PDA

Ver Versão Completa : Que motor você colocaria no NIVA se o cofre fosse maior?



BACALHAU
18/09/2010, 21:10
PessoALL, todos conhecem as características do motor original dos nossos NIVAs 1600 carburados.
Muitos, insatisfeitos, buscam alternativas: AP, XUD, Fiat 1.7 diesel, AP 1.9 diesel, Besta 2.2, Honda Bizz :twisted:, cortadores de grama :shock: e por aí vai.
Mas, um dos problemas enfrentados é a falta de espaço para um motor maior, além da fragilidade do monobloco com 16, 17 e até 19 anos.

Maaaas...

Supondo que o NIVA tivesse 20cm a mais no comprimento do cofre do motor e tivesse longarinas reforçadas, bem mais reforçadas, como as do "Pangaré", que motor (de preferência a diesel) vocês usariam? :pensativo:

ANDRÉHUFF
19/09/2010, 06:04
PessoALL, todos conhecem as características do motor original dos nossos NIVAs 1600 carburados.
Muitos, insatisfeitos, buscam alternativas: AP, XUD, Fiat 1.7 diesel, AP 1.9 diesel, Besta 2.2, Honda Bizz :twisted:, cortadores de grama :shock: e por aí vai.
Mas, um dos problemas enfrentados é a falta de espaço para um motor maior, além da fragilidade do monobloco com 16, 17 e até 19 anos.

Maaaas...

Supondo que o NIVA tivesse 20cm a mais no comprimento do cofre do motor e tivesse longarinas reforçadas, bem mais reforçadas, como as do "Pangaré", que motor (de preferência a diesel) vocês usariam? :pensativo:

Panga, não inventa, ja que ta sobrando $$$$$ pra aumentar um monobloco, para com isso, pega essa grana e põe logo um AP 1.9 diesel que esse motor é show de bola. Alem de muiiiito economico e moderno.:odedo:

BACALHAU
19/09/2010, 08:56
Bonitão, eu consigo um motor desses por 200 moedas? :twisted:
É o preço que eu vou pagar para fazer o que eu tenho em mente. :dance:
Além disso, por aqui, o pessoal não sabe nem que existe AP 1.9 diesel. :parede:

baseggiov
19/09/2010, 09:13
Bonitão, eu consigo um motor desses por 200 moedas? :twisted:
É o preço que eu vou pagar para fazer o que eu tenho em mente. :dance:
Além disso, por aqui, o pessoal não sabe nem que existe AP 1.9 diesel. :parede:

O HSD das F1000 é muito silencioso e potente, e tem muita gente q trocava pelo MWM, talvez seja uma boa opção...

BACALHAU
19/09/2010, 09:24
Na "Rapariga" eu tenho um HSD 2.5 turbo. Não sei se seria um bom motor para o NIVA. É pesado e muito gastão (7,5 km/l). :parede:
A vantagem seria de poder colocar o conjunto completo da F1000 4X4: motor, câmbio e CT.
O motor Perkins que equipa algumas D20 é bem pequeno, quem sabe... :pensativo:
O problema é que eu não conheço quase nada dos motores diesel.
Estava pensando se com 20cm a mais não daria para colocar um motor de uma dessas pick-ups que têm aos montes por aí. Pela quantidade, talvez seja mais barato e encontre facilmente peças e mão-de-obra.

Ernani Pinheiro
19/09/2010, 12:23
PessoALL, todos conhecem as características do motor original dos nossos NIVAs 1600 carburados.
Muitos, insatisfeitos, buscam alternativas: AP, XUD, Fiat 1.7 diesel, AP 1.9 diesel, Besta 2.2, Honda Bizz :twisted:, cortadores de grama :shock: e por aí vai.
Mas, um dos problemas enfrentados é a falta de espaço para um motor maior, além da fragilidade do monobloco com 16, 17 e até 19 anos.

Maaaas...

Supondo que o NIVA tivesse 20cm a mais no comprimento do cofre do motor e tivesse longarinas reforçadas, bem mais reforçadas, como as do "Pangaré", que motor (de preferência a diesel) vocês usariam? :pensativo:

Camarada Bacalhau,

Se eu tivesse essa possibilidade e dinheiro, colocaria na minha viatura o seguinte motor:

MWM 2.8 Turbo e Intercooler Mecânico (com dinheiro sobrando)
MWM 3.0 Turbo e Intercooler Eletrônico (com muito dinheiro sobrando)

Esse motores são utilizados no Troller T4 e na Ford Ranger.
Na minha opinião é o motor a Diesel mais confiavél de de facil manutenção e com facilidade de peças.


