Conectar

Ver Versão Completa : Para quem entende de Ranger...

Rau
13/09/2010, 21:01
Olá, pessoal...preciso de ajuda! De vez em quando (nao é sempre), o barulho da Ranger muda, parece um avião.Engrossa e chega a ser bonito, lá adiante volta ao normal. A ventoinha é nova (700,00 pila na Concessionária), o meca ja olhou e não tem mangueira da turbina furada, o intercooler ta beleza, a temperatura normal. Q será isso? Preciso saber antes dos meca "procurar o defeito" trocando um monte de peças.

CARLOS-BSB
13/09/2010, 21:19
Não troque nada. Esse barulho (lindo) não é defeito. É uma característica.

Kim
13/09/2010, 21:34
Vou relatar tendo como base a minha.

Na primeira partida do dia, acelere um pouco, não mantenha, só aperte e solte o acelerador.

Observe se fará o barulho.

Na minha, todos os dias, na primeira partida, ele roda a hélice na velocidade do eixo, então faz aquele barulho alto, e vai baixando, como se fosse um check do sistema.

Durante o dia, isso pode ocorrer, pois conforme esquenta, a embreagem viscosa enttra em ação, fazendo a hélice rotacionar na elocidade do eixo.

Tem quem fixe a hélice no eixo, então, parece que está chegando um avião quando a pkp se aproxima.

Abraços.

Kim.

fverna
13/09/2010, 21:35
Olá, pessoal...preciso de ajuda! De vez em quando (nao é sempre), o barulho da Ranger muda, parece um avião.Engrossa e chega a ser bonito, lá adiante volta ao normal. A ventoinha é nova (700,00 pila na Concessionária), o meca ja olhou e não tem mangueira da turbina furada, o intercooler ta beleza, a temperatura normal. Q será isso? Preciso saber antes dos meca "procurar o defeito" trocando um monte de peças.

Daria para esclarecer melhor para podermos ajuda-lo?

Rau
13/09/2010, 21:39
Obrigado, meu camarada...

Rau
13/09/2010, 21:41
Valeu pela dica, abraços...

Rau
13/09/2010, 21:43
Pelas pesquisas e ajuda dos companheiros parece q é normal, é aquele ronco qdo a embreagem viscosa acopla no eixo com motor quente e ar ligado, chega assustar os recrutas em ranger como eu.

samukanvas
13/09/2010, 22:08
Esse barulho é mesmo estranho. Confesso que demorei um pouco pra descobrir o que se tratava no meu carro tb. Só percebi mesmo quando parei ao lado de outra no congestionamento e ouvi...

Abs :concordo:

eduardo1968
13/09/2010, 22:55
Se gostou do barulho. É só deixar no A/C Max e o ventilador no 3 ou 4, que faz direto, parecendo uma aeronave espacial a tua ranger:evil:.

NGDaniel
14/09/2010, 07:00
Que nada Eduardo, basta deixar o AC ligado de qq jeito... é o compressor que traz calor pro motor fazendo com que a ventuinha tenha de ficar ligada..

Isso assusta os novatos mesmo.. eu mesmo quase devolvi minha viatura quando comprei pcausa disso, achava que era problema.. hahahaha

abs,

eduardo1968
14/09/2010, 07:33
Na minha ranger, se eu não ligar o ventilador junto com o A/C, não faz esse barulho. E se o dia tiver frio, só com A/C fora do max também não faz.:sad:

Walter L. L. Casitta
14/09/2010, 07:44
Na minha ranger, se eu não ligar o ventilador junto com o A/C, não faz esse barulho. E se o dia tiver frio, só com A/C fora do max também não faz.:sad:

Você quer o ouvir esse ruido enjoado, então va de Ranger passar as féria em Cuiabá.:mrgreen:

eduardo1968
14/09/2010, 08:15
Se vc pagar o diesel eu vou a Cuiabá passar minhas férias:roll:

Moisés S.M
14/09/2010, 08:58
Na v6 é "lindo" o barulho e a ventania q faz quande se liga,ainda mais pela manha dentro da garagem rsrs

NGDaniel
14/09/2010, 12:00

Então foi o que eu pensei, vc está no RS... veja, MG é SAARA perto dai.. hehehe

abs,

Raposo
14/09/2010, 15:29
Se vc pagar o diesel eu vou a Cuiabá passar minhas férias:roll:
Não esqueça de levar uns quatro extintores de incêndio gigantes na caçamba. Lá está ph0d@.
Abraços

Guilherme A. Araújo
14/09/2010, 17:33
Você quer o ouvir esse ruido enjoado, então va de Ranger passar as féria em Cuiabá.:mrgreen:
Pô Walter, o q q vc tem contra quem mora nesta terra de 41/43graus?? hehe

Aki é quente PKCT, tah f... mas fazer o que neh!!
E vc? parou de vir pra cá?

