Ver Versão Completa : Freelander 2010: Converter a GNV ou não ?
Amigos
Bom dia !
Comprei uma "Freela" sport... carro lindo, maravilhoso, estável, tudo de bom mesmo (é o que se espera de um carro ingles que passa dos 130k)
Porém o consumo do "bixo" é de arder... na hora da compra me disseram 9,5 km/l na estrada... está fazendo 7 andando na pista direita (heheh)...
QUal a opinião de vocês (além de: devia ter comprado um celta, ou devia ter comprado a discovery a diesel, etc) em converter a GNV ?
Tive um vectra elite 2.4 e o problema era o mesmo (carros incomparáveis, ok ? mas consumo igualmente agressivo - porém o vectra tinha 140 cv e a freela 233... obviamente que a freela tem muito mais a oferecer... nao estou comparando os carros)
Minhas principais dúvidas:
- Perde garantia, mas de que ? somente motor ? Todo motor ?
- Alguém teve essa experiencia com uma land freela ?
- toda vez que eu ia fazer revisao na GM, os caras sempre torciam a cara "tem gnv, né ?"... tipo descriminando pela decisão... na land vai ser pior ? Na GM viviam dizendo "olha, chegou mais uma lista dos itens fora de garantia para carros com GNV..." os caras odiavam o tal do GNV ! Porque será ?
- o carro tem garantia de 3 anos... será que eu to fazendo uma grande M (erda) ao converter ???
Minhas colocações com a experiencia GNV no vectra:
- o carro perdeu cerca de 20% de potencia....
- meu GNV era de 2a geração no vectra (hoje tem até 6a geração com injeção direta e o escambau)
- nunca me incomodei gravemente com o gnv no vectra (somente após as revisoes na concessionária, tinha que passar lá para dar uma "calibrada" na regulagem... papo de 1 hora sem custos... e por duas vezes o carro ficava passando de gnv pra gasolina sozinho... (era regulagem de lenta também... nada grave)
- na manutenção do vectra, tinha desgaste acelerado dos pneus traseiros (meu cilindro era de 21 m2... pesado) e meu coletor empenou (GNV leva o carro a ser um vulcão - altíssimas temperaturas)
- o consumo (que maravilha) era de R$ 0,18/km (na gasosa era R$ 0,35), e na freela deve ser nessa base também (os consumos são muito semelhantes dos dois carros na gasolina)
- Não me arrependo, já que minha média de rodagem é de 3 a 4 mil km/mes (e na freela vai ser nessa faixa)... no início todos colocavam maior terror, mas paguei para ver e os aspectos positivos, na minha balança, superavam os negativos
Talvez voce diga "ora, para que perguntou ? poe logo o GNV!!!", mas tem outros aspectos:
- carro perde a originalidade
- carro perde garantia
- carro perde porta-malas
- carro de alto valor, peças caras e elitizado (cá entre nós: comprar uma freela e botar gás parece coisa de mendigão, tipo "compra um carro que não pode manter"
- perda de potencia estressa (eu tinha um vectra elite 2.4 que no verão, com ar, na subida sofria para manter oitentinha... mas a arrancada ainda é pior.... deve ser perda de 50% e depois estabiliza)
Enfim amigos.... baita dilema... ajudem aí... Opinem
Jorge
"na multidão dos conselhos há sabedoria" - Provérbios de Salomão
-
lcdalzoc
14/09/2010, 07:58
Se quiser acabar com o veículo, ponha GNV !!!
"- carro perde a originalidade
- carro perde garantia
- carro perde porta-malas
- carro de alto valor, peças caras e elitizado (cá entre nós: comprar uma freela e botar gás parece coisa de mendigão, tipo "compra um carro que não pode manter"
- perda de potencia estressa (eu tinha um vectra elite 2.4 que no verão, com ar, na subida sofria para manter oitentinha... mas a arrancada ainda é pior.... deve ser perda de 50% e depois estabiliza)"
Precisa de mais motivos para não colocar????????
Tem que resolver um outro dilema.....Vc quer um carro que anda muito??ou um carro que bebe pouco?As duas coisas dificilmente (ou nunca) irão coexistir!!!!
Jamais faria a adaptação. Não tive coragem de fazer nem no meu antigo Niva, quanto mais num Freelander "gringo" desses que rodam por aí.
barca furada....
Boa sorte e grande abraço
Rhuan
neilsonhenriques
14/09/2010, 10:59
Arrisco dizer que seria um dos primeiros FL2 com GNV no país. :pensativo:
Uma coisa é estourar o coletor de um Vectra e outro é detonar um carro de R$ 130k.
Você já é corajoso só de cogitar a possibilidade.
Também concordo com o Rhuan. Ou potência ou economia. Ambos é impossível.
Abraco,
Neilson
Compra um Uno pro dia dia.
FALOTICVS
14/09/2010, 14:19
GNV em motor gastão ?
Acredito que nos Tópicos das Jeep Cherokees voce encontrará as informações e o apoio psicológico de que necessita.
Marcio José da Cunha
14/09/2010, 14:33
Camarada,
eu comprei uma Discovery, cerca de uns 3 anos e já havia instalado um Kit-Gás, ou melhor "Kit-Morte".
O motor tem problemas de regulagem, a temperatura de combustão do gás é bem superior à gasolina, o motor perde potência, o gás resseca todo o sistema, os sensores da Land vão pro vinagre, o escapamento sofre com a deteriorização... esqueci alguma coisa??? Ah, sem falar no fato que você vai permitir que os frentistas metam a mão na sua máquina, que loucura!
Na real, não faz isso não, curta a sua Lander da maneira que ela está, original. O custo do gás não vai compensar a dor de cabeça que vc vai ter daqui a um tempo.
Abraço.
joao cj3a
14/09/2010, 14:48
calma pessoal, foi só uma pergunta.
eu particularmente acho que não é assim tão absurdo, entretanto tem outro aspecto que me parece que passou desapercebido.
quanto vai andar com este land? dependendo que quanto for o combustível vais ser a menor das despesas.
este é um problema dos lands que vem para cá não vem uma versão mais econômica.
por exemplo o freelander diesel, acho que venderia muito.
o fato de querer economizar combustível não tem nada de errado, mito pelo contráro o bolso e o meio ambiente agradecen (alem do Evo Morales, acho que é ele que está fornecendo o gás, pelo menos em parte).
mas não sei se eu faria, principalmente em um acarro tão novo, não por todos estes fatores relacionados acima mas por achar que a adaptação vai tirar a flexibilidade do carro, ou seja maior dificuldade em conseguir o combustível no interior e não sei se a válvula de abastecimanto é compatível com a argentona e demais paises (alguem tem esta informação?).
consideraria colocar alcool.
se for para rodar muito todo dia talvez ter um segundo carro seja uma possibilidade, eu penso comprar um popular para economizar minha disco (se sair um elétrico então seria uma ótima opção para ir ao trabalho), pois não pretendo me desfazer dela tão cedo, embora tenha os conhecido problemas com o nosso diesel.
portanto acho que pior que adaptar é comprar um carro original que não aceita o combustível local ou pelo menos tem um monte de restrições, vai entender....
rafaelfernandez
14/09/2010, 15:05
Eu levaria em consideração o fato de que o GNV vai alem de desvalorizar mais ainda o veiculo, tornar a venda mais dificil.
Alem do mais, o custo de manutenção de uma Freelander nem se compara ao de um Vectra. Quando/Se começar a dar bug em algum sensor, a brincadeira alem de ficar cara pode ficar dificil de resolver.
Eu sinceramente nao faria. Como o Neilson falou, vai ser provavelmente o 1o do país. Resumindo, se tiver algum problema, dificilmente vais conseguir dicas/ajuda de alguem. Ser o pioneiro em algo as vezes sai caro demais.
[]´s
Rafael
P.S: Sou do time que vota na comprar um Uno para o dia a dia.
schypula
14/09/2010, 15:07
nao faca isto na sua Freeland....seria um crime,
ja vi topicos aqui para fazer o mesmo em outras free mais antigas e ja nao deu certo....imagina na sua 2010.
se a preocupacao foi o meio ambiente e bla bla....deveria ter visto isto antes....
kit gas em nacionais ja esta propensos a problemas, alem de vistoria todos os anos.
sem contar colocar uma Land na oficina pra fazer adapt-chacho....
curta seu carro....sem gas
Galera do bem
Obrigado pelas dicas. Foram cruciais para minha decisão.
Realmente seria um crime fazer isso... Pensei e repensei, e não vou
invertar. Vou ficar com ela na gasosa mesmo.
Não sei se vou comprar a uno...a idéia é ótima, mas vivo na estrada e "mereço" ter um bom lugar de trabalho, já que meu escritório é o carro...
O único pecado da freela é realmente não ter a versão diesel.
Cheguei a pensar em pegar uma l200 diesel, mas me perdoem a sinceridade, a land é mil vezes melhor (pelo menos no conforto).
Mas enfim, vou trabalhar umas horas a mais para manter minha freela original na gasolina.
obrigado mais uma vez !
abc
Jorge.
"O caminho do tolo é reto aos seus olhos, mas o que dá ouvidos ao conselho é sábio." Provérbios de Salomão - 12:15
Galera do bem
Obrigado pelas dicas. Foram cruciais para minha decisão.
Realmente seria um crime fazer isso... Pensei e repensei, e não vou
invertar. Vou ficar com ela na gasosa mesmo.
abc
Jorge.
UFA!!!!
Um crime à menos.:concordo:
sebastjr
18/09/2010, 12:37
apoiado na decisão. A perda de desempenho e as prováveis complicações não seriam compensadas pela economia de combustível.
Estranho carros de 115 120 pilas e o dono pensando no combustivel...
To ficando velho mesmo...
Maranguas
18/09/2010, 16:22
É como eu disse no forum das Suv's... Hj esses carros de 100 - 130 mil estao bem acessiveis, com financiamentos fartos em ate 60x ou entao um maluco junta dinheiro por uma decada para ter uma viatura dessas e esquece que um carro desse é que nem um passagem para a europa em promoçao...
