PDA

Ver Versão Completa : Reduçao da ranger estalando

toninho55
16/09/2010, 21:15
e amigos do forum. :)

Estou precisando da ajuda de voçes, minha ranger 2.5 2001,4x4 xlt, esta me deixando cabreiro,pois quando aciono a traçao 4x4 high nao tem problema vai de boa,,mais quando aciono a 4x4 low,começa a dar uns estalos muito fortes,Principalmete quando esterço independente do lado que eu vire. alguem ja passou por isso ? e como resolveu ? .... confiri o oleo a coifa e esta tudo ok, seria por falta de uso ? aguardo as sugestoes..:grin:

Anthoniusnikos
16/09/2010, 23:11
Se estiver tudo funcionando correto com a tração, é normal esses estalos quando se esterça até o final do curso. São ouvidos quando se usa o 4x4 Low em piso duro.
Principalmente o 4x4 Low, deve ser usado só em: barro, areia, neve, ou seja, em piso escorregadio.

Esses estalos podem ser confundidos com aqueles produzidos pelo pneu pegando o para-barro do para-lamas.

Anthon

Guilherme A. Araújo
17/09/2010, 00:28
Se estiver tudo funcionando correto com a tração, é normal esses estalos quando se esterça até o final do curso. São ouvidos quando se usa o 4x4 Low em piso duro.
Principalmente o 4x4 Low, deve ser usado só em: barro, areia, neve, ou seja, em piso escorregadio.

Esses estalos podem ser confundidos com aqueles produzidos pelo pneu pegando o para-barro do para-lamas.

Anthon
Negativo, nao é normal estalar nao.
Qdo esterça em piso firme o carro trava, como se estivesse freiado, aí, se forçar, homocinetica pro pau...
Bom, se estalar em linha reta também, e se for muito alto, tipo uma engrenagem ou dente... é a corrente que está com folga.
Agora, se o barulho vem da roda, somente ao esterçar, sao as homocineticas que já nao estao boas...
Mas, no seu caso, eu acho que vai ser a corrente, e aí nao é muito legal o preço nao...

Walter L. L. Casitta
17/09/2010, 06:40
Esses estalos como discutido em milhares de outros tópicos (é sempre bom pesquisar antes repetir um tópico), vem do mau funcionamento da roda livre no eixo dianteiro.

toninho55
17/09/2010, 17:26
obrigado pela ajuda,depois que estala forte observei que após rodar mais ou menos ums 100 metros os estalos diminuem quase 100 por cento. principalmente em linha reta. vou levar a viatura num mecanico de confiança. ah ja ia esquecendo,essa é a primeira pick-up diesel e 4x4 que sou dono absoluto,é só alegria . antes dessa ja tive ranger filé. mas era gasolina e 4x2.ano 99,cqmo era boa e economica.mas diesel é outro papo. um abraço a todos do forum.depois posto a foto da maquína.

Anthoniusnikos
17/09/2010, 21:40
Os estalos a que me refiro são de quando se força o final do curso do volante com a viatura quase parada. Pelo menos na minha sempre houve esses estalidos das engrenagens do cubo. Agora, se forem com a viatura em velocidade e linha reta, aí deve ter engrenagen dos cubos desgastada ou até com dente quebrado. E, isso não tem na a ver com a corrente e engrenagens da CT.
Também, está no MP, e já estamos carecas de dizer que: ao se esterçar em 4WD LOW, as rodas ficar um pouco presas. :putz:

Se o barulho vem das rodas:
Sugestão: Primeiro verifique os cubos; Segundo o diferencial; terceiro a CT.

Anthon

toninho55
19/09/2010, 19:18
ai esta a foto da viatura é igual essa ai..

http://images02.olx.com.br/ui/2/48/01/33964701_3.jpg

Anthoniusnikos
19/09/2010, 19:43
E aí camarada, levou a ranjola no méca ^!

Anthon

Fernando Massad
19/09/2010, 19:52
e amigos do forum. :)

Estou precisando da ajuda de voçes, minha ranger 2.5 2001,4x4 xlt, esta me deixando cabreiro,pois quando aciono a traçao 4x4 high nao tem problema vai de boa,,mais quando aciono a 4x4 low,começa a dar uns estalos muito fortes,Principalmete quando esterço independente do lado que eu vire. alguem ja passou por isso ? e como resolveu ? .... confiri o oleo a coifa e esta tudo ok, seria por falta de uso ? aguardo as sugestoes..:grin:

Com 99,9% de certeza, corrente da T-Case. Quanto ao fato de ocorrer em curvas, é porque em curvas é que a força aplicada na t-case é maior, notadamente se não for em terreno de baixa aderência.
Aliás, não se deve andar com a viatura tracionada e reduzida em curvas, a menos que não exista aderência.
Boa sorte:concordo:

Walter L. L. Casitta
19/09/2010, 21:40
Com 99,9% de certeza, corrente da T-Case. Quanto ao fato de ocorrer em curvas, é porque em curvas é que a força aplicada na t-case é maior, notadamente se não for em terreno de baixa aderência.
Aliás, não se deve andar com a viatura tracionada e reduzida em curvas, a menos que não exista aderência.
Boa sorte:concordo:

Sem ver a caixa eu tenho 100% de certeza que não é a corrente. Eu já abri aquela caixa mais de uma vez e garanto que a corrente não faz isso. Um corrente daquelas não salta dentes de jeito nenhum.

Anthoniusnikos
19/09/2010, 21:47
X2 Walter, como já dito, deve ser nos cubos das rodas, ou no diferencial dianteiro.

Anthon

toninho55
22/09/2010, 20:25
e anthon,,,levei levei sim,,,e o diagnostico era o problema na homocinetica tava reçecada sem graxa ai ele retirou ela e lavou e lubrificou ela..ai os estalos acabaram.ja fiz o teste em morro, em reta e ta tudo ok...

obrigado pela ajuda de vcs..esse forum eh demais,,,cheio de tecnicos em 4x4...

abraço a todos...

Guilherme A. Araújo
23/09/2010, 10:01
Sem ver a caixa eu tenho 100% de certeza que não é a corrente. Eu já abri aquela caixa mais de uma vez e garanto que a corrente não faz isso. Um corrente daquelas não salta dentes de jeito nenhum.
Walter, a do Troller (2003) que é a mesma da ranger, aqui nós já trocamos duas vezes a corrente, a primeira em 2006 e a segunda vez foi no inicio deste ano.
E tava tao folgada que pulava dente em 4x2.

Walter L. L. Casitta
23/09/2010, 11:02
Walter, a do Troller (2003) que é a mesma da ranger, aqui nós já trocamos duas vezes a corrente, a primeira em 2006 e a segunda vez foi no inicio deste ano.
E tava tao folgada que pulava dente em 4x2.

Tem certeza? Em 4x2 a corrente só gira se a RL estiver ligada...

Guilherme A. Araújo
23/09/2010, 11:18
Tem certeza? Em 4x2 a corrente só gira se a RL estiver ligada...
Isso foi o que a gente mais estranhou, no dia em que aocnteceu isso, estavamos voltando do altayr, no manso, por incrivel que pareça, tanto que ficamos no rádio horas até chegar em cba nos perguntando o q poderia ter sido.
E outra coisa, ela só parou de pular qdo reduzia o carro, mas aí já viu né, andar a 55km/h na estrada do manso a noite eh f....
Resultado, engatei a cinta no troller, e puxei com a ranger até chegar em cba, só tiramos pra passar na policia, e depois colocamos de novo.
Chegou em cba, desengatei ele e no outro dia, oficina=corrente da CT!!
Eu nunca imaginei que a corrente sequer trabalhava com o carro em 4x2, qto mais fazer força a ponto de pular os dentes.

Anthoniusnikos
23/09/2010, 11:58
Se a Ranger do Tonhinho55 é 2001, então, não tem RL, portanto, mesmo em 4x2 poderia apresentar problemas de pulos da corrente devido ao desgaste dos dentes(ainda não aconteceu com a minha). Mas, acredito que, mesmo com pouco tempo de uso da viatura 4x4, os estalos provocados pela corrente da CT são sentidos de forma diferente(deve ser mais embaixo do banco do motûca), talvez na alavanca do câmbio, que aqueles estalos provocados pelos cubos e homocinéticas das rodas dianteiras, que podem ser sentidos mais no volante, e vindos da frente. :pensativo:

Não sei se foi essa sensação que o Guilherme sentiu.