Grande abraço,

Ernani Pinheiro
Niva 91/91

BACALHAU
20/09/2010, 08:07
No campo das hipóteses e sem falar nas moedas, nesse caso não seria melhor um motor Toyota?
São robustos, confiáveis e tem aos montes por aí.
Um motor Toyota Hilux SRV 2007 Diesel 3.0 Turbo Intercooler 163cv, completo, c/ nota sai por 10mil moedas aí no sudeste. Por aqui talvez seja um pouco menos.
E nem precisar ser isso tudo em termos de motor, mas, se formos comparar com o preço de um VW AP 1,9 ou de um barulhento MWM, completos, creio que sai mais barato.



http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=99720524_3020.jpg&v=O

ANDRÉHUFF
20/09/2010, 08:55
A vantagem seria de poder colocar o conjunto completo da F1000 4X4: motor, câmbio e CT.
O motor Perkins que equipa algumas D20 é bem pequeno, quem sabe... :pensativo:



Pitaco denovo Baca, seu Niva vai trincar com a vibração desse motores, principalmente o Q-20_B (perkins da D-20), esses motores tambem são pesadões, sei que ai não esxite AP Diesel, mas esses motores ai mencionados vão desiquilibrar seu carro, isso é quase certeza.
Outra coisa, fixar esse tremedores num monobloco é rechadura na certa, acho que se o caminho for esse vc deveria pensar num chassis pro Niva.

Cursino
20/09/2010, 08:58
Bacalhau, eu não colocaria um diesel no Niva, por conta do peso e da vibração bem maior. Haja suspensão dianteira, direção, etc... hehehe

Com um cofre um tiquim maior eu tacava logo era um vortec ou um ford 4.0 com um cambio automático garrado na bunda dele. São motores bons de torque e relativamente leves.
PS. Essa semana vi um niva com motor XUD9 e cambio auto do opala 4marchas. Comversei com o mecanico e está mexendo no motor e ele disse que a adaptação ficou muito boa, porém o motor tá precisando de uns acertos. Não foi ele quem fez a adaptação. Disse que qdo o niva ficar pronto, me chama pra dar uma volta.

Curumim!
20/09/2010, 10:04
Eu colocaria um V8 302 mas isso sem´"questionar" o consumo!! um "veoitão" berrando na trilha é música para os tímpanos!

COL
20/09/2010, 14:09
Opala ''6 caneco'' rsrs...

CesarCowboy
20/09/2010, 15:48
Eu colocaria um V8 302 mas isso sem´"questionar" o consumo!! um "veoitão" berrando na trilha é música para os tímpanos!

Isso já existe, mas não para trilhas...
Dá uma olhadinha nesse video. http://www.youtube.com/watch?v=oEGKkUGECxU

FALOTICVS
20/09/2010, 15:52
Motor Opala 151 4 cilindros + câmbio Automático de 4 marchas com 4a overdrive.

BACALHAU
20/09/2010, 18:27
...
Outra coisa, fixar esse tremedores num monobloco é rechadura na certa, acho que se o caminho for esse vc deveria pensar num chassis pro Niva.

André, estamos falando do "Pangaré".
Lembra que eu troquei TODAS as longarinas, de ponta a ponta, por perfis de ferro "U"? (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=35608&page=10)
Ficou praticamente um chassis.
Realmente não me sinto tentado a colocar um motor desses mais antigos (Perlkins, Maxion, MWM, ...)
Mas, estava pensando nos da Toyota... :pensativo:

BACALHAU
20/09/2010, 18:36
Bacalhau, eu não colocaria um diesel no Niva, por conta do peso e da vibração bem maior. Haja suspensão dianteira, direção, etc... hehehe

Com um cofre um tiquim maior eu tacava logo era um vortec ou um ford 4.0 com um cambio automático garrado na bunda dele. São motores bons de torque e relativamente leves.
PS. Essa semana vi um niva com motor XUD9 e cambio auto do opala 4marchas. Comversei com o mecanico e está mexendo no motor e ele disse que a adaptação ficou muito boa, porém o motor tá precisando de uns acertos. Não foi ele quem fez a adaptação. Disse que qdo o niva ficar pronto, me chama pra dar uma volta.

Cursino, a suspensão dianteira do "Pangaré" está muito bem dimensionada para uma mecânica mais pesada. Inclusive com amortecedores da F1000.
Minha idéia é um motor a diesel. Para continuar a gasolina, partiria para um AP 2.0 MI.

BACALHAU
20/09/2010, 18:41
Eu colocaria um V8 302 mas isso sem´"questionar" o consumo!! um "veoitão" berrando na trilha é música para os tímpanos!

Curumim, o "Pangaré" não será destinado a trilhas.
Pretendo prepará-lo para viagens looooongas.
A minha idéia é ter custos menores de combustível (por aqui a gasosa custa 3,05 moedas o litro :parede:) com um motor resistente, confiável, com peças fáceis de obter e mecânica conhecida.
Mas, como a minha idéia de viagens longas não é necessáriamente por asfalto...

COL
21/09/2010, 16:08
Ola, um motor de celta 1.4 ou 1.0(1.0 e muito fraco) não seria bom?
A proposito fiz uma vigem em hilux 07 3.0 automatica exelente muito confortavel, motor com respostas rapidas.

BACALHAU
21/09/2010, 19:39
Ola, um motor de celta 1.4 ou 1.0(1.0 e muito fraco) não seria bom?
...


Ah, fala sério... :putz:

Juninho Flora
21/09/2010, 22:22
Bacalhau, eu não colocaria um diesel no Niva, por conta do peso e da vibração bem maior. Haja suspensão dianteira, direção, etc... hehehe

Com um cofre um tiquim maior eu tacava logo era um vortec ou um ford 4.0 com um cambio automático garrado na bunda dele. São motores bons de torque e relativamente leves.
PS. Essa semana vi um niva com motor XUD9 e cambio auto do opala 4marchas. Comversei com o mecanico e está mexendo no motor e ele disse que a adaptação ficou muito boa, porém o motor tá precisando de uns acertos. Não foi ele quem fez a adaptação. Disse que qdo o niva ficar pronto, me chama pra dar uma volta.


fala meu camarada, x2 esse motor vortec e muito bom , mas o nosso amigo bacalhau que colocar um a diesel , eu colocaria um ap 1.9 a diesel e muito economico no niva funciona bem por causa do radiador fica perto do motor na kombi nao prestou por causa da distancia do radiador !!!
motor a diesel nao e um motor dificil de mexer , bacalhau boa sorte na escolha do motor vlw .. abs

galeaum
21/09/2010, 22:52
Juninho Flora disse : " motor a diesel nao e um motor difícil de mexer " !!!

com certeza, no meu niva tenho um diesel fazem quase 3 anos e nao fiz nada alem de trocas de óleo e filtro!!!!

Cursino
22/09/2010, 11:05
Bacalhau, já que vc quer um diesel mesmo, eu optaria pelo mais leve possível.
Tudo bem que as longarinas estão reforçadas, mas um motor muito mais pesado que o original vai afetar e muito o equilibrio do russo.
Estou vendo muitos hyundai H-100 e Kia K-2700 nas mãos de "peão" e aguentado bem os desaforos.Se for um motor leve pode ser uma boa pedida de motor.
Outra opção, creio que sejam os motores Fiat da Ducato / peugeot boxer, que devem ser bem pequenos, inclusive são montados transversalmente. Certa vez conversando com um motorista, ele disse que chegou a fazer 18 com um litro andando a 80 por hora e vazio.
Os motores de pickups médias( 2.8 sprint /3.0NGD / Mit 4D56) são todos bem pesados, inclusive o toyota D4-D que vc quer.

Abraços

BACALHAU
22/09/2010, 13:07
Olá, Cursino.
Gostei muito da sua explanação.
Não entendo nada de motores diesel, mas, o que você explicou tem lógica.
Vou procurar informações sobre esses motores da Fiat e da Peugeot.
Talvez seja até de mais fácil adaptação, visto as ligações dessas duas indústrias com a Lada.

COL
22/09/2010, 13:49
Ah, fala sério... :putz:

:roll:Bom você tem razão (essa opinião foi em vão:parede:).Mas um 1.8 2.0 não é ma ideia(alias pode até ser por que vc esta disposto a por o diesel).

Cursino
22/09/2010, 15:33
Bacalhau, vou assuntar com um amigo mecãnico de diesel sobre o assunto. Creio eu que tanto o Kia qto o Hyundai usam o mesmo motor 2.7. Quero ver se consigo uma geral de quanto custa, pesa, bebe e dura, ok?
Quanto ao motor fiat/peugeot, nunca vi um em oficina alguma, ou encima de guincho. Deve ser um bom motor. Vou fazer umas pesquisas sobre ele tb.
Abraço

BACALHAU
22/09/2010, 18:40
:roll:Bom você tem razão (essa opinião foi em vão:parede:).Mas um 1.8 2.0 não é ma ideia(alias pode até ser por que vc esta disposto a por o diesel).