Raposo
14/09/2010, 17:52

In off: Aí, Guilherme, beleza? Está feia a coisa por aí, não? Acompanho no JN e fico triste de ver tanta destruição por causa das queimadas.

Walter L. L. Casitta
14/09/2010, 18:00

Parei não, mas agora só após as eleições. Coincidência que o Gilney um chegado meu ai em Cuiabá (tem uma Hilux Branca) tá construindo quase em frente a sua casa.

Mas voltando o assunto do tópico, a Triton ai em Cuiabá fica com a embreagem da ventoinha acoplada o tempo todo e o ruido incomoda bastante...

Guilherme A. Araújo
14/09/2010, 19:39
Parei não, mas agora só após as eleições. Coincidência que o Gilney um chegado meu ai em Cuiabá (tem uma Hilux Branca) tá construindo quase em frente a sua casa.

Mas voltando o assunto do tópico, a Triton ai em Cuiabá fica com a embreagem da ventoinha acoplada o tempo todo e o ruido incomoda bastante...
Aí rapaz, o homi já descobriu até onde eu moro, hehehe.
Pois eh, a minha V6 tbm, fica urrando o tempo inteiro!!!
Parece até akelas sportage/l200 antiga, kkk

Cachoeira
15/09/2010, 20:13
Oi turma...aproveitando o Know-how de vocês..

Tenho uma ranger diesel modelo novo (15000 rodados) e a uso em viagens no fim de semana (sabado e domingo). Durante a semana (na garagem) vocês me aconselham a ligá-la com que frequência (todos dias? só na quarta?...).
Caso eu queira entender melhor de sua mecância, manutenção e etc... vocês sabem de algum manual que eu possa acessar/baixar ou site de leitura (além desse)?

Sds a todos e agradeço.

Foxtrot
15/09/2010, 21:05
Oi turma...aproveitando o Know-how de vocês..

Tenho uma ranger diesel modelo novo (15000 rodados) e a uso em viagens no fim de semana (sabado e domingo). Durante a semana (na garagem) vocês me aconselham a ligá-la com que frequência (todos dias? só na quarta?...).
Caso eu queira entender melhor de sua mecância, manutenção e etc... vocês sabem de algum manual que eu possa acessar/baixar ou site de leitura (além desse)?

Sds a todos e agradeço.

Rapaz... carro diesel pode tudo menos ficar parado. Coloca esse avião que tu tem p/ rodar moço!
Se vc vai a alguma distância muito curta vai de gasolina ou a pé. Mas do contrário bate a chave, aguarde os 30 segundos, ouça o som da turbina e seja feliz. Pelo menos umas 3 vezes na semana eu daria uma esticada nela.

Abraço

Anthoniusnikos
15/09/2010, 21:27
Cachoeira, baseado na minha experiência com diesel, se você usa a pick-up todos os fins de semana, então uma ligada por uns 20 minutos só nas quartas-feiras já é o suficiente.
Esses vinte minutos serão o suficiente para compensar a descarga da bateria quando da partida, e também manter os pistões(que já tem ranhuras para depósito de óleo lubrificante) lubrificados.
Quanto aos manuais de motor você pega no site da MWM-INTERNATIONAL; da BI você pega no site da BOSCH; de turbina no site da GARRET. Também tem muitos MANUAIS publicados aqui no Fórum, na sessão de Arquivos: Download / Upload de arquivos .
Espero que juntamente com a viatura, veio acompanhado o Manual do Proprietário ! Senão, corre pra pegar na concessionária. :concordo:

Anthon

RGamaJr_4x4
15/09/2010, 21:40
Cachoeira,

Se viaja com ela todos os fins de semana, acho que ficar parada durante 5 dias não requer nenhum cuidado especial.

Foxtrot
15/09/2010, 21:56
Brincadeiras a parte....

