PDA

Ver Versão Completa : GNV



Paulonas4
05/09/2003, 23:57
Boas !

Galera, aí vai mais uma de minhas duvidas :

- O GNV, é uma boa opção para ($$ :D) veículos 4x4 e 4x2 no geral, bom no caso dos 4x4, alguns possuem pouca área livre p/ instalação do botijão
já vi botijões bem escondidinhos debaixo do assoalho protegidos pelo estribo,etc..., nestes casos seria permitido instalar o botijão em um bagageiro ? devidamente protegido em uma caixa coisa e tal?

- Alguem possui a norma , regulamentação ou qualquer documento oficial sobre o assunto?

Já andei em veículos c/ GNV instalado no interior nunca senti cheiro nehum , mas aquele botijão confinado dentro do veículo não me atrai muito... :shock:

até mais

Giovani
06/09/2003, 00:39
Já andei em veículos c/ GNV instalado no interior nunca senti cheiro nehum , mas aquele botijão confinado dentro do veículo não me atrai muito... :shock:

:D Grande Paulo!!

:shock: Uma vez eu vi na TV ou na Net, não lembro, uma Kombi que explodiu quando era abastecida... Morreram o frentista e o dono da viatura... O teto arregaçou pra cima... Não me "gusta" esse tipo de coisa... :?
[]'s

Cilon Carlos Heck
06/09/2003, 09:17
Alô pessoal

No ano passado eu li uma reportagem sobre um kadet que explodiu, mas tinha uma história por trás. No início, se o bujão tivesse um vazamento, ninguém percebia, fato que acarretou na explosão do dito kadet. Depois deste incidente, ficou obrigatório um tipo de "apito" :roll: :roll: instalado no equipamento que, em qualquer vazamento, vai dar seu sinal e a pessoa pode mandar providenciar o conserto antes de acontecer algo pior. Depois deste ajuste, não ouvi falar mais de nehum incidente com o GNV.
Já me falaram para instalar no jipe, mas com o peso do Engesa eu acredito que ele ficaria muito manco com a perca de potência. Agora quando vou fazer uma trilha, ao invés de 15 latinhas eu levo apenas 6; o restante eu ponho no cofre para um dia comprar um S4T para colocar no jipe. :wink: :wink: :wink:

Cícero Franco
06/09/2003, 10:38
Todos os problemas de explosão ou incêndio com carros com GNV foram causados por componentes marca-diabo, ou seja, falcetas. Uma adaptação bem feita tem que ser em oficina credenciada e coisa e tal.

Eu sei que o botijão tem que estar no interior da carroceria, seja no porta-malas ou no habitáculo, mas o seu suporte tem que estar fixado no chassi.

[]s

Paulonas4
08/09/2003, 13:42
BLZ!

OK ! eu tambem nunca ouvi falar de alguma explosão, mas já vi algumas adaptações "horroríveis" :shock: :!: Gambi das piores... :shock: , porém este assunto me interessa pois estou projetando instalar o botijão fora do veículo, claro que em uma oficina devidamente credenciada e competente para tal, aceito recomendações :D :!:

Valeu!

Delfim
10/09/2003, 08:55
Aí Paulo,
procure uma oficina que seja homologada pelo INMETRO.
com certeza eles usarão um kit com segurança garantida e te recomendarão o lugar certo para fixar o cilindro.
Boa sorte,

luiseduardo
05/10/2003, 23:33
De uma forma geral, vcs sabem o custo médio do kit GNV já instalado.
O valor dos cilindros varia muito com o volume ?
Alguém já colocou em um BF161 e sabe o resultado ?

du
06/10/2003, 14:04
Luis Eduardo,

Entendo que não seria uma boa colocar no BF, o problema do GNV é que precisa de alta taxa de compressão, ou seja, vai funcionar no BF, mas vai perder muita potência, o GNV seria mais indicado para motores modernos com alta taxa de compressão. Não sei se a informação é correta, mas ouvi que o GNV tem octanagem sufuciente para rodar em motor de até 19:1 de taxa de compressão.

Abraços Du.

Barao de Castro
03/02/2008, 22:10
:mrgreen: Eu usei gnv no meu vitara por 1 ano, e digo que é muio bom, perde-se pouca potenncia, depois que vc se acostuma a perca de potencia é resolvida pelas trocas de marchas que serão em maior número para compensar. Rodei algo em torno de 52 mil km's e não problema algun, só um jogo de velas e cabos que precisei trocar. Minha economia foi tão grande que pude trocar de carro em 1 ano. Na cidade ele ficava em torno de 10 a 12 km/m, já na estrada subia extremamente entre 15 e 16, dependendo do pé.



boa sorte


sds

Breno

VMEL
03/02/2008, 22:46
Será que o GNV nos carros 16 válvulas, fica bom?

Zepi
05/02/2008, 21:47
Amigos,
Existem muitas lendas...das histórias que soube:um carro movido a gnv pegou fogo.
Moral:O cara só usava gnv e ressecaram as mangueiras,aí faltou gás aí ele passou para o combustível líquido e começou um incêndio...
Aqui no meu estado um carro explodiu.
Moral:O cara usou um cilindro extra de sistema de ar condicionado(2mm),esse explodiu com a pressão(isso que causa explosão,não o gás)já que o cilindro padrão tem em torno de 1 cm...Ps.:o cilindro padrão ficou intacto,já que ele resiste a projéteis e colisões.

Agora conto algo que aconteceu comigo:
Com o carro na gasolina (rural/bf284) começou a engasgar...pensei que fosse falta e então passei para o gnv..e nesse instante vi fumaça e depois fogo..
Parei para olhar e o fogo não tinha mais "estímulo"...tinha só um pouco em cima do bura,como se ataesse fogo em uma quantidade pequena de álcool...
O motivo foi o cabo da bateria que encostou no carburador perto do alimentador,abrindo um rombo nele...esguichou gasosa por todo lado...
Mas pq não ocorreu uma tragédia?
Passei para o gnv...e o poder de inflamação dele é bem menor que o da gasolina(um cigarro aceso não é suficiente para enflamá-lo).E também no momento da troca corta-se o o fluxo de combustível líquido.

No meu Bf 3000 andava muito bem...(Imperceptível a diferença)tinha webber 446,ignição forte,válvula dupla,e estava retíficado...lembro que quando trocava as velas sentia muita diferença.
Pra mim tudo isso que falam é balela!Mas quero que continuem falando mal...assim o preço permanece baixo....

Ah,com minha rural fazia na cidade nada menos que 8,5 km/m3 na cidade e, 12~13km/m3 na estrada...como o gnv está 1,64R$ e a gasolina 2,50 R$...acho que dispensa comentários!


Abs

Barao de Castro
18/02/2008, 10:21
Sem falar que com esse motor ele nunca terá fim! Se fizer as trocas de óleo no tempo certo é pro resto da vida. Eu me arrependo é de não ter colocado a mais tempo nos carros daqui de casa.
A blazer daqui também pegou fogo uma vez bestamente, mas realemnte fica aqui uma OBSERVAÇÃO a todos que usam o GNV. Certa vez mandei trocar as velas, e acredito que o cara deixou uma frouxa ou espanou a rosca da vela no cabeçote. Resultado meu pai enstava andando no carro na gasosa, e quando abasteceu de gas ao ligar o carro começou um fumaceiro e abrimos o motor, havia era uma labareda de fogo de quase 50cm, corremos e desligamos o carro. Chamamos o mecanico e ficou diagnosticado que o que ocorreu foi que o gas escapou pelas roscas da tal vela e como existe faíscas pegou fogo! E como é constante o envio de gás pro motor a alimentação do fogo jamais acabaria. Como corremos e desligamos o carro automaticamente ela corta o fluxo de gas, sorte nossa que esse carrro tinha 2 valvulas de segurança, fechamos e não deu prejuízo algum. Só máo de obra do mecanico, o forro (carpete protetor interno do capo cedeu) e um jogo de cabos de velas que queimaram.

FICA A DICA AO TROCAR AS VELAS OBSERVE E O CARA APERTA DIREITINHO OU SE NÃO ESPANA A ROSCA DO CABEÇOTE.


PS: depois desse susto fpo só felicidades. Fiz viagens que com a gasolina era impossível pelo $$$$$$


SDS

Breno:concordo:

Rogério Barthy
18/02/2008, 10:42
Minha viatura é um Jeep CJ-5 ano 1966, motor BF-161, 3 marchas e depois da instalação de GNV, foi só alegria, já que o consumo do mesmo, é de 5 km/l em estrada e de 10 km/m³.
Nessas últimas férias de janeiro, andei muito com a viatura, tendo rodado 450 km em um único dia, fazendo um tour por Aparecida, Cunha, Paraty e Angra dos Reis.
Passeios por Niterói e Minas Gerais.
Esses passeios não seriam possíveis sem o GNV para diminuir o gasto com ocombustível.
Rogério

Barao de Castro
18/02/2008, 12:18
Minha viatura é um Jeep CJ-5 ano 1966, motor BF-161, 3 marchas e depois da instalação de GNV, foi só alegria, já que o consumo do mesmo, é de 5 km/l em estrada e de 10 km/m³.
Nessas últimas férias de janeiro, andei muito com a viatura, tendo rodado 450 km em um único dia, fazendo um tour por Aparecida, Cunha, Paraty e Angra dos Reis.
Passeios por Niterói e Minas Gerais.
Esses passeios não seriam possíveis sem o GNV para diminuir o gasto com ocombustível.
Rogério

Camarada, uma vez conversando com um grupo de jeepeiros souobe de um que tinha uma 6cc cambio 3 marchas, mas que estava trocando somente o cambio por outro de jeep só que de 4 marchas, pois assim ficaria mais econômico. Vc já estudou essa idéia?

sds

Breno

Rogério Barthy
18/02/2008, 12:34
Para trocar, penso em colocar logo um com over drive (5 mx) para então ter um pouco de velocidade final e ainda um melhor escalonamento de marchas para utilizar melhor a força do motor que está 100% e promete ainda muitos anos de vida.
O que atrapalha é o preço proibitivo que estão praticando com relação à essea caixas.
Rogério

Barao de Castro
18/02/2008, 21:28
Para trocar, penso em colocar logo um com over drive (5 mx) para então ter um pouco de velocidade final e ainda um melhor escalonamento de marchas para utilizar melhor a força do motor que está 100% e promete ainda muitos anos de vida.
O que atrapalha é o preço proibitivo que estão praticando com relação à essea caixas.
Rogério


Por curiosidade seria cx de qual carro?
Mecher no diferencial também?

Breno

Rogério Barthy
19/02/2008, 10:31
Caixas de C-10, C-15, A-10 e etc... caixas Clark... com over drive (5ª) que com isso fica desmutiplicada e com a velocidade final bem melhor (economia)..... relação atual 1 x 1 e com a desmutiplicada 0,89 ou 0,93 x 1 (acho que é isso) com menos giro do motor, mais velocidade.
Rogério

Barao de Castro
19/02/2008, 12:39
Esqueci de comentar, tenho 2 amigos que possuem jeep para correr indoor, os deles são motores ap com caixa de marchas do niva e diferenciais de F75. É doideira....


Abraços


Breno

Zepi
20/02/2008, 16:50
Sem falar que com esse motor ele nunca terá fim! Se fizer as trocas de óleo no tempo certo é pro resto da vida. Eu me arrependo é de não ter colocado a mais tempo nos carros daqui de casa.
A blazer daqui também pegou fogo uma vez bestamente, mas realemnte fica aqui uma OBSERVAÇÃO a todos que usam o GNV. Certa vez mandei trocar as velas, e acredito que o cara deixou uma frouxa ou espanou a rosca da vela no cabeçote. Resultado meu pai enstava andando no carro na gasosa, e quando abasteceu de gas ao ligar o carro começou um fumaceiro e abrimos o motor, havia era uma labareda de fogo de quase 50cm, corremos e desligamos o carro. Chamamos o mecanico e ficou diagnosticado que o que ocorreu foi que o gas escapou pelas roscas da tal vela e como existe faíscas pegou fogo! E como é constante o envio de gás pro motor a alimentação do fogo jamais acabaria. Como corremos e desligamos o carro automaticamente ela corta o fluxo de gas, sorte nossa que esse carrro tinha 2 valvulas de segurança, fechamos e não deu prejuízo algum. Só máo de obra do mecanico, o forro (carpete protetor interno do capo cedeu) e um jogo de cabos de velas que queimaram.

FICA A DICA AO TROCAR AS VELAS OBSERVE E O CARA APERTA DIREITINHO OU SE NÃO ESPANA A ROSCA DO CABEÇOTE.


PS: depois desse susto fpo só felicidades. Fiz viagens que com a gasolina era impossível pelo $$$$$$


SDS

Breno:concordo:


Amigo acho que o que incendiou foi a gasolina,não o gás gnv!
Pelo que me lembro quando se dá a partida em um carro injetado primeiro ele usa o combustível líquido e depois passa automaticamente para gnv(corrigam-me se estiver errado)
Além do mais o gnv tem temeperatura de inflamação muito superior ao da gasolina,sendo possível não haver inflamação com um cigarro aceso numa saída de gnv, e é uma das características que trazem má fama ao gnv.Assim ele precisa de uma faísca muito mais potente para ter uma boa explosão,isso aliado a sua alta octanagem...faz com que o carro pareça mais fraco.
E com se colocasse álcool puro em motor com pouca taxa de compressão e ponto atrasado(para o álcool).

Abs

Leonardo Raffi
12/09/2008, 20:38
estou lendo os topicos de gnv pois a menos q me prove o contrario(no caso diesil) vou aderir ao gnv na rural 62 4x4x motor bf...
alguem contribui....

diniz
14/09/2008, 14:54
da uma olhada nesse carro, explodiu um bujão de cozinha que o esperto instalou p/ aumentar a autonomia, mesmo junto ao cilindro do gnv ele ficou intacto.

e nos cilindros instalados dentro do carro eles colocam uma proteção chamada "camisinha" que mesmo se vazar gas pela valvula ele é mandado p/ fora do carro