COL, um AP 1.8 MI é um motor a gasolina que acho interessante para um NIVA "comum". Talvez seja a melhor opção a gasolina pela facilidade de peças e da mecânica beeeeem conhecida.
No caso do "Panaré", pelo maior peso, talvez o AP 2.0 MI. :pensativo:

BACALHAU
22/09/2010, 18:42
Bacalhau, vou assuntar com um amigo mecãnico de diesel sobre o assunto. Creio eu que tanto o Kia qto o Hyundai usam o mesmo motor 2.7. Quero ver se consigo uma geral de quanto custa, pesa, bebe e dura, ok?
Quanto ao motor fiat/peugeot, nunca vi um em oficina alguma, ou encima de guincho. Deve ser um bom motor. Vou fazer umas pesquisas sobre ele tb.
Abraço

Agradeço, até porque por aqui, são motores totalmente desconhecidos. :concordo:

fguerreiro
12/11/2010, 22:22
Que tal um motor 1.8 flex do corsa/meriva?
São 114 Cavalos, bom torque (carrega muito bem a Meriva), num motor compacto e que existe aos montes no mercado, pois é usado no corsa, na meriva, na montana, no palio, no stilo, na strada, no doblo, etc.

Marco-Maga
12/11/2010, 23:18
Fala Baca,

Blz?

faz como um amigo aqui de Sp fez..

Comprou uma Hilux 2006 no leilão com doc baixado, pegou a cabine da F 75 dele colocou no chassis da Hilux documentou como F 75 e pronto..

Ta de F 75 com toda mecanica de Hilux 2006 toda eletronica e a Diesel.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=67988


Alias, agora ela ta trocando a cabine pela bicudinha e esta azul eu comprei pra colocar na minha.


Abs.

fguerreiro
22/11/2010, 22:03
Será que o monobloco do Niva suportaria o peso e o torque de um motor diesel?
E a transmissão?

Abraço

Girti
22/11/2010, 22:06
Será que o monobloco do Niva suportaria o peso e o torque de um motor diesel?
E a transmissão?

Abraço

Existem Nivas com motor diesel na Europa. Com certeza é necessário reforçar a suspensão dianteira, tendo em vista que um motor diesel, mesmo sendo de menor porte, é bem mais pesado do que um similar a gasolina.

Cursino
23/11/2010, 23:37
o problema dos motores diesel, não é apenas o peso.
A vibração característica dos Diesel tende a trincar o monobloco do niva, não projetado para esse tipo de esforço. Além disso, tirando os motores de carros de passeio dos hermanos (VW, FIAT, toyota), todos os motores que equipam utilitários são bem grandes (dimensionalmente), mesmo tendo deslocamentos volumétricos relativamente pequenos, em torno de 2.5 a 3 litros. Os que são "menorzinhos" geralmente são eletrônicos, o que traz outro problema: Os custos de instalação vão à estratosfera. Uma bomba de alta pressão pode chegar a custar R$ 9.000,00.
Resumo da ópera: Se vc pensa em motor diesel só para ter mas autonomia, é melhor manter o original e por um tanque auxiliar.
Se vc curte muito o barulho dos diesel, é melhor partir p/ um original
Agora, se vc é como eu, que curte dar uma de prof. Pardal e tem $$$ de sobra (infelizmente não é meu caso), boa diversão, mas esconda os gastos da dona patroa, ou vc ganha uma divórcio hehehe.

Ainda acho que o melhor motor para o niva é o dele mesmo, que tem bastante margem para ser melhorado.

Abraços

Girti
24/11/2010, 00:18
o problema dos motores diesel, não é apenas o peso.
A vibração característica dos Diesel tende a trincar o monobloco do niva, não projetado para esse tipo de esforço. Além disso, tirando os motores de carros de passeio dos hermanos (VW, FIAT, toyota), todos os motores que equipam utilitários são bem grandes (dimensionalmente), mesmo tendo deslocamentos volumétricos relativamente pequenos, em torno de 2.5 a 3 litros. Os que são "menorzinhos" geralmente são eletrônicos, o que traz outro problema: Os custos de instalação vão à estratosfera. Uma bomba de alta pressão pode chegar a custar R$ 9.000,00.
Resumo da ópera: Se vc pensa em motor diesel só para ter mas autonomia, é melhor manter o original e por um tanque auxiliar.
Se vc curte muito o barulho dos diesel, é melhor partir p/ um original
Agora, se vc é como eu, que curte dar uma de prof. Pardal e tem $$$ de sobra (infelizmente não é meu caso), boa diversão, mas esconda os gastos da dona patroa, ou vc ganha uma divórcio hehehe.

Ainda acho que o melhor motor para o niva é o dele mesmo, que tem bastante margem para ser melhorado.

Abraços

:concordo: :palmas:

x 2!!!

BACALHAU
24/11/2010, 00:20
Fala Baca,

Blz?

faz como um amigo aqui de Sp fez..

Comprou uma Hilux 2006 no leilão com doc baixado, pegou a cabine da F 75 dele colocou no chassis da Hilux documentou como F 75 e pronto..

Ta de F 75 com toda mecanica de Hilux 2006 toda eletronica e a Diesel.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=67988


Alias, agora ela ta trocando a cabine pela bicudinha e esta azul eu comprei pra colocar na minha.


Abs.

Marco, tudo bem por aí?

Quanto à sua sugestão, não quero mudar tão radicalmente as características do NIVA.

Mas, diga-me uma coisa: o chassis da Hilux e o da F75 não são numerados?
Como ele legalizou o chassis (no caso de ter numeração) da Hilux se estava baixado?

Abraço

BACALHAU
24/11/2010, 00:32
Será que o monobloco do Niva suportaria o peso e o torque de um motor diesel?
E a transmissão?

Abraço

Olá, Guerreiro.
O monobloco do "Pangaré", depois das modificações que eu fiz (ver no tópico "Pagaré", inesplicavelmente recém movido para a área "Geral Off-Topic"), suportaria um motor mais pesado e mais potente sim.
Além das alterações estruturais do monobloco, outras alterações da suspensão dianteira estão previstas, tais como amortecedores da F1000 com reforços nas suas bases (já usados no NIVA da dona Ceiça), pivôs superiores da D20 e inferiores da S10, p.ex..

BACALHAU
24/11/2010, 01:24
o problema dos motores diesel, não é apenas o peso.
A vibração característica dos Diesel tende a trincar o monobloco do niva, não projetado para esse tipo de esforço. Além disso, tirando os motores de carros de passeio dos hermanos (VW, FIAT, toyota), todos os motores que equipam utilitários são bem grandes (dimensionalmente), mesmo tendo deslocamentos volumétricos relativamente pequenos, em torno de 2.5 a 3 litros. Os que são "menorzinhos" geralmente são eletrônicos, o que traz outro problema: Os custos de instalação vão à estratosfera. Uma bomba de alta pressão pode chegar a custar R$ 9.000,00.
Resumo da ópera: Se vc pensa em motor diesel só para ter mas autonomia, é melhor manter o original e por um tanque auxiliar.
Se vc curte muito o barulho dos diesel, é melhor partir p/ um original
Agora, se vc é como eu, que curte dar uma de prof. Pardal e tem $$$ de sobra (infelizmente não é meu caso), boa diversão, mas esconda os gastos da dona patroa, ou vc ganha uma divórcio hehehe.

Ainda acho que o melhor motor para o niva é o dele mesmo, que tem bastante margem para ser melhorado.

Abraços

Meu caro Cursino, concordo com você e com o Gil em parte. Vamos lá.

"A vibração característica dos Diesel tende a trincar o monobloco do niva, não projetado para esse tipo de esforço." Sim, tende a trincar o monobloco da maioria dos NIVAs velhos e combalidos que existem por aí. Não seria o caso do "Pangaré" que ganhou praticamente um chassi. Além disso, nunca soube de trincas do monobloco nos inúmeros NIVAs equipados com motores diesel, inclusive originais de fábrica, que existem pelo mundo a fora. Existem chassis rachados (inclusive o do "Pangaré" quando comprei) em NIVAs com motores originais a gasolina, devido aos abusos cometidos pelos seus donos.
Além disso, vibrações podem ser bastante amenizadas atravéz de calços adequados.

