PDA

Ver Versão Completa : OLa galera...sou novo aqui.



Donato.ptm
14/09/2010, 23:49
OI pessoal..é minha primeira vez aqui....
to quase comprando o niva do meu amigo que eu ajudei bastante na manutenção do carro, algumas corretivas outra preventivas.O carro esta bom mas tem que trocar o kit embreagem, procurei por algum tópicos dicas pra trocar mas não achei sobre o assunto...alguem por favor sabe se tem algo escrito ou algumas dicas pra me passar...agradeço desde já.

Donato.ptm
15/09/2010, 00:21
aprendi a mexer no forum e achei esse topico q me ajudou muito.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=41156&highlight=mecanica

shuther4x4
15/09/2010, 00:27
Seja muito bem vindo Donato!
Espero que a viatura te traga muitos prazeres!
Quem esta atrás de uma embreagem também é o Dantas aqui do fórum. Ele estava me explicando esses dias sobre as vantagens e desvantagens de original e adaptada. Qualquer dúvida dá um "toque" nele.
Abraços.

BACALHAU
15/09/2010, 01:29
Quem comprou embreagem de qualidade em Sampa, se não estou enganado, foi o Thiago Teixeira (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=34564).

Alex M Card
15/09/2010, 19:43
Recomendo o kit de embreagem mecânica feito por um camarada do sul aqui do forum, a venda inclusive no ML: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-149843835-acionamento-mecnico-embreagem-lada-niva-super-resistente-_JM

Tive que trocar do Donatello os dois cilindros de embreagem, e gastei quase o dobro dessa embreagem mecânica, e ela ficou bem mais dura, pois assim eh o sistema hidraulico de embreagem do niva. Na epoca desconhecia essa mecanica, mas se conhecesse teria sem duvida substituido, e praticamente plug em play. Vi essa embreagem no Carnivassauro quando estava na casa do flugêncio, e para que você esta pisando no pudim, super macia. Como jah troquei a minha deixarei pra trocar por essa mais pra frente, jah que não tenho mais dinheiro pra nada hahaha

Donato.ptm
22/09/2010, 12:59
Ai galera acabei de comprar o niva....vou começar a desmontar hoje:parede:....OBRIGADO pelas dicas.

BACALHAU
22/09/2010, 13:13
Se tiver dúvidas para desmontar me diga que eu ajudo. :twisted:
Já desmontei dois. :putz:
Mas, se precisar de ajuda para montar, esqueça-me. Faltei no dia em que ensinaram. :parede:

Boa $orte na empreitada.

Donato.ptm
26/09/2010, 17:30
obrigado bacalhau...vou precisar sim mas ainda nao desmontei, estou dando umas voltas.A embreagem esta patinando mesmo e a quinta esta escapando (espero que seja só o sincronizado)...o cebolao da ventuinha ta com pau, eu comprei um só que o q esta no carro esta marcado 87-92°C e o q eu comprei esta 87-95°C....alguem pode me ajudar, 95°C é muito quente pra ligar a ventuinha??obrigado

Acacio 4x4
26/09/2010, 17:43
Donato;
Eu coloquei uma ventoinha acho que era do astra e não consegui fazer o sisitema funcionar corretamente tentei com 3 cebolinhas de escalas diferentes e nada acabei voltando pra helice e coloquei uma ventoinha bem pequena de lado que ligo na chave.

Donato.ptm
26/09/2010, 18:00
Acacio
O sistema da helice funciona normal...minha duvida é se danifica o motor se ela ligar a 95°C pois estava ligando a 92°C...valeu...se alguem quiser o numero do cebolao só pedir...abraços

BACALHAU
26/09/2010, 19:39
obrigado bacalhau...vou precisar sim mas ainda nao desmontei, estou dando umas voltas.A embreagem esta patinando mesmo e a quinta esta escapando (espero que seja só o sincronizado)...o cebolao da ventuinha ta com pau, eu comprei um só que o q esta no carro esta marcado 87-92°C e o q eu comprei esta 87-95°C....alguem pode me ajudar, 95°C é muito quente pra ligar a ventuinha??obrigado