Fiz essa pergunta na autorizada mwm-intern. quando a minha ranger ficou parada uns dias e só pegava estrada uma vez na semana (ida e volta 400km). O mecânico me falou que seria bom uma vez na semana bater a chave.

Abraço

mariomofilho
16/09/2010, 17:50
Bom dia, depois de muito pesquisar para comprar, optei pela Ranger, estou com ela a uma semana (LIMITED 10/11), é show, confortavel, potente, econômica ...
Um amigo, ao pegar uma carona, gostou do carro e falou: se a Ranger não tivesse os problemas de embreagem e rolamentos das rodas dianteiras, era perfeita.
Ele falou que a embreagem desgasta muito rápido, assim como os rolamentos (a garantia não cobre) e esses rolamentos não vende separado, só vende o cubo inteiro e o preço é salgado.
Bom, não vou ficar com a opinião dele, venho perguntar a quem realmente tem e usa Ranger.
Alguem tem informação sobre estes problemas, ou já apresentaram ?

Walter L. L. Casitta
16/09/2010, 18:02
Bom dia, depois de muito pesquisar para comprar, optei pela Ranger, estou com ela a uma semana (LIMITED 10/11), é show, confortavel, potente, econômica ...
Um amigo, ao pegar uma carona, gostou do carro e falou: se a Ranger não tivesse os problemas de embreagem e rolamentos das rodas dianteiras, era perfeita.
Ele falou que a embreagem desgasta muito rápido, assim como os rolamentos (a garantia não cobre) e esses rolamentos não vende separado, só vende o cubo inteiro e o preço é salgado.
Bom, não vou ficar com a opinião dele, venho perguntar a quem realmente tem e usa Ranger.
Alguem tem informação sobre estes problemas, ou já apresentaram ?

E se ele não tivesse gostado em? Nada disso é verdade...

CARLOS-BSB
16/09/2010, 20:23
E se ele não tivesse gostado em? Nada disso é verdade...
Esses comentários do "amigo" tem uma cara...... cara de INVEJA.http://www.debatemotos.com/phpBB3/images/smilies/rofl1.gif

LeoLeone
16/09/2010, 21:48
Esses comentários do "amigo" tem uma cara...... cara de INVEJA.http://www.debatemotos.com/phpBB3/images/smilies/rofl1.gif

X2... concordo plenamente.
Existem espíritos que vagam aleatóriamente (espíritos de porco hehehe).

NGDaniel
17/09/2010, 08:05
X2 pro Carlos-bsb, isso ta numa cara de INVEJA...

agora,

Ande sempre com o pé em cima da embreagem, queime-a em aceleraçoes para ganhar torque, freie em subidas com a embreagem e vc queimará a sua facil facil...

Mas poderia ser Ranger, S-10, Hilux, l-200, fusca, uno, corsa, vectra, mustang, ferrari, o diabo a quatro...

Embreagem duravel depende to zelo no uso...

abs,

EDNO
17/09/2010, 13:47
""QUERIA TANTO UM CARRO ASSIM""...na minha
A embregem passou dos '120 km ...
O rolamento da roda, um ta original ainda 140 km , o outro já foi trocado esses dias...mas o antigo dono só usava ela no sitio...
pelo jeito seu amigo ta com inveja....:twisted::twisted::twisted:
abçs
edno

Raposo
17/09/2010, 16:52
"Amigos" que nem esse eu estou correndo deles. É claro que é um invejoso. Joga água benta, sal grosso e uma arruda na picape. Para olho gordo: colírio diet. Troquei a embreagem da Natasha com 140 mil e até agora, nada de trocar rolamentos: 190 mil.
Abs.

roberto.cardoso@ig.com.br
17/09/2010, 17:20
"Amigos" que nem esse eu estou correndo deles. É claro que é um invejoso. Joga água benta, sal grosso e uma arruda na picape. Para olho gordo: colírio diet. Troquei a embreagem da Natasha com 140 mil e até agora, nada de trocar rolamentos: 190 mil.
Abs.

Galera,

Apenas para informação, a carroça está com 204.000KM, embreagem e rolamentos originais.

Suspensão foi feita com 200.000KM amortecedores (dianteiro e traseiro), buchas de bandeja e braços superiores, todas as peças originais Ford.

Abraços,

Anthoniusnikos
18/09/2010, 19:52
Galera,

Apenas para informação, a carroça está com 204.000KM, embreagem e rolamentos originais.