"...todos os motores que equipam utilitários são bem grandes (dimensionalmente)..." Quando me referi à colocação de um motor a diesel no "Pangaré", não estava pensando em um dos antiquados e enormes motores que equipavam as nossas F1000 e D20. Velharia por velharia, fico com o motor original e com o Gil :mrgreen:. Estava pensando exatamente eu um desses motores VW, Fiat, Toyota e afins. Mais modernos, menores, econômicos e silenciosos. Além disso, não precisa ser muito potente, pois outros componentes, principalmente da transmissão não iriam aguentar.

"...é melhor manter o original e por um tanque auxiliar..." No "Pangaré" retirei o tanque original e coloquei um se Santana com capacidade de 75 litros. :dance:

"...curte dar uma de prof. Pardal e tem $$$ de sobra (infelizmente não é meu caso), boa diversão, mas esconda os gastos da dona patroa, ou vc ganha uma divórcio..." Minha intensão é tornar o "Pangaré" mais confiável em termos de resistência estrutural e de mecânica. Por isso, a substituição de todas as suas longarinas por perfis "U", substituição de todo o assoalho por chapas #14, agregado para fixação e suporte do câmbio e CT que não ficará mais "pendurado" na chapa do assoalho, além de outros reforços estruturais. Com isso o carro ganhou mais "alguns quilinhos".
Minha idéia inicial era (e por enquanto continua sendo) retificar o motor original e colocar camisas e pistões do Tempra 2.0 com uma injeção monoponto GM (MULTEC 700), mas, penso em outras alternativas.
Como a falta de espaço no cofre do motor do NIVA restringe as opções de motorização alternativa, busquei uma solução que vai me permitir ganhar cerca de 18 a 20 cm no comprimento do mesmo.
Assim, creio ter mais opções.
Quanto à grana... Bem, nunca anotei nada do que gastei até agora e nem pretendo começar a fazê-lo, senão, ou eu mesmo me divorciaria de mim ou me internaria em um hospício.
Ainda bem que a dona Ceiça também é NIVeira. O problema é que ela também está começando a ter umas idéias a respeito do "Félix"... :putz:

Cursino
24/11/2010, 09:04
Baca, seu niva é um caso à parte em termos estruturais.
Quando eu falei em motores de utilitários, estava falando sim dos mais "muderninhos", como MWM Sprint 4.07, Toy D4D, Mitd56, kia, etc. Nem pensei nos maravilhosos, porém jurássicos MWM D229 e X10ou Perkins Q20B, Maxion S4T, que na verdade são derivados de motores agrícolas e equiparam nossas gloriosas F-1000 e D-20.
Aliás, você tem uma F-1000 HSD, e olhando pro motor dela vc tem uma base do tamanho médio dos motores diesel disponíveis hoje no Brasil.
Agora, se vc conseguir um motor diesel leve (passeio)com injeção mecânica, metade dos problemas está resolvido.

Mas, volto à dizer: Prefiro um Niva com motor original. Se quer confiabilidade mecânica, tem de sobra no motor do russinho, ele é o que menos dá dor de cabeça no carro e aguenta muito desaforo, inclusive térmico, que racharia pela metade alguns desses Diesel falados acima. Mesmo que o motor escolhido seja extermamente confiável, não se esqueça que ele será adaptado ao carro, e que aí aquela adaptação que parece perfeita pode te trazer algumas supresas depois de algum tempo funcionando.

Abraço

BACALHAU
25/11/2010, 00:11
Baca, seu niva é um caso à parte em termos estruturais.
Quando eu falei em motores de utilitários, estava falando sim dos mais "muderninhos", como MWM Sprint 4.07, Toy D4D, Mitd56, kia, etc. Nem pensei nos maravilhosos, porém jurássicos MWM D229 e X10ou Perkins Q20B, Maxion S4T, que na verdade são derivados de motores agrícolas e equiparam nossas gloriosas F-1000 e D-20.
Aliás, você tem uma F-1000 HSD, e olhando pro motor dela vc tem uma base do tamanho médio dos motores diesel disponíveis hoje no Brasil.
Agora, se vc conseguir um motor diesel leve (passeio)com injeção mecânica, metade dos problemas está resolvido.

Mas, volto à dizer: Prefiro um Niva com motor original. Se quer confiabilidade mecânica, tem de sobra no motor do russinho, ele é o que menos dá dor de cabeça no carro e aguenta muito desaforo, inclusive térmico, que racharia pela metade alguns desses Diesel falados acima. Mesmo que o motor escolhido seja extermamente confiável, não se esqueça que ele será adaptado ao carro, e que aí aquela adaptação que parece perfeita pode te trazer algumas supresas depois de algum tempo funcionando.