Olá, Donato.
A marcação no "cebolão" indica a faixa de temperatura em que ela vai acionar o interruptor. Nesse caso, um valor entre 87ºC e 95ºC.
A temperatura ideal de funcionamento do motor do NIVA é aproximadamente 92ºC. Porém, 3ºC a mais ou a menos não vão fazer diferença.
Se você é um daqueles caras chatos e detalhista ao extremo, como eu :oops:, faça o seguinte. Teste, com a ajuda de um termômetro a temperatura em que o cebolão vai atuar.
Para isso, ligue o "cebolão" em série com uma lâmpada automotiva e uma bateria (ou então use um multímetro na escala de continuidade ou Ohms). Coloque o "cebolão" e um termômetro, com escala adequada, em uma panela com água no fogo baixo. Quando a lâmpada acender, faça a leitura da temperatura.
Não sei se no seu NIVA o cebolão fica no radiador ou na mangueira. Mas, se for na mangueira, você tem a possibilidade de, se a temperatura de acionamento for baixa for baixa (87ºC-90ºC), colocar o "cebolão" na mangueira de entrada de água do motor (mais fria). Se for alta (92ºC-95ºC), coloque-o na saída de água do motor (mais quente).

Donato.ptm
26/09/2010, 21:13
bacalhau...mais uma vez agradeço meu camarada...o cebolao ta no radiador...vou deixar assim mesmo então, acionando nos 95°C.Meu medo é que por exemplo no transito congestionado ficar um bom tempo em +ou- uns 93/94°C e prejudicar o motor (essa temperatura é prejudicial?)...haaaa ó que loko meu niva ta com motor original, a alcool mas com pistao de 1.7 acho q é de passat.

Pesquisei sobre kit embreagem meio por cima e li sobre um kit italiano q é o melhor e custa uns 320conto.Alguem sabe se ele é bom mesmo?...quase certeza q vou precisar do cincronizado da quinta(não desmontei ainda) mas não achei alguem sabe aonde posso achar......AGRADEÇO:pipoca:...e desculpe pelos erro de escritas:parede:

BACALHAU
26/09/2010, 21:38
Donato, não se preocupe se o motor ficar trabalhando com 3 ou 4 graus a mais, não.
Apenas, mantenha-se atento ao marcador da temperatura, para verificar se ela não passa muito disso.
Quanto ao kit de embreagem, veja o depoimento do nosso amigo Thiago:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=1197987&postcount=49
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=1200508&postcount=54

Segundo ele, o conjunto custou 350 moedas. Mas, a marca italiana "Mec Arm" (http://www.mecarm.it/mainITA.html) também é de ótima qualidade.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-154376312-embreagem-para-lada-niva-todos-_JM

Cuidado com kits baratinhos.

Em relação ao sincronizador da 5ª marcha, você pode encontrar na Bomer (endereço no segundo link acima), na Diório, Sarancar, ...

Donato.ptm
28/09/2010, 15:39
ola niveiros, agora deu um nó na minha cabeça pois achei o kit embreagem original na lad peças

http://www.lad4x4.com.br/detalhes.asp?id=17&produto=112

mais barato que na sarancar que num tem nem marca

http://www.sarancar.com.br/detalhes.asp?cod=1428

não entendi nada.......como pode isso:parede::parede::parede:

sobre os sincronizados eu li que são todos iguais, alguem sabe se é verdade?
obrigado.

BACALHAU
28/09/2010, 16:04
Donato, onde está escrito que o kit de embreagem, vendido na Lad Peças é original?
Outra coisa, nem só porque é russo (e nem sei se esse kit é) é bom. Na Rússia, na R.P.C., na Itália ou na República das Bananas existem bons e maus produtos. Cuidado com essas "especializadas" Ladra.
Muitas vendem peças nacionais e nem sempre de boa qualidade como originais, por preços muito acima de originais russas de qualidade. Também vendem peças russas de qualidade inferior por altos preços.

Se você observar com atenção as fotos dos dois sites que você colocou, verá que são absolutamente iguais. O que muda é o preço.
Agora, o vendedor é obrigado pelo CDC a informar a procedência (marca, fabricante, país de origem, etc.) da mercaria que vende.

Eu não pensaria duas vezes: compraria da marca a que o Thiago se referiu, que é de uma marca conhecida internacionalmente, ou a italiana MecArm.

