria tudo, mas, não deu certo.

O problema é que estamos longe um do outro, eu no Paraná e você em Minas Gerais.

abraços

Tadeu

José Tadeu
07/06/2009, 22:22
Zé Renato:

Não tenho certeza, mas, a possibilidade de cair na trator gama é grande.

Mas, afinal, não seria mais interessante colocar o disco e pinça da F-1000? Porque, acho que todos concordam que o freio do Javali não é grande coisa, e talvez aí seja a solução.

Abraços

Tadeu

RODRIGO TOMITÃO
08/06/2009, 11:30
José mesmo usando pedaleira suspensa e servo freio fico ruim de freio o java ?
eu pretendo usa o sistema inteiro da D20 pedaleira servo até a embreagem hidraulica

Zé Renato
08/06/2009, 15:12
Zé Renato:

Não tenho certeza, mas, a possibilidade de cair na trator gama é grande.

Mas, afinal, não seria mais interessante colocar o disco e pinça da F-1000? Porque, acho que todos concordam que o freio do Javali não é grande coisa, e talvez aí seja a solução.

Abraços

Tadeu

Tadeu, o meu interece em saber qual o disco ou a possibilidade de usar outro,é apenas por precaução, para quando chegar o momento de trocar.Olha, eu não sei se o frêio original do seu Java e dos colegas é ruím, mas sinceramente o meu não pensso em trocar pois é bom até demais, é verdade que o meu tem hidrovácuo e pedais suspenços, mas o resto é original. Se eu pisar mais forte, eu saio pelo parabriza :mrgreen: ! tenho que estar todo tempo amarrado.O pedal é leve, e se pisar mais forte ele breka que nem burro xucro, sem exagêro! Talvez, o sistema dos pedais originais, é que não seja bom, mas discos e lonas, mesmas da F 1000 atraz é até demais pro pôcão.Não tenho queixa dessa parte do Java, pelo meno no meu não! :pipoca:

José Tadeu
08/06/2009, 22:48
Turma do Javali:

O freio do meu javali, não é que seja ruim, mas, poderia ser melhor, acontece que a diferença de "pressão" da dianteira para a traseira deveria ser maior, isto é, deveria segurar mais na dianteira, em uma freiada brusca trava as rodas traseiras, esse que é o problema, principalmente com chuva, tem que ter cautela para pisar no pedal, por isso sugeri a idéia de troca dos discos originais pelos discos e pinças de F-1000 ou D-20. Ah! o cilindro mestre que está sendo usado é da F-1000.

Abraços

Tadeu

RODRIGO TOMITÃO
08/06/2009, 23:44
valeu pelas informações :concordo:
fico mais tranquilo sobre isso
ja vi num jipe de um amigo aqui do forum que tem uma valvula que coloca na saida do freio traseiro que diminui a pressão e evita travar, vou dar uma pesquisada depois falo

José Tadeu
09/06/2009, 21:58
Valeu Rodrigo.

Pelas informações, devegar, se vai longe, assim vamos trocando idéias e melhorando nossos Javalis, e movimentando esse site, para tentarmos ganhar um lugar para nós.

Abraços

Tadeu

Zé Renato
11/06/2009, 16:49
Tadeu, no meu Java, no cilindro mestre tem quatro saídas sendo que só são usadas três, duas para frente (cada roda) e uma para traz. Talvez isso resulte em menor pressão atraz, e melhore o equilíbrio.Não sei ao certo se é isso mas pode ser que sêja.Mas como sempre é bom ter cartas na manga pra esse tipo de situação, eu pergunto! Qual o outro conjunto de frêio que dá certo no Java, disco,pinça e suporte de pinças? :mrgreen:

José Tadeu
16/06/2009, 21:11
Não sei de outro disco e pinça que possa substiuir o original.

Na Fenajeep, passei no stand da Trator Gama, e o único disco que me informaram é o original.

Mas, deve ter outro, é que questão do primeiro colocar, para os outros irem atrás.

Outro detalhe é sobre o tópico para o Javali aqui no fórum, passei no stand do fórum, e também o Ernesto, conversamos separadamente com os administradores, os quais prometeram que fariam, mas, é bom todos que aqui participam darem uma força, isso é importante para nós.

Abraços

Tadeu

simtesch
17/06/2009, 16:40
Pessoal,
Hj finalmente chegou a minha "herança" do Javali que comprei em MG!!!!chegou tb os manuais original do jipe( incompleto, mal-conservado) e os vendidos na TG "descritivo de peças" do jipe e do motor DM301!!!!vou escanear e disponibilizar em breve!!!!abs a todos!

