Ver Versão Completa : Tiazinha, F75 1968 - início das obras
Elmer_Jeep
16/09/2010, 09:44
O antigo proprietário havia mandado pra reforma mas faleceu antes de finalizarem o trabalho, os herdeiros resolveram vender pro meu pai que é amigo da família pois sabiam que a viatura teria um bom destino :putz: :lol:
Originalmente 6 cilindros, 4x2, cambio em cima... estes itens foram todos negociados com amigos e clientes que necessitavam de peças específicas pras suas viaturas.
Aqui só ficou a parte mais importante, chassi inteiraço, cabine idem e documentação diesel. :dance:
E como já temos a Vovó(F75 com mecanica band) desde 2003 essa por ser mais nova já foi batizada antes de iniciar o projeto com o nome de Tiazinha. Assim sendo a vovó vai ficar apenas pra uso urbano, carregar motores aqui pra retífica, etc e a Tiazinha vai ser pra Off Road.
Ficha técnica ainda não definida, se for no padrão antigo(Prateado e Vovó) vai ser tudo band pois temos no depósito eixos, freio a disco, motor 14B turbo, cambio 5m com pto bisseli, cardans, etc.
E se for no padrão atual (Crocodillo) teremos que garimpar eixos, motor, cambio de F250 :mrgreen:
Algumas fotos da desmontagem, no chassi foram retirados todos os suportes de suspensão e carroceria(a carroceria era de madeira e tinha umas gambis soldadas no chassi).
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/0013.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/0061.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/005.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/0042.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/003.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/0022.jpg
Em breve(assim que eu tiver tempo) mais fotos da reforma do chassi :concordo:
[]'s
RODRIGO TOMITÃO
16/09/2010, 10:04
que bacana, mais uma reconstrução pra aprender um pouco..:palmas:
Duda Lopes
16/09/2010, 10:24
Tenho certeza que será mais uma Bela Viatura.
Guiga Tostes
16/09/2010, 11:35
Show de bola Elmer!
Realmente a cabine e o chassi estão inteiraços, bacana a idéia de mecanica Band...tô aí corujando para aprender com esta reforma:concordo:
Tô de olho no tópico, sucesso aí!!!:pipoca::pipoca::pipoca:
Abrs
Elmer_Jeep
16/09/2010, 12:10
Vamos la, pausa pro lanche.
Testando mola mestra da band. Sim, suspensão de feixes, serão usados 4 feixes longos(130cm) pra dianteira e trazeira ambos da band.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/0071.jpg
Prolongamento na trazeira do chassi, pra comportar um estepe 35"
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/008.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/0091.jpg
Nivelamento/alinhamento do chassi
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/010.jpg
Suportes do feixe originais X suportes band:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/0111.jpg
Suporte home made e suporte band, pinos e travas do feixe:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/0121.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/0131.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/0141.jpg
Chassi pelado saindo pro jateamento, vovó transportando esqueleto da tiazinha:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/0151.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/0161.jpg
Chassi chegando do jateamento:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/0172.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/018.jpg
Jateado e pintado no primer, juntamente com travessas e suportes internos das vigas:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/0191.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/0201.jpg
Elmer_Jeep
16/09/2010, 12:13
Continuação:
Cinta reforço de 1/4 na face inferior e superior:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/0211.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/022.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/0241.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/0251.jpg
Travessa trazeira com engate embutido e reforços adicionais:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/0261.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/027.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/028.jpg
Novo reforço interno da viga frontal:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/0291.jpg
Alongamento de 15cm na parte frontal pra caber os feixes longos:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/030.jpg
Preparando grade pra instalar DH do opala:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/0311.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/0322.jpg
Por enquanto está assim, essas fotos da grade foram feitas ontem, agora meu pai tá preparando o local de fixação da DH no chassi, logo em seguida iremos posicionar os suportes dos feixes, na dianteira vai ser jumelo reverse.
Obrigado pelos comentários e palavras de apoio.
[]'s
Elmer, vai descascar a cabine inteira e os paralamas também, como fez na grade?? fiz isso na minha também...
Elmer_Jeep
16/09/2010, 12:44
Elmer, vai descascar a cabine inteira e os paralamas também, como fez na grade?? fiz isso na minha também...
Positivo, bem observado, os paralamas foram limpos e já estão no primer, não tinha nada de massa :concordo:
[]'s
Guiga Tostes
16/09/2010, 13:05
Elmer, depois posta mais detalhes sobre o jumelo reverse!
Sempre tive vontade de fazer na Band mas as duvidas não me deixavam arriscar...pois não é tão simples quanto parece...como se acerta o caster e o que mais precisa mudar?
Trabalho de primeira esse do chassi hein!!!
Abrs
Eita Elmer!
Sempre trabalho duka heim!!!!!
Mais um tópico para eu acompanhar!!!:concordo:
eniomurara
16/09/2010, 15:50
Só por curiosidade ... da galera toda trabalhando, dando um duro danado no carro qual deles é o Elmer ??? :shock:
Além de: empresário, projetista, construtor, fotógrafo, moderador, professor de muitos aqui do fórum, tu faz mais o que ???
Sobra tempo ??? :mrgreen:
Pelo menos pra uma trilhinha no fim de semana né.
Vamos acompanhar e aprender com mais essa criação do Elmer.
Vlw T+
Elmer_Jeep
16/09/2010, 16:15
Só por curiosidade ... da galera toda trabalhando, dando um duro danado no carro qual deles é o Elmer ??? :shock:
Huahuah, por enquanto eu estava nos bastidores só fazendo as fotos.
Além de: empresário, projetista, construtor, fotógrafo, moderador, professor de muitos aqui do fórum, tu faz mais o que ???
Sobra tempo ??? :mrgreen:
Pelo menos pra uma trilhinha no fim de semana né.
Vamos acompanhar e aprender com mais essa criação do Elmer.
Vlw T+
Tempo sempre sobra, o que falta é grana :lol:
[]'s
Tchê 4x4
16/09/2010, 16:48
Mais um belo tópico pra companhar, parabens pela empreitada Elmer!!! Abraço.
Alexandre Souto
17/09/2010, 02:44
Eita Elmer!
Sempre trabalho duka heim!!!!!
Mais um tópico para eu acompanhar!!!:concordo:
Total!!!!!
Boa sorte em mais esta empreitada amigo Elmer!!!
Elmer,
parabéns!! pessoas boas atraem coisas boas.. relamente a escolha da família para o destino do carro não podia ser melhor!
Bom trabalho (como sempre)...
E a gente vai ficar por aqui... só aprendendo!!:pipoca::pipoca::pipoca:
Isso é melhor que série em canal pago!
Elmer_Jeep
17/09/2010, 16:30
Elmer, vai descascar a cabine inteira e os paralamas também, como fez na grade?? fiz isso na minha também...
Retificando...
A grade além de raspada foi pro jato de areia, a cabine irá em breve.
Algumas fotos tiradas ontem da grade e começamos hoje a instalação da DH de opala. :concordo:
De início eu queria a frente gringa(bicudinha) mas o dono da viatura preferiu a frente nacional mesmo :pensativo:
sim, tem duas grades, meu pai é um cara prevenido, adora ter peças reserva :mrgreen:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/0331.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/034.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/035.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/036.jpg
Base de fixação da dh confeccionada e sendo posicionada, é uma placa com 3/4 de espessura com roscas M12x1,75, a caixa teve um ponto a mais refurado então são 4 parafusos de fixação, a grade já havia sido cortada no ponto certo.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/0371.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/038.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/039.jpg
No lado esquerdo(motorista) o perfil da longarina também será fechado após a soldagem da base de fixação da caixa.