Donato.ptm
28/09/2010, 16:48
bacalhau...

Esta escrito embaixo do preço "fabricante:lada"....mas vou ligar pra eles e perguntar igual você falou...depois eu escrevo...abraço.

BACALHAU
28/09/2010, 17:09
Essa eu quero ver... :twisted:

:pipoca: :pipoca: :pipoca:

BACALHAU
29/09/2010, 15:06
Eis a embreagem original Ladra

BACALHAU: Mata a cobra e mostra o pau. :shock: :putz: :mrgreen:

__________________________________________________ _______________
From: BACALHAU (bacalhaucsb@hotmail.com)
Sent: Tuesday, September 28, 2010 5:13 PM
To: ANGELICA Sarancar (sarancarlada@hotmail.com)
Subject: Kit embreagem do NIVA 1.6

Boa tarde.
Gostaria de saber se vocês tem o kit de embreagem do Lada/NIVA 1.6.
Em caso positivo, peço que informem o preço e a procedência do mesmo (fabricante).

Desde já, agradeço sua atenção.

G. Morhua

__________________________________________________ _______

From: documento (sarancarlada@hotmail.com)
Sent: Wednesday, September 29, 2010 1:16 PM
To: BACALHAU (bacalhaucsb@hotmail.com)
Subject: Re: Kit embreagem do NIVA 1.6


Boa tarde,

Desculpe-nos a demora em responder o e-mail, é que infelizmente, estávamos com problemas em nossas máquinas.

O valor do kit é de R$ 320,00 (novo)
Procedência.: Italiana

Estamos a disposição, para quaisquer esclarecimento,

SARANCAR 4X4

Ana Paula

__________________________________________________ _________


From: BACALHAU (bacalhaucsb@hotmail.com)
Sent: Wednesday, September 29, 2010 1:27 PM
To: documento (sarancarlada@hotmail.com)
Subject: Re: Kit embreagem do NIVA 1.6

Boa tarde.
Mas, qual é a marca?

G. Morhua

__________________________________________________ ____________

From: documento (sarancarlada@hotmail.com)
Sent: Wednesday, September 29, 2010 1:51 PM
To: BACALHAU (bacalhaucsb@hotmail.com)
Subject: Re: Kit embreagem do NIVA 1.6


Boa tarde,

Marca.: MERCARM

Donato.ptm
29/09/2010, 15:41
boa bacalhau..

eu ia ligar amanha mas nem preciso mais vo compra esse mesmo mas vou desmontar primeiro pois vou precisar de mais peças(esta escapando a quinta:parede::mad:) e vou fazer aquele sistema de embreagem mecanica...

:pipoca:abç.



http://mail.google.com/mail/?ui=2&ik=10f6f1de99&view=att&th=12b5df3cc0db2ebb&attid=0.3&disp=inline&realattid=f_genoo5fm2&zw

BACALHAU
29/09/2010, 18:49
Pois é. Apesar de na Lad4X4 ser 30 moedas mais barato, eu compraria na Sarancar, só pela desonestidade dos primeiros ao dizer que o fabricante é Lada.
O mesmo e-mail que mandei para a Sarancar, mandei para eles. Nem resposta.
Gente desonesta tem que levar pau ! :evil:

Juninho Flora
29/09/2010, 22:31
Pois é. Apesar de na Lad4X4 ser 30 moedas mais barato, eu compraria na Sarancar, só pela desonestidade dos primeiros ao dizer que o fabricante é Lada.
O mesmo e-mail que mandei para a Sarancar, mandei para eles. Nem resposta.
Gente desonesta tem que levar pau ! :evil:


fala bacalhua , vou te perguntar sobre a embreagem adaptada ,plator de gol disco de embre.... do tempra e o colar original do niva , nunca vi nimguem postar nada sobre essa adap...
meu niva tem essa embra.... , o pedal fica mais leve , ja tem mais de ano rodo bem com o niva pra todo LADO , nunca tive problema !!!!!
abs .. quero sua opiniao sobre isso vlw ..:pipoca:

BACALHAU
29/09/2010, 23:01
Em primeiro lugar, respeito é bom e eu gosto. :evil:
Que história é essa de "bacalhua", seu Juninho Florido? :twisted:

Em segundo lugar, não vou opinar nada sobre essa sua "embreagem multimarcas". :mrgreen:

Nunca usei esse "trem" então não tenho o que falar.
Mas, está funcionando bem? Então deixa.
Fale você sobre ela. Tem alguma adaptação?

CesarCowboy
30/09/2010, 17:14
fala bacalhua , vou te perguntar sobre a embreagem adaptada ,plator de gol disco de embre.... do tempra e o colar original do niva , nunca vi nimguem postar nada sobre essa adap...
meu niva tem essa embra.... , o pedal fica mais leve , ja tem mais de ano rodo bem com o niva pra todo LADO , nunca tive problema !!!!!
abs .. quero sua opiniao sobre isso vlw ..:pipoca:
Também utilizo esta configuração. Recentemente o centro do meu disco de embreagem se soltou do resto:putz: e eu fiquei na mão... agora nao sei dizer o pq isso ocorreu, uma vez que eu comprei o niva assim...:parede:
Coloquei outro disco (do Tempra) novinho, e está tudo OK.
Abçs

CesarCowboy
30/09/2010, 17:16
fala bacalhua , vou te perguntar sobre a embreagem adaptada ,plator de gol disco de embre.... do tempra e o colar original do niva , nunca vi nimguem postar nada sobre essa adap...
meu niva tem essa embra.... , o pedal fica mais leve , ja tem mais de ano rodo bem com o niva pra todo LADO , nunca tive problema !!!!!
abs .. quero sua opiniao sobre isso vlw ..:pipoca:
Ahhhh lembrando-se que o plato tem que ser sacks... não lembro o pq, mas foi uma pessoa q entende muito de Niva que me passou a informação.

BACALHAU
30/09/2010, 17:31
Também utilizo esta configuração. Recentemente o centro do meu disco de embreagem se soltou do resto:putz: e eu fiquei na mão... agora nao sei dizer o pq isso ocorreu, uma vez que eu comprei o niva assim...:parede:
Coloquei outro disco (do Tempra) novinho, e está tudo OK.
Abçs


César, você tem idéia dos preços dessas peças?
Platô do Gol e disco do Tempra.

Donato.ptm
30/09/2010, 17:39
Platô do Gol e disco do Tempra????


Esse kit fica bom?e o rolamento, qual usar?que gol que é?eu li algo sobre refurar o volante!!!:putz:é verdade?grato.:pipoca:

BACALHAU
30/09/2010, 17:55
Postado Originalmente por Juninho Flora http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/buttons/viewpost.gif (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=1268405#post1268405)
..., vou te perguntar sobre a embreagem adaptada ,plator de gol disco de embre.... do tempra e o colar original do niva , nunca vi nimguem postar nada sobre essa adap...


:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Juninho Flora
30/09/2010, 20:52
Platô do Gol e disco do Tempra????


Esse kit fica bom?e o rolamento, qual usar?que gol que é?eu li algo sobre refurar o volante!!!:putz:é verdade?grato.:pipoca:


AMIGO BOA NOITE , FUNCIONA BEM DE MAIS AQUI NA MINHA CICADE TODOS OS NIVAS TEM !!!!!
PLATOR DE GOL 1.6 DISCO DE TEMPRA 8V COLAR ORIGINAL DO NIVA !!!!
VC COLOCA OS DISCOS DE EMBREAGEM DE FRENTE PRO OUTRO VC LEVA NO TORNEIRO DEIXA O DISCO DE TEMPRA NO MESMO TAMANHO DO ORIGINAL DO NIVA !!!!
VC FAZ MESMO COM O PLATOR ,VC FAZ A FURACAO ORIGINAL NO PLATOR DO GOL , AI COLOCAR NO VOLANTE ORIGINAL DO NIVA E ANDAR !!!!
QUALQUER DUVIDA PODE PERGUNTAR !!! OLHA O PEDAL FICA BEM MAIS LEVE !!! ABS......:pensativo:

BACALHAU
30/09/2010, 21:44
Meu caro Juninho.
Você sabe me informar os custos?
Quanto custa o disco do Tempra, o platô do Gol, o serviço do torneiro.

Juninho Flora
30/09/2010, 21:52
Meu caro Juninho.
Você sabe me informar os custos?
Quanto custa o disco do Tempra, o platô do Gol, o serviço do torneiro.



JA TEM MAIS DE UM ANO , QUE EU FIZ ADAPTACAO NAO ME LEMBRO DO VALOR !!!!
MAS VOU OLHAR E TE FALO !!!!!
:pensativo: ABS ..

CesarCowboy
30/09/2010, 22:54
Como só troquei o disco, gastei R$ 150 (peça e mão-de-obra)

BACALHAU
30/09/2010, 23:32
Como só troquei o disco, gastei R$ 150 (peça e mão-de-obra)

Levando-se em conta que um platô de Gol está na faixa de 100 moedas (no Mercado Livre), mais o serviço do torneiro no platô e mais um rolamento (colar) do NIVA por 80 moedas (na Sarancar), essa adaptraição vai acabar saindo mais cara que um kit de embreagem específico para o NIVA. :parede: :parede: :parede:

Ou será que eu somei errado? :pensativo:

CesarCowboy
01/10/2010, 08:35
Sr. Bacalhau

É isso ai, dá quase na mesma... Eu só troquei o disco, pq já estava assim, e paguei $80 no disco, mas da proxima, com certeza vou colocar original.

Donato.ptm
03/10/2010, 19:44
Comecei a desmontar hoje e vi que não é tão facil como eu pensei:parede::parede:não fiz muito...tirei o cardan, soltei a travessa do cambio...o manual fala que o proximo passo è fazer aquele sistema de abracadeira no acoplamento elastico...mas eu pensei em soltar a flange e não o acoplamento elastico, sera que da certo?alguem ja fez?e eu não vi parafuso entre a caixa de embreagem (caixa seca)e a caixa do cambio:pensativo::pensativo:aonde eu separo eles ou ja solto os da caixa seca e desse todo mundo...amanhã tem mais:pipoca::pipoca::pipoca:

Donato.ptm
03/10/2010, 20:01
achei essa lista ainda não li tudo e não sei se funciona, achei interessante:!::!:

http://www.riogrande4x4.com.br/attachments/301_pecas_niva.pdf

Flugêncio
03/10/2010, 20:25
Comecei a desmontar hoje e vi que não é tão facil como eu pensei:parede::parede:não fiz muito...tirei o cardan, soltei a travessa do cambio...o manual fala que o proximo passo è fazer aquele sistema de abracadeira no acoplamento elastico...mas eu pensei em soltar a flange e não o acoplamento elastico, sera que da certo?alguem ja fez?e eu não vi parafuso entre a caixa de embreagem (caixa seca)e a caixa do cambio:pensativo::pensativo:aonde eu separo eles ou ja solto os da caixa seca e desse todo mundo...amanhã tem mais:pipoca::pipoca::pipoca:
Donato,
Com calma vc consegue... são apenas... um pouco mais de 40 parafusos :lol::lol:
As vezes que troquei a embreagem do Niva, soltei a flange que vai na caixa de transferência, baixei a mesma ao solo, com isso fica mais fácil pra desacoplar/acoplar a caixa de marchas.
Não esqueça que tem que tirar a alavanca do câmbio, como tb as proteções plásticas das alavanca da transferência.

Donato.ptm
05/10/2010, 15:30
Aeee galera consegui desmontar e como previsto a embreagem ja era, ja encomendei uma no sarancar...estou com duvida sobre o oleo do cambio pois no manual fala API GL-5 classificaçao SAE 75W/90 quantidade 1,3litros, qual vocês usam e alguem sabe se algum outro rolamento é igual ao do eixo piloto.
agradesso Sr niveros.

Donato.ptm
10/10/2010, 16:47
Acabei de montar a embreagem, tive que compra um volante usado, achei tambem na sarancar.O plato veio sem aquela flange aonde acopla o rolamento e como eu tinha desconfiado quando embreio faz aquele barulho de rolamento:evil::evil::evil:, dei umas cinco embreadas e parece que o disco COLOU:parede::parede:alguem tem algumas dicas:?::?::?:sera se eu der umas forçadas ele solta??grato meus camaradas:pipoca::pipoca::pipoca:

Donato.ptm
11/10/2010, 21:05
Consegui arrumar, tive que desmontar tudo denovo:parede::parede::parede::parede:o disco tinha mesmo colado na ttinta do volante:parede::parede::parede:pois é sou novato nisso..agora é só andar..abç.

CesarCowboy
13/10/2010, 09:07
Bom dia. Estou com um problema que não consigo encontrar a solução.
Quando em funcionamento, percebo que alguma coisa está "raspando" no volante do meu motor ( AP18 )
Porém, quando a embreagem é acionada o barulho cessa...
Alguma sugestão?

Att.

BACALHAU
13/10/2010, 09:24
Rolamento de embreagem.

GENIVA
13/10/2010, 12:30
Rolamento de embreagem.

:concordo: X2!

CesarCowboy
13/10/2010, 12:56
Ok. Também cheguei a pensar nesta possibilidade, porém, o rolamento ruim iria raspar no volante do motor?
Apenas trocando o rolamento consigo resolver o problema?
Abçs e obrigado.

BACALHAU
13/10/2010, 13:40
Se o rolamento está com defeito e se você trocá-lo por um rolamento novo (sem sem defeito :twisted:), com certeza você conseguirá resolver o problema. :roll: :putz: :parede: :mrgreen:

GENIVA
13/10/2010, 16:26
Ok. Também cheguei a pensar nesta possibilidade, porém, o rolamento ruim iria raspar no volante do motor?
Apenas trocando o rolamento consigo resolver o problema?
Abçs e obrigado.

Cesar,
Acredito que sim!
Qd o BUMERANG(motor AP diesel)foi meu pela primeira vez,tive esse problema tb:concordo:.
Rodei assim vários meses(não agravou em nada,à não ser por um pequeno aumento desse ruído irritante),qd deu $$$ pra mexer aproveitei e troquei tb o cj de embreagem.
O rolamento que coloquei (e continuo usando:grin:)é o do willis 6cc(pequeno serviço de torno no alojamento original)
Barato e fácílimo de encontrar.
Abç
“TER UM NIVA...UMA LIÇÃO DE VIDA !!!”
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=59021 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=59021)

Donato.ptm
13/10/2010, 20:22
ola Cesar"""""""Ok. Também cheguei a pensar nesta possibilidade, porém, o rolamento ruim iria raspar no volante do motor?
Apenas trocando o rolamento consigo resolver o problema?
Abçs e obrigado.""""""""

o rolamento não encosta no volante,ele fica entre o plato e o garfo com o eixo piloto no meio...acho que se o barulho for quando aciona a embreagem ai sim é rolamento ruim mas se não for pode ser que quebrou a trava que fixa o rolamento no garfo e quando não esta acionado (retornao garfo)o rolamento não retorna e fica raspando no plato pois o eixo estara virando.:pipoca::pipoca::pipoca::pipoca:

CesarCowboy
14/10/2010, 09:37
ola Cesar"""""""Ok. Também cheguei a pensar nesta possibilidade, porém, o rolamento ruim iria raspar no volante do motor?
Apenas trocando o rolamento consigo resolver o problema?
Abçs e obrigado.""""""""

o rolamento não encosta no volante,ele fica entre o plato e o garfo com o eixo piloto no meio...acho que se o barulho for quando aciona a embreagem ai sim é rolamento ruim mas se não for pode ser que quebrou a trava que fixa o rolamento no garfo e quando não esta acionado (retornao garfo)o rolamento não retorna e fica raspando no plato pois o eixo estara virando.:pipoca::pipoca::pipoca::pipoca:


É exatamente isso que ocorre... O ruído se faz presente quando a embreagem NAO está acionada. Quando aciono o pedal da embreagem o barulho acaba!
É. não tem jeito, vou ter q descer o câmbio.
Obrigado!

Donato.ptm
07/01/2011, 22:26
É exatamente isso que ocorre... O ruído se faz presente quando a embreagem NAO está acionada. Quando aciono o pedal da embreagem o barulho acaba!
É. não tem jeito, vou ter q descer o câmbio.
Obrigado!


fala camarada Cezar.
Consegui arrumar o barulho??o que era??
abç.:pipoca: