PDA

Ver Versão Completa : Onde passar os fios dos farois de milha do bagageiro?



Jônatas M. Campos
16/09/2010, 10:06
Bom dia companheiros. acabei de colocar 4 farois de milhas em cima no bagageiro....alguém sabe a forma mais adequada de onde passar a fiação até a bateria? mais escondida....Obrigado!

BACALHAU
16/09/2010, 10:20
A melhor forma, me parece, é pela borracha da porta, junto à coluna do párabrisas e descendo por dentro do acabamento interno da mesma ou pela borracha, junto à columa do meio e entrar com o fio junto à iluminação interna.
Outra opção, mas, que dá a volta ao mundo, é pela borracha da tampa do porta malas ou pelas grades da ventilação traseiras. Aquelas laterais ao lado dos vidros traseiros.
Para o "intelijumento" do ex-dono do "Pangaré", voi mais fácil fazer dois furos no teto. :parede: :parede: :parede:

COL
16/09/2010, 16:20
Para o "intelijumento" do ex-dono do "Pangaré", voi mais fácil fazer dois furos no teto. :parede: :parede: :parede:

2 furos.:parede: :parede:

BACALHAU
16/09/2010, 19:06
2 furos.:parede: :parede:

É. Devia ser um para cada chifre do corno que furou.
Veja na imagem abaixo, os pontos indicados pelas setas.
Um dos furos não aparece, pois ficou fora do enquadramento da foto.
Tá certo que aqui no Ceará chove pouco, mas, chove.

Loras
16/09/2010, 19:33
Se tiver snorquel, desça o fio preso nele para o compartimento do motor.

Do compartimento do motor, pela parede corta fogo.

Se não tiver snorquel, providencie um!! :mrgreen:

Eu não cortaria o teto...

E as borrachas prensadas deixam passar água com o tempo.

Abs.

BACALHAU
16/09/2010, 19:57
Não é por cima da borracha, prensando-a. É por baixo da borracha.
Pode-se também descer o fio ao longo da borracha da porta e entrar por baixo, na emenda da borracha ou junto ao interruptor da luz de cortesia ou por onde passam os fios do alto-falante das portas, vidros elétricos, etc..

SERGIO MOLLO
16/09/2010, 19:57
A melhor forma, me parece, é pela borracha da porta, junto à coluna do párabrisas e descendo por dentro do acabamento interno da mesma ou pela borracha, junto à columa do meio e entrar com o fio junto à iluminação interna.
Outra opção, mas, que dá a volta ao mundo, é pela borracha da tampa do porta malas ou pelas grades da ventilação traseiras. Aquelas laterais ao lado dos vidros traseiros.
Para o "intelijumento" do ex-dono do "Pangaré", voi mais fácil fazer dois furos no teto. :parede: :parede: :parede:
No CHERNOBYL, esta' passando da forma que o mestre Bacalhau citou (primeira)
Abracos

CesarCowboy
17/09/2010, 14:58
... e ainda falando em bagageiro, como posso afixar o estepe na bagageiro? E a posição no bagageiro (frente ou traz)?

Att.

BACALHAU
17/09/2010, 20:41
César, na minha opinião, a forma mais prática (menos trabalho para colocar e tirar o estepe de cima do bagageiro) é você usar uma corda e, para evitar que o "vento":twisted: leve o seu estepe, um cabo de aço com chave, do tipo usado por motoqueiros.
A melhor posição para ele, sem dúvida, é no centro do bagageiro. Bem amarrado para evitar que ele fique jogando de um lado para o outro.

