PDA

Ver Versão Completa : Ajuda: Turbina APL-240 X TB-4215



Tio Eddie
15/09/2010, 12:39
PessoALL,

Bom dia!

Preciso de ajuda e informações sobre as seguintes turbinas Garrett

APL-240 e TB-4125.

O ponto é o seguinte:

Antes:

Turbina TB-4215, pneus com 33x12,5R15, BI original, desgastada e sem LDA
Consumo urbano na casa de 7-8 km/L e rodoviário na casa dos 10-11km/L

Hoje:

Turbina APL-240, pneus 235/85R16 recapados (= 33x9,5), BI toda refeita e COM LDA, Bicos NOVOS e recentemente calibrados.
Consumo urbano entre 4,5-5,5 km/L e rodoviário entre 7,5-9,0 km/L

Já tentamos de tudo junto a BI para otimizar o consumo, e apesar de uma leve melhora na média de estrada, na cidade o consumo está péssimo.

Nas duas configurações o desempenho, arrancada, retomadas e valocidade final da F-1000 são comparáveis para não dizer "os mesmos".

Estou praticamente partindo para retificar a TB e voltar ela para o motor, mas antes disto gostaria de entender se toda esta diferença de CONSUMO pode ser basicamente em decorrência da Turbina.

De antemão agradeço a qualquer ajuda!

Abraços

Eddie

SERGIO AUGUSTO
15/09/2010, 18:50
Fala Eddie:
A principio, estando a turbina ok,(ja que é nova), em tese o alto consumo não seria culpa dela, a não ser que estivesse "alimentando" pouco, mas voce teria muita fumaça, ou está fumaceando além do "normal"? Voce fala que trocou os bicos, qual marca usou, qual o modelo que usou? E como diz que já tentou de tudo com a BI, retirou de novo, os bicos "novos" pra verificar a calibragem, pulverização? A APL 240 ,sei que é da FAMILIA TA 31, e é recomendada para varios diesel na faixa de 4 L e a TB4125, é indicada em motores na faixa de 4L, até 100 cv, e a APL é recomendada até 120 cv,nestes motores(diesel na faixa de 4L.) A que está usando foi colocada 0Km?
Se de tudo, pensar em trocar de turbo, não tiver jeito(espere mais opiniões), opte por uma VALVULADA(com WASTEGATE), a TA 31 preparada para o MWM 4.10(135 cv) e D229-4, da F1000 HIGH PERFORMANCE, é uma boa pedida, ou veja com seu meca, a possibilidade(obviamente se precisar mexer mesmo na turbina), se daria pra colocar o conjunto rotativo 409172-5145S(TA 31 do VW 8.150), já que sua APL é da familia TA 31.
Abraço
Sérgio.

dalmolin
15/09/2010, 20:09
PessoALL,


Antes:

e sem LDA

Hoje:

COM LDA, apostaria 50 $ no lda :mrgreen: . Pede pro mecanico isolar a LDA , e anda ate poder fazer uma media.

TylerNTL
15/09/2010, 21:21
Antes:

Turbina TB-4215, pneus com 33x12,5R15, BI original, desgastada e sem LDA
Consumo urbano na casa de 7-8 km/L e rodoviário na casa dos 10-11km/L

Hoje:

Turbina APL-240, pneus 235/85R16 recapados (= 33x9,5), BI toda refeita e COM LDA, Bicos NOVOS e recentemente calibrados.
Consumo urbano entre 4,5-5,5 km/L e rodoviário entre 7,5-9,0 km/L


O Francês deu com força eihn?!!

Mudanças que deveriam melhorar o consumo:
1-Pneus
2-Revisão na BI
3-Bicos novos

Quanto a turbina não tenho idéia, vc tem/tinha manômetro na turbina?
As duas são turbinas "normais" com WG? Quais são as diferenças entre as duas turbinas?

Eu apostaria em algum ajuste envolvendo a pressão inicial da turbina X LDA.
Uma mola um "pouquinho mais dura" na LDA, umas voltinhas a mais no regulagem da mínima, ou coisa do gênero.

Anthoniusnikos
15/09/2010, 21:41
Tio Eddie.
Essa TA31, apesar de ter sido desenvolvida para as F-1000/4000 é menor que TB-4125 aplicadas nos MWM 229-4.
Não sei não, mas a diferença no consumo não deveria ser tão grande como está ocorrendo com a sua.
Qual é a idade da sua Milona ? :mrgreen:

Anthon

Kim
15/09/2010, 21:57
O motor foi revisado a algumas páginas passadas!

Olha, vou corroborar com o Dalmolin.

Mudou depois da instalação do LDA.

Tio Eddie
15/09/2010, 22:13
Tio Eddie.
Essa TA31, apesar de ter sido desenvolvida para as F-1000/4000 é menor que TB-4125 aplicadas nos MWM 229-4.
Não sei não, mas a diferença no consumo não deveria ser tão grande como está ocorrendo com a sua.
Qual é a idade da sua Milona ? :mrgreen:

Anthon

Anthon,

De fato a APL (TA31) é menor que a TB e aparentemente enche mais rápido.
A Milona é de nov/93
Fiz motor em jul/ago de 2007 trocando os kits e revisando a parte de baixo. Nesta ocasião já estava equipado com a TB e a BI não tinha LDA. 33" e cheguei a rodar 1300 km com um tanque (110L).

Dalmolin,

Hoje cedo estava conversando com o dono da oficina e o LDA foi uma das coisas que veio a baila. Se eu levar a BI para a bancada ele roda e volta a TB como era.

Tyler,

Desde que comprei a Milona em 2006 tenho manômetro de turbo instaldo.
Depois da TA31 troquei o manômetro por um de 2kg, ambos cronomac.

Sergio,

A TB foi colocada zerada em 2006 quano comprei a Milona assim como a TA31. a TB rodou 250 mil km antes de começar a travar os caracois e parar de comprimir.

Os bicos atuais são DELPHI e foram colocados zero bala em janeiro junto com a revisão completa da BI e instalação do LDA.

Foram recalibrados no começo deste mês e estava com pressão entre 190-210 bar - foram calibrados os 4 com 220 bar. Depois da recalibragem dos bicos o consumo foi pro saco e a marcha lenta parou de firmar

Foi aberta a lenta do LDA e como não resolveu abrimos 1/2 volta da BI.

no geral



Falta trocar a turbina mantendo a BI como está,
Tirar o LDA e testar com a TA31 mesmo
Tirar o LDA, voltar a BI para a regulagem "original" e usar a TB
Jogar tudo fora...:evil:

Agradeço a ajuda até o momento e continuo ouvindo opiniões para não ficar brincando de montar e desmontar coisas a toa

[]s

Eddie

Tio Eddie
15/09/2010, 22:18
O motor foi revisado a algumas páginas passadas!

Olha, vou corroborar com o Dalmolin.

Mudou depois da instalação do LDA.

Kim, foi LDA, revisão completa da BI e bicos novos, e logo que tudo ficou pronto, 2 dias depois a troca da turbina.

Em tempo, já rodei uns 220-230 mil km depois que fiz o motor.

[]s

Miranda
15/09/2010, 22:34
Pra mim a causa é a APL.. turbina menor.. vive pressurizando. Isso num motor de litragem alta (3.9), com muito torque em baixa (LSD) + turbina pequena.. só consigo pensar nisso.
A turbina ja deve ta tendo pressao em 1300rpm~1500 ..

Tio Eddie
15/09/2010, 22:38
Miranda,

1300-1500 rpm, sem pisar entre 02-04 bar, se pisar de leve, entre 04-06 bar, se cutucar e deixar o giro ir pra casa de 2000 rpm vai pra 08-1,1bar..rsrsrs

Sabe aquela coisa que "na hora que açulera chega que assubeia" ? está assim..rsrs

[]s

Miranda
15/09/2010, 23:13
pois é.. eu acho que é isso..
nao tem como usar uma turbina maior pra testar.. a 4125mesmo

Tio Eddie
15/09/2010, 23:26
Vou acabar trocando o miolo da TB e voltar ela pra ver o que dá

SERGIO AUGUSTO
16/09/2010, 07:56
Vou acabar trocando o miolo da TB e voltar ela pra ver o que dá
Eddie;
É bom deixar claro, que, turbina MAIOR ou MENOR, NÃO INTERFERE NA QUANTIDADE DE DIESEL INJETADA. Não estou me referindo a CONSUMO MÉDIO, da viatura. MAs se tiver uma turbina pequena, obvio, vai pressurizar "rapido"em baixa RPM, e não terá rendimento em alta, por estrangulamento dos gases de escape, entre outros, se for turbina grande, o LAG vai ser brabo( ai a vantagem de uma com WASTEGATE). E voce terá mais ou menos oxigenio, pra queimar o diesel, ocasionando fumaça, se não for ar suficiente, e ai como terá pouca potencia, terá que sempre estar digamos, forçanmdo a viatura, e se na turbina "grande", o oxigenio "não queimado" sai junto, melhorando as emissões. Então ainda penso que, o problema pode estar no sistema de injeção, LDA talvez, bicos(porque não??, o fato de serem novos , não os isenta de um problema de"fabricaçào"). Quando fala que na hora que recalibrou, o consumo foi espaço, os coloca sob suspeita. No catálogo BOSCH, fala que o injetor deste motor é o DLLB151S907, com pressão de trabalho em 220 Bar. voce está com este?
Veja no link http://www.elletrocat.com.br/mainframe.php , é o catalogo eletronico GARRETT, que as TA31, tem uma serie de "modelos" que mais se encaixam na F-1000, que a TB4125(na verdade, DE ACORDO COM A GARRETT, não sou quem digo, pois isso é "relativo", a TB 4125, NÃO SE APLICA ao D229-4, especificamente, mas sim ao MB OM314, e "genericamente" a motores 4CC), entra lá e veja pelo código, qual a que realmente voce tem (olha na carcaça de sua turbina), e no catálogo, qual a que melhor se encaixa , e veja se bate com a sua.
Me passa teu email, via mp, que te mando os catálogos BOSCH, e GARRETT, por aqui não consigo anexar.
Abraço
Sérgio

Walter L. L. Casitta
16/09/2010, 08:35
Eu acho que não vai ser a turbina não. Vai ser a LDA.

Kim
16/09/2010, 09:51
Opa Tio!

Bem, conforme conversamos de contem, fui ao bombista de minha confiança.

Ele foi categórico em não mecher na turbina, pois a APL é a mais indicada para seu motor, sendo que esta é que sai originalmente nos moteres MWM.

A TB, é usada para adaptações em motores 4 cil, muito comum nas F1000.

Pelo seu relato, lida a ele, pois levei o E-net, o problema de consumo está ligado diretamente à BI.
O que ocorre é que deve colocar a BI na bancada de teste, pois a pressão no manômetro não deve chegar a 1,5, pois sed chegar, o conjunto de turbina na já tá no limite para explodir nesse motor.

Com a colocação do LDA, não haverá fumaça, mesmo com a bomba aberta, essa é a função do LDA.

Portanto, não gaste R$R$R$ na TB, priorize a BI, pois segundo relato do bombista, esse pode ser a causa do alto consumo.

Att.

Kim.

Tio Eddie
16/09/2010, 11:25
Kim,

Muito oportuno este teu post !

Logo que a turbina foi trocada, como você bem sabe, precisei trocar o manômetro pois passava de 1,0 bar (que era o manômetro que eu utilizava) Instalei um de 2,0 bar e a pressão com 2500 rpm chegava fácil a 1,5 bar e até passava disto.

Depois qu mandei mexer no LDA e no débito da BI a pressão máxima ficou mais civilizada, mas mesmo assim passa de 1,0 bar.

Vou ponderar mais um pouco pois várias pessoas me disseram ser a APL (TA31) melhor que a TB, embora as opiniões sejam divergentes.

Quem sabe começe ou recalibrando a BI apenas ou recalibrando a BI na bancada E tirando o LDA.

Grato pela ajuda!

Eddie

Tio Eddie
16/09/2010, 11:26
Sergio,

Mp Enviada!

Tks pela ajuda!

Eddie

TylerNTL
16/09/2010, 12:38
Miranda,

1300-1500 rpm, sem pisar entre 02-04 bar, se pisar de leve, entre 04-06 bar, se cutucar e deixar o giro ir pra casa de 2000 rpm vai pra 08-1,1bar..rsrsrs

Sabe aquela coisa que "na hora que açulera chega que assubeia" ? está assim..rsrs

[]s

A TB antiga também gerava os 02-04 bar a 1300-1500rpm?

Será que esses 02 04 bar, junto com a LDA, não estão fazendo a BI mandar mais diesel?

RoadRunner
16/09/2010, 12:53
apostaria 50 $ no lda :mrgreen: . Pede pro mecanico isolar a LDA , e anda ate poder fazer uma media.

X3

Tio Eddie, o "problema" é ele.

Uma das principais funções do lda é avançar a bba e mandar + diesel para os bicos.

Talvez vc ñ perceba, mas sempre que o turbo entra ele aciona a lda que manda + diesel.

Isole o lda, volte o parafuso da bba pro 'original', faça a média.

Tio Eddie
16/09/2010, 15:10
Pois é.....

Me corrijam se eu estiver errado:

BI sem LDA injeção constante de diesel - um pouco aberta sobra oleo em baixa (fumaça preta) e falta óleo no final da aceleração - no meio do caminho deveria funcionar bem

BI com LDA injeção variável de diesel com pre set de mínimo e máximo variando entre estes pontos em função da pressão do turbo e calibragem da mola do LDA, e sem fumaça, pois não deveria injetar diesel em excesso. Deveria funcionar melhor do que uma BI sem LDA.

De fato as duas mudanças foram turbina e LDA... pelo visto um dos dois, ou os dois vão rodar.

Abraços bebendo mais que pinguço em começo de festa

Miranda
16/09/2010, 17:27
X3

Tio Eddie, o "problema" é ele.

Uma das principais funções do lda é avançar a bba e mandar + diesel para os bicos.

Talvez vc ñ perceba, mas sempre que o turbo entra ele aciona a lda que manda + diesel.

Isole o lda, volte o parafuso da bba pro 'original', faça a média.

.. e como a APL é menor, começa a pressuzirar primeiro.. e ta sempre trabalhando, ta sempre entrando diesel, ta sempre consumindo bem..
Antes de tirar o LDA eu tentaria usar a TB de novo, se nao for muito dinheiro investido, talvez o mecanico ate tenha uma pra testar no lugar.

LDA é uma coisa que veio só pra somar no conjunto, tanto é que veiculos mais modernos que a F1000 D229 usaram LDA. Nao acho que tirá-lo seja a forma mais certa de resolver.

Só a minha opiniao, ve qual se adequa melhor ao teu bolso e vai em frente.

Tio Eddie
16/09/2010, 18:58
Pois é,

Começamos a chegar no impasse LDA X Turbina.

Não descarto ser problema geral de regulagem da BI que talvez precise de uma regulagem toda diferente para a TA31 (ela foi originalmente regulada para a TB) mas não sei se na bancada isso faz diferença.

O LDA já está instaladom está lá enquando a turbina vou morrer com algum $$ para deixá-la em ordem de novo. A M.O. vai ficar na conta do Abreu.

Vou amadurecer a ideia mais um pouco mesmo porque semana que vem estarei em SP para o abeta summit (www.abetasummit.com.br (http://www.4x4brasil.com.br/forum/www.abetasummit.com.br)) e até eu voltar nada irá acontecer, salvo deixar a TB para arrumar.

Enfim, continuamos a raciocinar

[]s

IVAOZIM
16/09/2010, 21:39
Ola pessoal, realmente um quebra cabeça em Tio Eddie?!
So uma questao, alguem sabe me informar de uma maneira bem simples o que e o LDA?!
Todo veiculo diesel possui o mesmo?!

Abraços

Tio Eddie
16/09/2010, 21:54
Ola pessoal, realmente um quebra cabeça em Tio Eddie?!So uma questao, alguem sabe me informar de uma maneira bem simples o que e o LDA?!

Bem, LDA basicamente é um avanço com uma mola calibrável e um batente final que permite partir de um valor mínimo de diesel pré-definido e aumentar a quantidade de diesel injetada pela BI até o valor máximo também pré-definido.

O acionamento do LDA é feito pela pressão da turbina.

O LDA vai na BI (bomba injetora) e é presente na maioria das BI novas, não em TODAS as BI.

Veja se ficou claro.

Quanto ao quebra cabeças, tô "garrando nojo" desta coisa:evil:

[]s

Edintruder
16/09/2010, 23:21
Essa APL que estás usando tem WG? Caso positivo, poderias tentar reduzir a pressão de trabalho para ver, pois 1.5Bar está mais do que bom, sem dizer que ela vai atrasar um pouco a abertura da LDA.

Experimenta isolar a LDA como o pessoal sugeriu e veja como fica. Isso é bem fácil de fazer.

Tio Eddie
17/09/2010, 09:25
Edin, a TA31 (APL) que estou utilizando não tem WG.

Vou começar pelo LDA, depois BI na bancada para nova calibragem (com o LDA mesmo) e se não funcionar, sai o LDA, volta a BI para a bancada e nova regulagem junto com a TB.

[]s

IVAOZIM
17/09/2010, 11:55
Bem, LDA basicamente é um avanço com uma mola calibrável e um batente final que permite partir de um valor mínimo de diesel pré-definido e aumentar a quantidade de diesel injetada pela BI até o valor máximo também pré-definido.

O acionamento do LDA é feito pela pressão da turbina.



Pode Crer Tio Eddie, to começando a enteder um pouco de LDA, andai dando uma pesquisada aqui no pai Google, mais pelo que entendi ele e como um controlador de combustivel, para a BI nao "gastar" demais?!

E possivel/viavel instalar um LDA num motor que nao usa kit turbo!? A minha F1000 possui LDA?
Desculpem as perguntas pois fiquei interessado na coisa agora!
VLWWWW!

RoadRunner
18/09/2010, 10:56
IVAOZIM,

Basicamente o LDA serve para mandar mais diesel em médias e altas rpms.

Numa bba sem lda, para conseguir o mesmo rendimento seria necessário arregaçar o débito da bba e provavelmente lavaria o cilindro e prenderia o motor pelo excesso de diesel (em baixas/médias).

O LDA serve para conseguir mais força mandando mais diesel pro motor queimar nas médias e altas rpms (quando o turbo trab). Mas vc vai encontrar o mesmo consumo que o Tio Eddie relatou (4,5 urba 7,5 rodo ).

Meu conselho para teu caso é instalar o intercooler pois conseguira mais força queimando melhor o mesmo diesel que tua bba ta mandando

Tio Eddie
24/09/2010, 22:21
PessoALL,

Cheguei hoje de SP.

Na última semana, além de trabalhar bastante, conversei com um preparador de carros turbo de Campo Grande sobre a questão da TA31 e basicamente o que ele disse foi o seguinte:


A TA31 (APL) é uma excelente turbina, mas pode estar estrangulando cedo no MWM 229 da Milona, gerando até back pressure;
Que como o caracol quente da TA31 é menor que o da TB, ele deveria ser valvulado para evitar o estrangulamento (WG);
O caracol frio da TA também é menor o que o da TB, logo pode estar estrangulando em alta rotação (RPM);
Que a BI precisa ser novamente regulada.

Em virtude disto, e do que já havia sido discutido por aqui e previamente pactuado com o dono da oficina decidi o seguinte:



Mandei arrumar a TB;
Quando ficar pronta, encosto o carro e vai a BI para a bancada para ser recalibrada e regulada conforme a tabela;
Sai a TA e volta a TB;
E seja o que Deus quiser!:parede:

A medida que as coisas forem acontecendo vou postando:parede:.

Abraços

Eddie

RoadRunner
25/09/2010, 09:52
Tio Eddie

Antes de partir pros gastos,

Solta o flexivel do lda atras da bba injetora e tampa a saida da bba com fita isolante ou um guarda po de borracha. A bba ñ vai ficar a prova de travessia de rios mas vai evitar que entre sujeira, o suficiente para um pequeno teste.

No flexivel coloque um parafuso com porca e encoste ele. Ainda assim vai escapar um pouco de pressao mas nao vai ficar assobiando.

Faça um teste de consumo (mesmo que seje numa garrafa de coca cola a moda jeep ).


Turbina interefe muito na pontencia

Lda e regulagem de bba e bicos interfere no consumo

sallespickup
27/09/2010, 17:49
tio eddie

se no seu caso vc precisa apenas de força em ultrapassagens e subidas, te aconselho a deixar a bomba original, sem LDA e com regulagem sem turbo, ai todos me perguntam, mas ai o turbo não serve pra nada??, ele ´só servira para dar queima ideal em todas as condições, ou seja quando esta subindo o motor fumaceia pois falta oxigenio para realizar a queima e aumentar ou manter a rotação, com o turbo, ele soca ar nesta hora, passando a ser mais eficiente.

agora com bomba sincronizada (ar e defit de oleo para turbo) e mais LDA tem-se maior consumo pois, prepara-se o sistema para receber mais ar e maior rendimento.

agora tb sempre acho melhor que apl, pois como é maior entra mais tarde ficando um pouco menos violento, mais preservando o motor, na APL (menor) entra mais cedo dando mais agilidade no transito, mas não são as responsaveis pelo alto consumo.

carlos sallespickup

sallespickup
27/09/2010, 17:59
em resumo volta a bomba para original MWM SEM TURBO e sem LDA, deixa a APL, pois cansei de turbinar com ela e nunca deu problema.

garanto que vai voltar a ser a sua milola!!!!

carlos sallespickup

SERGIO AUGUSTO
27/09/2010, 20:00
em resumo volta a bomba para original MWM SEM TURBO e sem LDA, deixa a APL, pois cansei de turbinar com ela e nunca deu problema.

garanto que vai voltar a ser a sua milola!!!!

carlos sallespickup

Eddie:
Concordo com o Salles, poe a BI par funcionar redonda, deixa a TA 31, que é uma boa turbina, e quanto ao que lhe falou o preparador, respeito a opinião dele, obviamente, e concordo no que diz quanto ao caracol quente ser pequeno, e poder da uma estrangulada, mas isso é facil de resolver, se voce quiser, a um custo mais barato que "retificar/revisar a TB, que é colocando uma WASTEGATE by pass(veja o link http://www.spaturbo.com.br/joomla//component/page,shop.product_details/flypage,shop.flypage/product_id,2453/category_id,448/manufacturer_id,0/option,com_virtuemart/Itemid,114/ ) , regula com 0,8 bar, e é só alegria, ela vai encher rápido, pela característica dela, e não vai estrangular os gases nunca, por causa da WASTE(isso ai voce já sabe). E quanto ao caracol frio estrangular, não creio, pois voce deve ter comprado uma TA(APL), digamos, para a F1000(veja o PART NUMBER na caraça) a melhor para seu caso é a TA31 PN 465805-5002S, não que outra não se encaixe. E as TA ( apesar de eu não nunca ter visto uma curva/mapa do compressor dela), sei que tem fluxo/pressão pra alimentar até 135cv num diesel 3.9/4.0, sem problemas.
Abraço
Sérgio

Tio Eddie
27/09/2010, 20:48
PessoALL,

Chegou hoje o kit da TB. Veio um kit Garrett zerado, que só reutiliza os caracóis quente e frio, o resto é tudo ZERO.

O meca ia desmontar a turbina e jatear os caracois e começar a troca.

Espero ter mais novidades ainda esta semana.

[]s

Tio Eddie
28/09/2010, 22:14
Sergio e Carlos Salles,
Agradeço a ajuda e as opiniões bem embasadas de vocês.
Ponderei, refleti, fiz conta, negociei com o dono a oficina e escolhi o caminho a seguir:



Mandei arrumar a TB, que recebeu o kit Garrett e está zerada,
Just in case mandei fazer uma flange nova para a primeira curva, pois a flange da TB é diferente da da TA,
Amanhã a BI vai para a bancada ainda com o LDA para ser revisada e recalibrada conforme a tabela,
Sai a TA e volta a TB,

Se com esta mexida ainda não focar bom, sai LDA e volta a ser o que era antes da mexida em janeiro, apenas com a BI revisada, Bicos novos e turbina zerada.

Ah, descobri o que houve com a TB que a fez pifar....a turbina engoliu algum corpo estranho que danificou 3 aletas do eixo o deixando desbalanceado e consequentemente pifando. Não houv dano algum aos caracóis.

Vou tentar fazer umas fotos do serviço e depois posto minhas impressões e o resultado quanto a desempenho e consumo.

Em tempo, as Femil 4x4 são mais reduzidas que as 4x2, logo não é preciso mais força/torque em baixa, e esta foi uma das razões que pesou para a volta da TB.

[]s

Eddie

Anthoniusnikos
28/09/2010, 22:37
Tio Eddie, aproveita e dá uma revisada no filtro de ar, a TB deve ter engolido um pedaço de "alguma coisa" por ali, ou do motor, pelo respiro. Ela ainda tem respiro original(anti-chama), ou colocaram um rolete de cabo de vassoura no buraco ?

Anthon

Tio Eddie
28/09/2010, 23:07
Boa Anthon!

Pode ter sido algo de dentro do motor ou alguma cabaçada na montagem depois do serviço grande, pois pifou logo depois que tudo fou remontado.

Sou enjoado e troco filtro de ar a cada 2 trocas de óleo, ou seja a cada 20 mil km... mas vai saber como estes filtros funcionam.

O que seria um respiro anti chama? seria aquele buraco debaixo do filtro que vai uma borracha dreno com bico de pato?

Se for, ele existe e a borracha é nova (troco em média 1x/ano, custa uns R$ 15,00)

[]s

Miranda
29/09/2010, 02:30
Certificou-se de pegar as mesmas medidas de eixo e rotor da antiga TB né?

Tio Eddie
29/09/2010, 08:53
Certificou-se de pegar as mesmas medidas de eixo e rotor da antiga TB né?

Com toda a certeza Miranda! :concordo:

Se não seria uma terceira turbina pra bagunçar ainda mais esta novela :parede:

[]s

Tio Eddie
30/09/2010, 13:33
PessoALL,

Quem apostou na BI + LDA como fonte do problema acertou!

Já saiu a TA31 (APL) e na montagem volta a TB conforme previsto.
A BI foi pra bancada de testes e dai as surpresas:

Segundo da tabela de BI VE da bosch parte das especificações básicas são as seguintes:

Motor MWM 229-4 D EC4 (aspirado) o motor da Milona (turbinado por fora)

óleo independente do RPM 70-72 bicos na pressão da bancada

Motor MWM 229-4 TD EC4 - Turbo de fábrica

óleo a 800 rpm de 80-92 LDA com até 0,8 bar de pressão bicos com 130 bar (pressão reduzida em relação a pressão da bancada)

O que estava na BI da Milona

óleo (independente do RPM) 120 :shock: LDA NÃO FUNCIONANDO :parede::parede::parede:

O curioso é que não fumaceava preto (provavelmente em função da turbina pequena e tomada de ar de 3,5" - pouco maior do que a original)


O que pretendemos fazer:


Se o LDA funcionar: deixao o óleo entre 70-100 e pressão máxima de 0,8.bar.
Se o LDA não funcionar: voltar a tampa original da BI, sem o LDA e deixar o óleo na regulagem original e ir abrindo o óleo de 1/2 em 1/2 volta até acertar.

Segue uma foto das duas turbinas, e a diferença entre a TB e a TA é bem significativa.

Espero fazer fotos melhores a tarde, no decorrer do serviço. A noite posto o resultado e depois o que vai virar o consumo.

[]s

Eddie

RoadRunner
30/09/2010, 13:45
Opa!

Que bom que foi desmontado tudo então, e ainda bem que ñ apostei uma cx de cerva no LDA ....:roll:

Tio Eddie
01/10/2010, 11:19
A Milona ficou pronta ontem e quanta diferença ao ligar.

Sem cartucho de fumaça na partida, motor com marcha lenta realmente compassada sem estrangular e nas mesmas 700 rpm´s.

A picape ficou com força, sobra de motor, como era antes
Bem mais silenciosa e a turbina responde bem, de forma diferente da APL, mas mesmo assim esperta.

A regulagem final ficou assim:

Bancada de testes - bicos com pressão de bancada

óleo de 60-100 com até 0.8 bar de pressão no LDA para abrir tudo, independente da RPM.

Vazão de partida na casa dos 110 de óleo.

Até a patroa perguntou o que eu tinha feito para deixar a picape silenciosa :mrgreen:.

Já enchi o tanque e continuo a monitorar o consumo.

Sei que não é aqui o lugar, mas a TA31 (APL 240) com bem pouco uso está a venda! Não vejo razão para manter duas turbinas.

Abraços e mais uma vez, muito obrigado a todos que se prontificaram a ajudar.

Eddie

Kim
01/10/2010, 21:54
Tio!

Sei que já formou sua opinião, mais...

Experimenta um tanque com a TA31.

Agora que está com a BI afinada, ficaria show!!!

E desde o começo, eu te disse que era a BI, lembra?

Abraços.

Kim.

Tio Eddie
02/10/2010, 00:21
Lembro sim Kim!

A TA31 já está fora da Milona e embalada.
Amanhã descubro como ficou o selvisso e a TB em ação...trilha.....rsrrsrs
teremos uns 150 km de deslocamento...

Abraços

sandrogian
03/10/2010, 01:38
Tio, pede para seu mecanico conferir o ponto de injeção da BI...se estiver "grilando" pouco, com o motor parecendo meio "morto", pede para ele adiantar o ponto um pouco...

ORIONE
17/10/2010, 02:55
Sem dúvida nenhuma, apesar do problema ter sido identificado.
Se vc colocar uma turbina c/ cx. quente menor, ela enche mais rápido, pressuriza o LDA q abrirá a vazão de comb. (aumenta o comsumo TAMBÉM!!!). Talvez se colocasse uma mola c/ calibração diferente tbm funcionasse c/ as cxs menores!
Nas RPM maiores, vai estrangular SIM a saída dos gases (aumenta o comsumo TAMBÉM!!!) pois vc tem q acelerar mais pra compensar, esquenta pra caramba o escape.... e ai por diante.
Por isso é essencial especificar a turbina ideal para sua pretenção!
Essas regras valem p/ os carros Turbinados de rua (Gas./Alcool) como o preparador deve ter lhe dito.
Mais que bom que deu tudo certo!

E a Turbina que esta sobrando, como ñ tenho catálogo..
Quais as cxs. Quente e Fria?
Tamanho de eixo e rotores?
R$?
Abraço!

Tio Eddie
17/10/2010, 12:00
Orione,

As informações da turbina e preço estão neste tópico

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=80683

Abraços