[]'s
dinhorlf
17/09/2010, 18:33
elmer boa tarde, observando essas fotos notei que a maneira de intalar a cx de direção não permite remover a frente sem retirar a cx confirma ou me neganei?
desculpe a curiosidade ai amigo.
t+ dinho
RogérioNunes
17/09/2010, 20:38
"No lado esquerdo(motorista) o perfil da longarina também será fechado após a soldagem da base de fixação da caixa."
[]'s
Muito bom o trabalho Elmer!!
Sugiro que reforce tb a longarina do lado esquerdo na parte inferior onde prende a caixa e do lado direito na união com a travessa em ambos os lados, é onde quebra.
[]´s
rodrigo.hoffman
17/09/2010, 22:19
To aqui só de olho, pra continuar aprendendo :pipoca:...
[ ]´s
Elmer_Jeep
20/09/2010, 11:32
elmer boa tarde, observando essas fotos notei que a maneira de intalar a cx de direção não permite remover a frente sem retirar a cx confirma ou me neganei?
desculpe a curiosidade ai amigo.
t+ dinho
Positivo, a vovó é assim também e outras F75 e Rural que já instalamos DH de opala aqui. :concordo:
[]'s
Elmer_Jeep
20/09/2010, 11:37
Muito bom o trabalho Elmer!!
Sugiro que reforce tb a longarina do lado esquerdo na parte inferior onde prende a caixa e do lado direito na união com a travessa em ambos os lados, é onde quebra.
[]´s
Legal Roger, realmente já havia uma trinca na junção inferior da travessa com a longarina esquerda, essa ja foi devidamente soldada e reforçada.
[]'s
dinhorlf
20/09/2010, 12:49
obrigado pela resposta, na minha pikup uso do omega, acho que ela tem a "perna" mais curta.
t+ dinho
Elmer_Jeep
01/10/2010, 12:18
Continuando o trampo;
Sentamos a cabine com coxins de 1,5" pra alinhar a frente e verificar alguma interferencia entre grade frontal e caixa de direção:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/040.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/0411.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/0421.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/043.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/045.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/046.jpg
Feixes de mola chegando, serão 4 iguais, todos trazeiros da picape band 95 em diante:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/047.jpg
por enquanto é isso.
[]'s
junior braga
01/10/2010, 12:30
Elmer,
como as obras ai andam rapido, heim??? é uma pena que está muito longe...senão ia contratar um serviço de reforma....hehehehe!!!
ta ficando bão!!!
Abrasss
edmilsondavi
02/10/2010, 19:08
olá povo da terra de rr. todo bem, mt bom o projeto pra nova pick up, como vi nas fotos vai ficar chou.:palmas:
ei, sou dai de romaima essa terra abençoada, estou residindo em natal-rn - no municipio de parnamirim; estive de março ate junho ai, e enfrentei a br 174 para vim embarca o carro em manaus na balço, mais graça a Deus ocorreo tudo bem .
estive olhando o chassi da tiazinha em cima de uma pick up,que vai transportando, eu conheco essa que esta fazendo o transporte, esse que esta na foto no chao é o davi da miragem ?
Elmer_Jeep
02/10/2010, 21:09
olá povo da terra de rr. todo bem, mt bom o projeto pra nova pick up, como vi nas fotos vai ficar chou.:palmas:
ei, sou dai de romaima essa terra abençoada, estou residindo em natal-rn - no municipio de parnamirim; estive de março ate junho ai, e enfrentei a br 174 para vim embarca o carro em manaus na balço, mais graça a Deus ocorreo tudo bem .
estive olhando o chassi da tiazinha em cima de uma pick up,que vai transportando, eu conheco essa que esta fazendo o transporte, esse que esta na foto no chao é o davi da miragem ?
Blz Edmilson, obrigado pelo comentário. Através do 4x4Brasil o País fica menor :concordo:
Seguinte, o cara dono da F75 Prata é meu pai, Pedro Brito, irmão do David que era meu tio e infelizmente faleceu num acidente na fazenda em 1993...
Nossa oficina fica de esquina com a antiga Mirage aqui no bairro São Pedro.
1 abraço e boa sorte aí.
Ta ficando show de bola hein velhinho.
Mas se posso dar uma dica....
... não pinta de prata! :odedo:
Ta ficando show de bola hein velhinho.
Mas se posso dar uma dica....
... não pinta de prata! :odedo:
X2!!:odedo: :odedo:
Elmer_Jeep
07/10/2010, 16:34
Prata vai ser com certeza, heheh. :odedo:
Ai Leo, sobre 14B já andei fazendo uma simulação aqui usando o powertrain que estamos adaptando na Camper do Loras (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=38916&page=33), peguei emprestado pra começar a confeccionar os suportes e travessa do cambio.
Já tinhamos o gabarito pra copiar da vovó mas resolvemos deixar o powertrain mais baixo assim evitando cortes na parede de fogo e mantendo uma distância segura entre hélice e radiador.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/049.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/050.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/0511.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/052.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/053.jpg
O único incoveniente é uma interferencia entre bomba hidráulica e bocal do radiador, mas basta modificar essa conexão pra que o mangote passe sem atrapalhar nada.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/054.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/0553.jpg
Ao contrário da camper aqui vai ter espaço de sobra pro compressor do ACD :dance:
[]'s
fabiano caxias
07/10/2010, 18:34
To admirado com o q me parece,em perfeito estado ,essa lata tche
Vale a pena o capricho todo
Elmer_Jeep
26/10/2010, 01:52
Meu pai disse que aprendeu isso quando era ajudante de oficina com um mecânico muito antigo aqui da cidade que inclusive trabalhou na Willys Overland do Brasil.
Ele disse que quando chegava um Jeep pra trocar os feixes tinha que desmontar o feixe novo, lixar as laminas e pintar e ele tem mania de fazer isso até hoje em várias de nossas viaturas.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/0561.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/057.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/058.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/0591.jpg
Sem mais novidades por enquanto, a equipe está toda ocupada nas viaturas dos clientes.
[]'s
Meter um pouco de teflon entre essas laminas antes de montar ia ficar bão pacas.
Bruno Mosso
28/10/2010, 00:36
Meter um pouco de teflon entre essas laminas antes de montar ia ficar bão pacas.
Eu montei os da Judite com graxa e grafite, ficou perfect! inclusive refiz o seviço ontem.
Elmer,
tá ficando muito bem feita.. como era de se esperar..
Quanto aos feixes de mola, o feixe antigo do Beco, uma vez segui uma dica que era colocar as sapatas entre as lâminas, se não me engano da linha S-10/Blazer.. fiz e diminuiu o barulho e ficou mais macio, mas a cada 6 meses tinha que voltar lá e trocar as sapatas.. custo alto, fora a encheção.
Quando troquei os feixes pelos de toyota, segui um antigo conselho de moleiros de caminhão e mandei entortar um pouco, as pontas das molas, para que uma não faça o "calo" na outra.. já está assim há quase 01 ano e continua sem barulhos e sem necessidade de manutenção pesada, além de jogar um pouco de óleo nas lavagens completas..
Só mais um palpite.. de um palpiteiro.. :oops:
Abraços
fabiano caxias
30/10/2010, 09:10
Opa Elmer,tudo certo??
vi q comentaste sobre colocar os eixos de band
como nao cabem no chassis,vais cortar um lado e trocar a ponta de eixo?
tambem estou com um par de band pra por na minha pickup,comprei os eixos sem as pontas trazeiras,pretendo comprar as duas grandes e fazer a emenda na canela
outrao duvida
sabes informar me a relaçao de coroa e pinha dos eixos?
era uma cab dupla 97
tipo em 11x47 ou 9x44 e tal,pra me facilitar ,pois nao entendo muito
abraços e mais uma vez parabens pelo capricho
Elmer_Jeep
30/10/2010, 10:38
Opa Elmer,tudo certo??
vi q comentaste sobre colocar os eixos de band
como nao cabem no chassis,vais cortar um lado e trocar a ponta de eixo?
tambem estou com um par de band pra por na minha pickup,comprei os eixos sem as pontas trazeiras,pretendo comprar as duas grandes e fazer a emenda na canela
Caso não apareça um par de eixos da F250 4x4 iremos utilizar os de band mesmo, na F75 que fizemos em 2001 foi construída com eixos band, no trazeiro meu pai aumentou o lado curto(direito) e usamos semi eixo emendado por alguns anos, tivemos algumas quebras, fizemos algumas experiências e a ultima e mais interessante foi utilizando um semi eixo de troller que teve de ser encurtado em 1cm, portanto se tivermos que usar os eixos de band o lado direito vai ser novamente aumentado mas desta vez pra medida adequada pra usar o semi eixo do troller sem adaptação.
Dessa forma o wms fica praticamente igual ao original da F75.
Acho que o Marilson fez o que vc comenta na F75 dele, aumentou o lado curto pra usar um semi-eixo igual ao do lado longo mas eu não sei como ficou o wms, teria que ver com ele quanto aumentou e nesse caso a bola(3rd member) fica centralizada.
Já no nosso eixo de band dianteiro adaptado na F75 a carcaça foi aumentada do lado esquerdo e o semi-eixo foi emendado, este nunca incomodou mas caso façamos novamente vou encomendar um semi-eixo sob medida na Ensimec.
Outro detalhe importante, recomendo a instalação de um truss pois as carcaças de band são muito moles e sendo alongadas o risco de empeno aumenta consideravelmente, nesse meio tempo já tivemos que trocar uma carcaça dianteira, remover uma trinca e desempenar a carcaça trazeira, dai ambas foram reforçadas com o truss.
[]'s e boa sorte na empreitada, precisando estamos aí :concordo:
outrao duvida
sabes informar me a relaçao de coroa e pinha dos eixos?
era uma cab dupla 97
tipo em 11x47 ou 9x44 e tal,pra me facilitar ,pois nao entendo muito
abraços e mais uma vez parabens pelo capricho
Toyota só saiu com 37x9 e 37x10, não sei de cabeça qual seria o da sua pois as "modernas" se não me engano são mais longas (37x10), mas tem informação sobre isso na seção Toyotas.
[]'s
fabiano caxias
30/10/2010, 11:41
perfeito muito obrigado,foi de enorme ajuda
novas ideias ja colocadas em pratica,comisso vou poder encurtar caminho
quanto a do marilson ele me passou q é exatas 3'' ,o aumento
nao sei se isso chegaria perto doque é o eixo da f75
___________
abraços
Elmer_Jeep
24/11/2010, 17:27
Depois do post 31 o trampo continua aqui:
Feixes montados com algumas laminas a menos e em seguida adaptação dos suportes seguindo o padrão original das bands modernas (95-2001) onde distância entre os pinos do suporte do feixe e suporte do jumelo tem 127cm pra deixar os jumelos com a angulação correta.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/062.jpg
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Meu pai não quer esperar eixos de F250 então começou a trabalhar no que tem em estoque, carcaças de band que tiveram os suportes originais removidos, foram alongadas, alinhadas e reforçadas(truss), dianteira com correção de cáster, etc. Após montadas informarei o wms final.
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Spring Over (spoa) lógico!
Os U-bolt são sob medida e as placas de fixação são da band antiga(mais compacta e com design mais agradavel que as da band moderna)
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Elmer_Jeep
24/11/2010, 17:46
Carcaças pintadas antes de finalizar o truss
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/074.jpg
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Adaptação dos suportes do feixe dianteiro, também com 127cm de distancia entre os pinos porém com reverse shackle, jumelos montados atrás da roda.
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http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/081.jpg
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http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/083.jpg
(essa última é uma simulação da posição do jumelo sob carga)
por enquanto é isso.
[]'s
fguerreiro
24/11/2010, 19:13
Rapaz, durante toda minha infância meu pai teve F75 4x4 (a primeira 6cc e a segunda 4cc que ele tirou 0km e ficou muitos anos), sempre gostei muito delas, naquela época muitas vezes rebocamos picapes muito mais caras que eram as F1000 e as D10 nas estradas de sítios da região... mas hj vendo esta que vc está montando comecei a gostar mais ainda!
Parabéns p vc e para seu pai pelo capricho!
Abraço
Elmer_Jeep
24/11/2010, 19:19
Rapaz, durante toda minha infância meu pai teve F75 4x4 (a primeira 6cc e a segunda 4cc que ele tirou 0km e ficou muitos anos), sempre gostei muito delas, naquela época muitas vezes rebocamos picapes muito mais caras que eram as F1000 e as D10 nas estradas de sítios da região... mas hj vendo esta que vc está montando comecei a gostar mais ainda!
Parabéns p vc e para seu pai pelo capricho!
Abraço
Obrigado amigo, meu pai sempre gostou das F75 inclusive temos uma 1979 de uso diário, mas com mecânica da toyota band 2001 tipo essa que estamos reformando. Viatura exclusiva, segura e altamente confiável.
[]'s
Elmer_Jeep
01/12/2010, 13:32
Instalando carcaça dianteira pra marcar a posição dos berços de mola e do truss:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/0841.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/085.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/0861.jpg
Finalizando adaptação do truss após cortar as cavidades pra passagem dos grampos (u-bolt), pintura e soldagem:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/087.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/088.jpg
Agora meu pai ta revisando os 3rd member e vai trocar rolamentos, regular backlash etc.
[]'s
Tchê 4x4
01/12/2010, 18:46
:concordo: Belíssimo trabalho Elmer, parabéns!!!
Elmer_Jeep
01/12/2010, 19:10
:concordo: Belíssimo trabalho Elmer, parabéns!!!
Obrigado amigo, mas os créditos são todos do Mestre Pedro (meu pai) que está executando o projeto. :concordo:
[]'s
Francisco Maciel
07/12/2010, 19:53
Obrigado amigo, mas os créditos são todos do Mestre Pedro (meu pai) que está executando o projeto. :concordo:
[]'s
Elmer, coloca uma foto do Mestre Pedro com a mão na massa, queremos conhece-lo também.
:concordo:
Elmer_Jeep
22/12/2010, 19:09
Estamos de 1ª reduzida mas ta indo, heheh.
Fazendo uma pintura nos eixos, já estão praticamente prontos mas ainda falta soldar os berços do feixe e suportes de amortecedor, também montar 3rd member, munhões, cubos, freios etc:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/089.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/090.jpg
Mestre pedro já considerou como presente de natal(acertei sem querer)
Trail-Gear forged high steer arms for Toyota (acabaram de chegar)
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/091.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/092.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/0931.jpg
por enquanto é isso.
[]'s
Lucas Nassif
22/12/2010, 19:15
Vocês também não aguentam ficar quietos, hein?! :mrgreen:
Show de bola, estou de olho! :concordo:
PS.: Maravilha esses HS pra eixos Band! :palmas:
Elmer_Jeep
22/12/2010, 19:22
Vocês também não aguentam ficar quietos, hein?! :mrgreen:
Show de bola, estou de olho! :concordo:
huahauah, normal além disso ainda tem na fila o prateado que vai virar cj6, a camper 14B do Loras ... etc
PS.: Maravilha esses HS pra eixos Band! :palmas:
Muito brutos cara, sensacional o produto :palmas:
http://www.trail-gear.com/toyota-high-steer-arms
[]'s
Milton C.
22/12/2010, 21:25
Boa noite!
Elmer, meus parabéns pela viatura. Que coisa linda!! Primeiro pela história, depois pelo belo trabalho.
Eu mesmo sem conhecer muito, vejo que está tendo todos os cuidados nos mínimos detalhes.
Incrível.
A propósito, para eu aprender, o que é 3º membro, backlash, HS?
Desculpe minha ignorância, mas não conheço.
Abraços!
Léo_Babiski
22/12/2010, 23:06
Elmer, quando for acertar o caster será que você poderia fazer a gentileza de fotografar o passo-a-passo do ajuste dos munhões?
Parabéns pelo projeto.
Lucas Nassif
23/12/2010, 09:30
huahauah, normal além disso ainda tem na fila o prateado que vai virar cj6, a camper 14B do Loras ... etc
[]'s
Tá certo!!! :lol:
Muito brutos cara, sensacional o produto :palmas:
http://www.trail-gear.com/toyota-high-steer-arms
[]'s
Maravilha mesmo!!!!
Pena que só acha isso na gringolândia. :x
Se for importar mais alguma coisa de lá dá o grito! Quem sabe você não inclui um ARB na lista..:mrgreen:
Elmer_Jeep
23/12/2010, 11:17
Boa noite!
Elmer, meus parabéns pela viatura. Que coisa linda!! Primeiro pela história, depois pelo belo trabalho.
Eu mesmo sem conhecer muito, vejo que está tendo todos os cuidados nos mínimos detalhes.
Incrível.
A propósito, para eu aprender, o que é 3º membro, backlash, HS?
Desculpe minha ignorância, mas não conheço.
Abraços!
Blz Milton.
Temos um glossário aqui no Fórum, não sei se tem o que vc procura: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=32942
Mas veja só
3rd member é essa parte do diferencial:
http://www.metropartsmarket.com/rearend/product_2.jpg
HS (High Steer Arms), são braços do sistema de direção só que confeccionados de uma forma que permite a montagem da barra de direção num ponto mais acima dos braços originais.
http://image.fourwheeler.com/f/14536385/129_0903_04_z+dana_60_dana_70_axles+high_steer_arm s.jpg
http://www.diamondaxle.com/images/front_steering/cropped-toy-60-pic.jpg
Backlash é a regulagem do contato entre os dentes da coroa e pinhão la dentro do diferencial.
http://image.4wdandsportutility.com/f/34278972+w750+st0/1011_4wd_18+dana_60_front_axle_rebuild+backlash_me asurement.jpg
[]'s
Elmer_Jeep
23/12/2010, 11:21
Elmer, quando for acertar o caster será que você poderia fazer a gentileza de fotografar o passo-a-passo do ajuste dos munhões?
Parabéns pelo projeto.
Cara, infelizmente essa parte já foi feita, tanto é que meu pai ja soldou o truss completo até nos munhões... Tem muita coisa que ele ta fazendo la e as vezes nao posso acompanhar por causa do trampo aqui na Retífica/escritório.
O que falta agora vai ser fixar as sapatas dos feixes, mas ele já havia feito as contas de inclinação do pinhão e angulação do caster numa montagem feita anteriormente...
[]'s
Elmer_Jeep
23/12/2010, 11:22
Maravilha mesmo!!!!
Pena que só acha isso na gringolândia. :x
Se for importar mais alguma coisa de lá dá o grito! Quem sabe você não inclui um ARB na lista..:mrgreen:
Pois é, são gringos mesmo mas comprei no http://www.mariscooffroad.com.br/ :concordo:
[]'s
O que é que teu pai está fazendo com o Jackie Chan e o Tom Cruise? :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=257906&d=1291921235
Abraços
Elmer, parabéns a você e seu pai pelo serviço cara, coisa de primeira mesmo, de dar inveja!
Abraço...
Elmer_Jeep
04/01/2011, 11:17
Obrigado Reslima.
To com algumas fotos da semana passada e de ontem que meu pai começou a montar os eixos.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/094.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/095.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/096.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/097.jpg
Optamos por utilizar rolamentos de munhão e roda todos da marca koyo.
Nos de munhão compramos o das hilux antiga que tem mais roletes que os da band e com isso o nível de desgaste é menor pois tem uma area de contato mais bem distribuída.
Meu pai gosta de monta-los com graxa grafitada, a mesma utilizada nas homocinéticas.
E pra finalizar aí vai algumas fotos do Mestre com a mão na massa, falei pra ele que era pra por no Fórum onde a galera queria conhecê-lo, ele mandou um abraço e disse que até dezembro de 2011 a viatura estará rodando.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/098.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/0991.jpg
[]'s
Duda Lopes
04/01/2011, 11:43
Elmer,
Dá gosto de ver a montagem das Viaturas ai de RR, putsa capricho cara, tanto do Mestre Pedro, quando do seu aprendiz, Mestre Elmer.:palmas:
Um dia ainda estarei pras bandas de RR para conhece-los in-loco.
[]´s e Feliz 2011 pra todos vocês.
Elmer_Jeep
04/01/2011, 11:46
Elmer,
Dá gosto de ver a montagem das Viaturas ai de RR, putsa capricho cara, tanto do Mestre Pedro, quando do seu aprendiz, Mestre Elmer.:palmas:
Um dia ainda estarei pras bandas de RR para conhece-los in-loco.
[]´s e Feliz 2011 pra todos vocês.
Valeu Duda, é muito bom poder compartilhar a execução de nossos projetos com os amigos através dessa maravilhosa ferramenta que é o 4x4Brasil.
Feliz 2011 pra vc também meu broder.
[]'s
Elmer_Jeep
08/01/2011, 23:09
Mais alguns detalhes da montagem dos eixos, como o Duda falou anteriormente, tudo no capricho.
Os parafusos cromados M6 são de motor das motos honda.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/100.jpg
Barras e terminais do MB608 entrando em cena:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/1011.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/102.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/103.jpg
Semana que vem tem mais.
[]'s
Elmer, vc mesmo desenvolveu esse HS ou compraram em algum lugar?? Abs...
Elmer_Jeep
23/01/2011, 23:03
Elmer, vc mesmo desenvolveu esse HS ou compraram em algum lugar?? Abs...
E da Trail Gear, comprei com o Marilson aqui do Fórum.
[]'s
fguerreiro
24/01/2011, 12:19
Elmer, estou impressionado com a qualidade do trabalho!
Parabéns! Continuarei seguindo este tópico!
Elmer_Jeep
24/01/2011, 12:41
Elmer, estou impressionado com a qualidade do trabalho!
Parabéns! Continuarei seguindo este tópico!
Obrigado Guerreiro.
Esse trampo é praticamente uma arte, está meio parado agora porque estamos finalizando uns detalhes na Camper do Loras (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=38916&page=35) e também estamos no meio do processo de reforma do Prateado (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=4615&page=40), mas em breve os eixos vão pro lugar e já tem um jogo de rodas com pneus 900x16 pelo menos pra tirar a viatura do cavalete :dance:
[]'s
Elmer_Jeep
16/02/2011, 13:05
Vamos às novidades.
Finalizando montagem dos eixos com sistema de freio tudo zero km original varga.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/104.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/1051.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/106.jpg
Beadlocks by RC4x4 pra rodas mangels 16x8.
Comprei esse kit em 2009 e agora que resolvemos fazer uso, depois de tanto tempo guardados tinha uma pequena camada de ferrugem, limpamos e passamos um primer, depois levei ao torno pra fazer um pequeno rebaixo no anel fixo e com isso centralizar corretamente na borda do aro antes de soldar.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/107.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/108.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/109.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/1101.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/111.jpg
Instalando os eixos, dianteiro e trazeiro:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/112.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/113.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/114.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/116.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/115.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/117.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/118.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/1191.jpg
Proximo passo é verificar a angulação do pinhão (diant/traz) e soldar as sapatas dos feixes.
Por enquanto montamos umas rodas com pneus 900x16 pra sair do cavalete pois ainda não soldei os beads e ficou bem alta, mas os feixes estão sem carga.
[]'s
santistadoente
16/02/2011, 20:59
Li seu tópico, e fiquei muito feliz em saber que tem pessoas que fazem um serviço tão bem feito!:palmas:
Acho que esse tópico é muito educativo, e mostra como se deve fazer uma reforma, ou um novo projeto!
Parabens para seu pai que mostrou ser um expert!
Guiga Tostes
16/02/2011, 21:42
O que dizer de um trabalho tão espetacular como esse? No mínimo inspirador, uma aula!:palmas::palmas::palmas:
Parabéns!!!
Abrs, sempre de olho:pipoca::pipoca::pipoca:
Glauco mendes
16/02/2011, 22:05
X2 ñ tem o que comentar só elogiar, PARABÉNS que trampo bacana, to aqui acompanhando.............
Abs....
Davi Gonçalves
21/02/2011, 16:59
Estamos de 1ª reduzida mas ta indo, heheh.
Fazendo uma pintura nos eixos, já estão praticamente prontos mas ainda falta soldar os berços do feixe e suportes de amortecedor, também montar 3rd member, munhões, cubos, freios etc:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/089.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/090.jpg
Mestre pedro já considerou como presente de natal(acertei sem querer)
Trail-Gear forged high steer arms for Toyota (acabaram de chegar)
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/091.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/092.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/0931.jpg
por enquanto é isso.
[]'s
Serviço limpo e de primeira....
Esta de parabéns Elmer...
QUem sabe um dia não tenho uma F descente...
abraços
Elmer_Jeep
21/02/2011, 17:13
Valeu cara, com certeza vc vai ter uma viatura top de linha.
Já to com seu topico aberto aqui pra dar uma olhada mais tarde.
[]'s
fabiano caxias
21/02/2011, 22:52
Ta sempre no capricho mesmo o serviço bacana
unica duvida
voce acha mesmo necessario inverter a posiçao do jumelo dianteiro?
acho q ele funciona muito melhor na frente e com molas de toyota nunca vi dobrar molas,seria outro motivo?
sabes q sou meio leigo ne,entao vai devagar:?
abraço
Elmer_Jeep
22/02/2011, 10:11
Ta sempre no capricho mesmo o serviço bacana
unica duvida
voce acha mesmo necessario inverter a posiçao do jumelo dianteiro?
acho q ele funciona muito melhor na frente e com molas de toyota nunca vi dobrar molas,seria outro motivo?
sabes q sou meio leigo ne,entao vai devagar:?
abraço
Bom dia, eu prefiro eles trabalhando em posição reversa mesmo, montamos assim no crocodillo e o resultado foi totalmente favorável.
Dê uma olhada nos tópicos abaixo pra vc ficar por dentro do assunto :concordo:
Pra quem tiver interesse no assunto sobre posição de jumelo dianteiro pode dar uma lida aqui:
To Reverse Shackles or Not To Reverse Shackles? That is the question (http://www.man-a-fre.com/technical_info/shacklereversalopinion.htm)
Outro bem interessante onde foram discutidos os prós e o s contras:
Kit Toyota de suspensão para o Jeep (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=17686&page=3)
Mais comentários sobre jumelo dianteiro FRONT x REVERSE
Jumelo na Dianteira - Tem diferença ou não ? (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=922)
E mais esse:
Jumelos CJ (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8989)
[]'s
Elmer_Jeep
22/02/2011, 10:28
Mais algumas fotos, rodas dianteiras no lugar e beadlocks DIY em outro jogo de rodas 16
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/120.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/1211.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/122.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/123.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/124.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/126.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/127.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/128.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/129.jpg
Proximo passo é uma boa pintura e montar(inicialmente) um jogo de 315/75 R16.
[]'s
Davi Gonçalves
22/02/2011, 10:29
Bom dia, eu prefiro eles trabalhando em posição reversa mesmo, montamos assim no crocodillo e o resultado foi totalmente favorável.
Dê uma olhada nos tópicos abaixo pra vc ficar por dentro do assunto :concordo:
[]'s
Desculpe a minha ignorância...
No jeep ele é assim...
Mas na F ele trabalha ao contrario isso se falando em original.
Agora se vai ter diferença no sistema da F já não sei vamos esperar a Tiazinha andar
abraços
RODRIGO TOMITÃO
22/02/2011, 11:07
e ai Elmer, muito bacana o trampo, parabens, ja até copiei uma parte, fiz a chapa que fixa a caixa de direção igual a da tiazinha, com 4 furos e soldei no chassi da javali.
:concordo::concordo:
fabiano caxias
22/02/2011, 11:39
Bom dia, eu prefiro eles trabalhando em posição reversa mesmo, montamos assim no crocodillo e o resultado foi totalmente favorável.
Dê uma olhada nos tópicos abaixo pra vc ficar por dentro do assunto :concordo:
[]'s
ufa,compridinho os topicos hehehe
com oq li e com oq eu imagino ,fico com um comentario q fizeram la
resumindo se quiser conforto ,jumelo atras
se quiser performance ,jumelo dianteiro
é so opiniao,mas acho mais bacana e funcional,ate pela facilidade maior em por um revolver,nao q nao de no outro
e esteticamente fica parecendo um encherto ,claro q com o parachoque deve esconder um pouco
no fim das contas os dois funcionam bem se bem adaptados,como foi o caso do crocodilo e esta sendo agora,nao vai ter como dar problemas
no fim minha duvida ficou so na estetica,q essa sim varia muito a opiniao tambem
esses topicos sao otimos para quem esta em duvidas sobre isso
e parabens mais uma vez
o capricho e principalmente a limpeza
Elmer_Jeep
23/02/2011, 11:44
Video das minhas viaturas no topico do Crocodillo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=1382065#post1382065
[]'s
fguerreiro
24/02/2011, 12:08
Camarada, se sua oficina fosse na minha cidade ou próxima daqui com certeza só levaria meus carros para vocês fazerem a manutenção, difícil encontrar capricho aliado a conhecimento técnico como o de vcs.
Abraço
fguerreiro
10/03/2011, 11:24
Elmer, bom dia.
Uma dúvida: onde fica a numeração do chassi da F75?
Grato
Elmer_Jeep
10/03/2011, 11:50
Elmer, bom dia.
Uma dúvida: onde fica a numeração do chassi da F75?
Grato
Na parte frontal direita, proximo ao amortecedor.
[]'s
Júnior_NF
23/03/2011, 17:22
Passando para assinar e acampanhar o tópico... :concordo:
Excelente trabalho... Parabéns!
Lucas Nassif
12/04/2011, 11:40
Elmer, na paz?
Seguinte, esse post tá muito offtopic, se quiser jogar em outro tópico fica a vontade.
Bom, vamos lá:
Semana que vem terei que trocar um semieixo semiflutuante da Band, e vou aproveitar e tirar o 3rd member do eixo e revisar tudo fora, na bancada.
Arrumei um relógio comparador para regular o Backlash, mas pesquisando pelo Fórum não achei nada bem explicativo como fazer essa regulagem. Poderia fazer o favor de detalhar? Pelo que parece o eixo Toy é menos chato pra regular, já que tem é porca redonda ao invéz dos calços do Dana. :wink:
Qual o limite de folga do backlash? Tem ilustrações dessa regulagem? :mrgreen:
Dependendo do rendimento no eixo traseiro, vou desmontar o dianteiro e fazer a mesma coisa também, e tô querendo aproveitar e trocar os reparos dos munhões que atualmente vazam graxa e conforme for, vou regular o cáster, naquele esquema de cortar a solda, girar a bolota e soldar. :concordo:
Você recomenda deixar o cáster em quantos graus? Pelo fato de usar BF33 influencia? Atualmente ela dá umas passarinhadas na estrada, e já constatei que é cáster. :evil:
Na hora de montar os cubos, qual graxa você recomenda usar?
Mals aí esse tanto de pergunta de uma vez, mas aqui na minha city não tem ninguém que pode fazer isso com qualidade, e se é pra aprender a fazer, eu mesmo aprendo. :concordo:
E como você é fud*do em eixos de Band, acho que pode quebrar meu galho. :lol:
Desde já obrigado! :concordo:
[]`s
Elmer_Jeep
12/04/2011, 15:04
po, eu tinha preparado a resposta aqui, deu uma queda de energia e perdi td, ja eu mando pra vc...
[]'s
Elmer_Jeep
12/04/2011, 15:16
Arrumei um relógio comparador para regular o Backlash, mas pesquisando pelo Fórum não achei nada bem explicativo como fazer essa regulagem. Poderia fazer o favor de detalhar? Pelo que parece o eixo Toy é menos chato pra regular, já que tem é porca redonda ao invéz dos calços do Dana. :wink:
Qual o limite de folga do backlash? Tem ilustrações dessa regulagem? :mrgreen:
Não tenho ilustrações do sistema da band. Mas consegui de um catalogo de manutenção da Land Rover que também é 3rd member.
Vc vai somente regular a folga ? sem mexer em rolamentos, etc ?
Se for só isso a medida é .0059" -.0079" ou seja 0,15 a 0,20 milímetros.
Você recomenda deixar o cáster em quantos graus? Pelo fato de usar BF33 influencia? Atualmente ela dá umas passarinhadas na estrada, e já constatei que é cáster. :evil:
Na hora de montar os cubos, qual graxa você recomenda usar?
Cara, todos os que mexemos no caster aqui eram spoa e não sei te informar os valores exatos mas segundo os alinhadores sempre ficou no valor positivo máximo.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=275150&stc=1&d=1302631270
E na imagem abaixo constam as especificações originais:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=275149&stc=1&d=1302631270
E sobre a graxa, geralmente usamos uma da texaco acho que o nome é Marfag mas aqui também é difícil encontrar as coisas só tem o basicão mesmo, mas evite usar aquela tal de graxazul... a gente revisa cubos e munhões 2x por ano, só tem duas estações aqui verão e inverno então é feito uma geral no inicio do inverno (abril) pq tem muita trilha em alagados e outra no final (setembro quando começa o verão).
Mals aí esse tanto de pergunta de uma vez, mas aqui na minha city não tem ninguém que pode fazer isso com qualidade, e se é pra aprender a fazer, eu mesmo aprendo. :concordo:
E como você é fud*do em eixos de Band, acho que pode quebrar meu galho. :lol:
Desde já obrigado! :concordo:
[]`s
Relex po, se eu souber ajudar será um prazer responder. Ve ai esse anexo do pdf, desconsidere os valores pois é da linha land rover mas o procedimento de regulagem do backlash é o mesmo. Verifique nas paginas 8 e 9.
[]'s
Lucas Nassif
12/04/2011, 16:24
Não tenho ilustrações do sistema da band. Mas consegui de um catalogo de manutenção da Land Rover que também é 3rd member.
Vc vai somente regular a folga ? sem mexer em rolamentos, etc ?
Se for só isso a medida é .0059" -.0079" ou seja 0,15 a 0,20 milímetros.
Nos rolamentos eu não vou mexer, pois são novos.
Vou tirar somente aquela folga axial da cx satélite, mas precisava de um parâmetro pra deixar correto. Agora que vou mexer direito, não quero fazer essa regulagem no sentimento. :mrgreen:
Cara, todos os que mexemos no caster aqui eram spoa e não sei te informar os valores exatos mas segundo os alinhadores sempre ficou no valor positivo máximo.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=275150&stc=1&d=1302631270
E na imagem abaixo constam as especificações originais:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=275149&stc=1&d=1302631270
Pelo manual o cáster é de 1 30`, mas sei lá, tô achando muito pouco.
Eu tinha pensado nuns 2 30` a 3 graus positivo... É muito? :mrgreen:
E sobre a graxa, geralmente usamos uma da texaco acho que o nome é Marfag mas aqui também é difícil encontrar as coisas só tem o basicão mesmo, mas evite usar aquela tal de graxazul... a gente revisa cubos e munhões 2x por ano, só tem duas estações aqui verão e inverno então é feito uma geral no inicio do inverno (abril) pq tem muita trilha em alagados e outra no final (setembro quando começa o verão).
Essa da Texaco eu nunca ouvi falar. Vou procurar ela por aqui.
Quando mexi no eixo dianteiro do Willys eu usei uma graxa a base de lítio, da ESSO...é meio amarelada.
http://img.alibaba.com/photo/389208066/General_Purpose_Lithium_Base_Lubricating_Grease.jp g
Já ouviu falar?
Essa eu consigo encontrar por aqui, R$ 7 conto 500gr. :lol:
No mais, brigadão pela ajuda!!
Tô dando (:shock:) uma olhada no manual da LR aqui, não parece ser complicado.
[]`s
Elmer_Jeep
06/05/2011, 14:58
Quero dedicar esse post à meu pai Pedro Brito que hj completa 61 anos de idade.
Um cara simples, honesto e sempre presente no front de batalha diário o qual sinto muito orgulho por ser seu filho.
[]'s
Elmer, meus parabéns ao mestre Pedro, que ele continue tendo muitas felicidades e vida longa, tudo de bom pra vocês!!
[]´s
Um feliz aniversário ao seu pai aqui do Sul para Roraima.
Abs.
K2000.
Meus parabéns ao velhinho de grande habilidade!!!!
Que sua saúde permaneça por anos, para que continue sempre compartilhando seus conhecimentos e habilidades com todos nós.
Abração pra ele! O Crocodilo Dundee...
Deus abençoe a vc e seu pai, que Jesus sempre ajudem vcs na caminhada um abraço aqui de São Paulo paz.
Duda Lopes
06/05/2011, 17:52
Quero dedicar esse post à meu pai Pedro Brito que hj completa 61 anos de idade.
Um cara simples, honesto e sempre presente no front de batalha diário o qual sinto muito orgulho por ser seu filho.
[]'s
Mesmo sem conhecer o Mestre Pedro, sou um grande admirador de sua Pessoa.
Que Deus ilumine o seu caminho por longos anos e que ele continue nos dando boas aulas.
[] de SP.
Duda.
Lucas Nassif
06/05/2011, 19:02
Elmer, manda os parabéns mineiros para o seu velho!!
Que ele monte vários jipes ainda e nos ensine cada vez mais... o trabalho dele (e seu também) é de fazer inveja a qualquer um!! :concordo:
[]`s de MG
Um feliz aniversário ao seu pai aqui do Sul para Roraima.
Abs.
K2000.
X2!!!!!
Mande meus abraços também!!!
Kim.
Opa, tudo certo Elmer? A tiazinha ta parada? Abraço!!!
Elmer_Jeep
24/05/2011, 22:22
Paradona cara, o Crocodillo desmontado pra pintar e outros trampos do cotidiano aqui pela Retífica dai estamos sem tempo pra mexer nela.
[]'s
xicoffck
24/05/2011, 22:36
Paradona cara, o Crocodillo desmontado pra pintar e outros trampos do cotidiano aqui pela Retífica dai estamos sem tempo pra mexer nela.
[]'s
quando se tem mais de um veiculo, o problema é escolher a qual dar prefeerencia né...
ainda mais quando se tem que fazer o seu e dos clientes, o do dono sempre fica no final da fila...
mas com fé o negocio vai pra frente!
abraços
uvantuil
21/09/2011, 12:48
Caraca elmer.... cada me surpreendo mais com o trabalho da sua Oficina... so coisa top. parabens Acreanos!!!
Elmer_Jeep
23/09/2011, 12:01
Obrigado amigo, em novembro estaremos com algumas das viaturas daqui em Manaus no http://www.4x4brasil.com.br/forum/eventos/95486-ii-encontro-de-jipeiros-do-norte.html
1 abraço
Elmer parabens pelos trabalhos que faz, show de bola !!
cara se puder me dê um socorro aqui, estou querendo montar minhas barras de direcao tipo essas q vc esta montando na tiazinha
com higth steer no meu caso no cj5 spua mas vou usar higth steer apenas para mudar os terminais, pretendo usar o kit completo da esimec. isso é possivel mesmo sendo spua?
Minha duvida é: Na ligacao das barras usando setor de s10 precisa ser feito aquele olhal para ligar na barra q liga roda a roda ou posso ligar direto no high steer? pergunto isso pelo fato do trabalho de suspencao e se isso for possivel facilitaria muito meu trabalho.
Muito obrigado
Abraço.
frederik3
07/02/2012, 08:22
Desculpe-me, não tinha visto todo o tópico e minha pergunta já foi respondida.
Frederik.
Géderson Viero
28/05/2012, 19:15
Boa noite Elmer, na suspensão dianteira da Tiazinha existe um calço entre o jumelo e o chassi , parte fixa, gostaria de saber se esse calço tem uma função específica do tipo manter o cáster ou é somente para aumenter a altura. Estou nessa fase de minha restauração e fiquei com essa dúvida ao ver o seu tópico, principalmente por que vou utilizar jumelos de 1113 com reverse shackle e me pareceu grande a diferença de altura entre os jumelos fixos e moveis.
antonio umino
28/05/2012, 21:16
Caraca elmer.... cada me surpreendo mais com o trabalho da sua Oficina... so coisa top. parabens Acreanos!!!
O Elmer não é do Acre. é de Roraima....
até mais. e parabéns pela empreitada... Elmer.
Elmer_Jeep
30/05/2012, 10:36
Boa noite Elmer, na suspensão dianteira da Tiazinha existe um calço entre o jumelo e o chassi , parte fixa, gostaria de saber se esse calço tem uma função específica do tipo manter o cáster ou é somente para aumenter a altura. Estou nessa fase de minha restauração e fiquei com essa dúvida ao ver o seu tópico, principalmente por que vou utilizar jumelos de 1113 com reverse shackle e me pareceu grande a diferença de altura entre os jumelos fixos e moveis.
Como instalamos feixes longos da band o jumelo em reverse ficou mais baixo devido a curvatura do chassi portanto foi necessário o calço pra nivelar o feixe e não ter que fazer um suporte muito alto que se tornaria fragil podendo empenar com o esforço de torção da suspensão.
[]'s
Elmer_Jeep
30/05/2012, 10:37
O Elmer não é do Acre. é de Roraima....
até mais. e parabéns pela empreitada... Elmer.
Acho q ele deve ser... huahuah.
Valeu.
Géderson Viero
31/05/2012, 01:43
Valeu parceiro, vou ter que bolar algo para nivelar tbm. Pior que um calço pequeno como o que vc colocou não vai resolver, em todo caso , muito obrigado pela atenção.
uvantuil
08/10/2012, 12:38
Fala Elmer como ta o projeto da tiazinha???
Elmer_Jeep
08/10/2012, 18:25
Fala Elmer como ta o projeto da tiazinha???
Véi aqui ta meio devagar, meu pai ta finalizando a montagem das duas pinças por roda e to esperando uma grana pra encomendar a carroceria da 51 com o pessoal da Stepside.
Amanhã coloco umas fotos.
[]'s
marcelo henrique
04/01/2013, 21:05
falaa elmer essa f vai ficar filé emmm. oque vc me diz do kit de molas toy completo que a gama 4x4 por 1187,00 reais ta no preço ou ta meio puxado?
Elmer_Jeep
17/09/2013, 12:55
Um ano sem publicar nada né, culpa do facebook...
Vou colocar umas fotos do sistema de duas pinças por roda que meu pai desenvolveu à partir dos suportes de pinça originais da band:
Dianteira:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/151.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/152.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/154.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/155.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/156.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/157.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/158.jpg
Elmer_Jeep
17/09/2013, 13:02
Traseira:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/159.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/160.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/1611.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/1621.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/166.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/165.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/169.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/168.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/170.jpg
Elmer_Jeep
17/09/2013, 13:05
Tiazinha ganhou um jogo de rodas 17x9 com pneus 315/70R17 recapados 3K Guerra.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/167.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/173.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/174.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/171.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/172.jpeg
Elmer_Jeep
17/09/2013, 13:06
Esses dias meu pai está trabalhando na adaptação dos pedais suspensos + servo da toyota band.
Também vamos instalar coluna de direção regulável do opala diplomata.
Fotos em breve.
[]'s
xxxtripod
17/09/2013, 16:40
Mais um Elmer, mais um tópico pra acompanhar, logo vou ler esse todo!! Abraço
As rodas e pneus ficaram show de bola, mas o que me chamou a atenção de verdade na foto foi o jipinho a direita... hehehe
Tiazinha ganhou um jogo de rodas 17x9 com pneus 315/70R17 recapados 3K Guerra.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/171.jpg
Elmer_Jeep
20/09/2013, 10:05
As rodas e pneus ficaram show de bola, mas o que me chamou a atenção de verdade na foto foi o jipinho a direita... hehehe
Esse aí é o TINGA, na linguagem regional tinga é jacaré que não cresce, e este aqui é o filhote do Crocodillo, heheheh.
Tem umas fotos dele no face: https://www.facebook.com/Elmer.Jeep/media_set?set=a.10150871218914640.428135.538774639&type=3
Eduardo Meira
22/09/2013, 14:50
Elmer_jeep, boa tarde.
Cara, veja se pode me ajudar, tô em um projeto novo, tô fazendo uma "F", motor FALCON, cx C10. Na suspensão tô pensando as molas de toyota mesmo, não queria fazer tipo troller, daí surgiu algumas dúvidas. Cortei o chassi logo atrás dos jumelos traseiros e logo atrás da cabine mais ou menos 25 cm. Vi que você tá usando as quatro molas de um mesmo tamanho, porque? Qdo se compra o kit no mercado existe tamanho pra dianteira e pra traseira? Outro coisa, quero muito colocar os jumelos revólver (é o mesmo articulado?), porém queria saber se na dianteira dá pra colocá-lo na parte de dentro do chassi e o ponto fixo na ponta do chassi pra não atrapalhar o ângulo de entrada/ataque, é possível?
* Ah! não posso deixar de lhe dar os parabéns pelo seu jeep, é SHOW... Qdo der dá uma olhado no tópico da minha "F".
Forte abraço
Eduardo Meira.
ProjetoQuad
10/01/2014, 19:47
Elmer,
Duvida, vi que vc colocou os braços de direção no munhão do tipo High Stear. Duvida como seu pai colocou eles? Pergunto isso pois tenho esses braços para montar num eixo de Band mas a furação dos braços que tenho é diferente da furação do munnhão da Band. Por isso queria saber como seu pai fez, na pagina 5 topico #58 ele mostra montado.
Poderia me tirar essa duvida de como fez?
Abraço
Erico
Elmer_Jeep
13/01/2014, 18:09
Elmer_jeep, boa tarde.
Cara, veja se pode me ajudar, tô em um projeto novo, tô fazendo uma "F", motor FALCON, cx C10. Na suspensão tô pensando as molas de toyota mesmo, não queria fazer tipo troller, daí surgiu algumas dúvidas. Cortei o chassi logo atrás dos jumelos traseiros e logo atrás da cabine mais ou menos 25 cm. Vi que você tá usando as quatro molas de um mesmo tamanho, porque? Qdo se compra o kit no mercado existe tamanho pra dianteira e pra traseira? Outro coisa, quero muito colocar os jumelos revólver (é o mesmo articulado?), porém queria saber se na dianteira dá pra colocá-lo na parte de dentro do chassi e o ponto fixo na ponta do chassi pra não atrapalhar o ângulo de entrada/ataque, é possível?
* Ah! não posso deixar de lhe dar os parabéns pelo seu jeep, é SHOW... Qdo der dá uma olhado no tópico da minha "F".
Forte abraço
Eduardo Meira.
Boa tarde, desculpe a demora na resposta.
Aqui instalamos os quatro feixes trazeiros pra ganhar mais curso de suspensão, o meu Jeep foi feito assim e está testado e aprovado mas pra caber na F75 tem que alongar a frente do chassi.
Os feixes dianteiros originalmente são mais curtos que os traseiros tanto na F75 quanto na Band.
Revolver é diferente do articulado e funciona melhor.
Da pra montar invertido sim, na nossa estamos fazendo assim. Ponto fixo na extremidade do chassi e jumelo atras da roda dianteira. Se for usar revolver na dianteira tem que projetar um cardan com estria adequada pro novo curso da suspensão, além de amortecedores e flexíveis maiores ok.
[]'s
Elmer_Jeep
13/01/2014, 18:14
Elmer,
Duvida, vi que vc colocou os braços de direção no munhão do tipo High Stear. Duvida como seu pai colocou eles? Pergunto isso pois tenho esses braços para montar num eixo de Band mas a furação dos braços que tenho é diferente da furação do munnhão da Band. Por isso queria saber como seu pai fez, na pagina 5 topico #58 ele mostra montado.
Poderia me tirar essa duvida de como fez?
Abraço
Erico
Boa tarde, se a furação é diferente então esses braços que vc tem não são pra toyota. Os que usamos aqui eram da marca TRAIL GEAR e serviram perfeitamente, Toyota High Steer Arms | Toyota, Suzuki Samurai, and Jeep Off Road Parts (http://www.trail-gear.com/toyota-high-steer-arms)
Já instalei em outras bands e não tive problema nenhum durante a montagem.
[]'s
Marisco Off Road
13/01/2014, 18:17
Erico,
Se for munhão antigo não servem os braços da TG, a furação é diferente, mais fechada, ok!
Abs.
Elmer,
Duvida, vi que vc colocou os braços de direção no munhão do tipo High Stear. Duvida como seu pai colocou eles? Pergunto isso pois tenho esses braços para montar num eixo de Band mas a furação dos braços que tenho é diferente da furação do munnhão da Band. Por isso queria saber como seu pai fez, na pagina 5 topico #58 ele mostra montado.
Poderia me tirar essa duvida de como fez?
Abraço
Erico
Elmer_Jeep
13/01/2014, 18:28
Erico,
Se for munhão antigo não servem os braços da TG, a furação é diferente, mais fechada, ok!
Abs.
Verdade, tem aquele munhão de prisioneiro fino aí não cabe mesmo.
[]'s
ProjetoQuad
16/01/2014, 21:41
Pois então é isso mesmo, o munhão que veio no meu eixo a furação é mais fina e estreita não cabe mesmo, o eixo é de band mas o munhão é antigo. De qualquer forma acabei conseguindo achar o eixo rigido completissimo até com a roda livre da hilux 96 e ja está a caminho. Vou vender o a cargaça do eixo de band que consegui.
O high stear que comprei é da trail gear também para a hilux. Mas de boa.
Muito Obrigado pelas respostas
Abraço
Erico
Elmer_Jeep,
Desculpe a invasão, mas poderia me informar aonde vejo a placa de chassi das F-75? É na porta? E se não tiver a plaquetinha, tem algum outro lugar que tenha marcado? Abração e parabéns pela Tiazinha!
Elmer_Jeep
25/02/2014, 09:49
Algumas tem uma placa rebitada na parede de fogo mas não sei se ali traz o número completo, a maioria que já vi tem o número gravado na viga direita proximo da roda dianteira.
[]'s
Francisco Maciel
11/05/2014, 11:27
Bom dia Elmer.
Os eixos de bandeirantes são da mesma largura da F-75 ou menores? Ficariam bons em um willys?
Gostei desse seu sistema high-steer. É você quem fabrica?
Abraços.
Elmer_Jeep
12/05/2014, 09:32
Bom dia Elmer.
Os eixos de bandeirantes são da mesma largura da F-75 ou menores? Ficariam bons em um willys?
Gostei desse seu sistema high-steer. É você quem fabrica?
Abraços.
São menores que os da F75 e maiores que os de Willys, ficam muito bons sim, já instalei alguns aqui. A única desvantagem que vejo são as poucas opções de coroa e pinhão.
O high steer foi meu pai que fez sim.
[]'s
Francisco Maciel
12/05/2014, 09:42
São menores que os da F75 e maiores que os de Willys, ficam muito bons sim, já instalei alguns aqui. A única desvantagem que vejo são as poucas opções de coroa e pinhão.
O high steer foi meu pai que fez sim.
[]'s
Elmer, quanto custa um jogo desses high steer pra terminal de caminhão?
Elmer_Jeep
12/05/2014, 10:20
Elmer, quanto custa um jogo desses high steer pra terminal de caminhão?
Nós não fazemos pra vender, recomendo comprar da Ensimec ou com o Marilson, o deles vem com furo pro terminal original mas dai é só mandar refurar.
[]'s
Francisco Maciel
12/05/2014, 10:41
Obrigado Elmer.
Aproveitando seus conselhos e não querendo desvirtuar seu tópico, gostaria de sua opinião.
Estou com uma mecânica a diesel pra por no meu bom e velho CJ, e tenho as seguintes opções já na mão:
Motor: MWM 2.8 mecânico
Opções de câmbio e redução:
01 clark 2615 + t-case willys (conjunto revisado e montado com 100% com engrenagens novas e pino chorão com rolamento cônico).
01 cambio FSO 2405 (Frontier) + t-case Frontier -> esse conjunto já teria um diferencial dianteiro com semi-eixos ensimec de troller e homocinéticas e munhão da bandeirantes, com saída para o lado do motorista.
Acredito que o câmbio e t-case da Frontier seria a melhor opção. O conjunto ficaria muito comprido para o CJ?
A t-case willys, montada e revisada aguentaria o torque do MWM 2.8?
Mais uma vez obrigado.
Elmer_Jeep
12/05/2014, 18:40
O cambio da frontier já foi projetado pra trabalhar com esse motor então creio que fique mais adequado. Não sei o comprimento final deste conjunto e creio que a tcase do willys não aguenta o tranco de um motor turbodiesel.
[]'s
webert Oliveira
01/08/2016, 20:32
E as obras na Tiazinha terminaram?
Elmer_Jeep
02/08/2016, 09:57
E as obras na Tiazinha terminaram?
Estamos trabalhando, pouco a pouco está chegando "nos finalmente", vou ver se consigo tempo pra atualizar o tópico com fotos e informações.
1 abraço
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