Suspensão foi feita com 200.000KM amortecedores (dianteiro e traseiro), buchas de bandeja e braços superiores, todas as peças originais Ford.

Abraços,

Beto. Vamos torcer pra carroça não bater pino antes dos 500 mil. :mrgreen:

Anthon

ffelicio.sp
22/09/2010, 01:25
Já temos alguns participantes deste fórum que conhecem muito de Ranger, gostaria de algumas informações, caso seja possível:
A minha Ranger, uma Limited 3.0 2008 começou com um barulho na bomba elétrica constante quando desligo. Isto é normal? ví aqui neste mesmo tópico que já foi perguntado isto e a resposta foi sujeira na bomba elétrica que fica no tanque, por onde tenho acesso a esta bomba elétrica. É pelo banco trazeiro ou tenho abaixar o tanque? Sobre outra dúvida, não existe um filtro para esta bomba aonde evitaria este tipo de problema?

Obrigado novamente pela atenção

RGamaJr_4x4
22/09/2010, 10:25
ffelicio.sp,

Infelizmente tem que baixar o tanque. E sobre a bomba elétrica, ela já possui uma peneirinha, porém pequena e de malha muito fina. A solução é colocar uma "camisinha", que se não me engano, é vendida na própria concessionária. Ou então retirá-la e deixar essa bomba trabalhar sem essa peneirinha, pois o filtro de combustível fará esse serviço.

jlfarani
22/09/2010, 13:46
Sei não , do jeito que as Ranger estão dando problema de entupimento , acho melhor deixar a peneira e ainda botar a camisinha que vai no bocal de abastecimento, paguei 17 latinhas na Ford.

Moisés S.M
22/09/2010, 14:05
A minha fechou os 140 mil km esse final de semana voltando da praia,parece nova ainda hehehehehe,ja troquei rolamento,embreagem,pastilhas,escapamento,amortece dores,bomba direção,setor,buchas,discos,pneus,correia etc...,mas nunca tive problema com o 6 caneco rsrsrsrsrs,sem desmerecer os outros motores q a ford ja fabricou,até pq ja tive outras rangers com outros motores,mas esse v6 só tem um defeito, bebe d +++ se não fosse por isso seria perfeito,tem muito chão pra rodar ainda,tá longe de se aposentar!

ffelicio.sp
22/09/2010, 16:07
ffelicio.sp,

Infelizmente tem que baixar o tanque. E sobre a bomba elétrica, ela já possui uma peneirinha, porém pequena e de malha muito fina. A solução é colocar uma "camisinha", que se não me engano, é vendida na própria concessionária. Ou então retirá-la e deixar essa bomba trabalhar sem essa peneirinha, pois o filtro de combustível fará esse serviço.

Rogério,

Obrigado pelo retorno, e com relação ao barulho da bomba elétrica que após desligar a chave ela permanece ligada por alguns segundos(de 6 a 10 segundos). Isto é normal?
O barulho do motor da bomba elétrica mudou também, está com um volume maior ou seja mais barulhenta. Isto é normal? Antes eu nem notava o barulho agora ....

Raposo
22/09/2010, 17:19
ja troquei rolamento,embreagem,pastilhas,escapamento,amortece dores,bomba direção,setor,buchas,discos,pneus,correia etc...,
Deve ser por isso que parece nova...:mrgreen:
Abs.

Moisés S.M
23/09/2010, 11:08
Concerteza Raposo rsrsrsrs,mas me refiro a ela estar nova,não pelas peças q troquei mas sim pelo motor,fico apavorado com a durabilidade desse v6,tá com 140 mil km , fiz limpeza de bico,aproveitei e já troquei a junta,troquei o regulador de pressão de combustivel,correia e velas,mas td isso é manutenção preventiva,e dpois de passar dos 100 mil km...abs

lucascampos123
29/03/2015, 10:40
Sua ranger deve ser 2.8...Só faz esse barulho se, travar a hélice!!! Agora a ranger 3.0 já é normal:news-coffee:

desenho
12/04/2015, 22:07
galera apareceu um negocio ai e ta me voltando uma ford ranger 4x4 LTD 13F cabine dupla diesel 2004, gostaria de saber o que voces me falam sobre ela, quanto a motor, desempenho, consumo, e algo a mais, vlw, brigado ae