A passagem para chegar lá é uma pechincha e bem fácil de pagar... mas e os passeios, as comidas, as compras, hospedagem...? Do que adianta ir pra lá para ficar em um albergue?
Acho que o amigo "cegou-se" pelo carro e esqueceu do sustento de uma LR... imagina só a revisao... vc vai ter um enfarto.
Me desculpe colega... nada pessoal mas para mim vc é um "Paquito da Xuxa" Só quer aparecer.
Vá enfrente e coloque o GNV, afinal... a viatura é sua e o bolso tb.
[QUOTE=joao cj3a;1255948]calma pessoal, foi só uma pergunta.QUOTE]
Pois é João, infelizmente, em um forum, algumas perguntas ofendem.... e não deveria, né ? Pergunto: Qual o objetivo de um forum, a não ser esclarecer dúvidas e trocar experiencias ?
Acrescento que já vi omega 2009, Cherokee, Pajero full, discovery 3 e até hummer a gnv... queria saber se alguém aqui tem experiencia na freelander... só isso !
Fico impressionado com eventuais colocações infelizes, mas idiotas preconceituosos existem em qualquer lugar.... perguntas ofendem.... até financiamento de veículos ofendem... hehehe.... aos estressados de plantão, cuidem-se ! O saraiva "tolerancia zero" morreu do coração, hein !
Bom, agradeço mais uma vez pelas experiencias e opiniões expressas.
Abc
Jorge.
Mauro.SB
19/09/2010, 08:53
Camarada,
eu comprei uma Discovery, cerca de uns 3 anos e já havia instalado um Kit-Gás, ou melhor "Kit-Morte".
O motor tem problemas de regulagem, a temperatura de combustão do gás é bem superior à gasolina, o motor perde potência, o gás resseca todo o sistema, os sensores da Land vão pro vinagre, o escapamento sofre com a deteriorização... esqueci alguma coisa??? Ah, sem falar no fato que você vai permitir que os frentistas metam a mão na sua máquina, que loucura!
Na real, não faz isso não, curta a sua Lander da maneira que ela está, original. O custo do gás não vai compensar a dor de cabeça que vc vai ter daqui a um tempo.
Abraço.
Faço das palavras do Marcio as minhas... Quando começou essa coisa de GNV vi um conhecido fazer a C%#@da de colocar numa Cherokee... :putz:
O motorzão do carro foi pro saco ! Sem falar que cada vez que precisava mexer era uma reação em cadeia de problemas, problemas e mais problemas. :parede:
Sai dessa... Fria... Roubada !!! :discordo:
Relaxa e curte o carrão, V6 é isso mesmo. Quer economia e conforto na estrada ? Compra um sedan xoxo que te dê 12/13 KM/L na estrada.
Carlão Rover
19/09/2010, 10:00
Meus amigos.
O GNV é muito bom.
Desde que se instale um bom sistema, com um bom profissional e principalmente, uma boa manutenção e cuidados pelo dono. Usar GNV sabendo mesclar o uso da gasolina não causa dano algum ao veículo.
Não acho que o investimento valha a pena. O que se gasta com um bom "KIT" demora para se recuperar no gás, além de aumentar os cuidados para não diminuir a vida útil da viatura. O problema é que a maioria instala os "KIT´s" "meia boca" ou por economia ou por falta de informação e não tomam o cuidado de usar a gasolina nos momentos adequados para manter a função normal do sistema de combustível e admissão.
Por exemplo, não instalar o variador de avanço: o que significa submeter o novo combustível a um tempo muito reduzido para que se consiga a totalidade da queima dentro da câmara de combustão. A consequência imediata é uma explosão mais fraca e assim, menor potência. Associe a isto uma conversão de má qualidade, com componentes “baratinhos”, como misturadores deficientes (e muitas vezes até ausentes), descaso com o sistema de ignição e mesmo com a sintonia do equipamento e você reunirá motivos de sobra para desenvolver raiva pelo seu carro movido a GNV.
O uso do variador de avanço, gerenciador eletrônico ou de injeção eletrônica multiponto GNV conhecidos como kits de 5ª geração podem reduzir a perda de potência para patamares de até 4%. Normalmente se instalam o de 3 geração.
Dicas:
Utilize um sistema de boa qualidade, certifique-se de qual é mais indicado para seu carro.
Procure uma convertedora de ótima qualidade de mão de obra e conhecimento técnico.
Não deixe a gasolina parada no tanque.
Respeite as revisões a cada 10.000km.
Fuja de conversões baratas.
Abraço.
tulhoxtt3
21/09/2010, 20:18
Desculpa, mas eu também não entendo como vc que roda muito e tem preocupação com custo de rodagem compra carro a gasolina, por melhor que o Freela seja.
Não seria melhor comprar um diesel? Rodagem mais barata que a gasolina, com torque excelente, mecânica robusta e ótimo valor de revenda.
Nessa faixa de preço ou abaixo, com razoável conforto, que me lembre de cabeça, a diesel tem Pajeros, picapes e aquelas coreanas com mecânica MB. Estou esquecendo de algum?
Abs, T.
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