PDA

Ver Versão Completa : Hilux com excesso de fumaça



Fernando Figueiredo
29/03/2005, 12:44
Pessoal,
ultimamente a Hilux 2.8 D tem soltado bastante fumaça, principalmente em baixas rotações.
Alguém conhece algum bombista de confiança em São Paulo? Daqueles que trabalham honestamente sem querer trocar tudo de cara, quando só uma limpeza de bicos basta?
Alguém já mexeu na bomba? Quais os gastos?
Até mais
Fernando Figueiredo

Luca
29/03/2005, 15:06
Fernando,
A Collection, autorizada Toyota, (num sei se é só ela) tá fazendo limpeza de bicos atravé de fluxagem de um tipo de diluente (num me pergunte qual). Não precisa desmontar nada. Eles soltam os dutos, colocam mangueiras e pressurizam o sistema. Não leva nem uma tarde. Fiz na minha Toya, e não tenho queixas. Verdade que antes eu também não tinha :D . Mas não faz fumaça, não. Acho que cobram uns R$ 150,00. Vale a pena. Também eu não gosto que coloquem a mão motor do meu carro.

[]´s

Caio
29/03/2005, 15:53
Experimente mudar de posto, abasteça nos Shell com diesel aditivado.
Para resolver de vez esse problema (3ª marcha 3000 rpm = dá-lhe fumaça preta)
só instalando uma turbina...........

Fernando Figueiredo
29/03/2005, 20:07
Luca, Valeu pela dica! vou experimentar também os produtos Tunap para limpeza do sistema de injeção.
Caio, já mudei de posto.
Costumava utilizar o Shell perto de casa (JJ Saad), mas percebi que o posto tem pouca movimentação na bomba de diesel. Mudeu para um Esso da Francisco Morato e voltei para o Shell, agora do começo da Raposo Tavares. Sempre utilizei o diesel aditivado.
O engraçado, é que já ví sua colocação em outros tópicos sobre a fumaça em 3ª a 3.000 rpms. Já fiz esse teste e não fumaceia. Ia instalar uma turbina, mas optei pelo seguro.
Estive na Argentina no começo do mês e o diesel que utilizei da YPF foi o que menos produziu fumaça. Preço? 1,64.
Até mais
Fernando Figueiredo

Luca
30/03/2005, 15:39
Fernando,

Já aprendi. Neste aspecto somente uso BR. É tiro e queda. Pode rodar 20.000 km e verificar o filtro. Não haverá uma sugeira, nem água. É estatal, mas presam muito pela qualidade do diesel. E não é somente entre caminhoneiros e jipeiros que se comenta isso. Quem tem barco também adota BR.
[]´s

Luiz Claudio
30/03/2005, 17:35
Pessoal,

Sem dúvida a bandeira (ou marca) de um posto é muito importante, mas infelizmente não é tudo... De nada adianta o Posto ter bandeira X ou Y se o proprietário for malandro!!!

Já vi inúmeros casos de postos funcionando sob grandes bandeiras serem autuados ou até lacrados por adulteração de combustível e outras gambiarras que esse pessoal costuma fazer...

Apenas como curiosidade, vale a pena dar uma olhada nesse tópico que eu postei a um bom tempo atrás... Tem duas dicas legais lá!!!

www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=1488

[]'s...

Luca
30/03/2005, 19:38
... De nada adianta o Posto ter bandeira X ou Y se o proprietário for malandro!!!...
Luiz Cláudio,
Sei que vc fala com conhecimento. Valeram as dicas contidas no seu post. Mas o assunto é polêmico. Já rodei bastantão por aí afora, e pode até ter sido sorte minha, mas com BR nunca tive problema. Nenhum. Não exagerei ao dizer que nem água vem no diesel deles. Com outra marca, já tive uma tancada uma sangrada no filtro. Não tenho preferência nenhuma pela BR. Simplesmente ouvi falar e adotei. Não deu outra. E já se foram mais de 200.000 km.
Vc tem razão com relação ao caráter do dono do posto. Sabes se por acaso a BR não tem uma fiscalização mais atuante?

[]´s

Luiz Claudio
01/04/2005, 17:35
Sabes se por acaso a BR não tem uma fiscalização mais atuante?

Luca,

Hoje todas as grandes distribuidoras tem um esquema de supervisionamento de sua rede de postos, além de outras medidas adotadas para tentar coibir a compra de combustível adulterado ou que essa adulteração ocorra no próprio posto... Existem distribuidoras que lacram eletronicamente os tanques da sua rede de postos, outras adicionam um corante especial em seus produtos para deixá-los com a sua "marca registrada", outras ainda fazem constantes visitas aos postos com intuito de comparar a numeração das bombas (quanto o posto vendeu) com o volume de combustível comprado, e por aí vai!!!

Existe também, pelo menos na teoria, uma constante fiscalização feita pela ANP em conjunto com a Receita Federal...

O grande problema é que, apesar de todos os esforços que são feitos por parte das companhias, os donos de postos que são malandros conseguem burlar isso das mais diversas e criativas formas. Certa vez acompanhei de perto um caso de um grande posto aqui de São Paulo: Ao ser informado pela companhia distribuidora que teria todos seus tanques subterrâneos lacrados eletronicamente (só o caminhão da própria distribuidora é que consegue abrir), o dono desse posto enterrou, de madrugada e na surdina, um novo tanque de 15.000Lts sem que ninguém soubesse... A distribuidora foi lá e lacrou todos os tanques que ela tinha conhecimento, mas esse clandestino passou ileso e era onde o cara despejava o combustível ilegal que posteriormente era misturado ao bom!!!

Casos e histórias dessa natureza eu sei aos montes e, talvez por já ter trabalhado nesse ramo e acompanhado de perto toda a malandragem existente, eu seja mais desconfiado que o normal... Fazer o que, né?

[]'s...

Luca
01/04/2005, 20:34
Ok, Luiz Claudio,

Depois da tua explicação, ficarei mais tranquilo se tiver que abastecer em outras bandeiras. Mas vou seguir a risca a dica da bomba escondida.
[]´s

Aurélio
01/04/2005, 21:41
Pessoal,

A título de depoimento, os postos da BR que integram o programa De Olho no Combustível sofrem sim uma fiscalização mais rigorosa e, teoricamente, são mais confiáveis ( http://www.br.com.br ).
Entretanto, o pior combustível que coloquei na minha Bandeirante foi justamente num posto BR em Viçosa/MG. Tinha muita água... :twisted:

[]'s de olho no combustível