É importante que se fique atento de onde vem os barulhos, mesmo que para isso tenha-se que pedir ajuda para alguém, na verificação. Esse é o ponto mais importante do diagnóstico de defeito. Assim, evita-se o desmonte do que não é preciso. E, se dá menor possibilidade dos mécas, malandros, na embromação.

Anthon

toninho55
23/09/2010, 18:18
ah, esqueci de dizer que aproveitei a ida no meca,e troquei a famosa correia dentada, juntamente com o tensor e tambem aquela engrenagem dentada que fica no virabrequim. amigos, fiz na hora certa. a dentada ja tava no fim.totalmente desgastada e desfiando.e o ex dono havia me dito que a correia era nova, cara mentiroso. por pouco não tive uma despesa astronomica.ainda bem que segui os conselhos dos experts do forum.sempre trocar essa correia quando se adquire a viatura.gastei no total nessa troca isso aqui. correia bosch 68.00 engrenagem dentada 40,00 tensor completo 230,00 mão de obra 150,00.ficou caro ou esta razoavél?

Fernando Massad
23/09/2010, 21:13
ah, esqueci de dizer que aproveitei a ida no meca,e troquei a famosa correia dentada, juntamente com o tensor e tambem aquela engrenagem dentada que fica no virabrequim. amigos, fiz na hora certa. a dentada ja tava no fim.totalmente desgastada e desfiando.e o ex dono havia me dito que a correia era nova, cara mentiroso. por pouco não tive uma despesa astronomica.ainda bem que segui os conselhos dos experts do forum.sempre trocar essa correia quando se adquire a viatura.gastei no total nessa troca isso aqui. correia bosch 68.00 engrenagem dentada 40,00 tensor completo 230,00 mão de obra 150,00.ficou caro ou esta razoavél?

Preço honesto.
Se vc não troca é que ia ter que se preocupar com preço:mrgreen:
Abç aí, patureba (meu pai nasceu aí nessa cidade deliciosa):concordo:

toninho55
23/09/2010, 21:35
ola fernando massad,cara fico feliz em saber que seu pai é tambem um patureba ou patense. nossa cidade cada vez mais linda.um abraço fraterno.

LeoLeone
23/09/2010, 22:21

Toninho55
O preço foi justo. Troquei a minha a exatamente um ano e paguei 270 no kit (tensores, polia dentada), 70,00 na correia. A mão de obra mais em conta que encontrei foi de 250,00. Achei meio salgado e fiz em casa, aproveitando e verificando outras coisinhas mais. Tambem tive a sorte de trocar na hora certa, os rolamentos estavam travados e a correia patinando sobre eles, em frangalhos.

Abs

toninho55
24/09/2010, 14:51
e ai amigo leoleone tudo bom? com essa correia temos que ficar ligados o tempo todo, eu trabalho com uma ranger 2006 eletronica 3.0.me falaram que esse motor não tem essa famigerada correia dentada,e sim que usa corrente. vocessabem se é verdade?

Imperador!
24/09/2010, 19:29
e ai amigo leoleone tudo bom? com essa correia temos que ficar ligados o tempo todo, eu trabalho com uma ranger 2006 eletronica 3.0.me falaram que esse motor não tem essa famigerada correia dentada,e sim que usa corrente. vocessabem se é verdade?
É verdade sim. A Ranger 3.0 usa corrente de comando no lugar da correia dentada. Não sei se traz benefícios ao sistema, mas é a evolução né...

LeoLeone
24/09/2010, 19:47
É verdade sim. A Ranger 3.0 usa corrente de comando no lugar da correia dentada. Não sei se traz benefícios ao sistema, mas é a evolução né...

X2...
Pois é Toninho55, como disse o Imperador a 3.0 usa corrente. Também acho mais confiável que a correia, como os antigos motores a gasolina da Ford.

Abs

Fernando Massad
24/09/2010, 19:55

Corrente ao invés de correia não é novidade não, Imperador. Motores antigos da Ford, de corcel II por exemplo, já usavam. É uma vantagem, porque a corrente, com o uso, vai folgando e fazendo barulhos..... fazendo barulhos.....até o motorista perceber e mandar trocar...... ao contrário da correia que arrebenta sem mandar recado.
A Ford até hoje utiliza esse sistema de corrente em veículos atuais, o que no meu ponto de vista é muito bom.
Os motores de Opala (como do meu Willys) tb não possuem correia dentada, porque têm tuchos hidráulicos, sistema tb muuuuito bom pra jipes, porque elimina a danada da correia dentada.
Aliás, até hoje não sei porque, com tanta tecnologia, ainda insistem na utilização da correia dentada.
Abçs a todos:concordo:

Imperador!
24/09/2010, 20:19
Corrente ao invés de correia não é novidade não, Imperador. Motores antigos da Ford, de corcel II por exemplo, já usavam. É uma vantagem, porque a corrente, com o uso, vai folgando e fazendo barulhos..... fazendo barulhos.....até o motorista perceber e mandar trocar...... ao contrário da correia que arrebenta sem mandar recado.
A Ford até hoje utiliza esse sistema de corrente em veículos atuais, o que no meu ponto de vista é muito bom.
Os motores de Opala (como do meu Willys) tb não possuem correia dentada, porque têm tuchos hidráulicos, sistema tb muuuuito bom pra jipes, porque elimina a danada da correia dentada.
Aliás, até hoje não sei porque, com tanta tecnologia, ainda insistem na utilização da correia dentada.
Valeu, cara!
Aprendendo :)

Quais os sinais de que está precisando trocar a corrente de comando?
Digo porque peguei a minha agora de particular com todas as revisões, mas gosto de saber pra ficar atento no futuro.

Fernando Massad
24/09/2010, 20:42
Valeu, cara!
Aprendendo :)

Quais os sinais de que está precisando trocar a corrente de comando?
Digo porque peguei a minha agora de particular com todas as revisões, mas gosto de saber pra ficar atento no futuro.

Nos motores a gasolina vc escuta nitidamente o batido da corrente folgada, sobretudo com o veículo parado funcionando. Ao imprimir rotação no motor percebe-se um barulho parecido com um chacoalhar, proveniente, na verdade, do mau encaixe (com folga) da corrente na engrenagem do comando.

Não tenho experiência em motor diesel.

Walter L. L. Casitta
24/09/2010, 21:27
A correia distribuidora é usada até hoje, porque simplifica o motor, não precisa de lubrificação e por ser mais leve um motor que usa a correia tende a ser mais eficiente.

Motor de jeep, opala e corcel por exemplo não tem porque usar correia distribuidora. O eixo do comando de válvulas desse motores dinosaricos ficam lá em baixo no bloco. Tuchos hidráulicos não tem nada a ver com essa estória...

Fernando Massad
24/09/2010, 22:02
A correia distribuidora é usada até hoje, porque simplifica o motor, não precisa de lubrificação e por ser mais leve um motor que usa a correia tende a ser mais eficiente.

Motor de jeep, opala e corcel por exemplo não tem porque usar correia distribuidora. O eixo do comando de válvulas desse motores dinosaricos ficam lá em baixo no bloco. Tuchos hidráulicos não tem nada a ver com essa estória...

Lubrificação da corrente é feita pelo óleo do motor.

Quanto aos tuchos hidráulicos, não entendi..... pode explicar melhor?
Abç:concordo:

LeoLeone
25/09/2010, 17:29
Lubrificação da corrente é feita pelo óleo do motor.

Quanto aos tuchos hidráulicos, não entendi..... pode explicar melhor?
Abç:concordo:

Então Fernando Massad..
Mesmo com sistema de tuchos hidráulicos é necessário um eixo de comando sincronizado, podendo ser através de polia externa ao motor com correia dentada ou interna com corrente ou sistema de engrenagens. Esse comando pode ser direto sobre os tuchos ou através de varetas e balancins.

Abs

Fernando Massad
25/09/2010, 17:43
Então Fernando Massad..
Mesmo com sistema de tuchos hidráulicos é necessário um eixo de comando sincronizado, podendo ser através de polia externa ao motor com correia dentada ou interna com corrente ou sistema de engrenagens. Esse comando pode ser direto sobre os tuchos ou através de varetas e balancins.

Abs

Sim, Léo, perfeito,
porém pelo que sei o óleo, no caso do tucho hidráulico, atua como a vareta, correto?
Ou seja, o óleo, através de compressão, atua como a vareta, movimentando os macais das válvulas, a partir da atuação do eixo comando, que nesse caso fica embaixo mesmo, confere?
Por isso não entendi a afirmação do colega Walter que disse "Tuchos hidráulicos não tem nada a ver com essa estória".

Walter L. L. Casitta
25/09/2010, 18:02
Sim, Léo, perfeito,
porém pelo que sei o óleo, no caso do tucho hidráulico, atua como a vareta, correto?
Ou seja, o óleo, através de compressão, atua como a vareta, movimentando os macais das válvulas, a partir da atuação do eixo comando, que nesse caso fica embaixo mesmo, confere?
Por isso não entendi a afirmação do colega Walter que disse "Tuchos hidráulicos não tem nada a ver com essa estória".

Veja o que você escreveu lá atrás:

"Os motores de Opala (como do meu Willys) tb não possuem correia dentada, porque têm tuchos hidráulicos, sistema tb muuuuito bom pra jipes, porque elimina a danada da correia dentada."

Os tuchos hidráulico serve apenas pra compensar as folgas no comando de válvulas e dispensa a necessidade do ajuste e isso independente se o motor usa corrente, correia ou engrenagem.

Fernando Massad
25/09/2010, 18:07
Veja o que você escreveu lá atrás:

"Os motores de Opala (como do meu Willys) tb não possuem correia dentada, porque têm tuchos hidráulicos, sistema tb muuuuito bom pra jipes, porque elimina a danada da correia dentada."

Os tuchos hidráulico serve apenas pra compensar as folgas no comando de válvulas e dispensa a necessidade do ajuste e isso independente se o motor usa corrente, correia ou engrenagem.

Amigo Walter, ouso discordar de vc....
até onde sei, os tuchos hidráulicos substituem qualquer tipo de corrente ou correia, porque atuam exercendo a função desta(s), correto?
O mesmo caso de motores com tuchos mecânicos (aí entram as varetas que o Léo citou).........acredito.....:pensativo:

Fernando Massad
25/09/2010, 18:17
Ou o tucho seria apenas um complemento às varetas??

Walter L. L. Casitta
25/09/2010, 18:33
até onde sei, os tuchos hidráulicos substituem qualquer tipo de corrente ou correia, porque atuam exercendo a função desta(s), correto?
O mesmo caso de motores com tuchos mecânicos (aí entram as varetas que o Léo citou).........acredito.....:pensativo:

O melhor professor é Google: http://www.webmecauto.com.br/correio/ct012_tuchohidraulico.asp

Guilherme A. Araújo
25/09/2010, 18:37
Negativo!!!
Gol tem correia dentada e tem tucho hidraulico,
o Clio do meu pai tem correia dentada e tucho hidraulico, assim como muuuitos outros carros.
Ou seja, o tucho nao dispensa a correia dentada.
e tem mais uma, como é que os tuchos vao saber a posiçao do ponto do motor?
Como regula o ponto do motor com um tucho?? hehe.
Acho meio impossivel isso, até pq correia ou corrente servem para deixar na mesma posiçao o virabrequim, e os comandos de valvula, aí como é que os tuchos vao fazer isso?
E no seu pensamento qual seria a funçao do tucho e da correia?

Abraço

Fernando Massad
25/09/2010, 18:49
Negativo!!!
Gol tem correia dentada e tem tucho hidraulico,
o Clio do meu pai tem correia dentada e tucho hidraulico, assim como muuuitos outros carros.
Ou seja, o tucho nao dispensa a correia dentada.
e tem mais uma, como é que os tuchos vao saber a posiçao do ponto do motor?
Como regula o ponto do motor com um tucho?? hehe.
Acho meio impossivel isso, até pq correia ou corrente servem para deixar na mesma posiçao o virabrequim, e os comandos de valvula, aí como é que os tuchos vao fazer isso?
E no seu pensamento qual seria a funçao do tucho e da correia?

Abraço

Vcs estão certos.
O que elimina a correia e corrente é a situação do comando embaixo
e a transmissão do comando para os mancais das válvulas através das varetas, correto? Independentemente de tuchos hidráulicos ou mecânicos.

adriano bessa
29/02/2016, 21:23
tambem tenho uma ranger assim 2004 que quando ligo a traçao ela fica estralando...tenho até medo de ligar...kkkk paresce ferro com ferrro.