Mas, nada impede que você mande fixar um parafuso grosso para prendê-lo com uma porca. Mas, para tirar e colocar, você vai praticamente ter que subir em cima dele. :mrgreen:

MRaizer
18/09/2010, 11:03
Eu prendia o estepe com uma dessas cintas de segurar moto em caçamba de pick-up (2t). Mas tem um truque, dependendo da posição do estepe (miolo para cima ou para baixo) o aro vai cortar a cinta. Não lembro qual é a posição certa, como o kit vem com duas... experimenta!:twisted:

Quanto à luz no bagageiro, tem duas versões que eu prefiro. Uma é a que o Bacalhau já descreveu, passando pela borracha e acabamento da coluna A. A outra é para o caso de vc ter criado um disco-voador no teu bagageiro e tiver dor de cabeça na vistoria. Ou ainda se eventualmente retira o bagageiro: Passar o fio por dentro da coluna B saindo a ponta dele pela sede da iluminação do salão ao lado da cabeça do motorista e instalar um plugue aí. Assim vc pode desligar facilmente a fiação e alegar que os faróis do teto são apenas para estética...

Quanto aos furos no teto, Bacalhau, acho que o de trás (próximo à coluna B) foi mesmo aberto para a fiação. Mas o da frente me parece ponto de ferrugem causada pelo pé do bagageiro. Aliás, este é um dos motivos pelo qual não uso mais este acessório... :confused:

BACALHAU
18/09/2010, 19:13
...

Quanto aos furos no teto, Bacalhau, acho que o de trás (próximo à coluna B) foi mesmo aberto para a fiação. Mas o da frente me parece ponto de ferrugem causada pelo pé do bagageiro. Aliás, este é um dos motivos pelo qual não uso mais este acessório... :confused:

No dia em que ferrugem fizer um furo de 8mm de diâmetro, certinho, redondinho e com as bordas bem definidas, vendo minha furadeira. :twisted:

MRaizer, eram dois furos mesmo. No da frente passavam os fios dos quatro milhas do bagageiro. Na foto abaixo, apesar da falta de qualidade (celular) da imagem, com algum esforço visual, ainda dá para ver os fiospassando no furo indicado pela seta vermelha.
O outro furo (atrás :shock: :oops:) havia sido tampado com massa. Não sei o que o antigo dono introduzia no furo traseiro. :twisted: :odedo:

Para resolver o problema da ferrugem causada pelo "pé" do bagageiro, a solução é simples. Pega-se quatro pedaços de mangueira de diâmetro fino, mas, de parede grossa (ficou estranho :shock:) com o comprimento de cada pedaço cerca de 2cm maior que a largura do "pé" do bagageiro.
Faz-se nas mesmas um corte no sentido longitudinal, de forma que ela possa ser aberta no comprimento e encaixa-se cada pedaço em cada "pé" do bagageiro.
Fui claro? Como exemplo, no "Félix", que era branco, usei a capa externa de um cabo coaxial de antena de TV, mas, mangueira "cristal" é mais indicada, não só pela maior espessura da parede como pelo fato de ser transparente.

MRaizer
19/09/2010, 23:19
No dia em que ferrugem fizer um furo de 8mm de diâmetro, certinho, redondinho e com as bordas bem definidas, vendo minha furadeira. :twisted:

[FONT=Comic Sans MS][SIZE=3]Para resolver o problema da ferrugem causada pelo "pé" do bagageiro, a solução é simples. Pega-se quatro pedaços de mangueira (....) mangueira "cristal" é mais indicada, não só pela maior espessura da parede como pelo fato de ser transparente.

kkkkkkkkkkkkk, ferrugem de precisão!
Pois é Bacalhau, no meu caso não houve borracha que desse jeito. A água acumulada entre (!!) os pézinhos que fez a ferrugem. Mal de não guardar na garagem e deixar o Tumati na chuva :parede:

CesarCowboy
20/09/2010, 08:57
Obrigado pelas dicas! Cintas p/ prender moto tah fácil, já que vendi a moto pra comprar a Niva, e as cintas estão guardadas em casa rsrsrsrs
Vou aproveitar e colocar a mangueira nos pezinhos do bagageiro, jaque quando instalei, coloquei camara de ar mesmo. Abçs

Jônatas M. Campos
20/09/2010, 18:53
valeu Bacalhau pela dica! essa seman vou instalar os farois!