Roland

Zé Renato
17/06/2009, 18:51
:razz: Valeu Roland, estamos na espera,agora parece que vai... :mrgreen:
Um dia sai, esse danado desse manual! :parede:

Vou esperar comendo pipoca! :pipoca:

RODRIGO TOMITÃO
18/06/2009, 14:29
Manual
tambem quero :concordo:

simtesch
18/06/2009, 16:24
Pessoal,
Escaniei o meu Manual proprietário do Javali( este meu está mal conservado e falta algumas páginas no final), está disponível no Emule, basta digitar " Manual Proprietário CBT" tentarei postar aqui tb!!!mando os outros em breve!!!!abs

simtesch
18/06/2009, 16:25
Aqui vai demorar muito!!!!tem 25MB!!!!no Emule já está disponível

Zé Renato
18/06/2009, 18:00
Roland, baixei o emule, e agora não sei como faço para baixar o arquivo?

Nunca manusiei esse programa, tô me sentindo o próprio burrinho do programa.:parede: :evil:

simtesch
25/06/2009, 20:51
Zé Renato, te mandei msg pvt!!!!é fácil, basta pesquisar como " Manual Proprietário CBT"
veja se consegue e me confirma!!!abs

simtesch
25/06/2009, 20:52
É um arquivo Zip 25MB!!!!só tem um!!!abs

Beto Freesurf4x4
25/06/2009, 23:15
:mrgreen: Pessoal, alguém sabe dizer qual o disco de frêio usado no java, ou só existe o original vendido pela Tratorgama! O meu ainda não está precisando trocar, mas gostaria de saber se há alternativa. Tenho visto algúns para Willys que usam as mesmas pinças de kombi na dianteira como o Java, e no visual parecem ter as mesmas dimenssões, mas falta a certeza.O da Kombi antiga será que dá certo? :pipoca:
Olá, na tratorgama vende um kit freio a disco com pedaleira suspensa para javali e também outros. Eu tive um e coloquei motor perkins com pedaleira suspensa e hidrovacuo, ficou muito bom.

Zé Renato
26/06/2009, 09:59
É um arquivo Zip 25MB!!!!só tem um!!!abs

Amigo Roland, vc não entendeu o que eu disse :mrgreen: , não tenho instruções sobre o manuseio do programa. :discordo: Preciso de insturção passo a passo entende. São muitas ferramentas, e campos para colocar dados que eu não sei quais. Desculpe pela minha inguinorância :parede:
Se tiver tempo e paciência, fico grato! :concordo:

filho do ico javali
20/06/2012, 11:06
Veja bem já tivemos mais de 14 jeep willys e dois javalis, e realmente, todos os carros com má manutenção ou pessoas que não entendem nada de 4X4 e falam aos 4 ventos é assim.... Pois esse motor do Javali é um dos melhores motores que já vi, sem falar em economia, velocidade e potencia absurda e é claro que para fazer ele custa cerca de 30% de qualquer outro. Só pra clarear alguns desenformados a bomba injetora dele é para profissionais mexerem e não mexicanos, pois nós descobrimos o grande problema que a maioria o acaba fazendo desmerecer... para facilitar, fizemos a instalação de outras duas bombas injetoras sendo bosch e cav, caso a pessoa tenha a preferencia, e posso garantir, pois existem hj 4 javalis com motor original e bomba bosch ou cav funcionado muito bem.... Já fiz teste de rancar tatu do buraco, ou subir em pé de coqueiro, e não desmerecendo os outros irmão 4X4, mas mostrando o comprometimento de um Javali original ou com a bomba trocada ( haja vista que esse projeto é do meu falecido pai, mas posso mandar cópia para quem quiser e provar o gosto de ter um Jipão... ) Acessem Jeep Clube Coxim no Youtube e vcs verão o que estou falando...
Qto a temperatura fria, pode nevar, o projeto é 100% garantido ta bom

O meu ta com Pneus BF 265/75, levantado com 85cm, tração e reduzida oringinal, velocidade de cruzeiro 90 a 100km/h, consumo cidade 10km/l , estrada 13km/l, motor original recém feito mas tudo std e usando bomba bosch.

Qualquer duvida entrar em contato trovaoazulcoxim@hotmail.com

Kirynoo
26/06/2012, 18:45
Opa, filho do ICO, adicionei vc nos meus contatos do msn.