Abraço

"...Aliás, você tem uma F-1000 HSD..." A despeito da minha inexperiência com motores diesel (a "Rapariga" é o primeiro veículo que eu possuo com com esse combustível), não gostei deste motor.

" ... motor diesel leve (passeio)com injeção mecânica..." Poderia citar alguns? Sou ignorante neste assunto, além de, nesta região onde resido, se verem poucas novidades automotivas.

"...Mas, volto à dizer: Prefiro um Niva com motor original. Se quer confiabilidade mecânica, tem de sobra no motor do russinho, ele é o que menos dá dor de cabeça no carro e aguenta muito desaforo, inclusive térmico, que racharia pela metade alguns desses Diesel falados acima. Mesmo que o motor escolhido seja extermamente confiável, não se esqueça que ele será adaptado ao carro, e que aí aquela adaptação que parece perfeita pode te trazer algumas supresas depois de algum tempo funcionando..." Concordo plenamente com você, mas, também volto a dizer: Minha idéia original era e continua a ser colocar no "Pangaré" o motor original com o kit do Tempra 2.0 8V e injeção monoponto. Creio que, no mínimo, esta configuração vai compensar o aumento de peso do "Pangaré", porém, penso em um plano B.
Nesse plano alternativo as opções poderiam ser um AP 2.0 MI, ou um ... :rolleyes:, ou ainda um ,,, :pensativo:
Entendeu? :mrgreen:

Abraço.

Cursino
25/11/2010, 07:53
Agora entendi seu posicionamento...

Motores Diesel leve com injeção mecanica são os já batidos AP1.6/1.9, Fiat 1.7, Toyota 1.9 (corolla).
Quanto ao seu comentário sobre a rapariga, realmente a ford fez merda ao colocar um motor HSD pequeno numa Fullsize. Não que o motor seja ruim, mas ele está para a f-1000 assim como um motor totoalmente original estaria par o pangaré, ou seja, um ótimo motor, mas pequeno para o carro. Eu apenas citei seu carro para vc dar uma olhada no baita cofre da sua femil e ter uma idéia das dimensões desses motores. São todos maomeno dos mesmo tamanho.
Agora, só uma opinião: Se, realmente o motor original com melhorias ficar aquém das suas expectativas, aí já parte logo pro diesel mesmo, esquece esse treco de AP.
Abraço

fguerreiro
25/11/2010, 11:02
Bacalhau, bom dia.

Tive até pouco tempo atrás um astra 2.0 flex, e já tive um santana 2.0mi, o astra tem mais torque, mais potência e gasta menos, e pelo menos visualmente (não medi, nem pesei) parece ser mais compacto. Vc já pensou neste motor?

Fábio

CesarCowboy
25/11/2010, 13:12
Astra mais econômico????

Então tem alguma coisa errada. O de casa faz 7km/l.
Astra 2.0 Flex 2010.

fguerreiro
25/11/2010, 18:09
O meu Astra 2.0 flex, 2005, com 127cv, fazia entre 9 a 9,5 km/l de álcool com o AC ligado, em rodovias, andando entre 110~120km/h.

O meu Santana era 2.0 Mi, dificilmente fazia 12,5km/l de gasolina nas mesmas condições.

Abraço

Fábio

Obs. O Astra 2010 teve algumas alterações no motor e conta agora com 140cv

Jfranck
25/11/2010, 23:35
Buenas!

Também tive um Astra 2005. Fazia 11,5 a 12,5 Km/l com gasolina entre 120 e 140 Km/h com ar ligado. Cheguei a fazer 13,7 Km/l em 1500 Km andando de 100 a 110 Km/h.

http://www.youtube.com/user/jfranck02?feature=mhum#p/a/u/0/9ZFTBGZjIVE


Agora tenho um 2010 que faz 10,5 a 11,5 Km\l e mesmo com 140 cv anda muito menos que o 2005 de 127 CV além de ter problemas de acabamento(plasticos rangindo e batendo).

http://www.youtube.com/user/jfranck02?feature=mhum#p/a/u/2/UfWQwnPURI4

Abraços,

Jfranck:concordo:

Marco-Maga
26/11/2010, 23:08
Marco, tudo bem por aí?

Quanto à sua sugestão, não quero mudar tão radicalmente as características do NIVA.

Mas, diga-me uma coisa: o chassis da Hilux e o da F75 não são numerados?
Como ele legalizou o chassis (no caso de ter numeração) da Hilux se estava baixado?

Abraço


fala Dr Baca...