BACALHAU
20/09/2010, 19:13
Só não esqueça dos fusíveis para os faróis e de ligá-los através de um relé adequado.
NÃO os ligue diretamente através de um interruptor.
Com este relé abaixo, você resolve tudo numa tacada só. Custa cerca de 20 moedas.

http://www.dni.com.br/components/com_virtuemart/shop_image/product/8135.jpg

http://www.dni.com.br/index.php?page=shop.product_details&flypage=shop.flypage&product_id=483&category_id=2&manufacturer_id=0&option=com_virtuemart&Itemid=32

(Não sei porquê que uma hora o link sai e outra não)
Copie o endereço acima e cole no seu navegador.

Boa $orte e mantenha um extintor à mão. :twisted:

Peter
20/09/2010, 19:31
Po Bacalhau
Gostei deste rele conjugado com os fusiveis,nao os conhecia.:mrgreen::mrgreen:
Fiz no meu um banco de reles e fusiveis.
Gostei da dica,fica pra proxima.:concordo::concordo:

BACALHAU
20/09/2010, 19:43
É muito bom, Peter. :concordo:
Uso na "Rapariga" (4 milhas) e no "Félix" (2 milhas). Nunca falharam.

Tem um da marca Marília. Usa fusíveis de vidro :shock: :putz: que para serem acessados tem que abrir a caixa do relé e comigo deu problemas logo de cara. Os relés não conectavam ou então ficavam travados ligados. Um caca. NÃO COMPREM. :discordo:

CesarCowboy
21/09/2010, 10:07
Só não esqueça dos fusíveis para os faróis e de ligá-los através de um relé adequado.
NÃO os ligue diretamente através de um interruptor.
Com este relé abaixo, você resolve tudo numa tacada só. Custa cerca de 20 moedas.

http://www.dni.com.br/components/com_virtuemart/shop_image/product/8135.jpg

http://www.dni.com.br/index.php?page=shop.product_details&flypage=shop.flypage&product_id=483&category_id=2&manufacturer_id=0&option=com_virtuemart&Itemid=32

(Não sei porquê que uma hora o link sai e outra não)
Copie o endereço acima e cole no seu navegador.

Boa $orte e mantenha um extintor à mão. :twisted:

Pena que um só extintor não é o suficiente, digo por experiencia própria. O carro do meu pai só não queimou inteiro, pq uns caminhoneiros aparecem com mais extintores rsrsrsrsrs

Voltando ao assunto do tópico, eu já tenho dois milhas no quebra mato e quero colocar mais 4 no bagageiro, sendo assim, devo utilizar 02 reles?

Devo trocar a bateria e o alternador por um de 90A (Tempra)?

Tks!

BACALHAU
21/09/2010, 10:51
Cowboy, eu usaria dois.
Vejamos, esse relé suporta 500W. Na realidade são dois relés geminados. Cada um é para 250W.
Você tem que ver qual é a carga total (potência em Watts) dos seus seis faróis.
Eu não gosto de equipamentos trabalhando no limite.
Equipamentos elétricos transformam potência em calor. Muito calor diminui a vida útil dos componentes. Excesso de calor termina, na maioria das vezes, em incêndio.
O preço desse relé não é alto (cerca de 20 moedas).
Eu usaria um para as quatro lâmpadas do bagageiro da seguinte forma: um lado para as duas lâmpadas externas (mais para a lateral) e outro lado do relé para as do centro. Se um fusível queimar ou der pane em um relé, você fica com duas lâmpadas acesas de forma mais simétrica.
Outro relé para os dois milhas do quebra-mato. Neste caso, você pode usar apenas um lado do relé, o outro pode ficar de reserva para um outro equipamento como p.ex. um ventilador elétrico para o radiador.

Entendeu?

CesarCowboy
21/09/2010, 17:38
Cowboy, eu usaria dois.
Vejamos, esse relé suporta 500W. Na realidade são dois relés geminados. Cada um é para 250W.
Você tem que ver qual é a carga total (potência em Watts) dos seus seis faróis.
Eu não gosto de equipamentos trabalhando no limite.
Equipamentos elétricos transformam potência em calor. Muito calor diminui a vida útil dos componentes. Excesso de calor termina, na maioria das vezes, em incêndio.
O preço desse relé não é alto (cerca de 20 moedas).
Eu usaria um para as quatro lâmpadas do bagageiro da seguinte forma: um lado para as duas lâmpadas externas (mais para a lateral) e outro lado do relé para as do centro. Se um fusível queimar ou der pane em um relé, você fica com duas lâmpadas acesas de forma mais simétrica.
Outro relé para os dois milhas do quebra-mato. Neste caso, você pode usar apenas um lado do relé, o outro pode ficar de reserva para um outro equipamento como p.ex. um ventilador elétrico para o radiador.

Entendeu?

Sim, senhor Bacalhau, entendi.
Inclusive já tenho um relê (pequeno) para os farois de minha do quebra mato e a ventuina elétrica... e será muito bom, trocá-lo por outro melhor.
Agradeço as dicas.
Abçs

mauricio_silva
23/09/2010, 15:20
Cowboy, eu usaria dois.
Vejamos, esse relé suporta 500W. Na realidade são dois relés geminados. Cada um é para 250W.
Você tem que ver qual é a carga total (potência em Watts) dos seus seis faróis.
Eu não gosto de equipamentos trabalhando no limite.
Equipamentos elétricos transformam potência em calor. Muito calor diminui a vida útil dos componentes. Excesso de calor termina, na maioria das vezes, em incêndio.
O preço desse relé não é alto (cerca de 20 moedas).
Eu usaria um para as quatro lâmpadas do bagageiro da seguinte forma: um lado para as duas lâmpadas externas (mais para a lateral) e outro lado do relé para as do centro. Se um fusível queimar ou der pane em um relé, você fica com duas lâmpadas acesas de forma mais simétrica.
Outro relé para os dois milhas do quebra-mato. Neste caso, você pode usar apenas um lado do relé, o outro pode ficar de reserva para um outro equipamento como p.ex. um ventilador elétrico para o radiador.

Entendeu?

Grande Bacalhau!

Uma outra possibilidade de se evitar pontos de ferrugem devido a base do bagageiro é a colocação de guarnição de porta. A guarnição é feita de material plástico com um alma metálica. É muito usada por taxistas (pelo menos em São Paulo) nas bordas dos carros e nas portas dos Suzukis Samurais. Pode ser achada em qualquer loja de auto peças.
Grande abraço!

BACALHAU
23/09/2010, 16:36
...
Pode ser achada em qualquer loja de auto peças.
Grande abraço!

Grande Tchê, sei qual é.
Pode ser encontrada em qualquer auto peças de lugares civilizados.
Já procurei por aqui e nem sabem o que é. :parede:

Como pretendo eliminar todos os cromados do Félix, pensava em substituir o friso da calha de chuva por essa guarnição. :roll:

CesarCowboy
23/09/2010, 17:00
Grande Tchê, sei qual é.
Pode ser encontrada em qualquer auto peças de lugares civilizados.
Já procurei por aqui e nem sabem o que é. :parede:

Como pretendo eliminar todos os cromados do Félix, pensava em substituir o friso da calha de chuva por essa guarnição. :roll:


E eu querendo um friso da calha pra colocar no meu... rsrsrsrs
Gosto não se discute rs
Se precisar, é só pedir q mando a guarnição por sedex. (Sedex chega ai né?)
Abçs

BACALHAU
23/09/2010, 18:01
Valeu Cowboy. :concordo:
O SEDEX chega sim. Mas, o preço não compensa.
Você sabe quanto custa o metro dessa guarnição?

mauricio_silva
23/09/2010, 22:39
Valeu Cowboy. :concordo:
O SEDEX chega sim. Mas, o preço não compensa.
Você sabe quanto custa o metro dessa guarnição?


É bem barato, perto de um real ou dois. Eu comprei uns 40m. Usei no Samurai (já se foi...), no Pajero (que Deus o tenha...), no Santana da minha mãe (está firme e forte), no Voyage (17 anos na família) e no Grand Vitara (meu atual 4x4). É resistente e fácil de instalar.
Verdade seja dita: eu comprei em São Paulo. Mas tem também aqui em São João da Boa Vista (interior de São Paulo).
Pensei que fosse simples de achar...:oops:

Abraços!!!

BACALHAU
24/09/2010, 08:07
...
Pensei que fosse simples de achar...:oops:

Abraços!!!

E com certeza é, mas, em lugares onde a civilização já chegou.
Mas, no interior do Ceará... :parede: :parede: :parede:

zluiz
07/10/2010, 10:57
Estou com uma duvida sobre o posicionamento dos faróis auxiliares,
Trata-se de uma Hilux SW4 1994 com teto solar,
encomendei um bagageiro e estou na duvida sobre o posicionamento dos faróis auxiliares,

a principio pensei em posicioná-los no teto, fixados no bagageiro,

minha dúvida, eles serão mais eficientes se forem fixados na frente do carro junto ao para choque ou no teto,
qual o melhor posicionamento e gostaria de saber em que situação eles serão mais eficientes no teto ou no para choque?

agradeço a atenção

em tempo, o uso do carro é para viagens longas em estradas, e não terei o problema de arrancar os faróis em uma trilha.

BACALHAU
07/10/2010, 12:10
Meu caro, já vi farol arrancado do bagageiro (no caso, santo-antônio) e nem foi em trilha.
O camarada foi passar embaixo de uma árvore e esqueceu dos faróis. Enroscou e quebrou os "chifres". :parede:

Bom, minha opinião: Instale-os no pára-choques.
No teto, você terá três tipos de problemas.
"Puliça" - faróis de milha no bagagueiro só são permitidos fora de vias públicas (em trilhas, p.ex.). Fora delas, deverão estar eletricamente desconectados ou com as lentes cobertas.
Fiação - decidir por onde passar os fios.
Posicionamento - Deverão ficar para trás o máximo possível, para que ao serem ligados não iluminem o capô do veículo, ofuscando o próprio motorista.

Em tempo: Segundo a legislação de trânsito, os faróis de milha devem acender em conjunto com a luz alta. Ou seja, só devem poder acender se a luz alta estiver ligada.

Peter
07/10/2010, 13:14
Em tempo: Segundo a legislação de trânsito, os faróis de milha devem acender em conjunto com a luz alta. Ou seja, só devem poder acender se a luz alta estiver ligada.


Pode colocar uma chave comutadora,que liga e desliga o farol alto?:pensativo::pensativo:

BACALHAU
07/10/2010, 14:02
Pode colocar uma chave comutadora,que liga e desliga o farol alto?:pensativo::pensativo:

Sim, para quando você quiser ligar só os faróis altos sem ligar os milhas.
Mas, os milhas só podem acender juntamente com os faróis altos.

Explicando melhor. Ao acender os faróis altos é acionado o relé que comanda os milhas. Se você não quiser os milhas ligados (apenas o farol alto) a chave comutadora desligaria o relé (a corrente que alimenta os faróis de milha não deve passar diretamente pela chave em virtude de, na maioria das vezes, a intensidade desta ser maior do que a suportada pelos seus contatos).

Se ficou alguma dúvida eu faço um diagrama elétrico. :concordo:

zluiz
07/10/2010, 14:48
Bacalhau,

obrigado pela dica do posicionamento do farol,
nao querendo abusar da sua boa vontade,
tendo em vista que vc ofereceu,
eu gostara de um diagrama para a instalção dos farois,
seria muito utuil,
anexo como pretendo ligar a chave comutadora,

abraço e obrigado
http://www.websa.com.br/americasdecarro/1.jpg
http://www.websa.com.br/americasdecarro/2.jpg

BACALHAU
07/10/2010, 21:09
Bom, o esquema anexo tem por base o relé DNI 8135.
O motivo de eu usar esse relé é, principalmente, devido à sua robustez, vir com fusíveis integrados ao mesmo, que podem ser substituídos sem termos que abrir o relé e à sua capacidade de carga (250 + 250 W).
O circuito leva em conta a legislação que disciplina o uso de faróis de milha.
O circuito de comando, por ser baixa amperagem (alimenta apenas as bobinas dos relés) não sobrecarrega o circuito do farol alto e permite o uso de qualquer chave comutadora para o caso de não ser necessário o uso dos milhas.
Deve-se levar em consideração que cada caixa do relé DNI 8135 contém em seu interior, na realidade, dois relés independentes, o que permite uma série de usos para o mesmo.
Quaisquer dúvidas, é só gritar.

NORMA DE SEGURANÇA: Antes de mexer instalação elétrica no seu veículo desligue a bateria, começando pelo terminal negativo. Ao religar, comece pelo positivo.
Esteja certo que é capaz de fazer a instação ou reparo, caso contrário, procure um eletricista qualificado.

zluiz
08/10/2010, 08:31
Bacalhau,
estou sem palavras para agradecer a sua dedicação.
Muitissimo obrigado,
qdo ficar pronto, lhe enviarei fotos.
abraços
joseluiz

BACALHAU
08/10/2010, 08:47
Bacalhau,
estou sem palavras para agradecer a sua dedicação.
...
joseluiz

Zé Luiz,
Dizem que um gesto vale mais do que mil palavras...
Se quiser, pode me mandar um cheque pelo correio. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Brincadeiras à parte, não tem que agradecer nada não. Apenas retribuo um pouco do muito que já recebi. O conhecimento recebido deve ser difundido e não ficar estanque como um livro na prateleira. Fico feliz por ter ajudado.

Precisando de algo que esteja ao meu alcance ou se surgir alguma dúvida durante a instalação pode fazer contato pelo e-mail bacalhaucsb@hotmail.com ou pelo TIM 88 9990-4091.

Boa $orte e mantenha um extintor por perto. :twisted:

CesarCowboy
13/10/2010, 08:31
Camaradas,voltando ao assunto do tópico, venho aqui divulgar, a pedido do mesmo, o telefone da Maceral (fabricante de acessórios).
Recebi hoje, uma ligação do Sr. Rafalel (proprietário) infornando que leu este tópico e está a disposição para elucidação de qualquer dúvida quando aos produtos de sua empresa.
Disse ainda, que a capacidade de carga do bagageiro do Niva, é de 70kg distribuidos, isto pq, segundo ele, a propria Lada divulga que esta é a carga máxima suportada pelas canaletas de chuva.
Qualquer duvida, podem entrar em contato com ele no tel. (14)9741-8103

ET: Antes que eu seja banido do forum, declaro q não possuo nenhum interesse financeiro com esta declação. Meu intiuto aqui é de apenas cooperar com a coletividade.

Abçs

BACALHAU
13/10/2010, 09:20
...
Disse ainda, que a capacidade de carga do bagageiro do Niva, é de 70kg distribuidos, isto pq, segundo ele, a propria Lada divulga que esta é a carga máxima suportada pelas canaletas de chuva.
...


"La masa de la mercancía con la baca instalada en el techo del automóvil, no deberá ser más de los 50 Kg sin rebasar la carga útil igual a 400 Kg."

Fonte:
AUTOMÓVIL VAZ-2121
MANUAL DE SERVICIO
Avtolada URSS Togliatti


OBS 1: (grifos meus)
OBS 2: "baca", mencionado no texto acima, não sou eu, é bagageiro. :mrgreen:

CesarCowboy
13/10/2010, 13:13
Grande Bacalhau... "a voz da experiência".
Sinceramente nem pensar em olhar no manual :parede::parede::parede:
Espero que o Sr. Eduardo, continue a acompanhar os tópicos, podendo, assim, atualizar as informações.
Att.

BACALHAU
13/10/2010, 13:36
Nos "manuéis" nacionais, muitas informações importantes foram omitidas.
A mais crítica, ao meu ver, instruções detalhadas sobre o uso correto da reduzida e bloqueio do diferencial, entre outras, que constam dos Manuais estrangeiros.

CesarCowboy
14/10/2010, 09:41
Nos "manuéis" nacionais, muitas informações importantes foram omitidas.
A mais crítica, ao meu ver, instruções detalhadas sobre o uso correto da reduzida e bloqueio do diferencial, entre outras, que constam dos Manuais estrangeiros.
Com certeza! Acredito que eles já sabiam que alguns brasileiros "nunca" leem os manuais de nada!
Infelizmente...