Realmente o Java, é bruto, Neste caso deve existir mais, só aqui na minha city tem 2, outro em uma cidade vizinha (motor CBT original, com bomba bosch) e funciona que é uma maravilha.
Anda bem, (pra um jipe obvio). Ja fiz algumas viagens com o meu, e realmente fazia media de 12km/l. Hoje está fazendo menos. (bombista meia boca).

simtesch
03/07/2012, 17:38
Olá Ico Filho,
Vou te adicionar nos meus contatos msn!!!!!Filho do mestre dos Javalis!!!!!Abs
Roland



Opa, filho do ICO, adicionei vc nos meus contatos do msn.

Realmente o Java, é bruto, Neste caso deve existir mais, só aqui na minha city tem 2, outro em uma cidade vizinha (motor CBT original, com bomba bosch) e funciona que é uma maravilha.
Anda bem, (pra um jipe obvio). Ja fiz algumas viagens com o meu, e realmente fazia media de 12km/l. Hoje está fazendo menos. (bombista meia boca).

arnon
03/07/2012, 20:41
filho do ico, te mandei um e-mail para esse hotmail que voce postou. Se possivel me responda. Abracos

filho do ico javali
09/08/2012, 14:15
Olá Ico Filho,
Vou te adicionar nos meus contatos msn!!!!!Filho do mestre dos Javalis!!!!!Abs
Roland

Olá nobre, estou aguardando o convite, será um imenso prazer... estamos a disposição...
email trovaoazulcoxim@hotmail.com

Assim que entrar em contato envio os emails pessoais ok.

abçs e feliz dia dos pai

willian4x4
09/08/2012, 19:09
Olá galera! Bom não sei se todos sabem mas mês passado teve um evento aqui em Campo Grande MS o PANTANAL OFF-ROAD FEST e segue o video desse evento que promete ter muita histórias ainda!

Pantanal Off-Road Fest HD - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=2XQS_lTckPk&feature=plcp)

Vitor JAVA 90
09/08/2012, 20:03
Olá galera! Bom não sei se todos sabem mas mês passado teve um evento aqui em Campo Grande MS o PANTANAL OFF-ROAD FEST e segue o video desse evento que promete ter muita histórias ainda!

Pantanal Off-Road Fest HD - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=2XQS_lTckPk&feature=plcp)

show de bola o evento.

Angelo Jr
09/08/2012, 21:22
Olá galera! Bom não sei se todos sabem mas mês passado teve um evento aqui em Campo Grande MS o PANTANAL OFF-ROAD FEST e segue o video desse evento que promete ter muita histórias ainda!

Pantanal Off-Road Fest HD - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=2XQS_lTckPk&feature=plcp)

teu jipe foi willian??

Vitor JAVA 90
09/08/2012, 22:58
teu jipe foi willian??

eai angelo deu negocio o javali de sao roque?

Angelo Jr
10/08/2012, 19:06
eai angelo deu negocio o javali de sao roque?

ainda nào, qualquer compra q eu vá fazer só será feita em setembro, quando eu pegar minha carteira. Com a carteira em mãos, eu e meu pai vamos pra são paulo, fazer uma viagem pai e filho :) e aproveitamos e compramos o java :D

willian4x4
11/08/2012, 16:04
teu jipe foi willian??

Rapaz como são as coisas, exatamente nesse mês eu estava fazendo um curso de aperfeisoamento da Guarda Municipal de Campo Grande e sabe como é esses cursos uma correria doida! kkk mas acompanhei tudo pelo face e pelo site e claro meus amigos! kkkk

willian4x4
11/08/2012, 16:31
Este vídeo minha esposa me mostrou no ano passad no meu 1º dia dos pais como pai!
O impacto do exemplo de um pai - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=sxNysIy7ohw)

Angelo Jr
11/08/2012, 16:38
parabéns willian, temos mesmo q aproveitar enquanto filhos a companhia dos pais

Vitor JAVA 90
11/08/2012, 19:16
ainda nào, qualquer compra q eu vá fazer só será feita em setembro, quando eu pegar minha carteira. Com a carteira em mãos, eu e meu pai vamos pra são paulo, fazer uma viagem pai e filho :) e aproveitamos e compramos o java :D

ah entendi, mais pode comprar um javali original q vc nao vai se arrepender eh um senhor jipe,forte ate VC dizer chega pq ele vai ate o seu limite e ainda quer continuar ate subir paredes e a mecanica e simples e confiavel, encho o peito e te digo ja to com o meu a quase 2 anos e nunca fiquei na rua com o meu porkao, minha sportage q eh seculos mais nova ja parou duas vezes inclusive na trilha, ja o porco vai q vai.
abraços e boa sorte com seu javali

TVCAGR
27/12/2012, 16:19
Ai galera sou novo na comunidade e também na aquisição desse porquinho...hehehehehe de agora em diante é só alegria. abraços a todos

Angelo Jr
27/12/2012, 17:31
seja bem vindo TVCAGR, um dúvida, esse TV no seu nome, vc trabalha em alguma emissora??

TVCAGR
28/12/2012, 07:20
Meu trabalho é o AGR Amigo Angelo Jr pois sou agronomo.
Postei uma foto do meu porco em outro topico.


Abraço.

oliver.vs
05/10/2013, 23:01
Qual a especificação do motor original do javali? é pior que o MWM 229 3 cil ou o Deutz 3 cil a ar?

Vitor JAVA 90
06/10/2013, 21:48
Qual a especificação do motor original do javali? é pior que o MWM 229 3 cil ou o Deutz 3 cil a ar?

Oliver, sou proprietario de um javali com mecanica original varios anos, além de ja ter andado em muitos outros e conhecer varios amigos com javalis originais e adptados, nao sei como se comporta o mwm 3cil, mais o motor original do javali é o motor CBT DM-301 de tres cilindros é 3.0 litros de cilindrada, turbinado, o motor é excelente, raramente dá problemas, tem uma força estupida em baixas rotaçoes, da coro em mto jipe moderno na trilha, o desempenho no on-road é razoavel, na cidade, embora seja um jipe mto bruto e forte pode ser utilizado sem problemas, eu uso o meu pra trabalhar e ir pa faculdade quase todos os dias, na estrada a velocidade de cruzeiro é 80km/h deboa, se precisar forçar ate uns 110km/h da pra ir, mias que isso ta judiando dele, logico em condiçoes originais, com pequenas preparaçoes como troca da turbina, intercollar, abrir a bomba de diesel e etc consegue uma melhora razoavel em seu desempenho... se vc está pensando em adquirir um javali ou quiser bater um papo e tirar duvidas sobre o jipe fique a vontade para me enviar um email.. vitorrcruz@hotmail.com
abraços

Kirynoo
07/10/2013, 08:09
Olivier,

o Vitor JAVA90, respondeu praticamente tudo que precisa sobre o motor!

Tenho javali, com pouquissima alteração (Bomba injetora e Dir. Hidraulica), o restante é tudo original, o Motor de fácil manutenção, não dá problemas (se der tem poucas opções de loja para compra de peças). alguns itens pode adptar do 229 aspirado, do motor do MB-608, e outros.

oliver.vs
07/10/2013, 13:23
Olá pessoal,
Obrigado pela ajuda, mas é que sempre vejo o povo falando mal do mesmo, mas já vi vários motores 3 cilindras que dão conta tranquilamente... tanto que tem um MWM 3cil com 125 cv e 40kgf... só que o cabeçote se não me engano é 16v... mas enfim, acho que os 3 cil tem potencial... ainda mais turbinados e intercooler... tbm esses motores são de ferro, então duram uma vida.

To vendo um jeep pra comprar, e gostei do javali, gosto muito das peças raras nacionais...

QUeria saber a potencia e o torque do mesmo, alguém teria esta informação?

simtesch
09/10/2013, 15:07
Olá amigo,
Veja o link abaixo, tem várias reportagens sobre Javali CBT que saíram em revistas especializadas!!!!
Tem informações técnicas também!

http://www.4x4brasil.com.br/forum/outros/118645-artigos-revistas-jipe-javali.html

Vitor JAVA 90
11/10/2013, 23:57
Olá pessoal,
Obrigado pela ajuda, mas é que sempre vejo o povo falando mal do mesmo, mas já vi vários motores 3 cilindras que dão conta tranquilamente... tanto que tem um MWM 3cil com 125 cv e 40kgf... só que o cabeçote se não me engano é 16v... mas enfim, acho que os 3 cil tem potencial... ainda mais turbinados e intercooler... tbm esses motores são de ferro, então duram uma vida.

apenas complementando o motor original tem 84cv e 250 Nm de torque, nao lembro bem a rotação se nao me engano é na casa dos 1300 RPM.