Por aqui tudo bem sim, e ai?

ja foi dar uma espiada no meu tópico da F 75 que comprei, o Gil já é fregues lá..kkkk

Bem quanto ao chassis, eles são numerados sim, mas neste caso é só passar no IMETRO para legalizar o motor diesel e fazer uma remarcação no chassi da F.

Ai fica legalizado, sendo que o da Hilux ja ta baixado..:concordo:

betorick
17/12/2015, 12:24
Olá Pessoal, Tenho um NIVA e ele esta com um motor XUD9(Peugeot 504 1.9 Diesel), e estou achando que a bomba de freio esta produzindo pouco vácuo, porem antes de sair mexendo gostaria de saber de alguém já mediu o quanto de vácuo essa bomba produz, pode ser em 'Bares' ou algum outra medida para eu poder comparar como a minha e ver se o problema esta nela ou não. Agradeço a atenção.

ALVARO ANGELO
25/12/2015, 12:34
Meu caro Cursino, concordo com você e com o Gil em parte. Vamos lá.

"A vibração característica dos Diesel tende a trincar o monobloco do niva, não projetado para esse tipo de esforço." Sim, tende a trincar o monobloco da maioria dos NIVAs velhos e combalidos que existem por aí. Não seria o caso do "Pangaré" que ganhou praticamente um chassi. Além disso, nunca soube de trincas do monobloco nos inúmeros NIVAs equipados com motores diesel, inclusive originais de fábrica, que existem pelo mundo a fora. Existem chassis rachados (inclusive o do "Pangaré" quando comprei) em NIVAs com motores originais a gasolina, devido aos abusos cometidos pelos seus donos.
Além disso, vibrações podem ser bastante amenizadas atravéz de calços adequados.

"...todos os motores que equipam utilitários são bem grandes (dimensionalmente)..." Quando me referi à colocação de um motor a diesel no "Pangaré", não estava pensando em um dos antiquados e enormes motores que equipavam as nossas F1000 e D20. Velharia por velharia, fico com o motor original e com o Gil :mrgreen:. Estava pensando exatamente eu um desses motores VW, Fiat, Toyota e afins. Mais modernos, menores, econômicos e silenciosos. Além disso, não precisa ser muito potente, pois outros componentes, principalmente da transmissão não iriam aguentar.

"...é melhor manter o original e por um tanque auxiliar..." No "Pangaré" retirei o tanque original e coloquei um se Santana com capacidade de 75 litros. :dance:

"...curte dar uma de prof. Pardal e tem $$$ de sobra (infelizmente não é meu caso), boa diversão, mas esconda os gastos da dona patroa, ou vc ganha uma divórcio..." Minha intensão é tornar o "Pangaré" mais confiável em termos de resistência estrutural e de mecânica. Por isso, a substituição de todas as suas longarinas por perfis "U", substituição de todo o assoalho por chapas #14, agregado para fixação e suporte do câmbio e CT que não ficará mais "pendurado" na chapa do assoalho, além de outros reforços estruturais. Com isso o carro ganhou mais "alguns quilinhos".
Minha idéia inicial era (e por enquanto continua sendo) retificar o motor original e colocar camisas e pistões do Tempra 2.0 com uma injeção monoponto GM (MULTEC 700), mas, penso em outras alternativas.
Como a falta de espaço no cofre do motor do NIVA restringe as opções de motorização alternativa, busquei uma solução que vai me permitir ganhar cerca de 18 a 20 cm no comprimento do mesmo.
Assim, creio ter mais opções.
Quanto à grana... Bem, nunca anotei nada do que gastei até agora e nem pretendo começar a fazê-lo, senão, ou eu mesmo me divorciaria de mim ou me internaria em um hospício.
Ainda bem que a dona Ceiça também é NIVeira. O problema é que ela também está começando a ter umas idéias a respeito do "Félix"... :putz:


Bom dia , colega

Poderia me dizer sobre a sua opção : Como a falta de espaço no cofre do motor do NIVA restringe as opções de motorização alternativa, busquei uma solução que vai me permitir ganhar cerca de 18 a 20 cm no comprimento do mesmo.
Assim, creio ter mais opções.
Como seria isso ?

Alvaro Angelo

xibiu!!!
07/09/2016, 13:01
Apenas para constar:

Pelas regras de postagem do fórum 4x4 Brasil, é proibido oferecer produtos, bens ou serviços próprios em tópico que não esteja na área dos Classificados.

:curtir: